CONTATO SBPQO NOVOS ASSOCIADOS ESTATUTO DIRETRIZES ÉTICAS IADR QUALIS PLATAFORMA BRASIL
sbpqo.secretaria2 sbpqo@sbpqo.org.br http://www.youtube.com/sbpqo_oficial
  Área do associado
ASSOCIE-SE AQUI
E-mail ou CPF:
Senha:
Esqueceu sua senha? Clique aqui
  INFO 4
<<voltar   
Info 4
Ecos da 15 ª Reunião Anual SBPqO

Foi bom nos reunirmos nestes dias de setembro em Águas de São Pedro, junto a tantos amigos, velhos e novos, que vieram de tantos lugares, ora mais perto ou de bem longe. Expondo nossos trabalhos, também refletimos sobre as outras pesquisas apresentadas, e a oportunidade de trocar e discutir idéias consolidou-se num novo relacionamento científico.
Foi bom ouvir o que o Professor Barcodisse sobre o papel dos orientadores e orientados. Professores, alunos, pesquisadores presentes puderam refletir sobre a sua vida acadêmica e o quanto é necessário uma conduta ética e moral para criarmos um ambiente de trabalho ideal.
Foi bom termos nos reunido para uma noite festiva, regada a queijo e vinho, quando a alegria e a música imperaram.
Foi bom respondermos os questionários, para que nossas idéias e opiniões possam aperfeiçoar e colaborar naquilo que é necessário, mantendo o que vai bem ou muito bem.
Foi bom... mas passou. Agora... mais um ano, para novamente nos reunirmos, talvez aqui, talvez acolá, mas sempre unidos pelo mesmo espírito de confraternização e amizade que norteia a SBPqO.



IADR News NICE

No 76º Congresso da IADR em NICE (junho), pudemos avaliar um grande número de participantes de todo o mundo, que, junto com seus acompanhantes, chegaram a 5.318 inscritos. Foi o maior Congresso da Associação fora da América.
O número de trabalhos apresentados chegou a aproximadamente 3.200. O Brasil compareceu com cerca de 110 trabalhos. A grande vedete desses encontros continua sendo a área de Materiais Dentários, no sentido amplo, além das áreas de selantes, polímeros, biomateriais, cerâmicas, compósitos etc., que se superajuntam. Destacou-se ainda a área de Periodontia, representada no tópico Doença Periodontal. Os títulos microrganismos periodontais, periodonto – gengiva e placa periodontal tiveram também um grande número de trabalhos apresentados.
A próxima reunião será em março, em Vancouver, no Canadá e, dado o interesse demonstrado, procuraremos reunir um grupo para esta viagem. Infelizmente, as condições para ir a Nice foram dificultadas pela Copa do Mundo, e, principalmente, pelas complicações que a Air France e a Varig criaram na época. A SBPqO espera este ano poder corresponder mais rapidamente os trabalhos aceitos pela IADR, uma vez que o staff central está renovado.
Congratulamo-nos com um dos seis vencedores representando os seis continentes que concorreram à premiação: "Pesquisa em Prevenção", oferecida pela Colgate. O representante brasileiro foi Hyun Koom, de São Paulo.

Para conhecimento dos nossos associados, lembramos que a diretoria atual da IADR é a seguinte:

Presidente: Mamoru Sakuda (Japão)
Presidente eleita: Sally Marshal (USA)
Vice-presidente eleita: Marjorie Jeffcoat (USA)

Em breve teremos eleições para os candidatos de 1999 (IADR). São estes os nomes dos candidatos e das divisões dos países relacionados:

Angela Pack – Austrália – (Dunedin, Nova Zelândia)
Harold Sgan – Cohen – Israel (Jerusalém)
Graham Embery – Grã-Bretanha (Wales, UK).

Participação nacional na IADR:
Colegas nossos estarão atuando, no período de 98-99, em alguns Comitês da IADR. São eles: Eduardo Batista Franco (Comitê de Ética em Pesquisas Odontológicas); Marisa Maltz (Comitê de Exibições IADR/AADR); Kátia Regina C. Dias (Comitê de Recrutamento e Membros); e Maria Fidela Navarro (Comitê de Premiação para Jovens Pesquisadores), aos quais desejamos sucesso nessa tarefa.





O que pesnsam nossos participantes , ao preencherem nossos questionários

A análise dos questionários permitiu algumas conclusões avaliadas pela sua freqüência.
Quanto ao local de escolha para a próxima reunião, ocorreu um empate técnico entre Águas de São Pedro e Campos do Jordão. Evidentemente, estaremos estudando as duas possibilidades, para informar, assim que for possível, o que for resolvido, tendo em vista as características e condições oferecidas pela rede hoteleira de cada local.
Foi marcante a unanimidade em torno da continuação dos painéis, na forma com que vêm sendo conduzidos. Foram muito bem votadas a apresentação oral e a de projetos..

Quanto aos cursos, simpósios e conferências, foram bem-vindos. Houve muitas sugestões que se destacaram: Metodologia Científica, Ética, Biomateriais, Epidemiologia, entre outras especialidades. Foram lembrados aspectos Preventivos em Odontologia, Publicações Científicas, qualidade de periódicos etc. É necessário informar que a filosofia da Sociedade tem sido promover conferências e simpósios com a maior abrangência possível, objetivando atingir a todos os presentes.

Quanto à atividade pré-congresso, houve a mesma repetição de temas, apresentando uma grande individualização de interesses, que não serão incluídos nos Informes por causa da extensa diversidade abordada.

A percentagem de participação nas apresentações foi de 40% de sócios aspirantes e de 30% para os demais (efetivos e iniciantes). Houve um grupo forte com prioridade para até 50% de aspirantes, 20% de iniciantes e 30% de efetivos.
A classificação dos resumos, que tem por base a IADR, teve uma boa aceitação. Gostaríamos de ouvir sua opinião quanto à possibilidade de melhorar a distribuição dos resumos. Podemos contar com sua participação? Escreva-nos e envie suas sugestões.

Entre as inúmeras sugestões, destacaram-se pela relevância e número:

1 - Aumento dos espaços entre os painéis em exibição.
2 - Estipulação de horários para o apresentador do painel, permitindo a visita aos outros.
3 - Maior objetividade e rigor na seleção dos resumos.
4 - Limitar a iniciação científica, que já possui seu fórum próprio.

A diretoria, evidentemente, procurará colocar em prática as propostas que contribuam para a melhoria das condições da reunião, de modo que o evento agrade a todos os participantes.





Palavras do Presidente

Face as manifestações recebidas pela SBPqO sobre o sucesso da nossa reunião em S. Pedro, esperamos que o nosso próximo encontro seja tão bom ou melhor. As avaliações feitas quanto ao local que irá abrigar nosso encontro, até agora tem mostrado que as melhores condições ainda estão em Águas de S. Pedro.
A exposição dos painéis (pôsteres) será modificada, procurando uma melhor distribuição e maior conforto dos apresentadores.

É com satisfação que comunicamos que o Prêmio John Graig representado por uma Bolsa de Estudo, foi em sua primeira divulgação, oferecida a Divisão Brasileira de SBPqO pela IADR, o que muito nos orgulha. A seleção dos candidatos (realizada por uma banca com 3 examinadores) já foi efetuada e encaminhada aos Estados Unidos. A vencedora foi a Srta. , da Faculdade de Odontologia de Bauru. Em nome da SBPqO enviamos, nossas felicitações.

Temos certeza, que o vencedor do Prêmio Hatton L. R. Ferreira representará com sucesso, a Divisão Brasileira em Vancouver (Canada), desejando-lhe boa sorte, em nome do Conselho.

Gostaríamos de contar com as sugestões dos nossos amigos utilizando-se do e-mail, fax ou telefone, para que se estabeleça cada vez mais, um intercâmbio profícuo, entre todos nós. Participe!

O informe da SBPqO também está a sua espera. Colabore!

Edmir Matson





Premiações SBPqO - 1998

PRÊMIO MYIAKI ISSÁO

O prêmio M. ISSÁO foi destinado ao trabalho "Ação do laser de Er: YAG no biofilme bacteriano periapical", de autoria de A. T. ARAKI (apresentadora), J. L. LAGE MARQUES e Y. IBARAKI. O prêmio em dinheiro foi subvencionado pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (FDCTO) da FOUSP.

PRÊMIO FÓRUM CIENTÍFICO

O prêmio Fórum Científico foi destinado à pesquisa "Fatores envolvidos na virulência de Fusobacterium nucleatum", de autoria de E. GAETTI-JARDIM Jr. (apresentador) e M. L. AVILA-CAMPOS. O autor recebeu, ainda, um prêmio em dinheiro da Kolynos, para participar de uma viagem científica internacional.

Foi indicado para o segundo lugar o trabalho "O papel dos Estreptococos do grupo mutans e a atividade de glicosiltransferase na incidência de cárie dental", de autoria de R. O. MATTOS-GRANER (apresentadora), W. F. KING; M. P. A. MAYER, e D. J. SMITH.

A terceira colocação coube ao trabalho "Composição bioquímica e cariogenicidade da placa dental formada na presença de sacarose ou glicose + frutose. Estudo "in situ", de autoria de M. A. REBELLO; A. DEL BEL CURY; M. T. C. DERBYSHIRE e J. A. CURY.

PRÊMIO HATTON

O trabalho classificado nesta modalidade foi "Evidenciação protéica de Hsp47 em fibroblastos de fibromatose gengival hereditária", de autoria de L. R. FERREIRA (apresentador), R. D. COLLETA, O. P. ALMEIDA, H. MARTELLI e J. J. SAULK. Esse prêmio de viagem é oferecido pela IADR para que o trabalho seja apresentado, no próximo ano, em Vancouver, e concorra com outros de todo o mundo.

Desejamos boa sorte aos nossos colegas.

PRÊMIO SESSÃO DE PAINÉIS

São aqui apresentados os três trabalhos de cada grupo que se destacaram frente à avaliação dos coordenadores que visitaram e argüíram os apresentadores dos painéis.

PREMIADOS DA SESSÃO DE PAINÉIS DO GRUPO A

Grupo A1
1º lugar: (017) "Avaliação "in situ" da microdureza de híbridos de ionômero de vidro/resina composta", de R. T. BASTING*; M. C. SERRA; A. L. RODRIGUES Jr.
2º lugar: (026) "Profundidade de polimerização em cimentos de ionômero de vidro modificados por resinas e resinas compostas modificadas por poliácidos", de C. A. S. CRUZ*; G. L. ABABO
3º lugar: (021) "Avaliação "in vitro" da microinfiltração marginal de quatro materiais restauradores", de M. L. G. PIN*; M. A. A. M. MACHADO; R. C. C. ABDO; M. F. T. B. BIJELLA

Grupo A2
1º lugar: (061) "Avaliação clínica de restaurações em cavidades de classe V com diferentes materiais." A. D. LOGUERCIO*; A. L. S. BUSATO; A. N. BARBOSA
2º lugar: (045) "A influência da microdureza da resina composta na sua resistência de união à dentina." M. L. TUBINO*; E. MATSON
3º lugar: (064) "Estudo comparativo entre Fortify e laser de Nd; YAG como selador marginal em restaurações de compósitos." R. S. NAVARRO; G. V. ESTEVES; W. T. OLIVEIRA JR*; M. L. TURBINO; M. N. YOUSSEF; E. MATSON.

Grupo A3
1º lugar: (074) "Efeito da própolis no desenvolvimento de cárie em rato dessalivado." P. L. ROSALEN*; H. KOO; J. A. CURY; Y. K. PARK
2º lugar: (069) "Efeito erosivo de refrigerante no esmalte-dentina e capacidade de reversão pela saliva e flúor." C. E. FUSHIDA; J. A. CURY*.
3º lugar: (085) "Citoquímica ultra-estrutural da associação proteoglicanas/vesículas da matriz durante o início de mineralização da dentina." L. S. CASTRO; V. E. ARANA-CHAVEZ*; E. KATCHBURIAN.

Grupo A4
1º lugar: (129) "Ataque ácido direto sobre exposições pulpares", de E. A. PASCON*; C. J. A. SOUSA; D. M. SILVA; K. C. M. AZEVEDO.
2º lugar:(128) "Bactérias nas estruturas de dentes com necrose pulpar e granulomas apicais", de F. C. RIBEIRO*; A. CONSOLARO.
3º lugar:(135) "Concentrações de fluoretos no plasma na urina e na saliva de indivíduos com insuficiência renal crônica compensada", de R. A. RIBEIRO*; C. R. M. D RODRIGUES; T. ANDO; H. ABENSUR.

Grupo A5
1º lugar: (141) "Avaliação do efeito de três dentifrícios brasileiros contendo triclosan e associações no desenvolvimento de gengivite experimental em humanos", de G. R. NOGUEIRA FILHO*; S. TOLEDO; J. A. CURY
2º lugar: (154) "Periodontite juvenil e presença de Actinobacillus actinomycetencomitans". de J. R. CORTELLI*; S. CAVALCA; D. PALLOS; A. O. C. JORGE
3º lugar:(152) "Estudo clínico-microbiológico da doença periodontal em portadores de Síndrome de Down", de L. C. FIGUEIREDO*; B. E. C. TOLEDO; L. C. PARDINI; S. L. SALVADOR

(144) "Tratamento de furca classe II com membrana de colágeno. Estudo clínico em humanos", de J. A. CIRELLI*; E. MARCANTONIO JR; C. ROSSA JR; R. A. C. MARCANTONIO

Grupo A6
1º lugar: (179) "Estudo epidemiológico de lesões bucais no Serviço Público de Santos." I. WEINFELD*; A. F. A. MORAES; R. K. WEINFELD
2º lugar: (203) "Reimplante dental mediato após o tratamento da superfície radicular." A. ARANEGA*; C. K. SONODA; T. OKAMOTO
3º lugar: (189) "Aspectos citopatológicos da fase subclínica da leucoplasia pilosa oral." E. P. DIAS*; G. A. C. POLIGNAMO; E. C. FEIJÓ; A. SILVA JR; S. M. D. FERREIRA; V. C. F. C. GONÇALVES

Grupo A7
1º lugar: (208) "Efeito da fumaça de cigarro no desenvolvimento da cartilagem de Merckel." D. A. BRANDINI*; M. A. SALA; R. A. LOPES
2º lugar: (213) "Expressão das citoqueratinas no componente epitelial de neoplasias odontogências." M. M. CRIVELINI*; V. C. ARAUJO; S. O. M. SOUSA; M. DOMINGUES
3º lugar: (211) "Tratamento com amiodipina atrasa o reparo ósseo alveolar de rato." J. M. TEÓFILO*; L. G. BRENTEGANI; T. L. LAMANO CARVALHO

Grupo A8
1º lugar: (239) "Experiência de cárie em crianças com alterações sistêmicas e em crianças saudáveis." V. M. SOVIERO*; L. M. CHEVITARESE; L. MONTE ALTO; M. E. RAMOS
2º lugar: (265) "Aspectos éticos das pesquisas com seres humanos em publicações odontológicas." N. T. MARUYAMA*; V. MODOLO; D. P. RAMOS
3º lugar: (259) "Avaliação das orientações de ensino em Clínica Integrada." W. W. N. PADILHA*.

PREMIADOS DA SESSÃO DE PAINÉIS DO GRUPO B

Grupo B1
1º lugar: (032) "Avaliação de resinas compostas e sistemas adesivos através da dureza Knoop e microinfiltração." J. B. C. MEIRA*; P. E. C. CARDOSO
2º lugar: (026) "Avaliação da resistência flexural, dureza e desgaste de resinas compostas." M. POLONIATO*; P. E. C. CARDOSO; A. MIRAGE; C. P. EDUARDO; J. F. F. SANTOS
3º lugar: (019) "Influência da distância da ponta do fotopolimerizador no grau dureza Knoop de compósitos odontológicos." S. CONSANI*; L. CORRER SOBRINHO; A. A. LIMA, M. A. C. SINHORETI

Grupo B2
1º lugar: (065) "Influência dos solventes utilizados em adesivos na união da resina à dentina." L. H. M. PRATES*; M. F. DE GOES; M. A. C. SINHORETI;
2º lugar: (041) "Avaliação da microinfiltração de restaurações estéticas em dentes decíduos." B. OLIVEIRA*; K. DIAS; M. S. MIRANDA
3º lugar: (054) "Microinfiltração marginal de dois materiais restauradores associados a sistemas adesivos." V. SALLES*; M. A. A. M. MACHADO; R. C. C. ABDO; S. M. B. SILVA

Grupo B3
1º lugar: (098) "Sensibilidade de amostras bucais de Candida às toxina Killer." A. O. C. JORGE*; M. M. ROMERO; J. G. CAMPOS; C. A. P. MARTINS.
2º lugar: (075) "Avaliação ‘in situ’ de uma formulação de dentifrício com concentração reduzida de flúor." P. E. C. PERES*; A. A. DEL BEL CURY; A. KLEINE; J. A. CURY.
3º lugar: (094) "Freqüência de fungos em crianças HIV positivas." V. L. BOSCO*; C. R. PAULA; E. G. BIRMAN

Grupo B4
1º lugar: (134) "Análise comparativa da citotoxicidade entre 4 clareadores dentais em sistema bacteriano." S. ZOUAIN FERREIRA*; K. DIAS; C. SILVA; A. C. ARAÚJO; M. BERNARDO FILHO
2º lugar: (116) "Er: YAG e Nd: YAG laseres em apicectomia. Análise morfológica/permeabilidade dentinária." S. GOUW SOARES*; E. TANJI; E. MATSON; J. L. LAGE MARQUES, C. P. EDUARDO
3º lugar: (128) "Compatibilidade biológica de alguns medicamentos intracanais quando implantados em mandíbulas de ratos." M. F. Z. SCELZA*; V. C. ARAÚJO, J. H. ANTONIAZZI, J. G. C. LUZ

Grupo B5
1º lugar: (164) "Estudo microbiológico em pacientes portadores de próteses oculares acrílicas." N. F. D’ALMEIDA*; A. GALATI; P. A. MORONI; S. M. RODE; C. S. UNTERKIRCHER; M. SHIMIZU
2º lugar: (141) "Resposta à terapia periodontal básica em pacientes infectados pelo HIV." L. GONÇALVES*; S. FERREIRA; G. VILLORIA; R. FERNANDES; E. FERES FILHO

(148) "Efeito clínico de quatro dentifrícios na formação da placa bacteriana." F. L. SAFFER; G. DOMENEGHINI; G. D. VANZIN; R. V. OPPERMANN*

3º lugar: (161) "Biomêcanica da prótese removível com extremidade livre em encaixe semi-rígido." D. C. LAGANÁ*; A. C. MATHIAS; A. L. ZANETTI; E. MATSON

Grupo B6
1º lugar: (183) "Associações de filtros metálicos e filmes dos grupos D e E." L. C. PARDINI*; P. C. A. WATANABE
2º lugar: (179) "Relação entre lesões bucais e progressão da infecção pelo HIV em crianças."G. F. CASTRO*; C. NISHIO; A. C. FERNANDES; M. B. PORTELA; R. HUGO
3º lugar: (200) "Análise da reparação pós-exodôntica de paciente com AIDS utilizando medicação intra-alveolar." K. L. ORTEGA*; N. S. ARAÚJO; R. G. JAEGER; M. H. C. G. MAGALHÃES

Grupo B7
1º lugar: (233) "Biomateriais para elevação de seio maxilar. Avaliação histológica em humanos." R. J. BOECK NETO*; M. F. R. GABRIELLI; E. MARCANTONIO JR; R. C. C. LIA; E. MARCANTONIO; R. A. C. MARCANTONIO
2º lugar: (224) "Estado nutricional de crianças relacionado à cárie e hábitos de escovação." F. G. V. ABREU*; I. P. R. SOUZA; E. P. S. BASTOS; L. A. ANJOS
3º lugar: (231) "Composição química da superfície de implantes osseointegráveis de titânio por meio da espectroscopia por energia dispersiva." P. C. SANTOS*; J. F. F. SANTOS

Grupo B8
1º lugar: (252) "Contribuições da psicologia para o desenvolvimento profissional do cirurgião-dentista." M. E. S. CAETANO*; A. M. TOREZAN; A. B. A. MORAES
2º lugar: (244) "Avaliação do programa integrado de educação e saúde escolar de Paulinia (PIESE)." P. R. GOMES*; M. L. R. SOUZA; R. WADA.
3º lugar: (245) "Incremento de cárie em crianças que tiveram cárie de amamentação." M. P. GOMES*; I. P. R. SOUZA, E. P. S. BASTOS.

<<voltar   

 

 

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 05 de maio de 1983. A SBPqO é a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research – IADR. Atualmente é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo.

Informações de Contato

sbpqo@sbpqo.org.br
Av. Lineu Prestes, 2227
  São Paulo / SP
  CEP: 05508-000
+55 (11) 3091-7855 / 96918-7022


© 1983 - 2024 Todos os direitos reservados da SBPqO