Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2467 Resumo encontrados. Mostrando de 1391 a 1400


PR0657 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 13

Influências macro e microgeométricas nos parâmetros clínicos, imunoinflamatórios e ósseos nos implantes dentários em pacientes fumantes
Mussi MC, Girlanda FF, Monteiro MF, Cirano FR, Pimentel SP, Casati MZ, Óbice ALS, Corrêa MG
UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o impacto de diferentes macrogeometrias e nanototopográficas nos parâmetros peri-implantares em fumantes. Para isso, participaram da pesquisa trinta e dois pacientes (≥ 10 cigarros/dia) que receberam dois implantes distribuídos aleatoriamente em dois grupos: DA - duplo ataque ácido (n=32); HCAN - câmaras de cicatrização e nanosuperfície ativada (n=32). Os parâmetros Índice de placa (PI), sangramento à sondagem (BoP) e profundidade de sondagem peri-implantar (PD) foram avaliados no início (quando os implantes foram inseridos), 15 dias após a instalação dos implantes e 6 e 12 meses após a instalação das próteses. Níveis de fator transformador de crescimento beta (TGF-β), Interferon-gama (IFN-γ), Fator de Necrose Tumoral-alfa (TNF-α), Interleucina 6 (IL-6), 17 (IL-17) e Interleucina- 10 (IL-10) e 4 (IL-4) foram quantificados nos mesmos períodos. Níveis ósseos foram medidos imediatamente após as instalações dos implantes, 6 e 12 meses após. O grupo DA apresentou maior PD, PI e BoP no período de 6 e 12 meses (p<0,05) e maior perda óssea ao longo do tempo do estudo (p<0,05). A alteração óssea desde o início até 6 meses e até 12 meses foi maior nos implantes DA, com perda óssea ao longo do tempo (p<0,05). Nenhuma diferença estatisticamente significativa foi encontrada nos níveis de marcadores inflamatórios entre os grupos (p>0,05).

O grupo HCAN demonstrou menor perda óssea e melhores parâmetros clínicos do que o grupo DA em pacientes fumantes. No entanto, as modificações macro e microgeométricas não modulam os biomarcadores inflamatórios

PR0658 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 13

Influência de ciclagem termomecânica no torque do pilar e na retenção de uma coroa unitária retida por fricção ao pilar protético
Houch AOA, Poole SF, Faria ACL, Ribeiro RF, Rodrigues RCS
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do trabalho foi avaliar a perda de torque do pilar e a retenção.de uma coroa unitária retida por fricção ao pilar protético, comparando-a com um sistema cimentado. Foram confeccionadas 20 amostras divididas em 2 grupos (n=10) de acordo com o sistema de retenção da coroa: coroa cimentada (CC) e coroa friccional (CF). Os grupos foram submetidos a 1.000.000 de ciclos de carregamento mecânico, com carga de 100 N, sob frequência de 2Hz e deslizamento de 2 mm. Simultaneamente, os espécimes foram termociclados por 8.400 ciclos com variação de temperatura de 5° e 55° C. A análise do torque e ensaio de tração foram realizados antes e após o ensaio de ciclagem termomecânica. Os resultados obtidos apresentaram distribuição normal segundo os testes de normalidade e homoscedasticidade. Os dados de perda de torque foram comparados através do teste T (α=5%) e os dados de resistência à tração foram comparados por ANOVA de medidas repetidas, devido a vinculação dos dados antes e após ciclagem. Os grupos CF e CC apresentaram perda de torque (p=0,685) semelhantes. A resistência à tração após ciclagem é maior do que antes (p=0,002), e do grupo CC é maior do que CF (p<0,05). A interação tempo*grupo não foi significativa (p=0,300), demonstrando que ambos os grupos apresentam o mesmo comportamento, antes ou após ciclagem. Não há diferença entre os grupos em relação à perda de torque e a retenção das cimentadas é superior às friccionais, observando-se aumento da retenção após ciclagem.

Não há diferença entre os grupos em relação à perda de torque e a retenção das cimentadas é superior às friccionais, observando-se aumento da retenção após ciclagem.

(Apoio: FAPESP  N° 2019/18367-4)
PR0659 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 13

Fatores associados com a perda de implantes dentários e o impacto sobre a qualidade de vida
Schimunda NF, Micheletti KR, Zielak JC, Brancher JA, Deliberador TM
UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A perda de implantes dentários é influenciada por diversos fatores e a perda do implante, supõe-se, pode contribuir para deteriorar a qualidade de vida do paciente. O objetivo deste trabalho foi investigar fatores envolvidos na perda de implante dentário e como a perda do implante pode afetar a qualidade de vida do indivíduo. Dados sócio demográficos e clínicos de 25 pacientes que perderam implantes dentários foram coletados durante a anamnese e exame clínico. A história pregressa a respeito da instalação e perda do implante dentário foi anotada em formulário próprio. Questionários sobre qualidade de vida (WHOQOL-bref), qualidade de vida relacionada a saúde bucal (OHIP-14), qualidade do sono (SAQ) e ansiedade (IDATE) foram aplicados em cada paciente. Os dados coletados foram submetidos a análise estatística e foram considerados significantes valores de p<0,05. Os resultados obtidos revelaram uma correlação entre o domínio físico do Questionário WHOQOL-bref e o tempo decorrido da perda do implante (r=- 0.4689 p=0,024) e indivíduos com menor escolaridade perderam o implante mais rapidamente (β=-8,48; p=0,047).

Conclui-se que a perda precoce de implantes dentários está associada à escolaridade do paciente e afeta significativamente qualidade de vida no domínio físico.

PR0660 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 13

Influência do tamanho do componente ti-base na resistência à compressão em implante unitário
Bisetto P, Martinello PA, Franco APGO, Mercuri EGF, Cartagena AF, Vieira KL, Cappelletti LK, Bombarda N
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tratamento com próteses implantossuportadas para restaurar dentes perdidos se tornou progressivamente mais frequente. Considerando o aumento do uso de pilares personalizados do tipo pilares híbridos em odontologia restauradora, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência do tamanho do componente Ti-base na resistência à compressão em implante unitário. Doze implantes foram restaurados com híbridos pilar-coroa idênticas, de 20 mm de altura, semelhantes a primeiro molar inferior, confeccionadas em zircônia e subdivididos em 3 grupos (n=4) em relação às diferentes alturas de Ti-base (6, 9 e 18 mm). As amostras foram carregadas até a falha por uma carga compressiva vertical usando máquina de teste universal. A força foi aplicada com uma pré carga de 1 N com uma velocidade de compressão de 0,5 mm/min usando uma ponteira cilíndrica de extremidade redonda de 6 mm de diâmetro, que repousava em direção à fossa central do molar inferior. As amostras foram avaliadas visualmente, dimensionalmente e radiograficamente. Para avaliar a associação entre os grupos foi utilizado o teste de qui-quadrado e para avaliar as diferenças das médias entre os grupos foi utilizado o teste ANOVA. O nível de significância utilizado foi de 5%.

Os resultados in vitro obtidos por este estudo demonstram que o aumento da altura da base de titânio pode desempenhar papel contribuinte no comportamento do conjunto implante-pilar-coroa, melhorando a longevidade das restaurações, reduzindo a necessidade de aplicação de torques e a quebra de componentes.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PR0661 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 13

Adesão e formação de biofilme de Streptococcus mutans em diferentes superfícies de cerâmicas CAD/CAM
Lourenço WMB, Fidalgo TKS, Reis KR
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo in vitro analisou a adesão de biofilme formado por Streptococcus mutans em duas cerâmicas para CAD/CAD. Foram confeccionados 55 discos com 10 mm de diâmetro e 02 mm de espessura, sendo: 25 discos de IPS e.max® CAD (n=6) e 30 de IPS e.max® ZirCAD (n=7). Os grupos ainda foram subdividos em G1 - Amostras sem microrganismo (apenas com meio de cultura), G2 - Amostras de discos polidos. Estas amostras foram fixadas em placas de 24 poços, incubadas a 37°C em estufa de anaerobiose por 48 horas e 07 dias, com trocas de meio a cada 48h. Os dados foram submetidos ao teste T pareado para avaliação do tempo dentro dos grupos e foi adotado o teste T para a avaliação entre os grupos, foi considerado um intervalo de confiança de 95%. Os resultados foram obtidos através da contagem de Unidades Formadoras de Colônia (UFC) e exibem 24,33 x 105 UFC/ml para Zircônia 48h, 31 x 105 UFC/ml para Zircônia 07 dias. Para o Dissilicato de lítio 48h e 07 dias, tem-se respectivamente, 31,33 x 105 UFC/ml e 29,66 x 105 UFC/ml. Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos estudados em relação à contagem de UFC. A análise em Microscopia Eletrônica de Varredura evidenciou alta formação e crescimento de biofilme entre os materiais estudados.

A Adesão de Streptococcus mutans na superfície dos materiais testados foi alta independentemente da composição do material. Os resultados do presente estudo não mostram uma suscetibilidade material-dependente à formação de biofilme.

PR0662 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 13

Efeito de interferências oclusais excêntricas artificiais na performance mastigatória: ensaio clínico randomizado
Carneiro DE, Santos IM, Silva FP, Sánchez-Ayala A
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi determinar o efeito imediato das interferências oclusais excêntricas na função mastigatória. Este ensaio clínico randomizado incluiu 12 indivíduos dentados, saudáveis, com idade média de 25,2 ± 3,3 anos, os quais foram submetidos a sete tipos de interferências oclusais artificiais: laterotrusivas e mediotrusivas unilateral e bilateral, protrusiva, dummy (interferência falsa) e controle (sem interferência). As interferências foram planejadas em articulador semi-ajustável, confeccionadas em resina composta e aderidas aos primeiros molares inferiores. A performance mastigatória e o ritmo mastigatório foram avaliados através da mastigação de cubos de silicone durante 20 ciclos mastigatórios. As partículas foram analisadas através da tamisagem múltipla para o cálculo do tamanho mediano de partícula triturada (X50). Em cada dia de teste foi feito um tipo de interferência, a qual foi removida ao final do teste, e o período de washout foi de 7 dias. O X50 foi maior em interferências laterotrusivas unilaterais (4,94 ± 0,41 mm) e bilaterais (4,81 ± 0,49 mm), mediotrusivas bilaterais (4,65 ± 0,50 mm) e protrusivas (4,83 ± 0,54 mm) (p < 0,05) do que sob as condições controle (4,01 ± 0,52 mm) e dummy (4,18 ± 0,58 mm) (p < 0,05). O ritmo mastigatório não mostrou diferenças significativas entre os diferentes tipos de interferências (p = 0,1944).

Os resultados sugerem que a presença de interferências oclusais excêntricas reduzem a performance mastigatória.

PR0664 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 14

Análise da distribuição das tensões em coroa cerâmica de zircônia em molar inferior e os efeitos da carga oblíqua do dente natual antagonista
Leandro LNR, Rosa TS, Grande MFB, Pelegrine AA, Nishioka RS, Teixeira ML, Basting RT
Odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO ITPAC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetiva-se relatar a análise da distribuição das tensões em uma coroa cerâmica de zircônia implantossuportada de um primeiro molar inferior submetido à aplicação da carga oblíqua pelo dente antagonista, através do método tridimensional de elementos finitos. Para isso, foram desenhados e confeccionados dois modelos tridimensionais virtuais por meio Computer Aided Design (CAD), sendo: M1 - oclusão entre primeiro molar superior e inferior naturais; M2 - oclusão entre primeiro molar superior natural e primeiro molar inferior com coroa confeccionada de cerâmica em zircônia parafusada implantossuportada. Aplicou-se uma carga oblíqua de 45º de modo uniforme sobre toda a estrutura da coroa de zircônia. Avaliou-se as tensões em osso, trabeculado ósseo, antagonista e cerâmica. O osso trabecular inferior da coroa implantossuportada (M2) recebeu mais tensão quando comparada ao dente natural (M1). A região onde ocorreu maior tensão foi o trabecular inferior, cuja diferença foi de 97% maior quando comparada ao dente antagonista natural. A coroa do modelo superior com antagonista de dente natural apresentou 12% menos tensão quando foi comparado com a coroa superior. A substituição do dente pelo implante no dente inferior provocou aumento da tensão no elemento superior na parte das raízes. A coroa implantossuportada apresentou 35% mais tensão quando comparada à coroa inferior natural.

Conclui-se que a presença do implante inferior aumentou as tensões no elemento dentário superior, especialmente, nas raízes vestibulares mesial, distal e região próxima à furca.

PR0665 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 14

Prevalência de bruxismo na vigília na população adulta: uma revisão sistemática e meta-análise
Archer AB, Da-Cas CD, Valesan LF, Cunha TCA, Januzzi E, Garanhani RR, Canales GLT, Souza BDM
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a prevalência de Bruxismo na Vigília (BV) na população adulta por meio de uma revisão sistemática. Seis principais bases de dados eletrônicas e três de literatura cinzenta foram utilizadas para identificar estudos transversais em que o BV foi detectado. Os estudos foram selecionados independentemente por dois revisores em duas fases com base nos critérios de elegibilidade. A primeira fase consistiu na seleção dos artigos pela leitura dos títulos e resumos e a segunda fase pela leitura dos artigos na íntegra. A avaliação da qualidade metodológica do estudo foi realizada por meio da ferramenta Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist for Studies Reporting Prevalence Data (JBI), e o software "R Statistics" foi usado para realizar as meta-análises. Dos 3.220 estudos identificados, 18 foram incluídos. Dois itens do checklist JBI apresentaram alta qualidade metodológica, com resposta positiva para todos os estudos incluídos: "uso de métodos validados para identificar a condição" e "análise estatística apropriada". Um item apresentou baixa qualidade metodológica: "o uso de métodos de medição padronizados e confiáveis". A prevalência global combinada da meta-análise foi de 15,44% (IC 95%: 10,81 - 20,72; I2: 99%) e não houve diferença para sexo, método de amostragem e classificação de acordo com consensos diferentes.

A prevalência de BV em adultos foi baixa. Houve grande variabilidade metodológica e de avaliação, o que evidencia a necessidade de diretrizes de padronização para o delineamento de estudos primários.

(Apoio: CAPES  |  FAPESC)
PR0667 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 14

Superfície de PEEK modula o perfil do biofilme polimicrobiano: estudo in vitro e in situ
Miranda LFB, Hung CCU, Costa RC, Noronha MS, Shibli JA, Bertolini MME, Barão VAR, Souza JGS
Departamento de Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Poliéter-éter-cetona (PEEK) é um polímero promissor para fabricação de componentes para próteses implanto-suportadas. Porém o acúmulo microbiano sobre sua superfície pode ser um fator limitante. Objetivou-se avaliar o efeito do PEEK na adesão e acúmulo microbiano in vitro e in situ, comparado ao titânio (Ti). Como resposta biológica inicial, proteínas da saliva humana adsorvidas sobre a superfície do PEEK e Ti foram quantificadas. Adesão inicial (1h) e/ou acúmulo microbiano (48h) de biofilme monoespécie de Candida albicans e polimicrobiano de saliva humana sobre PEEK e Ti foram avaliados quanto a viabilidade microbiana e microscopia. No modelo in situ, 4 voluntários utilizaram um dispositivo palatino por 2 dias e a viabilidade microbiana e composição do biofilme formado sobre PEEK e Ti foram analisadas. A viabilidade microbiana após limpeza do biofilme sobre PEEK e Ti usando laser Er:YAG também foi avaliada. PEEK foi estatisticamente semelhante ao Ti quanto a adsorção total de proteínas e adesão inicial de C. albicans (p>0,05). In vitro, PEEK reduziu significativamente a adesão polimicrobiana inicial (p=0,04), porém não diferiu do Ti quanto ao acúmulo de biofilme polimicrobiano (p>0,05). In situ, PEEK apresentou níveis elevados para 6 espécies microbianas (p>0,05), incluindo o patógeno peri-implantar Porphyromonas gingivalis. A limpeza a laser do biofilme foi melhor no PEEK (p=0,019).

Apesar do PEEK apresentar melhor capacidade de limpeza a laser e ser semelhante ao Ti na adesão e acúmulo microbiano, ele aumentou a presença de patógenos peri-implares in situ.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - FAPESP  N° 2020/05231  |  CNPq  N° #304853/2018-60)
PR0669 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 14

Comparação de perfis cromatográficos de óleo-resinas comerciais de sangue de dragão (Croton lechleri)
Carvalho DAL, Araújo EIS, Silva PAB, Castro-Silva II
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O óleo-resina de sangue de dragão (SD) é empregado na medicina tradicional da Região Norte brasileira devido suas ações anti-inflamatória e cicatrizante. Há poucos produtos industrializados no país, o que instiga pesquisas sobre a pureza e o comportamento bioquímico dos produtos naturais para propostas terapêuticas.O objetivo deste estudo foi comparar por perfis cromatográficos três extratos comerciais puros de SD. Foram testadas duas amostras industrializadas (SD1 e SD2) e uma adquirida em mercado público do Pará (SD3) registrada no Sisgen (A0025B1/2022). Foi realizada cromatografia líquida em papel, com eluentes diferentes em polaridade (água destilada e acetona 100%) em corrida de origem ao front de 10 cm por uma hora para cálculo do fator de retenção (Rf), a fim de indicar a afinidade das fases estacionária e móvel pelos analitos. Todos os produtos teste exibiram tom bordô sugestivo de antocianinas, alcalóides e taninos, Rf baixos na água destilada (SD1<SD2<SD3) e Rf altos na acetona (SD1<SD2=SD3). O Rf em água destilada foi superior para SD3 em quatro vezes e para SD2 em duas vezes ao comparar com SD1, sugerindo neste último uma menor diluição aquosa e maior grau de pureza, enquanto Rf na acetona foram similares. Houve maior discrepância em SD1, cuja performance em acetona chegou a doze vezes a da água destilada, enquanto SD2 e SD3 de quatro a três vezes, respectivamente.

Óleo-resina SD1 com maior grau de pureza e menor hidrossolubilidade instiga estudos fitoquímicos e de liberação lenta em fluidos aquosos ou biomateriais aplicados à regeneração tecidual.