2452
Resumo encontrados. Mostrando de 1081 a
1090
PR0212 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Aplicativo de Diagramação Individual com Emprego de Múltiplas Fontes de Imagem
Silva FEF, Vedovello SAS, Vedovello-Filho M, Gouvêa GR, Santamaria-Jr M
ODONTOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A diagramação individual é imprescindível para que os tratamentos possam obter qualidade, estabilidade, estética, saúde e harmonia. Os métodos de confecção destes diagramas exigem a manipulação de modelo de gesso ou registro de mordida, e tem baixa confiabilidade e precisão. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e apresentar aplicativo, otimizado para uso de imagens da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC), capaz de utilizar imagens tiradas pela câmera do celular ou armazenadas, seja de modelos ou ainda oclusais intraorais, como fontes para confecção de diagrama individualizado. O método consiste em utilizar imagens parametrizadas, que uma vez calibradas para o tamanho real, permitirão a confecção do raio de curvatura anterior da arcada, e a partir daí, demarcar lateralmente os limites do diagrama, de forma segura, eficaz e simétrica. As imagens podem ser ajustadas e então compartilhadas por qualquer aplicativo de comunicação, enviada pela internet ou ainda impressa, sempre mantendo a fidelidade de tamanho e forma. Para garantir que as imagens sejam adequadas, o Manual de Diagramação Individual foi desenvolvido e apresentado em conjunto com o aplicativo, para uso em plataformas móveis e Computadores.
Como resultado deste trabalho, apresentamos uma nova técnica de parametrização de imagens, baseada na TCFC, de imagens obtidas pela câmera ou armazenadas, e o uso do aplicativo para a plataforma Android DIAGRAMA ORTODÔNTICO INDIVIDUAL POR IMAGEM, com registro no INPI Nº 512022001679-6 na construção de diagramas individualizado.
PR0213 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Tradução e adaptação cultural do "Children's Experiences of Dental Anxiety Measure (CEDAM)" para uso no Brasil
Lamarca JH, Rocha RASS, Steiner-Oliveira C, Paschoal MAB, Castilho ARF, Gavião MBD, Barbosa TS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O questionário "Children's Experiences of Dental Anxiety Measure" (CEDAM) foi originalmente desenvolvido na língua inglesa para avaliar aspectos importantes da ansiedade odontológica em crianças. Este estudo objetivou traduzir e realizar a adaptação cultural do CEDAM para o Português Brasileiro. O CEDAM consiste de 14 itens sobre pensamentos, comportamentos, sintomas físicos e sentimentos experimentados por crianças. As opções de resposta em escala Likert de 3 pontos indicam a intensidade da ansiedade odontológica. O processo consiste da tradução para o Português Brasileiro, a retradução para o Inglês, o Comitê Revisor de Especialistas e o pré-teste (aplicação em 10 escolares de oito a doze anos de idade). O Comitê Revisor de Especialistas comparou as versões original, traduzida (T1 e T2) e retraduzida (RT1 e RT2) e sugeriu algumas mudanças visando melhorar a compreensão dos itens. Em algumas questões, as versões traduzidas foram idênticas (T1=T2); em outros, uma versão foi priorizada (T1 ou T2); em outros optou-se por modificar os termos para obter maior clareza sobre o item (T3). No pré-teste, somente a questão 8 não foi compreendida por uma criança, isto é, a versão traduzida foi bem compreendida por mais de 85% dos participantes.
A versão traduzida do CEDAM mostrou-se culturalmente adaptada para a população brasileira de crianças. Novos estudos são necessários para testar as propriedades psicométricas do instrumento.
PR0214 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Analgesia por eletroestimulação em pontos de acupuntura no tratamento restaurador: Estudo clínico randomizado, em crianças
Consiglieri RSA, Torres CP, Souza-Gabriel AE, Borsatto MC
Clinica infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O trabalho visou utilizar a eletroestimulação em pontos de acupuntura, técnica não invasiva e pouco agregada no contexto de pacientes infantis como alternativa para a analgesia, possuindo explicações fisiológicas como liberação de substâncias endógenas. Dessa forma, foi eliminada a etapa da punção e técnica anestésica convencional, avaliando o nível de estresse e ansiedade dos pacientes por dosagem de cortisol salivar, análise de frequência e pressão arterial, bem como o uso de escalas de dor (escala visual analógica e escala analógica facial), além da Subescala dental (CFSS-DS) de medo geral e escala comportamental de Frankl. A amostra foi composta por 25 pacientes entre 6 e 9 anos que apresentavam lesões cariosas de profundidade de média a profunda, homólogas bilaterais em molares inferiores decíduos, ou necessidade de selante em primeiros molares permanentes homólogos inferiores. Os dentes de cada paciente foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos de acordo com a técnica empregada sendo: 1) anestesia convencional e 2) eletroestimulação nos pontos IG4, E 36, B60, E6. Os dados obtidos foram analisados por teste t, ANOVA, MannWhitney e Wilcoxon, média, mediana, porcentagem e desvio padrão, mostrando melhor aceitação e melhora de comportamento bem como controle adequado da dor.
A analgesia por eletroestimulação em pontos de acupuntura foi bem aceita e efetiva no controle da dor e na melhora do comportamento das crianças no tratamento odontológico, quando comparada com a técnica anestésica convencional, em procedimentos preventivos e restauradores.
PR0215 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Consumo de carboidratos durante a gestação e sua Influência no padrão ou preferência alimentar da prole: uma revisão sistemática
Souza TF, Martins ML, Magno MB, Maia LC, Fonseca-Gonçalves A
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Verificou-se a influência da ingestão de carboidratos em geral (CG) ou carboidratos simples (CS) - apenas açúcares, por gestantes, no padrão ou preferências alimentares da prole. Incluíram-se estudos de intervenção em animais (EA) (n=5) ou observacionais com humanos (EH) (n=5) após busca, sem restrições em, 5 bases e literatura cinzenta. Avaliou-se o risco de viés dos EH pela ferramenta Newcastle-Ottawa (total=9 estrelas) e dos EA pelo SYRCLE. Utilizou-se o GRADE para avaliação qualitativa da certeza da evidência (CE). A ingestão de CG pela gestante foi associada à preferência a dietas ricas em gordura e proteína na prole animal, enquanto nos EH não influenciou nos padrões alimentares de pré-escolares (r=0,10; p<0,1); mas, em bebês e crianças, o consumo de dietas ocidentais (p<0,01) e de CG (p= 0,002) aumentou, respectivamente. Nos EA, o consumo de CS pela mãe não influenciou o padrão alimentar da prole (p>0,05) e sua associação com a preferência alimentar por sacarose foi observada em um estudo (p=0,03). Nos EH, o consumo de CS pela grávida foi proporcional ao consumo pelos bebês (p<0,001) e adolescentes (p<0,001). Atribuiu-se alto risco de viés na maioria das categorias avaliadas nos EA e, nos EH, a pontuação variou entre 7 (n=2) e 8 (n=3) estrelas.
Conclui-se, com baixa CE, que o consumo de CS durante a gravidez está associado a maior preferência e padrão alimentar da prole por açúcares nos EH e que a preferência por proteínas e alimentos gordurosos da prole nos EA e no maior consumo de dietas ocidentais e CG por bebês e crianças está associado ao maior consumo de CG por gestantes.
(Apoio: CNPq N° 001 | FAPERJ N° E-26/201.175/2021)
PR0216 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Modulação da expressão de miR-34a induzida por mini-implante ortodôntico
Sobral JG, Pereira CM, Voigt DD
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Durante a aplicação de forças ortodônticas ocorre a ativação de diversas vias moleculares envolvidas no recrutamento de osteoclastos e osteoblastos. Essas vias podem ser moduladas pelo tipo de superfície do implante e pelos microRNAs, pequenos RNAs não-codificantes, como miR-34a. O presente estudo avaliou a expressão de miR-34a em amostras ósseas de coelhos que receberam mini-implantes (MI) de titânio com diferentes superfícies na presença e ausência de carga. Neste estudo foram utilizados seis coelhos. Cada animal recebeu quatro MI ortodônticos: 2 MI do tipo porous e 2 MI do tipo convencional. Os MI proximais instalados em cada perna foram submetidos à força de 1N através de mola fechada de níquel titânio, enquanto os MI mais distais permaneceram sem carregamento. Após a extração de RNA, o miR-34a foi avaliado por PCR em tempo Real. As amostras que receberam o MI porous sem carga apresentaram um aumento significativo da expressão de miR-34a em comparação ao grupo controle (p= 0,002). Já em comparação a esse grupo, as amostras que receberam o MI do tipo porous com carga apresentou uma menor expressão. Entretanto, apesar de reduzida, houve um aumento da expressão de miR-34a nesses MIs comparados ao grupo controle (p= 0,064).
Os dados obtidos nesse estudo sugerem que o MI tipo porous sem carga possivelmente favorece o aumento da expressão do miR-34a e que a movimentação ortodôntica parece reduzir a expressão do miR-34a nesse tipo de implante, devido a ativação de alguma molécula inibidora deste miRNA.
PR0217 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Vulnerabilidade social, consumo de açúcares, anemia e cárie em gestantes - Coorte Brisa-São Luís
Costa BR, Ladeira LLC, Thomaz EBAF, Alves CMC, Ribeiro CCC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Na gravidez, alterações metabólicas exigem uma alta demanda de ferro para atender as necessidades do desenvolvimento do complexo materno-fetal, aumentando risco de anemia. Paralelamente, pode haver aumento do consumo de doces o que pode ser explicado por alterações no paladar e uma percepção sacarose reduzida pela gestante. A hipótese é de que a vulnerabilidade social e o consumo de açúcares, estariam associados ao agrupamento da anemia e cárie em gestantes. A pretensão foi investigar a associação entre anemia e cárie na gestação, analisando o efeito da vulnerabilidade social e do consumo de açúcares pelas gestantes nesta relação. Trata-se de um estudo observacional analisou dados da Coorte Brisa - São Luís, em 2010, em 1447 mulheres entre 22-25 semanas de gestação. As variáveis exploratórias principais foram frequência de consumo de bebidas ricas em açúcares e os desfechos de interesse foram a anemia e a cárie em gestantes e a sua correlação. Os modelos foram ajustados para Situação Socioeconômica e idade da gestante por meio da Modelagem com Equações Estruturais. A anemia e cárie estavam correlacionadas nas gestantes (SC=0.104; p=0.005). Observamos o consumo de açúcares associados tanto com a anemia (SC=0.117; p=0.002) quanto com a cárie (SC=0.069; p=0.004) em gestantes. Distalmente, a vulnerabilidade social explicou a anemia (SC=0.117; p=0.005) e cárie (SC=0.209; p<0.001) nas gestantes
Anemia e cárie são condições agrupadas na gestação, e a vulnerabilidade social e o consumo de açúcares podem contribuir a potencialização dos riscos de agregação destas doenças.
(Apoio: FAPEMA N° 1)
PR0218 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Validade e Confiabilidade da versão brasileira do "Ilness Perception Questionnaire - Revised for Dental"
Aguiar MIB, Gavião MBD, Lacerda-Santos R, Rocha RASS, Barbosa TS
Patologia e Pacientes Especiais UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo testou a validade e a confiabilidade da versão brasileira do "Ilness Perception Questionnaire-Revised for Dental" (IPQ-RD) em pais/responsáveis por crianças de 6 a 14 anos. A amostra consistiu de 63 pais/responsáveis de escolares da rede municipal de Teófilo Otoni, MG. O Google Forms foi utilizado para coletar dados pessoais, socioeconômicos e de qualidade de vida ("Parental-Caregiver Perceptions Questionnaire" 16-P-CPQ e "Family Impact Scale" 4-FIS). O IPQ-RD foi aplicado por entrevista via telefone. Quase 1/2 pertencia às classes C1/C2. Aproximadamente 1/3 classificou a saúde bucal da criança como regular/ruim, enquanto 11,1% reportou muito/bastante impacto no bem-estar geral da criança. Os itens mais frequentemente impactados no 16-P-CPQ foram: mau hálito (23,8%), respiração bucal (20,7%), se sente ansioso ou com medo (20,7%), prestar atenção na escola (10%). No 4-FIS, 11,1% teve menos tempo para si mesmo ou para família. No IPQ-RD, houve maiores escores no domínio "coerência da doença" para o sexo feminino; e menores escores em "representações emocionais" para aqueles com escolaridade incompleta. A consistência interna foi "quase perfeita" para o escore total do IPQ-RD, e variou de "moderada" a "quase perfeita" para os domínios "controle-criança" e "consequências-criança". O coeficiente de correlação intraclasse indicou estabilidade temporal "pobre" a "substancial".
A versão brasileira do IPQ-RD mostrou-se válida e confiável para avaliar a percepção cognitiva e emocional dos pais/responsáveis sobre a cárie dentária na infância.
PR0219 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 11
Condição bucal de crianças com microcefalia associada à síndrome congênita do Zika: estudo transversal pareado
Silva LVO, Arruda JAA, Hashizume LN, Abreu MHNG, Borges-Oliveira AC
Depto. de Cirurgia e Patologia oral UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo objetivou comparar a condição bucal de crianças com microcefalia associada à síndrome congênita do Zika (SCZ), com microcefalia não associada à SCZ e crianças normotípicas. Foi desenvolvido um estudo transversal com 14 crianças com microcefalia associada à SCZ e 24 controles pareados por idade (8 crianças com microcefalia não associada à SCZ e 16 normotípicas), em Belo Horizonte, sudeste do Brasil. A condição bucal das crianças foi avaliada por meio de exame clínico. As mães responderam um questionário sobre dados sociodemográficos e histórico médico. As variáveis foram analisadas descritivamente. A média de idade das crianças foi de 4,9 anos (±1,4 anos; faixa etária: 2-8 anos) e 92,1% delas foram diagnosticadas com alguma problema bucal. Todos os participantes com microcefalia associada à SCZ tinham ausência de selamento labial e má oclusão (100,0%). Quando comparados aos outros dois grupos, crianças com microcefalia associada à SCZ tinham percentual maior de anomalias dentárias (35,7%), alterações de mucosa (71,4%) e higiene bucal insatisfatória (64,3%). O grupo normotípico foi identificado com prevalência maior de experiência de cárie dentária (50,0%).
Concluiu-se que os grupos com microcefalia associada ou não à SCZ apresentaram prevalência maior de morbidades bucais e higiene bucal insatisfatória, quando comparados ao grupo normotípico. A experiência de cárie dentária foi maior no grupo de crianças normotípicas.
PR0220 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 11
Alterações no côndilo e na cavidade glenóide decorrentes do uso dos aparelhos Twin Block e de Herbst no tratamento das mal oclusões de Classe II
Sevillano MGC, Lima TA, Carvalho FAR, Miguel JAM, Batista KBSL, Victorio DJB, Quintão CCA
Odontologia Preventiva e Comunitária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar as alterações no côndilo (CO) e na cavidade glenóide (CG) decorrente do uso dos aparelhos funcionais Twin Block (TB) e de Herbst (HB) no tratamento das más oclusões de classe II. Para isto, foram avaliadas 48 tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC) de 24 pacientes entre 10 e 14 anos de idade. As TCFCs foram realizadas em dois tempos: início do tratamento (T0) e após 12 meses de tratamento (T1). No programa ITK-SNAP, foram construídos 192 modelos tridimensionais (3D), sendo 96 do CO e 96 da CG. No programa Dolphin Imaging, foram gerados modelos 3D totais de tecido duro de T0 e T1. No programa Geomagic Qualify, os modelos do CO e da CG foram alinhados à posição dos modelos totais. Foi realizada a superposição dos modelos de T0 a T1 para avaliar as alterações. Os dados foram avaliados por meio dos Testes Wilcoxon e Mann-Whitney. Quando o aparelho TB foi usado, ambos os côndilos direito e esquerdo, tiveram um deslocamento estatisticamente significativo de 0,97mm (p=0,0342) e 1,04mm (p=0,0342), respectivamente, na direção inferior. Nas cavidades glenóides direita e esquerda foi encontrado crescimento estatisticamente significativo de 0,80mm (p=0,0413) e 0,48mm (p=0,0414), respectivamente, na direção posterior. Quando o aparelho de HB foi usado, ambos os côndilos direito e esquerdo, tiveram um deslocamento estatisticamente significativo de 0,60mm (p=0,0413) e 1,28mm (p=0,0229), respectivamente, na direção inferior.
Por tanto, não foi encontrada diferença entre os grupos TB e HB no deslocamento do CO e da CG.
(Apoio: FAPERJ N° 2019006000)
PR0221 - Painel Aspirante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 11
Eficácia da utilização do NaOCL associado a Alexidina em comparação com a CHX 2% gel e soro contra o biofilme de Enterococcus faecalis
Oliveira R, Pelegrine RA, Rocha DGP, Fontana CE, Bueno CES
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do uso do Hipoclorito de Sódio(NaOCl) em associação com a Alexidina(ALX) em diferentes concentrações na atividade antimicrobiana em comparação com a Clorexidina(CHX) 2% gel + Soro Fisiológico(SF) e o Hipoclorito de Sódio a 5,25% quanto à remoção de biofilme de Enterococcus faecalis em dentes pré-molares inferiores humanos ovalados. Foram selecionados 98 dentes divididos aleatoriamente em 7 grupos. Os espécimes foram divididos aleatoriamente em grupos: Grupo 1: NaOCl 2,5% + 2% ALX, Grupo 2: NaOCl 2,5% + 1% ALX, Grupo 3: NaOCl 2,5%+ 0,5% ALX, Grupo 4: NaOCl 2,5% + 0,25% ALX,Grupo 5: CHX 2% gel + SF,Grupo 6: 5,25% de NaOCl, Grupo 7: SF. Os dentes foram preparados com instrumentos únicos reciprocantes WaveOne Gold Primary. A irrigação foi realizada a cada troca de instrumento com 1 mL da solução estabelecida pelo grupo até atingir 6 mL no total. A normalidade dos dados foi avaliada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. A análise da comparação entre os sete grupos foi avaliada pelo Teste de Kruskal-Wallis post hoc Teste de Mann-Whitney. A análise da diferença entre os resultados de antes e após a instrumentação foi realizada pelo Teste de Wilcoxon. Houve diferença estatística quando avaliado o mesmo irrigante dentro de cada grupo antes e após a instrumentação.
Concluiu-se que os agentes irrigantes hipoclorito de sódio a 2,5% associado a alexidina em diferentes concentrações e a clorexidina 2% gel + soro fisiológico e o hipoclorito de sódio a 5,25% apresentaram efeitos antimicrobianos similares sobre o biofilme de E. faecalis.