CONTATO SBPQO NOVOS ASSOCIADOS ESTATUTO DIRETRIZES ÉTICAS IADR QUALIS PLATAFORMA BRASIL
sbpqo.secretaria2 sbpqo@sbpqo.org.br http://www.youtube.com/sbpqo_oficial
  Área do associado
ASSOCIE-SE AQUI
E-mail ou CPF:
Senha:
Esqueceu sua senha? Clique aqui
  INFO 8
<<voltar   
Info 8
17ª Reunião Anual SBPqO

A SBPqO traz uma notícia que deverá agradar a todos. O local do evento mudou após vários anos . O HOTEL VACANCE, em Águas de Lindóia, foi o escolhido. Esta mudança procura reunir um maior número de inscritos num mesmo hotel, uma vez que este tem acomodações para isso. Ressalta-se que haverá condições de oferecer também outras oportunidades, uma vez que há um grande número de hotéis de bom nível nesta estância hidro-mineral. Evidentemente, em Águas de São Pedro temos no Hotel Senac, o nosso quartel, sempre lembrado pela sua atenção, recepção e seus quitutes, continuará aberto para todos nós, em futuras atividades.
A estância escolhida tem características que facilitarão nossa estadia, sendo próxima de Serra Negra, Monte Sião , e outras cidades permitindo passeios aos nossos sócios principalmente de outros estados (preferencialmente antes ou depois do evento). Veja o mapa para sua orientação. Acreditamos que uma mudança sempre é uma experiência nova que poderá ser bastante proveitosa.



Novidades

Saiba o que é o Consultório Científico
A SBPqO sentiu a necessidade de abrir um novo espaço, para nossos sócios presentes na próxima reunião. Pesquisadores, representantes de agência de fomento (Fapesp, Capes, CNPq,) professores, etc, estarão presentes para um bate-papo informal, num ambiente próprio para um dedinho de prosa e esclarecimento de dúvidas ou mesmo um pedido de orientação do seu projeto. Assim, no clima da reunião teremos a oportunidade de criar um cantinho calmo para um bom bate-papo, que poderá ajudá-lo no seu trabalho, no seu pedido, enfim, receber a orientação que deseja.

Atividade Pré Congresso
Além do curso já programado com o colega Jaime Aparecido Cury, alguns outros temas estão sendo estudados para serem oferecidos no pré-congresso como por exemplo: Bioestatística aplicada na Odontologia, Redação de trabalhos científicos, entre outros.
Incrementar a troca de idéias e discussão em todos os níveis são as nossas metas, por isso, estamos aceitando sugestões que possam valorizar ainda mais as nossas atividades.

Anais
Os Anais da SBPqO desde 1985 foram registrados em 1991, no ISSN. Assim quem necessitar desta informação pode referir o ISSN código 0103-6955.

Informações
Os Porta-Carrosséis estão disponíveis na SBPqO, aproveite a oportunidade e faça seu pedido. Muitos pedidos de Tubos e Carrosséis já foram enviados e retornaram do Correio. Solicitamos a aqueles que pediram estes materiais, comunicarem-se com a SBPqO para verificação do endereço correto.

SITE SBPqO – SOFTWARE 17a REUNIÃO
O nosso site vem prestando um excelente serviço aos associados. Contendo informações sobre vários assuntos de interesse nos últimos três meses, apresentou aproximadamente 6000 acessos. Trata-se ainda de um meio de contato relativamente novo entre nós, necessitando sugestões para o seu melhor aproveitamento. Quanto ao projeto piloto da inscrição digital (SOFTWARE 17a REUNIÃO), que carrega o ônus da inovação, estamos certos que este caminho é próximo do ideal. No primeiro ano de aplicação, tivemos ao redor de 1700 acessos. Isso significa que estamos ligados. Por falar em estarmos ligados, a nossa página de links, apesar de dispor de sites de grande interesse, necessita maior interação. Envie o endereço de sua unidade na internet e link-se a nós.




Pesquisa odontológica Brasileira o nosso periódico

A ROUSP passou a ser também uma publicação oficial da SBPqO junto a Faculdade de Odontologia da USP (SP), assumindo nova denominação: Pesquisa Odontológica Brasileira. Os membros da SBPqO poderão fazer sua assinatura, lembrando-se que a mesma é trimestral (4 números) mais o suplemento dos Anais da SBPqO.
Mudanças estão ocorrendo e uma delas será atingir um maior número de trabalhos em inglês. A ROUSP hoje recebe o apoio do CNPq, SBPqO, FUNDECTO, FOUSP e SIBI (USP) lembrando que a mesma pode ser acessada via eletrônica pelo Scielo e pelo site da Faculdade de Odontologia, cujos endereços são os seguintes:

www.scielo.br/rousp
www.usp.br/fo/artigos/revista.html

Estamos procurando parceiros para a nossa revista, com o desejo de investir na apresentação institucional de Empresas com vínculo em pesquisa. Com tiragem atual em ascensão e larga aceitação expressa por um grande número de assinaturas, a POB, terá quatro edições anuais com o melhor da pesquisa brasileira e mais uma edição especial contendo todos os resumos das Reuniões de Pesquisa da SBPqO. Contamos com seu apoio.



IADR

Você sabia que o "Journal of Dental Research" é uma das publicações mais influentes no campo da pesquisa odontológica? O fator de impacto científico do JDR é um dos mais elevados entre as 42 revistas gerais e especializadas mundialmente na área de odontologia. Em 1998 o JDR teve um fator de impacto de 4.061, servindo esta medida para avaliar a influência dos trabalhos de pesquisa na literatura emergente. Os manuscritos mais enviados estão relacionados às áreas Biológicas e Clínicas, seguida de Materiais. Assim, os dados de 1998 indicaram que 413 trabalhos foram submetidos, sendo aceitos 107 (25%).
Em 1998 mais de 70% dos manuscritos submetidos foram de grupos da divisão da IADR fora dos Estados Unidos. Veja a tabela abaixo para verificar os países cujos trabalhos foram mais aceitos pelo JDR em 1999.

Em 1998 foi instituído o prêmio John J. Clarkson que consiste numa bolsa de Odontologia em saúde pública, relacionada a pesquisa em serviços de saúde, epidemiologia, prevenção, diagnóstico e promoção da saúde. A bolsa é de aproximadamente vinte mil dólares, por um período de seis meses, em instituições ou países de interesse. Este prêmio já foi dado em 1998, pela primeira vez, a Dr. Edward C. M. Lo da Universida-de de Hong Kong. Em 1999, o segundo prêmiado foi Dr. Manual Bravo, da Universidade de Granada, Espanha. O prêmio que era anual, tornou-se bi-anual e em 2001 abrem-se outras oportunidades para os interessados.

Regionalização da IADR
Por ocasião da Reunião de Washington, a diretoria da SBPqO discutiu a proposta da realização do "Encontro Panamericano da International Association for Dental Research".
Contando com 49% do total de sócios da IADR, a Região Panamericana representada pelas divisões americana, argentina, brasileira, canadense, venezuelana e mexicana, juntamente com as sessões do Chile e Peru debateram o significado de um evento desta natureza.
Ao mesmo tempo foram abordados assuntos envolvendo a promoção do intercâmbio de pesquisas e colaboração inter-regiões, estudo dos problemas comuns para o desenvolvimento experimental e a aquisição de verbas e sua destinação.
Ficou definida a data de março 2003 para a realização do 1o encontro, na cidade de San Antonio, EUA.



78º Encontro Anual da IADR

Participação expressiva que aumenta ano a ano. Como parte da programação oficial do 78º Encontro Anual da IADR durante os dias 5-8 de abril foram apresentados 3800 trabalhos representando a pesquisa Odontológica Mundial Mais uma vez, a presença marcante de brasileiros reunindo cerca de 350 participantes, com aproximadamente 220 painéis, nos permite apreciar um grande desenvolvimento quantitativo e qualitativo da pesquisa Nacional.

Parabéns a todos e até 2001 em Chiba, Japão.


Nossos parceiros de 2001

GS Brasil / DF Vasconcellos / Odonto New’s Aséptico / Welfare / Kolynos do Brasil / Oficinalis Farmácia de Manipulação / Mundo Bucal.com / Odonto Atual Com. de Livros / Editora Maio / Laclede do Brasil / Labordidática / Funak / New Image / 3M do Brasil / Fórmula & Ação Farmácia



17º Reunião da SBPqO - Águas de Lindóia nos espera

Ansiosamente esperada por constituir-se no grande foro de debate da pesquisa Odontológica, até o fechamento dessa edição, a comissão organizadora de 17a Reunião da SPBqO havia recebido 1600 inscrições e 1350 trabalhos inscritos em todas as áreas de excelência de pesquisa. Esse volume de resumos expressa a árdua tarefa assumida pela assessoria composta de aproximadamente120 pesquisadores efetivos espalhados por todo o Brasil. Esse ano a maioria dos colaboradores utilizarão o sistema de correio eletrônico para receber, analisar e encaminhar os pareceres. Quanto a atividade de Projetos, sucesso garantido, são ao todo 60 os interessados que enviaram os seus resumos que deverão ser discultidos durante dois dias.



Como devemos agir quando nosso trabalho para publicação for recusado?

Quando isto acontece devemos reconhecer que ficamos desapontados e muitas vezes até revoltados quando um "não aceito" é recebido.
Porque não avaliarmos o que ocorreu? Será que nosso trabalho apresentou algo novo, na área ou realmente uma repetição diferenciada de temas esgotados? Será que o enviamos para a Revista certa? Será que obedecemos as regras estabelecidas nas instruções aos autores ? Já pensaram quantos trabalhos são enviados as Revistas. Assim, frente ao grande número de trabalhos que chegam , deve-se compreender que a seleção precisa ser criteriosa para a escolha daqueles que realmente merecem ser divulgados.
Deveríamos perguntar a nós mesmos: será que explicamos realmente os nossos objetivos? Quais foram nossos resultados e seu real significado?
O conteúdo realmente é importante e esta bem explícito? A redação é adequada? Em caso de reformulações, estas devem ser atencio-samente apreciadas. Reflita, pondere e talvez você possa reerguer o trabalho . Leia com atenção as observações dos assessores, que aperfeiçoaram o trabalho. Aproveite algumas recomendações, envie para outra revista e poderá receber o aceite.
Lembrem-se que famosos cientistas, escritores, músicos entre outros tiveram pelo menos um trabalho, livros, partituras, etc., recusados, mas não desistiram. Procure fazer uma análise imparcial do que você fez e ao se auto-analisar com certeza chegará aonde quer.



Aos Leitores e Colaboradores

Achamos oportuno passar aos leitores, de forma resumida, as idéias de um editor cientifico de uma revista internacional. Assim, podemos verificar que há problemas comuns aqui e ali e tentar melhor compreender os caminhos da divulgação cientifica. Evidentemente, muitas observações aqui feitas são do conhecimento daqueles que lidam no mundo acadêmico. Nunca é demais porém relembrar certos aspectos que tornam mais fácil a aceitação de trabalhos.
Em seu "Getting published", editorial do British Journal of Oral maxillo-facial Surgery (v. 3, p.205-206, 1993), o autor Jonh W. Frame comenta que cada vez se torna mais competitivo para os autores terem seus trabalhos aceitos para publicação. Cita que, em revistas especializadas, a aceitação gira em torno de 25% a 50%. Isso demonstra que ainda estamos longe desse índice de rejeição, que não depende do editor ou do corpo editorial. Tudo parece estar relacionado à qualidade do manuscrito, que deve ser consistente, original, interessante e, até as vezes, controverso. Dos vários tipos de trabalho, os mais válidos são os estudos prospectivos controlados e aleatórios, pois a "randomização" impede o "bias", a amostra viciada consciente ou inconsciente no tratamento dos resultados, garantindo a validade dos testes estatísticos.
Os conselhos do editor são válidos, encorajam o autor a observar bem os objetivos da revista e, principalmente, as instruções aos autores incluindo o sistema de referências. Erros e omissões devem ser evitados, aumentando o interesse dos assessores na publicação. Nós ainda temos um grande caminho a percorrer nesse aspecto, mas estamos chegando lá.

VERNÁCULO - Procurar usar o vernáculo de modo simples e direto, utilizando cuidadosamente as palavras, lembrando-se sempre que um trabalho é diferente de uma dissertação, tese ou de um manuscrito para ser lido numa conferência ou aula. O titulo deve atrair os leitores, sendo conciso, descritivo e informativo. Não podemos esquecer que, sendo uma revista indexada, o artigo será listado no Index Medicus e em outras obras de referência, podendo isso determinar que o mesmo seja mais lido e divulgado.

RESUMO - Quanto ao resumo, embora sempre a sua finalidade esteja bem enfocada nas instruções, deve-se lembrar que ele é breve e informativo, abrangendo objetivos, métodos e resultados, sendo capaz de dar idéia do trabalho por si só. Muitas vezes é a única parte a ser lida para conhecimento global do trabalho. Não podemos esquecer que este será colocado no banco de dados Medline e poderá determinar ou não a disseminação do trabalho.

INTRODUÇÃO
- A introdução delimita o porquê do estudo realizado. É importante frisar que, embora o autor deva ter conhecimento profundo da leitura, nessa parte as referências devem ser relevantes e selecionadas, de forma a serem bastante úteis aos leitores. As listas extensas só são desejáveis para o artigo de revisão.

METODOLOGIA
- Quanto à metodologia descrita, lembremonos que esta deve conter informações suficientes para que o experimento, por exemplo, seja repetido por outros. No caso de já ter sido publicado parte dessa metodologia, resuma-se e incluam-se as alterações inova-doras. Os resultados devem ser bem detalhados, podendo-se utilizar tabelas explicativas sem a necessidade de repetir os resultados no texto. Deve-se lembrar que a interpretação dos resultados pertence à discussão.

DISCUSSÃO
- A discussão contém brevemente os resultados com comparações com outros já publicados. Uma visão crítica dos achados passados e presentes pode fazer parte, discutindo-se e especulando-se modestamente a contribuição obtida com o trabalho, podendo-se, então, tirar conclusões. Referências devem ser corretamente citadas. Esse cuidado é bem-vindo e de inteira responsabilidade dos autores, embora essa tarefa tem sido arduamente executada por nossas bibliotecárias.

Comentários e sugestões feitas pelos assessores e enviadas ao autor são valiosas e pretendem aperfeiçoar o trabalho antes da publicação. Caso não concorde, o autor deve exprimir sua opinião ao assessor ou ao editor. Rejeições podem acontecer, mas não devem ser tomadas como perseguições nem ser fonte de aborrecimento. O mesmo trabalho poderá ser de outra forma publicado, desde que contenha uma mensagem explícita, expressa, breve e clara.
Um conselho importante é evitar duplicações ou parcelamento dos trabalhos numa revista ou até em diversas revistas. Um trabalho de pesquisa seria mais bem aceito quando publicado de uma única vez, de forma compreensiva e simples. Regras internacionais orientam que não se enviam para publicação artigos que estão sendo analisados por outra revista ou que já foram publicados.
Não falaremos de casos de "pirataria" (exploração deliberada de idéias dos outros sem consentimento), plágios (cópia de idéias, de resultados ou de texto) e fraudes (envolvendo conclusões inventadas ou enganosas), felizmente não comuns no nosso meio, mas que merecem todo o cuidado e atenção dos editores para não serem permitidos.
O processo da pesquisa aperfeiçoa nossa compreensão e o processo de publicar faz parte do aperfeiçoamento do professor, do pesquisador e do grau de treinamento de profissionais. Hoje são utilizados os fatores de impacto, que medem a qualidade das revistas científicas. Esperamos num futuro breve, publicar em inglês, divulgar internacionalmente a revista e receber trabalhos originais de qualidade, alcançando o sucesso, que será o reconhecimento do bom trabalho e da boa pesquisa que se estará realizando neste País na nossa área.



O Brasil com o projeto Genoma, coloca-se no mundo da ciência

Pela primeira vez pode-se descrever todos os genes de um organismo ( Xylella fastidiosa ), que é uma bactéria, causadora de problemas que trazem danos a agricultura, como "a praga do amarelinho "especialmente na citri-cultura. O grande valor desta façanha tão elogiada em todo o mundo deve-se pelo trabalho de seqüenciar o genoma deste microrganismo mapeando 2.900 genes. Uma integração de 192 pesquisadores e 35 laboratórios se deu através de um instituto virtual de pesquisa viabilizada pela Fapesp. A tecnologia de pesquisas avançadas em genética molecular era restrita a 14 centros de pesquisa localizados nos Estados Unidos, Europa e Japão, entrando o Brasil neste grupo seleto de pesquisadores. Este trabalho é único no mundo pela descrição completa de todos os genes deste organismo que ataca os laranjais paulistas. As instituições envolvidas foram: Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer, Unicamp, Unesp, Universidade Federal de São Paulo, Instituto Biológico, Instituto Agronômico de Campinas, Instituto Butantã, Universidade de Mogi das Cruzes e Universidade de Riberão Preto. A USP foi representada pelos Institutos de Química e Biociências, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Faculdade de Medicina e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Riberão Preto, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e o Centro de Energia Nuclear para Agricultura. Todo este trabalho permite agora novos caminhos para outros projetos, estudando não só na área de agricultura mas também enveredando com novos projetos em outras áreas cujos resultados com certeza trarão benefícios e desenvolvimento também em variadas doenças. Destaca-se já o início do projeto Genoma humano do câncer, mapeando e descrevendo genes responsáveis pelos variados cânceres existentes entre nós. Devemos, no entanto, lembrar que muitas pesquisas estão se desenvolvendo não só neste campo. Há outros inúmeros projetos em diferentes áreas como física, engenharia, agropecuária e muitos outros que também merecem nossas congratulações. Este é um exemplo que mostra a nossa competência nesta área trazendo benefícios diretos e indiretos que só podem levar a um maior desenvolvimento científico, também em várias áreas da medicina. Assim o INFO aplaude todos aqueles que se dedicaram, a esta tarefa elevando cientificamente nosso País.

<<voltar   
 

 

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 05 de maio de 1983. A SBPqO é a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research – IADR. Atualmente é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo.

Informações de Contato

sbpqo@sbpqo.org.br
Av. Lineu Prestes, 2227
  São Paulo / SP
  CEP: 05508-000
+55 (11) 3091-7855 / 96918-7022


© 1983 - 2024 Todos os direitos reservados da SBPqO