PO01

Ação solidária na Ilha Grande dos Marinheiros - Porto Alegre - RS: avaliação da necessidade de tratamento odontológico

SESSEGOLO, M. M.*, CAMPANHA, B. P., HUTTNER, E. A., SILVA, D. N., GERHARDT, M. O., GLOCK, L., WEISMANN, R.

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. E-mail: manoelasessegolo@hotmail.com

A realização de um projeto de saúde bucal em comunidades socialmente excluídas exige uma avaliação direcionada às necessidades básicas de tratamento odontológico, a fim de se estabelecer as prioridades e condutas a serem seguidas. Com este objetivo foi realizado um levantamento das principais carências dos moradores da Ilha Grande dos Marinheiros, região de baixa renda da periferia de Porto Alegre - RS. Foram atendidas 119 pessoas, orientadas sobre saúde bucal, e submetidas a anamnese e exame físico. Foram analisadas as seguintes variáveis, por faixa etária: lesão cariosa sem exposição pulpar, lesão cariosa com exposição pulpar, e doença periodontal. Os dados foram tratados segundo a estatística descritiva. Dos pa­cientes atendidos, 44,5% apresentavam lesão cariosa sem exposição pulpar e 31,9% com exposição, sendo mais frequëntes nos indivíduos com 19 a 35 anos (39,6% e 31,9% dos casos, respectivamente). A doença periodontal foi diagnosticada na maioria dos pacientes acima dos 35 anos de idade, acometendo 53,3% dos indivíduos até 49 anos e 57,1%, acima desta idade.

A partir destes resultados, conclui-se que os procedimentos odontológicos devem priorizar o tratamento de doença cárie na faixa etária dos 19 aos 35 anos de idade; de doença periodontal para os pacientes acima de 35 anos; e instituir tratamento odontológico preventivo, principalmente aos pacientes com idade inferior a 19 anos (crianças e adolescentes), que ainda mantém níveis aceitáveis de saúde bucal.

 PO02

Inter-relação das mordidas aberta anterior e cruzada posterior nas dentições decídua e mista

RODRIGUES, L. S.*, DEGRANDE, E. P., PISSULIN, C. N. A., NEVES-NETO, J. R.

Odontologia - Universidade do Oeste Paulista. E-mail: luciana_sr@zipmail.com.br

O objetivo desta pesquisa foi verificar a associação das mordidas aberta anterior (MAA) e cruzada posterior (MCP) com os fatores etiológicos encontrados em 228 crianças de ambos os sexos, na faixa etária entre 4 a 5 e 8 a 12 anos, das cidades de Presidente Prudente e Pirapozinho - SP. O exame foi realizado por um único cirurgião-dentista calibrado, que observou a criança sentada com o tronco ereto e a cabeça ­apoiada para manter o plano oclusal paralelo ao solo, com auxílio de espátula de madeira descartável. Dos 104 questionários respondidos pelos pais, que complementaram a anamnese, apenas 22 apresentavam as duas maloclusões. Do total da amostra avaliada (n = 22), os resultados foram submetidos à análise estatística por meio dos testes do c2 (qui-quadrado) e da análise da variância (ANOVA). Foram observados os seguintes fatores: a) 100% da amostra apresentou hábitos de sucção, b) 90,90% possuíam problema respiratório, sendo que em 18,18% dos casos confirmados foram de rinite alérgica, c) 77,28% não amamentaram, ou, se foram, não por mais de 4 meses, d) em 81,82% apresentaram sono agitado por dormir de bruço ou de lado.

Os resultados encontrados nesta pesquisa permitem concluir que, nas condições experimentais utilizadas, os fatores etiológicos mais relevantes em pacientes com MCP e MAA foram: hábitos de sucção, problema respiratório, sono e pouco tempo de amamentação, confirmando a inter-relação destes fatores na associação das duas maloclusões estudadas.

 PO03

Avaliação da redução percentual de cárie dentária em escolares aos 12 anos de idade, entre 1976 e 2001, em Bauru - SP

SALES PERES, S. H. C.*, SALES PERES, A., BASTOS, J. R. M., RAMIRES, I., BASTOS, R. S., AQUILANTE, A. G.

Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva - Universidade de São Paulo. E-mail: shcperes@usp.br

Este estudo longitudinal teve por objetivo avaliar o perfil da cárie dentária após início da fluoretação da água de abastecimento público na cidade de Bauru - SP, que iniciou em 1975. Foram realizados cinco levantamentos epidemiológicos utilizando-se o índice CPOD de Klein e Palmer, em escolares com 12 anos de idade da rede pública, em 1976 (n = 321), em 1984 (n = 321), em 1990 (n = 253), em 1995 (n = 377) e em 2001 (n = 211) . Os resultados demonstraram uma redução na prevalência de cárie dentária na ordem de 85,44% no período, passando de 9,89 em 1976 para 1,44 em 2001. O percentual de livres de cárie aumentou de 0,40% em 1976 para 38,39% em 2001, vislumbrando a polarização da cárie dentária, fenômeno no qual 40-60% das crianças estão livres de cárie e 20-40% apresentam grande concentração do problema, representando de 70-80% das necessidades de tratamento. A tendência ao declínio da cárie dentária também foi encontrada nesta pesquisa, devendo-se ressaltar o rápido declínio entre 1995, CPOD = 4,13, para em 2001, CPOD = 1,44 o que sugere o efeito sinérgico de outras fontes de flúor além da fluoretação da água e especialmente os dentifrícios. Muitos produtos apresentam em sua composição flúor em concentração que permite o benefício de redução na prevalência de cárie dentária.

Conclui-se que está ocorrendo declínio rápido na prevalência da cárie dentária e esta tendência sugere que em um futuro breve talvez possa ocorrer a erradicação da doença cárie dentária.

 PO04

Levantamento epidemiológico em saúde bucal nos povos indígenas Krenak e Maxakali - Minas Gerais

OLIVEIRA, R. C.*, FERREIRA, E. F., MATOS, A. N. F., FRAUCHES, M. B.

Prevenção e Propedêutica Clínica - Universidade Vale do Rio Doce. E-mail: rcarlos63@uol.com.br

A área da saúde indígena está atravessando uma fase singular no Brasil. O momento atual caracteriza-se por alterações profundas, que englobam desde aceleradas transformações em perfis epidemiológicos, até a reestruturação do sistema de assistência à saúde indígena. Mesmo que transbordem evidências quanto às condições de marginalização sócio-econômica, com amplos impactos sobre o perfil saúde/doença, muito pouco se sabe sobre a saúde dos povos indígenas no Brasil. Este trabalho tem por objetivo apresentar os levantamentos epidemiológicos de cárie dentária nos povos indígenas Krenak e Maxakali, 182 e 962 indivíduos, respectivamente SIASI (Sistema de Indormação da Atenção à Saúde Indígena)/FNS/MS. Os participantes foram selecionados através do método de amostragem por conveniênica, por grupos/núcleos familiares, totalizando 146 indivíduos da etnia Krenak e 285 de Maxakali. Os dados obtidos foram organizados através de medidas de tendência central e dispersão, a partir do ceo-d e CPO-D, em 5 grupos etários (1-5, 7-12, 13-20, 21-30, 31-40 e > 40 anos). Observou-se na população de Maxakali um incremento no CPO-D de 4 (7-12 anos) a 26 (> 40), enquanto que nos Krenak a variação foi de 0,87 a 12,5, para os mesmos grupo. O ceo-d nos Krenak foi de 0,8 e nos Maxakali, de 9,9. A necessidade de atendimento curativo também foi diferenciada com um total de 1.697 dentes nos Maxakali e 215 nos Krenak.

Entre os dois grupos étnicos foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p < 0,001) em relação aos dois índices, explicadas pelas condições de vida das duas etnias.

 PO05

Comparação de índices de saúde bucal em municípios com diferentes prevalências de cárie

CYPRIANO, S.*, SOUSA, M. L. R., WADA, R. S.

Odontologia Social - Universidade Estadual de Campinas. E-mail: silviacypriano@hotmail.com

O objetivo deste estudo foi comparar dois índices que avaliam a saúde dentária e a sua relação com o índice CPO-D, que mede a experiência de cárie, em 8 municípios com diferentes prevalências de cárie dentária. A amostra foi sistemática, admitindo-se um erro de desenho de 2 e perda amostral de 20,0% (n = 96 por idade) para cada município, sendo 638 crianças de 12 anos examinadas segundo os critérios do índice CPO-D proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 1997). Os municípios foram divididos em grupos, segundo a escala de prevalência de cárie dentária da OMS, sendo G1 baixa prevalência, G2 moderada e G3 alta. Aplicou-se para cada grupo os índices: ISD (Índice de Saúde Dentária) e o T-Health modificado (Índice de Equivalência a Dentes Saudáveis). Para análise estatística aplicou-se o teste de proporção com nível de significância de 5%. O CPO-D para os grupos G1, G2 e G3 foi de 2,33, 3,78 e 5,54, respectivamente. O ISD foi de 0,82 para G1, 0,71 para G2 e 0,57 para G3, sendo que os valores diferiram estatisticamente entre si. A proporção para baixa prevalência foi maior do que a de moderada (p = 0,000) e a proporção para prevalência moderada foi maior do que a de alta (p = 0,000). Para os grupos G1, G2 e G3 o T-Health foi respectivamente de 15,69, 15,52 e 14,40. Os dados sugerem que a medida que o ISD diminui, o T-Health também diminui, enquanto que o CPO-D tende a aumentar.

Conclui-se que estes índices são adequados para verificar diferentes situações de prevalência de cárie dentária e que existe relação com o índice CPO-D.

 PO06

Condição dental e periodontal em pacientes com disfunção neuromotora institucionalizados

RAGON, C. S. T.*, JORGE, R. R., ELIAS, R. A., SIQUEIRA, A. S.

Odontologia - Universidade do Grande Rio. E-mail: thiagoragon@hotmail.com

O objetivo desta pesquisa foi investigar a condição dental e periodontal em pacientes com disfunção ­neuromotora (DNM) institucionalizados, utilizando-se o CPO inovado (CPOi) e índice periodontal comunitário (IPC) respectivamente. Após a aprovação da instituição e do Comitê de Ética da Universidade, foram examinados 117 pacientes (52 sexo feminino, 65 sexo masculino), média de idade 21 anos (D.P. 8,54) com DNM, mantidos em uma instituição em regime de internato. Em relação ao diagnóstico 59,8% apresentaram disfunção do tipo espástica, e o restante alterações de desenvolvimento sensório psicomotor. A inspeção da cavidade oral foi realizada por um único examinador devidamente treinado seguindo os critérios da OMS, e na análise dos dados utilizou-se alfa = 0,01 e gl = 2, coeficiente de correlação linear de ­Pearson (r) e teste qui-quadrado (c2). Dos 117 pacientes examinados112 apresentaram sangramento à sondagem (95,7%), e destes somente 8 apresentaram bolsa periodontal (7,1%). O índice CPOi foi de 6,8 (n = 113, D.P. 8,19). Observou-se uma correlação significativa positiva (r = 0,8) entre extraídos e CPOi na amostra, bem menor que em relação à cárie (r = 0,46) e obturados (r = 0,23), sendo relevante a porcentagem de CPOi < 3 (49,6%) e significativa sua relação com a faixa etária (c= 15,8).

O alto índice de sangramento gengival encontrado na amostra, sugere uma negligência em relação à higiene oral desses pacientes, e a correlação significativa positiva entre extraídos e CPOi, a falta de vivência clínica dos dentistas em relação aos mesmos, o que contribui para um tratamento na sua maioria mutilador.

 PO07

Comparação do método fotográfico com o exame clínico no diagnóstico da fluorose dentária

JORDÃO, M. R. A.*, SOUSA, M. L. R.

Odontologia Social - Universidade Estadual de Campinas. E-mail: mraj@terra.com.br

Paralelamente ao declínio da cárie dentária, tem-se relatado, através dos levantamentos epidemiológicos, o aumento da prevalência da fluorose dentária. Este estudo foi realizado no município de São Pedro que não possui fluoretação das águas de abastecimento público e tem prevalência de fluorose estimada como baixa. O objetivo deste trabalho foi verificar a possibilidade do uso do método fotográfico para diagnóstico de fluorose, especialmente para localidades de difícil acesso. Os exames foram realizados por um dentista treinado de acordo com os critérios da OMS para o índice de Dean. Os dentes anteriores superiores de 50 escolares de 11 a 13 anos, foram fotografados, sendo os filmes do mesmo lote e as fotos identificadas numericamente foram posteriormente analisadas pelo mesmo índice de Dean. Os métodos foram comparados e analisados através da porcentagem de concordância e do índice kappa. A porcentagem de concordância entre os 2 métodos foi de 65% no geral, sendo maior para os incisivos centrais (84%) do que para os laterais, enquanto que o índice kappa variou de fraco a moderado (0,00 a 0,50). A maior discordância foi entre os graus 0 e 1, que são relacionados à ausência de fluorose e que não comprometeriam o resultado final.

Os dados revelaram que o método fotográfico pode ser utilizado com finalidade diagnóstica para fluorose dentária sendo recomendado outros estudos em locais com maior prevalência e severidade da mesma.

 PO08

Crianças livres de cárie, entre 7 e 12 anos de idade, Bauru, 2001

RAMIRES, I.*, BASTOS, J. R. M., BASTOS, R. S., PERES, S. H. C., CASTRO, R. F. M.,
CARDOSO, M. T. V.

Odontopediatria e Ortodontia - Universidade de São Paulo. E-mail: jrbastos@fob.usp.br

A partir da década de 80 observou-se um forte declínio da cárie dentária, creditado principalmente ao uso de dentifrícios fluoretados. O objetivo deste trabalho foi demonstrar a tendência de queda acentuada no percentual de dentes atacados pela doença cárie, fazendo surgir uma nova realidade no panorama de ­saúde bucal da população: os livres de cárie, em Bauru - SP. O município de Bauru, em 1998, apresentava um CPOD = 3,42, que em 2001 baixou para 1,44. Na proporção inversa, o índice dos livres de cárie aumentou de 17% para 38,39% aos 12 anos de idade. As causas relacionadas à obtenção de tal índice podem estar ligadas principalmente à melhor atenção dada por parte do DAE ao controle da dosagem do flúor na água de abastecimento e a uma política pública de saúde bucal adequada, como o projeto “Sorria Bauru”, com escovação supervisionada com dentifrício fluoretado, bochechos fluoretados e educação em saúde bucal.

Mediante os dados obtidos, pode-se concluir que uma vez adequadamente mantidos e ajustados os programas educativo-preventivos, há possibilidade de que a doença cárie tenda, não somente a ser controlada até o ano 2010, como ser erradicada até 2020.

 PO09

Experiência de cárie em primeiros molares: um estudo em escolares de 12 anos, Belo Horizonte - MG

ARAÚJO, R. G. D.*, SANTIAGO, W. K., HAIKAL, D. S., GUIMARÃES, R. C. C., FERREIRA, E. F., PAIXÃO, H. H.

Odontologia - Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: rimena@hotmail.com

Apesar do conhecimento científico acumulado apontar a probabilidade do controle da cárie dentária, sua prevalência em molares ainda é preocupante, sendo responsável por cerca de 60% da necessidade de tratamento restaurador. Pretendeu-se neste trabalho avaliar a experiência de cárie em primeiros molares, de 337 escolares, de 12 anos de idade, em Belo Horizonte. Foram selecionadas, aleatoriamente, 6 escolas públicas (196 escolares, 58%) e 5 escolas particulares (141 escolares, 42%). Os exames (somente visual) foram feitos por duas examinadoras calibradas (kappa = 86%). Para análise foram selecionados os dados relativos aos primeiros molares permanentes e analisados os componentes do CPO-s. Os resultados mostraram que das 6.740 superfícies examinadas, 357 estavam restauradas, 35 extraídas e 130 cariadas. Entre as crianças das escolas públicas, 110 (84,6%) superfícies se apresentaram cariadas e 233 (65,3%) restauradas. Nas crianças das escolas particulares, observou-se um total de 20 (15,4%) superfícies cariadas e 124 (34,7%) restauradas. Todas as extraídas (35) foram em crianças das escolas públicas. A distribuição dos componentes do CPO-s por grupos mostrou, na rede pública, 61,7% das superfícies restauradas, 29,1% cariadas e 9,2% extraídas. Na rede particular, 86,1% estavam restauradas e 13,9% cariadas. A análise demonstrou que o componente restaurado foi o que mais contribuiu na composição do índice CPO nas duas redes de ensino. O teste qui-quadrado apontou diferença significante (p < 0,001) entre os dois grupos, considerando os três componentes do CPO.

Conclui-se que a experiência de cárie é desigual nos dois grupos e o acesso aos serviços é menor para os escolares da rede pública, que apresentam extrações precoces.

 PO10

Relação entre o fator socioeconômico e a prevalência e severidade de fluorose e cárie dentária

KOZLOWSKI, F. C.*, MENEGHIM, M. C., PEREIRA, A. C., AMBROSANO, G. M. B.,
MENEGHIM, Z. M. A. P.

Odontologia Social - Universidade Estadual de Campinas. E-mail: fabiock@yahoo.com.br

O objetivo deste estudo foi propor um modelo de classificação socioeconômica e avaliar a relação entre este fator e a prevalência e severidade de fluorose e cárie dentária em quatro localidades do estado de São Paulo (Piracicaba, 0,7 ppmF artificial desde 1971; Iracemápolis, 0,7 ppmF artificial desde 1997; Ipeúna, 0,1 ppmF natural e Assistência, 1,5 ppmF natural). Após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FOP/UNICAMP, foram examinados 812 escolares na faixa etária de 12 anos distribuídos entre seis classes sociais, no pátio das escolas, sob luz natural e com espelho bucal, por dois examinadores previamente calibrados (kappa > 0,91) para os índices CPO-D (cárie dentária) e T-F (fluorose dentária). A média do CPO-D foi de 1,7, 2,1, 1,9 e 1,6, enquanto que em 30,4%, 12,7%, 4,9% e 66,7% das crianças encontrou-se fluorose dentária (T-F ³ 1), respectivamente em Piracicaba, Iracemápolis, Ipeúna e Assistência. O teste de qui-quadrado (p < 0,01) foi utilizado na análise estatística para a associação do CPO-D e da fluorose entre as variáveis socioeconômicas.

A relação entre o fator socioeconômico e a prevalência e severidade de fluorose e cárie dentária foi constatada somente em termos da cárie, uma vez que menores condições socioeconômicas conferiram uma possibilidade maior da presença da doença. O modelo de classificação socioeconômica proposto mostrou-se viável e de fácil aplicação, podendo ser utilizado em outros tipos de levantamentos, e inclusive, como auxiliar na organização da demanda por serviços públicos.

 PO11

Precocidade da aquisição de estreptococos grupo mutans

FLÓRIO, F. M.*, KLEIN, M. I., PEREIRA, A. C., GONÇALVES, R. B.

Odontologia Social - Universidade Estadual de Campinas. E-mail: flaviaflorio@yahoo.com

O objetivo deste estudo foi detectar e monitorar longitudinalmente a aquisição de estreptococos grupo mutans (EGM) em crianças saudáveis. Bimestralmente por um período médio de 10 meses foram coletadas, com "swabs" esterilizados, amostras de 4 sítios distintos (saliva, dorso da língua, rodete gengival e placa bacteriana, quando da presença de dentes), de crianças de ambos os sexos, inicialmente edêntulas, matriculadas em período integral em creches municipais. Após dispersão e diluição seriada das amostras, 5 µl de cada diluição foram inoculados em duplicata em meio de cultura MSB e incubados em atmosfera com pCO2 de 10% (37ºC - 48 h). Após este período, as colônias foram contadas manualmente em microscópio estereoscópico, sendo isoladas – por colheita e por criança – até 30 cepas com morfologia típica, posteriormente submetidas à técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) para confirmação molecular da identidade de S. mutans e S. sobrinus. Os resultados mostraram que em 46% das crianças da amostra (n = 26) a colonização persistente por EGM ocorreu entre o 12º e o 20º mês de vida (média 15,8º mês), período significativamente anterior ao momento crítico estabelecido na literatura para sua implantação na cavidade bucal (p < 0,0001), apresentando correlação positiva com a precocidade de erupção dos dentes decíduos (p < 0,05).

Considerando-se a importância da precocidade da aquisição de EGM como preditor de risco para a cárie dentária, os resultados obtidos demonstram uma variação no período estabelecido como janela de infectividade sugerindo uma reconsideração nas diretrizes de alguns programas de Odontologia precoce. (Apoio: FAPESP - 99/12819-5, 00/08350-0.)

 PO12

Projeto Cananéia: promoção e educação em saúde bucal coletiva

SILVA, M. C. R.*, GALLO, C. B.

Dentística - Universidade de São Paulo. E-mail: carolinaribeiro@ig.com.br

A cárie dentária é um problema de saúde pública que atinge grande parte da população brasileira. No município de Cananéia, região do Vale do Ribeira, a situação não poderia ser diferente. O Projeto Cananéia surgiu em 1993, sob a coordenação do Prof. Dr. Antônio Alberto de Cara e do Prof. Joaquim R. ­Cavalcanti, contando com a participação dos alunos da FOUSP, com o intuito de reverter a alta incidência e prevalência de cárie até então existente, implementando ações de promoção e educação em saúde bucal na população urbana e, posteriormente, na rural. O modo operacional do Projeto foi elaborado a partir das condições existentes, utilizando o índice CPO-D como base epidemiológica que, em oito anos, caiu de 6,75 para 1,75, valor muito abaixo da meta estabelecida pela OMS para o ano 2000. Tais resultados derivam de atividades educativas que visam motivar a higienização, como teatros, palestras e jogos, além de evidenciação de placa, escovação assistida, profilaxia manual, tratamentos restauradores atraumáticos, selamentos com ionômero de vidro e aplicação tópica de flúor. A queda nesses valores também está associada à implementação de flúor a água de abastecimento da região. Além disso, os professores são orientados, buscando-se a conscientização e valorização da prática da higiene, o que é imprescindível para o sucesso desse projeto.

Esses dados mostram que uma ação fundamentada em educação e promoção de saúde de caráter coletivo necessita de recursos simples e de baixo custo, adequados à situação, para obter resultados significativos sobre a qualidade de vida da população.

 PO13

Prevalência de lesões de cárie secundária – um estudo epidemiológico em militares da Aeronáutica de Recife/PE

BEZERRA, S. R. S.*, CALDAS JR., A. F.

Odontologia Preventiva e Social - Universidade de Pernambuco. E-mail: ssampaiomoraes@uol.com.br

O objetivo da presente pesquisa foi verificar a prevalência de lesões de cárie secundária, em pacientes de ambos os gêneros, faixa etária entre 20 e 45 anos e sua relação com as variáveis sócio-econômicas, demográficas e comportamentais na Odontoclínica de Aeronáutica de Recife/PE. O cálculo amostral determinou uma amostra final de 196 pacientes. Assim, após sorteio, 200 concordaram em participar da pesquisa. Foi realizada uma entrevista através de um formulário e um exame clínico dental, para obtenção do CPO-D e CPO-S, utilizando-se o critério da OMS (1997), uso de odontoscópios e sondas exploradoras de ponta romba. Os resultados demonstraram que a prevalência de lesões de cárie secundária foi de 62,5%, o número de lesões de cárie secundária por paciente variou de 0 a 27, com média de 2,09 (DP = 3,31). A freqüência do consumo diário de açúcar como fator comportamental, a autopercepção da saúde geral e bucal como fator clínico e a presença de filhos como fator sócio-econômico apresentaram relação estatisticamente significativa.

Conclui-se que a prevalência de lesões de cárie secundária foi alta, mostrando que, mesmo em serviços de saúde bucal organizados como o da Aeronáutica, o fácil acesso ao tratamento restaurador não garantiu saúde bucal aos usuários.

 PO14

Motivando adolescentes a partir de estratégias pedagógicas

COSTA, J. F.*, COSTA, E. L., COSTA, M. A.

Odontologia I - Universidade Federal do Maranhão. E-mail: bet.lima@terra.com.br

A presente pesquisa objetivou testar a efetividade de várias estratégias motivacionais em saúde bucal em duas escolas de São Luís - MA, de níveis sócio-econômicos diferentes. Fizeram parte da pesquisa 60 adolescentes de 13 a 16 anos, distribuídos em 3 grupos de 20 (A, B, C), com idades variadas, nas quais adotou-se estratégias motivacionais diferentes. Ao grupo A foi dada orientação direta sobre higiene bucal, evolução da cárie e doença periodontal com auxílio de modelos demonstrativos e orientação técnica de higiene bucal individualmente; o grupo B, recebeu as mesmas orientações com auxílio de diapositivos, e o grupo C, a orientação foi dada com auxílio de videocassete. Trinta adolescentes receberam visitas domiciliares, para observação das condições ambientais e hábitos de higiene bucal. Concluiu-se que, embora as estratégias utilizadas constituam valiosos recursos motivacionais, os adolescentes demonstraram maior interesse e aceitação à mudança de comportamento com relação à higiene bucal após receberem orientação através do filme em vídeo com associação à técnica direta. O diapositivo não despertou interesse para melhoria da saúde bucal.

Verificou-se melhores resultados de aprendizagem na técnica de orientação direta associada ao vídeo. O diapositivo foi o que despertou menor interesse dos adolescentes.

 PO15

Representações sociais da necessidade de cuidados bucais

ALVES, M. S. C. F.*, FERREIRA, A. A. A., CARVALHO, M. R. F., SOUZA, D. L. B., SILVA, E. M.

Odontologia Social - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: alfa@ufrnet.br

O presente trabalho objetivou identificar representações sociais da necessidade de cuidados bucais. O estudo foi realizado com 30 usuários do serviço de saúde bucal da Cidade da Esperança, Natal - RN. Para conhecer as representações sociais utilizou-se, a inserção da pesquisadora junto aos sujeitos com intuito de tornar a vivência mais próxima e viabilizar a aplicação de uma entrevista semi-estruturada não diretiva com uma questão geradora: “Como é a sua boca?”. Realizou-se um exame clínico utilizando o Estudo das Necessidades de Cuidados Bucais (ENCB) para corroborar com as categorias identificadas nas falas dos sujeitos. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo, com utilização da estatística descritiva. Os resultados evidenciaram que 31,15% das categorias referem-se à boca/dentes que além da importância mastigatória, participa das relações afetivas. Ainda emergiu nos discursos, a experiência de dores de dente que perfizeram 24,59% das unidades de análise. Outra categoria é a do conhecimento científico dos fatores etiológicos que estragam os dentes com 26,63%, e por fim a necessidade de prótese que constituiu 17,62% das categorias.

Constatou-se que os sujeitos do estudo associam a necessidade de cuidado bucal a partir da experiência e importância que a boca apresenta nesse meio social, confirmado através do ENCB, no qual constatou-se que 41% dos sujeitos apresentam ausência de dentes, reforçando a necessidade de reabilitação através da prótese, que chega como subsídio para reintegrar o indivíduo no âmbito biológico e psicossocial.

 PO16

Programa de Saúde da Família: uma vivência odontológica

CAMPOS, D.*, GAMA, V., TORRES, M. C.

Programa de Treinamento Pessoal - Universidade Estácio de Sá. E-mail: danielcampos@globo.com

A concepção do processo saúde-doença evoluiu nos últimos anos, pois o modelo biomédico flexeneriano tem se mostrado limitado na solução dos problemas de saúde, visto a complexidade de fatores que ­atuam sobre a mesma. Desta forma o Programa de Saúde da Família é proposto para contribuir com a reorientação do modelo assistencial, imprimindo uma nova dinâmica de atuação nas unidades básicas de saúde, que elege como ponto central a criação de laços de compromisso e de co-responsabilidade entre os profissionais da Saúde e a população. Para a consolidação desse processo, há a necessidade da formação de profissionais de Saúde que trabalhem nessa nova dimensão. O curso de Odontologia da Universidade Estácio de Sá, propõe aos seus alunos de 4º a 8º períodos, através do Programa de Treinamento Profissional, sendo este uma atividade de extensão, uma vivência no PSF da instituição, em conjunto com os alunos de Medicina, cujo objetivo é sensibilizar o aluno para a possibilidade de uma atenção integral a saúde, promover a interdisciplinariedade e contextualizar a saúde bucal. Foram desenvolvidas oficinas de reflexão sobre saúde e o modelo de atenção do PSF. Neste programa piloto, houve o cadastramento de 7 famílias e visitas domiciliares com o intuito de promover saúde bucal. Elegeu-se uma família para a discussão de caso com os alunos da Medicina, onde a equipe planejou soluções para os problemas levantados.

A integração estabelecida entre o curso de Medicina e Odontologia foi muito positiva no que diz respeito a atenção integral da saúde e a ampliação do campo de atuação dos alunos de ambos os cursos.

 PO17

Correlação entre condição socioeconômica e indicadores sociodentais em estudo de base populacional em Natal - RN, Brasil

RIBEIRO, A. A.*, ARAÚJO, H. L. A., RONCALLI, A. G.

Odontologia Social - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: aar-natal@bol.com.br

O objetivo deste estudo foi estabelecer uma relação entre saúde bucal e qualidade de vida, utilizando um indicador sociodental, cujo princípio é a avaliação do impacto da saúde bucal na vida diária (DIDL - Dental Impact on Daily Living). O mesmo tem como base um questionário a partir do qual o indivíduo é classificado com relação ao seu grau de satisfação com sua saúde bucal. A população estudada foi composta por indivíduos nas faixas etárias de 15-19, 35-44 e 65-74 anos residentes no município de Natal - RN. A coleta de dados seguiu um plano amostral de base domiciliar, probabilístico e tendo como estratos setores censitários e quadras urbanas. Foram coletados, no domicílio, dados relativos ao DIDL, além de informações socioeconômicas, por dois examinadores treinados e calibrados. Entre os principais resultados encontrados, observou-se uma correlação positiva estatisticamente significativa entre o grau de satisfação com a saúde bucal e a condição socioeconômica aferida pela renda familiar (p = 0,002) e escolaridade (p = 0,008). As dimensões que mais fortemente estiveram relacionadas com a condição socioeconômica foram o convívio social/profissional e a restrição alimentar (p < 0,0001). Outras variáveis como número de pessoas por cômodo, moradia e freqüência de visitas ao dentista não se mostraram determinantes no grau de satisfação.

Conclui-se que os fatores socioeconômicos exercem grande influência no grau de satisfação com a saúde bucal, indicando uma estreita relação entre saúde bucal e qualidade de vida. (Apoio financeiro: PIBIC/CNPq.)

 PO18

Tendências de mortalidade por câncer bucal no município de São Paulo, 1980-2000

BIAZEVIC, M. G. H.*, CASTELLANOS-F., R. A., ANTUNES, J. L. F., MICHEL-CROSATO, E.

Práticas de Saúde - Universidade de São Paulo. E-mail: gbiazevic@hotmail.com

Estudos recentes relatam altos níveis de incidência e mortalidade por câncer bucal no município de São Paulo. Os objetivos do presente estudo foram descrever a mortalidade por câncer bucal na cidade de São Paulo, de 1980 a 2000, de acordo com o gênero, idade e sítio de origem; apresentar dados suplementares da incidência de câncer bucal; e estimar tendências padronizadas na distribuição das taxas de mortalidade. A mortalidade global por câncer bucal permaneceu estacionária em níveis altos durante o período de estudo. Taxas de mortalidade por sítio específico revelaram grande participação de duas categorias de sítio: língua e partes não especificadas da boca, que contaram com 49,8% e 16,9% de todos os óbitos por câncer bucal. As taxas de mortalidade por câncer de gengiva e lábio caíram acentuadamente, com uma taxa média, respectivamente, de 7,69% (1,82% a 13,21%, com intervalo de confiança de 95%), e 8,73% (5,70% a 11,68%, 95% IC) menos óbitos a cada ano. Sendo os sítios específicos mais facilmente diagnosticados em um exame odontológico de rotina, tais decréscimos podem, possivelmente, ser uma conseqüência da recente expansão da oferta de serviços de saúde no município. Apesar dessa observação, as taxas de mortalidade relacionadas ao câncer que afeta partes não especificadas da boca aumentaram a uma proporção média anual de 4,71% (2,89% a 6,56%, 95% IC), o que indica deficiências nos serviços de saúde na detecção da maioria dos casos de forma precoce.

A análise de série temporal permitiu a estimativa da tendência de mortalidade por câncer bucal por sítio específico, informação importante para o planejamento dos recursos de saúde e programas direcionados para a prevenção e tratamento de câncer bucal.

 PO19

Planejamento de serviços em saúde bucal na zona rural

MELLO, T. R. C.*, ANTUNES, J. L. F.

Odontologia Social - Universidade de São Paulo. E-mail: trcm@globo.com

As condições de saúde bucal da população rural brasileira têm sido pouco estudadas, o que torna difícil compatibilizar recursos assistenciais e de promoção à saúde com as efetivas necessidades desse segmento social. O presente estudo visa fornecer subsídios para a implantação de um programa de promoção à saúde bucal da população rural de Itapetininga, SP. A capacitação do serviço público odontológico de cinco distritos rurais foi caracterizada através de entrevistas com os dirigentes dos postos de saúde. Uma única dentista efetuou o exame bucal de 291 crianças de 5 e 12 anos em escolas rurais, seguindo os critérios da Organização Mundial da Saúde para levantamento epidemiológico de cáries (condição dental e necessidade de tratamento) e características de oclusão. Os pais dessas crianças informaram quanto a suas características sócio-econômicas, acesso a serviço odontológico e hábitos alimentares e de higiene. Foi observada a experiência de cárie – ceo-d (5 anos) de 2,63 e CPO-D (12 anos) de 2,45 – concomitante a elevada necessidade de tratamento odontológico: 62,0% das crianças de 5 anos e 55,0% das de 12 anos necessitavam restaurações dentárias. O componente cariado correspondeu a 85,6% do ceo-d e 34,2% do CPO-D, indicando o pior perfil de atendimento odontológico às crianças com cáries na dentição decídua.

As informações levantadas poderão subsidiar o planejamento do atendimento odontológico e a programação de atividades de promoção em saúde bucal para a população rural da cidade, levando em consideração as características próprias dessa população.

 PO20

Percepção sobre saúde bucal dos agentes comunitários de saúde de cinco municípios do noroeste do estado de São Paulo

OLIVEIRA, J. L.*, MARTINS, R. J., GARBIN, C. A. S., SALIBA, N. A.

Faculdade de Odontologia - Universidade Estadual Paulista. E-mail: joseluizprev@yahoo.com.br

Com a implantação do Programa de Saúde da Família (PSF), em 1994, o Ministério da Saúde avança na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Propôs-se, neste trabalho verificar o nível de conhecimento sobre saúde bucal dos agentes comunitários de saúde (ACS) de cinco municípios do noroeste do estado de São Paulo, que fazem parte da DIR VI – Bilac, Clementina, Coroados, Piacatu e Santópolis do Aguapeí. Foi aplicado um questionário, previamente testado, com perguntas abertas e fechadas sobre saúde bucal para 52 ACS das cinco cidades. A tabulação e análise dos dados foi feita através do programa Epi Info versão 6.04, sendo que, o resultado mostrou que cerca de 38,46% dos ACS diziam ter recebido treinamento sobre conteúdos de saúde bucal, entretanto, 61,53% dos ACS não sabiam o que é placa bacteriana, 30,76% não entendiam qual a importância do flúor na prevenção de cáries dentárias e 51,92% não sabiam porque as gengivas sangravam durante a escovação dos dentes.

O estudo revela a necessidade de capacitação e treinamento adequado, bem como o preparo de mais recursos didáticos para os ACS poderem atuar de forma mais efetiva no Programa de Saúde da Família nos municípios pesquisados.

 PO21

Avaliação econômica da amostragem em Odontologia

GONÇALVES, J. R.*, AMBROSANO, G. M. B.

Odontologia Social e Preventiva - Universidade Estadual de Campinas. E-mail: jrocha11@zipmail.com.br

É fundamental determinar qual o custo das amostras nas investigações científicas. Os modelos de custos podem ser definidos de acordo com o delineamento do estudo e com o tipo de subcusto ou unidade de custo que cada experimento apresenta. O presente estudo foi elaborado para que se possa definir parâmetros de análises de custo que viabilizem a realização e conclusão das pesquisas. A variável total do custo pode ser estimada pela média das unidades ou das partes dos custos, sendo que estes podem ser subdividos em C1 (custo1), C2 (custo 2), C3 (custo 3). Estas unidades de custos são, por exemplo, custos de recrutamento, diagnóstico, entrada e manutenção no estudo entre outros. Neste estudo foi realizado um levantamento bibliográfico na base de dados MEDLINE, LILACS e BBO, cruzando os seguintes unitermos: tamanho, amostra, análise, custos.

Os resultados mostraram que quanto menor for a especificidade dos resultados maior serão os custos. Além disso, se o tamanho da amostra for superestimado, pode comprometer a realização do estudo sem que isso seja necessário. Portanto o cálculo do custo da amostra é fundamental para um planejamento ­científico correto.

 PO22

Estudo da percepção do paciente HIV frente ao atendimento estomatológico

ANDRADE, L. H. R.*, ELIAS, C., ELIAS, R., RAGON, C. S. T.

Clínica de Pacientes Especiais - Universidade do Grande Rio. E-mail: luciahandrade@yahoo.com

Objetivou-se pesquisar a percepção dos pacientes portadores do vírus HIV, diante do tratamento estomatológico, em especial o atendimento realizado por estudantes de graduação em Odontologia. A amostra foi de 100 pacientes com idades variando de 26 a 61 anos, 56,0% masculino e 44,0% feminino. O tempo de evolução desde o contágio variou entre 2 meses e 15 anos. A metodologia utilizada foi coleta de dados através de um questionário estruturado e posterior análise estatística utilizando-se freqûencia relativa. Os resultados obtidos a partir de 100% da amostra foram: 46,0% dos pacientes foram discriminados em algum momento por um profissional de saúde; 65,0% dos pacientes não procuraram atendimento estomatológico após tornarem-se cientes da soropositividade; 60,0% dos pacientes foram orientados pelos infectologistas a procurar um serviço de Estomatologia; 59,0% não sabiam realizar o auto-exame da boca; 60,0% apresentaram algum temor em serem atendidos por alunos de graduação em Odontologia.

Os dados sugerem que o paciente soropositivo não avalia a importância do tratamento estomatológico para sua condição, e que é necessária uma maior inter-relação entre o corpo docente e discente junto a comunidade, conseguindo-se uma maior interação e quebrando paradigmas, em serviços que são de grande relevância junto ao contexto saúde-doença em nosso País.

 PO23

Percepções maternas sobre a saúde bucal de bebês: da informação à ação

GAVA-SIMIONI, L. R.*, RÊGO, D. M., COMIOTTO, M. S.

Odontologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: moysimioni@uol.com.br

O objetivo do estudo foi compreender, por meio das falas das mães, como elas valorizam e dão sentido à saúde bucal de seus filhos. A metodologia consistiu na aplicação de duas entrevistas a 20 gestantes do Hospital Cel. Pedro Germano, na cidade de Natal - RN; a primeira foi realizada durante o período gesta­cional, antes delas assistirem a uma palestra odontológica, e a segunda foi realizada com as mesmas mulheres, após o nascimento de seus filhos, durante uma visita domiciliar. Os dados coletados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo das entrevistas. Observou-se que muitas mães se perdem no percurso entre a intenção e a ação: embora exista unanimidade entre as gestantes ao apontar o leite materno como o alimento mais importante para o bebê, outros alimentos foram introduzidos precocemente; a supervisão da dieta e uso do açúcar, além da persistência na introdução da mamadeira e chupeta, suscitam a necessidade de acompanhamento do binômio mãe-filho; outro aspecto encontrado diz respeito aos questionamentos que advém com o exercício das ações, isto ocorreu com a técnica de higienização bucal, evidenciando-se que as mães, mesmo com segurança na execução da mesma, necessitam de estímulo para dar continuidade.

Frente a estes achados ressalta-se a importância do maior conhecimento do grupo que será beneficiado com o programa educativo, visando captar seus valores e, a partir daí, adequar as ações, com o intuito de motivar os indivíduos a agir, respeitando suas particularidades; enfatiza-se também a necessidade do acompanhamento da mãe e do bebê no período pós-parto.

 PO24 

Portadores de doença periodontal e o significado da boca

SOARES, S. C. M.*, MOURA, M. I. L., SILVA, G. S. N., OLIVEIRA, M. F. J., RÊGO, D. M.

Odontologia Social - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: samara.mafra@bol.com.br

A repercussão de uma doença pode ser refletida pela linguagem do corpo e nas relações sociais. Este estudo objetivou conhecer a percepção de portadores de doença periodontal têm da boca e a expectativa de cura. Envolveu a participação de sujeitos de ambos os sexos, variando entre 19 e 62 anos, portadores de periodontite estabelecida sem tratamento. A metodologia qualitativa adotada utilizou as técnicas projetiva (desenhos e evocação de palavras) e a de grupo focal. A utilização de vários instrumentos visa à com­preensão em profundidade e a maior segurança na análise interpretativa (SPINK, M. P. Práticas Discursivas e Produção de Sentidos no Cotidiano - Aproximações Teórica e Metodológica. São Paulo : Cortez, 1999). Os dados coletados foram analisados baseados na técnica de análise de conteúdo. Constatou-se que os sujeitos apontaram a ausência de cuidados como fator determinante da doença e reconheceram a importância da higiene bucal no caminho da cura. Foi evidenciado que a doença periodontal repercutiu nas relações intra- e interpessoais, principalmente pelo sentimento de exclusão social e pela perspectiva do tratamento odontológico surgir como uma forma de retorno à socialização e melhoria da qualidade de vida.

A partir desses achados concluiu-se que o significado simbólico atribuído à boca doente revela estreita relação entre a doença periodontal e o comportamento humano. (Apoio financeiro: PIBIC/CNPq.)

 PO25

Organização da oferta e demanda dos serviços odontológicos no setor público - Brasil, 2001

SHIROTA, M.*, ARAUJO, M. E.

Odontologia Social - Universidade de São Paulo. E-mail: shirota@fo.usp.br

O trabalho analisa a oferta de serviços odontológicos quanto sua organização e distribuição nas regiões brasileiras; a demanda quanto sua utilização e acesso, a fim de levantar dados para o planejamento e políticas públicas de saúde bucal. Utilizou-se dados secundários para análise da demanda segundo características socioeconômicas (IBGE) e de utilização dos serviços odontológicos (PNAD, 1998 - IBGE), e da oferta de serviços de Odontologia, dados sobre os recursos humanos (MEC, CFO) e físicos existentes (SIASUS, MS, IBGE). Os problemas odontológicos são o terceiro maior motivo de procura por serviços de saúde no Brasil, a faixa etária predominante é a de 20 a 64 anos e ocupa em torno de 50% dos motivos por procura de serviços de saúde em todas as regiões. O atendimento predominante é através do SUS, seguido pela forma de pagamento direta. A população que nunca consultou ao dentista se concentra nas ­regiões com altas taxas de pobreza, na faixa etária de 5 a 19 anos e de rendimento mensal de 1 a 2 salários mínimos da região nordeste. Os recursos humanos e físicos se concentram na região sudeste, economicamente desenvolvida. Os recursos físicos são maiores na administração do SUS (esfera municipal) em todas regiões.

Conclui-se que há demanda e oferta de serviços odontológicos suficientes no Brasil, mas concentrados nas regiões economicamente desenvolvidas, necessitando reavaliações das políticas públicas de saúde quanto a acessibilidade da população aos serviços odontológicos e planejamento na distribuição da força de trabalho odontológica no Brasil. (Apoio financeiro: CAPES.)

 PO26

Projeto Cidadania e Saúde: resultados de uma prática

MAIA, K. D.*, TRISTÃO, S., MERGULHÃO, D., GAMA, V. M.

Faculdade de Odontologia - Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: kdarlen@bol.com.br

A Faculdade de Odontologia - Pestalozzi, através da disciplina de Educação em Saúde II, desenvolve um projeto de educação continuada denominado Cidadania e Saúde, que ocorre em um CIEP de Niterói. Seu objetivo é promover um pensamento crítico a respeito dos fatores que intervém no processo saúde/ ­doença, ressaltando-se direitos e deveres, bem como as ações que podem repercutir na melhoria das condições de saúde geral e bucal. Sua primeira fase, realizada no 2º semestre de 2001, envolveu 193 escolares do 1º ciclo do ensino fundamental na faixa etária de 7 à 15 anos que participaram das seguintes atividades: gincanas de integração; diagnóstico social (história de vida); dinâmicas educativas sobre: cidadania, saúde, higiene e alimentação; instrução e supervisão de higiene oral, bem como aplicação tópica de flúor e ­realização de restaurações atraumáticas. Como recurso ao acompanhamento das condições da saúde bucal foram utilizados os índices de performance de escovação modificado e sangramento gengival no início e ao final desta primeira fase. Para o tratamento estatístico dos dados os escolares foram divididos em estratos etários (7-8; 9-10; 11-15) e o teste t de Student foi aplicado, revelando resultados significativos (p < 0,01 ou p < 0,05) para os índices utilizados.

Isto posto, torna-se evidente a influência do processo educativo na melhoria das condições de saúde bucal, bem como a importância do caráter avaliador das ações para o alcance dos objetivos propostos, ressaltando-se a necessidade da utilização de indicadores quantitativos, como também, qualitativos no processo.

 PO27

Relação entre condição de saúde bucal e indicadores de qualidade de vida em população adulta urbana

ARAÚJO, H. L. A.*, RIBEIRO, A. A., RONCALLI, A. G.

Odontologia Social - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: halissonleo@bol.com.br

Este estudo objetivou verificar a relação entre saúde bucal, avaliada por indicadores tradicionais (cárie e doença periodontal), e a percepção do indivíduo no que concerne aos efeitos da saúde bucal em sua qualidade de vida. Realizou-se a avaliação da situação de saúde na perspectiva biológica pela aplicação dos índices CPO-D (cariados, perdidos e obturados) e CPI (índice periodontal comunitário) e índice de edentulismo. A percepção foi obtida pela aplicação do índice de impactos dentais na vida diária (DIDL - Dental Impact on Daily Living). A coleta de dados foi realizada em domicílios, a partir de uma desenho amostral probabilístico que utilizou, para a estratificação, setores censitários e quadras urbanas sorteados em diferentes estágios. Foram coletados, em indivíduos adolescentes, adultos e idosos de Natal - RN, dados relativos à condição dental e ao DIDL. Os resultados indicaram que CPO e CPI não se correlacionam com a percepção de saúde bucal (p = 0,77 e 0,69 respectivamente), contudo os componentes do CPO vistos isoladamente, estiveram fortemente relacionados com a percepção. O percentual do componente cariado apresentou relação direta com o grau de insatisfação, ocorrendo o inverso com o componente obturado. A necessidade de prótese e o grau de edentulismo se mostraram fortemente relacionados com a insatisfação (p = 0,0012).

Concluiu-se que os indicadores biológicos de cárie, desde que analisados adequadamente, são bons preditores dos impactos da saúde bucal na qualidade de vida e indicadores de desigualdades no acesso aos serviços de saúde. (Apoio financeiro: PIBIC/CNPq.)

 PO28

Postura de um grupo de alunos de Odontologia sobre o atendimento de pacientes HIV+/SIDA

FARIAS, A. C. R.*, MEDEIROS JR., A., COSTA, I. C. C.

Odontologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: arthur_farias@bol.com.br

Considerando-se a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) uma doença de alta prevalência, que exige como qualquer outra o seu enfrentamento no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus portadores, a presente pesquisa objetivou avaliar a postura de concluintes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre o atendimento a pacientes HIV+ e/ou com SIDA. Os dados foram coletados pela técnica de associação livre de palavras a partir de uma expressão indutora, além da indicação hierárquica das três palavras mais relevantes. As mais representativas foram: prevenção (28,5%), biossegurança (23,5%) e medo (13,4%), definidas através do cruzamento entre ordem e freqüência de evocação. Para quantificar a equivalência entre estas palavras foi calculado o coeficiente de correlação de Spearman.

Como o valor encontrado foi 0,87 conclui-se que houve uma correlação significativa entre as evocações rapidamente associadas e as consideradas mais importantes, revelando uma postura positiva do grupo estudado no que se refere aos pacientes HIV+/SIDA, os quais segundo a maioria dos pesquisados (62,5%), devem ser atendidos como qualquer outro, guardando-se os princípios universais da biossegurança. (Apoio financeiro: PIBIC-CNPq.)

 PO29

Projeto Sorriso Aberto

ALVES, M. U.*, TORRES, M. C., RANGEL, M., VOLSCHAN, B. C.

Odontopediatria - Universidade Estácio de Sá. E-mail: urania@estacio.br

O presente projeto foi idealizado em 2000, como voluntariado. Os objetivos foram: motivar a integração de alunos de graduação, pós-graduação e corpo docente a trabalhar em equipe para promover saúde bucal; prestar atenção primária às famílias em situação de vulnerabilidade, melhorando sua qualidade de vida. A população-alvo foi constituída das famílias (150), cadastradas pela Associação Ressurgir (ONG situada no Rio Comprido). Como metodologia diagnóstica foram utilizadas as técnicas de grupos focal e “mapas falantes”. Durante as reuniões com os grupos, constatou-se que as necessidades de saúde e bem-estar destas famílias, em risco social, são múltiplas e complexas, não podendo ser consideradas isoladamente, e sim dentro do contexto histórico-bio-psicossocial e cultural em que estão inseridas. A fase diagnóstica mostrou que e como é possível transformar pessoas descrentes, em colaboradoras ativas; alunos passivos em participativos, empresas indiferentes em patrocinadoras. Com o apoio de empresas e da Vice-Reitoria de Graduação da Universidade Estácio de Sá, bem como da Direção do Curso de Odontologia, foi possível instalar dois consultórios e, a partir de agosto de 2001, o projeto passou a fazer parte da grade curricular, como estágio extramuros no oitavo período.

O estágio atual do projeto permite-nos concluir que é possível mudar o abscenteísmo de muitos para a participação de poucos e, ainda assim estaremos contribuindo para mudança do paradigma de saúde, mostrando que qualidade de vida e cidadania são possíveis.

 PO30

Importância dos cuidados odontológicos no pré-natal: uma visão conjunta da gestante, médico e dentista

OLIVEIRA, A. L. S.*, GUIMARÃES, A. O., CUNHA, C. A. C., SILVA, E. M., COSTA, I. C. C.

Odontologia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: alinelouise@zipmail.com.br

Esta pesquisa objetivou identificar as imagens positivas e negativas que gestantes (Grupo 1), médicos (Grupo 2) e dentistas (Grupo 3), têm a respeito dos cuidados odontológicos no pré-natal. Os dados foram coletados entre 90 sujeitos, pela técnica de grupo focal. Solicitou-se aos entrevistados que citassem imagens que associavam ao tratamento odontológico durante a gravidez. Essas citações foram analisadas pelo teste de proporções, que mensurou percentual e proporcionalmente as duas categorias de imagens. Quando analisados conjuntamente, os três grupos geraram mais categorias negativas (58,5%) do que positivas (41,5%). Entretanto, o teste de proporções mostrou que embora tenham aparecido mais categorias negativas; em termos de número de evocações ocorreram 141 positivas e 109 negativas; revelando que o grande grupo julga importante atender à gestante.

Concluiu-se, fundamentados no teste de proporções e de um valor de p extremamente significativo, sendo p = 0,042 que o pré-natal é o momento ideal para se orientar as gestantes e de atualizar os profissionais que a assistem, de maneira que o conhecimento seja compartilhado e que o senso comum possa propor­cionar à essa paciente a atenção odontológica que ela precisa e merece; tanto pela importância que ela tem como agente multiplicador no seu núcleo familiar, quanto por ser um momento propício à formação de novas atitudes e criação de um ambiente familiar voltado à promoção da saúde.

 PO31

Estratégias de marketing para redução do consumo de bebidas alcólicas em gestantes matriculadas em programa pré-natal

SALES PERES, A.*, SALIBA, N. A., BASTOS, J. R. M.

Saúde Coletiva - Universidade de São Paulo. E-mail: arsenio@usp.br

Trata-se de um trabalho de conscientização coletiva de gestantes com finalidade específica da redução de ingestão alcoólica, dentro de uma vertente voltada a aplicabilidade dos Conceitos de Marketing em ­Saúde Coletiva buscando a interação interdisciplinar nas Unidades Básicas de Saúde. A amostra consistiu em 153 voluntárias grávidas, todas registradas para realizar pré-natal em serviços públicos de atenção a gestantes em Bauru - SP. Utilizou-se dois instrumentos para coletar dados, o primeiro, “Norbeck Social Support Questionaire”, um questionário auto-aplicável, onde se propôs mensurar o apoio encontrado pelo indivíduo; o segundo foi uma análise do apoio pré-natal e a mudança no consumo de bebidas alcoólicas. Os resultados demonstraram que 60% da amostra relataram beber antes da gravidez e 39% beberam durante a gravidez; provou-se que 90% do grupo experimental mudou seu consumo de álcool, enquanto 10% não sofreram alteração em relação ao consumo. A colaboração do grupo de apoio foi relevante para a mudança do comportamento da gestante beneficiando o feto, o grupo de suporte mútuo foi composto por mãe, amigos e irmã (alta freqüência); marido, irmão e pai (média freqüência); namorado, avó e tia (baixa freqüência); vizinho, avô, tio, religioso e sócio no trabalho (freqüência ocasional).

Concluiu-se que, o grupo de suporte mútuo usado para promover comportamentos relacionados à saúde, é um caso especial de associação de benefício mútuo, ficando patente à utilização das ferramentas de marketing na motivação da redução da ingestão de álcool por grávidas.

 PO32

Perfil do usuário de tabaco sem fumaça

FIGLIOLIA, S. L. C.*, CONSOLARO, A., HUSSNE, R.

Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva - Universidade de São Paulo. E-mail: sulcf@bol.com.br

Analisando o tabagismo, nota-se o declínio no uso do cigarro pelas campanhas populacionais sobre os malefícios causados pelo vício de fumar. Houve, porém o ressurgimento de um vício milenar presente em rituais e costumes das sociedades indígenas americanas e também praticado por egípcios, persas e chineses desde o ano 1000 a.C.: o uso do tabaco sem fumaça (TSF). Este vício, nas várias formas como aspirado, aplicado sobre a mucosa e mascado, surgiu como modismo ou substituto do cigarro. As pessoas acreditam ser uma alternativa segura ao cigarro induzidas por um marketing criativo, acondicionando o TSF em latas que lembram as guloseimas e com um visual chamativo, principalmente para os jovens. A metodologia para determinar o perfil do usuário de TSF foi a aplicação de entrevistas auxiliadas pelo preenchimento de um questionário, elaborado especificamente com jovens e adultos freqüentadores de ambientes típicos da cultura “country”, como festas de rodeio, aulas de treinamentos de hipismo e campeonatos da modalidade na região de Bauru.

O perfil do usuário de TSF na região de Bauru, estado de São Paulo, caracterizou-se por ser: adolescente do gênero masculino, da raça branca, de escolaridade média, pertencente à classe média, de conhecimento dos pais a prática do vício e freqüentador de ambientes “country”. Os resultados possibilitam ainda concluir que há necessidade de providências no âmbito da saúde coletiva e da comunidade odontológica para tomada de posição e consciência da sociedade sobre os malefícios do vício do uso do TSF pois representa um grave e insidioso problema social.

 PO33

Determinantes das condições sócio-econômico-culturais na saúde bucal da terceira idade

MARTINS FILHO, I. E.*, SALES PERES, S. H. C., SALES PERES, A., BASTOS, J. R. M.

Saúde Coletiva - Universidade Paulista. E-mail: ismarfilho@ig.com.br

O aumento da expectativa de vida da população brasileira justifica a criação da nova especialidade em Odontologia, a Odontogeriatria, devendo se preocupar com o diagnóstico, prevenção, planejamento, e tratamento de enfermidades bucais do paciente idoso. O presente estudo teve por objetivo conhecer o perfil da saúde geral/bucal de idosos, correlacionando aos cuidados com higiene bucal, e a necessidade e/ou uso de próteses. A pesquisa contou com 30 indivíduos, na faixa etária de 60 a 78 anos, de ambos os gêneros (m = 3, f = 27), participantes de um grupo de terceira idade do SESI/Bauru. Foi aplicado um questionário com perguntas objetivas e em seguida foi realizado exame de inspeção visual da boca. Os resultados demonstraram que: a) 76,67% da amostra apresentou baixo nível de escolaridade, e que somente 23,33% concluíram 2º grau ou mais; b) ocupação - 74% aposentados, 17% atividades temporárias e 9% atividades diversas; c) condições econômicas - 63,34% renda entre 1 e 3 salários mínimos e 13,34% não possuem rendimentos; d) 96,67% de participantes funcionalmente independentes e 13,34% parcialmente dependentes; e) 83,34% relataram a presença de doenças sistêmicas; f) 43,34% da amostra apresentou higiene bucal satisfatória e, 36,67% não realizava qualquer tipo de cuidado; g) 66% utilizam próteses e 42% delas se encontram insatisfatórias.

Conclui-se que indivíduos de terceira idade, buscam melhores condições de vida e maior atenção à saúde geral em detrimento à saúde bucal e, os fatores sócio-econômico-culturais devem ser analisados em consonância ao processo de envelhecimento.

 PO34

Saúde, participação popular e controle social: percepções dos usuários do Sistema Único de Saúde

GARBIN, C. A. S.*, PRESTA, A. A., SALIBA, O.

Odontologia Infantil e Social - Universidade Estadual Paulista. E-mail: cgarbin@foa.unesp.br

O presente estudo tem por objetivo analisar as percepções dos usuários do Sistema Único de Saúde sobre saúde, participação popular e controle social, confrontando-as com o texto constitucional, procurando refletir sobre o distanciamento entre o discurso legal e a realidade constatada. A metodologia utilizada foi a análise qualitativa das informações obtidas nas oito Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Saúde I de Araçatuba, SP, através de questionários que possibilitaram a coleta de dados e de depoimentos fundamentais para a estruturação do trabalho, envolvendo usuários residentes em trinta e cinco bairros da cidade. Os resultados revelam que, as percepções sobre saúde são variadas, sendo que a mesma é considerada, pela maioria, condição essencial para a vida; a despeito dos direitos previstos na seção da saúde da Constituição Federal, a maioria dos entrevistados não participa da tomada de decisões e sequer sabe se a comunidade onde vive se organiza ou não para a discussão dos problemas relacionados à saúde; desconhecem o que é controle social e Conselho Municipal de Saúde.

Diante do exposto, conclui-se que, para que ocorra a efetivação do controle social torna-se imprescindível a divulgação de informações que esclareçam e orientem a população a participar do processo de construção dos direitos e de implementação do Sistema Único de Saúde. (Projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da FOA-UNESP, processo 2001/02097.)

 PO35

Odontologia para Bebês: o impacto na saúde

DAMASCENO, L.*, MIASATO, J., DAMASCENO, F., BARROSO, S., VIANNA, R., TURA, L.

Odontopediatria - Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: liciniadamasceno@hotmail.com

O objetivo desta pesquisa foi avaliar comparativamente a prevalência de cárie em crianças que participaram assiduamente do Programa de Atenção Odontológica na 1ª Infância (PAOPI) desenvolvido na UNIGRANRIO - RJ (G1), crianças que se afastaram do PAOPI por um período mínimo de 12 meses (G2) e crianças que não participaram de nenhum programa de saúde bucal (G3). Os dados relativos a G1 (n = 100) e G3 (n = 150) foram obtidos de estudos prévios (MIASATO, tese doutorado UFRJ, 2000). As crianças do grupo G2 (n = 94) foram chamadas novamente por telefone ou correspondência e examinadas na Bebê-Clínica. A amostra foi constituída por 344 crianças, entre 15 e 34 meses de idade, sendo que G1 e G2 ingressaram no programa com até 12 meses de idade. Para a análise estatística dos dados foi utilizado o teste qui-quadrado. Na faixa etária entre 15 e 24 meses 53,3% (n = 41) das crianças de G3 apresentavam cárie, comparado com 29,0% (n = 9) de G2 e 5,0% (n = 3) de G1 (p < 0,001). Entre 25 e 34 meses de idade o percentual de crianças com cárie em G3, G2 e G1 foi, respectivamente, 63,0% (n = 46), 39,7% (n = 25) e 20,0% (n = 25) (p < 0,001).

Conclui-se que as crianças que participaram do Programa de Atenção Odontológica na 1ª Infância tiveram uma experiência de cárie menor do que aquelas que não participaram de nenhum programa de saúde bucal.

 PO36

Epidemiologia dos problemas bucais na Clínica Odontológica Infantil da UFPI

ARAÚJO, I. V.*, ARAÚJO, L. S. C., CARVALHO, A. C. A., SOARES, K. A.

Patologia e Clínica Odontológica - Universidade Federal do Piauí. E-mail: araujoisaac@globo.com

Para que sejam adotadas medidas educativas, preventivas, interceptoras, terapêuticas ou cirúrgicas em qualquer que seja o programa de promoção de saúde bucal para comunidades, mister se faz o levantamento de dados que balizem estas necessidades. Esta pesquisa objetiva conhecer a dimensão dos problemas de saúde bucal, mais prevalentes, nas crianças que procuram a Clínica Odontológica Infantil da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para isso, foi elaborada uma ficha clínica, contendo índices comprovadamente eficazes, os ­quais foram adaptados dos estudos de PINTO em 1994 e 2000; CHAVES em 1997; STRANG em 1943; GRABER em 1975; BJORK et al. em 1963. As crianças avaliadas nesta pesquisa foram selecionadas por ordem de chegada, nos dias das disciplinas de Odontopediatria, Ortodontia ou Clínica Infantil, no 2º semestre de 2001, perfazendo um total de 90 crianças de 0 a 14 anos, correspondendo a 75% das crianças atendidas no período. A análise estatística será obtida a partir das médias dos desvios padrões e dos percentuais para variáveis categóricas. A tabulação e o tratamento estatístico será realizado através do programa SPFS 10.1. Os resultados obtidos, até o momento, mostram uma higiene deficiente em 94% das crianças examinadas; altos índices de perdas minerais e doença periodontal, além da grande incidência de sobressaliência maxilar extrema.

Observamos a necessidade de se ampliar os programas educativos na Clínica Infantil da UFPI e a importância de se aumentar e facilitar o alcance destas crianças à Ortodontia, já que a prevalência de distúr­bios oclusais foi altíssima.

 PO37

A importância do aleitamento materno no tratamento precoce dos hábitos de sucção

DEGRANDE, E. P.*, RODRIGUES, L. S., PISSULIN, C. N. A., SEMEGHINI, T. A., NEVES, C. D. T. T.

Odontologia - Universidade do Oeste Paulista. E-mail: luciana_sr@zipmail.com.br

O aleitamento materno tem sido indicado como importante medida de promoção de saúde, tanto para campanhas publicitárias e da política nacional de saúde. Segundo a OMS e UNICEF, o tempo de aleitamento deve ser obedecido até o sexto mês e depois apresentado a outros alimentos. O aspecto morfofun­cional pode influenciar no desenvolvimento orofacial, na fisiologia da fala, da deglutição e da respiração do bebê, causando alterações no desenvolvimento dos arcos dentários. O desequilíbrio muscular, causado ou intensificado pelos hábitos bucais deletérios durante o período de crescimento facial, tem-se mostrado capazes de perturbar o desenvolvimento normal de oclusão dentária, comprometendo a morfologia e a função do sistema estomatognático. Sendo favorável o contexto para a amamentação, o presente trabalho associou o tempo de amamentação com o uso de chupeta e dedo. Foram avaliadas 104 crianças na faixa etária de 4 a 5 e 8 a 12 anos de ambos os sexos, com a presença de maloclusão. Foi realizado um questionário e posteriormente analisados. Foi observado que: a) 55 crianças que não amamentaram ou amamentaram até 3 meses, 96,36% tinham hábitos de sucção; b) 25 crianças que amamentaram até 5 meses exclusive, 92% possuíam hábitos de sucção, e c) 24 crianças que amamentaram mais de 6 meses, 70,83% fizeram uso de chupeta ou dedo.

Nas condições experimentais utilizadas, concluímos que quando os bebês recebem por mais tempo o estímulo do seio materno saciando assim os reflexos orais, diminui o uso de chupeta ou dedo.

 PO38

Controle químico de placa bacteriana em pacientes especiais

PRESTES, M. P.*, TORRES, S. A., GOMIDE, M. R., BIJELLA, M. F. T. B., BONIFÁCIO, M. S. M.

Odontopediatria e Ortodontia - Universidade de São Paulo. E-mail: br.pires@uol.com.br

O emprego da clorexidina e dos fluoretos em pacientes especiais, pode contribuir para o controle químico da placa bacteriana, prevenindo o aparecimento e desenvolvimento de cárie dentária e da doença periodontal. O objetivo deste estudo foi verificar a efetividade da clorexidina no controle da placa bacteriana, buscando alternativas para a sua utilização em pacientes especiais. Foram utilizadas 21 crianças e adolescentes pré-selecionados em uma instituição que abriga e educa pacientes portadores de necessidades especiais, com idade entre 7 e 21 anos, do sexo masculino. Os indivíduos foram aleatoriamente divididos em três grupos, que receberam apenas escovação (GI), escovação mais bochecho com fluoreto de sódio a 0,2% (GII) e escovação com gel de gluconato de clorexidina a 0,12% (GIII), uma vez por dia, por três meses. Foram registrados os índices de cálculo (IC), gengival (IG), de placa (PHP), de cárie dentária (CPOD) e os níveis salivares de estreptococos mutans (SM) e lactobacilos (LB) no início e ao final do estudo, com intervalo de 3 meses. Verificou-se que houve redução estatisticamente significante para os IG, PHP e SM no GI e para IG e PHP nos GII e GIII.

Concluiu-se com isto que a utilização da clorexidina na prevenção de doenças bucais tem sua sustentação científica, porém cabe ressaltar que ela é um meio auxiliar aos procedimentos de rotina, sendo a escovação ainda o melhor método para o controle da placa bacteriana.

 PO39

Esmalte de dentes decíduos como indicador biológico da poluição ambiental por chumbo

GOMES, V. E.*, SOUSA, M. L. R., GERLACH, R. F., CURY, J. A., KRUG, F. J., WADA, R. S.

Odontologia Social - Universidade Estadual de Campinas. E-mail: vivigomes_br@yahoo.com.br

O esmalte dentário tem sido utilizado como indicador biológico da poluição por chumbo (Pb). Em decorrência deste fato o presente estudo teve como objetivo verificar a concentração de chumbo presente no esmalte de dentes decíduos de pré-escolares de duas regiões de Piracicaba - SP, Brasil, uma industrial e outra distante de indústrias. Para tal, utilizou-se uma amostra de 329 crianças de 4 a 5 anos provenientes das pré-escolas daquelas regiões. Para a determinação da quantidade de Pb nos dentes decíduos foi utilizada a técnica de biópsia de esmalte, sendo o chumbo dosado por espectrometria de absorção atômica com forno de grafite. O teste t mostrou que a concentração de Pb encontrada nos dentes das crianças da região industrial (275,5 ppm Pb) foi estatisticamente maior que a da não industrial (183,1 ppm Pb) (p < 0,003).

Assim, o esmalte de dentes decíduos pode ser considerado um indicador biológico confiável da poluição ambiental por chumbo. (Apoio financeiro: FAPESP, processos nº 99/12891-8 e 00/07353-6.)

 PO40

Atenção odontológica integral a deficientes auditivos: uma proposta

PAIVA-NOVAES, M. S.*, ANDO, T., RINK, M. C. M., SILVA, V. C.

Odontologia Pediátrica - Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: ceope@umuarama.ufu.br

Neste estudo foi proposto um modelo de atenção odontológica integral a deficientes auditivos. A população-alvo foi constituída por alunos da AFADA de Uberlândia (MG), divididos por faixa etária e, depois, pela regularidade de freqüência ao programa, durante 3 anos de acompanhamento. Realizou-se no início de cada ano, o levantamento epidemiológico de cárie dentária, para taçar o perfil da doença. O CPO médio de deficientes auditivos regulares ao programa aumentou tanto para crianças na faixa etária de 6 a 12 anos quanto acima desta faixa. Apesar deste aumento ter ocorrido, houve uma diminuição na incidência de cárie, revelando a pronta intervenção no processo carioso, através de procedimentos restauradores. Medidas de promoção de saúde, assim como atividades preventivas e curativas foram estabelecidas.

Verificou-se que a negligência, no que diz respeito à saúde bucal destes pacientes, influencia o aumento das suas necessidades acumuladas. Além de desenvolver um trabalho multidisciplinar, na busca de soluções viáveis a curto, médio e longo prazo, sugeriu-se que não é a deficiência auditiva em si que predispôs a um maior índice de cárie, mas a não-regularidade de freqüência ao programa proposto.

 PO41

Promoção de Saúde Bucal para Pacientes Especiais: a experiência da Universidade Potiguar

CERQUEIRA, L. M.*, FUSCELLA, M. A. P., FERNANDES, L. M. A. G., FERNANDES, T. G., OLIVEIRA, A. S. M., GÓIS, L. F.

Odontologia - Universidade Potiguar. E-mail: isianne@zipmail.com.br

Este trabalho visa apresentar a experiência do Projeto de Extensão “Promoção de Saúde Bucal para Pa­cientes Especiais”, desenvolvido pelo Curso de Odontologia da Universidade Potiguar (UnP), desde agosto de 2001. O Projeto tem como objetivo promover saúde bucal, através de um trabalho interdisciplinar, junto às crianças portadoras de necessidades especiais, atendidas pela Disciplina de Neuropediatria do Curso de Fisioterapia, desta mesma instituição. As atividades desenvolvidas consistem em práticas coletivas e individuais, principalmente, educativo-preventivas e quando necessárias também curativas, buscando uma atenção integral em saúde bucal. As ações iniciam-se na sala de espera, de forma articulada com o serviço social, através do acolhimento e do desenvolvimento de atividades educativas visando a humanização. Até o momento, os dados coletados, estão sendo consolidados para análise e conclusão, no entanto alguns resultados positivos observados já devem ser divulgados: a experiência vem despertando grande interesse junto aos graduandos, considerando o número de inscritos para o Projeto neste ano de 2002 ter duplicado, além de se perceber a satisfação dos usuários em relação à qualidade do serviço oferecido e à possibilidade de ampliação do acesso ao atendimento odontológico à população que dele necessita.

A partir desses resultados, está sendo articulada a integração da área da Saúde, entre eles: Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Farmácia, buscando um trabalho transdisciplinar, numa perspectiva de promoção de saúde e qualidade de vida.

 PO42

Estudo comparativo da saúde bucal de crianças cardiopatas e não-cardiopatas

RAMOS, M. E.*, SOUZA, I. P., SOVIERO, V., GOLDNER, M., SANTOS, M. A.

Diagnóstico e Cirurgia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: elizar@brfree.com.br

Com o objetivo de avaliar os fatores de riscos biológicos e psicossociais em relação à cárie dentária em crianças cardiopatas e não-cardiopatas, realizou-se um estudo transversal cuja amostra constou de 130 crianças, sendo 86 cardiopatas e 44 não-cardiopatas, pacientes do Ambulatório de Pediatria do HUPE-UERJ, de ambos os sexos, com idade entre 5 e 12 anos. Os responsáveis foram entrevistados e o exame clínico foi realizado por uma única examinadora. Os resultados foram analisados através do programa Epi Info 6.04 e os testes estatísticos Kruskal-Wallis, Mann-Whitney, exato de Fischer e qui-quadrado foram utilizados. A análise estratificada foi realizada entre e intra os grupos, correlacionando a experiência de cárie com os fatores de risco. A experiência de cárie foi positiva em 81 (94,2%) crianças cardiopatas e 39 (88,6%) não-cardiopatas. Os índices de ceo, ceo-s, CPOD e CPO-S foram altos em ambos os grupos (p > 0,05). A análise dos fatores de risco biológicos foi semelhante em ambos os grupos (p > 0,05), exceto o índice gengival, que esteve associado à experiência de cárie no grupo cardiopata (p = 0,008) e no grupo não-cardiopata (p = 0,005). Dentre os fatores de risco psicossociais, a atitude protetora dos responsáveis foi significativamente mais freqüente no grupo cardiopata (p =  0,00007) e esteve associada à experiência de cárie positiva (p = 0,000013).

Pôde-se concluir que a experiência de cárie foi alta e que os fatores de risco foram semelhantes para ambos os grupos, com exceção da atitude protetora dos responsáveis, que foi mais prevalente no grupo de crianças cardiopatas.

 PO43

A importância da educação em saúde bucal para pré-escolares

AQUILANTE, A. G.*, ALMEIDA, B. S., CASTRO, R. F. M., XAVIER, C. R. G.,
SALES PERES, S. H. C., BASTOS, J. R. M.

Odontopediatria e Ortodontia - Universidade de São Paulo. E-mail: aquilante@rocketmail.com

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um programa de educação em saúde bucal, pautado na verificação da performance de higiene do paciente através do índice PHP (componente psicomotor) e de uma entrevista baseada num questionário elaborado para avaliar os conhecimentos sobre saúde bucal (componente cognitivo). Participaram da parte experimental as crianças da turma do Pré do ano 2001 da EMEI Gasparzinho (Bauru - SP) que possuíam 6 anos completos desde o início até o final do experimento (o que gerou uma amostra final de 44 crianças), que consistiu, anteriormente e logo após a jornada educativa, na aplicação dos questionários e no levantamento do índice de placa. Os resultados demonstraram que houve aumento da ordem de 16% no nível de conhecimento sobre saúde, bem como redução de 0,63 (o que corresponde a 15,5%) no índice médio de placa.

Concluiu-se que os programas educativos promovem o aumento do conhecimento sobre saúde bucal e a redução do índice de placa e como é durante a infância que a criança vai incorporando em sua vida os hábitos, noções de higiene e está numa fase propícia ao aprendizado, pois os modelos de comportamento aprendidos neste período são profundamente fixados e resistentes a alterações, as pré-escolas são locais importantes para o desenvolvimento de programas de educação em saúde bucal.

 PO44

Presença de manchas extrínsecas e sua relação com prevalência de cárie em crianças do Paraná

MATTOS E SILVA, M.*, ROCHA, A. L. R., ROSA, E. A. R.

Odontopediatria - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. E-mail: marimattos2001@zipmail.com.br

A presença de um biofilme dental pigmentado (manchas extrínsecas), rico em bactérias cromogênicas, é tida como fator de proteção contra cáries dentais, sobretudo em crianças. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar algumas variáveis epidemiológicas contrastantes entre duas subpopulações (com e sem manchas extrínsecas, respectivamente) co-habitantes de uma mesma área no município de São Mateus, Paraná, Brasil e portadoras de dentição mista (idade média = 8,7 ± 6 anos). Valores médios para o índice ceod demonstram existir uma diferença significativa (p = 0,0312) entre os dois grupos, ao passo que para o índice CPOD tal diferença não pode ser observada. Um odds ratio igual a 8,80 para o índice ceod indica haver uma forte correlação entre a não-colonização por cromogênicas e uma maior incidência de cáries em dentes decíduos, ao passo que o valor de 2,82 para o índice CPOD indica um menor risco para a dentição permanente. As medidas de risco atribuído (risco relativo) nos dois índices [RR = 16,0 (ceod) e RR  = 6,5 (CPOD)] vêm a corroborar com os achados das medidas de odds ratio.

Com base nos resultados obtidos, pode-se observar uma forte correlação entre presença de manchas extrínsecas e baixas experiências de cárie.

 PO45

Promoção de saúde bucal coletiva na escola: relato de uma experiência

CASTRO, R. G.*, PACHECO, A. M., OLIVEIRA, H. C., SOUZA, J. M., KOERICH, M., LEITE, V.

Estomatologia - Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: recastro2000@yahoo.com.br

O curso de Odontologia da UFSC, através das disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório I e II, possibilita aos acadêmicos, o planejamento e execução de programas de promoção de saúde bucal coletiva. A Escola de Educação Básica Hilda Theodoro Vieira (Florianópolis/SC) participa desde 1989 como campo de estágio e, durante o segundo semestre de 2001 beneficiou 400 crianças. O objetivo geral foi promover saúde bucal, buscando-se prevenir as doenças cárie e periodontal, motivar os alunos quanto a hábitos de higiene bucal, implementar a escovação diária, realizar levantamento CPO-D e ceo-d e selecionar crianças para atendimento em consultório. Utilizou-se atividades educativo-preventivas e terapêutico-reabilitadoras. Conseguiu-se uma melhora quantitativa e qualitativa na escovação, e a implementação da escovação diária. Trezentas crianças receberam a aplicação tópica de fluorfosfato acidulado 1,23%, e destas 149 possuíam atividade cariogênica e receberam a fluorterapia intensiva. Constatou-se um CPO-D de 1,50 aos 12 anos e um ceo-d de 0,3. A meta da OMS para o ano 2000 já foi alcançada (CPO-D 3) e acredita-se que a de 2010 (CPO-D 1) seja alcançada antes do previsto. Vinte crianças foram beneficiadas com o atendimento em consultório.

O programa desenvolvido possibilitou a promoção de saúde bucal na comunidade escolar, em todos os seus níveis.

 PO46

Projeto Crescendo Sorrindo: avaliação do perfil do usuário contribui para a eficiência do serviço

BARROS, B. M.*, TEIXEIRA, D. L. S., PENTAGNA, M., OLIVEIRA, B. H.

Odontologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: drbrunobarros@hotmail.com

O Projeto Crescendo Sorrindo realizado pela Disciplina de Odontopediatria da FOUERJ objetiva executar ações de promoção de saúde com pré-escolares em uma unidade do SUS. Familiares das crianças participam de atividades educativas coletivas e os bebês, encaminhados por pediatras e nutricionistas conforme critérios de risco preestabelecidos pela equipe de saúde, recebem atenção individualizada na clínica odontológica. Periodicamente são estimados a prevalência de cárie e o perfil sócio-comportamental da população-alvo com o propósito de avaliar a adequação dos indicadores de necessidade de atendimento individual utilizados. No primeiro semestre de 2001, 72 crianças com idade entre 6 e 40 meses foram atendidas e a prevalência de cárie foi de 27,8%. Observou-se associação estatisticamente significante entre experiência de cárie e o hábito de mamar durante o sono (teste exato de Fisher, p = 0,012). Foi encontrada associação negativa, embora não significante, entre o nível de escolaridade da mãe e a experiência de cárie (p = 0,12).

Os resultados sugerem que variáveis comportamentais e sociais podem compor um modelo adequado à identificação dos grupos mais vulneráveis à doença. Uma vez que a escassez de recursos impede a universalização do atendimento clínico, é essencial que o acesso ao mesmo se dê de maneira eficiente. A constante avaliação do perfil dos usuários provê dados epidemiológicos que são fundamentais para a avaliação e a organização do projeto, levando a um melhor atendimento das necessidades dos usuários.

 PO47

Caravana do Sorriso – projeto educativo

BUSSADORI, S. K., PINTO, M. M.*, RIBEIRO, P. C., PADILHA, E., GUEDES-PINTO, A. C.

Materiais Dentários - Universidade Metropolitana de Santos. E-mail: mmpdent@zipmail.com.br

O objetivo desse estudo foi avaliar a aceitabilidade e entendimento de um novo programa educativo Caravana do Sorriso (CNPJ 03905712000148) idealizado para promoção de educação e saúde por meio de atividades lúdicas. Após a confecção de personagens específicos, elaborou-se uma história baseada em prevenção e formou-se um grupo para realizar a apresentação do teatro de bonecos. Após autorização do Comitê de Ética da UNIMES/Santos e da entidade sem fins lucrativos Serviço Social Perseverança, selecionou-se 415 crianças na faixa etária de 7 a 12 anos que responderam previamente um questionário com sete questões referentes à prevenção, e outro, logo após a apresentação com a linguagem desenvolvida no teatro. As questões apresentadas tiveram o mesmo conteúdo diferindo apenas na linguagem escrita. Após a análise estatística, que empregou o teste de homegeneidade marginal (McNemar), chegou-se aos resultados de mudança de opinião em 70,4% das crianças, após apresentação do teatro.

Pôde-se concluir que mudou significativamente o percentual de acerto nas questões posterior à apresentação e que o método mostrou-se eficiente para motivação das crianças.

 PO48

Heterocontrole da fluoretação da água de abastecimento público de Pelotas/RS – relato de dois anos

LUND, R. G.*, LIMA, F. G., JUSTINO, L. M., FERREIRA, R., DEL PINO, F. A. B., DEMARCO, F. F.

Odontologia Restauradora - Universidade Federal de Pelotas. E-mail: rglund@ufpel.tche.br

A adição de flúor à água de abastecimento público é comprovadamente um método de excelência para a redução da prevalência de cárie dentária, podendo diminuir em torno de 60% a sua ocorrência. A descontinuidade da aplicação ou o uso de concentrações abaixo da ideal suprimem o efeito preventivo, bem como o excesso pode levar à fluorose dentária. É recomendável, dentre outras medidas, que se oficialize um programa de heterocontrole da concentração de flúor na água. Nosso objetivo foi acompanhar, mensalmente, os níveis de flúor na água de abastecimento público de Pelotas, a fim de verificar se os mesmos estavam em níveis ideais. Para a realização da coleta de amostras, Pelotas foi dividida em 16 pontos geográficos, abrangendo todas as regiões da cidade, incluindo as 3 estações de tratamento da água (ETA’s). A coleta foi feita mensalmente, de 11-99 a 10-01, nos pontos selecionados, em frascos plásticos de 5 ml previamente esterilizados. Após a coleta, as amostras foram enviadas ao Laboratório de Vigilância em Flúor da UNIVALI, onde a análise foi feita através do método eletrométrico (Orion 720 A ou 920 A/Eletrodo ­Orion 9609). Após 2 anos, verificou-se uma descontinuidade nos teores de flúor dissolvido nos 16 pontos monitorados. Observa-se um significativo aumento no número de amostras com uma concentração de flúor ideal (0,7-1ppm F), ao longo dos 24 meses de análise. Porém, há o surgimento de pontos revelando um excesso de fluoretos (> 1 ppm F).

Nossos resultados permitiram concluir que o heterocontrole exerce papel fundamental no monitoramento do teor de flúor. (Apoio: FAPERGS.)

 PO49

Efeitos da aplicação de clorexidina sobre os níveis de Streptococcus mutans na saliva de crianças de creches e escolas

ALVARENGA, D. C. L.*, JORGE, A. O. C.

Odontologia - Universidade de Taubaté. E-mail: deboralvarenga@uol.com.br

A doença cárie é um processo multifatorial, dependendo da combinação do hospedeiro susceptível, dieta, microbiota e tempo para sua formação. O S. mutans é um microrganismo cariogênico que proporciona a formação da cárie, sendo que a remoção dele teria um efeito protetor. Como método preventivo para diminuição do S. mutans na saliva podemos utilizar um antimicrobiano, sendo o mais eficaz entre eles a clorexidina. Este trabalho teve como meta avaliar a diminuição do S. mutans na saliva após a aplicação da clorexidina tanto na forma de colutório como de verniz. Oitenta sujeitos de pesquisa na faixa etária entre seis e doze anos de idade, com boa saúde geral e com risco à cárie foram eleitos. Este grupo de oitenta sujeitos de pesquisa foi separado casualmente em quatro grupos, nos quais a saliva foi coletada pelo método de KÖHLER e BRATTHALL (1979) inicialmente e feito profilaxia no primeiro grupo sem clorexidina 1%, no segundo com clorexidina 1%, no terceiro sem clorexidina 1% e aplicado verniz Cervitec e no quarto com clorexidina 1% mais aplicação de verniz Cervitec, após quarenta dias foi feita outra coleta de saliva. O teste dos sinais foi aplicado analisando entre os grupos o mais eficaz na diminuição de S. mutans na saliva, observando que sem aplicação de clorexidina não apresentou aumento nem diminuição de S. mutans na saliva, já os grupos com aplicação de clorexidina, sem clorexidina mais verniz e com clorexidina mais verniz apresentaram diminuição de S. mutans na saliva de forma crescente.

Concluímos que o antimicrobiano clorexidina tanto para profilaxia com pedra-pomes como em verniz e a associação desses dois grupos proporcionaram diminuição de S. mutans na saliva de pacientes com risco à cárie.

 PO50

Avaliação do padrão oclusal em pacientes tratados ortodonticamente comparados à pacientes sem tratamento

VIEIRA, C. L. Z.*, ORRICO, S. R. P., CAPOTE, T. S. O.

Dentística Restauradoura II/Periodontia - Universidade de São Paulo. E-mail: carolleticia@hotmail.com

Após o tratamento ortodôntico um dos resultados esperados é que o paciente apresente uma maior e melhor distribuição de contatos oclusais. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o padrão oclusal em 38 pacientes tratados ortodonticamente, comparando-os a 37 pacientes não-tratados. Os grupos foram comparados quanto ao número de dentes com contato e sem contato, número de contatos nos lados direito e esquerdo, por meio de teste t de Student e qui-quadrado de Pearson. A avaliação do número total de contatos em MIH demonstrou uma média de 25 contatos para a amostra, com uma diferença significativa entre grupos, sendo que o tratado apresentou maior média (28) em comparação ao não-tratado (23). Verificando-se o número de dentes sem contato, encontrou-se uma media de 11 dentes para a amostra total, havendo diferença significativa entre grupos, com o grupo não-tratado apresentando maior média (13) em relação ao tratado (9). Não houve diferença entre os grupos quanto ao número de contatos nos lados direito e esquerdo. Pôde-se constatar que nenhum paciente apresentou coincidência de relação cêntrica com máxima intercuspidação, citada por vários autores como sendo um dos objetivos a serem alcançados após tratamento ortodôntico.

Verificou-se para os pacientes tratados ortodonticamente, um perfil oclusal ligeiramente mais harmonioso, visto por maior número de contatos e menor número de dentes sem contato. Os autores concluíram que maior atenção deve ser dada pelos ortodontistas ao perfil oclusal adquirido ao final do tratamento, não se levando somente em conta o resultado estético obtido.

 PO51

Relação da anteriorização da cabeça e eletromiografia do temporal em pacientes com disfunção dos músculos mastigatórios

BACARIN, T.*, YOSHINO, M., USHIMARU, M., BÉRZIN, F., BIASOTTO, D.

Instituto de Ortopedia e Traumatologia - Universidade de São Paulo. E-mail: tatibacarin@hotmail.com.br

Sabendo-se que a hiperatividade muscular pode ser uma característica significante em indivíduos portadores de desordem temporomandibular (DTM), buscou-se no presente estudo analisar a anteriorização de cabeça, em pacientes com DTM oriundo de desequilíbrios musculares, e relacionar com eletromiografia dos músculos temporais. Foram realizados exames eletromiográficos, utilizando-se eletrodos de superfície ativos diferenciais simples nos músculos temporal anterior e em masseter bilaterais, em 23 voluntários do sexo feminino, com sinais e sintomas de DTM decorrente de parafunção (apertamento e bruxismo). O sinal elétrico de cada exame foi armazenado e analisado pelo valor RMS (Root Mean Square) nas fases de contração isotônica de cada músculo. Através de análise fotográfica, verificou-se a atitude postural da coluna cervical e cabeça.

Os resultados do estudo demonstraram que 78,26% dos indivíduos apresentam padrão elétrico invertido dos músculos temporal e masseter e 95,65% dos indivíduos apresentam anteriorização de cabeça. Outros autores citam como fator etiológico comum de DTM a hiperatividade muscular e ainda que indivíduos com DTM apresentam anteriorização de cabeça. Há uma relação direta da DTM com anteriorização de cabeça. E ambas influenciam diretamente na atividade da musculatura mastigatória que pode ser observada e analisada pelo exame eletromiográfico.

 PO52

Prevalência de cefaléia e análise eletromiográfica em bruxistas

AISAWA, T.*, SILVA, E. C. S., LAERA, P., RUELA, T. S., BERZIN, F., BIASOTTO-GONZALES, D.

Instituto de Ortopedia e Traumatologia - Universidade de São Paulo. E-mail: tammyaisawa@yahoo.com.br

A proposta deste estudo foi avaliar a prevalência de cefaléia em indivíduos com sinais e/ou sintomas de bruxismo, através de um questionário e análise eletromiográfica, utilizando-se eletrodos de superfície ativos diferenciais simples nos músculos temporais anteriores e em masseteres bilaterais. Participaram deste estudo 20 voluntários do sexo feminino, sem sinais e/ou sintomas de DTM e bruxismo, sendo este o grupo controle, e 40 voluntários do sexo feminino com bruxismo, tendo todos os voluntários faixa etária de 18 à 27 anos. O sinal eletromiográfico de cada exame foi armazenado e analisado pelo valor RMS (Root Mean Square) nas fases de contração isotônica de cada músculo.

Os resultados do estudo demonstraram que existiu uma diferença significativa dos exames eletromiográficos dos voluntários com bruxismo e do grupo controle. Há uma relação direta do bruxismo com a presença de cefaléia com aumento da atividade eletromiográfica do músculo temporal, nitidamente observado quando comparado com o grupo controle.

 PO53

Levantamento epidemiológico de 5 anos de “Boca à Vista”

ARAÚJO, L. M. A., ETGES, A., GOMES, A. P. N., TARQUINIO, S. B. C.*

Semiologia e Clínica - Universidade Federal de Pelotas. E-mail: sancha@uol.com.br

As campanhas “ Boca à Vista”, desenvolvidas e coordenadas pelo Centro de Diagnóstico das Doenças da Boca (CDDB) da Faculdade de Odontologia da UFPel, têm sido realizadas desde 1996, com o objetivo principal de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer bucal. O objetivo deste trabalho é apresentar os dados epidemiológicos de 5 anos de “Boca à Vista” (1996-2000). Estas desenvolveram-se em duas etapas básicas – divulgação e exame clínico dos pacientes –, ambas realizadas por alunos de graduação, sob supervisão dos professores da área de Estomatologia. No total, foram atendidos 1.689 pacientes, dos quais 72% se encontravam entre a 4ª e 7ª décadas de vida. Entre todos os pacientes atendidos, 1.124 (66,54%) apresentaram algum tipo de lesão, sendo estas classificadas em: hiperplásicas/reacionais, neoplásicas, infecciosas, traumáticas, imunológicas/alérgicas, potencialmente malignas, císticas, de desenvolvimento e idiopáticas. Foram diagnosticados 17 casos (1%) de carcinoma epidermóide. As lesões potencialmente malignas representaram 12% do total de lesões diagnosticadas.

A análise dos dados das 5 campanhas realizadas demonstrou que programas preventivos com ênfase no ensino do auto-exame da boca e no diagnóstico precoce de lesões pelos profissionais, são de suma importância para a prevenção e detecção do câncer bucal na população em geral.

 PO54

Interdisciplinariedade no atendimento odontológico voluntário à comunidade

LOPES, R. V.*, MOCARZEL FILHO, J., BEAUCLAIR, B. S., ROCHA, M. L., MAIA, L. C.,
NIELEBOCK, M. A. P.

Odontologia - Universidade Salgado de Oliveira. E-mail: rvlopes@ce.microlink.com.br

Foi realizado, durante uma manhã de atividades, atendimento odontológico comunitário nas dependências da Clínica Odontológica da UNIVERSO, visando detecção precoce de lesões bucais e prestação de informações pertinentes à realização de auto-exame bucal. Os participantes foram alunos voluntários matriculados nas disciplinas de Patologia Geral, Patologia Oral, Semiologia I e alunos de períodos mais avançados, que já cumpriram estes créditos. A supervisão do evento contou com professores voluntários das disciplinas de Patologia, Semiologia e Odontologia Social. O atendimento clínico foi prestado por alunos com experiência em exame clínico, sob supervisão direta de professores, enquanto que o preenchimento de fichas e o encaminhamento de pacientes ficou à cargo de alunos do ciclo básico. Os alunos sem experiência clínica anterior se revezaram em turnos, de modo à permitir o acompanhamento dos exames clínicos realizados no evento. Foram atendidos 203 pacientes de ambos os sexos, onde detectaram-se 36 casos de alterações bucais. Todos os pacientes com lesões detectáveis clinicamente foram encaminhados para acompanhamento pela Clínica de Semiologia da UNIVERSO.

A participação e o envolvimento de alunos do ciclo básico em atividades clínicas e preventivas deve ser incentivada, pois resulta em progresso científico para os graduandos e reflete em melhor qualidade de vida para a comunidade.

 PO55

Projeto para prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal desenvolvido no Distrito Sanitário IV da cidade do Recife/PE

VIDAL, A. K. L.*, JOVINO SILVEIRA, R. C., SOARES, E. A., CALDAS JR., A. F., CABRAL, A. C., SOUZA, E. H. A., LOPEZ, R. M.

Odontologia Preventiva e Social - Universidade de Pernambuco. E-mail: aurora.vidal@bol.com.br

Com o objetivo de promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer bucal, foi desenvolvido um projeto junto aos profissionais de saúde bucal do Distrito Sanitário IV da Cidade do Recife/PE, visando à melhoria do diagnóstico frente às lesões potencialmente malignas e malignas. Assim, cirurgiões-dentistas, técnicos de higiene dental, auxiliar de consultório dentário e agentes comunitários de saúde do Programa Saúde da Família e das Unidades de Serviço deste distrito foram capacitados, respeitando-se os limites de atuação de cada um, bem como suas reais condições de trabalho junto às comunidades assistidas. Através de aulas teórico-práticas com carga horária e conteúdos específicos para cada grupo, estes se tornaram aptos para a realização de exames preventivos e diagnósticos, como o auto-exame de boca e citologia esfoliativa da mucosa bucal e, ainda, para a apresentação de palestras educativas. Constatou-se, através da análise dos resultados preliminares, que houve uma mudança significativa frente à identificação da doença antes e após este curso, tendo em vista o incremento no número de diagnósticos e encaminhamento de pacientes portadores de câncer bucal neste Distrito Sanitário. Visando que essas medidas ora implementadas façam parte da rotina destes serviços, os profissionais serão acompanhados dia a dia.

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer bucal são possíveis desde que haja conhecimento sobre a doença, suas causas, principais fatores de risco, formas de prevenção, diagnóstico e cura.

 PO56

Confiabilidade do exame bucal realizado por agentes comunitários de saúde no rastreamento de câncer bucal

FREITAS, S. V.*, ARAUJO, T. C., SOBRINHO, N. L. C., BARBOSA, L. H.

Saúde - Universidade Estadual de Feira de Santana. E-mail: vsfreitas@uol.com.br

O câncer bucal constitui-se em um problema de saúde pública na Odontologia, onde a maioria dos casos da doença são detectados em estágio avançado, em indivíduos de baixa renda e com pouco acesso aos serviços de saúde. O presente estudo procurou avaliar a confiabilidade do exame bucal realizado pelo agente comunitário de saúde quando comparado ao do cirurgião-dentista na detecção de lesões cancerizáveis e câncer bucal, em uma amostra constituída por 117 indivíduos do município de Alagoinhas. Os resultados da análise estatística, com o teste kappa indicaram uma boa reprodutibilidade (k = 0,47) sugerindo que o agente comunitário pode ser utilizado em programas de rastreamento para a prevenção e controle do câncer bucal.

O exame da cavidade bucal utilizado em programas de rastreamento trata-se de um procedimento simples, de baixo custo e com pouco desconforto para o indivíduo, podendo ser realizado pelo agente co­munitário de saúde. O grau de discrepância entre o número de lesões encontradas pelo agentes comunitá­rios quando comparadas aquelas diagnosticadas pelo cirurgião-dentista, indicam ainda que um rastreamento a ser realizado com agentes comunitários deva ser conduzido com a supervisão de cirurgiões-dentistas, responsáveis nas unidades de referência pela confirmação do diagnóstico através do exame histopatológico e encaminhamento dos casos positivos para tratamento em serviço especializado.

 PO57

Utilização do sistema de informações ambulatoriais como instrumento de caracterização das ações de saúde bucal

BARROS, S. G., BANDARRA, L. C., CHAVES, S. C. L.*

Odontologia Social - Universidade Federal da Bahia. E-mail: socris@ufba.br

O processo de descentralização da saúde tem ampliado a utilização dos sistemas de informação como instrumento de planejamento e gestão. Este estudo buscou analisar o processo de reorganização das ações de saúde bucal em municípios habilitados na gestão plena do sistema municipal de saúde utilizando dados do SIA-SUS. Foi construída uma série histórica (1995-2001) da produção ambulatorial de 2 municípios baianos (A e B). Os procedimentos foram classificados em consultas, procedimentos coletivos, preventivos individuais, restauradores, cirúrgicos e periodontais. Observou-se um aumento geral da produção ambulatorial odontológica para os 2 municípios (de 0,18 para 0,43 proc./hab./ano em A e de 0,21 para 0,33 proc./hab./ano em B), bem como um incremento dos procedimentos coletivos (de 0,00 para 0,97 PC/hab./ano em A e de 0,00 para 3,89 PC/hab./ano em B). O município A alcançou 12,2% da meta de procedimentos coletivos e 86,42% para procedimentos de atenção básica, enquanto o município B alcançou, respectivamente, 48,64% e 66,88% dos parâmetros definidos. B apresentou maior ênfase nos procedimentos coletivos, enquanto A mostrou prioridade nas ações curativas. Observou-se uma regularidade na alimentação dos dados de procedimentos clínicos individuais na série histórica ao contrário do observado nos procedimentos coletivos, indicando a necessidade de padronização no registro dos mesmos.

A metodologia adotada permitiu a análise quantitativa do processo de reorganização das ações de saúde bucal nos municípios estudados, subsidiando hipóteses sobre os modelos de atenção em saúde bucal.

 PO58

Condições dentárias e necessidades protéticas em indivíduos domiciliados de 60 a 65 anos de idade

CARVALHO, C. S. J.*, ARAÚJO, M. E.

Odontologia Social - Universidade de São Paulo. E-mail: cecilia@bn.com.br

No período de 4 a 15 de fevereiro de 2002 foi realizado um levantamento de condições dentárias dos indivíduos da faixa etária de 60 a 65 anos domiciliados em um bairro do município de Osasco, região metropolitana do estado de São Paulo, através de visita domiciliar realizada por cirurgiões-dentistas da Equipe de Prevenção Odontológica da Secretaria de Saúde Municipal. O objetivo foi conhecer a prevalência de edentulismo e a necessidade protética dos moradores do bairro adstrito ao posto de saúde para auxiliar no dimensionamento do serviço de prótese dentária a ser implantado. A pesquisa seguiu a metodologia proposta pela OMS /4ªedição. Dos 374 indivíduos que foram visitados, constantes do censo domiciliar realizado em 2000 pela mesma Secretaria, 161 foram encontrados e concordaram em fazer o exame. O CPO-D médio foi de 27,2. A prevalência de edentulismo foi de 37,9%. A porcentagem de indivíduos com pelo menos 20 dentes na boca foi de 14,9%. 59,6% usavam prótese total superior e 28,6% inferior. A necessidade de prótese total foi de 49,7% na arcada superior e 32,9% na inferior.

Apesar de existirem poucos estudos epidemiológicos sobre idosos, o trabalho indica que as condições dentárias são melhores nos indivíduos não-institucionalizados e que não utilizam os serviços públicos de saúde usualmente. Porém, a mutilação dentária e a necessidade de próteses dentárias continuam sendo problemas importantes na saúde do idoso.

 PO59

Prevalência de cárie de raiz e de edentulismo em idosos da cidade do Recife

CALDAS JR., A. F., SORIANO, E. P.*, COSTA, K. M. P. C., SOUZA, E. H. A.

Faculdade de Odontologia de Pernambuco - Universidade de Pernambuco. E-mail: evelynesoriano@hotmail.com

O objetivo deste estudo transversal foi identificar as prevalências de cárie de raiz e de edentulismo entre idosos institucionalizados e não-institucionalizados da cidade do Recife. Os dados foram obtidos através do uso de um questionário e exame clínico, seguindo os critérios preconizados pela OMS (1997). Proce­dimentos básicos para o controle de qualidade da obtenção dos dados (calibração e estudo piloto) foram executados. Um total de 198 pessoas foram examinadas, sendo 117 não-institucionalizadas e 81 institu­cionalizadas. Os resultados demonstraram que os idosos institucionalizados e não-institucionalizados apresentaram um CPO-D médio igual a 30,0 (DP = 3,55) e 28,4 (DP = 5,1) respectivamente. A cárie de raiz esteve presente em 45,3% dos idosos institucionalizados e em 54,7% dos não-institucionalizados e apresentou resultados estatisticamente significativos com o gênero (p = 0,03) e com a idade do paciente (p > 0,001). Dos idosos com cárie em raiz, 74,5% não conseguiram identificar a presença da lesão. A prevalência de edentulismo foi de 61,7% para os institucionalizados e 52,1% para os não-institucionalizados.

Com a alta prevalência de cárie e edentulismo, concluiu-se que o quadro epidemiológico encontrado constitui-se de extrema gravidade para os dois grupos, denotando a falta de uma política de promoção de saúde bucal para este segmento da população estudada.

 PO60

Perfil periodontal de portadores de transtorno mental e comportamental assistidos no Hospital Juliano Moreira, Salvador

CARVALHO, E. M. C.*, ARAUJO, R. P. C.

Diagnóstico e Terapêutica - Universidade Federal da Bahia. E-mail: isaacbeth@uol.com.br

A condição clínica periodontal foi avaliada numa amostra de 84 indivíduos, com idades entre 14 e 66 anos, no período de maio a julho de 2000. A avaliação da condição periodontal foi executada por um único examinador através dos indicadores: índice de placa de Silness & Löe, índice de sangramento gengival à sondagem, mensuração da profundidade de sondagem e nível de inserção clínica. A alta prevalência de gengivite detectada na amostra, independentemente da doença mental diagnosticada ou do modelo assistencial psiquiátrico, acha-se associada aos elevados escores do índice de placa – 60% visível – como reflexo da precariedade da higiene oral, freqüente nestes pacientes especiais com comprometimento intelec­tual e motor. O sangramento gengival após a sondagem foi uma constante na amostra, tendo sido detectado um maior percentual de faces sangrantes nos pacientes hospitalizados, o que permite correlacionar melhor condição periodontal com o modelo antimanicomial. As perdas de inserção clínica de grau leve – 0 a 2 mm – e moderado – 3 e 4 mm – foram detectadas em 60% e 30% da amostra, respectivamente. A ausência de bolsas periodontais detectada em 92% da amostra justifica também a exigência do tratamento periodontal não cirúrgico, seguido de terapia de suporte, independentemente da modalidade assistencial psiquiátrica ou da doença mental diagnosticada.

 PO61

Avaliação das propriedades do CPITN como teste de diagnóstico para “periodontite estabelecida”

MONTANDON-POMPEU, A. A. B.*, MUÑOZ CHÁVES, O. F.

Odontologia Social - Universidade Estadual Paulista. E-mail: aabmp@foar.unesp.br

Este estudo teve por finalidade testar as propriedades de um teste epidemiológico de diagnóstico periodontal, o CPITN, em relação a um teste clínico convencional considerado como a presença de periodontite estabelecida (dois ou mais dentes com nível de inserção de 6 mm ou mais e ao menos um sítio com bolsa de 5 mm ou mais). Para tal finalidade, um único examinador previamente calibrado examinou seis sítios de todos os dentes de 250 indivíduos. Os dados clínicos foram analisados e os valores de sensibilidade, especificidade, e valores preditivos calculados a partir de uma matriz de decisão 2 x 2, considerando-se o escore e a unidade de medida. Os resultados mostraram que apesar da prevalência de periodontite determinada pelo escore 4 ser semelhante a de periodontite estabelecida (54% e 53,6%), quando utilizado o critério indicativo de periodontite para o CPITN (escore 3 e/ou 4) tal prevalência foi superestimada (88,4%), especialmente entre os jovens. A presença de três ou mais sítios com escore 4 foi o teste de maior sensibilidade (98%), apresentando especificidade de 71%, valores preditivos positivo e negativo de 66% e 98%. Se a necessidade é por um teste de maior especificidade, a presença de ao menos um sextante, dente ou sítio com escore 4 do CPITN podem ser utilizados, com especificidades respectivas de 91%, 85% e 84%.

Os parâmetros de diagnóstico derivados do CPITN podem ser utilizados em estudos epidemiológicos, desde que associados com o componente extensão para que o teste seja mais sensível e confiável, já que o nível de inserção está excluído de sua metodologia.