2458
Resumo encontrados. Mostrando de 31 a
40
AO034 - Apresentação Oral
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá
Alterações da oclusão na transição da dentadura mista para a permanente: Estudo longitudinal de 4 anos
Carneiro DPA, Cruz TCL, Meneghim MC, Vedovello SAS
Pós Graduação em Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo longitudinal foi avaliar a transição da oclusão da dentadura mista para a permanente. A amostra contou com 352 crianças acompanhadas da fase da dentadura mista para a permanente, num período de quatro anos. A má oclusão foi avaliada clinicamente a partir das relações oclusais inter e intra arcos: trespasse horizontal e vertical, relação anteroposterior, relação transversal, apinhamento, espaçamento e diastema. Os testes de McNemar e de simetria de Bowker foram utilizados para comparar os dados entre os tempos, considerando o nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que o trespasse horizontal negativo, apinhamento, espaçamento e diastema sofreram alterações estatisticamente significantes ao longo do tempo (p<0.05). Durante a transição da dentadura mista para a permanente, 50.6% das crianças mantiveram a condição do apinhamento primário; 51.4% apresentaram melhora do espaçamento; 34.4% apresentaram ausência de diastema; e, 69.3% não apresentaram alteração do trespasse horizontal negativo.
Concluiu-se que as condições intra arcos sofreram modificações da dentadura mista para a permanente, sugerindo que as discrepâncias dente-osso podem apresentar um caráter fisiológico no período de troca da dentição. Por outro lado, o trespasse horizontal negativo não sofreu alteração, indicando que o crescimento preservou o padrão da oclusão.
AO035 - Apresentação Oral
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá
Carga global de cárie e obesidade em mulheres em idade fértil e em crianças: uma análise do Global Burden of Disease 2019
Ribeiro CCC, Alves-Costa S, Ladeira LLC, Santos CMPM, Costa CM, Hugo FN
Odontologia II UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A cárie na primeira infância (CPI) é a doença não-transmissível (DNT) que mais acomete crianças mundialmente. Em estudo de série temporal observamos aumento das taxas globais da CPI na última década. Nossa hipótese é que as cargas de obesidade e cárie em mulheres em idade fértil estejam associadas à obesidade na infância e a CPI no mundo. O estudo analisou associação entre obesidade e cárie em mulheres em idade fertil, obesidade nas crianças com a CPI em 204 países, de 2010 a 2019. Estudo ecológico utilizando dados do Global Burden of Disease Study 2019. Os desfechos foram o (SEV) da obesidade e prevalência de CPI nas crianças (< 5 anos). As variáveis explicativas foram os valores de exposição resumido (Summary Exposure Value- SEV) da obesidade e prevalência de cárie em mulheres em idade fértil (15-49 anos). Adotamos uma defasagem de dois anos entre os dados das mulheres e o das crianças. Os dados foram analisados pelo método econométrico de regressões lineares de efeitos fixos. O SEV da obesidade das mulheres foi associado tanto ao SEV da obesidade (0,44; p<0,001) quanto a prevalência de CPI (236,27; p<0,001) das crianças. A prevalência da cárie em mulheres em idade fértil foi associada ao SEV da obesidade (>0,01; p=0.02) e à CPI nas crianças (CP= 0,41; p<0,001).
As cargas de obesidade e de cárie em mulheres em idade fértil estão associadas globalmente às cargas da obesidade e cárie em crianças, o que remete à necessidade de políticas de enfrentamento dessas DNT de forma mais articulada, por exemplo, reduzindo consumo de açúcares.
(Apoio: CAPES N° 001 | CNPq | FINEP)
AO036 - Apresentação Oral
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá
Patient Satisfaction Questionnaire: Tradução, adaptação transcultural e análise psicométrica em adolescentes brasileiros
Gatti-Reis L, Alvarenga RN, Abreu LG, Paiva SM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi traduzir, adaptar transculturalmente e testar as propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Patient Satisfaction Questionnaire (PSQ). O PSQ avalia a satisfação de adolescentes (idade entre 11 a 18 anos) com o tratamento ortodôntico. O instrumento é estruturalmente composto por 58 questões, distribuídas em 6 subescalas. Foi realizada a tradução/retro-tradução do instrumento para a Língua Portuguesa do Brasil, pré-teste, análise de estabilidade e confiabilidade da versão brasileira. A amostra foi composta por 106 participantes com histórico de tratamento ortodôntico, sendo 58 (54,7%) do sexo feminino. Para o escore total e 4 subescalas, porcentagens aceitáveis (≤15%) atingiram o escore máximo (ceiling effect), sendo que ninguém atingiu o escore mínimo (floor effect). Para a consistência interna, o Coeficiente α de Cronbach foi 0,5 para o escore total; para as subescalas variou de 0,8 a 0,9. Para a estabilidade teste-reteste, o Coeficiente de Correlação Intraclasse foi 0,467 para o escore total, variando de 0,763 a 0,906 para as subescalas. O escore total do instrumento apresentou uma alta correlação (Spearman > 0,50) com o escore de 5 subescalas (validade de constructo). Adolescentes jovens (10-14 anos) apresentaram escores significativamente maiores para as subescalas 'aspectos situacionais' (p=0,004) e 'função dental' (p=0,017) (validade discriminante).
A versão brasileira do PSQ mostrou-se válida e confiável para mensuração da satisfação de adolescentes com o tratamento ortodôntico.
(Apoio: CAPES | CNPq)
AO037 - Apresentação Oral
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá
Análise comparativa de preparos endodônticos com diferentes instrumentos e cinemáticas em molares decíduos prototipados: estudo in vitro
Custodio IC, Silva IRA, Souza BK, Alcalde MP, Rios D, Cruvinel T, Oliveira TM, Lourenço-Neto N
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Cole UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi avaliar o preparo biomecânico, por meio de volume e desvio dos canais radiculares de diferentes cinemáticas e instrumentos endodônticos, manuais e mecanizados em protótipos de dentes decíduos através de microtomografia computadorizada (MicroCT), além do tempo efetivo e total do preparo. 40 molares decíduos prototipados foram escaneados por MicroCT e divididos em 4 grupos: limas K, limas SMF, limas SBF e limas WOG. O tempo total de trabalho foi cronometrado, do início da instrumentação até a última lima de cada série, assim como a somatória do tempo de cada lima trabalhada dentro do canal. Um novo escaneamento foi realizado após a instrumentação e as imagens obtidas foram sobrepostas para análises, utilizando os softwares Nrecon, CTan e DataViewer. Os dados foram submetidos aos testes Kolmorov-Smirnov, ANOVA, Tukey, Kruskal-Wallis e Dunn, com nível de significância de 5% (p<0,05). Os instrumentos mecanizados apresentaram volumes maiores do que as limas manuais. Os desvios dos canais com as limas mecanizadas foram semelhantes entre si. A SMF apresentou menor desvio que a lima K. O tempo de instrumentação foi menor para as limas mecanizadas. As limas SBF e SMF apresentaram volumes e desvios compatíveis com os canais radiculares, sugerindo serem uma alternativa viável para dentes decíduos.
Pode-se concluir que os instrumentos de níquel-titânio apresentam menor desvio e os sistemas mecanizados, em ambas cinemáticas, apresentam melhores resultados no preparo biomecânico quando comparados aos instrumentos de aço.
(Apoio: PRCEU/USP N° 2021/228)
AO038 - Apresentação Oral
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá
Capacidade de modelagem de sistema rotatório desenvolvido para dentes decíduos: estudo in vitro
Souza BK, Manoel MC, Custodio IC, Alcalde MP, Duarte MAH, Machado MAAM, Oliveira TM, Lourenço-Neto N
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a capacidade de modelagem nos canais radiculares de protótipos resinosos de molares decíduos instrumentados com a lima rotatória Sequence Baby File - SBF. Para isso, uma amostra com 40 canais mesiais de dentes decíduos prototipados foram escaneados pelo sistema de MicroCT (Bruker SkyScan 1173), e divididos em dois grupos de acordo com a instrumentação: lima K manual e SBF. Um único operador treinado preparou todos os canais radiculares. O tempo de instrumentação foi cronometrado. Após o preparo, a amostra foi escaneada novamente e as imagens obtidas foram sobrepostas as iniciais para mensuração do desvio, centralização e volume dos canais radiculares. Os testes estatísticos envolveram Kolmorov-Smirnov, ANOVA e Tukey, teste t e Mann-Whitney para comparação entre os grupos (p<0.05). A lima rotatória apresentou desvio e centralização semelhantes a lima manual, com maior aumento do volume do canal radicular. A SBF teve menor tempo de trabalho do que a lima K.
A lima mecanizada demonstrou melhores tempos de instrumentação do que a manual, com resultados semelhantes em relação ao desvio e centralização do canal radicular e bons resultados em relação ao volume. Sendo assim, a SBF pode ser uma alternativa adequada para o tratamento endodôntico em molares decíduos.
(Apoio: FAPs - Fapesp N° 2021/06342-7)
AO039 - Apresentação Oral
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá
Compômeros coloridos: investigação das propriedades físicas, composição, perfil de personalidade e preferência de pais e crianças
Belém FV, Magalhães LS, França K, Assunção CM, Martins-Júnior PA, Turrioni AP, Bendo CB, Paschoal MAB
Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Propriedades físicas, composição e a preferência de responsáveis e suas crianças referente ao uso de um compômero colorido na prática odontopediátrica foi investigado. Amostras incluindo as oito cores do compômero (Twinky Star, VOCO) e uma resina composta (Z250, 3M ESPE) foram submetidos à ciclagem erosiva-abrasiva durante 15 dias. Rugosidade, espectroscopia por energia dispersiva e microscopia eletrônica de varredura foram realizadas. Adicionalmente, estudo transversal abordou 260 pares de responsáveis/crianças de 5 a 11 anos, examinadas para cárie dentária. Um manequim odontológico incluindo restaurações de compômeros coloridos e materiais tradicionais foi apresentado à população para investigação quanto à preferência dos materiais dentários. ANOVA, teste T, análises bivariadas e regressão de Poisson foram realizados. Tons verdes apresentaram os maiores valores de rugosidade, sendo os íons oxigênio e estrôncio com maior e menor porcentagens, respectivamente. Crianças menores de 7 anos mostraram prevalência 1,20 vezes maior que seus pares mais velhos para escolher compômeros coloridos e adultos com filhos menores de 7 anos e menos de 11 anos de estudo mostraram prevalências 1,74 e 2,17 maiores para escolher compômeros coloridos.
Os tons verdes do compômero colorido mostraram as maiores rugosidades superficiais e responsáveis com maior escolaridade e crianças menores de 7 anos tiveram maior resistência e maior aceitação quanto ao uso do material lúdico, respectivamente.
AO040 - Apresentação Oral
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá
Efeito da termoplastificação nas propriedades mecânicas de materiais para a confecção de alinhadores ortodônticos in-house
Barbato PR, Neves JG, Santamaria-Jr M, Costa AR, Correr-Sobrinho L
Ortodontia CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar o efeito da termoplastificação nas propriedades mecânicas dos materiais usados na fabricação in-house de alinhadores ortodônticos (AO). Quatro marcas de materiais termoplásticos com espessura de 0,030" foram termoplastificados usando equipamento a vácuo com controle de temperatura (Track-V) ou sem (P7). Os espécimes foram submetidos ao ensaio de resistência à flexão de 3 pontos antes (inicial) e após a termoplastificação na máquina de ensaio mecânico Universal (Instron) com carga 50 N à velocidade de 5 mm/minuto em intervalos entre 0,5 e 1,0 mm. Os dados de módulo de elasticidade e força de deflexão foram analisados pela Análise de Variância um fator e medidas repetidas, seguido pelo teste de Tukey (=0,05). As mudanças nas propriedades mecânicas causadas pela termoplastificação foram estatisticamente significativas na redução da força, com Essix ACE e Bio Art Cristal exibindo maior redução da força após a termoplastificação sem controle de temperatura. No módulo de elasticidade, Taglus e Pro-Aligner X não foram influenciados significativamente pela termoplastificação (p>0,05). Diferenças significativas foram observados entre Essix ACE e Bio Art Cristal (p<0,0001).
As propriedades mecânicas dos materiais após a termoplastificação são alteradas e influenciam nos protocolos de utilização de cada material. Para alcançar resultados semelhantes, Essix ACE e Bio Art Cristal demandam um aumento da espessura inicial da placa em função da maior redução de força, além da necessidade da termoplastificação com controle de temperatura.
AO041 - Apresentação Oral
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá
Desenvolvimento dos arcos dentários de crianças submetidas a queiloplastia em tempos cirúrgicos diferentes
Quagliato DR, Rando GM, Ambrosio ECP, Dainezi VB, Bergamo, MTOP, Carrara CFC, Machado MAAM, Oliveira TM
Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O propósito deste estudo foi avaliar o desenvolvimento dos arcos dentários de crianças com fissura unilateral de lábio e palato submetidas a queiloplastia em 3 tempos cirúrgicos. Duzentos e cinquenta e dois modelos dentários digitalizados de 126 participantes foram divididos de acordo com a idade da queiloplastia, Grupo 1 (G1), 3 meses de vida, Grupo 2 (G2), 5 a 6 meses de vida e Grupo 3 (G3), 8 a 10 meses de vida. A amostra foi avaliada antes (Tempo 1, T1) e após (Tempo 2, T2) a queiloplastia. Distâncias intercanino (C-C') e intertuberosidade (T-T'), comprimentos anterior (I-CC') e anteroposterior (I-TT') do arco dentário, distâncias anterior do arco dentário lado sem (I-C) e com (I-C') fissura, além da área e índice de Atack. Testes paramétricos e não-paramétricos foram aplicados (α=5%). G1 apresentou diferença estatisticamente significativa em I-C', C-C', I-CC' e área com médias menores em T2 (medidas lineares, p<.0001 e área, p=.003). G2 apresentou diferença estatisticamente significativa em I-C', C-C', I-CC' e área com médias inferiores em T2 (p<.001, p<.001, p<.001, p=.0466, respectivamente). G3 apresentou diferença estatisticamente significativa em I-C', C-C', I-CC' e área com médias menores em T2 (p<.001, p=.0007, p=.0009 e p=.017, nesta ordem). Na análise do crescimento, G1 e G2 apresentaram valores inferiores em I-C' na comparação com G3 (p=.0003).
Conclui-se que, as crianças operadas no tempo cirúrgico mais tardio apresentaram os melhores resultados no desenvolvimento dos arcos dentários.
AO042 - Apresentação Oral
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá
Uma análise de caminhos da ocorrência de provável bruxismo do sono e em vigília em adolescentes
Prado IM, Aguiar SO, Ortiz FR, Abreu LG, Paiva SM, Pordeus IA, Serra-Negra JMC
Saúde bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo transversal objetivou identificar os caminhos que influenciam a ocorrência do provável bruxismo do sono (PBS) e em vigília (PBV) em adolescentes, considerando aspectos socioeconômicos e do sono. O estudo, aprovado pelo comitê de ética (#91561018.5.0000.5149), contou com a participação de 403 adolescentes de 12 a 19 anos de Belo Horizonte. Os pais responderam a um questionário sobre condição socioeconômica familiar. Os adolescentes responderam um questionário sobre ocorrência do bruxismo do sono e em vigília e aspectos do sono (qualidade, latência, duração, ronco e babar no travesseiro). Eles também responderam à versão brasileira da Circadian Energy Scale, para identificação do perfil cronotipo (matutino, intermediário, vespertino). Um pesquisador calibrado avaliou clinicamente a presença de desgaste dentário por atrição nos adolescentes. O PBS e PBV foi diagnosticado pelo relato positivo somando à presença de desgaste dentário. Foram realizadas análises descritivas e de caminhos. O PBS e PBV apresentaram uma correlação moderada positiva entre si (β= 0,390). Má qualidade do sono e maior renda apresentaram efeito direto para PBS (β= -0.138; β=0.123; respectivamente) e PBV (β= -0.155; β=0.116; respectivamente). Adolescentes com perfil matutino (β= -0.102), que babavam no travesseiro (β= 0.184) e com sono agitado (β= 0.104) tenderam a PBS.
Concluiu-se que aspectos do sono, renda familiar e perfil cronotipo influenciaram nos caminhos para ocorrência do PBS. A ocorrência de PBV foi influenciada pela qualidade do sono e renda familiar.
(Apoio: FAPs - FAPEMIG | CAPES N° 88887.370553/2019-00 | CNPq N° 405301/2016-2)
AO043 - Apresentação Oral
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá
Iodeto de potássio associado à terapia fotodinâmica antimicrobiana potencializa a redução bacteriana em biofilme oral formado in situ
Farias-da-Silva FF, Benine-Warlet J, Groppo FC, Steiner-Oliveira C
Biomaterial & Biomedical Sciences OREGON HEALTH & SCIENCE UNIVERSITY
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar o efeito da associação do iodeto de potássio (KI) ao fotossensibilizador azul de metileno (MB) na terapia fotodinâmica antimicrobiana (TFDA) em um biofilme oral formado in situ. Foi realizado um estudo in situ com 21 participantes, em fase única de 14 dias. Durante este período, cada participante utilizou um dispositivo palatino contendo 8 blocos de dentina bovina, os quais foram expostos à solução de sacarose 20%, 8 vezes ao dia, para simular um alto desafio cariogênico. Ao final da fase intraoral, os biofilmes formados sobre os blocos foram alocados nos seguintes tratamentos: C (NaCl 0,9%); CHX (clorexidina 0,2%); KI (KI 75 mM); MBKI (MB 0,005% + KI 75 mM); L (NaCl 0,9% + laser vermelho 18J, 180 s); LMB (MB 0,005% + laser); LKI (KI 75 mM + laser); LMBKI (MB 0,005% + KI 75 mM + laser). Os biofilmes tratados foram coletados, diluídos e incubados para avaliação da viabilidade celular (UFC/mL) para microrganismos totais, lactobacilos totais, estreptococos totais e estreptococos mutans. Os dados foram analisados pelo teste de Friedman, seguido do teste de Dunn (α = 0,05). O grupo LMBKI mostrou uma redução significativa na viabilidade de todos os microrganismos em comparação com os grupos C, KI, MBKI, MB, L, LMB, e LKI (p < 0,0001), e mostrou uma redução semelhante ao grupo CHX (p > 0,99).
A terapia fotodinâmica antimicrobiana com iodeto de potássio associado ao azul de metileno e ativado pelo laser vermelho pode ser indicada como uma técnica não invasiva para redução da viabilidade de um biofilme oral polimicrobiano, favorecendo o manejo da doença cárie.