1 / 1989

APLICAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS RELACIONAL EM

MICROCOMPUTADOR, PARA RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM ESTOMATOLOGIA

F.R.X. Silveira & M.D. Novelli

Faculdade de Odontologia -USP

A grande dificuldade para coleta de informações a partir de arquivos não mecanizados, nos levou a estudar os gerenciadores de bancos de dados relacionais sediados em microcomputador, como alternativa para automação de acervos de casuística com vistas à recuperação de informações em Estomatologia.

Foi utilizado o "software" dBASE III (R) da Programoteca do CCE da USP para elaboração de um Sistema para inclusão, edição e recuperação de informações em Estomatologia. Este, foi estruturado de modo hierarquizado, tanto a nível de programas quanto em relação à apresentação das opções disponíveis, permitindo a operação através de listas de apresentação.

Qualquer informação catalogada pode ser rapidamente editada e recuperada, tanto via monitor, como por meio de relatórios impressos.

A metodologia desenvolvida possibilita a automação de casuística em Estomatologia podendo o sistema ser operado por pessoal não especializado em processamento de dados.

* dBASE III(R) é marca registrada de ASHTON TATE.

 

 

2  / 1989

 

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE FLUORESCÊNCIA PARA DETECÇÃO E ANÁLISE DA VIABILIDADE DE C. ALBICANS EM MUCOSA ORAL

B. Corrêa*; C.R. Paula*;W. Gambale*; E.G. Birman**

   *Instituto de Ciências Biomédicas -USP

** Faculdade de Odontologia -USP

A utilização do método de fluorescência (solução de diacetato de fluoresceína-DF e brometo de etídio-BE) para o estudo da averiguação e viabilidade de alguns fungos já foi estabelecido. Neste trabalho avaliou-se os resultados obtidos com este método em pacientes portadores de candidose oral.

Vinte espécimes foram coletados com zaragatoa e colocados em tubos contendo 1 ml de solução fisiológica estéril e, à seguir, foram retiradas alíquotas de 0,1 ml das suspensões obtidas e adicionados 0,2 ml da mistura DF-BE preparadas pouco antes do uso. As soluções foram incubadas a 25 e 37ºC por 5, 10, 15, 30, 45 e 60 minutos afim de se propiciar maior intensidade de fluorescência no menor tempo de contacto. Estabelecidas as condições ideais, coletava-se uma gota da mistura final depositando-se entre lâmina e lamínula e examinando-se em microscópio de fluorescência. As células vivas apresentaram-se com fluorescência esverdeada e as mortas com fluorescência vermelha, sem alteração da morfologia típica, demonstrando a rapidez e praticidade do método face às necessidades de estudos etiológicos.

Estes resultados indicam a importância do método no que diz respeito à avaliação da eficácia terapêutica e, como consequência, do controle de cura de pacientes portadores de candidose.

 

 

3 / 1989

 

ASPECTOS MORFOLÓGICOS DA PLACA DENTAL DE INCISIVOS DE RATOS*

 

P.D. Novaes; R. G. Jaeger**; O.P. Almeida; J. Jorge Júnior

 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

** Faculdade de Odontologia -USP

Embora as características morfológicas e bioquímicas da placa dental tenham sido extensivamente estudadas, muitas dúvidas persistem quanto aos fatores que participam de sua formação e desorganização. O incisivo de rato é recoberto por esmalte na face labial, e por cimento nas demais regiões. O esmalte e o cimento apresentam aderido à sua superfície, delgada camada de placa dental, que no cimento é homogênea, estendendo-se desde a porção mais próxima à gengiva até o terço incisal. Como o incisivo é de crescimento contínuo, o mesmo ocorre com a placa dental, ou seja há continuamente formação e destruição. Através da microscopia eletrônica de varredura estudaram-se os aspectos morfológicos da placa dental de incisivo de rato, nas fases de formação, organização e destruição. Dadas as particularidades do incisivo de rato e da placa dental, este modelo pode fornecer informações que contribuem para o melhor conhecimento da biologia da placa dental. Os resultados demonstram que a placa dental do incisivo de rato inicia-se aproximadamente a 5 µm da margem gengival, com uma monocamada de cocos que rapidamente torna- se mais espessa. Ao início, as bactérias não se apresentam agregadas, com muitos espaços aparentemente vazios entre as células enquanto no corpo da placa, as placas estão bem compactas e unidas por substância intercelular. Na extremidade incisal a espessura é irregular com evidentes regiões de desorganização da placa.

* Este trabalho foi realizado com auxílio do Microscópio Eletrônico de Varredura, da disciplina de Patologia da Faculdade de Odontologia da USP.

 

 

4/ 1989

 

AVALIAÇÃO FUNCIONAL DOS MOVIMENTOS MANDIBULARES EM PACIENTES PORTADORES DE DISFUNÇÃO DOLOROSA DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

M.K. Yamamoto;J.G.C. Luz;J.R. V. Rezende

Faculdade de Odontologia -USP

Uma dai expressões mais significantes das disfunções dolorosas da articulação temporomandibular (ATM) é o espasmo muscular. Este leva a algias faciais e a limitação dos movimentos mandibulares pelo comprometimento da musculatura mastigatória. O objetivo deste trabalho foi demonstrar quantitativamente a limitação funcional dos movimentos mandibulares em pacientes portadores de disfunção dolorosa da ATM.

Foram ava1iados 22 pacientes com diagnóstico de disfunção dolorosa de A TM, portadores de dentição completa ou com ausência de até 3 dentes. Foram realizadas medidas de amplitude dos movimentos mandibulares nos sentidos vertical e horizontal, sendo avaliadas a abertura máxima de boca, movimentos de lateralidade direito e esquerdo e protrusão máxima. Os valores da abertura máxima e protrusão máxima foram corrigidos somando-se os valores dos trespasses vertical e horizontal, respectivamente. As medidas foram obtidas 3 vezes para cada movi- mento, com o uso de régua milimétrica. Quando a linha média não era coincidente, esta era traçada com uso de lápis dermatográfico sobre os dentes inferiores.

Considerando a tomada repetida das medidas de cada movimento foi aplicado o teste "t" de Student para dados pareados. Analisando-se os valores de cada grupo, não foi encontrada diferença significante. A seguir, os dados obtidos para cada movimento foram comparados com valores considerados normais, tendo sido aplicado o teste "t" de Student para dados não pareados. Para os movimentos de abertura máxima, abertura máxima corrigida e protrusão máxima corrigida houve diferença significante a nível de 1%. Podemos concluir que somente uma medida de cada movimento é necessária para a avaliação funcional do paciente, sendo observada uma verdadeira diminuição da amplitude de determinados movimentos mandibulares.

 

 

 

5 / 1989

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE DENTES COM EXTRAÇÃO INDICADA SOBRE OS NÍVEIS DE S. mutans NA SALIVA

J.C. Noronha;B.Q. Souki;M.L.A. Massara;M.M.G. Faria; V. M.S. VilIar; A.P.A. Nogueira; G.R. Melo

Faculdade de Odontologia -UFMG

A correlação entre sítios de retenção microbiana (bandas ortodônticas, dentes em erupção, prótese removíveis) e a prevalência de S. mutans tem sido demonstrada em diversos estudos.

No Brasil, alguns profissionais preconizam a manutenção no arco dental, de dentes decíduos com extração indicada devido a falta de recursos para a confecção de mantenedor de espaço protético para o sucessor permanente.

Assim, procurou-se avaliar a correlação entre as taxas de S. mutans na saliva de crianças portadoras (e não portadoras) de dentes decíduos com extração indicada.

149 escolares (7-8 anos) da Rede Pública Estadual de Belo Horizonte foram submetidos a exames clínico, radiográfico e microbiológico, verificando-se que :

-33 escolares apresentavam dentes com extração indicada, sendo que destes 79,8% eram portadores de altas taxas de S. mutans (mais que 100.000 bactérias/ml saliva).

-daqueles 51 escolares pouco infectados pelo S. mutans (menos que 100.000 bactérias/ml saliva) apenas 13, 7% apresentavam algum dente para ser extraído.

Os resultados demonstram que existe uma forte correlação entre a presença de dentes com extração indicada e a presença de S. mutans, sugerindo que aqueles profissionais que preconizam a manutenção destes dentes no arco, devem reavaliar esta conduta.

 

6 / 1989

AVALIAÇÃO DE ÍONS METÁLICOS SOBRE A FERMENTAÇÃO E A SÍNTESE DE POLISSACARÍDEOS EXTRACELULARES INSOLÚVEIS (PEI) DA PlACA DENTÁRIA IN VITRO

C.E. Pinheiro; M.I.F. Poletto;M.C.P. Figueiredo; M.L.A.B. Negrato

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

O controle químico da placa dentária tem sido, atualmente, objeto de grande interesse da odontologia preventiva. Inúmeras substâncias químicas têm sido preconizadas como agentes antiplaca. Por esta razão, torna-se oportuno o estudo da ação destas substâncias sobre o metabolismo da placa dentária. A fermentação e a síntese de PEI in vitro, foram realizadas com suspensão de placa recém-coletada, utilizando-se, respectivamente, glicose e sacarose como substratos. Os resultados obtidos mostram que os íons metálicos mais potentes (1mM) na inibição da fermentação, foram, em ordem decrescente, os seguintes: Cu, Zn. Ni. Cd, Al Fe e, com relação à síntese de PEI, a seguinte ordem: Cu, Ni, Zn, Cd. Al, Fe.

Os íons metálicos têm sido largamente usados como antissépticos e, mais recentemente, como agentes antiplaca. A potencialidade destes elementos como coadjuvantes no controle da placa dentária é muito grande, considerando-se não somente a sua eficácia, como também, sua baixa toxidade. Dos íons avaliados, o cobre e o zinco foram os que apresentaram os melhores resultados, uma vez que o Ni não apresenta utilidade prática, o que os tornam elementos úteis no controle da placa dentária, particularmente em associação com outros antissépticos.

 

 

7 / 1989

CÂNCER DA BOCA: ANÁLISE DESCRITIVA DA CASUÍSTICA DE 28 ANOS DO HOSPITAL A.C. CAMARGO

L.L. Dib*;D.S. Pinto*; E. Franco**; V. Lombardo**

* Hospital A.C. Camargo

** Instituto Ludwig

O presente estudo refere-se à avaliação de 4.527 casos de pacientes portadores de carcinoma espinocelular de boca atendidos no Hospital A.C. Camargo de 1953-1980. Este número apresenta 8.1% dos casos de todas as neoplasias malignas atendidas no Hospital no mesmo período.

Os principais resultados obtidos do ponto de vista de estatística descritiva são os seguintes:

-distribuição por sexo: masculino (85,8%), feminino (14,2%);

-distribuição por cor: branca (91,2%) , não branca (3,0%), amarela (0,8%);

-distribuição por faixa etária: 7.a década (26,9%), 6.a década (26,3%), 5.a década (18,4%);

-distribuição por região anatômica: lábio (40,7%); língua (20,8%); assoalho bucal (16,6%).

O prognóstico do câncer bucal está intimamente relacionado à extensão da lesão no momento do diagnóstico. O estadiamento dos casos, segundo o critério TNM, permite distribuir os casos em dois grandes grupos, o de lesões iniciais (E =T1N0M0) e o de lesões avançadas (E >T1N0M0). Dos casos estudados apenas 14,6% foram diagnosticados na fase inicial, sendo que os restantes (85,4%) foram diagnosticados em fases mais avançadas, o que torna evidente a necessidade de implementação de medidas que aumentem a ação do dentista e médico para a identificação de lesões bucais em fases mais precoces.

A sobrevida em 5 anos de pacientes portadores de CEC de boca em fase inicial foi de 84,3%, enquanto que a de pacientes em fase avançada foi de apenas 33,4%, o que caracteriza o pobre prognóstico do câncer bucal quando diagnosticado em fase avançada.

É preciso que as autoridades de Saúde e Faculdades de Medicina e Odontologia voltem as suas atenções para este problema que é grave por representar um sério ônus financeiro, cultural e social ao País.

 

 

 

8 / 1989

CÁRIES DENTÁRIAS E HIGIENIZAÇÃO BUCAL EM ESCOLARES DE DIFERENTES NÍVEIS SÓCIO-ECONÔMICO-CULTURAIS

L.F.C. Batista;A.Z.N. Bergamo; F.A.C. Sanches; BO. Souki; M.D. Souza Neto;P. Bignelli

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

A condição sócio-econômica-cultural da maioria da população brasileira faz com que os cuidados com a saúde bucal não sejam prioritários (Bellini et al., 1981 ), sendo o Brasil recordista mundial em cáries dentárias. Entretanto, percebe-se que mesmo as classes economicamente mais favorecidas são bastante afetadas por esta doença.

Assim, procurou-se estudar a experiência de cárie e tratamento odontológico, a higienização bucal e a condição sócio-econômica-cultural de 60 crianças (7-9 anos) de duas escolas de Ribeirão Preto, sendo a escola I pertencente à Rede Pública Estadual e a escola II Particular .

Verificou-se que os índices CPO-D/ceo-D são estatisticamente semelhantes nas classes sociais encontradas (critério ABA/ABIPEME). Entretanto a variável C (cariados) representou, em média, apenas 6,7% destes índices, nos indivíduos socialmente mais favorecidos (escola II) , enquanto que nos escolares mais pobres {escola I) o número de dentes cariados representou, em média, 77% destes índices.

As crianças da escola II, possivelmente, já receberam instruções a respeito de higienização bucal, pois quando a elas foi fornecido uma escova dental estas conseguiram uma maior redução da quantidade de placa (74%) do que as da escola I (57%). Entretanto, nos parece que as crianças da escola II não estão suficientemente motivadas para a higienização bucal rotineira, pois o número de superfícies com placa, ao chegarem na escola pela manhã, foi semelhante aos encontrados nos escolares mais pobres na mesma situação.

Estes dados confirmam as observações que mostram a alta incidência de cárie em nossa população, independente do "status" social.

 

 

9 / 1989

COLORAÇÃO DE BACTÉRIAS GRAM POSITIVAS E GRAM NEGATIVAS EM CORTES HISTOLÓGICOS 

N.J.. Moral; V.S. Ito; O.P. Almeida

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

Bactérias Gram positivas e Gram negativas foram injetadas intradermicamente em ratos, e após 12h o material foi coletado e fixado em formol à 10% e em Bouin por 24h. Após o processamento rotineiro para inclusão em parafina, os cortes histológicos de 5 µm foram: corados pela H.E.; pela técnica de Gram para tecidos, segundo Brown & Brenn ( 1931) e por modificações desta técnica por nós elaboradas. As bactérias Gram positivas ficaram fortemente coradas pelo cristal violeta, distinguindo-se facilmente dos tecidos adjacentes, sendo que as bactérias Gram negativas não foram coradas pela fucsina.

Os nossos resultados sugerem que a acetona, usada na técnica de Gram para tecidos, segundo Brown & Brenn descora as bactérias Gram negativas, impedindo a sua visualização.

 

 

 

10 / 1989

DETERMINAÇÃO DA DL50 DA SIALOTOXINA III E SUAS MANIFESTAÇÕES BIOLÓGICAS EM CAMUNDONGOS MACHOS E FÊMEAS

A.L.B. Longhini;M.C.F. Arruda Veiga;M.I.F. Polleto;J.L. José

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

As sialotoxinas I, II, III e IV isoladas de glândulas submandibulares de camundongos machos e caracterizados por cromatografia em Deae-Celulose por Pinheiro ( 1984) , são um complexo de substâncias de baixo peso molecular, contendo radicais aromáticos e carboidratos, que apresentam atividade tóxica quando injetadas em animais.

O presente trabalho teve por objetivo a determinação da DL50 da sialo III e a avaliação de suas manifestações biológicas em camundongos machos e fêmeas. Foram utilizados 180 camundongos, sendo 100 machos e 80 fêmeas os quais foram distribuídos em 2 grupos: GRUPO I -100 camundongos machos redistribuídos em subgrupos, de 10 cada que receberam sialo III nas concentrações de: 70, 80, 90, 100, 110, 120, 130, 140, 150, 160 µg/kg de peso, e Grupo II -80 camundongos fêmeas redistribuídos em subgrupos de 10 cada que receberam sialo III nas concentrações de: 10, 20, 30, 40, 50, 55, 60 µg/kg de peso. No grupo I, somente a concentração de 120 apresentou índice de mortalidade de 10% sendo que as doses subseqüentes apresentaram taxa de mortalidade de 50, 60, 80 e 100% respectivamente. Pela análise de probitos obtivemos uma DL50 = 155 + 3,9 µg/kg de peso. Quanto à análise das manifestações biológicas apresentadas pelos animais que receberam sialo III na concentração de 90 µg/kg notou-se reações de hiperexcitabilidade e apatia em 80% dos animais, festinação em 90% e hipotonia em 10%. As manifestações biológicas tornaram-se mais intensas à medida que se aumentava a concentração da sialo, sendo que a partir da concentração de 130 µg/kg os animais apresentaram: hiperexcitabilidade, apatia, festinação, piloereção, epistótono de cauda, convulsões, contratura e morte. No grupo II (fêmeas) a concentração de 30 µg/kg já apresentou índice de mortalidade de 20%, sendo que as doses subseqüentes apresentaram taxa de mortalidade de 50, 70, 80 e 100% respectivamente. Pela análise de probitos obtivemos uma DL50 = 42 + 2,52  µg/kg de peso, sendo dessa forma as fêmeas mais sensíveis à sialo III que os machos.

 

 

 

11 / 1989

 

DETERMINAÇÃO DE FASE ?2 EM AMÁLGAMAS COM ALTO TEOR DE COBRE DE PARTÍULAS TIPO LIMALHA

R. Y. Ballester; P. E. CapeI Cardoso; R. R. Braga

Faculdade de Odontologia -USP

A fase ?2 tem sido responsabilizada pelas propriedades indesejáveis dos amálgamas. Em 1963, com a introdução dos amálgamas ricos em cobre tornou-se possível a virtual eliminação da fase ?2após 7 dias resultando em restaurações com melhores propriedades mecânicas e maior resistência à corrosão, que se refletem em um melhor desempenho clínico.

Recentemente, novas marcas foram lançadas no mercado nacional, tendo como características o alto teor de cobre e baixo de prata, apresentadas na forma de simples limalhas. Quando avaliados clinicamente, estes materiais apresentavam desempenho inferior ao esperado. Responsabilizamos esse mau desempenho à possibilidade de existência de ?2 mesmo em presença de alto teor de cobre, devido ao lento resfriamento do lingote usado na fabricação da limalha, que permitiria a formação da fase ? (neta -CuSn) já no lingote.

Para testar esta hipótese, determinamos semiquantitativamente a fase ?2 usando o método de análise colorimétrica por espectrofotômetro, segundo a técnica desenvolvida por Kropp. Os corpos de prova foram preparados com uma liga tipo limalha convencional + eutético Ag-Cu (Dispersalloy) e três ricas em cobre e pobres em prata tipo limalha (Rezizt II, Novalloy e True Dentalloy II), segundo a especificação n.º 1 da ADA, tendo sido analisados após 1, 7, 14 e 28 dias.

Os resultados mostraram presença de fase ?2 nas amostras de ligas de alto teor de cobre tipo limalha.

Concluímos que os altos teores de Cu presentes numa limalha não são a garantia de que ela consiga eliminar virtualmente a fase ?2; existem ao que parece, outros fatores fundamentais dentro do processo de fabricação.

 

 

 

12 / 1989

EFEITOS DA CONSISTÊNCIA FÍSICA DOS ALIMENTOS SOBRE A CARTILAGEM CONDILAR DA CABEÇA DA MANDÍULA DE RATOS SUBMETIDOS A ALTERAÇÕES OCLUSAIS

S.M. Campos; M.N.M. Campos; F.R. Carvalho; M.A. Palucci

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

Os autores estudaram o efeito da manutenção de animais com dieta de rotina (ração) e com uma dieta pastosa na atividade remodeladora da cartilagem condilar de ratos submetidos a alterações oclusais.

Foram utilizados 44 ratos machos (Rattus norvegicus albinus) que foram divididos em três grupos experimentais: 1) grupo controle; 2) grupo com alteração oclusal provocada pela extração do 1º e 2º dentes molares superiores direitos aos 25 dias de vida; 3) grupo com alteração oclusal provocada pela extração do 1º, 2º e 3º dentes molares superiores direitos aos 40 dias de vida. Nos três grupos estudou-se a influência da consistência do alimento e os animais foram sacrificados aos 40, 60, 90 e 120 dias de vida, exceção do grupo 3, cujos animais foram sacrificados aos 60, 90 e 120 dias de vida. Usou-se a cartilagem condilar das articulações têmporo-mandibulares direita e esquerda.

Usando técnica morfométrica já estabelecida, foi feita a quantificação da área ocupada pela cartilagem condilar.

Os resultados obtidos permitiram admitir área maior para os animais que receberam a dieta de rotina, além de evidenciar também, área maior da cartilagem condilar para o lado esquerdo (não operado), o mais solicitado funcionalmente.

 

 

 

13 / 1989

EFEITOS DO FLUORETO DE SÓD1O NO METABOLISMO DO GLICOGÊNIO EM GLÂNDULAS SUBMANDIBULARES (GSM) DE RATOS

D.M. Ribeiro & J. Nicolau

Instituto de Química -USP

O uso indiscriminado do flúor na odontologia tem se constituído numa preocupação para os pesquisadores, visto surgirem casos de fluorose em regiões com baixo teor de flúor na água. Sabemos que o flúor é um inibidor da enolase, ativador da adenil ciclase, esta, um sistema enzimático importante na transdução de sinais para o interior da célula. Levando-se em consideração que a ativação da adenil ciclase, causa a formação do AMP cíclico, considerado o segundo mensageiro e responsável por uma série de respostas na célula, decidimos examinar o papel do flúor no metabolismo do glicogênio em glândulas submandibulares de ratos. Os resultados obtidos na presente investigação mostram que o flúor interfere no metabolismo do glicogênio, estimulando sua formação em animais alimentados e promovendo inicialmente uma mobilização do glicogênio para, posteriormente, favorecer o seu acúmulo nos animais submetidos ao jejum.

 

 

 

 

14 / 1989

EFICÁCIA DE ALGUNS APARELHOS GERADORES DE LUZ VISÍVEL NA POLIMERIZAÇÃO DE RESINAS COMPOSTAS: ESTUDO DA VARIAÇÃO DE VOLTAGEM E DE COR DA RESINA

D. Vinha; M. T. Coêlho; G.M. Campos

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

As resinas fotopolimerizáveis estão substituindo aquelas ativadas quimicamente de uma maneira muito rápida. E não é sem razão, já que somam acima de 10 vantagens sobre estas últimas. Mas ainda existem inúmeros problemas, que vão desde a formulação do compósito, passando pelos aparelhos de fotopolimerização e terminando na interferência do próprio profissional. No tocante aos aparelhos, um dos fatores mais importantes é a tensão da corrente elétrica. Neste trabalho estudou-se a efetividade de 5 aparelhos fotopolimerizadores de compósitos, em função das variações de voltagem e da cor de uma mesma resina composta. A resina usada foi a SILUX (3M) nas cores L e DY e os aparelhos foram o Fisiolux (DABI- ATLANTE), Primilite (DENTISPLY), RESILUX (3M), STARLIGHT (FUNK) e TRANSL YX (KULZER). Os testes de profundidade de polimerização foram feitos com corpos de prova de 3 mm x 3 mm x 6 mm, variando-se a voltagem de 5 em 5 volts, de 100 a 130 volts. Um microdurômetro VOLPERT foi empregado, resultando em dureza VICKERS. Todos os dados obtidos foram tratados estatisticamente concluindo-se: a) a resina de cor clara (L) mostrou-se mais profundamente polimerizada do que aquelas de cor escura (DY) ; b) os aparelhos E, A e D tiveram comporta- mentos semelhantes superiores a B; e todos eles, porém foram superados pelo aparelho C, que teve o melhor desempenho; c) a sobreposição das médias não permitiu inferir qual a melhor voltagem.

 

 

15 / 1989

ESTUDO CLÍNICO DAS ALTERAÇÕES DENTÁRIAS EM ESCOLARES DA CIDADE DE SÃO PAULO

F R.X. Silveira;S.S. Silva; E. G. Birman

Faculdade de Odontologia -USP

Objetivando um melhor conhecimento das alterações dentárias mais prevalentes em nosso meio, procuramos avaliá-las clinicamente quanto à estrutura, forma, tamanho e número.

Foram examinados 1.396 estudantes da cidade de São Paulo, de ambos os sexos, na faixa etária de 7 a 12 anos, por um único examinador, em cadeira odontológica, sob iluminação de refletor, com espelho e sonda exploratória dupla.

Com relação a defeitos estruturais, detectamos opacidades do esmalte, em diversos graus, em 16,69% da amostra. Destas, 7,74% foram observadas em estudantes do sexo masculino e 8,95% nos de sexo feminino.

Quanto à forma coronária, observamos geminação e fusão de coroas em 0,57% dos escolares, sendo 0,50% para o sexo masculino e 0,07% para o sexo feminino. No que respeita a tamanho, verificamos macrodontia em 5,87% da amostra, sendo 3,15% para o sexo masculino e 2,72% para o feminino. Microdontia foi observada em 2,29% da população estudada, com 1,43% de distribuição para o sexo masculino e 0,86% para o feminino.

Em termos de alteração no número de dentes, encontramos 0,57% de extranumerários, exclusivamente representados por "mesio-dens", dos quais, 0,50% ocorreram nos alunos de sexo masculino e 0,07% nos de sexo feminino.

Tendo em vista esses resultados, conclui-se serem os mesmos compatíveis com os dados da literatura internacional em relação a essas alterações, merecendo completá-los com estudos radiológicos, bem como, correlacionar a etiopatogenia com dados de antecedentes familiares ou história pregressa.

 

 

 

16 / 1989

ESTUDO DA EXCURSÃO CONDILAR NA DISFUNÇÃO DOLOROSA DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

J.B.D. Lemos & I. Chilvarquer

Faculdade de Odontologia --USP

Para a avaliação completa de um paciente portador de disfunção dolorosa da articulação temporomandibular, faz-se necessária a análise radiográfica da região em questão.

Para um estudo mais detalhado, não só o formato e as possíveis alterações dos elementos articulares devem ser considerados, mas igualmente a sua função, e sua relação com o quadro clínico apresentado.

Seguindo esse princípio, foi idealizado um método prático para a mensuração linear da excursão condilar, aplicado a seguir, em 106 pacientes do ambulatório da disciplina de Traumatologia Maxilo-Facial da FOUSP, todos portadores de disfunção dolorosa da articulação temporomandibular. Após o exame radiográfico transfacial dos mesmos, os valores das excursões condilares foram comparados com os itens dor, vertigem, zumbido e/ou pressão. Após análise estatística dos resultados, foi encontrada maior incidência de excursões amplas, em pacientes portadores dos sintomas supra citados.

Quanto à diferença das excursões entre os lados direito e esquerdo, tal fato não pareceu influir no quadro apresentado pelo paciente.

 

 

 

17 / 1989

ESTUDO DAS CÉLULAS DE LANGERHANS EM LESÕES DERMATOLÓGICAS DA MUCOSA BUCAL

M.M.M. Jaeger; R.G. Jaeger; N.S. Araújo; V. C. Araújo

Faculdade de Odontologia -USP

Células de Langerhans são células pertencentes ao recentemente descrito sistema de células apresentadoras de antígeno, de importante papel na resposta imunológica do indivíduo. Fazem parte deste grupo as células dendríticas do baço, linfonodos e placas de Peyers do camundongo; as células foliculares dendríticas e as interdigitantes, respectivamente das regiões B e T dos linfonodos; células endoteliais e macrófagos.

O precursor intermediário da célula de Langerhans parece ser uma célula indeterminada (tipo III alfa dendrítica) da epiderme parabasal, que após entrar em contato com o epitélio queratinizado, passa a apresentar grânulos de Birbeck. Depois disso, elas passam a ter localização basal (tipo II), podendo aparecer também no terço médio do epitélio (tipo I), onde apresentam maior número de grânulos de Birbeck.

Acredita-se que a célula de Langerhans seja responsável pela vigilância imunológica do epitélio pavimentoso estratificado. Devido a sua ação imunológica tivemos o interesse de estudar a presença das células de Langerhans em diferentes lesões dermatológicas da mucosa bucal. Para tanto foram selecionados casos de liquen plano, pênfigo vulgar e penfigóide benigno de mucosa, pertencentes aos arquivos do Serviço de Patologia Cirúrgica da Disciplina de Patologia Bucal da FOUSP.

O material foi submetido ao estudo imunoenzimático, através da técnica da peroxidase-antiperoxidase (PAP) para a evidenciação das células de Langerhans a partir do uso de anticorpos monoclonais antiproteína S-1 00 no epitélio pavimentoso estratificado.

O estudo demonstrou a presença destes elementos em diferentes regiões do epitélio em quantidades variáveis de lesão para lesão.

No liquen plano bucal, as células predominaram no terço médio e região basal do epitélio, em especial nas áreas onde a lâmina própria apresentava infiltrado inflamatório. A distribuição celular nas lesões de pênfigo vulgar e penfigóide benigno de mucosa foi semelhante à encontrada no epitélio normal.

 

 

 

18 / 1989

ESTUDO DOS LINFOMAS T DE BOCA

D.S. Pinto Júnior; M. F.S. Pinto; N.S. Araújo; V.. C. Araújo

Faculdade de Odontologia --USP

O estudo da histologia e patofisiologia das respostas imunes do tecido linfóide, e o crescente conhecimento da biologia linfocitária, levaram ao conceito de que os linfomas malignos representam a contraparte neoplásica de reações imunes que usualmente se instalam após a estimulação antigênica.

No sistema lintocitário B, os quadros morfológicos relativamente distintos permitem a formulação de esquemas de classificação aceitáveis para os linfomas malignos de origem B. Quanto aos linfomas malignos de origem T, os maiores problemas advém da extrema diversividade de aspectos histológicos destes neoplasmas. Além disso, o clone celular neoplásico não é freqüentemente monomórfico, e pode incluir células em diferentes estágios de diferenciação ou ativação.

Dada a raridade deste tipo de linfoma maligno nos sítios extranodais, principalmente na cavidade bucal, e dada a escassez da literatura sobre este neoplasma, foram selecionados para este estudo, 16 casos diagnosticados como linfomas malignos, dos arquivos do Serviço de Patologia Cirúrgica, da Disciplina de Patologia Bucal do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, na tentativa de se individualizar este tipo tumoral em particular .

Todos os casos foram, submetidos a reação de Peroxidase-anti-peroxidase (PAP) e submetidos ao anticorpo anticélulas T (PAN T) para a marcação desta população celular, de acordo com os procedimentos preconizados para esta técnica.

Dos 16 casos estudados, 3 (18, 7%) se mostraram positivos, demonstrando a raridade deste tipo de lesão, principalmente quando relacionadas à cavidade bucal.

Os casos foram então reclassificados de acordo com a proposta mais atual de classificação deste tipo de neoplasma.

Pesquisa subsidiada pela FAPESP -Proc. n.º 87/0236-3.

 

 

19 / 1989

ESTUDO ELETROMIOGRÁFICO DO MÚSCULO MASSETER ANALISANDO AS REGIÕES SUPERIOR, MÉDIA E INFERIOR EM MOVIMENTOS MANDIBULARES

S.P. Barros & M. Vitti

 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

O músculo masseter tem sido motivo de muitas investigações eletromiográficas, sobretudo em movimentos mandibulares, e sempre abordado como um todo. O propósito deste trabalho é analisar eletromiograficamente a atividade do músculo masseter, dividindo-o em regiões superior, média e inferior e verificar a participação de cada uma delas na execução de movimentos mandibulares, em voluntários portadores de oclusão clinicamente normal.

Foram estudados 10 pacientes adultos jovens de ambos os sexos. Um par de eletrodos de superfície tipo Beckman foi posicionado sobre cada região muscular e os indivíduos se mantiveram sentados com a cabeça orientada segundo o plano horizontal de Frankfort.

Nos movimentos de abertura, lateralidade direita, retrocesso da propulsão, retrocesso da posição normal, deglutição de saliva e água o músculo masseter apresentou-se inativo.

A participação do músculo masseter se fez mais ativa nos movimentos de protusão livre, protusão com contacto oclusal e protusão contra resistência, mastigação incisiva, mastigação molar direita, mastigação molar esquerda e oclusão cêntrica forçada, onde as regiões média e inferior tiveram maior grau de atividade.

Concluímos, portanto, que o músculo masseter não trabalha como um todo, apresentando diferentes graus de contração em cada uma de suas regiões, conforme o movimento mandibular executado, e sua maior participação se faz nos movimentos mastigatórios.

 

 

20/ 1989

 

ESTUDO IMUNOENZIMÁTICO DOS PAPILOMAS DE BOCA

 

P.F.M. Barroso; F.D. Nunes; N.S. Araújo; V.C. Araújo

 

Faculdade de Odontologia -USP

O vírus do papiloma humano (HPV) está associado a inúmeras lesões da mucosa bucal e da pele. Dentre elas podemos citar o condiloma acuminatum, a verruga vulgar, a hiperplasia dérmica focal e o papiloma bucal.

A presença do HPV no papiloma bucal é uma possibilidade admitida pela semelhança clínica e histológica com a verruga vulgar, entidade reconhecidamente causada por esse agente.

O objetivo deste estudo foi avaliar a presença do vírus em 35 papilomas da mucosa bucal, através da possibilidade obtida por reação imunoenzimática com anticorpo anti-HPV do Tipo I.

Obtivemos positividade em 9 (27%) casos, sendo que não pudemos correlacionar esses achados com qualquer dado clínico e histológico. A replicação do DNA é extracromossomal e confinada no terço inferior do epitélio, enquanto as partículas do vírus maturo com propriedades antigênicas, primariamente aparecem no núcleo das células do estrato granuloso e estrato córneo.

As células infectadas mostram vacuolização citoplasmática com halo perinuclear e alterações nucleares. Em alguns casos os antígenos virais não são detectados, possivelmente porque a proteína viral produzida estaria em quantidades insuficientes para detecção pela imunohistoquímica, já que as partículas virais estariam em diferentes graus de replicação.

 

 

21 / 1989

 

ESTUDO IMUNOHISTOQUÍMlCO DE MACRÓFAGOS INFLAMATÓRIOS

 

Y.R. Carvalho; R.G. Jaeger; N.S. Araújo; V.C. Araújo

 

Faculdade de Odontologia -USP

 

A caracterização do macrófago inflamatório e sua diferenciação do histiócito do tecido, é de grande interesse em patologia, quer com finalidade de pesquisa ou de diagnóstico.

Com este objetivo estudamos marcadores imunohistoquímicos para macrófagos inflamatórios, pela técnica da peroxidase-anti-peroxidase (PAP) sobre a camada única de células obtida pela implantação de lamínula de vidro no tecido subcutâneo de camundongos.

40 lamínulas foram implantadas, retiradas após 7 dias e separadas em 4 grupos, submetidos aos seguintes tratamentos:

1 -fixação em formol tamponado;

2 -fixação em "Carnoy";

3 -imersão em saponina (0, 1% em PBS) por 1 minuto e fixação em formol tamponado e

4 -imersão em saponina (0, 1% em PBS) por 1 minuto e fixação em "Carnoy".

Após fixação todas as lamínulas foram processadas de acordo com a técnica de PAP. Utilizamos anticorpos mono e policlonais para a detecção de "LCA", "Lisozima", "Alfa 1 antiquimiotripsina" e "Fator VIII RAG". Um controle em HE foi mantido para cada grupo.

As reações para todos os antígenos estudados foram positivas, tendo sido as marcações para "LCA" e "Lisozima" as mais intensas. A utilização da saponina, seguida pela fixação em formol, apresentou os melhores resultados, em todos os antígenos estudados.

 

 

 

22 / 1989

ESTUDO MORFOLÓGICO E ESTEREOLÓGICO DAS ALTERAÇÕES PRESENTES NO EPITÉLIO DA MUCOSA PALATINA DE FETOS DE RATO SUBMETIDOS À HIPERVITAMINOSE A

 

J.R.V. Costa;R.A. Lopes;M.A. Sala;G.M. Campos;L.C. Pardini;M.G.D. Contrera

 

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

 

Tendo em vista que a vitamina A é indispensável para o crescimento fetal normal e o desenvolvimento em muitas espécies animais, estar envolvida no controle do crescimento e desenvolvimento da célula epitelial normal, ser teratogênica e induzir o aparecimento de fendas palatinas quando administrada em excesso; o presente trabalho foi planejado com a finalidade de estudar os efeitos da hipervitaminose A no epitélio da mucosa palatina de fetos de ratos, cujas mães receberam diversas dosagens da droga. Foram utilizados fetos de ratas que receberam intraperitonealmente 30.000, 40.000, 50.000, 70.000, 100.000 e 150.000 UI de Arovit. No 21º dia de prenhez, os fetos foram colhidos, fixados em alfac, incluídos em parafina e as cabeças cortadas semi-seriadamente. Além do exame histopatológico, foram feitas mensurações empregando-se técnicas morfométricas e estereológicas adequadas. Os resultados obtidos neste trabalho sugerem que o excesso de vitamina A atua na embriogênese, causando modificações no desenvolvimento, com o nascimento de fetos de menor peso e malformados. Nossos resultados, confrontados com os da literatura, sugerem que a vitamina A atua diretamente nos órgãos fetais, atrasando o seu desenvolvimento e diferenciação. Sugerem, ainda, que as diferentes regiões do palato respondem com intensidade diferente frente às diversas dosagens de vitamina A; como também, respondem de modo diverso em cada camada epitelial. Ainda mais, que o emprego de diferentes dosagens progressivas de vitamina A não significa encontrar alterações microscópicas diferenciadas e cada vez mais graves. Essas dosagens diferentes e crescentes de vitamina A só aumentam a intensidade e diversificação das malformações anatômicas macroscópicas.

 

 

23 / 1989

ESTUDO MORFOLÓGICO E ESTEREOLÓGICO DAS ALTERAÇÕES PRESENTES NO EPITÉLIO DA MUCOSA PALATINA DE FETOS DE RATO SUBMETIDOS À HIPERVITAMINOSE A

 

J.R.V. Costa;R.A. Lopes;M.A. Sala;G.M. Campos;L.C. Pardini;M.G.D. Contrera

 

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

 

Tendo em vista que a vitamina A é indispensável para o crescimento fetal normal e o desenvolvimento em muitas espécies animais, estar envolvida no controle do crescimento e desenvolvimento da célula epitelial normal, ser teratogênica e induzir o aparecimento de fendas palatinas quando administrada em excesso; o presente trabalho foi planejado com a finalidade de estudar os efeitos da hipervitaminose A no epitélio da mucosa palatina de fetos de ratos, cujas mães receberam diversas dosagens da droga. Foram utilizados fetos de ratas que receberam intraperitonealmente 30.000, 40.000, 50.000, 70.000, 100.000 e 150.000 UI de Arovit. No 21º dia de prenhez, os fetos foram colhidos, fixados em alfac, incluídos em parafina e as cabeças cortadas semi-seriadamente. Além do exame histopatológico, foram feitas mensurações empregando-se técnicas morfométricas e estereológicas adequadas. Os resultados obtidos neste trabalho sugerem que o excesso de vitamina A atua na embriogênese, causando modificações no desenvolvimento, com o nascimento de fetos de menor peso e malformados. Nossos resultados, confrontados com os da literatura, sugerem que a vitamina A atua diretamente nos órgãos fetais, atrasando o seu desenvolvimento e diferenciação. Sugerem, ainda, que as diferentes regiões do palato respondem com intensidade diferente frente às diversas dosagens de vitamina A; como também, respondem de modo diverso em cada camada epitelial. Ainda mais, que o emprego de diferentes dosagens progressivas de vitamina A não significa encontrar alterações microscópicas diferenciadas e cada vez mais graves. Essas dosagens diferentes e crescentes de vitamina A só aumentam a intensidade e diversificação das malformações anatômicas macroscópicas.

 

 

 

24/ 1989

 

FIXAÇÃO DE PRÓTESE ADESIVA POR MEIO DE ADESIVO DE LIGAÇÃO QUÍMICA (PANAVIA EX) -AVALIAÇÃO CLÍNICA

L.E. Rodrigues Filho;J.F.F. Santos; A. Muench

Faculdade de Odontologia -USP

A fixação das aletas metálicas das próteses adesivas nos dentes suportes tem sido executada por meios retentivos mecânicos macroscópicos ( Rochette, Virginia, etc.) ou microscópicos (ataque eletrolítico da estrutura metálica; Maryland). Qualquer que seja o método escolhido sempre haverá a etapa laboratorial envolvida no preparo da peça e a possibilidade de erros inerentes a qualquer trabalho protético, e pela fase a mais necessária para a execução da prótese.

Recentemente, foi oferecida a possibilidade de fixação das peças por meio de um cimento adesivo que se une quimicamente (segundo seu fabricante) à estrutura metálica constituída de uma liga de NiCr.

No Centro de Pesquisas a Clínicas do Departamento de Materiais Dentários da FOUSP, iniciamos a cerca de 18 (dezoito) meses o uso de Panavia Ex (Kuraray Co. Ltd.) para a colagem de peças confeccionadas em ligas de Ni/Cr (Bio- Bond da Caulk.Dentsply e Resistal da Degussa), sem praticar qualquer tipo de retenção mecânica nas mesmas. Os procedimentos clínicos de fixação são os mesmos usados nas condutas rotineiras: isolamento absoluto, profilaxia dos dentes suporte, condicionamento ácido dos mesmos, e colagem propriamente dita. O preparo da estrutura metálica se resume em limpeza rigorosa da mesma, o que é feito por meio de jato de areia e pasta de pedra-pomes em água aplicada por meio de escovas de Robinson.

Todos os casos executados pela equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisas Clínicas estão se mantendo inalterados, embora tais resultados necessitem tempos mais prolongados de observação.

Pesquisa apoiada pela FAPESP -Processo n.o 87/0519-0.

 

 

25 / 1989

FLUORETAÇÃO DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO E ÍON FLÚOR NO SANGUE MATERNO E CORDÃO UMBILICAL

C.A.B. Sanches & J.A. Cury

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

A manutenção de íon flúor constante nos líquidos do organismo é função da ingestão contínua e do estado de equilíbrio com o osso renovável. Essa concentração de íon flúor circulante durante a gestação é de fundamental importância com relação à segurança do feto. Assim o objetivo deste trabalho foi avaliar a concentração de íon flúor no sangue materno e no cordão umbilical de habitantes de região com ou sem água fluoretada.

Foi analisado o sangue materno e do cordão umbilical de 52 parturientes de Piracicaba, SP, (0,8 ppmF H2O) e de 10 de Capivari, SP, (< 0, 1 ppmF H2O). A análise de íon flúor foi feita utilizando-se eletrodo específico Orion 94-09 e potenciômetro digital Orion 701 A.

As concentrações médias de íon flúor (ng/ml) no sangue materno e no cordão umbilical foram de 29,7 (12,3) e 19,9 (10,8) para Piracicaba e de 3,4 (2,1) e 6,4 (5,8) para Capivari.

Concluiu-se que a concentração de íon flúor no sangue materno e no cordão umbilical foi função da concentração de flúor na água de abastecimento público, mas que está dentro dos parâmetros aceitáveis em relação ao risco de fluorose dental.

 

 

 

26/ 1989

 

HIPERVITAMINOSE A EXPERIMENTAL NO RATO - ALTERAÇÕES NO EPITÉLIO DO ESÔFAGO

J.A.G.P. Oliveira; C.R. Silva-Netto; G.M. Campos; M.A. Sala; R.A. Lopes

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

A administração de altas doses de vitamina A, no rato, induz um aumento na espessura do epitélio da mucosa alveolar lingual e da papila gengival, com redução da camada corneificada e aumento da camada granular. Tendo em vista tais fatos, objetivou-se analisar os efeitos da hipervitaminose A sobre o epitélio do esôfago. Foram utilizados ratos machos Wistar com peso corporal em torno de 100 g, divididos em 2 grupos: Grupo I (Hipervitaminose A): animais que receberam injeções intraperitoneais de 150 UI de Arovit (Palmitato de vitamina A Roche), por grama/pc durante 10 dias; Grupo II (controle): animais que receberam injeções intra-peritoneais diárias de solução salina, durante 10 dias. No 11º dia, os animais foram sacrificados por inalação do éter sulfúrico; o esôfago era dissecado, deixado fixar por 24 horas e após dividido em 3 porções {superior, média e inferior), incluído em parafina, seccionado e corado em HE. Histologicamente, o epitélio do esôfago evidenciou um aumento de espessura nos animais tratados, caracterizando um quadro de hiperplasia e hipertrofia. Nas camadas basal e espinhosa as células apresentaram núcleo mais volumoso e grande quantidade de grânulos de cerato-hialina. Esses grânulos eram mais numerosos e maiores na camada granulosa.

 

 

27 / 1989

ÍNDICES DE S. MUTANS E LACTOBACILLUS EM ESCOLARES DE PIRACICABA. ESTUDO LONGITUDINAL

J.F. Höfling; J.A Cury; B.H.W. Moreira; C.F.Peters, A.C, Usberti

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

O objetivo deste é apresentar os dados obtidos da pesquisa microbiológica, relacionada com a atividade cariogênica na região de Piracicaba, juntamente com outras pesquisas de fatores salivares e dietéticos que foram realizados em outras áreas, concomitantemente com o efeito de medidas preventivas no desenvolvimento desta doença. A saliva foi coletada a cada 6 meses, para análise de S. mutans e Lactobacillus, levando-se em conta uma série de procedimentos de pesquisas realizados paralelamente, como a análise bioquímica; coleta de placa; exame radiográfico; a aplicação de selante e flúor. A coleta de dados iniciou-se em março de 1986, repetindo-se a cada 6 meses, finalizando em 1988. A saliva foi coletada após a estimulação pela mastigação de 1,5 g de goma base pré-aquecida e tempo determinado. As amostras foram mantidas em banho de gelo, sendo levadas ao laboratório da Faculdade no prazo de 1-2 h, após coleta, para a análise microbiológica segundo Klock & Krasse em 1977. De modo geral, os resultados obtidos em nossos estudos, mostram primeiramente que: a) esses dados não podem ser considerados em termos absolutos, havendo necessidade de serem associados a outros fatores, b) os índices de S. mutans e Lactobacillus obtidos e apresentados nessa comunicação, mostram que possuem um valor limitado, c) os nossos dados em consonância com estudos anteriores relatados na bibliografia, mostram que quando a colonização por estreptococos se estabelece, é muito difícil se obter uma redução considerável desses microrganismos e levando-se em conta que os objetivos desses tipos de estudos, baseiam-se fundamentalmente na aplicação e desenvolvimento de programas de higiene oral, parece óbvio a necessidade de se levar a efeito programas mais intensivos em curtos intervalos de tempo e d) na discussão da análise e consideração dos resultados de um trabalho dessa natureza, é impossível ignorar a influência de fatores que extrapolam o tratamento microbiológico, propriamente dito.

 

 

 

28 / 1989

INFLUÊNCIA DE ANTIÁCIDO NA FARMACOCINÉTICA DO FLÚOR APÓS APLICAÇÃO TÓPICA DE GEL

P. L. Rosalen & J.A. Cury

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

A segurança durante a aplicação tópica de flúor em gel tem sido ressaltada tendo em vista a alta concentração de íon flúor (12.300 ppm ou 1,23%) nos produtos comerciais. Contudo, as medidas de segurança restringem-se apenas às recomendações e procedimentos clínicos para diminuir a ingestão de flúor sem se preocuparem com a farmacocinética do flúor. Assim, o presente trabalho visa avaliar o efeito de antiácido, como medida para diminuir a quantidade de flúor absorvido durante a aplicação tópica de gel, uma vez que a literatura menciona o alumínio como um eficiente inibidor da absorção sistêmica de flúor .

Na execução do experimento clínico (duplamente cego) trabalhou-se com 10 voluntários adultos, os quais receberam aplicação tópica de flúor em gel (2,5 mgF/Kg) (Fluoride GelR -Kerr, 1,1% F) utilizando-se procedimentos clínicos de rotina. Em cada voluntário foram feitas 2 aplicações: uma precedida da mastigação de comprimido de hidróxido de alumínio (PepsmarR) e outra de placebo. A análise de fluoreto no sangue (soro) coletado a intervalos de 15, 30, 45, 60, 120 e 180 min. após a aplicação tópica, foi feita por potenciometria de íon flúor, bem como o flúor excretado na urina de 24 h antes e após sua aplicação.

A quantidade média de íon flúor ingerido foi de 32, 74 e 36,26 mg para respectivamente os grupos Placebo e Tratado. Os resultados médios obtidos de absorção de flúor (ngF /ml ) no sangue dos voluntários que receberam o antiácido foram menores do que no placebo. A quantidade média de íon flúor excretado pelos voluntários em urina de 24 h foi: voluntários que receberam placebo =7 ,63 mg/24 h (18,2%) e voluntários tratados =2,95 mg/24 h (6,5%).

Pode-se concluir, dentro das condições de realização do experimento clínico, que as análises das curvas de absorção e da porcentagem de íon flúor excretado mostraram que o uso do antiácido aumentou a segurança da aplicação tópica de flúor em gel. Em acréscimo, os 10 voluntários que ingeriram previamente o antiácido não descreveram nenhuma sintomatologia de toxicidade aguda, ao contrário de 5 dos 10 que ingeriram o placebo, os quais relataram mal-estar, ânsia, azia e dor de cabeça. FAP (314/88).

 

 

29 / 1989

INFLUÊNCIA DE ÍONS METÁLICOS SOBRE A ATIVIDADE IN VITRO DA GLICOSILTRANSFERASE ISOLADA DE PLACA DENTÁRIA

C.E. Pinheiro; M.I. F. Poletto;M.C.P. Figueiredo;M.L.A.B. Negrato

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

O controle químico da placa dentária vem se tornando um importante método de prevenção da cárie e de doenças periodontais. A formação e o desenvolvimento da placa dentária são dependentes da atividade microbiana oral e de reações extracelulares, envolvendo interações iônicas e moleculares. A glicosiltransferase é um dos fatores extracelulares implicados na formação da placa dentária. Os polissacarídeos extracelulares insolúveis, sintetizados pela glicosiltransferase, contribuem grandemente na aderência dos microrganismos à superfície do esmalte como também na formação de aglomerados bacterianos, facilitando o acúmulo de placa.

Portanto, a inibição da glicosiltransferase representa um meio químico de se controlar a formação de placa. A enzima foi preparada a partir de placa recém-coletada por fracionamento com etanol. A atividade hidrolítica e a de síntese de polissacarídeos insolúveis foram determinados, respectivamente, pelos açúcares redutores e pela dosagem de carboidratos totais. Os resultados obtidos demonstram que os cátions metálicos apresentam diferenças entre si quanto ao poder inibitório, sendo dispostos na sequência decrescente de potência; a) atividade hidrolítica: Cd, Zn, Cu, Ni, Al, Fe e b) síntese de polissacarídeos: Zn, Cd, Ni, Cu, Al, Fe.

 

 

30/ 1989

 

INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO CONVENCIONAL SOBRE O POTENCIAL CARIOGÊNICO DE PACIENTES ODONTOPEDIÁTRICOS

 

R.D. Assis; B.Q Souki; E.M. Guimarães; M.L.A. Massara; M.G.B. Ribas; G.R. Meio

 

Faculdade de Odontologia -UFMG

 

SOUKI et al., 1988 demonstraram que o tratamento odontológico convencional, como é oferecido pela clínica de odontopediatria da FOUFMG não tem colaborado na redução do potencial acidogênico de seus pacientes.

Preocupados com este problema os autores procuraram avaliar a influência do tratamento odontológico sobre as taxas de S. mutans dos pacientes odontopediátricos desta faculdade.

Amostras de saliva de 61 crianças (4-11 anos) foram inoculadas em placas de Petri contendo ágar MSB, pelo método da espátula ( KOHLER e BRATTHALL, 1979). As placas foram incubadas por 72 horas, a 37ºC, em microaerofilia.

Os dados foram analisados, considerando-se que 30 crianças (Grupo I) estavam recebendo atenção odontológica nesta faculdade pela primeira vez, e o restante (Grupo II) recebia tratamento há pelo menos 1 semestre. Baseando- se nas taxas salivares de S. mutans, dividiu-se as crianças em 3 níveis de risco (KAASSE,1986).

Os resultados encontrados foram:

 

 

Níveis de Risco

Grupo

I

II

BAIXO

MÉDIO

ALTO

11

10

09

12

13

06

 

 

Verificou-se que os pacientes do Grupo I apresentaram taxas de S. mutans estatisticamente semelhantes às encontradas naqueles do grupo II.

Conclui-se que o tratamento odontológico convencional deve ser revisto, pois não tem conseguido resolver de forma racional e efetiva o problema "cárie dentária", à medida que o potencial cariogênico de seus pacientes pouco tem sido modificado.

 

 

31 / 1989

LESÕES DA MUCOSA ORAL EM IDOSOS INTERNADOS EM PIRACICABA, SÃO PAULO

J. Jorge Junior; L. Bozzo; O.P. Almeida; M.R. Vizioli

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

Há mais de duas décadas têm sido realizados estudos epidemiológicos de lesões bucais em idosos, nos países europeus e na América do Norte. Em nosso País estes estudos têm sido limitados em número e divulgação. O propósito principal deste estudo foi determinar a prevalência de lesões da mucosa oral em idosos internados no Asilo "Lar dos Velhinhos", de Piracicaba -SP. Foram entrevistados e examinados 270 idosos de um total de 350 moradores da Instituição (77%). Cerca de 62% dos idosos examinados apresentavam alterações da mucosa oral. 117 indivíduos usavam prótese total superior, sendo que destes, 46% apresentavam estomatite por uso de dentadura. Das condições não relacionadas com o uso de dentadura, as mais prevalentes foram: hiposalivação (3,7%), hemangiomas (3,3%) e leucoplasias (3,0%). Destaca-se a ocorrência de três casos de carcinoma. As condições de higiene e saúde bucal, e a alta prevalência de estomatite por dentadura fazem recomendável que orientações de higiene e cuidados bucais sejam difundidos e mantidos, principalmente por meio do corpo de enfermeiras e auxiliares que lidam direta e continuamente com os idosos nas Instituições de Assistência. A alta prevalência de lesões bucais particularmente de leucoplasias e carcinomas, indicam que idosos devam ser examinados regularmente por um dentista.

 

 

 

32/ 1989

 

METABOLISMO DO FLÚOR EM RATAS PRENHES

 

M.A. Saavedra Franco & J.A. Cury

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

A manutenção do estado aparente de equilíbrio do íon flúor no sangue depende da ingestão contínua e da sua concentração no osso renovável. Tendo em vista que durante a prenhez ocorrem modificações fisiológicas que podem alterar o metabolismo ósseo, o objetivo deste trabalho foi estudar o que isto afetaria o metabolismo do flúor.

Foram utilizadas 84 ratas de 5 meses de idade divididas em 4 grupos: Grupo I -animais não prenhes e que não ingeriram flúor, sendo sacrificadas antes e no tempo final correspondente a uma prenhez; Grupo II -animais não prenhes e que ingeriram água fluoretada (durante o período de uma prenhez; Grupo III -animais que começaram a ingerir água fluoretada (25,0 ppmF ) quando da fecundação e Grupo IV constituído de animais que ingeriram água com 25,0 ppmF , antes ( 14 dias) e durante a prenhez. Os animais foram sacrificados de tempos em tempos e o íon flúor foi analisado no plasma, osso total (fêmur) e dente total (incisivo).

Os resultados mostraram que a concentração de flúor no sangue não atingiu um estado aparente de equilíbrio nos animais prenhes sendo maior nos animais do grupo IV. As análises no osso e dente corresponderam simetricamente ao que ocorreu no sangue.

Concluiu-se que a prenhez modifica o metabolismo do flúor no organismo o que pode ser importante do ponto de vista de segurança.

 

 

33 / 1989

MÉTODO DE DESPERTAR A MEMÓRIA POR MEIO DO "GIBI ENDODÔNTICO"

J.D. Pécora;L.P. Vansan;R.N. Savioli;R.G. Silva;P.C. Saquy;A.M. Cruz Filho; M.D. Souza Neto; W.F. Costa; F.R.O. Domingues

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto-USP; UNAERP; Araras

O objetivo do presente trabalho é mostrar um método didático desenvolvido pela disciplina de Endodontia das Faculdades de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, da Universidade de Ribeirão Preto e da Fundação "Hermínio Ometto" de Araras.

A atrofia da memória é o traço predominante na educação e na cultura dos meados e final do século XX. A maioria dos alunos não consegue mais citar uma passagem clássica ou bíblica, como também não consegue gravar na memória um texto didático.

A relação do leitor com o texto deve ser complementar e criativa. O leitor deverá ir ao texto e para isso o texto não deve ser complicado e nem ser decifrado somente por pessoas altamente especializadas.

Neste trabalho, procurou-se colocar frases curtas para que o aluno possa decompô-la facilmente. Aboliu-se os períodos longos porque para decompô-los faz-se necessário um bom conhecimento gramatical, o que muitos alunos não têm.

As Figuras foram colocadas, bem como os personagens, para facilitar a memória associativa. Assim, por exemplo, quando se solicita do aluno explicar como deve ser a consistência ideal de um material obturador de canais radiculares, ele se lembrará mais rápido das figuras do que do texto e, desse modo, o aluno poderá transformar as figuras em texto.

Foi realizada uma avaliação do trabalho por meio de um questionário respondido por alunos de graduação das citadas Faculdades e por profissionais ligados à educação, foram obtidos os seguintes resultados:

96,46% gostou do texto;

100% considera a leitura agradável ;

96,46% considera a mensagem possível de entendimento;

100% acha que o conjunto todo do trabalho, texto e figuras, forma um conjunto didático;

92,86% considera que o objetivo do presente trabalho foi alcançado.

 

 

 

34 / 1989

NÍVEIS DE CÁLCIO E FÓSFORO NA SALIVA HUMANA MISTA, EM INDIVÍDUOS JOVENS -SECREÇÃO EXPONTÂNEA

C.R. Silva-Netto & S.O. Petenusci

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

As pesquisas, em relação às concentrações de eletrólitos da saliva humana mista, em particular sódio, potássio e magnésio, tiveram um grande avanço a partir do século XX. Foram realizados estudos das concentrações desses elementos minerais em relação a estados mórbidos do homem, ao fluxo salivar, à dieta alimentar, à ingestão de drogas, ao sexo e à idade. Considerando os achados da.literatura, nos propusemos verificar as concentrações dos íons cálcio e fósforo na saliva humana mista de indivíduos de ambos os sexos, na faixa etária de 19 anos. A coleta de saliva foi realizada por um período de 5 minutos, sem nenhum estímulo, em alunos dos Cursos de Farmácia e de Odontologia, em temperatura ambiente em torno de 25ºC, por volta das 15h30. Antes do início da coleta foi verificado: higiene, presença de dentes cariados ou com cimento provisório, uso de aparelho ortodôntico, afta ou outra lesão, o uso de chicletes ou bala, sendo que os alunos que estavam sob tratamento médico, não foram incluídos neste estudo. Os resultados obtidos foram: 1) grupo masculino (n = 36}, volume = 2,0 + 0,3 ml, cálcio = 0,90 + 0,01 mg/ml e fósforo = 8,37 + 0,52 mg/ml) ; 2) grupo feminino (n = 55) , volume = 1 ,6 + 0,2 ml, cálcio = 0,87 + 0,08 mg/ml e fósforo = 6,07 + 0,29*mg/ml. A análise dos resultados demonstrou haver diferença significante (P <0,05) para o volume e a concentração de íon fósforo. Em vista da não alteração do íon cálcio, é de supor que a excreção salivar da amostra considerada tenha sido em forma de fosfato de sódio, em vista do aumento significativo da excreção de sódio.

 

 

35 / 1989

PARTICIPAÇÃO DOS NEUTRÓFILOS NA PARACOCCIDIOIDOMICOSE

P.D. Novaes; O.P. Almeida; L. Bozzo; M. R. Vizioli

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

A Paracoccidioidomicose é uma micose profunda caracterizada por reação granulomatosa crônica, com áreas de supuração. Os macrófagos e o sistema imunológico são fatores importantes para neutralizar a proliferação e disseminação do fungo. Em pacientes imunosuprimidos, estes fatores estão parcialmente bloqueados, e a participação de mecanismos inflamatórios não imunológicos torna-se mais relevante. Dois pacientes com lesão pulmonar estavam sendo tratados com corticosteróide sistêmico, quando apresentaram manifestação bucal de Paracoccidipidomicose. Parte do material coletado foi processado para observações em microscopia eletrônica de transmissão. As células epiteliais apresentavam-se bastante alteradas, com inúmeros vacúolos e tonofilamentos agrupados no conjuntivo adjacente. Os fungos observados em macrófagos e células gigantes apresentavam-se morfologicamente íntegros. As células inflamatórias predominantes eram os neutrófilos, que continham inúmeros vacúolos contendo Paracoccidioides brasiliensis em vários graus de destruição. Frequentemente, 2-3 neutrófilos estavam justapostos, envolvendo o fungo, com aspecto semelhante de uma célula gigante, sem entretanto ocorrer a fusão da membrana celular. Estes resultados sugerem que em pacientes imunosuprimidos, os neutrófilos são as principais células envolvidas na destruição do Paracoccidioides brasiliensis.

 

 

36 / 1989

PERIODONTOPATIAS: ALTERAÇÕES DE ALGUMAS ENZIMAS LISOSSOMAIS NOS DIFERENTES ESTÁGIOS DA DOENÇA PERIODONTAL INFLAMATÓRIA

E.M. Taga;E. Passanezi;J.R. Kina

Faculdade de Odontologia de Bauru - USP

A participação de enzimas lisossomais na destruição dos tecidos periodontais durante a doença periodontal inflamatória, tem sido motivo de várias investigações.

Poucos pesquisadores contudo se preocuparam em quantificar os níveis de enzimas lisossomais no tecido gengival, relacionando-o com os diferentes, estágios da doença periodontal inflamatória, o que levou-nos a realizar o presente trabalho.

Para tanto selecionamos setenta pacientes do sexo masculino, com idade variando entre 14 e 51 anos, previamente classificados de acordo com os índices: gengival de Löe e Silness e de doença periodontal de Ramfjord, além de exame radiográfico da área em estudo.

Desta maneira, os pacientes foram divididos em sete grupos de dez, de onde obtivemos amostras de tecido normal gengivite grau I, grau II, grau III, periodontite grau I, grau II e grau III.

Para cada grupo foi analisado o nível de fosfatase ácida, beta hexosaminidase e aril-sulfatase.

De acordo com a análise dos resultados obtidos, nas condições em que foi realizado o estudo, pôde-se chegar às seguintes conclusões:

-as três enzimas aumentam de nível durante a doença periodontal inflamatória;

-a beta hexosaminidase mostrou uma tendência acentuada à elevação de acordo com a progressão da doença periodontal inflamatória;

-a aril sulfatase mostrou uma tendência a aumentar o nível principalmente nas fases incipientes da gengivite.

 

 

37 / 1989

 

A PLACA DE ALTURA E A PREDIÇÃO DE CRESCIMENTO FACIAL

 

V.C. V. Siqueira; M.H.C. Almeida; M.B. B.A. Magnani; R. C. Almeida

 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

A proposta deste estudo foi verificar os efeitos causados aos arcos dentários e o crescimento crânio facial em indivíduos portadores de mal oclusões Classe I com sobremordida. Trinta indivíduos com idade variando entre 8 e 10 anos tiveram uma placa de altura anterior lisa como meio de tratamento ortodôntico, e após 11 meses de uso observaram-se mudanças consideradas promissoras pois houve levantamento da mordida, crescimento mandibular de corpo e ramo, resposta positiva de crescimento da área condilar e mudanças no perfil facial devido ao reposicionamento dentário anterior .

Foi aplicado a predição de crescimento facial (Dr. Rickets) com o objetivo de verificar se o crescimento apresentado pelo paciente foi devido à terapia utilizada ou se este iria acontecer mesmo em sua ausência.

Observou-se, assim, que em pacientes com características faciais e cefalométricas brevelíneas e com tendência de crescimento facial horizontal, o resultado final foi ótimo. Em indivíduos com características faciais longelíneas o uso da placa de altura deve ser restrito, pois poderá estimular o crescimento vertical diminuindo a sobremordida e comprometendo o perfil facial.

 

 

 

38 / 1989

 

PREVALÊNCIA DE FLUOROSE DENTÁRIA EM CIDADES COM NÍVEL "ÓTIMO" DE FLÚOR NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO

M. Maltz & C. Farias

Faculdade de Odontologia -UFRGS

Vários trabalhos têm demonstrado que a ocorrência de fluorose dentária varia de acordo com a concentração de flúor na água de abastecimento, sendo esta presente mesmo em zonas com concentrações "ótimas" de flúor na água.

O presente trabalho estudou a prevalência de fluorose dentária em crianças em duas faixas etárias (8-9 anos e 10-12 anos) em uma cidade com nível "ótimo" de flúor na água (0,7 -1,0 ppmF) Brasília, DF e em uma área controle com baixo conteúdo de flúor na água (<0,3 ppmF) Luziania, GO.

Os resultados indicam a quase ausência de fluorose na população controle (menos de 2%) e um índice de fluorose de 22,3% na cidade com "ótimo" conteúdo de flúor na água (Brasília) considerando-se a faixa etária de 8-9 anos e 17,3% nas crianças com idade entre 10-12 anos. Os níveis de fluorose dentária encontrados restringiram-se em sua maioria a escores 1 e 2 de Thylstrup e Fejerskov (TFI).

Os resultados deste trabalho demonstram que o grau de fluorose dentária encontrado em áreas com "ótima" concentração de flúor na água (0,7 - 1,0 ppmF) é desprezível considerando-se os efeitos benéficos em relação à doença cárie.

 

 

39 / 1989

PREVALÊNCIA DE MAL-OCLUSÕES EM PACIENTES PORTADORES DE DISFUNÇÃO DOLOROSA DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

AC.B. Teixeira;J.G.C. Luz;A.S.F. Proc6pio

Faculdade de Odontologia -USP

 

Um dos principais fatores no desenvolvimento das disfunções dolorosas da articulação temporomandibular (ATM) são as maloclusões. O objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência de maloclusões em pacientes portadores desta entidade.

Foram avaliados 25 pacientes com diagnóstico de disfunção dolorosa de A TM que apresentavam dentição completa ou ausência de até 3 dentes. Foram obtidos modelos de estudo em gesso e respectivas mordidas em cera. Através da análise dos modelos procedeu-se a classificação de Angle, as medidas de sobressaliência e sobremordida, a verificação de mordida cruzada e do número de dentes ausentes.

Foram encontrados 12 casos classe I de Angle, 11 de classe II e 2 de classe III. As medidas de sobressaliência revelaram 16 casos com valores menores, 3 iguais e 6 maiores que 2 milímetros, sendo que as medidas de sobremordida evidenciaram 12 casos com valores menores, 3 iguais e 10 maiores que 2 milímetros. Foram observados 4 casos de mordida cruzada. Havia 11 pacientes sem ausências dentárias, 4 com falta de 1 dente, 5 com falta de 2 e 5 com falta de 3 dentes. Nas condições do presente trabalho é sugerido uma maior participação da maloclusão classe II de Angle na ocorrência de disfunções dolorosas da ATM. Também é indicativo o papel da instabilidade oclusal através das sobressaliências e sobrerrmordidas fora dos padrões de normalidade.

 

 

40 / 1989

 

PROPORCIONADOR GRAVIMÉTRICO PARA MISTURAS PÓ/LÍQUIDO

 

R. Y. Balles ter, C.E. Francci; A.C. Lascala

 

Faculdade de Odontologia da USP

 

Levando em consideração a dificuldade para se conseguir na clínica e no laboratório um proporcionamento exato de materiais que se apresentam sob a forma de pó/líquido (gessos, amálgamas, etc.) desenvolvemos um proporcionador gravimétrico com o objetivo de tornar mais prático o procedimento de proporcionar. Objetivamos obter as melhores propriedades gerais do material e também uma economia ,de material pela diminuição de erros.

O proporcionador opera de modo muito simples. Coloca-se num dos recipientes uma quantidade arbitrária, por exemplo de gesso. Neste momento, a agulha marcará 0%. Acrescenta-se água aos poucos, com uma pisseta, por exemplo, e a agulha marcará então a porcentagem de água em relação à quantidade arbitrária de gesso.

Concluímos que o dispositivo possui alta sensibilidade; para massas da ordem de cem gramas de pó acusa variações de até 0,50%. Um protótipo tem sido utilizado com sucesso nas aulas de Materiais Dentários e começou a ser usado experimentalmente no Laboratório de Apoio da Clínica da Faculdade, tendo como resultado despertar o interesse dos alunos para a importância de se proporcionar corretamente o material, e encontra boa aceitação pela sua praticidade. Isso nos leva a ressaltar seu valor didático. Quanto ao seu uso em Clínicas particulares não acreditamos ter grande repercussão no estágio atual devido ao tamanho exagerado do equipamento; se resolvido este problema, será de grande valia o uso nestas clínicas.

 

 

41 / 1989

PURIFICAÇÃO DA PAREDE CELULAR DE MICRORGANISMOS DA PLACA DENTAL

R. T. Miranda; O. Tárzia; S.A. Catanzaro Guimarães; E.M. Taga; A. L. V. Marques; R.S.S.L. Rocha; M.C. Fellipe

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

Neste trabalho estabeleceu-se a metodologia para a purificação da parede celular bacteriana de microrganismos da placa dental obtida de crianças de 11 a 15 anos de idade, de localização supra gengival, ausente de contaminação com sangue. A placa, recolhida em tubos de centrífuga contendo NaCI 0,9%, imersos em gelo foi levada ao laboratório, ressuspensa em agitador para tubos e centrifugada a 1.800 rpm por 15 minutos em centrífuga refrigerada. O sobrenadante foi descartado e o precipitado armazenado a -20ºC até o momento do uso. No processo de purificação o material foi inicialmente liofilizado e em seguida suspenso a 5% em NaCI 0,9%, quebrado por sonificação durante 12 horas com o devido cuidado para se evitar aquecimento acima de 14ºC. O sonicado, centrifugado a 1.000 rpm por 30 minutos, foi separado do sobrenadante, sendo o sedimento lavado com água destilada por 2 vezes e novamente centrifugado. Os sobrenadantes juntados foram novamente centrifugados a 10.000 rpm por 20 minutos. O sedimento desta centrifugação, parede celular impura, após tratamento enzimático com Ribonuclease A e B (0,025%), tripsina 0,05% e desoxiribonuclease 0,0125% em tampão fosfato de potássio 0,05 M pH, 7,5, a 37ºC, por 12 horas foi novamente centrifugado a 10.000 rpm por 30 minutos. A seguir, 3 vezes lavado com água destilada e centrifugado a 10.000 rpm por 30 minutos. Os sobrenadantes foram desprezados e o sedimento final, após lavagem com água destilada foi centrifugado a 3.000 rpm por 15 minutos em centrífuga refrigerada, sendo o sobrenadante desta última centrifugação novamente centrifugado a 12.000 rpm por 45 minutos. O sedimento obtido, Fração IV, corresponde à parede celular purificada que passamos a denominar de Parede Purificada de Placa Bacteriana (PPPB).

O purificado (peptidoglicano ligado ao ácido lipoteicóico) foi suspenso no menor volume possível e quantificado com relação à proteina e carboidrato total cuja proporção foi respectivamente 1 :2. 0 material purificado (PPPB) foi obtido com um rendimento de 3,14% em termos de proteína, em relação à proteína total obtida no sonicado a qual foi de 207 mg. Em relação ao peso seco da placa dental (1.350 mg) foi possível a obtenção de 6,5 mg de protíina no purificado final. Apesar do baixo rendimento o PPPB obtido demonstrou alto poder agressor como agente flogógeno.

 

 

 

42/ 1989

 

RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS -ANOMALIAS ÓSSEO-DENTÁRIAS

 

V. C. V. Siqueira; M.H. C. Almeida; M.B.B.A. Magnani; R. C. Almeida

 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba --UNICAMP

Na radiologia odontológica, observam-se várias técnicas de tomadas de radiografias no sentido de se obter informações mais precisas sobre dentes, ossos e crescimento crânio-facial auxiliando o diagnóstico.

É indicada para estudar as normalidades ou anormalidades concernentes a padrões de erupção, as formações e desenvolvimento radicular e coronário de dentes decíduos ou permanentes e diversas patologias.

Foi realizado um estudo com o objetivo de se observar quantitativamente e qualitativamente as anomalias ósseo-dentárias existentes nos indivíduos que freqüentam a clínica de odontologia infantil de nossa universidade. Com uma amostra de 100 indivíduos de ambos os sexos e com idades variando entre 2 a 11 anos constatou-se que 4% não apresentavam anomalia alguma, 32% apresentavam perda do perímetro do arco, 16% anormalidades de erupção de dentes permanentes, 12% atraso na erupção, 8% agenesia, 8% anodontias, 8% anquiloses, 6% tumores ou outras patologias.

A solicitação da radiografia panorâmica é de suma importância para que se detecte precocemente os desvios e facilite o diagnóstico e seja desenvolvido um plano de tratamento correto.

 

 

 

43 / 1989

REAÇÃO INFLAMATÓRIA AGUDA PROVOCADA POR PAREDE CELULAR DE MICRORGANISMOS DA PLACA DENTAL E AÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA DOS ANES TEOREMIN, BENFLOGIN E EVRIL

 

R. T. Miranda; O. Tárzia; S.A. Catanzaro Guimarães; E.M. Taga; M.C. Fellipe

 

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

 

Neste trabalho nos propusemos a verificar o efeito flogógeno da parede celular de microrganismos da placa dental na reação inflamatória aguda. Na reação inflamatória aguda foi estabelecida a faixa de proporcionalidade dose efeito em relação às várias concentrações do Purificado de Parede de Microrganismos de Placa Dental (PPPB) através de teste edemogênico realizado após uma e três horas da injeção do agente flogógeno (permeabilidade imediata e tardia), bem como identificada a concentração do agente flogógeno que provoca o máximo efeito dose- dependente.

Com a finalidade de comprovar a inibição da ação flogógena do PPPB, utilizou-se 3 diferentes ANES (Teoremin, Benflogin e Evril) na dose convencional, tanto na fase de permeabilidade imediata quanto na tardia; além disso foi estabelecida a dose de Evril capaz de reduzir completamente a reação inflamatória aguda provocada pela dose-dependente máxima de PPPB (2,0 µg) e a concentração do agente flogógeno passível de ser totalmente inibida por uma dose convencional.

A reação flogógena aguda foi identificada através do teste edemogênico pelo método do azul de Evans. O corante, uma vez injetado intravenosamente se distribui pelo organismo do animal, sendo que na região inflamada, devido a maior extravazamento de líquido plasmático, maior será a concentração do corante no local que uma vez extraído pode ser quantificado em termos de µg de azul de Evans por determinada região de pele recortada. A extração se faz a 45ºC, por 72 horas pela imersão da pele cortada em pequenos pedaços em formamida, após o que se faz a leitura do corante extraído, em espectrofotômetro, no comprimento de onda de 630 nm.

Doses crescentes do agente flogógeno, variando de O, 1 µg a 20 µg provocaram um aumento crescente da reação inflamatória aguda estudada no período de permeabilidade imediata, sendo que o efeito dose-dependente se manifestou na faixa entre 0,1 µg e 2,0 µg de PPPB, sendo este valor o de dose-efeito máximo. A reação inflamatória aguda provocada por 2,0 µg de PPPB após uma hora da injeção do agente flogógeno foi superior à obtida na terceira hora. Comparando-se o efeito inibitório dos 3 ANES utilizados, após uma hora observou-se que tanto o Teoremin (18,58%) quanto o Evril (16,07%) tiveram um efeito semelhante, enquanto o Benflogin atingiu uma excelência de inibição de 62,53%. Após 3 horas da injeção de PPPB o Teoremin continuou apresentando o mesmo patamar de inibição da reação inflamatória aguda (17,44%) enquanto o Evril aumentou de 16,07% para 30,62% e o Benflogin, apesar de ter mantido seu maior efeito (em comparação com os outros dois ANES) perdeu um pouco sua potência, caindo de 62,53% para 54,75%.

Enquanto a dose convencional do Evril foi capaz de inibir apenas 16,O7% da reação inflamat6ria aguda provocada por 2,0 µg de PPPB, a dose dupla do medicamento foi capaz de inibir 100%, e a mesma dose convencional inibiu 100% da reação provocada por 1,0 µg de PPPB.

 

 

 

44 / 1989

 

REAÇÃO INFLAMATÓRIA CRÔNICA TIPO GRANULOMA PROVOCADA POR PAREDE CELULAR DE MICRORGANISMOS DA PLACA DENTAL E AÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA DOS ANES TEOREMIN, BENFLOGIN E EVRIL

 

R. T. Miranda; O. Tárzia; S.A. Catanzaro Guimarães; E.M. Taga; N. AlIe; M. C. Fellipe

 

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

 

Este trabalho foi realizado com a finalidade de verificar o possível desenvolvimento de reação inflamatória crônica pela aplicação de Purificado de Parede de Placa Bacteriana (PPPB ), estabelecer a concentração do agente flogógeno capaz de desenvolver um modelo típico de reação inflamatória crônica num período variando entre 5 e 30 dias, além de estudar o efeito de 3 diferentes ANES (Teoremin, Benflogin e Evril) na evolução do processo inflamatório provocado pela concentração do agente flogógeno considerada ideal, no período de 20 dias. No estudo da inflamação crônica foram utilizadas diferentes concentrações de PPPB (100 µg, 200 µg  e 300 µg ) e após 20 dias a região onde o material foi injetado foi removida para corte histológico, corado pelo HE. Uma vez estabelecida a concentração ideal de PPPB capaz de desenvolver inflamação crônica granulomatosa típica, a mesma foi estudada após 5, 10, 20 e 30 dias da introdução do agente flogógeno.

A reação inflamatória crônica provocada por 100 µg de PPPB após 20 dias, demonstrou um quadro característico de um granuloma inflamatório em fase de formação, onde se encontram regiões de reação inflamatória crônica não granulomatosa ao lado de áreas de reação crônica granulomatosa; a provocada por 200 µg de PPPB no mesmo período mostrou um quadro histológico sugestivo de um estágio de formação mais avançado que o anterior, que nos permitiu considerá-lo como padrão para este estudo, tratando-se portanto de uma reação inflamatória granulomatosa típica. A mesma reação provocada por 300 µg de PPPB mostrou-se semelhante ao anteriormente descrito, porém caminhando para uma fase de maior colagenização e portanto para uma fase de maturação cicatricial. No estudo da evolução da inflamação crônica no período de 5 a 30 dias, observou-se já no 5º dia um início de transformação de reação inflamatória aguda em crônica não granulomatosa, no 10º dia se iniciou a definição de um tecido rico em fibras colágenas, mostrando claramente a transformação da reação inflamatória crônica não granulomatosa em granulomatosa, acompanhada de uma leve formação de cápsula fibrosa envolvendo a região central que se achava bem definida aos 20 dias. Já aos 30 dias o quadro permaneceu bastante semelhante ao de 20 dias, exceto pelo fato de que os macrófagos (que sempre são predominantes em todas as fases estudadas) apresentavam reduzida capacidade fagocitária. A reação inflamatória provocada por 200 µg de PPPB na presença do Teoremin (após 20 dias) mostrou, em relação ao controle, um quadro de redução do infiltrado inflamatório crônico acompanhado por um aumento de fibras colágenas, indicando um estágio mais avançado de maturação, enquanto no grupo tratado com Benflogin se observou uma celularidade mais evidente do que a distribuição de fibras colágenas, indicando um retardo no processo de diferenciação e maturação da reação inflamatória crônica granulomatosa. No grupo tratado com Evril se vê uma predominância de fibras colágenas em relação ao número de células inflamatórias, demonstrando um maior grau de maturação do tecido reacional, indicando que o Evril apresentou um efeito mais potente que os outros dois ANES estudados.

 

 

45 / 1989

 

REEMBASAMENTO DE DENTADURA COM RESINA FOTOATIVADA: ALTERNATIVA PARA A SUA POLIMERIZAÇÃO

E. de Mare; A.C. Santos; P.E. CapeI Cardoso

Faculdade de Odontologia -USP

Os anos 80 foram marcados pela transformação de vários materiais quimicamente ativados em materiais fotoativados.

Este é o caso do TriadR ,uma resina fotoativada para base de dentadura que trouxe como vantagens: melhor compatibilidade biológica, diminuição no tempo de polimerização, menor porosidade e menor contração de polimerização. Também a resistência mecânica é muito superior, dando como consequência maior resistência ao impacto e maior resistência à tração em relação às resinas acrílicas ativadas quimicamente (R.A.A.Q.) e às resinas acrílicas ativadas termicamente (R.A.A.T.).

Além de outras aplicações a resina TriadR permite que tanto o reembasamento como pequenos consertos sejam feitos diretamente na boca do paciente, eliminando as diversas fases laboratoriais da R.A.A. T ,ou mesmo os problemas de toxicidade da R.A.A.Q.

A grande desvantagem da resina para base de dentadura fotoativada seria o alto custo da unidade geradora de luz.

Assim esse trabalho tem por objetivo utilizar o aparelho de luz convencional empregado na polimerização de resinas compostas para restauração como alternativa da unidade de luz original.

Para comparação do grau de polimerização entre a unidade original X aparelho convencional foram confeccionados corpos de prova para testes de resistência à tração. Também foram confeccionados corpos de prova de R.A.A.Q. e R.A.A.T.

Após a análise de variância podemos concluir que, embora a resistência à tração dos corpos polimerizados nos aparelhos convencionais seja semelhante à R.A.A.T. e R.A.A.Q., a resistência fica muito aquém dos corpos polimerizados com a unidade geradora de luz original.

 

 

 

46 / 1989

REFORÇOS DENTINÁRIOS NA RECONSTRUÇÃO DE DENTES SEVERAMENTE DESTRUÍDOS =ADESIVOS DENTINÁRIOS

J. Bianchi; J.F.F. Santos; A. Muench

Faculdade de Odontologia -USP

A restauração de dentes muito destruídos, quer por processos de cárie ou por outros traumatismos, sempre utilizou recursos de reforços metálicos com dupla finalidade: proteger a estrutura dental remanescente e oferecer retenção para a prótese que virá em seguida.

Entretanto, a fixação da parte metálica no remanescente dental sempre é consegui da por meio de atrito, diretamente na dentina ou indiretamente, através de um cimento de fixação. Em nosso entendimento, esses métodos de fixação não melhoram a resistência da estrutura remanescente, pois a parte metálica usada para reconstrução parcial do dente afetado não se integra intimamente nos tecidos dentários.

Em virtude disso, passamos a realizar experimentalmente, no Centro de Pesquisas Clínicas do Departamento de Materiais Dentários da FOUSP, a colagem de porções de dentina, obtidas de dentes extraídos, na restauração de dentes severamente destruídos por processos os mais variados. Para a colagem dos fragmentos dentinários estão sendo usados os adesivos disponíveis comercialmente: Scotch- Bond, Bond-lite, Prisma Universal Bond, Gluma, Scotch-Bond 2 e cimentos de ionômero de vidro. Após a fixação desses fragmentos os dentes atingidos têm sua restauração completada por meio de resinas compostas fotoativadas, das mais variadas procedências comerciais, sem preocupação de se seguir o mesmo fabricante do adesivo dentinário.

Até o presente essa técnica agora sugerida tem se mostrado efetiva e vantajosa sob vários aspectos: economia de tempo, trabalho e etapas laboratoriais, e provavelmente, maior resistência mecânica do órgão restaurado.

Pesquisa apoiada pela FAPESP -Processo n.o 87/0519-0.

 

 

47 / 1989

RETENÇÃO DE SELANTES DE FÓSSULAS E FISSURAS: DUAS TÉCNICAS DE APLICAÇÃO

L.A. Ruhnke;A.C. Usberti;M.R.B. Cunha

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

Os autores procuraram verificar a retenção dos se1antes de fóssulas e fissuras a nível de retenção associados com solução de fluoreto de sódio a 2% aplicado após o condicionamento ácido do esmalte, antes da aplicação do selante comparando com resultados obtidos pela técnica convencional de aplicação de selantes autopolimerizáveis. Após 6 meses de observação os autores verificaram que 89,3% dos dentes do grupo experimental (técnica modificada) apresentaram-se com os selantes íntegros e após 12 meses, em 85, 7% dos dentes, os selantes estavam intactos. Esses resultados foram ligeiramente superiores aos observados como técnica convencional. Verificou-se ainda, uma maior retenção de selantes na arcada inferior, com ambas as técnicas empregadas. Os autores concluíram que o fluoreto de sódio aplicado após o condicionamento ácido do esmalte não interferiu na retenção do selante.

Neste estudo, está incluída a pesquisa realizada "in vitro", onde pudemos observar resultados muito semelhantes dos obtidos da técnica convencional e da técnica modificada.

 

 

48 / 1989

SEGURANÇA DA APLICAÇÃO TÓPICA DE FLÚOR EM GEL EM CRIANÇAS

N.A. D'Angelo e J.A. Cury

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

O uso do flúor tem sido o procedimento pelo qual o processo de cárie dentária pode ser controlado. No entanto, seu uso racional implica na sua utilização dentro de limites de segurança quanto a sua toxicidade. Neste trabalho foi avaliada a segurança da aplicação tópica de flúor em gel.

Foram utilizados três produtos comerciais, marcas KERR, ORAL B e ODHCAM, contendo respectivamente 1 ,25, 1 ,23 e 1,19% de íon flúor . Os géis foram aplicados em 14 crianças do sexo masculino, de 7-10 anos e pesando de 21-28 kg. Para as aplicações foram utilizadas moldeiras apropriadas, tendo sido solicitado para que as crianças cuspissem, durante 1 min. após a aplicação. A quantidade de íon flúor aplicado, ingerido, excretado na urina e o da saliva foi determinada com eletrodo específico. 

Os resultados mostraram que as crianças ingerem aproximadamente 30% de gel por aplicação. A dose de flúor ingerido foi de 0,75 mgF-/kg de peso corporal das crianças. A análise de flúor na urina revelou uma alta porcentagem de aproveitamento (>90%). Observou-sena saliva, mesmo 1 h após a aplicação, uma concentração de íon flúor 150 vezes maior que o basal.

Concluiu-se que solicitando para o paciente cuspir exaustivamente a dose de íon flúor ingerido, foi 7 vezes inferior à dose provavelmente tóxica (DPT = 5,0 mgF/kg).

 

 

 49/ 1989

TÉCNICA DE RÉPLICA PARA ESTUDOS ODONTOLÓGICOS ATRAVÉS DA MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA

M.A.L. Souza; L.M.C. Harb;I'.S. Lauxen

Faculdade de Odontologia -UFRGS

O objetivo do presente trabalho é procurar estabelecer um recurso para realizar estudos sobre cárie, sua progressão e redução "in vivo". Para tal, foram selecionados dentes pré-molares extraídos por razões ortodônticas, com cáries incipientes em proximal. Foram feitas moldagens com Xantopren Blue, uma silicona de baixa viscosidade. Sobre estas moldagens foi vazado Durcupan ACM, uma resina epóxica e Batson, um polímero de acrílico para efeito de comparação da capacidade de reprodução de ambos.

O dente que serviu de modelo, assim como suas réplicas foram então metalizados, analisados e fotografados ao microscópio eletrônico de varredura.

Os resultados obtidos, mostram que ambos materiais não só reproduzem os acidentes anatômicos como também são capazes de evidenciar a microestrutura tecidual relativa a prismas e regiões interprismáticas descalcificadas no decurso do processo carioso, o que os torna adequados para os estudos propostos "in vivo".

 

 

 

 

50 / 1989

TRATAMENTO DE FRATURAS INSTÁVEIS DO COMPLEXO ZIGOMÁTICO ATRAVÉS DA TRANSFIXAÇÃO DE FIO DE KIRSCHNER

J.G.C. Luz; O. CriveIlo Jr.; M.K. Yamamoto

 

Faculdade de Odontologia -USP 

As fraturas do malar e do arco zigomático, analisadas como fraturas do complexo zigomático, podem ser tratadas por redução através de via percutânea, temporal ou intrabucal. Uma vez reduzida, a fratura que se apresentar instável deverá ser contida através de osteossíntese, fixação externa, tamponamento do seio maxilar ou transfixação de fio de Kirschner. Complicações relacionadas ao método de contenção podem ocorrer, tais como: parestesia persistente, afundamento do osso, infecção no seio maxilar, fístula buco-sinusal e cicatriz palpebral. Neste trabalho analisamos pacientes portadores de fraturas instáveis do complexo zigomático, tratadas por via percutânea ou temporal associada à transfixação de fio de Kirschner .

Os casos foram estudados clínica e radiograficamente e classificados em relação à localização da fratura e a presença de deslocamento e rotação do osso. Foram anotadas a etiologia, a sintomatologia, o tipo de redução utilizado e os resultados do tratamento. O resultado final foi considerado bom quando havia simetria facial, movimentação normal da mandíbula e parestesia infra-orbital em regressão, sendo considerado regular diante de assimetria discreta, parestesia persistente e movimentação normal da mandíbula.

O fator etiológico mais freqüente foi o acidente automobilístico, sendo a sintomatologia principal o edema. A presença de deslocamento com rotação medial foi a forma mais freqüente de afundamento. Não houve diferença estatisticamente significante entre os lados comprometidos. A via percutânea foi mais freqüente. A maioria dos casos foi classificada como resultado bom, havendo apenas 7 ,6% considerado regular. Os dados levam à conclusão de que a transfixação com fio de Kirschner trata-se de um método de contenção para fraturas instáveis do complexo zigomático eficiente e isento de complicações.

 

 

51/ 1989

 

VASCULARIZAÇÃO DO EMBRIÃO HUMANO COM MOLDES DE ACETATO DE VINILA

 

C.J.A. Souza; L.S. Lima; L. G. Souza; H. H. Rodrigues

 

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

A circulação fetal humana foi pouco estudada em moldes anatômicos de Vinilite por ser difícil a obtenção de espécimes, além da injeção de plástico ser freqüentemente realizada após fixação em formol.

Foram colhidos embriões humanos de várias idades. A injeção de acetato de vinila foi realizada por punção da artéria carótida e da veia jugular. Cores diferentes foram injetadas para se obter contraste entre as estruturas estudadas.

O sistema circulatório da cabeça mostra nítida moldagem das arté- maxilares, lingual, faciais, temporais de interesse odontológico.

O sistema circulatório da região toráxica e abdominal, incluindo órgãos anexos como rins, supra-renais, fígado, pâncreas, pulmões, e o próprio coração e grandes vasos pode ser reproduzido com fidelidade anatômica. Essa técnica permitiu de maneira fácil, prática e de baixo custo, estudar detalhes da distribuição inclusive a nível de microcirculação que são de grande importância para o estudo da embriologia.

 

 

 

52 / 1989

VASCULARIZAÇÃO E DRENAGEM DO RIM HUMANO COM MOLDES DE ACETATO DE VINILA

L.S. Lima; L. G. Souza; H.H. Rodrigues; C.J.A. Souza

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

Usando a técnica de acetato de vinila os autores injetaram 10 rins humanos de cadáver para avaliar, com finalidade didática, o sistema circulatório arterial e venoso. A Vinilite foi dissolvida em acetona e injetada com seringa tipo Luer a nível do hilo renal. O sistema de ductos coletores da urina foi também avaliado, permitindo reconhecer o número e a forma anatômica de cálices menores.

O acetato de vinila ao qual pode ser incorporado um pigmento corante é uma técnica de fácil execução e adequada para a moldagem proposta.

Além de simples, prática e econômica, a moldagem do sistema circulatório e drenagem do rim humano com acetato de vinila, expressa com fidelidade os detalhes morfológicos, que vão de microscópicos moldes de delicadas estruturas como capilares sanguíneos, até grandes modelos do sistema circulatório.

Através desta técnica pode-se visualizar toda a complexidade do sistema circulatório de um determinado órgão, possibilitando uma melhor compreensão da sua distribuição, obtendo-se, assim, um método eficaz no ensino da anatomia.

 

 

 

 

53 / 1989

VERIFICAÇÃO DO PADRÃO DE REATIVIDADE DA PROTEÍNA S-100 EM LESÕES NEURAIS BENIGNAS DE BOCA

F.D. Nunes; L.E.B. Rosa; N.S. Araújo; V. C. Araújo

Faculdade de Odontologia -USP

Os tumores benignos de nervos periféricos da boca são mais comumente representados por três entidades: neuroma traumático, neurofibroma e neurilemoma. O neuroma traumático é considerado não um tumor na acepção do termo, mas uma tentativa de reparação exagerada de um tronco nervoso, apresentando entre os elementos celulares, axônios com revestimento de mielina, células de Schwann e fibroblastos. O neurofibroma, apresenta um espectro de tipos celulares variando de fibroblastos à células de Schwann. O neurilemoma procede quase exclusivamente da célula de Schwann da bainha neural.

A despeito da natureza comum dos tumores neurais periféricos, eles continuam a apresentar problemas na classificação e nomenclatura, podendo-se estender estes problemas ao diagnóstico histológico, onde chegam a apresentar quadros muito semelhantes.

Assim propusemo-nos a estudar o padrão de distribuição da proteína S-100 nessas lesões neurais, nos valendo de um anticorpo policlonal disponível comercialmente, evidenciado pela técnica imunoenzimática da peroxidase-antipero- xidase (PAP).

Foram estudados 5 casos de cada entidade, pertencentes aos arquivos do Serviço de Patologia Cirúrgica da Disciplina de Patologia Bucal da FOUSP. O neurilemoma apresentou positividade principalmente nas áreas Antoni A, com uma distribuição difusa no tipo Antoni B. O neuroma traumático exibiu positividade para todos os elementos neurais, exceto para as células periféricas do feixe nervoso. Dois casos de neurofibroma foram negativos, mostrando os restantes marcação positiva, embora com um número relativo de células negativas, o que parece justificar a hipótese de diferentes elementos constitutivos.

 

 

 

 

54 / 1989

A VIMENTINA COMO MARCADOR DA CÉLULA MIOEPITELIAL TUMORAL EM GLÂNDULAS SALIVARES

V. C. Araújo;S.C.O.M. Souza; M.H. C. Gallottini; N.S. Araújo

Faculdade de Odontologia -USP

O papel da célula mioepitelial nos tumores de glândula salivar tem sido investigado por diversos autores e a busca de uma técnica que permita identificá-la tem sido incessante. Sabe-se que a microscopia de luz em HE ou colorações especiais e mesmo a microscopia eletrônica de transmissão, na maioria das vezes falham em identificar esta célula nas neoplasias, onde usualmente aparece sob for- mas indiferenciada e modificada.

A imunohistoquímica tem mostrado ser um método mais eficaz na identificação destas células. Neste campo, vários antígenos têm sido propostos como marcadores da célula mioepitelial tumoral-proteína S-100, queratina, actina, miosina e desmina. A vimentina foi mostrada marcando a célula mioepitelial tumoral no adenoma pleomórfico e no carcinoma adenóide cístico.

No presente estudo, utilizamos 36 neoplasias benignas e malignas de glândula salivar, pertencentes aos arquivos do Serviço de Patologia Cirúrgica da FOUSP, nos quais a participação da célula mioepitelial tem sido postulada, com o objetivo de pesquisar a presença da vimentina. Dos tumores já emblocados em parafina foram obtidos cortes de 3 µm que foram submetidos à técnica da peroxidase- antiperoxidase. O anticorpo antivimentina foi utilizado na diluição de 1 :200, overnight, à temperatura ambiente. Aminoetilcarbazol foi o agente cromogênico usado.

Nossos resultados mostraram positividade para a vimentina em todos os tumores estudados mostrando ser a vimentina um excelente marcador da célula mioepitelial tumoral e um dos indicadores iniciais da diferenciação neoplásica da célula mioepitelial.

Pesquisa subsidiada pela FAPESP -Proc. n.o 87/0236-3.

 

 

 

 

 

PROJETOS

 

 

55 / 1989

AVALIAÇÃO DA CLÍNICA ODONTOLÓGICA DA BARRAGEM SANTA LÚCIA -IMPACTO DA CLÍNICA

 

H. H. Paixão;J.H.L. Amaral;Z.A. Silva;M.P.S. Silva;L.G. Fonseca;R.M.T. Sobral

 

Faculdade de Odontologia -UFMG

A proposta deste trabalho foi avaliar o impacto da Clínica Odontológica Extra-Muros da Fac. de Odontologia da UFMG, situada em área de favela, no período de 1981 a 1986. Os objetivos levantados referem-se à descrição do grau de envolvimento e expectativa da comunidade atendida com relação à clínica, descrição dos principais problemas de saúde oral da comunidade e verificação do impacto do serviço de saúde oferecido à comunidade.

Para a investigação foram realizadas entrevistas através da aplicação de formulários em 549 domicílios distribuídos em 5 regiões da comunidade e entrevistas com 8 grupos organizados.

Como resultados preliminares podemos citar que o grupo familiar predominante da comunidade é composto por pai, mãe e filhos com uma densidade de 5,7 habitantes/domicílio. Com relação à resolução dos problemas de saúde predominantemente procuram médico e utilizam chá caseiro. Quanto aos problemas orais vão ao dentista e utilizam medicamentos, simpatia e recursos caseiros. As pessoas que têm conhecimento e envolvimento com a clínica, e que conseguiram atendimento dentário residem nas regiões próximas a esta.

Concluiu-se também que a demanda por tratamento dentário é relatada por 2,5 habitantes/domicílio enquanto que a cobertura da clínica atingiu 1 ,6 habitante/domicílio.

 

 

 

 

56 / 1989

CARACTERIZAÇÃO DO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PRESTADO AOS ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE 1º GRAU - BELO HORIZONTE

M.C. R. Viana

Faculdade de Odontologia -UFMG

Foi investigada através de questionários e de entrevistas durante exame clínico a realidade do atendimento nas escolas. a partir das opiniões e informações de dentistas (24), pessoal auxiliar (18), representantes da escola (17) e crianças (880).

Evidenciou-se pouca interação entre dentistas, escolas e pacientes e seus familiares; o relacionamento e a confiança são elementos importantes para a escola e pessoal auxiliar, mas não são citados como fator que interfira nos resultados do tratamento pelos dentistas. Este aspecto é confirmado pelas crianças, das quais 81% não conhecem o nome do dentista que as atendeu.

Os profissionais informam concentrar os esforços de atendimento nas faixas etárias compulsórias; 37,5% informam atingir a cobertura de apenas 20-50% dos escolares em manutenção. Demonstram pouca aderência à padronização de técnicas. As atividades do pessoal auxiliar também são diferentes, variando de acordo com seu treinamento e função.

As escolas participam pouco do serviço odontológico local, mas se sentem responsáveis, pelo menos em parte, pela manutenção do serviço, contribuindo inclusive financeiramente. Consideram, em 52% dos casos os serviços satisfatórios, mas questionam a resolutividade, principalmente quanto aos dentes decíduos e aos problemas que exigem referência a níveis mais complexos de cuidados.

Em conclusão, a prática local do sistema incremental diverge das normas técnicas estabelecidas e estas, por sua vez, atendem apenas parcialmente às expectativas das escolas.

 

 

57 / 1989

CLÍNICA ODONTOLÓGICA DO HOSPITAL DA BALEIA

M.A. Furquim Werneck; M. Vasconcelos; M.D. Martins; M. Faria; J.H. L. Amaral; M.C. R. Viana; E.F. Ferreira

Faculdade de Odontologia -UFMG

Decorrente de um convênio firmado entre a Faculdade de Odotologia da UFMG e o Hospital da Baleia -Fundação Benjamim Guimarães, esta Clínica Odontológica é a primeira experiência clínica, extramural, curricular, de Odontologia Hospitalar implementada na FOUFMG.

A elaboração do Projeto, a implantação e viabilização do mesmo, bem como o documento de Avaliação, foram de total responsabilidade da EQUIPE DE CLÍNICA do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da FOUFMG.

Sua importância fundamenta-se nos seguintes aspectos: -ser uma Clínica de Integração Docência-Serviço;

-ser uma proposta de Odontologia Hospitalar;

-possuir grande potencial de transformação didático-pedagógica;

-estimular o crescimento do conhecimento científico -pesquisa apropriada;

-provocar a transformação do atendimento e do serviço de triagem, a partir dos cuidados primários de saúde e o Sistema de Referência.

A opção do atendimento recaiu sobre os pacientes em tratamento no setor de Ortopedia Infantil, os funcionários do Hospital e seus dependentes diretos e os pacientes oriundos do setor ambulatorial, em caráter de urgência para complementação de tratamento médico, clínico ou cirúrgico.

As atendentes foram capacitadas em curso teórico-prático proposto elaborado e executado pelos professores do Departamento de Odontologia Social e Preventiva.

O modelo de atendimento proposto é o de Atenção Primária, devendo ser complementado por um Sistema de Referência e Contra-Referência junto à Faculdade de Odontologia e a outras Instituições do Sistema Público de Saúde, uma vez que a Fundação Benjamim Guimarães mantém convênio com o INAMPS-SUS.

O atendimento, em equipe, é realizado por alunos do 7º período, auxiliados por alunos do 5º período e sob a supervisão-orientação de dois professores.

Paralelamente ao tratamento clínico-preventivo, os alunos do 4º período executam um programa exclusivamente preventivo abrangendo somente os internos.

Foram elaborados fichas e documentos para facilitar o encaminhamento de pacientes junto ao Hospital e à Faculdade.

Por fim, cabe destacar alguns problemas, de natureza diversa, e que constituíram barreiras em determinados momentos do funcionamento da clínica. São eles:

-Equipamento antigo; instalação precária; dificuldades de manutenção e reposição.

-Material de consumo em pequena quantidade e, às vezes, de má qualidade. Problema constante na UFMG.

-Dificuldades na integração multiprofissional no Hospital da Baleia.

-Inadequação do horário de aulas nos setores intra e extramuros.

-Ingerências da Administração do Hospital, relocando funcionários da clínica ou não cumprindo compromisso quanto ao técnico de equipamentos.

-Não efetuação de um Sistema de Referência e Contra-Referêncía com a Faculdade de Odontologia ou outras Instituições Públicas de Saúde.

Ressalta-se que, por outro lado, foram estes problemas, um constante desafio, verdadeiras molas propulsoras no sentido da transformação necessária a esta prática.

 

 

 

58 / 1989

INTEGRAÇÃO DE HÁBITOS E CONHECIMENTOS DE SAÚDE BUCAL POR PRÉ-ESCOLARES

M. Vasconcelos; E.F. Ferreira; R.M. T. Sobral

Faculdade de Odontologia -UFMG

Justificativa:

Esse projeto visa medir os resultados e acompanhar o desenvolvimento e a incorporação de hábitos a partir de um programa de Prevenção e Educação para Saúde Bucal realizado com pré-escolares.

Sabemos que essa faixa etária não é priorizada nos programas institucionais de Saúde Bucal. A atenção odontológica especifica a faixa etária de 7-14 anos, quando as necessidades de tratamento se acumulam, advindas de uma demanda não coberta nas idades de 0-6 anos.

Acreditamos que, ao atuar na pré-escola, introduziremos práticas de saúde bucal, de forma integrada com as demais ações de saúde que compõem o conjunto de atividades já desenvolvidas nas pré-escolas, visando nas crianças hábitos e um aprendizado em saúde bucal.

Objetivo Geral:

Avaliar os resultados relacionados às atividades de saúde bucal em pré-escolares de um programa de Prevenção e Educação em Saúde.

Objetivos Específicos:

-Experimentar técnicas de motivação.

-Introduzir práticas de Saúde Bucal nas diversas faixas etárias.

-Conhecer a capacidade das crianças para aquisição de hábitos em Saúde Bucal de acordo com a faixa etária.

Metodologia:

-Medir através do I HO-S (amostragem) a redução de placa bacteriana no programa de auto-cuidado I HO-S -março/setembro -período 2 anos.

-Treinar as crianças e monitoras, em técnicas de limpeza bucal.

-Aplicar questionários, para avaliação do programa, a monitores pais/coordenadoras das creches -início/fim do programa -período de 2 anos.

 

 

59 / 1989

OS LIMITES DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO PARA SAÚDE EM CRECHES - RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

E.F. Ferreira; M. Vasconcelos; M. T. Sobral

Faculdade de Odontologia -UFMG

Para execução deste trabalho, partimos de questionamentos sobre o que pode e/ou deve ser feito em creches, com relação a programas de prevenção e educação para saúde, com utilização dos próprios recursos humanos da escola.

Por estarmos implantando um projeto multidisciplinar de extensão nas creches da UFMG, com programas de prevenção e educação para saúde, nossa análise será feita nestas creches.

Objetivo Geral:

Avaliar a viabilidade da execução de um programa de educação para saúde numa creche.

Objetivos Específicos:

1 -Avaliar o desempenho dos professores de uma creche, no desenvolvimento do programa. 

2 -Avaliar o desempenho dos demais Recursos Humanos da creche, no desenvolvimento do programa.

3 -Avaliar a necessidade e possibilidade de utilização/adequação do espaço físico da creche para o programa.

4 -Avaliar a incorporação do programa na rotina de uma creche.

Metodologia:

1 -Observação/relatórios sobre:

1.1. Desempenho dos professores.

1.2. Adequação do conteúdo nas práticas pedagógicas da creche.

1.3. Adequação/utilização do espaço físico.

2 -Análise de relatórios:

2.1. Reuniões quinzenais da equipe de odontologia.

2.2. Reuniões mensais da equipe multidisciplinar .

 

3 -Questionário/entrevista :

3.1. Diagnóstico de conhecimento e hábitos em saúde oral.

3.2. Avaliação/sugestões

4 -Relatório de atividades -volume do realizado:

 4.1. Atividades integradas.

4.2. Atividades específicas.

 

 

 

60 / 1989

A ODONTOLOGIA INTEGRANTE DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NUM PROGRAMA DE PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE - RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

R.M. T. Sobral; E.F. Ferreira; M. Vasconcelos

Faculdade de Odontologia -UFMG

Histórico:

 

- Equipe Multidisciplinar: Professores das Faculdades: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Educação Física e Profissionais das Creches.(psicólogos e pedagogos). .

-Elaboração do Programa de Prevenção e Educação para a Saúde com Pré- Escolares.

Objetivos:

Acompanhar e conhecer as facilidades e os entraves da integração da odontologia em uma equipe multidisciplinar com relação a:

- Objetivos e metas do programa.

- Desenvolvimento e operacionalização.

- Avaliação do alcance das metas e ajustes necessários.

- Demandas específicas de outras áreas para a Odontologia e vice-versa.

- Treinamento de recursos humanos.

 

Metodologia:

 

As observações e participação serão realizadas através de:

- Reuniões mensais da equipe multidisciplinar .

- Reuniões quinzenais da equipe de Odontologia.

- Seminários Anuais de Avaliação do Programa.

- Relatórios.

 

 

61 / 1989

O TRABALHO DE EDUCAÇÃO PARA SAÚDE E PREVENÇÃO EM ODONTOLOGIA, DENTRO DE UMA EQUIPE MUL TIDISCIPLINAR - RELATO DE EXPERIÊNCIA

E.F. Ferreira; M. Vasconcelos; R.M.S. França

Faculdade de Odontologia -UFMG

Este projeto surgiu da necessidade de um acompanhamento sistematizado em um trabalho de extensão (Projeto Interdisciplinar de Saúde e Educação em Creches) realizado por professores e alunos da UF MG, nas creches desta instituição.

Objetivos:

Acompanhar e conhecer as facilidades e entraves da integração de profissionais de odontologia em uma equipe multidisciplinar, com relação a:

 

1. Objetivos e metas de um programa de educação para saúde e prevenção.

2. Desenvolvimento e operacionalização de trabalho.

3. Avaliação das metas de programa e ajustes necessários para o prossegui. mento do programa.

Metodologia:

1. Análise das entrevistas de diagnóstico com professores e direção das creches.

2. Análises das reuniões de avaliação de equipe já previstas no trabalho de extensão.

3. Análise das entrevistas de avaliação com professores, direção das creches e membros da equipe.

 

 

 

 

FORUM CIENTÍFICO

 

 

63 / 1989

COMPROVAÇÃO PELA MUTACINOTIPAGEM, DA TRANSMISSIBILIDADE INTRAFAMILIAL DE STREPTOCOCCUS DO "GRUPO MUTANS"

 

 R. V.P. Azevedo 

 

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto -USP

 

Foram selecionadas e examinadas 22 famílias residentes no perímetro urbano da cidade de Ribeirão Preto -SP, de diversos níveis sócio-econômicos, constituídas, além dos pais, pelo menos por dois irmãos, sendo que um deles, quando da primeira colheita de material, não deveria apresentar irrompimento de qualquer um dos dentes.

O grupo de estudo foi constituído de 112 indivíduos, compondo um total de 135 materiais a serem analisados, 111 placas dentais e 24 raspados gengivais.

Dentre as 397 cepas de estreptococos isoladas, a maioria foi identificada como da espécie S. mutans (48,61%); as espécies S. cricetus e S. rattus foram as que se seguiram com maior freqüência, 25,94% e 20, 15%, respectivamente.

 Quando submetidas à bacteriocinotipagem frente à 15 cepas indicadoras de diferentes espécies, verificamos que em todas as famílias, exceto uma, mais de um tipo de padrão bacteriocinogênico foi encontrado, sendo que dois ou

mais de seus membros compartilhavam de cepas semelhantes.

A freqiiência de mutacinotipos similares num grupo familial comprovou a transmissão intrafamilial dos estreptococos bucais, não se caracterizando a mãe como a mais provável fonte de infecção, por também terem sido detectados na cavidade bucal dos demais membros do grupo familial.

 

 

 

64 / 1989

ESTUDO DAS VARIAÇOES DIMENSIONAIS LINEARES HORIZONTAIS E VERTICAIS DOS SEIOS MAXILARES, COM O EMPREGO DAS RADIOGRAFIAS PANORAMICAS (ELIPSO E ORTOPANTOMOGRAFIAS)

J.B. Cahali

Faculdade de Odontologia -USP

Exames radiográficos panorâmicos têm sido usados para estudar estruturas anatômicas vizinhas à área dento-alveolar, especificamente aquelas dos seios maxilares. Sabe-se da constante preocupação dos radiologistas em dimensionar , o mais exato possível, as estruturas anatômicas, que são ampliadas e/ou distorcidas nas diferentes técnicas radiográficas usadas para o estudo dos seios maxilares.

Foram utilizados vinte e cinco (25) pacientes adultos, de ambos os sexos, e empregados os seguintes métodos radiográficos extrabucais: póstero-anterior ou projeção de Waters e a técnica radiográfica panorâmica nos sistemas elipso-pantomográfico (Panex E) e ortopantomográfico (Orthoceph 5). Foram executados traçados pantomográficos sobre decalques feitos em papéis vegetais, e constaram de 1 -Linha horizontal superior, 2- Linha horizontal inferior e 3 -Linha vertical. Os dados obtidos através das mensurações foram submetidos a análise de variância, seguida, quando necessário, do dado de comparação múltipla de Tuckey.

As mensurações lineares horizontais e verticais dos seios maxilares, obtidas nas condições em que esse trabalho foi realizado mostraram que:

1- Houve variação estatisticamente significante entre os resultados obtidos com o emprego das técnicas pantomográficas em um mesmo paciente.

2-  As mensurações lineares horizontais e verticais dos seios maxilares à direita e à esquerda da cabeça do paciente demonstraram existir simetria radiográfica, quando do emprego das técnicas radiográficas utilizadas.

3 -  Na escolha de um ou outro aparelho pantomográfico ("Panex E" ou "Orthoceph 5"), deve-se considerar a maior ou menor ampliação radiográfica que haverá na projeção horizontal ou vertical, dos seios maxilares.

 

 

 

65 / 1989

INTERAÇÃO DE LECTINAS DE SEMENTE DE JACA (ARTOCARPUS INTEGRIFOLIA) COM GLICOPROTEÍNAS DA SALIVA E SORO HUMANO

C.P. Costa

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

Léctinas são proteínas que se ligam a açúcares específicos de macromoléculas. Foram descritas inicialmente em plantas, porém de outras fontes já foram isolados como bactérias animais e até mesmo mamíferos. As lectinas apresentam várias propriedades como hemaglutinação, aglutinação de bactérias, protozoários, leucócitos, estímulo mitogênico para linfócitos e entre outras a reação e precipitação de glicoproteínas, incluindo imunoglobulinas.

As glicoproteínas constituem um grande grupo de substâncias presentes na saliva e soro, dentre elas a imunoglobulina A. Tem sido descrito que lectina de semente de jaca reage com IgA presente no soro e secreções humanas.

Neste trabalho procuramos verificar se a lectina de semente de jaca, específica para galactose, reagia com imunoglobulina A, salivar, e se era específica para esta glicoproteína, comparado as reações com as glicoproteínas do soro. Através de técnicas de dupla difusão em gel de agarose, eletroforese em gel de agarose e poliacrilamida, com saliva e soro deficiente em imunoglobulina A, verificamos que esta lectina reage com outras glicoproteínas da saliva e do soro além da imunoglobulina A.

Após o fracionamento do extrato bruto de semente de jaca, por cromatografia de afinidade em agarose-D-galactose, verificamos a existência de outra lectina neste extrato, não específica para galactose, com atividade precipitante para várias proteínas do soro humano.

 

 

66 / 1989

RESINA COMPOSTA EM DENTES POSTERIORES - APRESENTAÇÃO DE UMA NOVA TÉCNICA DE RESTAURAÇÃO

0.8. Oliveira Júnior

Faculdade de Odontologia de Araraquara -UNESP

Para que o cirurgião-dentista possa devolver a um dente sua forma anatômica original, muitas vezes tem necessidade de esculpir a restauração diretamente na boca do paciente, e nem sempre este ato operatório é conseguido com facilidade.

Na tentativa de facilitar a técnica e realizar com maior segurança as restaurações dos dentes posteriores com resina composta, devolvendo sua forma e funções originais, de restauração que se diferencia por utilizar como matriz um cimento cirúrgico fotoativado, que além de oferecer resultados clínicos satisfatórios, tem mostrado ser uma técnica simples, fácil, rápida e econômica.

O autor concluí que:

1 - A utilização desta técnica facilitou a reprodução da forma anatômica do dente.

2 - Propicia ganho de tempo e economia.

3 - Ainda necessita novas pesquisas.

 

 

 

67 / 1989

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE QUATRO SISTEMAS DE LIGA PARA AMALGAMA EM RELAÇÃOÀ CONTAMINAÇÃO E A DIFERENTES TIPOS DE ACABAMENTO SUPERFICIAL (ESTUDO "IN VITRO")

P. E. Capel Cardoso

Faculdade de Odontologia -USP

O autor analisa a corrosão de restaurações de amálgama realizadas em dentes humanos extraídos, tendo como variáveis o tipo de liga (quatro marcas pertencentes a sistemas diferentes). a contaminação com saliva humana durante a condensação. tipo de acabamento superficial (esculpido. brunido e polido) e meio corrosivo (água destilada. NaO e Na2S).

Foram tiradas fotografias em preto e branco, onde se analisou a textura superficial das restaurações. classificando-as de acordo com o grau de corrosão.

Após a análise estatística dos dados. usando teste não paramétrico de Krushal-Wallis, ficou evidenciado que:

- o banho de NaCI se mostrou mais agressivo quanto à corrosão quando comparado ao Na2S;

- o  banho de Na2S atacou de maneira uniforme as superfícies das restaurações, não apresentando diferenças dentro das variáveis estudadas;

-com exceção da liga Dispersalloy, as composições ricas em cobre obtiveram

melhor desempenho do que a liga convencional, quando submetidas ao banho de NaCI ;

 - as superfícies tratadas diferentemente (esculpidas. brunidas e polidas) não apresentaram diferença quanto ao índice de corrosão nos banhos de NaCI e Na2S;

- não houve diferenças entre os índices de corrosão superficial de ligas contaminadas com saliva durante a condensação e as não contaminadas.

 

 

TEMAS LIVRES

 

 

 

69/ 1989

AMÁLGAMA DENTAL: ESTUDO DE SUA MICRODUREZA EM FUNÇÃO DO USO DE VERNIZ CAVITÁRIO, DO TEMPO E DIVERSOS REFERENCIAIS

L.E. Bolsoni & D. Vinha

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

O uso de vernizes cavitários sob restaurações a amálgama determina a diminuição da emissão residual de mercúrio na interface, o presente estudo IU- põe que esta diminuição dos vapores de mercúrio possa determinar uma m8ior concentração do mesmo nas margens, e assim maior concentração de fase gama 1 . gama 2 nessa região, podendo produzir um acréscimo no processo de fratura marginal. Foram confeccionadas duas cavidades em cada um dos oito molares, uma foi usada como controle e outra utilizou-se duas demãos de verniz copal, foi feito um corte longitudinal dos dentes após 24 horas e medidas a microdureza VICKERS nas margens e centro das restaurações neste tempo e também após 168 horas da condensação. O verniz cavitário determinou a diminuição da microdureza de margens da restauração a amálgama, enquanto que no centro das restaurações não houve interferência da microdureza. Nas margens, também, foi encontrada uma microdureza menor que no centro da restauração. O fator tempo foi diretamente proporcional com os resultados de  microdureza..

70 / 1989

ANÁLISE COMPARATIVA DOS ÍNDICES DE RIGIDEZ DE CONES DE GUTA-PERCHA ESTANDARDIZADOS DE DIFERENTES PROCEDÊNCIAS

A.C. Bombana & P.R. Pugliesi

Faculdade de Odontologia -USP

Com freqüência relativamente elevada o dentista defronta-se com problemas no momento de promover a adaptação do cone mestre de obturação ao nicho apical cirurgicamente criado durante a fase de preparo do canal.

Clinicamente percebe-se existirem diferenças no manuseio de cones de guta-percha estandardizados em função de suas procedências.

Assim constitui proposta do presente trabalho comparar quatro diferentes marcas comerciais entre si no intuito de avaliar seus índices de rigidez.

Para tanto foram selecionados 120 cones estandardizados dos n.Os 30, 50 e 80 (40 unidades para cada número) , das marcas Kerr, Dentsplay, Tanarí e Maillefer. Cada número de cone constituiu um grupo de estudo onde eram analisadas 10 unidades de cada marca.

Os ensaios de flexão foram desenvolvidos em aparato formado por uma haste horizontal cuja porção média prendia-se a outra haste vertical, à semelhança da travessa horizontal de uma balança de pesos.

Em uma das extremidades da haste existia uma garra de apreensão onde fixava-se o cone de guta-percha experimental deixando-se apenas 16 mim do mesmo para fora da garra. Acima da garra de apreensão existia um receptáculo onde eram depositados pesos de valores previamente conhecidos. Na parte superior da porção média da haste existia um ponteiro de curso livre que acompanhava os movimentos da mesma granduando-os em escala de 0-70°. Estando o ponteiro em 0°, o aparato nivelado e a temperatura ambiente a 20oC o cone experimental era sujeito às cargas até o ponteiro da escala acusar 70°. Os resultados assim obtidos foram submetidos a análise estatística (variância e teste Tuckey) permitindo as seguintes conclusões:

1. Existem diferenças estatisticamente significantes nos índices de rigidez entre as quatro marcas estudadas.

2. Para os cones de n.o 30 os mais rígidos foram os da marca Tanarí, seguidos dos da Dentsplay, Kerr e Maillefer.

3. Para os cones de n.os 50 e 80 os resultados foram iguais classificando-se como mais rígidos os cones da Tanarí, seguidos pelos da Maillefer, Dentsplaye Kerr.

 

71 / 1989

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES ANTIINFLAMATÓRIAS DAS DROGAS: INDOMETACINA, BUTAZONA, CLINORIL, NAPROSIN, BENFLOGIN E INFLARIL NA FORMAÇÃO DE MACRÓFAGOS E DAS CÉLULAS GIGANTES EM GRANULOMAS EXPERIMENTAIS

N. AlIe & S.A. Catanzaro Guimarães

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

A persistência do agente flogógeno no foco inflamatório estimula a atividade proliferativa celular caracterizando a exsudação de células mononucleares associada também à contínua destruição dos granulócitos neutrófilos, alterando substancialmente o caráter celular do exsudato mostrando uma constituição morfológica predominantemente de linfócitos e macrófagos definindo o processo inflamatório crônico.

Para a análise do efeito antiflogístico das drogas antiinflamatórias não Bsteróides: Indometacina, Butazona, Clinoril, Naprosin, Benflogin e Inflaril, na inflamação crônica, utilizamos como modelo experimental, a implantação no tecido subcutâneo de ratos nos períodos de 3, 12 e 18 dias de lamínulas de vidro que, sendo irritante, de baixa intensidade, acaba por desenvolver uma reação inflamatória crônica inespecífica do tipo granulomatosa. Neste modelo de inflamação crônica as células predominantes são os macrófagos e as células gigantes. A elevada concentração de macrófagos em nível deste foco inflamatório depende do recrutamento, proliferação, mobilização e ativação destas células.

Pelos resultados podemos concluir que a maior proporção de células gigantes ao lado de um menor fluxo de macrófagos induzindo por drogas, representaria uma ação antigranulomatosa, uma vez que havendo diminuição do fluxo de macrófago no foco inflamatório crônico, o granuloma se autolimitaria.

Esses resultados indicaram uma diminuição significativa de macrófagos nos animais tratados com Indomemcia, Butazona, e o Clinoril nos três períodos de observação e uma diminuição em menores proporções com o Naprosin, o Benflogin e o Inflaril.

Os granulomas produzidos experimentalmente revelaram que a Indometacina, a Butazona e o Clinoril foram as drogas que mais estimularam a formação de células gigantes. No entanto, o Naprosin, o Benflogin e o Inflaril aparecem com atividade menor na estimulação e formação de policariontes de macrófagos.

 

 

 

72 / 1989

 

ASPECTOS ULTRAESTRUTURAIS DA SECREÇÃO EFETUADA PELOS AMENOBLASTOS DE GERMES DENTAIS DE RATOS

A. W Almeida; M. L.P. Almeida; D. T. Lima

CEBEM - Universidade Federal de Uberlândia

O corpo celular do ameloblasto comanda a síntese do material orgânico que é lançado no meio extracelular, para que este venha a transformar-se em esmalte. Admite-se que a célula trabalhe, promovendo sínteses e reabsorções que 56.0 evidenciáveis particularmente no polo apical ou secretor. O processo de mineralização só ocorre se houver uma matriz orgânica especialmente elaboração para tal finalidade e, provavelmente, com características específicas.

Em nossos achados ultra-estruturais, observamos que os ameloblastos portadores de processos de Tomes, mostram material orgânico secretado em grande quantidade e acumulado nos espaços intercelulares do polo secretor das células. Este material é acumulado sob a forma de massas granulosas que estão ladeadas pelas membranas citoplasmáticas de ameloblastos adjacentes, Incorporadas às membranas ou em suas proximidades, observamos múltiplas vesículas revestidas (coated vesicles) repletas de material que se assemelha morfologicamente às áreas granulosas.

O revestimento superficial destas vesículas, apresenta aspecto morfológico característico e conta provavelmente com a presença da proteína clatrina, o que conferiria um mecanismo de retorno a tais vesículas. Microtúbulos são encontrados nas proximidades das mesmas, particularmente nos locais onde estas aproximam- se dos perfís de aparelhos de Goigi, com os quais parecem manter algum tipo de contato.

Na direção da frente de mineralização, os agregados de grânulos das massas intercelulares parecem mostrar uma disposição fibrilar com maior densidade eletrônica. Admitimos que sobre tais fibrilas haverá a deposição ulterior dos cristais minerais. Interpretamos nossos achados como indicativos da presença de um molde previamente estabelecido pelo material grânulo-fibrilar, sobre o qual seriam depositados os cristais minerais.

As vesículas revestidas, encontradas em quantidade no polo secretor ao  nível da emergência dos processos de T ames, não foram observadas no interior dos mesmos.

 

 

 

 73 / 1989

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE FÁRMACOS COADJUVANTES DA INSTRUMENTAÇÃO DE CANAIS RADICULARES

M.L.F. Menin* & L.L. Bammann**

*   Curso de Pós-Graduação em Endodontia -UFPEL

** Instituto de Biologia -UFPEL

O propósito desta investigação foi avaliar a atividade antimicrobiana de fármacos utilizados como auxiliares na instrumentação de canais radiculares infectados. Os fármacos, testados "in vivo" e "in vitro", foram hipoclorito de sódio a 1% (solução de Milton), ácido cítrico a 25%, ácido cítrico a 50%, hipoclorito de sódio a 1% + ácido cítrico a 25% e hipoclorito de sódio a 1% + ácido cítrico a 50%, utilizando-se água destilada estéril como controle. Invariavelmente, os testes de 1itividade e controle foram efetuados em "Fluid Thioglycollate Medium" (BBL), com incubação em ambiente de aerobiose.

No estudo "in vivo", foram selecionados dentes unirradiculares infectados, com exame bacteriológico positivo. Subseqüentemente, os canais eram tratados segundo técnica endodôntica de rotina e instrumentados com auxílio das substâncias-testes, quando, então, seu estado bacteriológico era novamente avaliado; esta avaliação era feita através de duas outras colheitas, respectivamente, logo após (ação imediata) e decorridas 48 horas (ação mediata) do tratamento químico- mecânico.

Os resultados obtidos sugerem um maior efeito antimicrobiano das associações testadas, em comparação às substâncias testadas isoladamente.

No estudo "in vitro", a ação antimicrobiana das substâncias foi avaliada diretamente. Assim, era procedida a contaminação experimental de pontas absorventes em suspensões microbianas, com posterior exposição das mesmas às substâncias-testes, durante 5 e 10 minutos; neste estudo, foram utilizados, como microrganismos indicadores, S. mutans, S. sobrinus, S. salivarius, S. faecalis, S. aureus, S. epidermidis, B. subtilis, E. coli e C. albicans.

Os dados referentes à ação direta sugerem que O hipoclorito de sódio a 1%, isoladamente ou em associação, apresenta um amplo\espectro de ação, enquanto as soluções de ácido cítrico possuem ação variável, em função do microrganismo indicador considerado e do tempo de exposição experimentado.

 

 

 

74 / 1989

AVALIAÇÃO ANATÔMICA DE INTERESSE CLÍNICO ENDODÔNTICO, EM RAIZES MESIO-VESTIBULARES DE MOLARES SUPERIORES "IN VITRO"

I.C. Froner; C.J.A. Souza; S. Siéssere; J.C.G. Biffi

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

A presença de dois canais na raiz mesio-vestibular ocorre em mais de 50% dos casos (HESS, 1921), porém clinicamente esse percentual nem sempre é alcançado (SEIDBERG. 1973). O propósito deste estudo foi de avaliar sob o ponto de vista morfológico o início do canal radicular ao nível do assoalho da câmara pulpar, procurando justificar as dificuldades clínicas em detectar o quarto canal, comum a esse dente.

Foram utilizados 100 (cem) dentes molares superiores (1.º e 2.º). A raiz mesio-vestibular foi separada e radiografada nos planos M-D e V-L, em seguida foram incluídas em acrílico e seccionadas com disco de diamante sob jato de água. Procurou-se retirar três fatias transversais de 1 mm cada a partir do assoalho da câmara pulpar.

Esse procedimento permitiu o estudo da anatomia do canal radicular a um nível estratégico para a detecção do quarto canal, bem como para a documentação de todos os casos.

O resultado da análise das variações anatômicas a esse nível, justificou em aproximadamente 20% dos casos, a dificuldade clínica na localização do quarto canal.

 

 

 

75 / 1989

AVALIAÇÃO CLÍNICA DO TRATAMENTO CIRÚRGICO DE PACIENTES PORTADORES DE FERIMENTOS POR ARMA DE FOGO NA REGIÃO FACIAL

W.A. Jorge; M.M. Soares; M.M. Gouveia

Faculdade de Odontologia e Hospital Universitário -USP

Dada a alta freqüência atual de ferimentos por arma de fogo na região facial, e a controvérsia existente sobre o tratamento adequado, os autores fazem no presente trabalho uma avaliação a fim de estabelecer uma padronização no atendimento de urgência nos pacientes vitimados por este tipo de ferimento.

Foram utilizados pacientes que deram entrada no P.S. do Hospital Universitário -USP, apresentando características comuns que nos levaram a determinar as condutas emergenciais: desobstrução das vias aéreas superiores com remoção de corpos estranhos, coágulos, controle de edema, entubação ou traqueostomia; manobra de hemostasia (pinçagem e ligadura dos vasos atingidos); adequadarlimpeza da ferida, desbridamento, drenagem da área afetada, estabilização dos fragmentos ósseos pela fixação intermaxilar (aguardando o 2º T.O.); medicação antitetânica, antibioticoterapia, analgésicos e antiinflamatórios e hidratar o paciente em perdas de volumes consideráveis.

A ação mecânica do projétil em relação aos tecidos ósseos - presença de fraturas cominutas que contra-indicam a cirurgia, imediata e tentativa de retirada do projétil e em relação aos tecidos moles promove a presença de edema, hematoma e ação necrótica sobre os tecidos, quando de ferimentos contaminados.

As complicações advindas do FAF facial verifica-se quando da perda de substâncias, contaminação do ferimento, nas lesões de estruturas nobres tais como nervos, glândulas e seus canais acessórios, comunicação buco-sinusais e consolidações viciosas.

Os resultados atingidos, nos levam a concluir que realmente as normas aplicadas são eficazes guardando contudo a especificidade de cada caso.

 

 

 

76 / 1989

AVALIAÇÃO CLÍNICA DO TRATAMENTO CIRÚRGICO DO GRANULOMA CENTRAL DE CÉLULAS GIGANTES

WA. Jorge; R. Martins; C. V. Salgado;A.F. Schulz

Faculdade de Odontologia e Hospital Universitário -USP

Dada a controvérsia sobre o tratamento a ser instituído em Granuloma Central de Células Gigantes, os autores no presente trabalho, apresentam a terapêutica cirúrgica instituída e a evolução de mais de 1 ano dos casos operados.

Os casos estudados são de lesões de proporções significativas que envolviam e transpassavam a linha mediana mandibular.

Sendo a terapêutica cirúrgica a escolha por excelência no tratamento destas lesões, o planejamento foi estabelecido em função da manutenção do segmento mandibular.

A terapêutica cirúrgica foi instituída com paciente sob anestesia geral, e dada a previsão de perda de grande volume sanguíneo, foi tipado, solicitado e transfundido sangue num total de 250 ml durante o transoperatório. Durante o ato cirúrgico transoperatório, por avaliação clínica foi desprezado o implante aloplástico que havia sido programado como alternativa cirúrgica caso houvesse uma fratura patológica remanescente ósseo.

Os resultados cirúrgicos obtidos após avaliação constante num período de mais de 1 ano de seguimento, nos levam a afirmar que a cirurgia conservadora - embora o cirurgião deva estar programado para as complicações transoperatórias como as grandes perdas de volumes e eventual implante por fratura do remanescente ósseo - deve ser a terapêutica cirúrgica a escolha por excelência desta patologia e que traz cura da lesão sem grandes mutilações do complexo maxilo- facial.

 

 

 

77 / 1989

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DO IODO-POLIVINILPIRROLIDONA (PVP-I) SOBRE A MICROBIOTA DE MUCOSA ORAL "IN VIVO"

J. Timenetsky; J.L. De Lorenzo; M.R.L. Simionato; S. Cai

Instituto de Ciências Biomédicas -USP

O "Manual de Controle de Infecção em Cirurgia", editado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (1982), recomenda o iodo-polivinilpirrolidona (PVP-I) como o antisséptico mais adequado para uso em mucosas, contra-indicando todos os germicidas de uso rotineiro e consagrado, tais como o timerosal. Baseados nesse preceito, propusemo-nos a avaliar o potencial germicida desse produto, "in vivo", frente à microbiota da mucosa lisa oral, local onde o cirurgião-dentista freqüentemente atua para praticar atos anestésicos e incisões cirúrgicas.

Neste estudo inicial, em dez adultos com idades de 25 a 30 anos, efetuamos comparações quantitativas entre a microbiota cultivável do fundo de saco vestibular, antes e após a aplicação do PVO-I durante um minuto. O meio de cultivo utilizado foi o Agar Nutriente (Difco) duplamente concentrado e a incubação foi processada em aerobiose, a 37ºC durante 72 horas.

A verificação do Efeito Germicida revelou valores médios de pelo menos 3º, o que corresponde a 99,9% de redução da microbiota local, demonstrando marcante atividade antibacteriana do produto em estudo.

 

 

 

 

78 / 1989

 

AVALIAÇÃO DA CLÍNICA ODONTOLÓGICA DA BARRAGEM SANTA LÚCIA

IMPACTO DA CLÍNICA .

H.H: Paixão;  J.H.L. Amaral;  Z.A. Silva;  M.P.S. Silva;  L.G. Fonseca;  R.M.T: Sobral

Faculdade de Odontologia -UFMG

Este trabalho pretende avaliar O impacto do funcionamento da Clínica no período de 1981 a 1986. Essa clínica situada em área de favela tem como proposta o atendimento a nível de atenção primária e encontra-se fechada para reforma desde 1987 com abertura prevista para agosto de 1989.

Os objetivos deste trabalho referem-se à descrição do grau de envolvimento e expectativa da comunidade atendida com relação à clínica, descrição dos principais problemas de saúde oral da comunidade e verificação do impacto do serviço de saúde oferecido para a comunidade.

Foram realizadas entrevista, com questionários numa amostra de 549 domicílios. A comunidade foi dividida em 5 regiões. Também foram feitas entrevistas com representantes de 4 grupos organizados e funcionários do posto de saúde local.

Como resultados preliminares (apuração de 536 questionários) podemos citar que, num número de 2.919 pessoas cobertas pela pesquisa, o grupo familiar predominante da comunidade é composto por pai, mãe e filhos, com uma densidade de 5,4 hab/domicílio. A pesquisa revela uma necessidade de tratamento odontológico em 2,7 hab/domicílio. No número de domicílios (103) onde alguém recebeu tratamento na clínica a cobertura atingiu 1 ,6 hab/domicflio. Na resolução dos problemas bucais as pessoas procuram dentista, utilizam medicamentos, simpatia e recursos caseiros. Quanto ao grau de satisfação com o tratamento oferecido 83,3% das pessoas atendidas relataram estarem satisfeitas com o atendimento na clínica.

Os resultados referentes aos graus de envolvimento, participação e conhecimento a respeito da clínica mostram que 57 ,8% dos entrevistados não sabem se a mesma foi construída em regime de mutirão; 52,8% estão dispostos a participar da vida da clínica "fazendo tratamento dentário" e 51,1% sabem que a clínica atende crianças. O horário de funcionamento da clínica é conhecido por 44,1% das pessoas e 65,5% sabem quais são os profissionais que trabalham na mesma. Dentre os entrevistados 85% relatam a falta de vaga como um dos problemas presentes e 63,4% têm algum grau de conhecimento sobre os tratamentos oferecidos. No universo das pessoas atendidas na clínica 39,8% relatam como motivo da consulta o sintoma dor e 50,6% procuraram a clínica para fazer tratamento dentário.

As pessoas que têm maior conhecimento e envolvimento com a clínica e que conseguiram atendimento odontológico residem nas regiões próximas a esta.

 

 

79 / 1989

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE CORTE DAS LIMAS K-FLEX E FLEXOFILE EM FUNÇÃO DO NÚMERO DE USOS

L O. Cazetta; A. C. Bombana; A.A.M. Moura

Faculdade de Odontologia --USP

Os autores se propõem a analisar comparativamente a capacidade de corte inicial e a manutenção dessa propriedade no uso sucessivo de instrumentos endodônticos dos tipos K-Flex e Flexofile, através da instrumentação de 40 incisivos inferiores humanos extraídos.

Os dentes uma vez limpos e esvaziados foram submetidos à dupla pesagem em balança analítica, numerados e divididos em dois grupos de 20, os quais foram subdivididos em 4 lotes de cinco dentes cada. Um grupo teve os canais preparados com limas K-Flex e o outro com limas Flexofile. O primeiro lote de cada grupo foi preparado com limas de 1.º uso, o segundo, terceiro e quarto lotes foram preparados de forma idêntica valendo-se dos mesmos instrumentos. Finda a preparação os dentes eram novamente submetidos a dupla pesagem em balança analítica.

Pela subtração de P2 (peso final) do valor apurado em P1 (peso inicial) obtinha-se um terceiro valor equivalente à perda de peso após o preparo. Os resultados assim obtidos foram submetidos à análise de variância e permitiram concluir:

1. independentemente do número de usos as limas K-Flex e Flexofile exibem

diferenças significativas ao nível de 1 ,52%;

2. considerando os diferentes números de uso nota-se que independentemente do tipo de lima existem diferenças significativas ao nível de 0,53%;

3. a perda da capacidade de corte entre O 1.º e 4º uso dos instrumentos varia em torno de 98,5% e 97,5% para o K-Flex e o Flexofile respectivamente;

4. do primeiro para o segundo uso as limas Flexofile mostram maior perda de corte que as K-Flex, porém do segundo uso em diante os decréscimos de corte para a Flexofile são menores que os da K-Flex;

5. a interação global tipo de instrumento x número de usos não demonstrou diferenças significantes entre os dois tipos de limas.

 

 

80 / 1989

AVALIAÇÃO DA ESPESSURA DE TIRAS PARA PEGISTRO OCLUSAL

 S.M. Rode; C. Marín-de-Ios-Rios; C.P. Eduardo; E. Matson

Faculdade de Odontologia de São Paulo -USP

No estudo da oclusão deve se saber obter e interpretar os registros de contatos oclusais, que nem sempre apresentam a exatidão necessária. Existem várias formas de obter estes registros, e o mais comum é através de tirar apropriadas.

Como a percepção da espessura oclusal, pode variar de 12,5 a 100 (m, atira de registro deveria estar abaixo destes valores, pois poderia indicar contatos entre dentes que não existem ou alterar os existentes.

Para tanto, foram medidos 13 tipos diferentes de tiras utilizadas para registro oclusal de fabricação nacional e estrangeira, em um comparador eletrônico digital da Mitutoyo do Brasil. Cada tira foi medida em 18 pontos diferentes, através de 3 retas imaginárias, e a leitura foi após 10 segundos, para que ocorresse uma deformação plástica à semelhança do que ocorre na boca.

Dentre os materiais de fabricação nacional o que apresentou menor espessura, foi o papel carbono em folha para máquina de escrever, seguido do papel Dentalinc. Para os de fabricação estrangeira, foi o Pulpdent-Bausch Articulating Ultrathin, seguido do Accu-Film n.º 1.

 

 

 

81 / 1989

AVALIAÇÃO DAS LESÕES TRAUMÁTICAS OCORRIDAS EM

93 PACIENTES DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFMG ,

 

M.I.S. Côrtes; J. V. Bastos; C.S. Abrantes; M.C. Roenkhol; L.D. Figueiredo

 

Faculdade de Odontologia -UFMG

O objetivo desse trabalho foi avaliar a freqüência das lesões traumáticas ocorridas nos dentes anteriores permanentes quanto ao sexo, faixa etária, elemento dental acometido, classificação da lesão e etiologia. Foram encaminhados 93 pacientes, de ambos os sexos, idade entre 7 e 34 anos, em tratamento na Clínica de Traumatizados da Faculdade de Odontologia da UFMG,/no período de 1 ano.

Os pacientes foram distribuídos em 4 grupos segundo a faixa etária: 7 a 11 anos; 12 a 17 anos; 18 a 23 anos e maiores que 24 anos. Foram avaliados os traumatismos ocorridos nos dentes anteriores superiores e inferiores, de canino a canino. As lesões traumáticas foram classificadas como se segue: - Fratura coronária de esmalte, de esmalte e dentina, de esmalte e dentina com exposição pulpar; -Fratura coronorradicular; -Fratura radicular de terço apical, de terço médio, de terço cervical ; -Concussão; - Subluxação; -Luxação lateral; -Luxação intrusiva; -Luxação extrusiva; - Avulsão. Quanto à etiologia, os grupos foram divididos em acidentes por colisão contra corpos estranhos, esportes, meios motorizados, quedas e violência. Conclui-se que: -a freqüência de traumatismos foi maior nos pacientes do sexo masculino, em todos os grupos de idade examinados; -a freqüência de traumatismos foi maior na faixa etária de 7 a 11 anos; -os elementos dentais mais acometidos foram os incisivos centrais superiores, sendo que os do lado esquerdo apresentaram maior freqüência; - o tipo de lesão mais freqüente foi a fratura coronária de esmalte e dentina e, na maioria dos casos, causados por queda.

 

 

 

82 / 1989

AVALIAÇÃO DE MÉTODOS PREVENTIVOS DA CARIE DENTARIA EM POPULAÇÃO ESCOLAR

A.M.D. Vargas; M.D. Martins; D. Verdolim; I.P. Domingues; J.P.S. Mafra; M.C.M. Castro; P.F. Pinto

Faculdade de Odontologia -UFMG

A eficiência de alguns métodos preventivos da cárie dentária já foi comprovada por uma série de trabalhos experimentais publicados. Baseado nestes estudos e observando que a realidade das escolas públicas brasileiras parecia impedir a obtenção dos mesmos resultados, os professores do DOSP da FOUFMG escolheram uma escola pública de 1.º grau, da rede municipal de ensino onde testaram 4 destes métodos preventivos. O objetivo do trabalho foi o de verificar qual ou quais apresentariam melhores resultados, e fazer uma proposição à rede pública escolar, para a adoção deste(s) método(s).

Os métodos aplicados foram: (1) Educação para a Saúde, com ênfase na redução do consumo de açúcar, utilizando metodologia inovada, centrada na participação efetiva da criança através de atividades práticas alternadas aos conteúdos teóricos. (2) Polimento Coronário com Periodicidade de acordo com risco de cárie. (3) Escovação Diária Orientada. (4) Bochecho Semanal com Solução Fluoretada. As crianças foram, agrupadas por classes, ou seja, cada 2 classes era submetida a um só método. Um grupo não realizou nenhum procedimento ficando como controle.

Os resultados obtidos neste trabalho nos mostraram que alguns dados peculiares à realidade do ensino brasileiro têm que ser levados em conta no planejamento de qualquer programa preventivo em escolares: alta taxa de evasão, alto índice de repetência, distribuição heterogênea de faixa etária nas classes escolares e dificuldade de envolvimento das famílias. A professora não está comprometida com a questão da saúde oral e não se mostra inclinada a participar dos programas preventivos. -Além disto foi possível concluir que: -Todos os métodos são exeqüíveis em escola pública mas o de mais fácil aplicação é o bochecho semanal com solução fluoretada. -A educação para a saúde deve acompanhar qualquer outro método preventivo. -Os resultados de um programa de educação para a saúde devem ser avaliados a longo prazo por envolverem mudanças de comportamento. -A metodologia dos programas de educação para a saúde não deve ser centrada no ato de ministrar conteúdos informativos mas na construção de uma relação pedagógica que permita ao educando a apropriação do conhecimento que irá gerar a mudança de atitude.

 

 

83 / 1989

AVALIAÇÃO DO EFEITO ANTIMICROBIANO DE SOLUÇÕES FLUORADAS PARA "RINSAGEM" DE CAVIDADES

M.E. Souza e Silva & T.P.M. Cornacchia

Faculdade de Odontologia -UFMG

A utilização da solução de fluoreto estanoso para "rinsagem" em preparos para amálgama é considerada medida efetiva na prevenção contra a reincidência da cárie.

Assim, propusemo-nos a avaliar o efeito antimicrobiano destas soluções.

Foram feitas coletas de material em preparos cavitários de dentes com indicação para restaurações com amálgama. Após coletado o material, este foi colocado em meios de cultura com tioglicolato de sódio e levado em ambientes de aerobiose e anaerobiose, sendo observados após 24, 48 e 72 horas para aeróbicos e após 7 dias para anaeróbicos.

Sabe-se que grande parte dos insucessos das restaurações com amálgama relacionam-se com reincidência de cárie.

Assim, comprovado o efeito antimicrobiano destas soluções poderemos relacionar a limpeza de cavidade ao processo de prevenção da cárie.

Os resultados preliminares obtidos, indicam que em 62% dos casos foi comprovado o efeito bacteriostático da solução de fluoreto estanoso.

 

 

 

 

84 / 1989

AVALIAÇÃO DO NIVEL DE INCISÃO NA REPARAÇÃO TECIDUAL PÓS-GENGIVECTOMIA - ESTUDO HISTOLÓGICO EM HUMANOS

 

 

J.E.C. Sampaio;  S.R.P. Orrico;  B.E.C. Toledo;   C. Benatti Neto;   R.S.G. Abi Rached

 

 Faculdade de Odontologia de Araraquara -UNESP

 

 

Foram realizadas observações histológicas sobre o efeito de níveis diferentes de incisão na reparação tecidual pós-gengivectomia.

Em nove pacientes da Clínica de Periodontia da faculdade de Odontologia de Araraquara, que tinham como indicação na terapêutica periodontal da técnica da gengivectomia, foram retiradas na ocasião de sua realização, duas faixas de tecido gengival, correspondendo cada uma delas a um dente, de papila interdental de um lado à papila do outro.

Em cada uma dessas faixas foram realizadas, com uma sonda demarcadora tipo CRANE KAPLAN, cinco demarcações para orientar o nível da incisão; numa das faixas a incisão foi realizada cerca de 1 mm apicalmente aos pontos demarcados e na outra aproximadamente a 1 mm coronariamente.

O material colhido no dia da realização da gengivectomia foi considerado como biópsia inicial ou zero dia; decorridos 14, 28 e 42 dias após a cirurgia, foram realizadas novas biópsias nas mesmas regiões, para análise do processo de reparo.

Os resultados da análise histológica demonstraram que: 1 - a utilização da sonda demarcadora é inadequada na determinação do nível de incisão; 2 -o processo de reparo mostrou pequenas evidências de uma evolução mais rápida, até os 28 dias, quando as incisões foram praticadas coronariamente; 3 -as diferenças entre os dois grupos desapareceram aos 42 dias; 4 - na utilização da técnica da gengivectomia, a incisão deve ser realizada coronariamente aos pontos demarcados.

 

 

85 / 1989

AVALIAÇÃO DO PADRÃO DE LIBERAÇÃO DE FLÚOR, A PARTIR DE ALGUNS CIMENTOS RESTAURADORES

R.M. Carvalho; M. V.P. Albuquerque; M.F.L. Navarro; C.E. Pinheiro

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

O flúor, a partir dos anos 40, passou a ser a principal arma no combate à cárie dentária. A  liberação de flúor a partir de cimentos restauradores que contém esse elemento na sua composição já foi comprovada por vários autores na literatura, entretanto, materiais recentemente disponíveis no mercado nacional ainda não se encontram testados. O propósito deste estudo foi verificar a liberação de flúor desses materiais e comparar com outros já avaliados, em períodos de 24 horas e 7 dias.

Foram empregados os cimentos de ionomero de viord, Ceram Fil, Chelon-Fil e Fuji II e Sílico-fosfato, Kryptex e Petralit. Para cada período de teste foram confeccionados 6 corpos de prova cilíndricos de 8 mm de diâmetro por

1 ,5 mm de espessura para cada material. Após 20 minutos de presa foram mergulhadas em 18 ml de água destilada deionizada elevados a um agitador até o momento dos testes. Os testes foram realizados num aparelho medidor de flúor por íon específico, através da água contida nos recipientes. Para o período de 24 horas foram feitas medidas de 6 em 6 horas e para o período de 7 dias de 24 em 24 horas. Foram observados diversos valores de liberação de flúor de acordo com os materiais e com os períodos testados. O padrão de liberação no entanto foi semelhante para todos os materiais sendo que a maior liberação de flúor se deu nos períodos iniciais, seguindo-se uma queda e posterior estabilização da liberação do íon. Em valores absolutos, os cimentos Ceram-Fil e Petralit foram os que atingiram os maiores valores de liberação de flúor, seguidos pelo Chelon-Fil, Kryptex e Fuji 11.

Dentro da metodologia proposta, foi comprovada a liberação de flúor a partir dos materiais em teste e definido que o padrão dessa difusão respeita uma curva decrescente com tendência à estabilização em valores mínimos com o passar do tempo.

 

 

 

 

86 / 1989

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO GLUTARALDEÍDO SOBRE OS TECIDOS PULPARES E PERIAPICAIS APÓS PULPOTOMIAS EM MOLARES DE RATOS: ESTUDO MICROSCÓPICO

C.L.F. Salles; E. Pavarini; A. Consolaro

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

Até o início da década passada, as pulpotomias em dentes decíduos eram realizadas com base na ação do formocresol e do hidróxido de cálcio. A partir de 1972, foi introduzido o glutaraldeído como uma alternativa neste procedimento clínico. Com a finalidade de avaliar microscopicamente os efeitos do glutaraldeído sobre os tecidos pulpares e periapicais em molares de ratos, após pulpotomias, analisamos comparativamente as seguintes variações de técnica: 1) colocação da pasta de óxido de zinco e glutaraldeído a 2%, sem e com curativo prévio de glutaraldeído a 2%, por 5 minutos, e 2) colocação da pasta de óxido de zinco, eugenol e glutaraldeído a 2%, sem e com curativo prévio de glutaraldeído a 2%, por 5 minutos.

Com base na metodologia empregada pudemos concluir:

1) Nos grupos onde não foram realizados os curativos prévios, as pastas provocaram efeitos indesejáveis de grande intensidade; 2) Nos grupos onde foram realizados os curativos prévios, o processo de reparo pulpar sempre foi melhor quando comparados aos grupos que não receberam o referido curativo; 3) Das 4 variações estudadas, a mais compatível com a biologia do processo de reparo pulpar foi aquela constituída de curativo prévio de glutaraldeído a 2%, por 5 minutos, seguido da colocação de uma pasta de óxido de zinco, eugenol e glutaraldeído a 2%, que provocou efeitos indesejáveis e induziu a formação de barreira de tecido duro em maior intensidade; 4) Na região periapical nenhuma das variações de técnica empregada induziram alterações teciduais visíveis ao microscópio de luz.

 

 

87 / 1989

AVALIAÇÃO HISTOQUÍMICA DA GLÂNDULA PARÓTIDA DE RATOS ADULTOS SUBMETIDOS À RADIOTERAPIA (RADIAÇÃO X)

M.R. Sposto; L.S. Utrilla; N.C. Roslindo

Faculdade de Odontologia de Araraquara -UNESP

Dentre os efeitos nocivos produzidos pós-tratamento radioterápico nas glândulas salivares, destaca-se na cavidade bucal o fenômeno traduzido clinicamente pela Xerostomia.

A Xerostomia de intensidade aguda e curso complexo, é responsável por uma série de sinais e sintomas clínicos, que provocam a exacerbação de outras alterações presentes na cavidade bucal, com agravação do quadro clínico.

Como vimos, em estudo anterior, ocorrem no parênquima da glândula parótida severas alterações histopatológicas. O propósito deste foi avaliar através de técnicas histoquímicas a concentração e a capacidade de síntese protéica das glândulas parótidas.

Foram utilizados, neste experimento, 48 ratos adultos machos (Rattus norvegicus, Albinus, Holtzmann) pesando em média 120 a 130 gramas com 60 dias de idade, divididos em dois grupos: controle e experimental. Os animais do grupo experimental foram submetidos a tratamento radioterápico local (dose única = 900 R). Após períodos de 2, 7, 15, 21, 30 e 45 dias, foram anestesiados para dissecação e remoção das glândula parótidas. As peças sofreram tramitação laboratorial de rotina sendo os cortes submetidos aos seguintes métodos histoquímicos: RNA (Azul de Metileno) e Proteína Geral (Azul de Bromofenol).

A partir da análise dos resultados constatamos a ocorrência de diminuição do metabolismo protéico da glândula parótida com recuperação parcial visualizada nos períodos finais de observação.

 

 

88/ 1989

AVALIAÇÕES HISTOLÓGICAS DE TRANSPLANTES AUTÓGENOS DE CARTILAGEM HIALINA NATURAL E TERMICAMENTE TRATADA, EM COELHOS

J. L. Santiago & N. Villa

Faculdade de Odontologia -USP

O valor clínico dos transplantes de cartilagem ainda não está bem definido e muito se tem escrito sobre o sucesso e insucesso de tais procedimentos. Os estudos sobre a cartilagem, bem como sobre os transplantes desse tecido, são importantes e de interesse geral, não somente para aqueles que se dedicam à prática da cirurgia.

Assim sendo os transplantes assumem um aspecto de relevante importância, fato que despertou atenção a respeito dos enxertos de tecido cartilaginoso e diante disso foi estudado experimentalmente, em coelhos, transplantes autógenos de cartilagem hialina da orelha para o tecido ósseo em posição subperiostal -dos membros anteriores (rádio} dos animais que foram comprobatórios de si mesmos. Isso porque um dos membros recebia cartilagem natural e o outro cartilagem termicamente tratada. O tratamento consistia na exposição do tecido à água em ebulição durante cinco minutos. Do ponto de vista histológico não foram observadas modificações relevantes que permitissem diferenciar a cartilagem natural daquela que recebeu o tratamento térmico.

Pelos resultados obtidos julgamos que os transplantes de cartilagem da costela humana em condições semelhantes, apostos sobre o rebordo alveolar de pacientes edentados poderão contribuir para obtermos um leito receptor mais adequado para receber uma pr6tese dental.

 

 

89 / 1989

BASTONETES GRAM-NEGATIVOS ANAERÓBIOS DA CAVIDADE ORAL DE CALLITHRIX PENICILLA TA

N.L.S. Raymundo; M.J. Avila-Campos; M.A.R. Carvalho; C.A. V. Damasceno; L.H. Pereira; E. O. Cisalpino

Instituto de Ciências Biológicas -UFMG

A literatura sugere a utilização de Primatas como modelo experimental para uma melhor compreensão das interações hospedeiro-microrganismos, na doença periodontal. Bastonetes anaeróbíos Gram-negativos foram, recentemente, isolados da cavidade oral de outras espécies de pequenos Primatas (Cebus sp.). Teve- se, então, por objetivo isolar e identificar espécies de bacteroides produtores de pigmento negro, do grupo 8. fragilis e de Actinobacillus (Haemophilus) actinomycetem-comitans de placa dentária de C. penicillata sadios, mantidos em cativeiro no Biotério Central do ICB/UFMG.

Com curetas periodontais esterilizadas obteve-se um "pool" de placa dentária, de incisivos e molares, desses calitriquídeos, que foi transportado em salina tamponada esterilizada e processado no Laboratório de Microbiologia Oral e Anaeróbios do ICB/UFMG. A partir de diluições pré-estabelecidas de cada amostra, alíquotas foram semeadas em meios próprios: BBE (8. fragilis); TSBV (A. actinomy - cetemcomitans) e Agar-sangue com menadiona (8acteroides produtores de pigmento negro). Após incubação em anaerobiose (10% CO2 + 90% N2) por 48 h, 72 h e 7 dias, respectivamente, a 37oC, realizou-se a leitura, observando-se as características coloniais e tintoriais para cada espécie. Em seguida as colônias típicas foram repicadas para outros meios, para obtenção de culturas puras. Posteriormente, foram feitos os testes respiratórios e bioquímicos para cada microrganismo. Os isolados foram conservados em skim-milk a - 20ºC.

Foram isoladas e identificadas 35 cepas de A. actinomycetemco - mutans, 15 de 8acteroides produtores de pigmento negro e 6 do grupo 8. fragilis.

Essas informações sobre a microflora oral aneróbica dos calitriquídeos, além do valor biológico, são um primeiro passo para a utilização desses pequenos Primatas, com características anatõmicas e fisiológicas mais semelhantes ao homem, como um modelo experimental para estudo das periodontopatias, em nosso meio.

Será essencial uma avaliação de outros aspectos da fisiologia e potencial agressor dessas bactérias.

 

Apoio: CAPES, CNPq, FINEP.

 

90 / 1989

BIOMECÂNICA DA MOVIMENTAÇÃO ORTODÔNTICA - RESPOSTA INICIAL DOS TECIDOS PERIODONTAIS

L.T.O. Ramalho* & L. Bozzo**

* Faculdade de Odontologia de Araraquara -UNESP ** Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

Ocorre resposta biológica dos tecidos de suporte dentário, em resposta às forças fisiológicas externas e àquelas realizadas durante tratamento clínico com propósitos ortodônticos. Estas forças diferem das primeiras, porque são contínuas e tempo dependentes. A grande mobilidade dentária está relacionada com o grau de organização dos tecidos do sistema periodontal, e a movimentação ortodôntica deve utilizar adequadamente esta excepcional capacidade de renovação e adaptação das estruturas periodontais.

Assim, procurou-se avaliar por meios histológicos a sucessão de alterações do sistema periodontal após aplicação de força ortodôntica nos molares de ratos jovens e interpretar biologicamente os padrões de mobilidade horizontal e suas conseqüências sobre as estruturas periodontais.

Utilizou-se ratos jovens, aos quais aplicou-se uma força ortodôntica utilizando fio de aço colocado em forma de anel no ponto de contato entre o primeiro e o segundo molares inferiores. Os animais foram sacrificados após 30 minutos, 1 hora, 2, 6, 12, 24, 48, 72, 96 e 168 horas após a colocação do anel metálico.

Após preparo técnico, as lâminas foram examinadas e os resultados confrontados. Concluiu-se que em todas as secções era evidente a intensa atividade metabólica. Ocorreu uma evolução gradual dos fenômenos de remodelação.

 

 

91 / 1989

CARACTERÍSTICAS DA JUNÇÃO TECIDO CONJUNTIVO-AGULHA METÁLICA EM IMPLANTES NO ALVÉOLO DENTAL DE CÃES - ESTUDO AO MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE VARREDURA

C,. Mizusaki; , I. Watanabe; M.M. Iyomasa

Faculdade de Odontologia de Presidente Prudente -UNOESTE

Instituto de Ciências Biomédicas -USP

Para estudar as características de junção entre a agulha metálica e tecidos adjacentes, realizou-se implantes em alvéolos de caninos inferiores de cães. Após a extração dental e subseqüente implante da agulha no alvéolo, foi feita a sutura com fio de algodão e os animais foram tratados durante 90 dias. Posteriormente, sob a anestesia geral, as peças foram removidas e fixadas por imersão em solução de Karnovsky modificada. A pós-fixação foi feita em solução de tetróxido de ôsmio a 0,5% durante 6 horas. Desidratou-se em série crescente de álcoois até o absoluto, secagem ao ponto crítico CPO-010, Balzers e cobertura com íons de ouro em aparelho "Ions Sputter" SCO-040, Balzers. Todas as peças foram examinadas ao microscópio eletrônico de varredura Jeol, JSM-P15.

Notou-se que ao nível do colo do dente houve um preenchimento por um tecido neoformado apresentando numerosos feixes de fibras colágenas. A proliferação mais intensa de fibras colágenas espessas ocorreu na porção superficial e as mais delgadas na porção subjacente. Quanto à porção profunda, os terços médio e apical da raiz apresentaram um preenchimento total do orifício da agulha metálica e áreas adjacentes com espessos feixes de fibras colágenas. Em algumas regiões notou- se a intercalação de feixes espessos e delgados. Também foi observado que o tecido que atravessa o forame da agulha possui grupamentos de fibras colágenas de disposição variada.

 

 

 

92 / 1989

CARACTERIZAÇÃO DE CANDIDA ALBICANS EM INDIVÍDUOS SADIOS, FUMANTES E NÃO FUMANTES -ESTUDO PRELIMINAR

F.R.X. Silveira*; E.G. Birman*; C.R. Paula**

* Faculdade de Odontologia -USP

** Instituto de Ciências Biomédicas -USP

Estudos micológicos foram realizados para se verificar a freqüência de Candida albicans em portadores clinicamente sadios, fumantes e não fumantes. Para esse propósito, foram inicialmente colhidas amostras de indivíduos dentados de ambos os sexos, a partir de 15 anos de idade. Destes, 50% eram fumantes moderados e 50% não fumantes. O material foi obtido de mucosa jugal é cultivado em agar Sabouraud, dextrose acrescido de cloroanfenicol.

Os resultados revelaram 32% de culturas positivas para fungos, sendo 26%, especificamente para C. albicans. Destas, 53,84% provinham de indivíduos fumantes e 46,16% de não fumantes.

Foram estudados os sorotipos prevalentes e as enzimas, protease e fosfolipase, consideradas fatores de virulência, correlacionando-se esses dados.

Assim, procuramos uma melhor compreensão da biologia da Candida albicans, caracterizando-a em portadores sadios e avaliando o papel do hábito de fumar na sua prevalência.

Até o momento, podemos concluir que houve leve predominância de portadores de Candida albicans no grupo dos fumantes, com presença de protease positiva em ambos os grupos.

 

 

 

93 / 1989

CARACTERIZAÇÃO MICROSCÓPICA DE FOLÍCULOS PERICORONÁRIOS DE DENTES NÃO IRROMPIDOS E PARCIALMENTE IRROMPIDOS --- SUA RELAÇÃO COM A IDADE

A. Consolaro; J.H. Damante; R.N. Fleury

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

Foram analisados microscopicamente 191 folículos pericoronários, sendo 155 de dentes não irrompidos e 36 parcialmente irrompidos, com o objetivo de estabelecer os parâmetros de normalidade para tais estruturas, sugerindo-se critérios para o seu diagnóstico.

Pelos resultados obtidos estabeleceu-se um padrão estrutural e organizacional para a análise microscópica de folículos pericoronários de dentes não irrompidos e parcialmente irrompidos.

As constatações realizadas levaram às seguintes conclusões:

1) Existe, microscopicamente, um padrão estrutural e organizacional para folículos pericoronários de dentes não irrompidos e parcialmente irrompidos; 2) a idade e a inflamação são fatores modificadores dos folículos pericoronários pela indução e alterações de natureza metaplásica; 3) a origem das ilhotas epiteliais odontogênicas subepiteliais ocorre a partir das camadas mais externas do epitélio reduzido do esmalte através de um processo de pregueamento, desaparecendo com a idade; 4) a redução numérica das ilhotas epiteliais odontogênicas profundas se dá principalmente pela presença da inflamação, mas a hialinização e a mineralização também contribuem para sua involução com o aumento da idade do paciente; 5) o quadro microscópico isolado de um cisto dentígero, especialmente os incipientes, não permite um diagnóstico diferencial seguro com folículo pericoronário de dentes não irrompidos; 6) a transformação neoplásica do folículo pericoronário deve ser um achado ocasional e raramente detectado em seus estágios incipientes, pois não foi observada em nenhum dos espécimes; 7) os folículos pericoronários sofrem alterações com a idade, porém tal fato não indica a necessidade, em caráter de urgência da exodontia dos dentes não irrompidos e parcialmente irrompidos, desde quando nenhuma sintomatologia clínica exista e nenhum sinal radiográfico ponha em dúvida a normalidade dos tecidos pericoronários, e,8) em casos cujo estado geral do paciente contra-indique atos cirúrgicos e/ou a localização dos dentes não irrompidos é de difícil acesso cirúrgico, o mesmo pode ser controlado radiograficamente através de exames periódicos.

 

 

94 / 1989

CINESIOLOGIA DO MÚSCULO ESTERNOHIOIDEO EM MOVIMENTOS MANDIBULARES, ESTUDADA ATRAVÉS DA ELETROMIOGRAFIA

F. Bérzin; C.R.H. Fortinguerra; A.S. Carvalho

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

Como a cinesiologia do músculo esternohioideo é pouco conhecida, sua ação nos movimentos mandibulares foi estudada através da técnica eletromiográfica. O músculo esternohioideo esquerdo foi estudado em 20 voluntários adultos jovens, com idade variando de 18 a 22 anos, sendo 10 homens e 10 mulheres.

Foi empregado um eletromiógrafo TECA TE-4 acoplado a um eletrodo monopolar de agulha implantada na massa do músculo e outro eletrodo monopolar de superfície fixado cerca de 0,5 cm acima do eletrodo de agulha.

Estudaram-se os seguintes movimentos da mandíbula:

1) Abaixamento

2) Ascensão

3) Protusão

4) Retropulsão

5) Lateralidade Direita

6) Lateralidade Esquerda

7) Intrusão

8) Extrusão

 

O músculo esternohioideo mostrou-se mais ativo no abaixamento da mandíbula, apresentando também atividade na elevação, sugerindo que a sua ação estabiliza o osso hioide para execução desse par de movimento. Também apresentou atividade na protusão, lateral idade esquerda, lateralidade direita, concluindo-se que o músculo esternohioideo é também ativo em todos os movimentos que possuam um componente de depressão da mandíbula, contribuindo talvez para a estabilização do osso hioide.

 

 

 

95 / 1989

CONCEPÇÃO E PRÁTICAS RELACIONADAS À SAÚDE EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE 1.º GRAU - BELO HORIZONTE

E.F. Ferreira; M. Vasconcelos; A.M.D. Vargas; M.C. R. Viana

Faculdade de Odontologia -UFMG

Com o objetivo de obter maior eficácia na utilização de métodos preventivos de auto-aplicação realizou-se o levantamento das percepções e práticas de saúde em 11 escolas municipais, áreas de estágio curricular de estudantes de Odontologia, através de entrevistas e da medição do índice de higiene oral das escolas.

Observou-se a coexistência de diferentes concepções de saúde, relacionadas ao grau de escolarização, inserção profissional e experiências de vida entre os adultos (pessoal da escola, equipe de saúde); os escolares expressam uma síntese de informações obtidas através de ensino formal e de dados da sua condição concreta de vida. Também a abordagem dos problemas de saúde varia, sendo considerado de competência exclusiva de profissionais de saúde em 50% dos casos. Constatou-se ainda precária higiene oral das crianças, com pouca ou nenhuma influência do fato de terem ou não recebido tratamento odontológico na escola.

Concluiu-se que a diversidade de concepção e prática influi na integração saúde-educação, repercutindo na capacidade dos grupos envolvidos de aprimorar esquemas de percepção e ação sobre si mesmos, sobre os outros e sobre o ambiente e, em última instância, na possibilidade de seguirem regimes profiláticos de auto-aplicação.

 

 

 

96 / 1989

CONDUTA CLÍNICA FRENTE À FRATURA DE INSTRUMENTOS DURANTE O PREPARO BIOMECÂNICO DOS CANAIS RADICUlARES

P.S. Cerri &J.M. Leal

Faculdade de Odontologia de Araraquara --UNESP

A fratura de um instrumento durante o preparo biomecânico dos canais radiculares é um dos acidentes mais desagradáveis a que está sujeito o profissional durante a realização de um tratamento endodôntico.

A fim de prevenir este desagradável acidente deve-se: 1) utilizar instrumentos novos e bem conservados; 2) escolher adequadamente o tipo de instrumentação para cada caso; 3) seguir rigorosamente a cinemática de cada instrumento; 4) dar preferência aos instrumentos de aço inoxidável; 5) cautela e delicadeza durante o preparo biomecânico.

O presente trabalho tem o objetivo de elucidar sobre a conduta clínica do profissional frente a esse acidente e o prognóstico que dependerá de diversos fatores, a saber: 1) condição séptica do canal radicular; 2) localização do fragmento do instrumento no canal radicular; 3) esterilização adequada do instrumental; 4) da eleição do tratamento a ser realizado após o acidente.

Quando ocorre a fratura do instrumento no interior do canal, principalmente se o fragmento ficou retido na dentina, é tarefa trabalhosa e muitas vezes frustrante sua remoção. Felizmente, os atuais instrumentos de aço inoxidável resistem relativamente bem à corrosão e podem ficar incorporados à obturação final do canal radicular ou, em algumas ocasiões, pode-se utilizar a cirurgia perirradicular endodôntico como recurso complementar do tratamento.

O paciente deve ser sempre avisado da presença do instrumento como afetará o curso do tratamento, e portanto, qual será o prognóstico final do dente. Assim, o profissional tem como obrigação ter pleno conhecimento sob o assunto, afim de não alarmar indevidamente o paciente.

O sucesso do tratamento dependerá das condições clínicas de cada caso, e, da conduta do profissional frente ao acidente.

 

 

 

97 / 1989

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO CLÍNICO DA AÇÃO MUSCULAR NOS TRAÇOS DE FRATURA, EM PACIENTES TRAUMATIZADOS FACIAIS PORTADORES DE FRATURAS MANDIBULARES

W.A. Jorge; C. V. Salgado; C.J. G. Santos

Faculdade de Odontologia e Hospital Universitário -USP

Os autores fazem no presente trabalho uma avaliação clínica, cirúrgica e radiográfica da ação muscular nos traços de fraturas na mandíbula . Foram utilizados no presente trabalho 50 pacientes portadores de 76 fraturas mandibulares atendidos no Pronto Socorro do Hospital Municipal "Carmino Caricchio" num período de março de 1987 a maio de 1988. As fraturas e seus desvios foram diagramados baseado em uma avaliação dos casos clínicos radiograficamente e nos casos cirúrgicos no transoperatório.

Os resultados obtidos foram analisados e discutidos mostrando conclusivamente a intensa atividade que estas inserções exercem nos desvios dos fragmentos estabelecendo padrões determinados de posicionamento que estes cotos fraturados sofrem; definindo desta forma a conduta terapêutica que o profissional deve adotar em seu planejamento.

Os autores concluem que a terapêutica deve ser baseada na observação clínica da movimentação dos cotos fraturados, que determinará a indicação e oportunidade cirúrgica.

 

 

 

98 / 1989

 

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA BIOCOMPATIBILIDADE DE RESINAS: ACRÍLICAS, TERMICAMENTE ATIVADAS E FOTOPOLIMERIZAVÉIS

 

S.M. Rode & N. Villa ] Faculdade de Odontologia -USP

 

Desde que as resinas foram introduzidas na Odontologia, muito se item feito para analisar as reações e alterações das resinas, especialmente aquelas de compatibilidade biológica e eficiência clínica, o que é mais relevante quando se enfoca as próteses totais imediatas ou as próteses internas.

Para tanto, testamos resinas acrílicas termicamente ativada, incolor e com pigmento rosa, e uma resina fotopolimerizável; através de corpos de prova no formato de disco de 6 mm de diâmetro por 1 mm de espessura, polidos e com as arestas arredondadas.

Os corpos de prova foram implantados no tecido subcutâneo do dorso de 12 ratos da linhagem Wistar, examinados diariamente até o sacrifício aos 7 , 14, 21 e 28 dias de pós-operatório. O tecido ao redor do corpo de prova seguiu técnica de preparo histológico de rotina. Cortes de 5( foram corados por H.E. ou tricrômio de Mallory.

Baseados nos resultados macrosc6picos e microscôpicos obtidos, pudemos concluir que os materiais testados mostraram ser biocompatíveis ao tecido conjuntivo, podendo ser utilizados na intimidade dos tecidos. A resina fotopolimerizável mostrou ter reação tecidual mais favorável, enquanto que na resina termicamente ativada com pigmento rosa/ocorreu a reação menos favorável.

 

 

 

99 / 1989

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO TRATAMENTO DOS FERIMENTOS FACIAIS ORIGINÁRIOS DE ATAQUE DE ANIMAIS DOMÉSTICOS (CÃO E GATO)

W.A. Jorge; A.F. Schulz; M.M. Soares

Faculdade de Odontologia e Hospital Universitário -USP

No presente trabalho os autores apresentam uma casuística significativa de pacientes portadores de ferimentos faciais provocados por ataque de animais domésticos.

A experiência clínica permitiu que fossem adotadas normas de conduta cirúrgica no tratamento imediato, a saber: antissepsia adequada, lavagem intensa com água e sabão e limpeza do ferimento com álcool iodado a 2%, escolha de fios e técnica de sutura dos tegumentos faciais atingidos, bem como o seguimento do paciente, troca de curativos e encaminhamento ao órgão competente, para controle da evolução do paciente e do agente agressor .

Um dos aspectos mais discutidos é: deve ou não ser suturado o ferimento originário por mordida de animais. Nossas observações do seguimento clínico é conclusiva de que os ferimentos devem ser suturados normalmente, observando os princípios de técnica cirúrgica e as recomendações já aventadas anteriormente.

É necessário pois que o cirurgião traumatologista buco-maxilo- facial, esteja "Stand-by" para atender estes tipos de ferimentos não pouco comuns, ressaltando que nos casos de perda de substâncias não cabe ao cirurgião buco- maxilo-facial de formação odontológica tratá-los.

No presente trabalho estabelecemos normas curativas que incluem a terapêutica cirúrgica e complementar medicamentosa que trouxeram nos casos estudados resultados satisfatórios.

 

 

 

100 / 1989

DETERMINAÇÃO DA PREVALÊNCIA E ESTUDO MORFOLÓGICO DAS RAÍZES SUPRANUMERÁRIAS NOS GRUPOS DENTÁRIOS PERMANENTES

E.J.B. Santana & A. Consolaro

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

As anomalias radiculares em dentes permanentes podem ter como, etiopatogenia, a atuação de fatores genéticos ou externos durante todas as fases de formação dentária. Entretanto, a quase totalidade dos fatores que as provocam, atuam e transcorrem na fase de formação pós-natal. O propósito deste estudo foi determinar a prevalência e analisar a morfologia das raízes supranumerárias nos dentes permanentes, a fim de, não só propiciar uma perspectiva de diagnóstico mais segura, mas implicá-las em prováveis teorias que procuram explicar a sua etiopatogenia.

Foram analisados macroscópica e radiograficamente 20.257 dentes isolados obtidos aleatoriamente. Foram consideradas raízes supranumerárias aquelas que ultrapassam o limite anatômico estabelecido para o grupo dentário. Uma vez detectado o número de raízes, examinava-se a forma e o tamanho das mesmas, classificando-as em eumorfas e dismorfas. Um subtipo de raiz dismorfa foi identificado, recebendo a denominação de raiz apendiciforme. Outro aspecto examinado foi a posição da raiz supranumerária em relação às faces dentárias e estruturas vizinhas. Na análise radiográfica, além dos aspectos já mencionados observou-se a presença ou não de canais radiculares.

Em toda a amostragem a prevalência das raízes supranumerárias foi de 0,68%, sendo mais freqüentemente comprometidos os caninos inferiores, pré- molares superiores e inferiores, e molares superiores e inferiores. Elas foram predominantemente eumorfas e apresentam canais radiculares próprios. A posição das raízes supranumerárias em relação à face dentária, bem como o terço radicular de sua emergência é variável de acordo com o grupo dentário analisado.

 

 

 

101 / 1989

DIFERENÇAS HISTOMÉTRICAS ENTRE O EPITÉLIO DE REVESTIMENTO DO CISTO RADICULAR E DO CISTO ODONTOGÊNICO CERATINIZADO

P. V. Rados; M. Sant'Ana Filho; J.J. Barbachan; O.F. Quadros

Faculdade de Odontologia -UFRS

O Cisto Radicular é uma lesão que tem sua patogenia bem definida e representa uma reação inflamatória do periodonto apical dos dentes. O seu aspecto morfológico é descrito como uma cavidade contendo líquido, revesti da por epitélio escamoso oriundo dos restos epiteliais de Malassez, circundado por tecido de granulação e fibroplasia.

O Cisto Odontogênico Ceratinizado é uma alteração cística de desenvolvimento do órgão do esmalte ou os restos de epitélio odontogênico da lâmina dentária, aprisionados nos ossos maxilares. Morfologicamente apresenta uma cavidade irregular contendo quantidades variáveis de caratina, revestida por fina camada de epitélio com células basais proeminentes, se unindo em linha reta com o conjuntivo fibroso, do qual se desprende com facilidade. Pode apresentar, ainda, cistos filhos na cápsula delgada.

O objetivo deste trabalho é o de comparar as características histométricas do epitélio que reveste estas duas lesões na busca de explicações sobre o comportamento do epitélio odontogênico frente a estímulos diferentes.

Para tanto foram considerados 20 (vinte) casos (10 de cada lesão) , e as medições consideraram o comprimento da camada basal e da superfície descamativa e a diferença entre estas dimensões. Os resultados obtidos foram submetidos ao teste de significância "T" (0,01) dando como resultado a ausência de diferença significativa entre as duas.

Estes dados nos permitem concluir que o epitélio odontogênico envolvido em ambas lesões se comporta de maneira semelhante, nos parâmetros considerados.

 

 

 

102 / 1989

DO EMPREGO DO HIPOCLORITO DE SÓDIO EM NECROSE PULPAR - 1 FASE "lN VITRO"

G.R. Melo; E.M.O. Oleto; A.A. Suzuki; A.M.N. Laperriere

Faculdade de Odontologia -UFMG

Para irrigação dos canais radiculares durante seu preparo, várias substâncias têm sido utilizadas. Dentre elas, o hipoclorito de sódio é a que tem uso mais difundido, quer por sua ação antibacteriana, quer por ser sol vente de tecidos.

O objetivo do nosso trabalho foi avaliar e comparar a ação bactericida das soluções de Milton e de hipoclorito de sódio, esta última nas concentrações 5%, 2,5% e 1,25%. A primeira foi adquirida no comércio (Merrell Lepetit farmacêutica Ltda.) e as outras foram preparadas no laboratório de nossa Faculdade, segundo a fórmula de Grossman. Elas foram testadas frente a amostras de Streptococcus mutans, Streptococcus faecalis e Escherichia coli em tubos de ensaio contendo infuso cérebro-coração.

Cada solução foi acondicionada em 4 recipientes diferentes, sendo que dois eram frascos de vidro transparente e dois de vidro escuro. Durante uma semana, dois destes frascos (um claro e um escuro), foram armazenados em repouso e os outros dois colocados em um agitador.

Em cada tubo de ensaio contendo 9 ml do meio de cultura foram pipetados 1 ml de solução-teste e 0,5 ml de cultura de 24 horas dos microrganismos citados. Foram feitos repiques em intervalos de 10, 30, 60, 120 minutos, e uma semana.

Os resultados obtidos mostraram que:

-a solução de Milton foi mais eficaz que as soluções de hipoclorito de sódio;

-a solução de Milton é mais eficaz quando armazenada em frascos escuros e estes são mantidos em repouso;

-das soluções de hipoclorito de sódio, a mais eficaz foi a solução a 5%, a única efetiva até uma semana;

-dos microrganismos testados, o Streptococcus mutans se mostrou mais sensível que os demais frente à solução de Milton;

-soluções de hipoclorito de sódio vendidas no comércio deveriam trazer inscritos em seu rótulo a data de fabricação e o prazo de validade.

 

 

 

103 / 1989

EFEITO DA MANIPULAÇÃO COM LUVA EM ALGUNS MATERIAIS DE MOLDAGEM

R.M. Carvalho; G.J. Bazzo; E.F. Devienne; R.B. Del'Hoyo; M.K. Sonohara; E.B. Franco; M.H.S. Souza Júnior

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

A possibilidade de contágio de diversas doenças infecto-contagiosas entre profissional e paciente, sempre foi assunto de preocupação na odontologia. Mais recentemente com o surgimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida essa preocupação se tornou ainda maior, a ponto de levar uma grande parte de profissionais a utilizarem luvas protetoras mesmo para procedimentos ditos assépticos em clínica. Dessa maneira, o presente estudo objetivou verificar as possíveis alterações de polimerização de uma silicona de adição quando manipulada com luva. Uma silicona de adição, Provil, foi manipulada em quatro situações diferentes com 5 marcas distintas de luvas. O material foi manipulado com a luva vestida logo após a sua retirada da embalagem, após uma lavagem da luva com água e sabonete, retirada a luva e sem lavagem das mãos e, finalmente, após a lavagem das mãos. Foram observados diversos graus de inibição de polimerização do material em relação ao tipo de luva e ao momento de manipulação.

Dentro do proposto, pode-se concluir que a reação de polimerização da silicona de adição foi alterada em diversos graus pela utilização de luvas durante sua manipulação.

 

 

 

 

104/ 1989

 

EFEITO DE XILITOL E ESTÉVIA EM UM MODELO DE CÁRIE EXPERIMENTAL EM HUMANOS

R. V. Oppermann; M.A. Graça; V. F. Wolwacz; A. Chaper; L. W. Süffert

Faculdade de Odontologia -UFRS

O objetivo do presente trabalho foi testar o papel de dois adoçantes na desmineralização do esmalte num modelo de cárie experimental em humanos. Aparelhos montados intrabucalmente contendo pedaços de esmalte foram utilizados por 6 indivíduos em regime de tratamento experimental que consistiu em 3 exposições diárias durante um mês dos esmaltes nas segu1ntes soluções teste: Xilitol 5%, Esteviosideo 0,5% em soluções aquosas e como controles foram utilizados respectivamente solução aquosa de sacarose 5% e água destilada.

Os resultados foram avaliados através de microdureza expressa em microns. A diferença média na microdureza após o uso do Xilitol foi de 23,0 enquanto que após o uso do Esteviosideo nas presentes condições experimentais foi de 89,2. A alteração na microdureza observada com a utilização da sacarose foi de 194,4 microns e após o uso da água 4,9. As diferenças observadas entre os adoçantes podem estar relacionadas a diferentes mecanismos que estes adoçantes possam apresentar com relação à cariogenicidade da placa bacteriana.

 

 

105 / 1989

 

O EFEITO DE XILITOL E FlÚOR NA REMINERALIZAÇÃO DE ESMALTE

 

R.V. Oppermann; M.A. Graça; V. F. Wolwacz; A. Chapper; L. W. Süffert

 

Faculdade de Odontologia -UFRS

 

O objetivo do presente trabalho foi testar a partir de peças de esmalte previamente desmineralizado a capacidade de remineralização de xilitol e flúor isolada ou conjuntamente em um modelo de cárie experimental em humanos.

Aparelhos montados intrabucalmente contendo pedaços de esmalte foram utilizados por 6 indivíduos em regime de tratamento experimental que consistiu em 3 exposições diárias das peças de esmalte durante um mês nas seguintes soluções-teste: NaF 0,05%; Xilitol 0,6% e uma combinação de ambas.

Os resultados obtidos em microns foram expressos como diferença percentual. Assim, após o uso de NaF houve um reendurecimento do esmalte desmineralizado na ordem de 27% do valor original (214,3 inicial -156,35 final). Após o uso de xilitol e flúor a mesma redução percentual foi de 20% (144,47 inicial - 116,9 final) enquanto que com xilitol isoladamente houve um aumento na desmineralização na ordem de 20% (117 ,5 inicial -146,00 final). Pode-se concluir que nas condições experimentais do presente estudo a associação de xilitol e flúor não produz uma remineralização diferente da observada com o uso de flúor isoladamente. Ambos os regimes de tratamento são mais eficazes no reendurecimento do esmalte se comparados ao uso de xilitol apenas.

 

 

 

106 / 1989

EFEITO DO CONDICIONAMENTO ÁCIDO SOBRE A SOLUBILIDADE DE DOIS CIMENTOS DE IONÔMERO DE VIDRO

L.A.M. Cardoso; M.F. Goes; S. Consani; L.A. Ruhnke; WL. Stolf

Faculdade de Odontologia -UNICAMP

Desde a introdução dos cimentos de ionômero de vidro na década de 70 novos produtos desta classe de materiais vêm sendo desenvolvidos, na intenção de eliminar suas principais falhas no comportamento clínico. Atualmente sua maior utilização se dá como material de base para restaurações diretas. Particularmente numa situação clínica os cimentos ionoméricos ganharam maior notoriedade: Mclean (1985) preconizou o uso conjugado destes aos compósitos; para tanto sugeriu que fosse realizado um condicionamento ácido sobre a superfície do cimento criando maior retenção entre os materiais.

Atentando para este procedimento Smith (1988 )analisou a superfície de um ionômero condicionada e verificou degradação superficial prejudicial quando o tempo de condicionamento ultrapassava os 15 segundos.

O objetivo deste estudo foi verificar o efeito deste tempo de condicionamento sobre a solubilidade de 2 cimentos encontrados no mercado nacional: Ketac Bond e Ceram Lin.

A metodologia usada foi a proposta pela A.D.A. na sua especificação n.º 9, que após a espatulação do material permite um armazenamento dos corpos de prova por 1 hora em umidificador e 23 horas mergulhados em água, após o que o resíduo é pesado e relacionado percentualmente ao corpo de prova originário.

Apenas duas modificações foram realizadas: um grupo de cada material foi submetido a um condicionamento em ácido fosfórico a 37% por 15" e também foram realizadas medidas para corpos submersos em água durante 7 dias.

Os resultados indicam um aumento de solubilidade estatisticamente significativo quando se realiza um condicionamento ácido durante 15" em ambos os cimentos com níveis mais altos de solubilidade para Ceram Lin.

 

 

 

107 / 1989

O EFEITO DO CONTROLE DA PLACA SUPRAGENGIVAL NA DOENÇA PERIODONTAL

M.I. Fernandes; M.E.G. Friedrich; R. V. Oppermann

Faculdade de Odontologia -UFRS

O objetivo do presente estudo foi monitorar o efeito do controle de placa supragengival per se nas condições clínicas inflamatórias de pacientes com doença periodontal. Dezenove pacientes participaram de um completo e rigoroso programa de controle de placa supragengival, durante um período médio de três meses. Foram avaliados, higiene oral e inflamação através dos índices de Placa e Gengival, profundidade de bolsa e sangramento ao sondar. O programa de controle de placa supragengival consistiu de: 1. Remoção dos fatores retentivos de placa localizados exclusivamente supragengival. 2. Instruções de higiene oral e treinamento do paciente.

Os resultados mostraram que a maioria das bolsas em vestibular- lingual eram menores que 3 mm (79,5%), enquanto somente 1,5% eram mais profundas que 7 mm. As bolsas mais profundas eram encontradas nas superfícies proximais sendo que 41, 7% das bolsas eram de 4-6 mm e 7 ,5% com 7 ou + mm. Após o tratamento pôde observar-se que a maioria das bolsas de 1-3 mm mantiveram esta profundidade. Aproximadamente 50% das bolsas com inicialmente 4-6 mm mantiveram-se, enquanto 40% reduziram-se para 1-3 mm e 1,5% aumentaram para 7 ou + mm. As bolsas com 7 ou + mm permaneceram como tal em 45% dos casos, enquanto 50% reduziram-se para 4-6 mm. Todas as bolsas com 7 ou + mm sangravam no início do estudo e aproximadamente 80% das bolsas de 4-6 mm e 70% das bolsas de 1-3 mm estavam na mesma condição. A grande redução no sangramento a sondagem foi observada nas bolsas rasas. Aproximadamente 75% das bolsas com 7 ou + mm sangravam no final do estudo, enquanto somente 15% das bolsas de 1-3 mm mantiveram-se sangrando. As bolsas de 4-6 mm mostraram uma redução no sangramento em torno de 50%.

Os resultados mostraram que a determinação clinica do estado inflamatório subgengival pode somente ser estabelecido após um completo controle de placa supragengival.

 

 

 

108 / 1989

EFEITOS DA AÇÃO DO JATO DE BICARBONATO DE SÓDIO (SISTEMA PROFIDENT) SOBRE OS TECIDOS GENGIVAIS - ANÁLISE HISTOLOGICA

S.R.P. Orrico; R.A. Chierici; M.A. Onofre;J.E.C. Sampaio; 8.E.C. Toledo

Faculdade de Odontologia de Araraquara -UNESP

O uso do jato água-ar-bicarbonato (Sistema Profident) tem se mostrado eficiente na remoção da placa bacteriana, porém o fato de ter sido notado dano aos tecidos gengivais e sangramento mesmo em gengiva clinicamente normal, sugere que pode haver uma irritação à nível de sulco gengival, pelo menos no momento da aplicação.

Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar histologicamente os efeitos sobre o tecido gengival, da aplicação do Sistema Profident para remoção da placa bacteriana das superfícies dentárias, comparando o com a utilização do método convencional da taça de borracha.

As observações foram realizadas em 20 pacientes, já submetidos ao tratamento básico periodontal, nos quais uma região foi selecionada e avaliada quanto ao estado de saúde gengival e presença de placa. Foram selecionadas 3 áreas apresentando I.P. e I.G. grau 1; o Sistema Profident foi utilizado como um tipo de tratamento, incidindo sobre a superfície dentária num ângulo entre 45° e 85° voltado para o sulco. No dente contralateral, foi utilizado o método convencional de limpeza com taça de borracha. A terceira área serviu como controle.

Imediatamente após, foram realizadas biópsias das 3 regiões; os espécimes, após codificação, foram fixados, submetidos à tramitação laboratorial de rotina e os cortes corados pela H.E. para análise histológica.

Os resultados indicaram, para o grupo da taça, a ocorrência de erosão discreta da parte mais superior do epitélio externo em 54% dos casos; no epitélio sulcular ocorreu erosão de discreta a intensa em todos os casos, sendo 59, 1% somente discreta, e ulceração na parte inferior de 27 ,2% dos espécimes.

No grupo do Profident, foi demonstrado na parte superior do epitélio externo 40,9% de erosão discreta, 4,5% moderada e ulceração em 18, 1% dos casos; no epitélio sulcular 72, 7% dos casos exibiram erosão de discreta a intensa, com 49,9% apresentando também ulceração; a ulceração do epitélio sulcular foi total em 27,3% dos espécimes. Esses resultados levam à conclusão que o Sistema Profident promove mais injúria tecidual que a taça de borracha.

 

 

 

109 / 1989

EFEITOS DA AÇÃO DO JATO DE BICARBONATO DE SÓDIO (SISTEMA PROFIDENT) SOBRE OS TECIDOS GENGIVAIS, SOB VARIAÇÃO DO ÂNGULO DE INCIDÊNCIA --ANÁLISE HISTOLÓGICA

 

R.A. Chierici; S.R.P. Orrico; M.A. Onofre; E. Marcantonio Jr.; B.E.C. Toledo

 

Faculdade de Odontologia de Araraquara -UNESP

 

Observações clínicas e histológicas realizadas após a utilização do jato de água-ar e bicarbonato de sódio (Sistema Profident) revelam uma ocorrência inicial de danos aos tecidos gengivais, que poderiam ocorrer, de acordo com alguns autores, devido à direção da aplicação do jato voltado para o sulco gengival.

Com o objetivo de diminuir as agressões teciduais, tem-se sugerido uma modificação do ângulo de incidência do jato; sendo assim, o propósito deste trabalho foi avaliar a sua ação sobre os tecidos gengivais.

As observações foram realizadas em 20 pacientes, já submetidos ao tratamento periodontal e avaliados clinicamente através dos índices de placa e gengivite. Nesses pacientes foram selecionados 2 dentes contralaterais, que apresentassem o mesmo grau de gengivite e placa e que foram tratados com o jato de bicarbonato de sódio incidindo sobre a superfície do dente num ângulo variável de 45 a 85°, sendo, aleatoriamente, em um deles com o fluxo oblíquo em sentido da superfície oclusal.

Imediatamente após os tratamentos, foram realizadas 2 biópsias do tecido gengival dos dentes em observação e de mais 1 que serviu de controle; os espécimes, após codificação, foram fixados, submetidos à tramitação laboratorial e os cortes corados pela H.E. para análise histológica.

Os resultados revelaram que: houve influência do ângulo de aplicação do jato sobre os tecidos gengivais, com a angulagem convencional produzindo maior agressão do que a modificada.

Assim, de acordo com a metodologia empregada, pode-se concluir que a modificação da angulagem, com a direção do jato voltada para a superfície oclusal, deve ser a recomendada.

 

 

 

110 / 1989

ERUPÇÃO DENTÁRIA - ANÁLISE DE FATORES QUE INFLUEM NA CRONOLOGIA

M.A.L. Souza; L.M.C. Harb; R.B. Basso

 Faculdade de Odontologia -UFRS

Muitos trabalhos foram realizados analisando a cronologia de erupção dentária em diferentes populações e em diferentes épocas.

Em Porto Alegre foi feito um estudo sobre este tópico em duas populações distintas:crianças pobres da periferia da cidade e crianças de nível médio sócio-econômico.

Os dados obtidos forneceram os seguintes resultados.

-Crianças do sexo feminino apresentaram precocidade de erupção quando comparadas aos meninos, em qualquer uma das populações.

-Crianças de nível médio apresentaram precocidade na época de erupção quando comparadas às crianças pobres, em ambos os sexos.

-Ao comparar os nossos resultados com a tabela de Logan e Kronfeld, observamos uma precocidade de erupção no grupo de nível sócio-econômico médio e um retardo na erupção do grupo pobre.

-Quando comparamos nossos resultados com os de outros Estados do País, obtivemos semelhança na época de erupção em populações de mesmo nível sócio econômico.

Num segundo momento de pesquisa em função do levantamento bibliográfico sobre os fatores que influem na cronologia de erupção dos dentes, foram analisados alguns destes fatores na população em estudo que:

-Filhos de mães mais jovens tendem a apresentar uma cronologia de erupção sem desvios.

-Crianças nascidas prematuramente mostraram precocidade na erupção dos primeiros dentes e atraso na erupção dos últimos dentes permanentes (segundos pré-molares e segundos molares).

-Crianças com baixo peso ao nascer (- 2,5 kg) apresentaram atraso na época de erupção em algumas peças dentárias, enquanto que crianças com peso acima de 4 kg ao nascer apresentaram precocidade na época de erupção em 11 dentes.

- Como na bibliografia, nossa amostra revelou que crianças primogênitas tiveram mais situações de precocidade de erupção do que aquelas que não são primogênitas.

 

 

 

111 / 1989

ESTREPTOCOCOS DO "GRUPO MUTANS": ANÁLISE DO COMPORTAMENTO FERMENTATIVO DE CEPAS ISOLADAS DE  INDIVÍDUOS CÁRIE-ATIVOS E LIVRES DE CÁRIE

M.P.A. Mayer; L.C. Silva; F. Zelante

Instituto de Ciências Biomédicas -USP

Foram analisados 8 indivíduos livres de cáries ( CPOS < 1) e O indivíduos cárie-ativos (CPOS > 30) com relação à velocidade do fluxo salivar e ao número de UFC de estreptococos do "grupo mutans" por ml de saliva. A seguir, foram isoladas e identificadas bioquimicamente cepas destes estreptococos. 8 cepas isoladas de indivíduos livres de cárie e 13 isoladas de indivíduos cárie-ativos foram analisadas quanto à curva de pH produzida frente a carboidratos. Foram utilizadas sacarose nas concentrações de 1,5 e 250 mM e glicose e frutose nas concentrações de 1, 10 e 500 mM. Nas concentrações mais baixas, houve uma queda de pH variando entre 5,8 e 6,5 nas primeiras 4 horas, sendo que algumas cepas já exibiam um aumento do pH após a queda inicial. Após 24 horas todas as cepas exibiam um aumento do pH em relação à quarta hora. Nas concentrações intermediárias houve uma queda acentuada do pH ao redor de 5,0 após a primeira hora, para algumas culturas classificadas como produtoras rápidas. Entre as produtoras rápidas várias culturas exibiam um pH maior após 4 horas que o obtido em 1 ou 2 horas. Nas concentrações maiores do carboidrato houve uma queda acentuada do pH e não foi observado um retorno do pH. Outras culturas apresentaram até 2 horas pH por volta de 65 na concentração intermediária e foram denominadas produtoras lentas. Estes comportamentos distintos na velocidade de queda do pH e na elevação subseqüente, possivelmente teriam influência no potencial cariogênico das cepas, embora não tenha sido observado um comportamento distinto para as cepas isoladas de indivíduos livres de cáries e cáries-ativos.

 

 

 

112 / 1989

ESTUDO AO MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE VARREDURA DO ESMALTE APRISMATICO NORMAL EM TERCEIROS MOLARES INCLUSOS

M. Fava de Moraes*& I. Watanabe**

* Faculdade de Odontologia -USP

** Instituto de Ciências Biomédicas -USP

No presente trabalho, empregando a técnica de microscopia eletrônica de varredura, estudou-se a camada aprismática do esmalte em vinte terceiros molares inclusos permanentes extraídos por indicação clínica.

 Os dentes extraídos foram mantidos em solução de álcool 70% procedendo-se, em seguida, fraturas longitudinais no sentido vestíbulo-lingual para a observação da camada aprismática das faces vestibular e lingual nos terços oclusal, médio e cervical.

Todas as peças foram desidratadas em série crescente de álcoois, montada em bases metálicas para a cobertura de ouro em aparelho "Ions Sputter" e examinados em microscópio eletrônico de varredura Jeol, JSM-P15.

De acordo com os dados obtidos podemos concluir que: 1 -A camada aprismática do esmalte foi contínua nas três regiões estudadas, tanto nas faces vestibular como lingual dos terceiros molares não erupcionados, apresentando um valor médio de 5,01 micrômetros ((), nos superiores e 5,58 micrômetros ((), nos inferiores. Verificou-se ainda, que nas duas faces (vestibular e lingual) e nas três regiões estudadas (oclusal, média e cervical ) , a espessura da camada aprismática apresenta um valor crescente de oclusal (3,61 () para a cervical (8, 11 ().

2 - A camada aprismática está constituída por cristais de hidroxiapatita dispostos paralelamente entre si e perpendicularmente à superfície externa do esmalte.

 

 

113 / 1989

ESTUDO CLÍNICO DE MÉTODOS PREVENTIVOS DA CÁRIE DENTÁRIA - AVALIAÇÃO DE 12 MESES

M.B.D. Gavião;R.M.P. Rontani; C.F. Peters

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

O efeito preventivo da fluoretação da água de abastecimento público parece se processar mais pela ação tópica que pela endógena, tornando o método mais eficaz para superfícies lisas, deixando muito a desejar para os sulcos e fissuras.

Sendo nossa comunidade beneficiada com o método da fluoretação pública e apresentando paralelamente índices significativos de cárie dentária, foi nosso objetivo aplicar um programa de prevenção fundamentando-se na aplicação em crianças de 5 a 7 anos, dos seguintes métodos; evidenciação da placa dentária e profilaxia de todos os dentes com o "Profident" (Dabi-Atlante) ; aplicação tópica de solução de flúor-fostato ácido em todos os dentes; aplicação de selante de fóssulas e fissuras (Delton) nos molares decíduos. O programa preventivo foi realizado de 3 em 3 meses durante um ano de estudo. Pelos resultados obtidos, verificou-se a eficácia destes métodos em relação à incidência da cárie dentária.

A retenção do selante foi significativa, demonstrando efetividade na prevenção da cárie oclusal para os molares decíduos.

 

 

 

114 / 1989

ESTUDO COMPARATIVO CLÍNICO E HISTOPATOLOGICO DA INDICAÇÃO DO TRATAMENTO EXPECTANTE

M.C. Gomes; C.C. Miranda Netto;J.C. Silveira

Faculdade de Odontologia -UFMG

O presente trabalho é feito junto à Clínica Cirúrgica Odontológica e ao Laboratório de Anatomia Patológica da UF MG. Os pacientes se apresentam para exodontia por finalidade protética ou social. Todos os dentes selecionados (molares e pré-molares) se apresentam ao exame radiográfico (radiografias bite-wings e periapicais) com cárie profunda, mas não se visualizando comunicação com a câmara pulpar. É feito ficha clínica e anamnese do paciente. Ao exame objetivo é observado: respostas às provas térmicas, elétrica, mecânica e percussão, para estabelecimento do diagnóstico pulpar .

Os casos selecionados têm como diagnóstico clínico, polpa em condições de reversibilidade. Após anestesia a caixa oclusal é aberta e a dentina cariada superficial é removida até se verificar a possibilidade de se fazer o tratamento expectante. O dente é fechado elevado a exodontia.

Após fixação, desmineralização e inclusão são feitos cortes alternados e as lâminas são coradas pela H.E. Determina-se o diagnóstico histopatológico.

Os 30 casos já selecionados são agrupados de acordo com os achados clínicos e histopatológicos para comparação e determinação de uma real condição pulpar de reversibilidade se instituindo o "Tratamento Expectante".

 

 

115 / 1989

ESTUDO COMPARATIVO DA POLIMERIZAÇÃO DE RESINAS COMPOSTAS COM A UTILIZAÇÃO DE CUNHAS REFLETIVAS

A.L. Ciamponi; V.A.P. Lujan;J.F.F. Santos

Faculdade de Odontologia -USP

Foi proposto por LUTZ o uso de cunhas refletivas que objetivam melhorar a polimerização das resinas compostas nas regiões interproximais, direcionando a contração de polimerização num sentido favorável. Todavia, até o presente, não se tem informação acerca da efetividade do método proposto através de um processo objetivo de avaliação. Este estudo está sendo realizado com o propósito de avaliar comparativamente a efetividade da capacidade refletiva de luz destas cunhas.

Foram utilizados quatro tipos de resinas compostas para dentes posteriores (Estilux posterior; Full-Fil; P-30; Herculite X R) três tipos de lâmpada (Translux; XR light; Prisma light); quatro tempos experimentais (30", 60", 90", 120") e quatro cunhas (Caulk, números 1 e 3; Neos Hawe, fina e larga).

Foi confeccionada uma caixa de papelão preta (5 x 5 cm) na qual é inserida a cunha e sobre esta, depositada uma certa quantidade de resina composta (0,02 g). A caixa é então fechada com o intuito da luz externa não interferir na polimerização. A seguir, procede-se a fotoativação das resinas compostas segundo os tempos experimentais predeterminados. Logo após os corpos de prova são imersos em álcool etílico por 1 hora e depois secados na estufa à 70ºC, em igual tempo. Seguidamente pesamos os corpos de prova e comparamos as diferenças de peso inicial e final. Foram confeccionados 576 corpos de prova alternando-se as lâmpadas, as resinas e os tempos com as diferentes cunhas. Amostras-padrão das quatro resinas, polimerizadas diretamente sob a ação das lâmpadas fotoativadas, foram preparadas e servirão como parâmetro comparativo com os corpos de prova experimentais.

Até o presente, nossos resultados sugerem que parece haver uma diferença na porcentagem de polimerização das resinas compostas, quando comparadas com amostras-padrão, em função de algumas variáveis experimentais intencionalmente introduzidas neste trabalho.

 

 

 

116 / 1989

ESTUDO COMPARATIVO DA TEMPERATURA DE FUSÃO DE LIGAS METALICAS A BASE DE COBRE

J. Monde!!i; P.A.S. Francisconi; E.B. Franco; J. C. Pereira

 

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

Atualmente um número crescente de ligas odontológicas estão sendo introduzidas no mercado nacional, principalmente as à base de cobre. Embora essas ligas sejam bastante utilizadas, pouco se conhece sobre suas propriedades físicas, mecânicas e técnicas de utilização. Entre tais propriedades, a temperatura de fusão é uma das pouco estudadas e que dificilmente o fabricante faz referência precisa sobre a mesma.

O propósito do presente trabalho foi determinar a temperatura de fusão de duas ligas comerciais à base de cobre (Goldent LA e Duracast MS), quatro ligas experimentais também à base de cobre, que estão sendo desenvolvidas pelos Departamentos de Dentística e Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Bauru-USP e duas ligas áuricas, sendo uma tipo III experimental e outra tipo IV comercial (Degulor), frente a três testes distintos de determinação da temperatura de fusão.

Com isto se pretendeu:

-comparar entre si as faixas de fusão das ligas testadas;

-avaliar a efetividade das diferentes técnicas de determinação da temperatura de fusão.

As técnicas utilizadas para se determinar a temperatura de fusão foram, conforme a norma n.º 5 da American Dental Association (modificada por Mondei li em 1967) , pelo método de Brumfield e a técnica utilizada em metalurgia.

Através dos testes realizados, e de acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que:

-dos testes realizados para a determinação da temperatura de fusão, o único que se mostrou realmente efetivo para as ligas à base de cobre foi o utilizado em metalurgia;

-das ligas estudadas as que apresentaram menores faixas de fusão foram:

* entre as ligas áuricas a liga experimental tipo III;

* entre as ligas à base de cobre a liga experimental n.º2, seguida das ligas Duracast MS, liga experimental n.º 4, liga comercial Goldent LA e liga experimental n.º 3.

 

 

117

ESTUDO COMPARATIVO DO ÁCIDO MEFENÂMICO, ÁCIDO METIAZÍNICO E GLUCAMETACINA NA RESPOSTA INFLAMATÓRIA INDUZIDA PELA IMPLANTAÇÃO SUBCUTÂNEA DE PLACA DENTAL E NA ATIVIDADE MITÓTICA DE GLÂNDULAS SALIVARES ESTIMULADAS PELO lSOPROTERENOL, EM RATOS

T. Akatsu & S.A. Catanzaro Guimarães

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

O objetivo da pesquisa foi estudar comparativamente os efeitos antiinflamatório e antimitótico do Ácido Mefenâmico (Ponstan), Ácido Metiazínico (Soripal) e Glucametacina (Teoremin) em modelos de inflamação aguda e crônica e em modelo de proliferação celular, procurando estabelecer a correlação entre os dois efeitos para cada droga isoladamente.

O efeito antiinflamatório agudo foi avaliado através de um modelo inflamatório caracterizado pela injeção subcutânea de uma suspensão de placa dental (teste edemogênico, períodos de 1 e 3 horas). O efeito antiinflamatório crônico foi avaliado pela implantação subcutânea de bolinha de algodão esterilizado (determinação do peso do granuloma e histometria de fibras colágenas, período de 12 dias). O efeito antimitótico foi avaliado através da proliferação de células acinosas de glândulas parótidas estimuladas pelo isoproterenol, em períodos de 3 e 20 dias.

O efeito antiinflamatório agudo mais potente foi obtido pela Glucametacina no período de 1 hora e pelo Ácido Metiazínico no período de 3 horas. A Glucametacina é a droga com maior poder inibidor na formação de granulomas experimentais, seguido pelo Ácido Mefenâmico e Ácido Metiazínico. Com relação à atividade antimitótica, todas as três drogas foram eficazes na inibição da proliferação das células acinosas das glândulas parótidas estimuladas pelo isoproterenol. Houve correlação positiva entre as atividades antiinflamatória e antimitótica para as três drogas estudadas.

Pelos resultados obtidos podemos concluir que, todos os testes empregados na confecção deste trabalho constituem modelos experimentais úteis para se testar as atividades antiinflamatória e antimitótica das drogas e, em conseqüência dos efeitos antiexsudativo e antiproliferativo das drogas estudadas podemos sugerir que essas drogas podem ser úteis na terapia das doenças inflamatórias crônicas.

 

 

118 / 1989

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CISTOS DENTÍGEROS E SACOS FOLÍCULARES OU PERICORONÁRIOS

E.C. Silva; M.A. V. Carmo; J.M. Santos

Faculdade de Odontologia -UFMG

Como a literatura mostra, ainda, resultados conflitantes a respeito do diagnóstico das 2 entidades, objetivou-se fazer este estudo comparativo, baseado apenas em padrões histopatológicos.

O material examinado consta de 122 espécimes de tecido que recobriam a coroa de dentes inclusos, assim divididos: faixa etária 12-15 anos (57 amostras) e faixa etária 16-18 anos (54 amostras). Não foi feita análise radiográfica e não foram possíveis as informações sobre a localização exata das mesmas, sendo todos os indivíduos da raça branca.

As amostras foram fixadas em formol a 10%, incluídas em parafina e coradas pela HE. Foram preparadas e examinadas 5 lâminas para cada amostra de tecido. Além do diagnóstico (cisto dentígero ou saco pericoronário) , observou-se também os seguintes parâmetros; presença ou ausência de cordões e/ou ilhotas epiteliais no tecido conjuntivo, inflamação crônica e mineralizações difusas (análise quantitativa e qualitativa).

Na faixa etária de 12-15 anos, 37% das amostras foram diagnosticadas como cisto dentígero contra 63% de sacos pericoronários. Na faixa etária 16-18 anos, 83% de sacos pericoronários, contra apenas 17% de cistos dentígeros.

Estes resultados entram em choque com algumas pesquisas realizadas na área e com alguns achados clínicos, devendo ser o material revisto e os critérios para o diagnóstico, reavaliados.

Não foram feitas, ainda, todas as correlações possíveis com os dados obtidos, inclusive a possível relação existente entre a incidência destas entidades e a de outras lesões odontogênicas importantes.

 

 

119 / 1989

ESTUDO DA RESISTÊNCIA DE AMOSTRAS DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS A DIFERENTES ANTIBIÓTICOS

 

M.F. Chiarelli Legasper; A.A.P. Kleiner; J.L. José; O. Teixeira; M.C.F. Arruda Veiga

 

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

 

Pela constante introdução no ecossistema de antibióticos em altas concentrações, criou-se uma situação de "stress bacteriano".

O presente trabalho tem por finalidade analisar a resistência de amostras de S. aureus, isoladas de um grupo de estudantes e do ambiente hospitalar, frente a uma gama de 11 diferentes antibióticos. Procurando-se estabelecer a natureza cromossômica ou plasmidial da resistência, utilizou-se o brometo de etídio como agente de cura.

O método para verificação do nível de resistência das 88 amostras de S. aureus isoladas foi o do Kirby-Bauer sendo as amostras discriminadas nas categorias: sensível, intermediário e resistente.

Duas amostras multiresistentes obtidas do ambiente hospitalar, respectivamente, M5 e M9, foram tratadas com brometo de etídio, método citado por Siqueira (1976).

As condições experimentais utilizadas no presente trabalho subsidiam as seguintes conclusões:

1 -As amostras isoladas de S. aureus apresentaram elevados níveis de resistência a praticamente todos os antibióticos testados;

2 -As frequências mais elevadas de resistências foram evidenciadas para a eritromicina, tetraciclina, penicilina G, estreptomicina, oxacilina e canamicina; as frequências mais baixas de resistência foram notadas para a rifampicina, netilmicina, amicacina e cefalotina;

3 -O gene de resistência para o cloranfenicol e netilmicina é de origem plasmidial em S. aureus.

120

ESTUDO DAS PROPRIEDADES ANTIINFLAMATORIAS DAS DROGAS IBUPROFEN, NAPROXEN, SULINDAC E GLUCAMETACINA NA FASE AGUDA DA INFLAMAÇÃO INDUZIDA PELA IMPLANTAÇÃO SUBCUTÂNEA DE UMA SUSPENSÃO DE PAREDE CELULAR DE MICRORGANISMOS DA PLACA DENTAL, EM RATOS

T. Akatsu & S.A. Catanzaro Guimarães

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

A inflamação é um processo dinâmico de resposta dos tecidos à lesão. Dela participam elementos do tecido conjuntivo, sangue e microcirculação e sua principal finalidade é eliminar o agente flogógeno e conduzir o tecido afetado à cura. Apesar da complexidade do processo inflamatório, a partir das últimas décadas o aparecimento de inúmeras substâncias e o desenvolvimento de sofisticados métodos de pesquisa têm possibilitado demonstrar a modificação desse processo. Como modelo experimental mais natural e adequado ao estudo da fisiopatologia do processo inflamatório, por sua natureza infecciosa, utilizamos a placa dental humana como agente flogógeno. E, para controlar a evolução da inflamação, utilizamos 4 drogas antiinflamatórias não-esteróides: Ibuprofen, Naproxen, Sulindac e Glucametacina.

O objetivo do trabalho foi de obter uma suspensão de parede celular de microrganismos da placa dental, através de procedimentos bioquímicos afim de utilizá-la como modelo experimental para o teste de eficiência terapêutica de agentes antiinflamatórios não-esteróides (AANEs).

O processo para a obtenção da suspensão de parede celular de microrganismos da placa dental consistiu basicamente de 3 fases: 1.a) método de sonicação, para rompimento celular dos microrganismos e demais componentes da placa; 2.a) centrifugações sucessivas, até a obtenção da parede celular não-purificada e, 3.a) procedimentos bioquímicos de purificação da placa.

O efeito antiinflamatório das drogas utilizadas foi observado em modelo caracterizado pela injeção subcutânea da suspensão de parede celular de microrganismos da placa dental, nos períodos de 1/2 hora, 1 hora, 3 horas e 6 horas (teste edemogênico).

Os resultados demonstraram que em todos os grupos de animais houve a formação de um pico inflamatório no período de 1/2 hora, notando-se ligeiro decréscimo de formação do edema em 1 hora, seguindo-se um crescimento ascendente na ação flogógeno do material, até o período máximo de 6 horas.

Pelos resultados obtidos podemos concluir que, a suspensão de parede celular de microrganismos da placa dental constitui em excelente modelo experimental para o teste de eficiência terapêutica das drogas antiinflamatórias não- esteróides. Além disso, verificou-se que todas as drogas utilizadas possuem efetiva atividade antiinflamatória.

 

 

 

121 / 1989

ESTUDO DAS PROPRIEDADES ANTIMITÓTICAS DAS DROGAS ANTIINFLAMATÓRIAS NÃO-ESTERÓIDES: INDOMETACINA, BUTAZONA, CLINORIL, NAPROSIN, BENFLOGIN E INFLARIL NA ATIVIDADE PROLIFERATIVA DAS CÉLULAS EPITELIAIS DA MUCOSA DUODENAL E DAS CÉLULAS HEMATOGÊNICAS DA MEDULA ÓSSEA

N. AlIe & S.A. Catanzaro Guimarães

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

No presente trabalho estudou-se o papel dos antiinflamatórios não-esteróides, Indometacina, Butazona, Clinoril, Naprosin, Benflogin e Inflaril, na cinética da proliferação celular epitelial da mucosa duodenal e das células hematogênicas da medula óssea. No estudo em questão todo e qualquer desequilíbrio,entre a produção e destruição do número de células, por perda, degeneração ou por incapacidade proliferativa pode levar a lesões ulcerativas da mucosa duodenal e a hipoplasia (anemias) na medula óssea com sérias perturbações ao hospedeiro. O assunto é de total relevância que na área da reumatologia, onde os antiinflamatórios não-esteróides e outros são empregados em larga escala, é particularmente grande o número de trabalhos comparando os efeitos desta droga e a modificação na cinética proliferativa nas células epiteliais da mucosa do sistema gastrintestinal e/ou nas células hematogênicas da medula óssea.

A atividade mitótica das células foi avaliada após 3, 18 e 36 dias de tratamento com as drogas duas vezes diariamente. O efeito antimitótico foi avaliado no epitélio duodenal e na medula óssea cuja proliferação foi calculada pela incorporação de timidina triciada (Thymidine-Methyl3H com atividade específica de 6,7 Ci/mmol) injetada em cada animal por via subcutânea, numa única dose de 0,25 µCi/g de peso corporal, 30 minutos antes do sacrifício.

Concluímos que o antiinflamatório mais marcante na inibição mitótica tanto a nível de epitélio duodenal como a nível da medula óssea foi a Indometacina, seguida pela Butazona e o Clinoril. O Naprosin ficou no meio termo, desenvolvendo razoável efeito antimitótico na medula óssea e no epitélio de revestimento do duodeno, menor que o da Indometacina, Butazona e do Clinoril e maior que o do Benflogin e que o do Inflaril.

 

 

122/ 1989

 

ESTUDO DE GERMES GRAM-POSITIVOS E GRAM-NEGATIVOS NO EPITÉLIO DE BOLSA PERIODONTAL SUPRA-ÓSSEA

 

A. A. Garrocho; H. A. Marigo; R. S. Gomez

 

Faculdade de Odontologia - UFMG

 

Pacientes com diagnóstico clínico de bolsa periodontal supra-óssea, foram biopsiados retirando-se fragmentos de gengiva. Estes foram fixados em formol 10% e processados rotineiramente. Os cortes foram corados pela HE e pelo método de Mac-Callum para coloração de bactérias nos tecidos.

Foram observadas bactérias somente na vertente interna da bolsa, sendo que as bactérias gram-positivas se encontravam no epitélio sulcular e no tecido conjuntivo subjacente a este epitélio. Não foram encontradas bactérias gram-negativas nos tecidos, ficando estas estritas ao espaço do sulco gengival.

Apesar da demonstração histológica de bactérias em bolsa periodontal seu papel é controvertido na etiopatogenia da doença periodontal. Considerando-se a natureza cíclica da doença periodontal, na qual observam-se períodos de grande atividade alternados por períodos de quiescência, não podemos ainda associarmos este período de destruição periodontal com a invasão bacteriana presente nos tecidos.

 

 

 

 

123 / 1989

ESTUDO DE UM MÉTODO DE DESINFECÇÃO PARA INSTRUMENTOS ROTATÓRIOS CORTANTES

V.M. Rocha Barros; U.N. Soares; I. Y. Ito; S.N.M. Lima; S.L.S. Salvador

 

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

Diversos materiais utilizados em consultórios odontológicos têm sido identificados como vetores potencialmente perigosos na transmissão de infecção cruzada. Entre estes materiais destacam-se os instrumentos rotatórios cortantes, os quais durante o seu emprego tornam-se inevitavelmente contaminados com sangue e/ou saliva.

Este trabalho foi realizado com a finalidade de avaliar a ação desinfetante de uma solução aquosa de glutaraldeído a 2,0% -CIDEX -sobre instrumentos rotatórios cortantes durante o preparo de cavidades em dentes cariados.

Brocas de aço carbono utilizadas em motores convencionais de baixa rotação foram distribuídas em 14 grupos de 25 brocas. Cada grupo foi submetido a uma seqüência diferente de procedimentos de esterilização, contaminação e desinfecção química das brocas. Para a desinfecção foi empregada a solução de glutaraldeído a 2,0% -CIDEX -associada ou não a outros métodos ou soluções químicas. A seguir, as brocas de todos os grupos foram imersas em meio de cultura- tioglicolato - e observadas no Laboratório de Microbiologia para a verificação de crescimentos bacterianos.

A comparação entre os resultados obtidos em função dos diferentes métodos de desinfecção propostos para cada um dos grupos permitiu concluir que:

a) a solução de glutaraldeído a 2,0% -CIDEX -empregada de acordo com as instruções do fabricante e nas condições em que foi realizado este trabalho, é altamente eficaz como desinfetante;

b) novos estudos devem ser realizados para verificar a efetividade da atuação desinfetante da solução de glutaraldeído a 2,0% - CIDEX - sobre diferentes instrumentos odontológicos e quando empregada em outros métodos de desinfecção.

 

 

 

124 / 1989

ESTUDO DO PODER FLOGÓGENO DA PLACA DENTAL ÍNTEGRA E TRATADA COM DIFERENTES SOLUÇÕES EXTRATORAS

L.A.A. Taveira; S.A. Catanzaro Guimarães; O. Tárzia; E.M. Taga

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

O poder flogógeno da placa dental íntegra e tratada com as diferentes soluções extratoras, foi avaliado utilizando-se do teste edemogênico com azul de Evans em 110 ratos divididos em grupos de 1 , 3 e 6 horas; do teste quimiotáctico através de injeção intraperitoneal das suspensões da placa e posterior contagem total e diferencial dos leucócitos em 60 ratos divididos em 3 grupos de 24, 48 e 72 horas. Foi ainda induzida a formação de granulomas pela colocação de bolinhas de algodão embebidas nas suspensões de placa dental no tecido subcutâneo de 256 ratos divididos em 8 grupos, considerando-se os tempos de 12, 24 e 36 dias.

As suspensões de placa dental utilizadas e avaliadas foram as de placa íntegra tratadas com as soluções de Hanks pH 7.0, salina pH 5.5, tampão fosfato pH 7.3, trisglicina pH 8.9, hidróxido de \sódio pH 13.0, ácido clorídrico pH 1.2 e tratada com todas as soluções sucessivamente. Os animais foram uniformizados quanto à raça, peso e idade. Os resultados a partir da metodologia empregada permitiu-nos constatar e concluir que:

1) A capacidade flogógena da placa dental integra é intensa, com grande capacidade destrutiva em suas fases iniciais de ação, evoluindo para uma reação predominantemente granulomatosa a partir de 36 dias. O tratamento da placa dental com várias soluções químicas e de pH variáveis, reduz esta capacidade agressiva devido à retirada de fatores flog6genos solúveis que normalmente fazem parte da mesma; 2) A redução do poder flogógeno da placa dental na fase aguda da inflamação ocorreu mais acentuadamente quando submetida à ação de tratamentos com soluções extratoras de pH alcalino. Soluções extratoras de pH fortemente ácido são menos efetivas na remoção dos fatores fiog6genos solúveis da placa dental; 3) Embora as diversas soluções extratoras reduzam a intensidade da inflamação aguda produzida pela placa dental, não altera, contudo, a capacidade de indução granulomatosa da mesma; 4) Do ponto de vista geral, a placa dental tratada sucessivamente com todas as soluções extratoras apresenta menor poder fiog6geno, tanto na fase aguda como na crônica de inflamação.

 

 

 

125 / 1989

ESTUDO EM RATOS DAS PROPRIEDADES ANTIINFLAMATÓRIAS DAS DROGAS: INDOMETACINA, BUTAZONA, CLINORIL,NAPROSIN, BENFLOGIN E INFLARIL, NA FASE AGUDA DA INFLAMAÇÃO

 

N. AlIe; S.A. Catanzaro Guimarães; L.A.A. Taveira

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

A inflamação é uma reação do organismo caracterizado por respostas vasculares e teciduais, cuja magnitude depende da intensidade do agente flogógeno, cujas agressões conduzem a alterações periódicas da permeabilidade vascular. Tomam parte desse episódio tanto os capilares como as vênulas que extravasam no local proteínas plasmáticas configurando o edema. A reação do agente flogógeno de efeito moderado, induz o aumento da permeabilidade vascular em torno de uma hora (fase imediata) e o edema atinge uma configuração máxima em três horas (fase tardia).

Com a finalidade de observar os efeitos das drogas antiinflamatórias não-esteróides: Indometacina, Butazona, Clinoril, Naprosin, Benflogin e Inflaril nas fases imediata e tardia da inflamação aguda, utilizou-se como agente flogógeno a placa dental em duas concentrações: fraca (0,07 mg) e média (0, 7 mg).

Em relação ao efeito antiexsudativo avaliado pelo teste edemogênico, todas as drogas demonstraram efetiva atividade antiinflamatória nas fases da inflamação aguda e nas duas concentrações, salientando-se um efeito maior, e pela ordem a Indometacina, Butazona, Clinoril e Naprosin e com efeitos menores para o Benflogin e o Inflaril.

 

 

 

 

126 / 1989

ESTUDO HISTOFISIOLÓGICO COMPARATIVO ENTRE SUTURA COM FIO DE ALGODÃO E DERIVADOS DE CIANOACRILATO EM RATOS

C.R. Outra; M. V. Gayotto; N. Villa

 Faculdade de Odontologia -USP

O objetivo do trabalho foi realizar um estudo histofisiológico sobre reparação tecidual. Foram utilizados dez ratos da linhagem Wistar, que foram divididos em cinco grupos de sacrifício, assim determinados: 3, 5, 7, 9 e 12 dias de pós-operatório. Foram comparados: sutura com fio de algodão, e pincelamento sobre a área operada de dois adesivos à base de cianoacrilato: Sico Met 50 e Super Bonder.

Baseados nos resultados microscópicos obtidos ficou constatado que a reparação tecidual, nos estágios iniciais de observação {terceiro e quinto dias) mostrou-se mais compatível quando foram utilizados os adesivos, enquanto que nos estágios subseqüentes de observação a sutura com fio de algodão revelou resposta histofisiológica discretamente mais favorável do que aquelas dos adesivos, demonstrando-se a viabilidade de uso destes materiais somente para aplicações em superfície, desde que se evite a penetração dos mesmos no tecido conjuntivo.

 

 

127 / 1989

ESTUDO HISTOMORFOLÓGICO DA GLÂNDULA PARÓTIDA DE RATO JOVEM SUBMETIDA A RADIAÇÃO IONIZANTE

E. Balducci Roslindo; L.S. Utrilla; N. C. Roslindo

Faculdade de Odontologia de Araraquara -UNESP

A utilização da radiação com finalidade diagnóstica e terapêutica nas ciências da saúde, tem gerado discussões a respeito dos efeitos sistêmicos adversos que variam amplamente.

O propósito deste estudo foi avaliar as possíveis alterações estruturais do parênquima da glândula parótida de rato jovem à ação dos raios X.

Foram utilizados 30 ratos (Holtzman) com 25 dias de idade, com o objetivo de avaliar os efeitos da radiação ionizante sobre as estruturas das glândulas parótidas de ratos jovens. Os animais foram distribuídos equitativamente em dois grupos experimentais: Grupo I, irradiado e Grupo II, controle. Utilizando um aparelho de radioterapia convencional, a região ao nível das glândulas parótidas foi irradiada com uma dose de 300 R, sendo o procedimento repetido a cada 48 horas, totalizando, uma exposição de 1.200 R. Decorridos os períodos de 3, 8, 13, 18 e 28 dias, os animais de ambos os grupos foram sacrificados e as glândulas parótidas removidas, fixadas em formolina a 10% e líquido de Bouin por 24 horas. Os cortes foram corados pela Hematoxilina e Eosina e Tricrômico de Mallory, permitindo análise pela microscopia óptica comum. Com base na metodologia empregada concluiu-se que: os ratos do grupo irradiado ganharam peso corporal uniforme a partir do 13º dia, embora não equivalente aos do grupo controle respectivamente; a fase crítica de desorganização glandular determinada pela radiação, correspondeu ao período de 8 dias, decrescendo nos seqüentes; os ácinos serosos e os ductos estriados mostraram-se mais radiosensíveis, mesmo com o uso de dose baixa e fracionada; a glândula parótida apresentou sinais de reparação morfológica à medida que se distanciou da última exposição aos raios X.

 

 

 

128 / 1989

ESTUDO PRELIMINAR DA INSTITUIÇÃO DO TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS FRATURAS MANDIBULARES CONSOLIDADAS VICIOSAMENTE

WA. Jorge; M.M. Gouveia; R. Martins

Faculdade de Odontologia e Hospital Universitário -USP

Dada a alta incidência de pacientes que procuram o Hospital Universitário-USP portadores de consolidação viciosa, no presente trabalho, os autores ressaltam a importância do diagnóstico e planejamento cirúrgico adequados, associa dos a um tempo hábil, a fim de que não se estabeleça a consolidação viciosa iatrogênica nas fraturas de ossos da face.

A não intervenção rápida e/ou a instituição de terapêutica inadequada nas fraturas mandibulares favoráveis ao desvio, podem levar a uma condição de fibrose em cotos fragmentários, impactados, condição esta de desvio estabelecida pelo tracionamento muscular.

Instalada a fibrose, há uma acomodação por parte do paciente, concernente à sintomatologia e uma alteração da oclusão dentária e assimetria facial, principais causas de desconforto, que leva o mesmo a procurar um serviço especializado, deixando de fazê-lo, até que esteja caracterizado a condição de consolidação viciosa de fratura, fato que tornará o tratamento corretivo, muito mais complexo, uma vez que será necessário planejar a refratura cirúrgica dos fragmentos consolidados inadequadamente.

O trabalho visa estabelecer o planejamento e execução do tratamento cirúrgico que constitui em: refraturar os ossos da face, consolidados erroneamente, estabelecer a correção osteoplástica, reduzir e conter os fragmentos, e imobilização intermaxilar, promovendo desta forma o restabelecimento do contorno facial e a funcionalidade oclusal do aparelho estomagnático restituindo o paciente a sua bionormalidade.

 

 

129 / 1989

HISTOPATOLOGIA DA INJÚRIA E REPARAÇÃO DA GLÂNDULA PARÓTIDA DE RATOS SUBMETIDOS À RADIOTERAPIA (RADIAÇÃO X)

M.R. Sposto; L.S. Utrilla; M.A. Onofre; R. C. C. Lia

Faculdade de Odontologia de Araraquara -UNESP

A radioterapia para câncer de cabeça e pescoço, geralmente inclui as glândulas salivares em seus campos de irradiação. As alterações histológicas no parênquima glandular foram produzidas experimentalmente porém, estes efeitos têm sido pouco explorados do ponto de vista histopatológico gerando controvérsias com respeito à iniciação dos efeitos degenerativos e a evolução deste comportamento. Assim, a análise criteriosa da histopatologia do parênquima glandular ainda suscita grande interesse na tentativa de surpreender possíveis modificações celulares, o grau destas e as possibilidades de volta à normalidade.

Foram utilizados, neste experimento, 48 ratos adultos machos (Rattus norvegicus, Albinos, Holtzmann) pesando em média 120 a 130 gramas com 60 dias de idade, divididos em dois grupos: controle e experimental. Os animais do grupo experimental foram submetidos a tratamento radioterápico local (dose única =900 R). Após períodos de 2, 7, 15, 21, 30 e 45 dias, foram anestesiados para dissecação e remoção das glândulas parótidas. As peças seguiram tramitação laboratorial de rotina, sendo os cortes corados pelos métodos HE e Tricrômico de Mallory .

Através da análise dos resultados constatamos: a glândula parótida foi altamente sensível com as células serosas apresentando injúrias mais severas que as mucosas; aos 15 dias detectamos injúrias de grau máximo; os ductos intercalares e estriados sofreram danos sendo que os do tipo estriado apresentaram severas alterações em morfologia e volume.

 

 

 

130 / 1989

ÍNDICES CPO-S E ceo-S E SUAS RELAÇOES COM A TAXA DE S. MUTANS EM ESCOLARES DE BELO HORIZONTE

J.C. Noronha;B.O. Souki;M.M.G. Faria;M.L.A. Massara; V.M.S. VilIar; A.P. Nogueira; G.R. Melo

Faculdade de Odontologia -UFMG

A prática odontológica atual tem evidenciado, cada vez mais, a necessidade de estarem disponíveis métodos simples e confiáveis para a determinação de indivíduos ou grupos cárie-susceptíveis. Na literatura recente tem surgido trabalhos que visam analisar, em diversas faixas etárias, a relação de índices epidemiológicos (CPO-D, CPO-S) com taxas salivares de S. mutans. Tais estudos revestem-se de especial importância porque podem representar um avanço no sentido da identificação dos grupos de alto risco à cárie.

O presente trabalho tem por objetivo verificar e analisar a relação CPO-S/ceo-S e taxas salivares de S. mutans em escolares da periferia de Belo Horizonte. Para tanto escolheu-se, ao acaso, uma escola pública, da qual 105 crianças de 7 a 8 anos de idade foram submetidas a exame clínico (segundo critérios da OMS), exame microbiológico (KOHLER E BRATTHALL, 1979) modificado e exame radiográfico padronizado, focalizando os dentes posteriores (Bite-Wing).

Os resultados foram analisados e mostraram-se estatisticamente significativos (p 0,01), indicando que os escolares de índices elevados (CPO-S >3 ou ceo-S > 10) são mais prevalentes no grupo muito infectado (> 105 S. mutans/ml saliva). Verificou-se que os escolares de 7 e 8 anos portadores de mais de 3 superfícies cariadas em dentes permanentes ou mais de 10 superfícies cariadas em dentes decíduos, têm aproximadamente 2 vezes mais chance de estar muito infectado do que pouco infectado. Também foi possível concluir que o CPO-S e o ceo-S foram instrumentos relativamente adequados para esboçar, ainda que de maneira imprecisa, a prevalência de S. mutans nos escolares de 7-8 anos.

 

 

131 / 1989

INFECÇÃO EXPERIMENTAL COM ACTINOBACILLUS ACTINOMYCETEMCOMITANS BACTEROIDES DE PIGMENTAÇÃO NEGRA EM RATOS

L.M. Farias; M.J. Ávila-Campos; M.A. R. Carvalho; C.A. V. Damasceno; E. C. Vieira; E. O. Cisalpino

Instituto de Ciências Biológicas -UFMG

A partir de ensaios preliminares em camundongos, procurou-se avaliar, em ratos Spraque Dawley e Fischer, isentos de germes, a implantação de Actinobacillus (Haemophilus) actinomycetemcomitans e de Bacteroides de pigmentação negra, isolados de lesões periodontais humanas, como monocontaminantes, e também em associação, com vistas ao estudo da ação patogênica.

Foram realizados dois ensaios: no primeiro, 15 ratos Spraque Dawley isentos de germes foram inoculados com uma cultura de A. actinomycetemcomitans, isolada de Periodontite Juvenil localizada, por via oral (swab) e por contaminação da ração e da água. No segundo, foram utilizados 25 ratos Fisher, em grupos de cinco animais, assim distribuídos: grupo I, controle, sem inóculo; grupos II e III, respectivamente, com monoculturas de A. actinomycetemcomitans e de Bacteroides de pigmentação negra, ambos isolados no laboratório de Microbiologia Oral e Anaeróbios do ICB/UFMG; grupo IV, com A. actinomycetemcomitans Y4-ATCC e, finalmente, o grupo V, com a associação dos dois primeiros microrganismos. Foram feitas três inoculações por via oral (swab), em intervalos variados, neste ensaio.

No primeiro ensaio, conseguiu-se recuperar o microrganismo das fezes de todos os animais inoculados, mas não da cavidade oral. No segundo, em quatro coletas, realizadas em momentos diferentes, de todos os grupos inoculados, conseguiu-se recuperar os microrganismos: no 4.º dia do experimento, de espécimes orais e fecais; no 15.º dia, apenas de fezes; no 22.º dia, de espécimes fecais e orais. Após 69 dias, percebeu-se, em alguns animais, alteração gengival, com sangramento marcante ao toque com swab, no grupo inoculado com A. actinomycetemcomitans isolado no laboratório, recuperando-se o microrganismo das lesões. Está em andamento a avaliação histopatológica.

Estes dados preliminares suportarão estudos sobre a implantação de microrganismos periodontopáticos, monitorando uma avaliação clínica especializada, incluindo-se índices de placa dentária e gengival, ao lado de aspectos radiográficos, histológicos e imunológicos, em roedores e em primatas não humanos do Novo Mundo, modelos que vêm sendo utilizados em nosso meio.

Apoio: FINEP, CNPq e CAPES.

 

 

132 / 1989

INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO NA DUREZA SUPERFICIAL DAS LIGAS À BASE DE COBRE

R.R. Vaz; M.F. Góes;O. Zaniquelli;H. Panzeri

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

Normalmente, os tratamentos térmicos provocam alterações estruturais em todo tipo de liga metálica. Dessa forma, o propósito deste estudo foi avaliar e comparar a influência do tratamento térmico na dureza superficial (Vickers) entre duas ligas experimentais à base de cobre em relação a outras duas comerciais.

Foram usadas as ligas Duracast M.S. e Golden L.A. (lotes diferentes) e duas ligas experimentais denominadas CuBe 1 e CuBe 2, trinta e seis corpos de prova na forma de pastilhas com 12 mm de diâmetro e 3,2 mm de espessura foram utilizados; divididos em grupos de 6, onde 3 corpos de prova de cada grupo eram submetidos a uma temperatura de 850oC, durante uma hora e imediatamente resfriados em água a 23oC. Em seguida, já com a superfície plana e polida, procedeu-se o ataque superficial do corpo de prova para evidenciar a estrutura da liga, com um reagente químico adequado. As observações e os ensaios de dureza Vickers foram feitas em um microscópio Neophot 30 da Carl Zeiss.

Os resultados foram obtidos mediante tratamentos estatísticos, sendo que, o tratamento térmico influenciou na dureza Vickers, somente na liga Golden L.A.2. Nas demais ligas, não houve diferença significativa na dureza Vickers quando executado tratamento térmico.

 

 

133 / 1989

 

INVESTIGAÇÃO EM HIGIENE ORAL

 

M. Vasconcelos

 

Faculdade de Odontologia -UFMG

 

Essa investigação em Higiene Oral surgiu da necessidade de motivar os estudantes do 4( período da Faculdade de Odontologia da UFMG para a disciplina de Odontologia Preventiva. Inicialmente se constituiu como um recurso didático preparatório para o desenvolvimento do conteúdo "Controle de Placa Bacteriana através do Autocuidado". No entanto, pela sua aplicação sistematizada, passou a se configurar como uma avaliação dos procedimentos em higiene oral utilizados pelos familiares dos estudantes de odontologia.

A metodologia utilizada foi a aplicação de roteiro de observação junto a um membro da família do estudante, durante 3 dias consecutivos. Nesta observação foram contemplados aspectos vários da rotina de autocuidado do membro familiar escolhido, tais como: freqüência e técnica de escovação; uso do fio e creme dental, uso dos antissépticos bucais, higienização da língua e finalmente a maneira pela qual a pessoa aprendeu a realizar sua rotina de higienização.

Os resultados, além de outros dados, demonstraram que:

-A maioria dos observados aprendeu a técnica de higienização com o dentista e/ou pais.

-Apesar disto as técnicas não são as preconizadas pela literatura.

Estas conclusões preliminares nos remetem a duas reflexões:

1 -Se os conteúdos sobre autocuidado estão sendo ministrados de forma eficiente, com a ênfase adequada e no momento oportuno da graduação.

2 -Se, quando o estudante estiver no final do curso de odontologia, estes dados estariam alterados.

 

 

134 / 1989

lSOPROTERENOL E ENZIMAS GLICOLÍTICAS DE NÚCLEOS CELULARES DE GLANDULAS SALIVARES

G. Nuñez-Burgos & J. Nicolau

 Instituto de Química -USP

Estudos sobre o processo sialadenotrófico, utilizando-se o isoproterenol (IPR), em nosso laboratório, mostraram alterações de algumas enzimas do esquema glicotítico, no sobrenadante do homogenado centrifugado à 27,750 xg.

Tendo-se em vista que todas as enzimas glicolíticas foram demonstradas existir no núcleo de células hepáticas, renais e cerebrais, decidimos examinar a possibilidade de enzimas glicolíticas no núcleo de glândulas salivares sofrerem alterações durante o processo hiperplástico e hiperplásico.

Nestas condições procuramos estudar as enzimas fosfofrutoquinase, piruvatoquinase e lactato desidrogenase, em ratas injetadas com IPR.

Os resultados mostraram um aumento nas atividades das três enzimas estudadas, fosfofrutoquinase (PFK), piruvatoquinase (PK) e lactato desidrogenase (LDH) no núcleo de células da parótida 12 e 24 horas após o estímulo pelo agonista ß-adrenérgico. Na glândula submandibular enquanto se observou aumento na PFK e PK para os grupos de 12 e 24 horas, a LDH sofreu uma redução.

 

 

135 / 1989

LESÕES PERIAPICAIS RECIDIVANTES DE APICECTOMIA COM RETROBTURAÇÃO EM AMALGAMA DE PRATA: ESTUDO CLÍNICO/HISTOLÓGICO

E.C. Silva ü H.M. Capistrano; A.P.G. Chiari; I.C. Ribeiro

Faculdade de Odontologia -UFMG

O trabalho foi realizado com a finalidade de investigar lesões periapicais recidivantes de dentes humanos após apicectomia com retrobturação em amálgama de prata e relacionar dados clínicos, tipos histológicos e presença de pigmentos de amálgama.

Foram utilizados 41 casos de lesões periapicais recidivantes de apicectomias efetuadas por um mesmo cirurgião seguindo uma mesma técnica de trabalho. O material foi fixado em formol à 10%, incluído em parafina, cortado a 5µ de espessura e corado em hematoxilina e eosina. Os dados clínicos considerados foram tempo para recidiva, sexo, idade e localização das lesões. Foi feita análise microscópica das lesões para determinar seu tipo histopatológico e verificar a presença ou ausência de partículas de amálgamanas mesmas.

A análise dos dados clínicos mostrou que o tempo para constatação da recidiva mais freqüente foi entre 0 e 2 anos, após a 1( cirurgia. A localização mais comum foi a região posterior da mandíbula. A maioria das lesões foi encontrada na faixa etária de 21 a 40 anos, no sexo feminino. O tipo histológico prevalente foi o granuloma periapical. Não houve relação entre tipo histológico, dados clínicos e presença ou ausência de micropartículas de amálgama na amostra estudada.

Os resultados encontrados não permitiram conclusões acabadas, mas a constatação de um maior número das recidivas nos 2 primeiros anos após a cirurgia inicial pode sugerir uma tendência de reparo das lesões com o tempo ou um silêncio clinico levando a não constatação das mesmas. A presença ou ausência das microparticulas de amálgama nas lesões parece não influir nas variáveis histológicas encontradas.

 

 

136 / 1989

LEVANTAMENTO CLÍNICO DE MANIFESTAÇÕES BUCAIS EM PACIENTES GRÁVIDAS

S. Lauar & E. G. Birman

Faculdade de Odontologia -USP

Dada as divergências da Literatura em relação à ocorrência de diversas patologias que afetam os tecidos moles da cavidade bucal durante a gestação, propusemo-nos a estudar a sua freqüência em pacientes grávidas da Clínica de obstetrícia do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

A casuística consta de pacientes grávidas na faixa etária de 18 a 40 anos examinadas trimestralmente durante o período gestacional, comparadas a um grupo de pacientes-controle (não grávidas) na mesma faixa etária (Clínica de Triagem da FOUSP).

Os resultados demonstram que entre as alterações observadas, a gengivite crônica, avaliada pelo índice de Löe (1963), foi a patologia mais prevalente nas gestantes bem como no grupo controle, estando relacionado a fatores locais. Das lesões proliferativas não neoplásicas mais comumente citadas em relação às gestantes, o granuloma piogênico foi encontrado em apenas uma paciente. Hiperplasias fibrosas inflamatórias relacionadas a fatores traumáticos (prótese total) foram observadas em oito pacientes. Uma alteração relativamente freqüente foi a língua "geográfica".

Lesões brancas, pigmentações e outras alterações não foram dignas de nota.

Concluímos que na nossa amostra, lesões bucais principalmente do tipo proliferativo, ou outras alterações da mucosa bucal de pacientes gestantes não são tão freqüentes quanto descritas na literatura. Os fatores irritativos ou traumáticos locais devem ser mais valorizados e o papel dos hormônios como fator primário destas alterações, deve merecer estudos mais conclusivos.

 

 

 

137 / 1989

LEVANTAMENTO DE BIÓPSIAS ENCAMINHADAS AO LABORATÓRIO DE PATOLOGIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFMG

A.M. Loyola,. H.M. Capistrano; R.S. Gomez

Faculdade de Odontologia -UFMG

Foi realizado um levantamento das biópsias enviadas para o Laboratório de Patologia da FOUFMG de Belo Horizonte no período de 1983 a 1988 com o objetivo de analisar a natureza e a freqüência das lesões histologicamente diagnosticadas.

A amostragem foi avaliada quanto ao sexo e idade dos pacientes e dividida posteriormente, em onze categorias principais: tumores odontogênicos; cistos dos maxilares e tecidos moles; lesões de glândulas salivares; hiperplasias e lesões reativas de tecido mole; inflamações periapicais e cicatrizes fibrosas; lesões ósseas; tumores benignos de tecido mole; pericoronarites e folículos dentais; lesões pré- malignas e malignas; lesões da mucosa oral e outras.

Em relação à faixa etária dos pacientes as lesões aparecem em maior número nas 2.a, 3.a, 4.a, 5.a e 6.a décadas de vida, com pico na 3.a década. A distribuição dos pacientes por sexo, embora ligeiramente mais alta no sexo feminino, não foi significativa estatisticamente.

 

 

 

138 / 1989

MODIFICAÇÕES MORFOLÓGICAS DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR DO MACACO-PREGO À DIMINUIÇÃO DA DIMENSÃO VERTICAL DE OCLUSÃO

A.A. Martins*; M.C. Madeira*; I. Watanabe* *

   *Faculdade de Odontologia de Araçatuba -UNESP

** Instituto de Ciências Biomédicas -USP

A existência de interdependência entre elementos do aparelho mastigador tem sido verificada na literatura, onde se descreve que quando um deles sofre alterações, podem ocorrer modificações em outro componente do complexo.

O propósito deste trabalho foi analisar as possíveis alterações morfológicas da articulação temporomandibular do macaco-prego, decorrentes do desgaste oclusal exagerado dos dentes e a conseqüente diminuição da dimensão vertical de oclusão.

A análise dos resultados revelou a ocorrência de modificações adaptativas (remodelação) tanto ao nível dos tecidos de revestimento das superfícies articulares, como no tecido ósseo subjacente aos mesmos.

Baseados na análise dos resultados obtidos no presente trabalho, podemos concluir que a articulação temporomandibular do macaco-prego sofre um processo de remodelação que leva ao aumento da espessura do tecido ósseo dos componentes mandibular e temporal, altera as características microscópicas óptica e eletrônica de varredura da superfície e das camadas de revestimento e promove uma reorganização estrutural do disco articular, com aumento de sua espessura e modificação na orientação das fibras colágenas.

 

 

 

 

139 / 1989

 

MUCOCELES- ESTUDO CLÍNICO E MICROSCÓPICO DE 112 CASOS

 

 

D. T. Oliveira & A. Consolaro

 

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

 

Mucoceles são cistos mucosos relacionados à obstrução ou traumatismos das glândulas salivares acessórias que levam à retenção e/ou extravasamento de muco. São de ocorrência comum na boca e devido à ausência de sintomatologia podem ser tolerados durante meses ou anos pelos pacientes. As características microscópicas, geralmente, demonstram a presença de uma cavidade cística preenchida por um material amorfo, eosinofílico e que pode ser revestida (cisto de retenção mucoso) ou não (cisto de extravasamento) por epitélio. A etiopatogenia da lesão ainda não foi totalmente esclarecida e algumas vezes, fatores como trauma têm sido associados ao seu desenvolvimento.

Este trabalho refere-se a um estudo criterioso de 112 casos de mucoceles diagnosticados no Departamento de Patologia da Faculdade de Odontologia de Bauru -USP. Dados clínicos como idade, sexo, localização da lesão e possíveis fatores relacionados à etiologia foram obtidos a partir de fichas de registro dos pacientes. Aspectos histológicos da cavidade cística e estruturas circunjacentes, inclusive glândulas salivares acessórias envolvidas quando presentes, foram estudados e registrados em fichas previamente elaboradas.

Os resultados obtidos demonstraram que os mucoceles ocorrem preferencialmente no lábio inferior, na faixa etária de 10 a 20 anos, sem predileção por um dos sexos. O trauma esteve associado em 10% dos casos sendo a recidiva da lesão observada em 20%. O cisto de extravasamento, envolvido por um tecido de granulação, foi o mais comumente encontrado, ainda que o cisto de retenção mucoso tenha também sido observado. O muco retido ou extravasado no tecido conjuntivo circunjacente era do tipo fibrilar e continha células, principalmente neutrófilos, no interior. As glândulas mucosas envolvidas apresentavam, quase sempre, degeneração e metaplasia.

 

 

140 / 1989

NOVAS AQUISIÇÕES EM EQUIPAMENTOS ODONTOLÓGICOS COMPUTADORIZADOS

H. H. Rodrigues

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

Os recentes avanços tecnológicos na área de informática tem revolucionado conceitos de atendimento clínico de pesquisa e de ensino odontológico. O cirurgião-dentista, tem hoje a seu alcance expressivo equipamento informatizado, a serviço das mais avançadas e diferentes áreas. Um exemplo concreto é a técnica de subtração de imagem, já usada em periodontia desde os anos 80, expandindo-se por cariologia, ou mesmo endodontia ao estudar lesões periapicais. O periograma, já realidade, deixa vislumbrar possíveis "cariogramas e granulogramas", como termos odontológicos informatizados. O Dental Vision, o Video Dentistry, a sonda ótica periodontal, a colher de dentina, a sonda exploradora, a turbina e o micromotor, todos computadorizados nos parecem reais, e brevemente constituirão armamentário comum nas clínicas e laboratórios.

A Radio-Visio-Graphy, já substitui a radiografia convencional, armazenando-se a formação em disquetes e fitas magnéticas. O Cad-Cam System dispensa a moldagem, o enceramento e a fundição de coroas totais. A avaliação cinética da ATM ou a miografia já são realidade. Estamos praticamente a um passo da Odontologia informatizada do ano 2000.

O autor demonstra que a avaliação informatizada da cárie, usando extensômetros elétricos aplicados em instrumentos manuais de uso clínico-odontológico, abrirá um amplo campo na odontologia, que já vem trazendo resultados profícuos no diagnóstico da pressão de corte de dentes. Histogramas, com monitoramento em vídeo, facilitarão sobremaneira o acompanhamento "off line" de passos técnicos de preparo cavitário. Com os instrumentos manuais informatizados já é possível a avaliação da resistência ao corte da dentina cariada.

 

 

 

 

141 / 1989

 

PATOLOGIA GENGIVAL PREVALENTE EM PACIENTES COM A SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA

C.R. Costa; L.F. Godoy; G. Birman

Centro de Referência -AIDS -SUDS -SP

Faculdade de Odontologia -USP

Foram estudadas as alterações gengivais observadas num grupo de pacientes soropositivos para o vírus HIV. Face à escassez e controvérsia de informações a respeito de prevalência das patologias gengivais destes pacientes, elas foram detalhadamente avaliadas. Nossa amostra formada predominantemente por homens (90,9%) homossexuais (45,4%) na faixa etária de 16 a 54 anos, principalmente 2.a e 3.a décadas, com 57,6% pacientes classificados no grupo IV. A avaliação clínica permitiu classificar 39,4% dos pacientes com índice gengival de nível 1. Dor e ardor localizados foram relacionados em 39,3%, sendo avaliada a atuação dos irritantes locais (quantidade). Guna foi detectada em 9,0%. Ulcerações inespecíficas da gengiva inserida foram também observadas 6,0%, e 6,0% associadas a bactérias Gram-negativos. Candidose gengival foi observada em 12,1 %. Associada à lesões pseudo-membranosas em outros locais. Os processos considerados como gengivites atingiram 45,4% e os de periodontite 21,2%, não se podendo correlacionar a melhoria das condições locais com a evolução do quadro clínico. O agravamento do quadro geral, repercute na gengiva, demonstrando nesta síndrome uma inter-relação evidente entre o problema sistêmico e as condições gengivais.

 

 

 

 

142 / 1989

PERÍODO DE SILÊNCIO MASSETERINO: DETERMINAÇÃO DO LIMITE SUPERIOR DE NORMALIDADE

F.H. Westphalen****; I.E.K. Trindade* / ***;J.A. Souza-Freitas* / **; A.S. Trindade Jr..** / ***

   *Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais, USP -Bauru

** Faculdade de Odontologia de Bauru -USP *** Faculdade de Ciências de Bauru -UNESP

  **** Faculdade de Odontologia -PUC/Curitiba

O período de silêncio (PS) é uma pausa temporária da atividade eletromiográfica dos músculos (mm.) elevadores da mandíbula que tem sido utilizado como um índice objetivo do estado funcional do sistema estomatognático, especialmente no diagnóstico das disfunções da articulação temporomandibular (ATM), onde se encontra aumentado. Os objetivos do presente trabalho foram os de determinar a duração do PS no eletromiograma dos mm. masséteres em indivíduos normais e calcular, a partir do valor médio, o limite superior de normalidade (percentil 95%) para a duração do PS. O PS foi provocado pela percussão do mento (10 percussões, 1/s) com um martelo de teste de reflexos, estando os indivíduos ocluindo maximamente os seus dentes. A atividade eletromiográfica dos mm. masséteres foi captada com eletrodos bipolares de superfície e registrada em eletromiógrafo DISA (1500 EMG-System). Os resultados (¯x + DP) evidenciaram que no grupo estudado (n = 39) a duração do PS foi de 25,45 + 4,20 ms e de 25,33 + 4,18 ms nos mm. masséter direito (MD) e esquerdo (ME), respectivamente, valores que não diferiram estatisticamente entre si (teste t pareado). O limite superior de normalidade foi de 33,68 ms para o MO e de 33,52 ms para o ME, valores que devem ser considerados como os limites máximos abaixo dos quais 95% da população normal está incluída. Assim sendo, no diagnóstico das disfunções da ATM, só podem ser considerados portadores dessa patologia indivíduos cujos valores de PS no eletromiograma masseterino estejam acima dos valores estabelecidos no presente estudo.

Auxílio: CAPES, CNPq.

 

 

 

 

143 / 1989

PESQUISA DE ANTICORPOS IgG SÉRICOS CONTRA A CEPA ATCC 29523 DE ACTINOBACILLUS ACTINOMYCETEMCOMITANS EM INDIVIDUOS NORMAIS E PACIENTES COM PERIODONTITE

O.P.S. Rosa; R.S.S. Rocha; N. Moraes; I.R.F. Rubira

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

A composição microbiana da placa subgengival e a resposta imune humoral aos seus integrantes tem sido pesquisadas em diferentes regiões do mundo, na tentativa de compreender o papel que desempenham nos diferentes quadros de doença periodontal. Com base em tais estudos, alguns microrganismos têm sobressaído como patógenos periodontais potenciais, como o Actinobacillus actinomycetemcomitans. Investigações sorológicas identificaram 3 sorotipos desse microrganismo, a, b e c, sendo os dois primeiros os mais comumente encontrados na cavidade oral. Procuramos identificar se essa mesma distribuição é encontrada entre nós, tendo anteriormente pesquisado anticorpos contra a cepa Y4, catalogada como soro- tipo b e agora, contra a cepa ATCC 29523, do sorotipo a. Para tanto, utilizamos a técnica da imunofluorescência indireta, soro de coelho anti-IgG humana marcado com isotiocianato de fluoresceina diluído 1 :80 e soros de 20 indivíduos normais na faixa etária < 16 anos, 20 na faixa etária > 18 anos e 20 adultos com periodontite, tendo encontrado positividades de 55%, 85% e 40%, respectivamente. Ressalte-se, porém que os títulos desses soros foram extremamente baixos, com os títulos de 1:1 prevalecendo em todos os grupos (72,7%, 76,5% e 62,5%). Títulos de 1:10 constituíram 18,2%, 11,8% e 25% dos resultados positivos. Títulos de 1:20 só foram encontrados em um indivíduo do grupo N2 e um de periodontite, enquanto os de 1 :40 foram detectados em um indivíduo nos 2 grupos normais. As freqüências de positividade e de títulos > 1 :10 para a cepa 29523 foram significantemente menores que as observadas para a cepa Y4 nos soros dos mesmos indivíduos.

 

 

 

144 / 1989

PREVALÊNCIA DE INFECÇÕES E LESÕES BUCAIS RELACIONADAS A BACTÉRIAS GRAM-NEGATIVAS EM PACIENTES COM A SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA

C.R. Costa*;C.T. Calsada**;E.G. Birman***

      *Centro de Referência e Treinamento -AIDS -SP

    ** Instituto Adolfo Lutz

         *** Faculdade de Odontologia -USP

Foram estudados 120 pacientes infectados pelo HIV (vírus da imunodeficiência adquirida) com diferentes comportamentos de risco. Clinicamente foram diagnosticados vários tipos de patologias bucais, ficando sem diagnóstico conclusivo ulcerações persistentes (50%); pequenas áreas eritematosas (40%) e placas branco-amareladas (10%). Em 65% destes pacientes, estavam associados sintomas como alteração do paladar, dor à deglutição, xerostomia, dor e ardor .

As biópsias realizadas descartaram patologias ou lesões específicas que no caso das lesões ulceradas não se comportavam como aftas e juntamente com as eritematosas foram diagnosticadas histopatologicamente como processos inflamatórios inespecíficos (agudos/crônicos). No caso das placas, as hipóteses de hiperqueratose, leucoplasia pilosa e candidose, entre outras, também não foram compatíveis. As culturas destas lesões não confirmaram presença de fungos. Culturas para pesquisa de bactérias Gram-negativas foram realizadas em meios adequados a partir de esfregaços das lesões. Uma associação positiva (75%) foi observada entre estas lesões e a presença de bactérias identificadas como: Pseudomonas aerugionosa, Enterobacter cloacae, Klebsilla oxytoca, Serratia marcenses e Actinobacter sp. O cirurgião-dentista deve estar preparado para o diagnóstico e tratamento de infecções bacterianas, antes raras na cavidade bucal.

 

 

 

145 / 1989

PREVALÊNCIA DE S. MUTANS EM ESCOLARES DA PERIFERIA DE BELO HORIZONTE

 

J.C. Noronha;B.Q. Souki;M.L.A. Massara;M.M.G. Faria;A.P.A. Nogueira;

G.R. MeIo

 

Faculdade de Odontologia -UFMG

A identificação do risco à cárie através da contagem de S. mutans salivar tem sido atualmente muito utilizada, especialmente em países escandinavos.

No Brasil, a condição sócio-econômica-cultural da nossa população faz com que estratégias desta natureza sejam, relativamente, inviáveis no momento a nível de saúde pública.

Entretanto, a determinação das taxas deste microrganismo é bastante útil na compreensão das inter-relações entre a cárie dentária e seus fatores etiológicos em diferentes populações.

Assim, procurou-se levantar as taxas de S. mutans de escolares da 1.a série (7-8 anos) da periferia de BH. As 149 amostras de saliva foram inoculadas em placas de Petri contendo ágar MSB (Gold et al., 1973) utilizando-se o método da espátula (Kohler e Bratthall, 1979) ligeiramente modificado. As placas foram incubadas à 37(C por 48 horas em microaerofilia (uma lavação com mistura gasosa - 90% N2 -10% CO2).

Os resultados indicaram que 20,1% dos escolares apresentaram menos 100.000 S. mutans/ml saliva (0-20 UFC); 45,6% entre 100.000 e 1.000.000 (21-100 UFC) e 34,2% são portadores de mais de 1.000.000 S. mutans/ml saliva (mais que 100 UFC). Não encontrou-se diferenças na prevalência de S. mutans nos sexos masculino e feminino.

 

 

 

146 / 1989

PREVALÊNCIA DOS MARCADORES DA HEPATITE BEM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA E CIRURGIÕES-DENTISTAS DE BELO HORIZONTE*

C.M.C. Ottoni; C. O. Gomes; F.J. Penna; C.J.C.G. Souza

A hepatite B é uma das doenças infecto-contagiosas passível de ser transmitida através do sangue, da saliva e de outras secreções orgânicas. Isto torna os cirurgiões-dentistas e os estudantes de Odontologia sujeitos à infecção e conseqüentemente com possibilidades de ser um elo a mais na sua transmissão.

Apresentamos alguns resultados finais da investigação sorológica para os marcadores da hepatite B (Anti-HBs e HBs-Ag) realizada em estudantes de Odontologia e cirurgiões-dentistas, distribuídos em grupos, de acordo com o tempo de graduação. Foram avaliados 88 estudantes do 2.(, 3.( e 4.( períodos, antes que os mesmos tivessem contatos com pacientes em aulas práticas (grupo I) , 84 estudantes do 7.( e 8.( períodos escolares, envolvidos em aulas práticas durante 2 anos (grupo II) e de 180 cirurgiões-dentistas com mais de 5 anos de formados (grupo III ).

A incidência de Ariti-HBs positivo (contato prévio com vírus da hepatite B) foi de 6,8% no primeiro grupo, de 7,1% no segundo e de 23,9% para o terceiro grupo. Deste último, os profissionais que tinham acima de 20 anos de formados apresentaram uma positividade de 34,2% para o Anti-HBs.

Estudou-se também um grupo-controle, equivalente ao grupo III na sua distribuição por faixa etária, sexo e nível social, entretanto não sujeito a atividades com riscos de contaminação pela hepatite B. Neste grupo, foi encontrada a porcentagem de 14,5 para o Anti-HBs positivo.

*Pesquisa financiada pelo CNPq e CPq-UFMG.

 

 

 

147 / 1989

PREVALÊNCIA E GRAU DE SEVERIDADE DA CÁRIE DENTÁRIA E MANCHAS BRANCAS, EM MOLARES DECÍDUOS

S. V. Souza & C. F. Peters

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

Os autores determinaram a prevalência, distribuição e extensão, bem como o grau de severidade das manchas brancas e cáries de primeiros e segundos molares decíduos de 180 crianças, na faixa etária de 6 a 9 anos, de ambos os sexos, residentes em Piracicaba -SP, e distribuídas em 2 níveis sócio-econômicos: o grupo I constituído por crianças de nível sócio-econômico baixo, residentes na região periférica da cidade; e o grupo II por crianças da área central da cidade, considerada de nível sócio-econômico mais elevado. Os dados analisados parecem mostrar que tanto a mancha branca quanto a cárie são mais freqüentes no sexo masculino que no feminino e bem mais freqüente no grupo I {periférico) que no grupo II (centro urbano). As faces mais atingidas foram a oclusal para cáries e a vestibular dos inferiores e face palatina dos superiores para mancha branca. Observou-se que o número de dentes hígidos e restaurados foram bem mais elevados para as crianças do grupo II {nível sócio-econômico mais elevado), evidenciando que estas crianças recebEm mais cuidados odontológicos que aquelas do nível sócio-econômico mais baixo.

 

 

 

148 / 1989

PROGRAMA ODONTOLOGICO ESCOLAR DE SAÚDE -PROESA

R. V. Oppermann;M.A. Graça;A.A.F. Zurita;B.B. Scheirr;I.S. Baron; M.A.E. Nascimento; R.E. Gerrhardt

Prefeitura Municipal de Porto Alegre -RS

Este trabalho tem como objetivo a redução e controle da atividade de cárie em escolares matriculados nos jardins de infância e primeiras séries em duas escolas da rede municipal.

Foram realizados exames iniciais de CPOS modificado em 132 crianças de 6 a 8 anos de idade, seguindo-se controle sistemático profissional de placa; utilização intensiva de fluoretos; instrução, motivação e orientação para higiene oral; manutenção periódica preventiva; e remoção de fatores de retenção da placa dental (restaurações e extrações de dentes decíduos e permanentes). Paralelamente aos procedimentos clínicos, a integração dentista-criança-professores-funcionários- direção das escolas, desenvolveu-se fora do círculo convencional de atuação do dentista.

Após 2 anos de trabalho foram realizados novos exames com a mesma metodologia do levantamento inicial. Nos resultados preliminares foram observados que das 2.595 superfícies de risco no início do programa, isto é, hígidas, manchas brancas ativas e inativas, 24 cariaram, 20 foram restauradas e 1 extraída, perfazendo 1,73% da amostra. Das 1.521 superfícies que erupcionaram durante o programa 3 cariaram, 4 foram restauradas, portanto 0,46% da amostra.

 A diminuição da atividade cariosa observada no presente estudo pode estar relacionada à: 1) Reorganização da prática odontológica; 2) Utilização intensiva de fluoretos; 3) Participação da comunidade escolar.

 

 

 

149 / 1989

PULPOTOMIA COMO TRATAMENTO DAS FRATURAS CORONÁRIAS COM EXPOSIÇÃO PULPAR EM DENTES ANTERIORES PERMANENTES

M.I.S. Cortes;J.V. Bastos;L.D. Figueiredo;M.C. Rohenkohl;C.S. Abrantes; A.R.M. Diniz; S. V. Zeferino

Faculdade de Odontologia -UFMG

A pulpotomia nos dentes anteriores que sofreram fratura coronária com exposição pulpar está usualmente indicada quando a polpa apresenta vitalidade e extensa área exposta. O tratamento tem como objetivo a preservação da polpa radicular viva, livre de inflamação e protegida biologicamente por barreira de tecido mineralizado, visto que a pulpectomia nos pacientes jovens impede a continuação da deposição de dentina fisiológica, deixando paredes radiculares delgadas elevando à maior freqüência de fraturas.

Os fatores considerados para a eleição deste tratamento são: intervalo de tempo transcorrido entre o acidente e o momento do atendimento; observação clínica de hiperplasia no local da exposição; ausência de luxação do elemento dental envolvido; idade do paciente. O curto intervalo de tempo determinará o grau de contaminação da polpa. A presença de hiperplasia do tecido pulpar significa uma reação proliferativa associada a uma inflamação superficial e conseqüentemente benigna em relação ao prognóstico. A luxação nos dentes com rizogênese completa compromete o suprimento sanguíneo da polpa sendo portanto uma contra-indicação para o tratamento conservador. A severidade da luxação deve ser considerada nos dentes com rizogênese incompleta, uma vez que a polpa apresenta grande capacidade de regeneração. Não é possível fixar um limite de idade para a indicação do tratamento conservador: devemos levar em consideração que a polpa dental de um paciente adulto é mais susceptível às lesões degenerativas ou inflamatórias, além da maior possibilidade de comprometimento periodontal.

Foram selecionados 10 pacientes de ambos os sexos, de 7 a 12 anos, portadores de fratura coronária de esmalte e dentina com exposição pulpar, na Clínica de Tratamento dos Dentes Traumatizados da Faculdade de Odontologia da UFMG.

Realizada a pulpotomia imediata houve formação da barreira de tecido mineralizado, confirmada clínica e radiograficamente, num espaço de tempo que variou de 2 a 6 meses.

 

 

 

150 / 1989

RELAÇÃO DE OCLUSÃO DOS CANINOS SUPERIORES EM PACIENTES PORTADORES DE FISSURA TRANSFORAME INCISIVO UNILATERAL

R.C. Pascotto & H.B. Brosco

Faculdade de Odontologia de Bauru -USP

Com o objetivo de avaliar as variações de posição dos caninos superiores em portadores de fissura lábio-palatal, por essas alterações interferirem no resultado estético final da prótese, foi feita uma análise e medição dessas alterações em modelos de gesso articulados de 208 pacientes portadores de fissura transforame incisivo unilateral, na fase de tratamento pré-protético, verificando: no sentido vertical a infraversão e no sentido horizontal, o desvio mésio-distal de sua relação de oclusão normal e a distância em relação à linha média.

A análise estatística dos resultados permitiu as seguintes conclusões:

-no sentido vertical, notou-se uma freqüente mordida aberta anterior e lateral no segmento fissurado;

-no sentido horizontal, quanto à relação mésio-distal dos caninos superiores, observou-se uma posição mesial mais frequente desses dentes em relação à oclusão com os antagonistas;

-com relação à linha média superior, verificou-se um freqüente desvio para o lado não fissurado devido à situação em geral para a mesial dos caninos superiores do lado acometido pela fissura.

 

 

 

151 / 1989

O SISTEMA INCREMENTAL DE ATENDIMENTO AOS ESCOLARES EM BELO HORIZONTE

M.C.R. Viana

Faculdade de Odontologia -UFMG

Visando caracterizar os resultados de 25 anos de prestação de serviços odontológicos aos escolares pelo setor público - nível estadual e 13 anos de atuação dos serviços municipais, foram analisados documentos-base dos serviços. Como instrumento complementar de análise utilizou-se os levantamentos epidemiológicos realizados em Belo Horizonte (1975, 1983, 1986).

Os resultados demonstraram a contradição entre métodos de avaliação propostos pelos serviços e os estudos efetivamente realizados. Revelam deficiências da cobertura alcançada pelos programas e descontrole da incidência, ainda que se evidencie claramente a drástica redução do número de dentes perdidos, a diminuição da prevalência da cárie associada à utilização de fluoretos nas águas de abastecimento público e a expansão do tratamento restaurador de dentes permanentes.

A fase preventiva do sistema incremental está reduzida à utilização dos fluoretos nas águas de abastecimento, com iniciativas no uso de outros métodos preventivos.

Concluiu-se que os índices e métodos utilizados servem mais à perspectiva dos serviços, confirmando os seus resultados imediatos, mas evitando estabelecer níveis de análise quanto à incidência da cárie, mais facilmente revelada através da discriminação de superfícies e de estudos longitudinais.

 

 

 

152 / 1989

SISTEMA INCREMENTAL EM SAÚDE PÚBLICA E SUA RELAÇÃO COM OS SÍTIOS DE RETENÇÃO MICROBIANA ORAL

J.C. Noronha;M.L.A. Massara; V.M.S. Villar;M.M.G. Faria; B. Q.. Souki; A.P. Nogueira; G.R. Melo

Faculdade de Odontologia -UFMG

O Sistema Incremental de Atenção Odontológica tem sido, nos últimos tempos, a forma mais utilizada em nosso meio, para a prestação de serviços odontológicos, pelo poder público, aos escolares matriculados nas primeiras séries de ensino. Em virtude de razões econômicas e políticas, tal forma de atendimento privilegia os dentes permanentes, deixando sem tratamento os decíduos, a menos que estejam com indicação para extração (comprometimento pulpar).

O presente estudo procurou verificar em pacientes considerados pelo Sistema Incremental "sem tratamento a realizar -(STR)", isto é, aqueles com dentes permanentes hígidos ou já devidamente restaurados e sem dentes decíduos com indicação para extração, qual seria a prevalência de lesões cariosas nas superfícies não atingidas pelo programa curativo. Para tanto, selecionou-se uma amostra de 105 crianças com 7-8 anos, de uma escola pública de Belo Horizonte, das quais 54 foram consideradas STR. Procedeu-se, através de exames clínico (critérios da OMS) e radiográfico (Bite-Wing) , uma análise da prevalência dessas lesões.

Os resultados encontrados foram :

____________________________________________________________________________________

Superfície/dente                              Dentes                             Lesões                         %

_____________________________________________________________________________________

mesial/ó                                          216                                     13                              6

distal IV                                         211                                     39                              18,6

mesialIV                                        211                                     69                              32, 7

distal/IV                                        202                                     71                              35,1

mesial/IV                                      202                                     36                              17,8

oclusal/IVe V                                                                                                            16,2

vest. ling. e palat.                                                                                                        1 ,4

_______________________________________________________________________________________

É necessária uma reavaliação da vertente curativa do Sistema Incremental, por se mostrar limitada para reduzir possíveis fontes de contaminação das superfícies não cariadas. Também deve ser dada maior ênfase às vertentes educativa e preventiva deste mesmo sistema.

 

 

 

153 / 1989

SÍTIOS DE RETENÇÃO MICROBIANA ORAL EM CRIANÇAS E SUASRELAÇOES COM A TAXA SALIVAR DE S. MUTANS

J.C. Noronha;B.Q. Souki;M.L.A. Massara;M.M.G. Faria; V.M.S. Villar; A.P. Nogueira; G.R. Melo

Faculdade de Odontologia -UFMG

A presença de sítios de retenção microbiana na cavidade oral, especialmente nas lesões de cárie, pode representar um reservatório para os S. mutans, que são constantemente deslocados para a saliva. Os níveis salivares deste microrganismo têm sido utilizados, atualmente, como um dos critérios microbiológicos na avaliação do risco à cárie de indivíduos ou grupos populacionais.

No presente trabalho, procurou-se avaliar a influência das lesões cariosas abertas sobre as taxas de S. mutans na saliva de escolares da periferia de Belo Horizonte. Amostras salivares de 105 escolares de 7-8 anos foram inoculadas em placas de Petri contendo ágar MSB, pelo método da espátula (KÖHLER E BRATTHALL, 1979) modificado. As placas foram incubadas por 48 horas a 37(C, em microaerofilia. Realizaram-se também exames clínico (segundo critérios da OMS) e radiográfico padronizado para dentes posteriores (Bite-Wing) para que o número de lesões cariosas presentes fosse verificado.

Os resultados revelaram que existe uma correlação estatisticamente significativa (p 0,01) entre o número de lesões (incipientes e cavitadas) e a prevalência de S. mutans. Podemos concluir que aquelas crianças com grande número de lesões de cárie (mais de 3 em dentes permanentes ou de 10 em dentes decíduos) têm maior chance de estarem muito infectadas (> 105 S. mutans/ml saliva). Tal fato sugere que o selamento provisório de lesões cariosas pode significar uma diminuição do risco à cárie e estar, portanto, justificado como medida de rotina nas etapas iniciais do tratamento odontopediátrico.

 

 

 

154 / 1989

SITUAÇÃO DOS DENTES E DOS TRATAMENTOS REALIZADOS EM ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE 1( GRAU - BELO HORIZONTE

M.C. Viana

Faculdade de Odontologia -UFMG

A dentição mista dos escolares foi examinada para se verificar o padrão de ataque carioso, segundo idade e sexo. Buscou-se ainda estimar o incremento anual de cáries. No conjunto dos dentes examinados, 34,3% eram decíduos e 65,7%, permanentes, num total de 880 escolares de 7 a 16 anos.

Dos dentes decíduos, analisou-se a situação específica do segundo molar, por sua importância para a integridade oclusal e pela permanência significativa ao longo das idades consideradas (7-12 anos). O segundo molar decíduo representa, em todas as idades percentuais acima de 50% da experiência de cárie total dos dentes decíduos, em ambos os sexos.

O padrão de ataque carioso aos dentes permanentes demonstra que 78% dos dentes cariados, 91% dos dentes perdidos e 79% dos restaurados em todas as idades são primeiros molares permanentes; outros grupos de dentes, que fazem erupção posteriormente começam a sofrer ataque pela cárie aos 10 anos, sexo feminino, principalmente segundos molares e segundos pré-molares. As crianças do sexo masculino não apresentaram esta situação aos 11 anos. Assim, o incremento anual de cáries varia de 7,2% a 14,3%.

Numa segunda etapa, foram examinados 880 escolares, com tratamento concluído no período de até 12 meses anteriores à data do exame. Dos dentes cariados presentes, 16% já haviam sido tratados anteriormente e apresentavam necessidade de substituição de restaurações; 11,2% apresentavam lesões em outras superfícies dos dentes, 82% eram primeiros molares inferiores. Os demais, eram primeiros molares superiores.

O número de crianças do sexo masculino que apresentou exclusivamente reincidências atingiu 22,6% e as crianças com incidência de novas lesões cariosas representam 43,2%. O grupo que não apresenta incidência é de 34,2%. Para o sexo feminino estes valores são respectivamente 27,9, 37 ,3 e 34,8%.

A análise das restaurações revelou que o tipo mais relacionado à incidência corresponde a restaurações sem extensão preventiva, sem polimento e com alterações marginais (67,2%).

Não se pode fazer distinções claras quanto à relação com incidências para os critérios polimento e alteração marginal, pois apenas 4% das restaurações estavam polidas e a integridade marginal comprometida em 85% dos casos.

 

 

 

155 / 1989

SUSCEPTIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS DE ACTINOBACILLUS ACTINOMYCETEMCOMITANS ISOLADOS DE PRIMATAS NÃO HUMANOS - ESTUDO COMPARATIVO COM CEPAS HUMANAS

N.L.S. Raymundo; M.J. Avila-Campos; M.A.R. Carvalho; C.A. V. Damasceno; E.O. Cisalpino

Instituto de Ciências Biológicas -UFMG

Um dos aspectos importantes dos Actinobacillus (Haemophilus) actinomycetemcomitans, usualmente implicados na Periodontite Juvenil Localizada e em outros processos patológicos de interesse humano, é o seu perfil de susceptibilidade a antimicrobianos, em comparação com outros organismos periodontopáticos, tendo em vista a antibioticoterapia na Clínica Odontológica. Assim, teve-se por objetivo avaliar, comparativamente, a susceptibilidade a antimicrobianos de A. actinomycetemcomitans isolados de Primatas não humanos em relação a cepas de humanos com ou sem doença periodontal.

Testou-se a sensibilidade de 35 cepas orais de A. actinomycetemcomilans de Callithrix penicillata sadios, mantidos em cativeiro no Biotério Central do ICB/UFMG, a bacitracina, eritromicina, lincomicina, metronidazol, penicilina G e vancomicina, comparando-a com a de 37 cepas humanas, de lesões periodontais (28) e de sadios (9), todas isoladas e identificadas no Laboratório de Microbiologia Oral e Anaeróbios do ICB/UFMG. Utilizou-se o método de diluição em caldo, pela técnica de eluição do disco em caldo-BHI, suplementado com extrato de levedura (0,5%), com concentrações adequadas de cada droga. A sensibilidade e a resistência de cada isolado são interpretadas, respectivamente, pela inibição ou crescimento do microrganismo, comparando-se com a cultura controle, sem antibiótico.

Os resultados confirmam a relativa sensibilidade desse microrganismo à eritromicina, assim como sua elevada resistência a bacitracina, penicilina G e vancomicina, comparando-se com os isolados humanos. Destaca-se o encontro de alguns isolados animais sensíveis ao metronidazol, para o qual todas as cepas humanas foram resistentes. Quanto à lincomicina, todas as amostras animais foram resistentes, sendo metade das humanas sensíveis.

Esses resultados sobre o perfil de susceptibilidade a antimicrobianos de A. actinomycetemcomitans de Calitriquídeos, têm um significado importante para a Microbiologia Comparada, tanto como dado biológico básico como para a utilização desses animais experimentais no estudo das periodontopatias.

Apoio: CAPES, CNPq, FINEP.

 

 

 

 

156 / 1989

TRANSMITÂNCIA DAS CUNHAS CERVICAIS REFLETORAS

 

M.F. Goes*E. Rubbi**; O. Baffa**; H. Panzeri***

    * Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

  ** Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto -USP

*** Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto -USP

Lutz et al. (1986) levantaram a hipótese de que a inversão na direção dos vetores de força de contração dos compósitos ativados por luz visível pode melhorar substancialmente a adaptação marginal proximal de restaurações tipo classe II. Para isso, seria necessário direcionar a luz na região gengivo-proximal através de cunhas laterais totalmente transparentes e com um centro refletor provocando o desvio lateral da luz com a mesma intensidade com que sai da fonte. O propósito deste estudo foi quantificar a intensidade da luz transmitida pelas cunhas refletoras, após sofrer a deflexão.

Para tanto, cinco cunhas refletoras HOWE NEOS foram usadas. Cada cunha foi fixada em uma máscara e adaptada no porta-amostra de um espectrofotômetro U. V.visível BECKMANN-DU-70, para permitir a passagem de um feixe luminoso com as dimensões da base da cunha (3 x 3 mm), onde normalmente é posicionado o aparelho fotopolimerizador. Foi utilizado ainda, um Densitômetro VICTOREEN para avaliar a intensidade de luz absorvida pelo material da cunha e saber o quanto de luz efetivamente emerge no sentido transversal. O resultado obtido para a transmitância da luz foi 7,54%, o que permite inferir que 92,46% da luz incidente é espalhada no sentido transversal da cunha. No entanto, nas medidas de densidade óptica foi observado um valor de 0,11, que corresponde a uma transmitância de 77,6%. Considerando as perdas do sistema devido a transmitância longitudinal (7,54%) e a parte da luz que foi absorvida pelo material da cunha (22,4%) , pode-se concluir que apenas 70,06% da intensidade da luz inicial é espalhada a 180(, na região gengivo-proximal.

 

 

 

157 / 1989

TRATAMENTO ENDODÔNTICO EM DENTES DECÍDUOS - AVALIAÇÃO DO EFEITO DA MEDICAÇÃO TÓPICA INTRACANAL PARAMONOCLOROFENOL CANFORADO (PMCC)

R.M.P. Rontani; A.M. Worliczek; C.F. Peters; M.B.D. Gavião

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

As autoras estudaram "in vivo" o efeito da medicação tópica intracanal em 44 molares decíduos com polpa necrosada, divididos em dois grupos experimentais (I e II). Os dois grupos foram tratados segundo a técnica endodôntica, preconizada por GUEDES-PINTO, PAIVA e BOZZOLA, 1981. Entretanto, o grupo II recebeu previamente a medicação de espera Paramonoclorofenol canforado (3:7). Todos os dentes foram avaliados clínica e radiograficamente no início do experimento, aos 7 dias, aos 6 e 12 meses, após a finalização do mesmo. Pela análise dos dados obtidos, pode-se inferir que o PMCC utilizado como medicação de espera parece não ter interferência na velocidade de reparação, apresentando os dois grupos resultados semelhantes.

 

 

 

158 / 1989

TRINTA E TRÊS ANOS DE FLUORETAÇÃO DAS ÁGUAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO - RESULTADOS PARA UMA POPULAÇÃO ADULTA

J. V. Bastos & R.O. Santos

Escola de Saúde de MG -Fundação Ezequiel Dias

O flúor de um modo geral, tem sido objeto de extensa literatura e de um grande número de pesquisas, desde o início do século. Tanto sua utilização tópica, quanto sistêmica, tem inspirado discussões e reavaliações constantes. No que toca a sua utilização sistêmica, o método mais difundido e utilizado mundialmente é a fluoretação das águas de abastecimento público. Hoje quase 200 milhões de pessoas consomem, em mais de 40 países, água fluoretada por meios artificiais.

No presente trabalho os autores propõem a levantar se os benefícios do flúor, comprovadamente adquiridos na infância, permanecem para a idade adulta em uma população que ingeriu água fluoretada desde o seu nascimento. Foram levantados os índices CPO-D de 3 cidades distintas: Baixo Guandu -que possui água fluoretada desde 1953 além de atendimento odontológico aos escolares através dos serviços da Fundação SESP; Aimorés que representava a utilização do flúor tópico, pela técnica de Knutson, além dos serviços da Fundação SESP e Itaguaçu representando a ausência de medidas preventivas e curativas em qualquer nível.

O trabalho também se propôs a identificar as diferentes condicionantes sócio-econômicas e culturais das populações envolvidas em cada cidade estudada, bem como entre elas.

Os resultados confirmam em primeira instância o benefício da fluoretação das águas para uma população adulta, ainda que em menor escala do que para a idade infantil.

Também confirmam a supremacia deste método sobre a utilização do flúor tópico e a sua atuação indistinta em todas as classes examinadas neste levantamento.

 

 

 

159 / 1989

A UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES COMO EXAME COMPLEMENTAR NOS DIAGNÓSTICOS CLÍNICOS -TEORIA DE GRAFOS E SIMULAÇÃO

M.D. Novelli & F.R.X. Silveira

Faculdade de Odontologia -USP

Uma das mais antigas aspirações do homem é poder associar variáveis clínicas com variáveis biológicas, ou seja alterações teciduais em um dado momento.

O presente trabalho propõe uma metodologia de diagnóstico numérico baseado na teoria de Grafos.

Grafo (G) por definição é a relação binária (A) dos (N) elementos de um conjunto qualquer; portanto G =(N, A).

O estudo da simulação busca, através da construção de modelos, reproduzir uma situação real, analisando as diversas variáveis envolvidas e sua interação, com vistas à obtenção de uma ou mais soluções, aplicáveis à dada situação real. Têm sido muito utilizados, os modelos matemáticos para estudos de simulação nas mais diversas áreas de aplicação, inclusive nas ciências da saúde. Nas simulações que envolvem elementos interagindo por relação binária, assume particular relevância, a representação utilizando grafos.

A metodologia proposta permite concluir: É possível o diagnóstico formulado por máquina.

Este diagnóstico em principio é numérico sendo passível de transformação para valores clínicos.

 

 

 

160 / 1989

VERIFICAÇÃO DO CALIBRE E DA MORFOLOGIA DOS GUIAS DE PENETRAÇÃO DAS LIMAS TIPO KERR E DAS BROCAS DE LARGO E GATES-GLIDDEN

A.L.C. Antunes; M.F. Góes;J. Pupo;R.R. Biral

Faculdade de Odontologia de Piracicaba -UNICAMP

Tem sido amplamente demonstrado as vantagens do preparo das porções cervical e média do canal radicular com instrumentos rotatórios previamente à sua instrumentação. Identificam-se entre as vantagens facilitação na ampliação e irrigação do terço apical, bem como, nas manobras de obturação do canal. Entre os instrumentos rotatórios utilizados, merecem atenção especial as brocas de Largo e de Gates-Glidden. A broca de Largo indicada como complemento à broca de Batt para a realização de desgastes compensatórios a nível cervical. A broca de Gates-Glidden para o preparo do canal até o terço médio. Tanto a broca de Largo como a broca de Gates-Glidden possuem um guia de penetração polido, portanto, desprovido de corte. O guia de penetração orienta a broca para o desgaste em lateralidade. Para o uso das brocas, portanto, como pré-requisito, é necessário a dilatação do canal em calibre compatível com o volume do guia de penetração da broca para que este deslize sem ser forçado. Entre as várias técnicas de instrumentação onde as brocas de Gates-Glidden são preconizadas, tem sido apresentado, além de momentos diferentes para seu uso, maneiras diferentes para se obter o preparo prévio do canal e amplitudes diferentes de dilatação deste. Obviamente não podemos deixar de considerar a conicidade das limas endodônticas que podem determinar em diferentes segmentos do canal, calibre de dilatação diferente. Por essa razão, para orientar a pesquisa, nos fixamos na técnica da Universidade de Oregon, onde é importante a proporcionalidade do volume do guia das limas endodônticas e o das brocas. O propósito da presente pesquisa foi o de verificar a morfologia dos guias de penetração das limas tipo Kerr e os das brocas de Gates-Glidden e Largo, bem como sua calibração e proporcionalidade.

Este estudo permitiu concluir que:

1) Os guias de penetração das brocas de Largo e Gates-Glidden e das limas tipo Kerr, apresentam variações quanto sua morfologia, bem como sua calibração é questionável.

2) os guias de penetração proporcionalmente ao calibre das brocas parecem ser mais delgados na broca de Largo que o da broca de Gates-Glidden.

3) Para a penetração parcial da broca de Largo n.(2, é necessário ampliar o terço cervical do canal, preferivelmente, até a LK 40.

4) Para a penetração da broca de Gates-Glidden n.( 2 como indicado na técnica de Oregon, é necessário ampliar o terço médio do canal, preferivelmente, até LK 55.