2452
Resumo encontrados. Mostrando de 1011 a
1020
PR0113 - Painel Aspirante
Área:
2 - Biologia pulpar
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 6
Polimorfismos dos genes SOD2 e SOD3 e nódulo pulpar
Thuller KABR, Tavares JS, Gabardo MCL, Kublitski PMO, Brancher JA, Antunes LAA, Kuchler EC, Antunes LS
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se investigar se polimorfismos nos genes SOD2 e SOD3 estão envolvidos no desenvolvimento de nódulos pulpares. A amostra foi constituída de 117 pacientes divididos em dois grupos: 54 pacientes sem nódulo pulpar (Grupo controle) e 63 pacientes com a presença de nódulo pulpar (Grupo caso). Uma análise dos parâmetros clínicos e sociodemográficos foram realizadas. A avaliação da presença ou ausência de nódulo pulpar foi confirmada através de exames radiográficos digitais. O DNA genômico foi extraído da saliva para a genotipagem dos seguintes genes: SOD2 (rs5746136; rs4880; rs10370) e SOD3 (rs2855262; rs13306703). Os polimorfismos foram genotipados por reações em cadeia da polimerase em tempo real. A Regressão de Poisson Univariada e Multivariada foram utilizadas, considerando p<0,05. Observou-se diferença significativa entre os grupos, na distribuição alélica no gene SOD2 (rs5746136/rs10370) (p=0,0479/p=0,0315); Na análise de haplótipos do gene SOD2 (rs5746136/rs480/rs10370) (p=0,0335) e (rs5746136/rs10370) (p= 0,0158). Polimorfismos no gene SOD2 (rs10370), no modelo codominante (p=0,027) e no modelo dominante (p=0,022), estavam associados ao desenvolvimento de nódulos pulpares. Não observou diferença estatística significante entre os grupos avaliados para o gene SOD3.
Conclui-se que polimorfismos nos genes SOD2 podem estar associados no desenvolvimento de nódulos pulpares.
(Apoio: CAPES | CNPq | FAPERJ)
PR0114 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 6
Avaliação por micro-CT do volume, áreas intocadas após preparo de canais curvos com TruNatomy e ProDesign Logic 2: Estudo ex vivo
Fernandes GS, Bueno CES, Pelegrine RA, De Martin AS, Rocha DGP, Lopes RT, Fontana CE
Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi comparar os sistemas rotatórios TruNatomy (Grupo 1) e ProDesign Logic 2 (Grupo 2) em relação ao volume e áreas intocadas do canal radicular, por meio da avaliação tridimensional em micro-CT pré e pós instrumentação. Os canais mésiovestibular e mésiolingual de molares inferiores foram randomizados e instrumentados (n=20), sendo selecionados dentes sem tratamento endodôntico prévio e com ápices completamente formados, 2 canais mesiais independentes, curvatura radicular entre 10o a 30o, ausência de calcificações e reabsorções radiculares patológicas, bem como ausência de lesão cariosa. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística aplicando o teste t de Student com nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que em ambos os grupos houve diferença estatisticamente significante para as médias dos volumes dos canais radiculares após a instrumentação, sendo o aumento de volume obtido similar entre os grupos. O percentual de áreas intocadas após a instrumentação foi maior para o sistema de instrumentos ProDesign Logic 2, no entanto, não se observou diferença estatisticamente significante entre os grupos.
Conclui-se que os instrumentos comportaram-se de forma similar quanto ao volume e o percentual de áreas intocadas, sem diferença estátistica entre eles.
PR0116 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 6
Relação entre a distância mésio-distal do canal e dentina radicular antes e após preparo biomecânico em incisivos inferiores com dois canais
Tostes MZF, Cerqueira-Bellodi, NM, Louzada VG, Sousa-Neto MD, Mazzi-Chaves JF, Silva-Sousa YTC, Leoni GB
odontologia UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar, por microCT, a relação entre a distância mésio-distal (MD) do canal e da dentina radicular de incisivos inferiores (ii) com dois canais antes e após preparo com instrumentos reciprocantes de conicidade fixa. Para isso, 18 ii com configuração tipo III de Vertucci verificada por microCT foram selecionados e distribuídos em dois grupos de acordo com preparo biomecânico com instrumentos reciprocantes R-Motion (n=9): 25/.06 ou 30/.04. Após preparo e novo escaneamento em microCT, o programa CTAn foi utilizado para mensurar a distância MD do canal e da dentina radicular antes e após o preparo biomecânico em cortes axiais correspondendo aos terços cervical, médio (presença de dois canais) e apical. Foi calculado a proporção (%) da distância MD do canal em relação à dentina. Possível risco de fratura radicular foi considerado quando a distância do canal ultrapassou 40% da dentina após o preparo. Foi aplicado o teste t com nível de significância de 5%. Houve aumento da proporção do canal em relação a dentina em todos os terços para ambos os grupos (p<0.05) porém não excedeu 40%. Não foi observado diferença estatística entre os grupos (p>0,05) exceto para o canal lingual, onde o preparo com instrumento 25/.06 resultou em maior proporção canal/dentina (26,482,12%) comparado ao preparo com 30/.04 (23,192,23%) (p<0,05).
Concluiu-se que no preparo de canais de ii tipo III de Vertucci, os instrumentos reciprocantes de conicidade fixa .04 resultam em menor alteração da proporção canal/dentina sendo considerados seguros para fratura radicular.
PR0117 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 6
Efeito do exercício de natação e da suplementação com ômega-3 na periodontite apical: análise proteômica e microtomográfica
Ribeiro APF, Buzalaf MAR, Loureiro C, Machado NES, Cantiga-Silva C, Ventura TMO, Cintra LTA, Jacinto RC
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo analisou o perfil proteômico e a perda óssea causada pela periodontite apical (PA) em animais que realizaram o exercício de natação e receberam, ou não, suplementação com ômega-3. Trinta ratos wistar foram divididos em 3 grupos: C- controle com PA, N- natação com PA e NO- natação, suplementação e PA. O protocolo de exercício foi em duas etapas: adaptação e treinamento. A PA foi induzida no 28º dia e o sacrifício no 58º dia. Os molares superiores foram coletados para análise microtomográfica e os inferiores para a análise proteômica. A análise microtomográfica foi realizada no software CTAn (Skyscan) e a estatística pelo teste Tukey (p<0,05). Para análise e identificação das proteínas utilizou-se o software ProteinLynx Global Server e o banco de dados UniProt (Rattus norvegicus). A imagem microtomográfica mostrou que os animais dos grupos NO e N, apresentaram menor perda óssea, comparados ao grupo C (p<0,05). No total, 71 proteínas foram comuns a todos os grupos. A análise quantitativa encontrou 29 proteínas suprareguladas na comparação CxN, 50 entre NxNO e 5 para NOxC. A comparação entre CxN e NxNO mostrou proteínas associadas à resposta imune. As proteínas exclusivas dos grupos foram associadas ao crescimento/manutenção celular e metabolismo e vias de energia, porém em C essas proteínas foram menos expressivas. NO ainda apresentou proteínas exclusivas relacionadas a regulação e reparo do DNA/RNA.
A natação, isolada ou associada ao ômega-3, promoveu menor perda óssea e buscou a reparação, por meio do crescimento celular e regulação e reparo do DNA/RNA celular.
(Apoio: CAPES N° 88887644332/2021-00 | FAPESP N° 2020/13089-3)
PR0119 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 6
Vinho tinto e compostos fenólicos induzem maior expressão de citocina anti-inflamatória em ratos com periodontite apical
Pereira BM, Fabbro RD, Machado NES, Sales-Junior RO, Ricci R, Alvarado JDA, Cintra LTA, Gomes Filho JE
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve como objetivo analisar e comparar a expressão das citocinas IL-1β (inflamatória) e IL-10 (anti-inflamatória) no sangue durante o desenvolvimento da periodontite apical (PA) em ratos com dieta normal ou suplementadas com vinho tinto ou resveratrol+quercetina. Foram utilizados 32 ratos albinos Wistar, submetidos à indução da PA nos quatro primeiros molares e divididos em 4 grupos: Controle (C) - dieta normal; Vinho Tinto (VT) - administração de vinho tinto; Álcool (ALC) - administração de solução alcoólica a 12,5%; e Resveratrol+Quercetina (RES+Q) - administração de solução contendo as mesmas quantidades desses compostos presentes no vinho tinto. As suplementações foram realizadas via gavagem com volume de 4,28 mL/kg. Aos 15 dias de administração das dietas, foi realizada a indução da PA. Ao final dos 45 dias, os animais foram anestesiados, o sangue foi coletado e armazenado para análise da reação de cadeia de polimerase em tempo real para IL-1β e IL-10 (RT-qPCR), seguida da eutanásia dos animais. Os resultados foram submetidos à análise estatística com nível de significância estabelecido em (p<0,05). Foi observado que a expressão de IL-10 foi significativamente maior para os grupos VT e RES+Q quando comparados ao C (p<0,05), assim como a expressão do grupo RES+Q foi maior que do grupo ALC (p<0,05). Não houve diferença na expressão de IL-1β na comparação entre os grupos.
A administração diária de vinho tinto e resveratrol+quercetina influenciam positivamente na expressão da citocina anti-inflamatória IL-10 no sangue de ratos com periodontite apical.
(Apoio: CAPES)
PR0120 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 6
Efeito da suplementação com ômega-3 após reimplante dentário tardio em ratos. Análise microtomográfica e imunohistoquímica
Machado NES, Ribeiro APF, Cantiga-Silva C, Faria FD, Gomes VM, Duarte MAH, Gomes Filho JE, Cintra LTA
Ciências UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da suplementação com ácidos graxos ômega-3 após reimplante dentário tardio em ratos Wistar. Foram utilizados vinte animais que foram dividos em 2 grupos (n=10): suplementados com placebo para controle (C) ou suplementados com ômega-3 (O). Os animais tiveram seus incisivos superiores direitos extraídos e tratados de acordo com o protocolo de reimplante tardio da Associação Internacional de Traumatologia Dentária. As suplementações foram realizadas por gavagem e iniciadas 15 dias antes do reimplante e permaneceram até o dia da eutanásia. Após 45 dias do reimplante, os animais foram eutanasiados e as maxilas removidas e processadas para análise microtomográfica e imuno-histoquímica para os marcadores RANK-L, OPG, TRAP e OCN. Os resultados foram analisados estatisticamente (p< 0,05). Na análise microtomográfica foi possível observar maior quantidade de dentina remanescente no grupo O comparado ao grupo C (p< 0,05). Além disso, o grupo O apresentou menor imunomarcação para TRAP, e maior imunomarcação para RANK-L, OPG e OCN em relação ao grupo C (p<0,05).
Foi possível concluir que a suplementação com ômega-3 influenciou positivamente no processo de reparo após reimplante tardio em dentes de ratos.
(Apoio: CNPq N° 311650/2018-0)
PR0123 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 6
Consumo de vinho tinto e compostos fenólicos aumenta o peril anti-inflamatório sérico em ratos com periodontite apical
Alvarado JDA, Fabbro RD, Machado NES, Pereira BM, Sales-Junior RO, Ricci R, Cintra LTA, Gomes Filho JE
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve como objetivo analisar e comparar as concentrações das citocinas anti-inflamatórias (IL-10, IL-13) e inflamatórias (TNF-α e IL-17A) no sangue por meio do teste ELISA durante o desenvolvimento da periodontite apical (PA) em ratos suplementados diariamente com vinho tinto ou compostos fenólicos. Utilizou-se 32 ratos albinos Wistar divididos em 4 grupos: Controle (C) - dieta normal; Vinho Tinto (VT) - 4,28 mL/kg de vinho tinto; Álcool (ALC) - solução alcoólica a 12,5%; e Resveratrol+Quercetina (R+Q) - solução contendo as mesmas quantidades de Resveratrol e Quercetina presentes no vinho tinto. As suplementações foram administradas via gavagem. No 15º dia de administração das dietas, foi realizada a indução da PA nos quatro primeiros molares. No 45º dia, os animais foram anestesiados, o sangue foi coletado e armazenado para realização do teste ELISA para IL-10, IL-13, TNF-α e IL-17A; e em seguida eutanasiados. Os resultados foram submetidos à análise estatística com nível de significância estabelecido em (p<0,05). Os grupos VT e R+Q apresentaram concentrações significativamente superior ao grupo C para a IL-13 (p<0,05), bem como apresentaram concentrações inferiores aos grupos C e ALC para a IL-17A (p<0,05). Não foram encontradas diferenças significativas nas quantidades séricas de IL-10 e TNF-α.
Conclui-se que a administração diária de vinho tinto ou de compostos fenólicos (Resveratrol e Quercetina) reduz a inflamação sistêmica no sangue de ratos com periodontite apical.
PR0125 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 6
Análise comparativa de propriedades físico-químicas do cimento Bio-C Sealer Ion com outros cimentos para obturação endodôntica
Comparin D, Rodrigues HMS, Lima LF, Marques-Da-silva B, Gabardo MCL, Tomazinho FSF
odontologia UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi comparar as propriedades físico-químicas do cimento Bio-C Sealer Ion com os cimentos MTA Fillapex, Bio-C sealer, BioRoot RCS e AH Plus. Os testes foram realizados conforme a norma ISO 6876:2012 e incluíram análises de tempo de presa, radiopacidade, solubilidade, fluidez, espessura de filme e pH. O pH foi analisado após uma hora; um, dois, três e quatro dias; e uma, duas e quatro semanas. O teste de Kruskal-Wallis foi utilizado para análise do tempo de presa e espessura de filme, o teste ANOVA para fluidez e solubilidade e o ANOVA dois fatores para o pH (<0,05). Todos os cimentos atenderam às especificações da norma. O Bio-C Ion apresentou solubilidade significativamente maior do que os demais cimentos. O BioRoot RCS apresentou valores significantemente maiores para a fluidez e menores para o tempo de presa do que os outros cimentos. Todos os cimentos apresentaram um aumento significativo no pH durante o período avaliado, com exceção do AH Plus, que se manteve constante. O MTA Fillapex e o AH Plus apresentaram os menores valores de pH em todos os momentos avaliados. Não houve diferenças significativas na espessura do filme entre os cimentos. Em relação à radiopacidade, o AH Plus apresentou escala acima de 9, enquanto o Bio-C, Bio-C Ion e BioRoot apresentaram uma escala de 9 e o MTA Fillapex obteve uma escala entre 6-7.
Apesar das limitações do estudo, todos os cimentos apresentaram propriedades físico-químicas aceitáveis de acordo com a norma ISO 6876:2012.
PR0126 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 7
O impacto de diferentes protocolos de preparo biomecânico e de irrigação final na descontaminação em canais achatados
Piai GG, Conti LC, Marques VAS, Duarte MAH, Coelho JA, Cuéllar MRC, Andrade FB, Vivan RR
Dentística, Endodontia e Materiais Odont UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar a capacidade antibiofilme intracanal e intratubular com um método de preparo biomecânico realizado com instrumentos endodônticos e insertos ultrassônicos, e com protocolos de irrigação final (PIF) testando diferentes irrigantes em canais achatados. Cem pré-molares inferiores humanos achatados inoculados com Enterococcus faecalis foram divididos em grupos: Controle (GC: n=10), Soro fisiológico (GS: n =30), Hipoclorito de Sódio (NaOCl 2,5%: n=30) e Clorexidina (CHX 2%: n=30). Os espécimes foram preparados com Reciproc® Blue 25/.08, Flatsonic® (FS) e Clearsonic® (CS) e Reciproc® Blue 40/.06. Cada grupo teste foi dividido em 3 subgrupos (n=10), de acordo com o PIF: Irrigação Convencional (IC); Irrigação Ultrassônica Passiva (PUI) e Irrigação Utrassônica Contínua (CUI). Amostras microbiológicas foram coletadas após o uso de cada instrumento e cultivadas. Os canais radiculares foram levados à microscopia confocal de varredura a laser para quantificar a viabilidade bacteriana nos túbulos dentinários. A análise estatística foi realizada. Os irrigantes NaOCl 2,5% e CHX 2% foram eficazes na descontaminação intracanal e intratubular. O PIF CUI apresentou melhores resultados na descontaminação intratubular com soro fisiológico. A IC foi a menos eficiente na descontaminação intracanal.
Os irrigantes com ação química foram efetivos na descontaminação no início do procedimento e, FS e CS associados à agitação do irrigante no PIF parecem ser promissores na desinfecção do canal radicular.
PR0127 - Painel Aspirante
Área:
8 - Periodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 7
Associação entre doenças periodontais e aneurismas intracranianos: revisão de escopo
Girão VMP, Pereira VM, Costa FS, Rodrigues VP, Branco-de-Almeida LS
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os aneurismas intracranianos (AIs) são dilatações das artérias cerebrais, e seu rompimento pode provocar hemorragias e acidentes vasculares, com sequelas neurológicas ou morte do indivíduo. Dentre os fatores associados à patogênese dos AIs, tem-se sugerido a relação com doenças periodontais. Esta revisão objetivou avaliar a possível relação dos AIs com doenças periodontais por meio de uma revisão de escopo. As bases de dados utilizadas incluíram as plataformas EBMASE, PUBMED, Scopus e Web of Science. Após exclusão dos duplicados, restaram 17 artigos. As publicações selecionadas consistiram em estudos observacionais (coorte, caso-controle), estudos transversais e estudos em animais. Os estudos sugeriram que a presença de infecções bucais crônicas, especialmente periodontais, parecem ser mais altas em pacientes com AIs. Alguns autores encontraram alta prevalência de doenças periodontais entre pacientes com AIs, e bactérias orais e faríngeas foram detectadas em AIs rotos e não-rotos. A periodontite foi associada ao desenvolvimento de AIs, com risco aumentado de hemorragia subaraquinóide aneurismal. Observou-se ainda, a ausência de estudos avaliando fatores inflamatórios em comum entre as duas condições.
Concluiu-se que a literatura sugere uma possível relação entre AIs e doenças periodontais, principalmente pela presença de bactérias da cavidade oral nos AIs. Estudos futuros são necessários para melhor investigar essa possível relação, avaliando aspectos microbiológicos e inflamatórios no contexto de ambas as doenças.