2467
Resumo encontrados. Mostrando de 1471 a
1480
PN0583 - Painel Efetivo
Área:
9 - Odontogeriatria
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Análise de concordância do exame oral de beira de leito, presencial versus virtual: dados preliminares
Kallás MS, Henrique EA, Rendeiro MMP, Aoike DT
HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS - INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esse estudo é o primeiro de uma linha de pesquisa em teleodontologia para idosos hospitalizados e teve como objetivo comparar a concordância intra examinador, presencial e virtualmente, do exame oral de beira leito (EOBL). O mesmo examinador primeiramente realizou o EOBL presencialmente e realizou fotografias dos pacientes. Estas foram utilizadas no exame virtual, em seis domínios do EOBL, passíveis de serem realizados desta maneira. Nenhum paciente foi excluído do estudo, exceto os provenientes de cirurgias crânio faciais e pacientes intubados. Testes de qui quadrado realizados no software SPSS compararam a presença de alterações de cada domínio do EOBL, sob intervalo de confiança de 95%. O estudo foi realizado em um hospital privado da cidade de São Paulo. Dos 50 pacientes incluídos,27(54%) eram do sexo masculino, média etária de 85 anos, 35(70%) com dieta oral e 31(62%) dependentes de cuidados orais. No domínio lábios do índice EOBL, 3(6%) pacientes apresentaram fotografias insuficientes, para língua 11(22%), saliva 9(18%), membrana da mucosa 13(26%), gengiva 6(12%) e condições de próteses 5(10%). Todos os dados válidos do estudo apresentaram concordância intra examinador estatisticamente significativa. As maiores dificuldades encontradas foram as tomadas das fotos, devido às condições clínicas especiais dos pacientes. Estudos futuros são necessários, com maior tamanho de amostra, comparações inter examinadores e outros formatos de tomada de dados virtuais.
Seis dimensões do EOBL presencial e virtual apresentaram concordância intra examinador.
PN0597 - Painel Efetivo
Área:
10 - Implantodontia - clínica cirúrgica
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Efetividade da utilização de um cicatrizador personalizado em implantes imediatos: Um Ensaio Clínico Randomizado
Di-Domênico MB, Dutra MDZ, Carli JP, Corazza PH
Programa de Pós Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esse estudo avaliou a influência da utilização de cicatrizador personalizado na arquitetura gengival peri implantar, espessura de colar de mucosa queratinizada e dor pós-operatória. Foram incluídos pacientes com indicação de extração dentária e instalação de implante imediato em área posterior que buscaram o atendimento na Faculdade de Odontologia da UPF. 30 pacientes foram randomizados em grupo controle, membrana PTFE (n=15) e grupo experimental, cicatrizador personalizado (n=15). A alteração da papila gengival foi avaliada através de medição da posição da papila gengival mesial ou distal até o ponto oclusal de referência. O volume ósseo do rebordo foi avaliado através de mensuração da largura vestíbulo-palatina/lingual na junção mucogengival. A faixa de mucosa queratinizada foi medida tomando como referência o início da junção mucogengival e o centro do dente. As medidas foram realizadas antes da extração e após 3 meses. A dor pós-operatória foi avaliada através da EVA. Os dados foram analisados pelo teste Mann Whitney. Apenas a alteração da papila gengival resultou em diferença, grupo controle teve valores maiores de diferença entre papila antes e depois.
Cicatrizador personalizado e membranas apresentaram o mesmo comportamento com relação à manutenção da espessura do rebordo ósseo e da espessura da mucosa queratinizada. Com relação à manutenção da altura da papila gengival, o grupo com cicatrizador personalizado apresentou melhores resultados, mostrando maior capacidade de preservar a papila. Na dor pós-operatória não foram encontradas diferenças.
PN0610 - Painel Efetivo
Área:
1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Traumas bucomaxilofaciais em idosos: prevalência, causas mais frequentes e fatores associados
Alves CMC, Moreira IMC, Rodrigues VP, Bastos EG, Azevedo JAP, Cruz MCFN, Lopes FF, Thomaz EBAF
Odontologia II UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este trabalho objetivou caracterizar os traumas buco-maxilofaciais (TBMF), analisando sua prevalência, causas mais frequentes e fatores associados à estes em idosos. Foram investigados os laudos do Instituto Médico Legal de São Luís- Maranhão, registrados no período de janeiro de 2012 a junho de 2022 e coletados dados socioeconômicos, demográficos e características dos TBMF nas vítimas. A estatística descritiva foi feita através do cálculo das medidas de frequência e a comparação entre os grupos por meio dos testes Qui-quadrado ou Exato de Fisher, com nível de significância de 5%. Dos 115.636 casos periciados, 5.545 (4,8%) eram idosos. Destes, 700 (12,6%) apresentaram TBMF, vítimas de violência interpessoal foram 478 (68,3%) indivíduos, 493 (70,43%) eram do sexo masculino, 562 (80,3%) residiam na capital do estado, 283 (40,5%) moravam com companheiro(a), 331 (47,2%) eram de cor parda e 282 (40,3%) estavam inseridos no mercado de trabalho. A região anatômica mais atingida foi a região orbitária 211 (30,1%) seguida pela frontal 210 (30%). A maioria dos traumas foram ocasionados por instrumentos de ação contundente 672 (96%). Diferenças significantes foram observadas para o terço superior da face com maior frequência no sexo masculino (p =0,036). Houve discreta tendência de crescimento da proporção de TBMF por violência (Coef=0.12; P=0.040). Esta foi maior a partir do ano de 2020 (Coef=16.28; P=0.001).
A prevalência de TBMF em idosos decorrente de violência interpessoal no estado do Maranhão foi alta no período estudado, sendo maior nos homens.
(Apoio: FAPs - FAPEMA N° Igualdade Racial-02937/16, PPSUS -05979/16 e BEPP - 01732/21)
PN0617 - Painel Efetivo
Área:
1 - Biologia craniofacial
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Influência da privação do sono e do estresse emocional na dor miofascial em músculos mastigatórios de ratos
Gondim DV, Alves BWF, Pereira AF, França JC, Costa ACF, Silva CMP, Lisboa MRP, Vale ML
Morfologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A dor muscular mastigatória (DMM) compromete as funções básicas do sistema estomatognático e pode ser influenciada por fatores anatômicos, biomecânicos, sedentarismo, distúrbios do sono e estresse. Esse estudo investigou a influência da privação de sono, do estresse emocional ou do estresse emocional associado à privação do sono na DMM experimental. Para isto, 40 ratos Wistar machos foram divididos em 4 grupos (n=8/grupo): controle (C); animais submetidos ao estresse emocional (EE); animais submetidos a privação de sono (PS); animais submetidos a EE+PS (EEPS). Os grupos EE e EEPS foram submetidos ao estresse na caixa de comunicação (14 dias, 1h/dia), e os grupos PS e EEPS à privação do sono paradoxal (dias 1, 4, 8 e 11 por 24h) através do método das plataformas múltiplas. Testes de Von Frey, de campo aberto e do labirinto em Y foram realizados. A expressão de c-Fos foi avaliada no gânglio trigeminal (GT), no subnúcleo caudal do trato espinhal do trigêmeo (Sp5C), no tálamo (TAL) e na substância cinzenta periaquedutal (PAG). Os grupos EE, PS e EEPS apresentaram hiperalgesia mecânica no masseter e temporal, com maior resposta hiperalgésica do EEPS no 8º dia, aumento da atividade locomotora e exploratória e redução da memória de trabalho, além de aumento da expressão de c-Fos em GT e Sp5c. Na PAG e TAL, apenas EE e EEPS apresentaram aumento da expressão de c-Fos.
Concluímos que o estresse emocional e/ou a privação do sono induzem a DMM e a associação dessas condições aumenta a expressão de c-Fos na via nociceptiva trigeminal e a resposta hiperalgésica nos músculos da mastigação.
PN0659 - Painel Efetivo
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Comparação dos efeitos da expansão assistida por mini-implantes (MARPE) e por cirurgia (SARPE) nas discrepâncias transversais da maxila
Quintela MM, Quintela SBR, Tateno RY, Pimentel AC, Roman-Torres CVG, Penna LAP, Sendyk WR
Ortodontia UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O MARPE (miniscrew assisted rapid expansion) é uma técnica que pretende substituir tanto terapias de expansão rápida de maxila apoiadas em dentes como a SARPE (surgically assisted rapid palatal expansion) para abertura da sutura palatina mediana em jovens e adultos com atresia maxilar. Com o Fluxo Digital, tem-se utilizado guias digitais tanto para instalação do dispositivo como para corticopunções associadas, denominadas MARPE/Cortex Guides. Esse estudo-piloto comparou por tomografias os efeitos dentoesqueléticos nos grupos 1) MARPE, 2) MARPE/Cortex Guides e 3) SARPE. Os critérios de inclusão foram deficiência transversal maxilar > 5mm, crescimento puberal completo e higiene bucal adequada. Estágios precoces de ossificação e doença periodontal foram considerados critérios de exclusão. Analisou-se 15 pacientes divididos igualmente entre os grupos, com média de idade de 23,2 anos, variando de 13,8 a 43,5 anos. Foram avaliados estatisticamente 18 parâmetros ósseos e dentários, utilizando-se testes da razão de verossimilhanças (ANOVA) e comparações de Bonferroni. Houve diferença estatística em todos os grupos, demonstrando a eficácia das técnicas. Os resultados sugeriram superioridade do MARPE/Cortex Guides na abertura posterior da sutura, com tendência de efeitos esqueléticos mais acentuados e inclinações dentárias de menor magnitude, mesmo em casos de maior ossificação sutural.
O fornecimento de gabaritos para reprodutibilidade exata do planejamento virtual pode superar limites e determinar o sucesso da expansão em casos complexos.
(Apoio: Kika Ortodontia N° 1)
PN0680 - Painel Efetivo
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Influência do revenido na estabilidade dimensional de barras transpalatinas
Lenza MG, Rodrigues TEH, Lenza MMO, Yamamoto-Silva FP, Drumond ALM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência do revenido na estabilidade dimensional de barras transpalatinas utilizadas como auxiliar de ancoragem. Para isso foram utilizadas 20 barras pré-fabricadas e contornadas com as mesmas dimensões entre as presilhas. A amostra foi dividida em dois grupos com dez barras cada: Grupo 1 (Controle) com dispositivos sem tratamento térmico (revenido); e Grupo 2, com barras submetidas ao revenido. Toda a amostra foi armazenada em uma estufa por 21 dias e, em seguida, foram aferidas as distâncias transversal e anteroposterior das presilhas. Os dados foram submetidos a análise estatística com nível de significância de 5%. Houve diferença estatisticamente significante na avaliação das barras com revenido no sentido transversal, quando comparadas as situações inicial e final (p = 0,012). O mesmo pode ser observado no grupo controle para o sentido transversal (p = 0,005). Já na avaliação das barras no sentido anteroposterior, não foi observada diferença significante no grupo com revenido (p = 0,317) e controle (p = 1,000).
O revenido não influenciou na estabilidade dimensional das barras transpalatinas, tanto no sentido transversal como no anteroposterior.
PN0686 - Painel Efetivo
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Características alimentares, estado nutricional e condições bucais em crianças pré-escolares expostas ao fumo passivo
Barbosa TS, Sousa KG, Chaves-Junior SC, Gavião MBD
Odontologia Social e Clínica Infantil INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar se o estado nutricional e a condição bucal de crianças pré-escolares podem ser influenciados pela exposição ao fumo passivo e pela forma como são alimentadas. A amostra de conveniência consistiu de 201 pares de mães e filhos(as) de 48 a 71 meses de idade, de ambos os sexos, escolares da rede municipal de Piracicaba, SP. As crianças foram alocadas em 2 grupos: crianças expostas ao fumo passivo (CEFP) ou crianças não expostas (N_CEFP) de acordo com a exposição ao fumo. A versão brasileira do Parent Feeding Style Questionnaire (PFSQ) foi autopreenchida pelas mães, o estado nutricional dos pares foi determinado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) e a experiência de cárie dentária das crianças foi avaliada pelos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Não houve diferença no estado nutricional das crianças, porém o grupo CEFP teve 3,5 mais chance de apresentar IMC elevado (p=0,029) e as mães apresentaram 10 kg a mais do que as mães do grupo N_CEFP (p<0,001). Não houve diferença no comportamento alimentar das mães, porém as dinâmicas entre os grupos foi diferente. Embora não tenha diferença significativa na saúde bucal das crianças, a chance do grupo CEFP ter cárie dentária foi maior quando o IMC da mãe era elevado (OR=2,28) e quando familiares e mães eram fumantes (OR=3,68), independentemente se fumavam ou não na presença da criança.
Crianças expostas ao fumo passivo tiveram maior risco de desenvolver cárie dentária e o maior IMC da criança pode ser influenciado pelo comportamento alimentar das mães.
PN0688 - Painel Efetivo
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Influência do condicionamento biomimético pré tratamento endododôntico na resistência à fratura de molares tratados endodônticamente
Lazari-Carvalho PC, Carvalho MA, Cury AAB, Magne P, Estrela C
Reabilitação Oral CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANGÉLICA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivo do estudo foi avaliar a influência do condicionamento biomimético (CB) (selamento endodôntico prévio associado à elevação de margem profunda e preenchimento de socavações) do dente previamente ao tratamento dos canais radiculares na resistência à fratura, modo de falha e tensões e deformações de molares restaurados com material restaurador provisório. Quatro grupos foram obtidos e analisados através do método dos elementos finitos tridimensionais e in vitro: G1-MOD sem recobrimento de cúspide; G2-MOD com recobrimento de cúspide; G3-MOD + CB sem recobrimento de cúspide e G4-MOD + CB com recobrimento de cúspide. Foi aplicada uma carga de 100N na superfície oclusal da coroa e verificadas a tensão principal máxima (σmax), a tensão de cisalhamento (max) e o descolamento principal máximo (umax) para todas as estruturas envolvidas. Para o estudo in vitro uma ponta esférica de 6 mm de diâmetro foi posicionada centralizada na superfície oclusal do dente, e uma carga compressiva foi aplicada (1 mm/min) até a fratura. Os modelos com CB apresentaram redução nos valores de tensão e deformação quanto comparados aos modelos sem CB. O grupo inlay apresentou os menores valores de carga à fratura (879,9 N ±192,92) seguido pelo grupo onlay (1201,2 ±136,83), inlay+CB (1390,8 ±195,18) e o maior valor foi encontrado no grupo onlay+CB (1631,3 ±211,54). Não houve diferença estatística (p=0,123) entre o grupo onlay e o grupo inlay+CB.
O Condicionamento Biomimético pré-tratamento endodôntico aumentou a resistência à fratura de molares tratados endodonticamente.
PN0702 - Painel Efetivo
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Vitrocerâmicas cor A1 aumentam a resistência à flexão comparadas à cor A3: Análise de Weibull dois parâmetros
Ferrairo BM, de Azevedo-Silva LJ, Mosquim V, Griggs JA, Rubo JH, Borges AFS
Prótese e Periodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo objetivou avaliar o comportamento mecânico de quatro vitrocerâmicas nas cores A1 e A3 submetidas a teste de flexão (RF) por três pontos. Foram confeccionadas 30 barras para cada grupo; silicato de lítio reforçada por zircônia (SL - Celtra Duo®), dissilicato de lítio (DL - e.max CAD®), vitrocerâmica reforçada por leucita (LE - IPS Empress CAD®) e cerâmica feldspática (FD - Vita Mark II®), nas dimensões de 4mm largura X 2mm espessura X 14mm comprimento (ISO 6872). Os espécimes foram submetidos ao teste de RF utilizando máquina de ensaio universal (Instron 3342, célula de carga de 500N a 0.5mm/min), imersos em água deionizada a 36ºC. Foi realizada a análise fractográfica dos espécimes em microscópio eletrônico de varredura em caráter qualitativo. Dados de RF foram analisados estatisticamente por meio da análise de Weibull (p<0.05). O grupo DL A1 obteve menor probabilidade de falha (6.07%) e maior resistência característica (σ0=300.7). Enquanto o grupo FD A1 apresentou maior módulo de Weibull (m=11.0) e o SL A1 o mais baixo (m=3.9). A σ0 e o m intragrupos mostrou que os materiais na cor A1 são superiores estatisticamente que na cor A3. Entre grupos, pode-se observar que o beta foi estatisticamente similar, porém com aumento numérico quanto mais homogênea foi a distribuição dos resultados de RF, de acordo com a seguinte ordem decrescente: FD A1 > FD A3 > DL A1 > SL A3 > LE A1 > DL A3 > LE A3 > SL A1. Ainda, FD A3 e DL A3 mostraram probabilidade de falha acumulado em stress 0.
Desta forma, dentre as vitrocerâmicas estudadas a variação de pigmentação na cor A1 foi capaz de aumentar a σ0.
PN0706 - Painel Efetivo
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeito da erosão ácida nas propriedades estruturais e ópticas de resina bisacrílica nanoparticulada. Um estudo [I]In Situ[I]
Gomes JML, Mendonça IDN, Foltran TS, Limírio JPJO, Campaner M, Silva LS, Nascimento VA, Pesqueira AA
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência da erosão ácida in situ nas propriedades estruturais e ópticas de resina bisacrílica nanoparticulada, com diferentes tratamentos de superfície, avaliando rugosidade de superficie (Ra), microdureza knoop (MK), alteração de cor (ΔE00, ΔL, ΔC, ΔH), contraste (CR) e translucidez (TP). Foram confeccionados 80 espécimes (n=10 por grupo), divididos em: NP - não polidos (gaze e álcool); PA - polimento com pontas de borracha Astropol (Ivoclar); SB - selante de superfície Biscover LV (Bisco) e SP - Selante de superfície Palaseal (kulzer). Foram selecionados 10 voluntários para o teste in situ, que utilizaram um aparelho intraoral com oito espécimes (n=2 por grupo), com 1 de cada grupo submetido à erosão ácida em150 ml de refrigerante coca-cola (pH = 2,3), 4 x 5 min/dia por 14 dias, em dois períodos T1- tratamentos de superfície e T2- após teste in situ. Os dados obtidos foram submetidos ao ANOVA de 2 fatores e teste de bonrrefoni com nível de significância de 5%. Os grupos SB e SP apresentaram os menores valores de Ra (p<0,05%). O grupo SB obteve os maiores valores de MK e NP os menores (p<0,05). O grupo SP apresentou os maiores valores de ΔE00 (p<0,05%).Em todos os casos, não houve diferença significativa entre sem e com erosão ácida. Em todos os grupos, houve redução da TP e aumento CR (p<0,05), após teste in situ.
Os selantes de superfície foram capazes de melhorar a rugosidade de superfície e a microdureza da resina bisacrílica. A erosão ácida não influenciou significativamente na rugosidade, microdureza e cor da resina bisacrílica.
(Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP N° 2018/13179-2)