CONTATO SBPQO NOVOS ASSOCIADOS ESTATUTO DIRETRIZES ÉTICAS IADR QUALIS PLATAFORMA BRASIL
sbpqo.secretaria2 sbpqo@sbpqo.org.br http://www.youtube.com/sbpqo_oficial
  Área do associado
ASSOCIE-SE AQUI
E-mail ou CPF:
Senha:
Esqueceu sua senha? Clique aqui
  INFO 7
<<voltar   
Info 7
Ecos da 16ª Reunião Anual SBPqO

Contamos nesta reunião de Setembro em Águas de São Pedro com 1777 participantes. Na agitação destes dias, procuramos também retratar nossos amigos. Assim, conseguimos reunir, em alguns momentos, grupos participantes de diferentes estados. Alguns deles já vinham participando das reuniões há muitos anos e outros mais recentemente começaram a participar da mesma, unidos nesta confraternização que muito nos orgulha.
Este INFO pretende relembrar alguns momentos da reunião e informar as premiações para conhecimento de todos membros.
O objetivo da SBPqO é o diálogo, a abertura a opiniões e novas experiências, num clima onde idéias são discutidas num congraçamento sadio, sem deixar de lado os momentos alegres de reencontros e novas amizades.
A agitação durante a exposição dos painéis, tão elogiado pela sua disposição, os momentos do "coffe-break", os bate papos, discussões, enfim toda a energia irradiada pelos presentes e os novos participantes, demonstram para a diretoria, que a cada ano que passa, é necessário buscar cada vez mais, o aperfeiçoamento desta já tradicional reunião de setembro, aonde quer que esteja sendo realizada.



A SBPqO pergunta


O que você acha de promovermos uma discussão sobre Normas Bioéticas e Comitês de Ética, tendo em vista principalmente a discrepância observada entre os Comitês?

Seria viável, tentarmos cadastrar as pesquisas em andamento entre nós, e organizarmos um cadastro de equipamentos diferenciados existentes nas diversas instituiçòes? Contatos poderiam facilitar o intercâmbio de pesquisas conjuntas.




Colabore e Responda

Você acha que os painéis poderiam ser visitados pelos avaliadores, sem a presença do autor, visando nesta etapa a parte formal do mesmo, além das outras características como aspectos gráficos, auto-explicativo, etc.?

Considerando que nas reuniões de grupo, poderiam ser levantadas questões, ou mesmo discutidos certos aspectos dos painéis, o aproveitamento seria melhor?

Que acha se na reunião de grupo poderíamos ter também apresentação ou exposição do assunto do painél (5 minutos) e discussão ou questões da banca e/ou platéia (10minutos)?

Seria melhor se os assuntos fossem divididos por sessão e não mais misturados como já ocorreu?




Publicações

Frente a dúvidas sobre vários aspectos das publicações científicas, a Bibliotecária Dra. Rosaly Fávero Krzyzanowski, Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBI) e representante de várias entidades na área de credenciamento e de difusão de periódicos, entre outras atividades, irá responder algumas questões sempre atuais.

1) Qual o significado da indexação das publicações científicas na área da saúde?
A importância da indexação dos títulos tem sido ressaltada em vários estudos de avaliação de periódicos técnicos e científicos. Em projetos levados a efeito pela Bireme/OPS/OMS, assim como FAPESP, CNPq e FINEP a indexação tem sido utilizada como uma das variáveis mensuráveis para se conferir ou não pontuação aos periódicos brasileiros. Recentemente, um grupo de estudos que está trabalhando com a Bireme no estabelecimento de critérios de seleção para inclusão de títulos na Base de Dados (SciELO), entre outras variáveis (de forma e conteúdo de periódicos), considerou a indexação em bases de dados representativas da área do título como parâmetro de medida. Sabe-se, também, que na avaliação da produção científica dos docentes/pesquisadores, realizada pelas instituições universitárias, leva-se em conta a publicação de artigos em periódicos que são indexados em bases de dados relevantes internacionais nas áreas especializadas. O número de citações dos artigos (fator de impacto) de um docente/pesquisador medidas pelo Science Citation Index (SCI) publicado pelo ISI(Institute for Scientifc Information), tem sido um dos critérios de maior atenção dessas Instituições, juntamente com o fator de impacto do periódico, obtido no Journal Citation Report (JCR), também do ISI. A maior dificuldade encontrada em utilizar o SCI e JCR como parâmetros, no entanto, é a inclusão de somente 13 títulos de periódicos publicados no Brasil. Por esta razão, muito cuidado deve-se ter em considerar essas fontes como único parâmetro de avaliação, desde que seus critérios nem sempre são explícitos e sabe-se que o maior número de periódicos indexados são originários dos Estados Unidos da América.

2) Qual ou quais são os indexadores mais importantes na área da saúde?
Na área da saúde, nos estudos de avaliação de periódicos, os indexadores considerados mais importantes são: Science Citation Index, Medline, LILACS e Index to Dental Literature.

3) Quais são os mais importantes Banco de Dados na área da saúde, nacionais e internacionais?
Na área da saúde: nacionais temos SciELO e a B.B.O, que é uma bibliografia não seletiva. Com relação aos internacionais temos: Medline, LILACS, Excerpta Medica, Index to Dental Literature, Internacional Nursing Index, Biological Abstracts, Journal Citation Report, SCI. Atualmente, vários pacotes que disponibilizam revistas eletrônicas (com textos completos) estão sendo disponibilizados na Internet e podem também ser considerados banco de dados*, principalmente os que são originários das próprias editoras dos periódicos científicos: Elsevier (606 títulos disponibilizados no ProBE), HighWire Press (que inclui 21 títulos de periódicos da área da saúde) e Academic Press, este dois últimos estão para serem incluídos muito em breve no ProBE. Outros agentes (Ebsco, Swets, OCLC) e editoras (Blackwell) também oferecem banco de dados que incluem as revistas na Internet com texto completo.

4) O Index Medicus tem indexado revistas brasileiras da área da saúde nos últimos anos?
O Index Medicus não inclui novos títulos de periódicos brasileiros há 20 anos. Indexa atualmente 13 títulos de periódicos publicados no Brasil e um total de 45 periódicos latino-americanos.

5) Qual a sua mensagem para nossos leitores quanto a importância destes aspectos apresentados e a divulgação dos trabalhos científicos da área?
Consideramos que todo o trabalho elaborado com critérios científicos com vistas a trazer contribuição original à comunidade é importante. Para isto, as revistas científicas têm o apoio de "referees", que qualificam e credenciam os artigos para publicação e, consequentemente, as revistas para as quais contribuem com suas apreciações. As bases de dados referenciais que possuem critérios de seleção para indexar ou não revistas científicas fazem também o trabalho de "filtro de qualidade" num segundo ato, ratificando a apreciação efetuada pelos "referees" realizada num primeiro momento. Daí existir esta "idolatria" pelos índices seletivos tais como "Web of Science" entre outros. Nossa recomendação é para que o autor e o editor refinem seus trabalhos/publicações para obtenção deste alto grau de qualidade exigido pelas atuais bases de dados referenciais, as quais, por sua vez, embasam aqueles que avaliam os trabalhos científicos de docentes/pesquisadores nas Instituições Acadêmicas.

* "O principal objetivo de um serviço de indexação é assegurar a recuperação de qualquer documento ou informação no momento que um usuário busca um assunto em sistema de informação" (Extraído de: STREHL, Letícia. Avaliação da consistência da indexação realizada em uma biblioteca universitária de artes. Ciência da Informação, v.27, n.3, p.329-335, set./dez 1998.

A Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo (ROUSP) passa a ser também uma publicação oficial da SBPqO, objetivando continuar a promover a ciência e arte da odontologia. A ROUSP deverá apresentar mudanças no ano 2000, procurando ampliar cada vez mais seus limites. A produção de uma publicação com credibilidade, alto nível ético, independência editorial, continuará proporcionando artigos originais que possam demonstrar os avanços das diferentes especialidades da Odontologia. Conselho Diretor

Contatos: SBPqO
Nota: O Conselho Diretor está procurando a melhor forma para os sócios interessados na assinatura da ROUSP. Nossa intenção é fixar um valor único, que poderá ser pago com a anuidade para os assinantes. A anuidade da SBPqO, portanto, poderá ser feita com ou sem a revista.



Amigos de Araraquara

Apesar do grupo não estar totalmente representado, é importante lembrar que entre os fotografados está um fundador e ex-presidente da SBPqO (1990) que conversando com nossa editora, posicionou sua visão atual da Sociedade. Destacou o Professor Raphael Comelli Lia o crescimento da sociedade, o que deverá trazer mudanças para o futuro. Lembra as saudosas reuniões de Pirassununga, com sua estrutura simples e até mesmo pobre, bem diferente dos nossos dias, porém repleta de entusiasmo. Mudamos para S. Pedro, onde não só encontramos melhores condições de trabalho. Crescemos, passando a participar de uma convivência mais ampla, diria nacional. Acredita que precisamos nos aglutinar ainda mais e que as propostas de subdivisões merecem uma maior reflexão para seu desenvolvimento, pois focos de qualidade ainda precisam ser desenvolvidos em outros centros.

O professor Raphael deixa uma mensagem no sentido de lembrar que este congraçamento deve estar sempre aliado a amizade, humildade e igualdade entre todos os presentes, não só para atingirmos alvos científicos ou prêmios mas principalmente para uma sólida união e engrandecimento pessoal.



Amigos de Campinas

Supervisionando um grupo de mestres, o Professor Rielson reuniu pela primeira vez na SBPqO seus alunos, professores de Endodontia e Dentística que vieram para aprimorar conhecimentos básicos e ganhar maior visão de pesquisa. Procura na sua atividade didática despertar o gosto pela pesquisa distanciando-se do modismo, da repetição de trabalhos, entre outros aspectos. A importância do conhecimento dos aspectos biológicos, a seu ver, devem se sobrepor a técnica, lembrando que a pesquisa básica dá o embasamento necessário para um melhor desenvolvimento fugindo do pragmatismo reinante de muitas escolas e professores, que não permitem este crescimento. Ao término do evento os presentes discutiram o que viram e ouviram, e muitas lições foram aprendidas neste ambiente amigo.

Parabéns pela idéia e que esta seja imitada para um melhor aperfeiçoamento dos jovens pesquisadores.



Premiação

Miyaki Issáo

Neste grupo concentram-se iniciantes na pesquisa, o que não quer dizer apenas estudantes de iniciação científica. O grupo apresenta uma abrangência maior, representado também por estagiários, alunos de cursos de especialização e/ou aperfeiçoamento, enfim, cirurgiões-dentistas que não tenham uma titulação acadêmica. Este grupo apresentou 225 trabalhos sendo premiados com o 1º lugar: A-090 "Ação do peróxido de carbamida a 10% em superfície de esmalte cervical" de É. COMPARIN*; F. MENEGAT; D.R. TAMES; e com menções honrosas: B-088 "Avaliação de bochechos fluoretados preparados por farmácias de manipulação" de C.N. PIEROBON*; C.M. TABACHOURY; J.A. CURY; A-247 "A influência da umidade dentinária na resistência de sistemas adesivos" de G.D.S. PEREIRA*; L.A.M.S. PAULILLO.

O coordenador do grupo, Professor Wanderley F. Costa, em reunião com os avaliadores apresentou algumas sugestões dirigidas aos participantes quanto a dinâmica da reunião. Algumas questões, são descritas a seguir para sua leitura e análise. Como sempre, esperamos a sua opinião.

Deveriam os participantes deste grupo (M.I.) ficarem separados?
Isto favoreceria os apresentadores e talvez também os assessores?
A quantidade de trabalhos nesta categoria deveria ser restringida?
A interferência do orientador durante a apresentação deve ser evitada?
Como consideram a avaliação atual dos assessores?

Fórum Científico

A participação no "FÓRUM" tem se revelado cada vez mais concorrida e a cada ano que passa a qualidade dos trabalhos enviados melhora, dificultando até a seleção dos mesmos para a apresentação. Este ano 20 trabalhos foram enviados, tendo oito sido selecionados.

A Comissão Julgadora composta pelos professores: Nelson Villa (Presidente), João Adolpho Caldas Navarro e Antônio Olavo Jorge premiaram os seguintes trabalhos:

1º lugar: "Inibição de MMPs gengivais humanas por sais de zinco e cobre" de A..P. SOUZA; R. F. GERLACH; S. R. P. LINE • 2º lugar: "Desinfecção do sistema de canais radiculares, avaliação microbiológica, histopatológica e histomicrobiológica em dentes de cães" de J.A.. SOARES; M..R. LEONARDO; L.A..B. SILVA; I. Y. ITO • 3º lugar: "Mecanismos de estabilidade e aspectos ultra-estruturais de Actinobacillus actinomycetemcomitans aderidas às células epiteliais bucais" de A. GASPARETTO; V.E. ARANA-CHAVES; M.J. ÁVILA-CAMPOS.

O desenvolvimento destas apresentações tem sido bem recebido, mas gostaríamos de ouvir sua opinião. O professor Olavo, um dos membros da Comissão, sugere que a apresentação deve ter apenas a duração de 20 minutos e 10 de discussão, visto que a Banca examinadora previamente já avaliou o trabalho enviado (não é resumo).

Qual é a sua opinião, você que já apresentou trabalho no Fórum, você que irá faze-lo na próxima Reunião ou mesmo você que quer apenas assistir.

Prêmio Hatton

Os vencedores deste concurso, atualmente, podem ser representados por apenas dois concorrentes, face as normas vigentes da IADR. Os finalistas ganham passagens para apresentação dos seus trabalhos, na Reunião Internacional da IADR, que ser realizará no próximo ano em Washington, USA. Dos oito trabalhos apresentados foram selecionados dois:
"Chumbo altera a formação do esmalte dental" de R. F. GERLACHL.
"Estudo "in vitro" de células do carcinoma adenóide cístico em Matrigel" de C. M. FRANÇA

Projetos

Devemos ressaltar a importância desta sessão. A mesma foi iniciada em 1989 na gestão da Professora Esther e posteriormente em 1995, o Professor Sigmar, considerou que esta participação deveria retornar, o que foi aceito pelo Conselho Diretor e aos poucos vem crescendo chegando nesta reunião a receber 31 trabalhos. Os assessores não representam nem uma comissão julgadora ou mesmo avaliadora mas tem o papel de abrir a discussão, aproveitando o seu conhecimento para esclarecer dúvidas, bem como dar orientação que pode também advir dos presentes pela experiência em projetos semelhantes. Assim, é necessário entender que este esquema colabora para o bom andamento de uma pesquisa, pois tendo sido já discutida e até aperfeiçoada, permite seu melhor desenvolvimento. Os interessados podem enviar seus protocolos e a discussão, com certeza, trará benefícios aos seus autores. As normas são simples, lembrando sempre que não são aceitos trabalhos, anteriormente apresentados ou em fase final.

Painéis sessão A

A1
1º lugar: 021 "Periodontopatógenos na saliva e placa subgengival em um grupo de mães" de O. P. S. ROSA*; D. E. LOPATIN; S. M. B. SILVA; S. A. TORRES; B. COSTA; E. PASSANEZZI • Menção Honrosa: 013 "Atividade antibacteriana do óleo de copaíba associado ao Ca(OH)2 e ao óxido de zinco" de M. F. BANDEIRA*; M. R. B. OLIVEIRA; A. C. PIZZOLITO; C. BENATTI NETO • Menção Honrosa: 006 "Biossegurança: Petrifilm TM no exame microbiológico da água de equipo Odontológico" de M. AGOSTINHO*; I. Y. ITO; H. MIAN; F.C. PIMENTA; M. GONÇALVES.

A2

1º lugar: 059 "Método para incluir tecido subcutâneo de ratos emglicol metacrilato" de J. E. GOMES FILHO*; G. H. HIOSHYNARI; J. O. VELASCO; P. D. NOVAES; F. J. SOUZA-FILHO • Menção Honrosa: 045 "Redução bacteriana em dentina contaminada, irradiada com laser de Ho: YAG" de S. GOUW-SOARES*; C.P. EDUARDO; E. MATSON; N. GUTKNECHT; G. CONRAD; F. LAMPERTI • Menção Honrosa: 067 "Análise da citotoxicidade "in vitro" da pasta Guedes-Pinto" de E. M. SANTOS*; A. C. GUEDE-PINTO; M. M. M. JAEGER.

A3
1º lugar: 120 "Análise molecular do gene PTCH no ceratocisto odontogênico" de D. C. B. ARANTES*; L. DE MARCO; R. S. GOMEZ • Menção Honrosa: 086 "Liberação de flúor por materiais restauradores e seu efeito na acidogenicidade de S. mutans" de M. FUGIMAKI*; O. P. S. ROSA; S. A. TOMES; B. COSTA • Menção Honrosa: 111 "Fatores de risco para cáries em crianças HIV+ e HIV- " de E. R. BUNDZMAN*; I. P. R. SOUZA; U. V. MEDEIROS.

A4
1º lugar: 137 "Análise do comportamento de bebês durante atendimento odontológico" de D. TORRIANI*; C. PERCINOTO; M. L. SUNDEFELD • Menção Honrosa: 133 "Confecção e guarda da documentação odontológica: procedimentos de cirurgiões-dentistas" de M. C. SERRA* • Menção Honrosa: 134 "Posicionamento de gestantes/obstetras frente a alguns aspectos da cárie dentária" de B. COSTA*; F. MILANESE; M. R. GOMIDE; L. T. NEVES.

A5
1º lugar: 218 "Avaliação dos conhecimentos de patologia visando o Exame Nacional de Cursos" de WEINFELD*; C. F. S. LEITE • Menção Honrosa: 196 "Microbiota bucal bacteriana em crianças com AIDS, leucemia e seus controles" de F. A. GONÇALVES*; V. L. BOSCO; E. G. BIRMAN; E. MAMIZUKA • Menção Honrosa: 202 "Estudo longitudinal das alterações citopatológicasdo EBV em pacientes HIV positivo" de S. M. S. FERREIRA*; A. SILVA JR.; M. V. O. SODRÉ; G.A.C. POLIGNANO; A. S. CARDOSO; L. H. R. A. CARVALHO; E. P. DIAS.

A6
1º lugar: 259 "Avaliação clínica do desgaste de restaurações de resina composta em dentes posteriores" de A. S. BUSATO; A. D. LOGUERCIO*; A. N. BARBOSA; P.E.C. CARDOSO • Menção Honrosa: 248 "Resistência à remoção por cisalhamento de um sistema bioadesivo acrílico intra-bucal" de V. PEDRAZZI*; H. PANZELI; J. O. DEL CIAMPO; E. H. G. LARA. • Menção Honrosa: 222 "Avaliação da infiltração marginal de um sistema adesivo após clareamento" de F. F. DEMARCO*; M. P. SILVA; J. M. FREITAS; L. M. JUSTINO.

A7
1º lugar: 302 "Influência do tempo e sistema adesivo sobre a resistência da união porcelana/dentina" de R. R. BRAGA*; R. Y. BALLESTER; M. DA RONCH •Menção Honrosa: 301 "Análise da translucidez de materiais restauradores estéticos. Efeito de agentes clareadores e tempo" de R. T. POZZOBON*; M.S.M. CANDIDO; A. L. RODRIGUES JR. • Menção Honrosa: 299 "Resistência à fratura de coroas em porcelana com diferentes tipos de cimento" de F. A. M. SANTOS*; M. KURAMOTO JR.; E. MATSON; C. P. EDUARDO.

A8
1º lugar: 362 "Resistência à tensão em feridas com diferentes tipos de síntese" de V. A. TRAMONTINA*; M. A. N. MACHADO; G. NOGUEIRA-FILHO; S. KIM; F. VITERBO; S. TOLEDO • Menção Honrosa: 361 "Relação entre faixa de gengiva ceratinizada e placa bacteriana" de N. KONKEWICZ*; M. T. FASOLO; A. BACCO; D. TEMIS; I.SCHNEIDER; G. CHIAPINOTTO; R. OPPERMANN • Menção Honrosa: 344 "Retenção de vários sistemas de attachments e overdenture sustentados por implantes" de C. N. ELIAS; L. A. D. MEIRELLLES*; J. H. C. LIMA; A. SEHNETZLER NETO.

Painéis sessão B

B1
1º lugar: 004 "Organização musculotópica do núcleo motor do facial no macaco Cebus" de J. A. C. HORTA-JÚNIOR*; R. C. RIZZOLO; O. J. TAMEGA. •Menção Honrosa : 030 "Cronologia e seqüência eruptiva de dentes decíduos em crianças de BH/MG" de C. F. FARIA*; I. A. PORDEUS; L. H. P. M. MARTINS; E. SAKURAI • Menção Honrosa: 027 "Análise da halitose no ciclo menstrual" de C.S. QUEIROZ*; C. M. TABCHOURY; M. FUJIMAKI; F. K. MARCONDES; J. A. CURY.

B2
1º lugar: 053 "Variações na suscetibilidade de alguns microrganismos aos medicamentos intracanais" de B. P. F. A. GOMES*; C. C. FERRAZ; K. C. CARVALHO; F. J. SOUZA-FILHO; P. L. ROSALEN • Menção Honrosa: 042 "Estudo histomorfológico de dentes decíduos de cães após biopulpectomia obturação dos canais radiculares" de R. S. NERY*; P. F. E. BERNABÉ. • Menção Honrosa: 060 "Análise "in vitro" da citotoxicidade de pastas de hidróxido de cálcio" de D. A. SALIM*; E. M. SANTOS; A. C. GUEDES-PINTO; M. M. M. JAEGER; R. P. D. DANIEL.

B3
1º lugar: 109 "Avaliação do grau de fluorose dental em crianças de 7 a 12 anos de idade" de V. M. SOVIERO*; C. A. VALOIS; R. A. CRUZ • Menção Honrosa: 112 "Efeito da própolis de Apis mellifera sobre asglucosiltransferase" de H. KOO*; J. A. CURY; P. L. ROSALEN; Y. K. PARKW; H. BOWEN • Menção Honrosa: 091 "Efeito do peróxido de carbamida a 10% sobre a microdureza do esmalte em função do tempo de clareamento" de J. A. RODRIGUES*; R. T. BASTING; A. L. RODRIGUES JR.; M. C. SERRA..

B4
1º lugar: 138 "Avaliação comportamental durante a assistência odontológica na primeira infância" de F. L. MELHADO*; A. C. B. DELBEM; R. F. CUNHA • Menção Honrosa: 145 "Metas da OMS para o ano 2000: cárie no centro-oeste paulista" de N. E. TOMITA*; A. PAVARINI; E. S. LOPES • Menção Honrosa: 170 "Níveis de ruído produzido por turbinas em consultório odontológico" de H.M.M.R. SOUZA*.

B5
1º lugar: 205 "Candidose em estomatite protética: avaliação de medicação alopática e fitoterápica" de L. C. S. VASCONCELOS*; M. C. C. SAMPAIO • Menção Honrosa: 217 "Uso tópico de própolis em úlceras aftosas recorrentes" de M. A. LOTUFO*; E. G. BIRMAN; M. T. SCHIMIZU; P. E. C. CARDOSO • Menção Honrosa: 215 "Interferometria holográfica aplicada ao estudo da distribuição de tensões em dente submetido a carregamento" de R. BATISTA*; M. MURAMATSU; M. MORI; T. N. CAMPOS; E. NAKAO; A. SECCO.

B6
1º lugar: 275 "Microinfiltração em restaurações de resinacomposta substituídas após o clareamento dental caseiro" de T. CAMPOS*; A. L. R. BRISO; L. A.F. PIMENTA; A. L. RODRIGUES JR • Menção Honrosa: 225 "Microinfiltração in vivo em decíduos: restaurações ocluso-proximais - Vitremer, Z100" de F. B. ARAÚJO*; A. B. FUKS; A. S. PINTO • Menção Honrosa: 240 "Microinfiltração de dois sistemas adesivos em dentes decíduos e permanentes" de A. I. F. SCAVUZZI*; R.B. BEZERRA; P. C. T. DUARTE.

B7
1º lugar: 318 "Avaliação da microdureza superficial de resina composta curada por LED 468nm" de C. KURACHI*; R. F. Z. LIZARELLI; V. S. BAGNATO • Menção Honrosa: 291 "Avaliação in vitro da capacidade de liberação e adsorção de flúor de compômeros" de A. C. D. RAMIRES-ROMITO; S. I. MYAKI; C. R. M. D. RODRIGUES; L. E. RODRIGUES-FILHO • Menção Honrosa: 299 "Adição de sulfato de zinco a cimentos ionoméricos" de R. H. GRANDE*; P. W. OSINAGA; R. Y. BALLESTER; A. MUENCH; A. C. LASCALA.

B8
1º lugar: 332 "Regeneração tecidual guiada em retrações gengivais. Estudo histométrico em cães" de M. Z. CASATI*; E. A. SALLUM; S. L. S. PEREIRA; A. W. SALLUM • Menção Honrosa: 356 "Avaliação de pacientes portadores de disfunção velofaríngea tratados com prótese de palato" de J. H. N. PINTO*; M. I. PEGORARO-KROOK • Menção Honrosa: 382 "Movimentação dos dentes de próteses totais diante da técnica de processamento" de G. R. ZANETTI*; C. M. R. BARBOSA; P. S. NADIN; E. CARRILHO.

<<voltar   
 

 

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 05 de maio de 1983. A SBPqO é a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research – IADR. Atualmente é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo.

Informações de Contato

sbpqo@sbpqo.org.br
Av. Lineu Prestes, 2227
  São Paulo / SP
  CEP: 05508-000
+55 (11) 3091-7855 / 96918-7022


© 1983 - 2024 Todos os direitos reservados da SBPqO