2452
Resumo encontrados. Mostrando de 1121 a
1130
PR0266 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13
Análise de conteúdo e teor científico de publicações em mídias sociais relacionadas à ortodontia: estudo piloto
Fróes PHG, Duarte de Souza J, De Souza MMG, Castro ACR
Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar o conteúdo e teor científico das informações relacionadas à Ortodontia publicadas em mídias sociais. Foram avaliadas 120 publicações em Português, nas mídias sociais Instagram (IG), Facebook (FB) e TikTok (TT) (n=40). O conteúdo das publicações foi avaliado quanto ao número de curtidas, comentários, duração, compartilhamentos, visualizações e salvos. A análise do teor científico foi realizada por meio do questionário DISCERN adaptado para as três mídias e o Global Quality Scale (GQS) para o TikTok. A análise estatística foi realizada no programa Jamovi (versão 2.2) por meio do coeficiente Kappa (k) e teste de qui-quadrado (a=0,05). A confiabilidade interavaliador para o score DISCERN variou de k= 0,89 a 1,0 e o GQS obteve k= 0,9. O TT apresentou a maior média de curtidas (22.050) e comentários (191) por publicação. O FB apresentou maior frequência de publicações baseadas em fontes confiáveis (FB: 87,5%; IG: 12,5%; TT: 0) (p<0,003). Em contrapartida, foi a mídia social com o maior número de publicações consideradas "muito ruins" (FB: 48,1%; IG: 16,7%; TT: 35,2%) (p<0,001) em relação ao DISCERN. Os Ortodontistas foram os maiores produtores de conteúdos para o IG (77%) e TT (97,5%), enquanto no FB os perfis de clínicas/leigos somaram 67,5% das publicações.
Conclui-se que as mídias sociais representam um meio de comunicação indireta com os pacientes. O FB apresentou a maior frequência de publicações baseadas em fontes confiáveis, entretanto, maiores níveis de engajamento e interação do público foram observados no TT.
PR0270 - Painel Aspirante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13
Efeito da utilização de laser de diodo na desinfecção da superfície de implantes
Furlani FP, Kantovitz KR, Peruzzo DC, França FMG
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo in vitro foi analisar a descontaminação bacteriana da superfície de implantes por meio da terapia fotodinâmica com utilização do Laser de Diodo ao ser comparado com a Clorexidina 2%. Foram utilizados 12 implantes distribuídos em três grupos: sem desinfecção; aplicação de solução de clorexidina 2% (Rioquímica) e laser de Diodo. Para o ensaio da adesão bacteriana utilizaram-se cepas-padrão de Streptococcus aureus cultivadas sobre cada disco e incubadas por 2 h. As culturas novas foram colocadas em um tubo com 5mL de solução de cloreto de sódio. A amostra foi diluída em frascos estéreis, adicionada a sangue de carneiro e distribuída em placas de Petri por 48 horas. Em seguida, foram realizadas as contagens formadoras de colônia. Os dados foram compilados e submetidos à análise estatística ao nível de significância de 5%. De acordo com os resultados, houve diferença estatística significativa entre os grupos. O Laser de Diodo apresentou nível de descontaminação menor quando comparado ao uso da Clorexidina 2% que alcançou valores zero ou quase zero de contagem. Porém, ainda assim é possível afirmar que o Laser de Diodo é uma terapia eficaz, sobretudo, pela contagem de unidades de colônia significante menor quando comparado ao grupo com ausência de descontaminação.
Palavras-chaves: Desinfecção. Terapia fotodinâmica. Implantodontia.
O laser de Diodo mostrou-se efetivo no tratamento antimicrobiano da peri-implantite, sobretudo, quando comparado com as superfícies com ausência de descontaminação.
PR0271 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13
Distúrbio do sono e aleitamento em bebês nascidos pré-termo
Silveira KSR, Serra-Negra JMC, Reis TVD, Abreu LG, Prado IM, Auad SM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou a prevalência de distúrbio do sono em bebês nascidos pré-termo e sua associação com o tipo e frequência de aleitamento. Participaram deste estudo transversal, aprovado pelo Comitê de Ética Institucional, 104 díades de mães e crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, acompanhadas em um centro de referência para crianças pré-termo de Belo Horizonte, o Ambulatório da Criança de Risco (ACRIAR), do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. As mães responderam a um questionário de forma remota (Google Forms®), que avaliou os tipos de aleitamento e também dados sociodemográficos. A versão brasileira do Breve Questionário sobre Sono na Infância (BQSI), verificou a presença de distúrbio do sono entre as crianças. Foram realizados análise descritiva e teste Qui-quadrado (p<0,05). A prevalência de distúrbio do sono foi de 45,2%. Em relação ao tipo de aleitamento, 80,8% das crianças amamentaram no seio, e 77,9% utilizaram mamadeira. A presença de distúrbio do sono foi maior entre crianças com idade inferior a 1 ano (p=0,002), e que amamentam no seio 3 vezes ou mais durante a noite (p<0,001). A maioria das crianças que usam/usaram mamadeira não apresentou distúrbio do sono (p=0,010). Entretanto, dentre aquelas que utilizam mamadeira à noite, a maior frequência de uso foi associada à ocorrência do distúrbio do sono (p=0,008).
Concluiu-se que houve associação entre a idade, o tipo e a frequência noturna de aleitamento, e a presença de distúrbio do sono.
PR0273 - Painel Aspirante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14
Técnicas de amostragem endodôntica para análise microbiológica molecular: uma revisão sistemática de métodos
Lima TCS, Cotta IQ, Bastos JV
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Apesar dos significativos avanços na pesquisa da microbiologia endodôntica nos últimos 60 anos, observa-se ainda grande variação nos protocolos de amostragem dos canais radiculares, mesmo quando o objetivo e as técnicas de identificação dos estudos são os mesmos. Nesse sentido, este estudo, que é uma revisão sistemática metodológica, tem como objetivo revisar a literatura científica e apresentar as técnicas mais atualizadas de amostragem de canais radiculares para análise microbiológica molecular. Foram realizadas buscas em cinco bases de dados eletrônicas de saúde e literatura cinza. Entre os 909 estudos publicados nos últimos 10 anos, 158 foram selecionados para leitura completa após triagem de títulos e resumos, e exclusão de duplicatas. Desses 158, 97 estudos primários foram selecionados de acordo com os critérios de elegibilidade e submetidos à coleta e análise de dados. As técnicas utilizadas para a obtenção de amostras do interior dos canais radiculares são apresentadas de forma descritiva e cada uma das variáveis coletadas são discutidas conforme relatadas pelos 97 artigos incluídos.
Conclui-se que existem semelhanças notáveis entre as técnicas utilizadas nos estudos incluídos, especialmente em relação à desinfecção do campo operatório e acesso endodôntico. No entanto, foram identificadas e discutidas divergências críticas relacionadas à amostragem e armazenamento das amostras, a fim de fornecer orientações para pesquisas clínicas em endodontia e propor estudos futuros para padronização de técnicas e validação de protocolos e diretrizes.
(Apoio: CNPq | CNPq)
PR0276 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14
Uma nova abordagem do método de maturação das vértebras cervicais em tomografia computadorizada de feixe cônico
Brito FC, Tavares BP, Galisteu-Luiz K, Caldas LD, Nojima LI, Visconti MA, Nojima MCG
Ortodontia e Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi estimar a idade esquelética de indivíduos através de tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC) pré-existentes, analisando-se parâmetros morfológicos e de maturação de vértebras cervicais com estágios de crescimento mandibular. Setenta e cinco participantes examinaram 24 imagens, sendo 12 projeções cefalométricas laterais (Cef2D) extraídas de TCFC e 12 reconstruções tomográficas sagitais (Rec2D). A borda inferior das vértebras C2, C3 e C4, e a forma de C3 e C4 foram analisadas, correlacionando-as com os estágios de maturação óssea idealizados pela técnica de Baccetti et al. O grau de reprodutibilidade foi verificado por meio do índice Kappa. A análise da reprodutibilidade intra e inter-examinador referente à borda inferior das vértebras cervicais, bem como a classificação dos estágios de maturação mostraram níveis de concordância quase perfeitos e substanciais, respectivamente. Esses resultados foram similares em Cef2D e Rec2D. E quando os estágios de crescimento mandibular foram agrupados, a reprodutibilidade do método de maturação das vértebras cervicais também alcançou nível de concordância quase perfeito para Cef2D e Rec2D.
A adaptação do método de Baccetti et al, para TCFC, apresentou maior índice de concordância no grau de reprodutibilidade, considerando-se especificamente a borda inferior das vértebras C2, C3 e C4, e o agrupamento dos estágios de pós pico de crescimento mandibular.
PR0277 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14
Efeito antiplaca e antigengivite de dentifrícios com ingredientes naturais em pacientes ortodônticos: uma revisão sistemática
Russo JES, Seixas J, Ghiu ITP, Barros DMC, Bittencourt RC, Cury-Saramago AA, Mattos CT
Odontoclínica UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo foi realizar uma revisão sistemática sobre o efeito antiplaca e antigengivite de dentifrícios com ingredientes naturais utilizados em pacientes ortodônticos comparados a dentifrícios fluoretados convencionais. Critérios de inclusão: RCTs; pacientes com aparelho fixo; que comparassem dentifrícios com ingredientes naturais comparados aos dentifrícios convencionais; mensuração de índice de placa e/ou índice gengival. Critérios de exclusão: produtos usados concomitantemente. Foi feita uma busca eletrônica nas bases Pubmed, Scopus, Web of Science, Cochrane, BVS e OpenGrey. Dois revisores avaliaram título e resumo aplicando os critérios, com leitura dos textos completos selecionados. Os artigos incluídos foram submetidos à avaliação do risco de viés com a ferramenta ROB2. Foi realizada uma meta-análise. Foram encontrados 678 registros e, após aplicação dos critérios de elegibilidade, 5 artigos foram incluídos nesta revisão. Dos artigos incluídos, 1 foi considerado como baixo risco de viés e 4 moderados. Foi observado um efeito similar dos dentifrícios experimentais em relação aos convencionais. A meta-análise indicou menores índices após 4 semanas com uso dos dentifrícios teste.
Foi possível concluir, com evidência moderada, que o efeito antiplaca e antigengivite dos dentifrícios com ingredientes naturais é relevante.
PR0278 - Painel Aspirante
Área:
3 - Cariologia / Tecido Mineralizado
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14
Hipomineralização Molar Incisivo x Cárie Dentária em adolescentes: Estudo de base populacional
Franco MMP, Costa EM, Thomaz EBAF, Ribeiro CCC, Alves CMC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) é um defeito de desenvolvimento do esmalte de alta prevalência e que pode ter repercussões clínicas, incluindo cárie dentária. Esta associação tem sido estudadaporém nenhum estudo examinou adolescentes entre 18 e 19 anos, e a maior idade dos participantes é importante para que o processo de cárie tenha um maior tempo de evolução e a associação possa de fato ser investigada. O objetivo deste estudo foi verificar a possível associação entre HMI e o desenvolvimento de cárie. Estudo transversal aninhado em coorte, com 2500 adolescentes.. Dados sociodemográficos e comportamentais foram coletados através de questionários padronizados. O exame clínico foi realizado para obter diagnóstico de HMI (seguindo critério de Ganhin), CPOD e PUFA. As variáveis incluídas no modelo multivariado foram selecionadas a partir de gráficos acíclicos direcionados (Directed Acyclic Graph - DAG), além de . inferência causal para estimar ATE e análise multivariada por regressão de Poisson para estimar a razão de prevalência(p<0,05). A taxa de HMI entre adolescentes foi 15,43% e a de cárie dentária não tratada foi 63,35 %. Verificou-se forte associação entre cárie não tratada e HMI no modelo bruto (RP=1,25, p<0.001), ajustado (RP=1,28; <0,001) e pelo modelo de inferência causal (ATE=0,42, p<0.001). O índice CPOD (RP=; <0,001) e o PUFA( RP=; <0,001) também foram associados com a presença de HMI.
A HMI está fortemente asssociada a maior prevalência de cárie dentária não tratada, maior índice CPOD e maior prevalência de cárie com acomentimento pulpar.
(Apoio: CAPES | CNPq | FAPEMA)
PR0279 - Painel Aspirante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14
Potencial anti-Candida e antibiofilme do geraniol, citronelal e linalol
Silva JPR, Vasconcelos PGS, Abuna GF, Costa EMMB, Murata RM
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou, in vitro, a atividade antifúngica e antibiofilme dos compostos geraniol, citronelal e linalol. Foram definidas as concentrações Inibitória Mínima (CIM) e Fungicida Mínima (CFM) de cada composto contra cepas de Candida albicans (ATCC 321182, ATCC 90028, ATCC MYA 2876 e ATCC MYA 274) e Candida não-albicans (C. tropicalis ATCC 750, C. dublinienses ATCC MYA 646 e C. glabrata ATCC MYA 275). As concentrações CIM e 10xCIM dos compostos foram testadas quanto à capacidade de inibir a formação de um biofilme e agir contra um biofilme maduro de C. albicans. A atividade antibiofilme foi definida com base na contagem de Unidades Formadoras de Colônias por mL, e normalizada pela biomassa do biofilme (UFC/mL/g de peso seco). Todos os compostos apresentaram atividade antifúngica contra todas as cepas testadas: Geraniol, CIM 1,25-5 mM/mL e CFM 10-20 mM/mL; linalol, CIM 25-100 mM/mL e CFM 25-100 mM/mL; e citronelal, CIM 100-200 mM/mL e CFM 200 mM/mL. As concentrações de geraniol inibiram a formação do biofilme e reduziram significativamente o biofilme maduro de C. albicans. As duas concentrações do linalol também inibiram a formação do biofilme de C. albicans, mas somente a concentração de 500 mM/mL (10xCIM) reduziu o biofilme maduro. O citronelal não apresentou atividade antibiofilme.
O geraniol, citronelal e linalol apresentam atividade anti-Candida, com destaque para o geraniol, que inibiu a formação do biofilme e reduziu o biofilme maduro em menores concentrações.
PR0280 - Painel Aspirante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14
Modelo experimental em Galleria mellonella para prospecção de drogas anticandida
Campos LT, Vasconcelos PGS, Romario-Silva D, Silva JPR, Antonino EMV, Lacerda VNL, Pereira JV, Costa EMMB
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo analisou um modelo experimental em Galleria mellonella para prospecção de drogas anticandida, utilizando o fluconazol como antifúngico padrão. Para infecção foram utilizadas cepas de Candida albicans (ATCC 90028, ATCC10231 e isolados da cavidade oral: A1 e A2), nas densidades: 2x104, 2x105, 2x106, 2x107 e 2x108 células/mL. A toxicidade do fluconazol foi analisada nas larvas (20, 40 e 80 mg/kg corporal), por 72h. Para infecção, a C. albicans foi inoculada na pró-pata esquerda e o tratamento foi realizado 1h após com o fluconazol, aplicado na pró-pata direita, com observação por 72 horas. Os critérios para avaliar a viabilidade das larvas foram: movimentação, formação de casulo e melanização. Os dados foram plotados em curvas de sobrevivência de Kaplan-Meier e analisados pelo teste log-rank, no GraphPad Prism 5.0. O fluconazol não induziu toxicidade. As infecções com até 2x107 células/mL foram não letais, com exceção da cepa A2, que induziu infecção letal (morte de 50% das larvas em 48h), apresentando 100% de taxa de sobrevivência com 20mg/kg de fluconazol. As infecções com 2x108 células/mL induziram super infecção (morte de todas as larvas em 48h), e apresentaram melhor resposta ao tratamento com 80mg/kg de fluconazol.
Dentre os modelos de tratamento testados, as terapias com aplicação de 20mg/kg e 80mg/kg de fluconazol proporcionaram melhores taxas de sobrevivência nas larvas G. mellonella, com infecção letal e super infecção por C. albicans, respectivamente.
PR0282 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14
Fatores biopsicossociais e alfabetismo em saúde bucal estão associados a necessidade de tratamento ortodôntico em escolares
Granja GL, Lima LCM, Leal TR, Bernardino VMM, Araújo LJS, Ferreira FM, Paiva SM, Granville-Garcia AF
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se avaliar a associação entre fatores biopsicossociais, alfabetismo em saúde bucal e necessidade de tratamento ortodôntico em escolares. Realizou-se um estudo transversal com amostra representativa de 739 crianças de 8-10 anos de idade. Para coleta utilizou-se um questionário socioeconômico, o Revised Children's Manifest Anxiety Scale-RCMAS para ansiedade infantil, a escala Sleep Disturbance Scale for Children-SDSC para avaliação do sono e o questionário Oral Health Literacy Adults Questionnaire - OHL-AQ. Quatro examinadores calibrados avaliaram a necessidade de tratamento ortodôntico por meio do Dental Aesthetic Index (DAI). Foi realizada a análise descritiva, seguida da Regressão Logística binomial e multinomial. Observou-se que a necessidade de tratamento ortodôntico foi de 55,2%. Ter mães com mais de 35 anos (OR= 1,65; 95% IC: 1,03-1,54; p=0,03) e residir com mais de 5 pessoas (OR= 1,52; 95% IC: 1,28-1,96, p=0,03) foram associados à necessidade de tratamento eletivo. Crianças com mães maiores de 35 anos (OR= 1,71; 95% IC: 1,47-1,96 p=0,04), renda familiar até R$ 1.000,00 (OR= 1,81; 95% IC: 1,03-3,19, p=0,03), ansiedade infantil alta (OR= 1,53; 95% IC: 1,16-2,57, p=0,04), distúrbio do sono (OR= 1,94; 95% IC: 1,29-2,91, p=0,01) e pais com nível de alfabetismo em saúde bucal marginal (OR= 1,77; 95% IC: 1,04-2,99, p=0,03) apresentaram necessidade de tratamento ortodôntico obrigatório.
Conclui-se que fatores biopsicossociais e baixo alfabetismo em saúde bucal dos pais estão associados a necessidade de tratamento ortodôntico em escolares.