CONTATO SBPQO NOVOS ASSOCIADOS ESTATUTO DIRETRIZES ÉTICAS IADR QUALIS PLATAFORMA BRASIL
sbpqo.secretaria2 sbpqo@sbpqo.org.br http://www.youtube.com/sbpqo_oficial
  Área do associado
ASSOCIE-SE AQUI
E-mail ou CPF:
Senha:
Esqueceu sua senha? Clique aqui
  INFO 13
<<voltar   
Info 13
Ecos da 18ª Reunião da SBPqO

O perfil desta reunião tradicional a cada ano tem sido modificado com a intenção de obter um melhor aproveitamento por nossos associados. Assim, as alterações ocorridas visaram novas atividades, implementadas pelo Conselho Diretor, contribuindo desta forma para seu desenvolvimento e abrindo um espaço para uma maior difusão de áreas um pouco esquecidas. Assim, já em seu início, pudemos observar que as portas foram abertas à Pesquisa Odontológica de Ação Coletiva (POAC) e à Pesquisa-Ensino, sendo seus resultados muito bem aceitos pela nossa comunidade.
O número de pré-inscritos alcançou 2410 interessados que, acrescidos aos novos inscritos durante a Reunião, configuraram o total de 2615 presentes.
Nesta oportunidade, gostaríamos de relembrar o grande interesse obtido tanto do Fórum Científico como do prêmio Hatton, evidentemente sem comentar o grupo Myaki Issao, dos chamados iniciantes. Para o próximo ano, a categoria Hatton, merecerá mudanças na sua apresentação, além do que os trabalhos enviados serão também analisados previamente pelos assessores de suas respectivas áreas.
As modificações introduzidas na Sessão de Projetos de Pesquisa permitiram um maior entrosamento entre os especialistas das diversas áreas de interesse e nossos inscritos. Talvez ainda nem todos tenham se adequado a esta nova modalidade, mas podemos garantir que no próximo ano , com certeza, um grupo maior ainda estará discutindo os seus problemas e dúvidas, para um melhor desenvolvimento de suas pesquisas.
Aproximadamente 1000 painéis foram expostos nas Sessões A e B numa condição melhor para seu aproveitamento, lembrando aqui a colaboração dos numerosos avaliadores presentes.
A SBPqO, representada por todos nós, pôde se orgulhar dos elogios prestados pelo Eli Schwartz , representante da IADR internacional, frente a sua vivência nestes dias. A nossa reunião, a efervescência de nossos jovens, os trabalhos apresentados, entre tantos outros aspectos por ele observados e comentados, valorizaram toda árdua tarefa dos meses que antecederam a reunião e o nosso empenho de conseguirmos criar um ambiente propício a todos .
Podemos garantir aos amigos, que a nossa Sociedade, hoje, tem um lugar de destaque na pesquisa odontológica, pelo que vem realizando desde seu início, sempre procurando alcançar níveis cada vez mais elevados para continuar nosso desenvolvimento científico e cultural.


A SBPqO este ano acrescentou novos espaços à tradicional Reunião, ampliando as atividades no sentido de cada vez mais criar outros programas científicos, como Pesquisa-Ensino, Pesquisa Odontológica de Ação Coletiva, e a sessão de apresentação oral, que com certeza trouxe benefícios aos interessados. Com isso, estaremos não só disseminando novos rumos, mas principalmente oportunidades de um maior desenvolvimento científico aos interessados. Não podemos deixar de mencionar a sessão de Projetos de Pesquisa que atingiu neste ano 170 projetos apresentados.
O consultório científico já no seu segundo ano tem, nas várias modalidades oferecidas, uma boa aceitação entre nossos jovens, que recebem orientação a seus problemas.
Os prêmios Myaki Issáo, E. H. Hatton e o Fórum Científico, já tão conhecidos, superaram em número de trabalhos. O Fórum apresentou 36 trabalhos para a seleção, o Hatton 31 e o Issáo 389.
O Conselho Diretor e Consultor e seus assessores sentiram-se honrados em contar com nossos amigos mais uma vez reunidos em Águas de Lindóia, procurando atendê-los da melhor forma possível nos dias do evento, aproveitando a sua companhia e de tantos convidados ilustres que, com certeza, colaboraram para um resultado feliz.

SBPqO



Lembrete aos premiados na 18ª Reunião Anual da SBPqO

Lembramos aos autores de trabalhos premiados na 18ª Reunião Anual da SBPqO que a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) ofereceu como premiação, além de livros, a oportunidade de apresentação dos painéis premiados no próximo "Congressão", constituindo uma galeria da SBPqO. Os premiados que ainda não o fizeram, devem entrar em contato com a APCD Central, tanto para retirarem os livros a que fizeram jus, quanto para o necessário agendamento das apresentações dos painéis.




Criação de nova Área para Inscrição de Trabalhos.
"Grupos de Ciência" - GC

A SBPqO está atenta à criação de inúmeras iniciativas que oferecem atendimento à coletividade por meio de atividades realizadas por núcleos e centros, envolvendo os mais diferentes estágios de formação e produzindo benefícios.
Sendo assim, criou para a próxima reunião uma nova cate-goria para a inscrição de trabalhos científicos que representem o resultado das atividades destes grupos vinculados às instituições de ensino.
Poderão ser preparados trabalhos cuja inscrição representará o grupo vinculado à instituição e sob responsabilidade nominal da diretoria administrativa e colaboradores efetivamente agregados.




Leia na íntegra o texto publicado no site da IADR sobre a
18ª Reunião SBPqO

www.iadr.com/publications/newsletters/iadr_reports/23-2/23-2.htm#brazil

Division Meeting Success!
The 18th Annual Meeting of the IADR Brazilian Division (SBPqO) took place September 1-5, 2001, in Aguas de Lindoia in the São Paulo state of Brazil. IADR Executive Director Eli Schwarz and Web/Database Coordinator Denise Setliff traveled to the meeting to discuss the benefits of IADR membership with the participants.
The meeting drew over 3,000 registrants from throughout the country; nearly all of the dental schools in Brazil were represented. The over 1,600 poster presentations, 31 competing for the Hatton Award alone, stimulated intense scientific discussions during the meeting.
The meeting focused on young researchers and encouraged contributions from this group. The volunteer efforts of the Brazilian Division officers, led by Division President Jose Luis Lage-Marques, provided an excellent atmosphere of learning and networking for the Division members. Dr. Schwarz led two seminars concerning abstract submission, specifically demonstrating the IADR on-line submission process, www.dental research.org, to encourage researchers to use this method for submissions. Additionally, the IADR was given booth space on the exhibition floor to discuss the membership benefits of the IADR, and recruited many new members for the Association. The meeting provided a unique opportunity for those from the Central Office to meet many of the members of the Brazilian Division, and all participants were encouraged by the spirit of and support for dental research in evidence throughout the meeting.




Chamada!!!

Mais uma vez, iremos esclarecer as características das Categorias Iniciante, Aspirante e Efetivo, para o melhor encaminhamento dos seus resumos no próximo ano.

I - Sócio Iniciante: Acadêmicos com projeto de iniciação científica em desenvolvimento e estagiários ou alunos de especialização desenvolvendo projetos ou pesquisas, todos sob a orientação de um sócio efetivo.
II - Sócio Aspirante: São alunos regularmente matriculados em cursos de mestrado ou doutorado.
III - Sócio Efetivo: Pesquisador que tenha concluído o curso de mestrado e/ou doutorado com atividade de pesquisa científica, comprovada por publicações.




Sugestões emanadas da Reunião de Pós-graduação e Pesquisa

Inicialmente, os presentes em número de aproximadamente 100 participantes foram divididos em 4 grupos e 4 tópicos foram discutidos durante 90 minutos. Em seguida, os grupos se reuniram e um documento final com as sugestões foi elaborado.
Tópicos e respectivas sugestões:

1. A participação das Coordenações e Comissões da Pós-graduação na pré-avaliação de trabalhos submetidos a Congressos Científicos e/ou Reuniões de Pesquisa:
Considerando que um dos motivos de maior rejeição dos trabalhos na SBPqO é a forma de apresentação, as Coordenações e Comissões poderão atuar no primeiro momento da avaliação dos resumos com intuito educativo e não como substituinte da avaliação realizada pela SBPqO. Seriam encaminhados às coordenadorias e comissões de pós-graduação para análise e estas encaminhariam ao autor com as sugestões do que precisaria ser melhorado ou acrescentado (conteúdo e forma), se necessário. No segundo momento, seria verificado se as correções foram atendidas e novamente seriam enviadas para a Comissão nacional da SBPqO para o parecer final.
Ampliar o número de participantes da comissão de avaliação nacional com atenção especial para especialistas na avaliação da pesquisa qualitativa e epidemiológica. As comissões de pós-graduação poderiam estar participando sugerindo nomes para o conselho da SBPqO.

2. Reuniões de pesquisa locais e ou regionais:
Não recomendado.

3. Motivação no desenvolvimento da pesquisa:
Foi considerado pelo grupo que a motivação é muito forte, pois foram apresentados para avaliação nesta 18ª Reunião 2300 trabalhos. Entretanto, há concordância que maiores investimentos precisam ser feitos por parte do governo para o desenvolvimento da pesquisa. Assim, foi sugerido que a SBPqO deve atuar junto aos órgãos de fomento para influenciar nas decisões de políticas científicas e tecnológicas do país.

4. Orientação sobre a confecção de resumos, painéis etc em português e inglês:
Edição pela SBPqO de manual de como confeccionar um resumo. A entidade poderia utilizar o banco de dados das avaliações realizadas nas edições passadas para a confecção do manual.

Acesso on line para o preenchimento dos resumos. Por tratar-se de método auto-explicativo melhoraria a apresentação de resumos, principalmente quanto à forma.




Um acidente de percurso

No dia seguinte à chamada Grande Confraternização realizada durante a última Reunião de nossa Sociedade, o Conselho Diretor recebeu um documento assinado por mais de 200 sócios que protestavam veementemente quanto a fatos relativos à festa da noite anterior.
Em reunião extraordinária, na mesma manhã em que recebeu o documento, o Conselho Diretor tomou a primeira providência cabível: aumentou o número de assinaturas apondo ao documento também as dos próprios membros do Conselho Diretor, pois nós também não gostamos do que aconteceu.
Concordamos e acatamos o protesto de nossos companheiros. Reconhecemos que a festa não representou o que dela se esperava. Boa parte do problema deu-se por falhas do próprio hotel. Combinamos um auto-serviço com frios, queijos, pães e frutas. Isso realmente foi servido, mas a qualidade dos pães bem que poderia ser melhor. Quanto às bebidas ficou acordada a distribuição de águas e refrigerantes, e o que aconteceu? Eles não foram distribuídos, mas apenas disponibilizados em geladeiras e estavam quentes. E ainda por cima o "apagão", luz de velas talvez tivesse sido melhor!
Quanto à questão de não distribuir ou disponibilizar bebidas alcoólicas, é preciso que se diga que nos últimos anos ao colocar sem limites, cerveja, vinhos, e outros que tais, tivemos muitos e graves problemas com pessoas que não conhecem limites e ocorreram desentendimentos, coma alcoólico, posturas e ati-tudes não compatíveis com a boa educação, enfim, abusos com os quais não podemos concordar.
Com certeza, em nossa próxima Reunião episódio tão desgas-tante e inconveniente quanto esse não terá oportunidade.
O Conselho Diretor pede a todos os sócios que compreendam que não foi, nem nunca será intenção mal servir, apenas teve oportunidade na ocasião um somatório de coisas inconvenientes em associação a um único momento do evento que, dadas as características de festa que esperávamos, acabou por parecer um grande desastre. De fato não foi bom, mas... AGUARDEM: a próxima Reunião será bem diferente...



IADR/AADR/CADR 80th General Session
SAN DIEGO, March 6-9, 2001
IADR General Session & Exhibition

Inúmeras atividades estão programadas neste evento, além das apresentações orais e apresentação de painéis, como Grupos para Organização de Simpósios, Programas como o Lunch and Learning , entre outros.
Inscreva-se utilizando o endereço eletrônico abaixo da IADR. Para maiores esclarecimentos acesse
www.dentalresearch.org/Meeting/2002/SanDiego/guidelines.htm



Consultório Científico e suas modalidades

Os encarregados dos diversos consultórios receberam muitas inscrições, destacando-se: CAPES e seu papel na pós-graduação, Publicações científicas, entre outros.
A importância desta modalidade abre caminhos para esclarecer dúvidas colaborando decisivamente com os nossos sócios.



Revista


PESQUISA ODONTOLÓGICA BRASILEIRA
A SBPqO oferece aos seus sócios a assinatura da POB no valor de R$50,00. Envie carta com seus dados, endereço completo e cheque nominal à SBPqO, para recebê-la em sua casa, consultório ou faculdade.
Contatos: e-mail: sbpqo@sbpqo.org.br
Tel/fax: (11) 3091-7855
Queremos informar que a POB apresenta uma grande diversificação quanto às origens de seus autores, demonstrando seus interesses nesta sua publicação. Neste último número, verifica-se a presença de autores de Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo. Neste último ano (v.15, n.3-jul/set 2001), apresenta-mos três artigos de Micro-biologia, três na área de Odontopediatria, dois de Radiologia, além de outros relaciona-dos a Semiologia, Prótese, Dentística e Patologia.
Apresentamos neste número também seis trabalhos em inglês, contando artigos com fotos coloridas muito apreciadas.
Aproveite a oportunidade que a SBPqO oferece em receber esta revista em sua casa.


Conectai-vos uns aos outros para...

Talvez seja importante falar um pouco sobre o futuro tendo em vista que a SBPqO sempre foi reconhecida pela capacidade de visão, enfoque e realizações arrojadas. Sem dúvida, são estes os valores que suportam as estratégias de condução científico-administrativa no decorrer da existência da mais importante sociedade de pesquisa da América Latina.
É bem verdade que não tem sido fácil falar de futuro neste momento em que a falta de apoio financeiro, infra-estrutura e mudanças constantes de sistemas de avaliação exigem uma veloz autocrítica e retomada de rumos.
O estágio de desenvolvimento atual exige uma análise muito mais atenta, pois, afinal, passamos por um dos mais importantes momentos do ensino, extensão e pesquisa da Odontologia Brasileira.
Passamos por um bom momento no ensino cuja avaliação rígida e ainda em processo de adequação vem permitindo uma análise crítica que proporciona a melhoria de resultados. O desconforto proporcionado pela avaliação vem dando lugar a uma árdua batalha com metas mais claras para cada uma de nossas instituições. Buscamos, orientados por critérios, atingir metas e objetivos que vêm melhorando significativamente o desempenho acadêmico.
A visão do coletivo vem aperfeiçoando modelos e atingindo cada vez mais os anseios pela instalação de grupos, núcleos e centros que associam ensino, pesquisa e extensão. Inúmeras são as iniciativas que oferecem atendimento a coletividade por meio de atividades realizadas por instituições de ensino envolvendo os mais diferentes estágios de formação produzindo benefícios. O desenvolvimento destas atividades, normalmente optativas, demonstram o interesse dos que a praticam pelo aperfeiçoamento e melhoria de qualidade de vida.
A pesquisa é representada pela quantidade que se supera ano a ano e cuja qualidade vem atingindo seus objetivos na maioria das áreas de especialidade. Um crescimento que indica o desejo de produzir a ciência e sempre necessitará do aprimoramento com vistas à obtenção de maior qualificação.
Formamos hoje um grupo diretamente ligado, composto por cerca de 8.000 interessados entre apresentadores autores e co-autores que no transcorrer do ano buscam qualificar suas atividades em seus grupos de trabalho. Este é o momento atual, calcado no interesse e participação nos mais diferentes centros de ensino, pesquisa e extensão da Odontologia Nacional.
Esta transformação vem sendo possível pelo crescente contato entre indivíduos, aumentando significativamente o valor agregado dos que participam efetivamente de toda esta linha de trabalho.
O contato fortalece e pode otimizar os resultados. Podemos hoje apresentar, discutir e solucionar problemas em grupos por e-mail. Sendo assim, a Sociedade mais uma vez se dispõe a facilitar o contato sempre que for possível para encurtar as distâncias e sanar os problemas.
Conectar pessoas, não só estreita relacionamento no momento da História em que os indivíduos tornam-se mais e mais isolados, como também, agrega elementos do conhecimento isolado que são imprescindíveis ao pleno desenvolvimento da ciência em sua essência. Conectarmo-nos uns aos outros deixa de ser opção e passa a ser palavra de ordem: Conectai-vos!

J.L. Lage Marques


Conselho Consultor - Resultados das Eleições
 
A SBPqO tem o prazer de dar suas boas vindas aos novos conselheiros eleitos que, junto ao conselho diretor, trabalharão unidos, procurando decidir sempre o melhor para a Sociedade em prol de todos os nossos sócios e demais amigos. Esperamos, com muita alegria, a colaboração de todos eleitos, agradecendo desde já, sua colaboração.

Os nomes abaixo dos sócios efetivos eleitos são :
- Kátia Regina H. Cervantes Dias - Rio de Janeiro, Professora Titular da Universidade do Rio de Janeiro - UERJ.
- Célio Percinoto - Araçatuba, Professor Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Unesp.
- Maria Rita Brancini de Oliveira, Araraquara - Professora Adjunta da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Unesp.
- Izabel Cristina Fronner - Ribeirão Preto, Professora Doutora da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo -USP.

Suplentes
- Antonio Olavo Cardoso Jorge - Taubaté, Professor Adjunto da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Unesp e Coordenador do Curso de Odontologia da Unitau.
- Carlos Bennati Neto - Araraquara, Professor Adjunto da Faculda-de de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Unesp.

Corpo de Consultores Científicos da SBPqO
Há algum tempo, solicitamos aos sócios efetivos que nos enviassem informações sobre a área principal de atuação acadêmica, juntamente com uma súmula do currículo Lattes, para que pudéssemos reorganizar nosso corpo de consultores científicos, visando otimizar as futuras avaliações de trabalhos enviados para as nossas Reuniões Anuais. Embora vários colegas tenham atendido nossa solicitação, reiteramos a importância dessa colaboração. Conhecendo a área de excelência de cada um, poderemos, com a maior brevidade possível, completar nosso cadastro de consultores científicos, melhorando o nível de avaliação dos trabalhos enviados para apresentação.
Para maior facilidade, o sócio pode enviar essa documentação via e-mail, anexando a súmula do Lattes no formato RICH TEXT (extensão rtf).



Notícias

O CD-ROM da SBPqO teve uma grande aceitação de todos que tiveram a oportunidade de ter acesso a ele. Com isso queremos deixar a todos a história da SBPqO, desde seu início, contando sua trajetória, seus presidentes e seus conselheiros. Com o apoio da Colgate, pudemos ter o prazer de vender o mesmo, a um preço acessível, com a intenção de contarmos a evolução e crescimento da SBPqO. É um prazer informar que hoje a nossa sociedade tem um lugar representativo internacionalmente.
Assim a cada ano, crescemos mais, porém, nossa meta deverá sempre ser a busca de qualidade e aperfeiçoamento de nossas ações em relação a amplamente chamada pesquisa odontológica.


É uma publicação da Sociedade Brasileira
de Pesquisa Odontológica

CONSELHO DIRETOR
Presidente: José Luiz Lage Marques
Vice: Fernando R. X. da Silveira
Ex-Presidente: Sigmar de Mello Rode
Secretário: Antonio Carlos Bombana
Tesoureiro: Luiz A. P. Penna Secretário
Executivo: Celso Augusto Lemos Jr.
Editora: Esther Goldenberg Birman
Assessor Internacional: Jaime Aparecido Cury

CONSELHO CONSULTOR
Kátia Regina H. Cervantes Dias
Célio Percinoto
Maria Rita Brancini de Oliveira
Izabel Cristina Fronner

Av. Prof.Lineu Prestes, 2227
Cidade Universitária - 05508-900 São Paulo - SP
Tel./Fax: (11) 3091-7855 e-mail: sbpqo@sbpqo.org.br
Internet: www.sbpqo.org.br

Produção Gráfica: RGB Comunicação: PABX (11)5548-5715

 

 

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 05 de maio de 1983. A SBPqO é a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research – IADR. Atualmente é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo.

Informações de Contato

sbpqo@sbpqo.org.br
Av. Lineu Prestes, 2227
  São Paulo / SP
  CEP: 05508-000
+55 (11) 3091-7855 / 96918-7022


© 1983 - 2024 Todos os direitos reservados da SBPqO