RESUMOS APRESENTADOS

2704 Resumo encontrados. Mostrando de 2091 a 2100
PIf0516 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese
Apresentação: 07/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
As vantagens da incorporação do fluxo digital em laboratórios protéticos: uma revisão de literatura
Bruna Daiha Davidovich de Barros, Vinícius Jose Santos de Almeida, Matheus Rodrigues Caixeiro, Aline Tany Posch
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os laboratórios protéticos desempenham a função essencial de confecção das peças protéticas utilizadas nas reabilitações orais estruturadas pelos cirurgiões-dentistas. Atualmente, o mercado odontológico contempla tecnologias que reestruturaram o fluxo de trabalho convencional com a utilização de softwares e máquinas de manufatura aditivas e subtrativas, sendo os laboratórios referenciais na construção de um ambiente digital integrativo. O objetivo do presente estudo é revisar a literatura em busca das vantagens da incorporação do fluxo digital nos laboratórios protéticos. À partir de uma pesquisa na base Pubmed, utilizando os termos MeSH "workflow", "computer-aided design", "computer-aided manufacturing", "printing, three-dimensional", "dental prosthesis" e "laboratory, dental", combinados a partir dos operadores booleanos "and" e "or", com filtro de 5 anos, foram obtidos 20 estudos clínicos randomizados, dos quais 8 foram excluídos devido à falta de pertinência ao tema e 12 foram selecionados para constituir o trabalho. Os resultados apontam que a aderência ao fluxo digital em laboratórios contribuiu para redução do tempo de trabalho e de entrega; simplificação e otimização das etapas laboratoriais e possibilidade de elaborar designs, enceramentos e articulações das arcadas em softwares de forma rápida e intuitiva. Em contrapartida, as peças protéticas produzidas apresentam precisão, propriedades físicas/mecânicas, biocompatibilidade e estabilidade de cor equiparadas às convencionais.
Dessa forma, apesar da necessidade de um alto investimento, o fluxo digital representa o futuro de uma nova odontologia mais aprimorada e integrada, o que reflete a demanda atual por mais estudos direcionados à temática.
PIf0517 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese
Apresentação: 07/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Impacto do tratamento de superfície na resistência de união de reparos de resina composta em substratos de resina acrílica
Gabriella Aparecida Cruz Dos Reis, Patricia Pauletto, Natan Pulga Franzosi, Thaís Marques Simek Vega Gonçalves, Elisa Oderich, Analucia Gebler Philippi
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente estudo avaliou a resistência da união entre resina composta e resina acrílica após diferentes tratamentos de superfície. Foram confeccionados 56 corpos de provas em resina acrílica ativada quimicamente (RAAQ), divididos aleatoriamente em 8 grupos conforme o tratamento de superfície aplicado. Destes, dois grupos controle (C3 e C180) foram condicionados apenas com monômero de metilmetacrilato (MMA), por 3 e 180 segundos, respectivamente e receberam resina acrílica. Três grupos (E3, E60, E180) foram condicionados com MMA por 3, 60 e 180 segundos, seguido da aplicação de adesivo. Três grupos (ES3, ES60, ES180) foram condicionados com MMA por 3, 60 e 180 segundos e receberam aplicação posterior de silano e adesivo. Após os tratamentos, a resina composta foi aplicada. As amostras foram cortadas e submetidas ao teste de microtração, em uma Máquina de Ensaio Universal (Instron). Os valores foram transformados em megapascal (MPa) e a superfície analisada com Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os dados foram analisados com teste não paramétrico de Kruskal-Wallis (comparação das medianas) seguido de post hoc Dunn para comparações múltiplas (α=0.05). O grupo condicionado com MMA por 180s (C180) apresentou maior resistência de união (34,20 MPa), seguido do grupo com aplicação de silano e adesivo (ES180) (29,63 MPa) e por último com aplicação apenas do adesivo (E180) (27,01 MPa). Na análise morfológica, a superfície condicionada por 180s apresentou maior dissolução da matriz.
O tratamento de superfície altera as características superficiais da resina acrílica podendo aumentar a resistência adesiva de reparos em resina composta.
PIf0518 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese
Apresentação: 07/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Caracterização microestrutural e óptica da zircônia (3Y-TZP) reciclada e infiltrada por vidro
Bruna de Mello Silva, Mariana Miranda de Toledo Piza, Tiago Moreira Bastos Campos, Larissa Marcia Martins Alves, Ernesto Byron Benalcázar-Jalkh, Edmara Bergamo, Estevam Augusto Bonfante, Henrico Badaoui Strazzi Sahyon
Departamento de Prótese e Periodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar a influência da incorporação de vidro nas propriedades microestruturais e ópticas da zircônia 3Y-TZP reciclada com tamanho de partículas refinadas. Vinte e oito discos de zircônia 3Y-TZP reciclada foram obtidos por prensagem uniaxial e sinterizados a 1550ºC por 2 horas. O efeito da infiltração de vidro foi avaliado nas propriedades microestrutural e cristalina por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios-X (DRX). As propriedades ópticas foram avaliadas, analisando os parâmetros de translucidez e razão de contraste. As médias dos parâmetros de translucidez e razão de contraste foram submetidas à ANOVA e ao pós-teste de Tukey (α = 0,05). A 3Y-TZP não infiltrada apresentou predominância de picos e fases tetragonais e cúbicas, enquanto o grupo infiltrado apresentou presença de picos de fase monoclínica. As propriedades ópticas mostraram que o material sem vidro apresentou menores valores de razão de contraste quando comparada a cerâmica infiltrada (p<0.05). Já no parâmetro de translucidez o oposto foi observado, já que o grupo de 3Y-TZP reciclada infiltrada com vidro apresentou menores valores quando comparada com a cerâmica não infiltrada (p<0.05).
O processamento da reciclagem da zircônia para utilização em restaurações dentárias se mostrou satisfatório, sendo que a infiltração com vidro afetou diretamente nas propriedades ópticas e superficiais desta cerâmica reciclada.
(Apoio: FAPESP N° 2023/03089-4 | FAPESP N° 2021/06730-7 | Fapesp N° 2022/12118-5)
PIf0520 - Painel Iniciante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 07/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Fios de sutura de fibras rotofiadas de PLLA/GelMA revestidos com Quitosana/Melaleuca Alternifolia na atividade celular in vitro
Brunna da Silva Nobrega Souza, Juliana Dos Santos Lupp, Thiago Ferreira Cândido Lima Verde, Luis Augusto de Almeida Silva, Anderson de Oliveira Lobo, Luana Marotta Reis de Vasconcellos, Renata Falchete do Prado
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Estudos relacionados à produção de fios de sutura promotores de uma otimizada reparação tecidual têm crescido na engenharia tecidual. O objetivo deste estudo foi avaliar fios de sutura produzidos a partir de fibras rotofiadas de PLLA/GelMA e revestidos com quitosana/Melaleuca Alternifolia 7% na atividade celular in vitro. Após a produção e revestimento, os fios foram caracterizados por microscopia eletrônica de varredura, teste de intumescimento, degradação, molhabilidade e espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier. A seguir, foram realizados testes in vitro com linhagem celular de fibroblastos humanos (HFF1) para avaliar a influência dos biomateriais na atividade celular utilizando os testes de viabilidade celular e proteína total. Os dados obtidos foram estatisticamente analisados pelo teste kruskall-wallis com nível de significância adotado de 5%. Os resultados mostraram propriedades morfológicas adequadas dos fios de PLLA/GELMA revestidos com quitosana, além de melhora nas propriedades hidrofílicas devido à alta capacidade de intumescimento e molhabilidade. Nos testes biológicos, não houve diferença estatística significativa (p>0,05) entre os grupos experimentais e controle na viabilidade celular; já na análise de concentração de proteína total, os grupos experimentais exibiram maiores valores, diferindo estatisticamente do grupo controle (p<0,05).
Conclui-se que os fios de PLLA/GelMA revestidos com quitosana têm potencial biomédico, promovendo atividade celular devido à área de superfície e hidrofilidade, favorecendo a produção de proteínas para a reparação tecidual.
(Apoio: CNPq N° 11116)
PIf0521 - Painel Iniciante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 07/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Biovidro funcionalizado com nióbio e fibra de carbono em defeitos ósseos de tamanho crítico em ratos: análise histológica e micro-CT
Bruna Gonçalves da Silva, Nátaly Domingues Almeida, Luiz Augusto Rodrigues Dos Santos, Letícia Cavassini Torquato, Eduardo Antonio Chelin Suarez, Clarissa Carvalho Martins Maciel, Mário Lopes Duarte, Andrea Carvalho de Marco
Diagnóstico e Cirurgia INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente estudo teve como objetivo avaliar o biovidro 45S5 funcionalizado com nióbio e fibra de carbono com vistas à obtenção de material com potencial de enxerto ósseo sintético. Foram utilizados 48 ratos machos adultos (Wistar) (CEUA: 09/2022). Os animais foram submetidos a defeito ósseo de tamanho crítico em tíbia, divididos aleatoriamente em 4 grupos, C: (coágulo sanguíneo), B: Biovidro 45S5, B+N: Biovidro 45S5 funcionalizado com nióbio e B+N+F: Biovidro 45S5 funcionalizado com nióbio e fibra de carbono, sendo n=6 em cada grupo. Os períodos de eutanásia foram 15 e 60 dias. Histologicamente observou-se nos grupos com os biomateriais em 15 dias trabéculas ósseas ao redor dos espaços ocupados pelas partículas do biomaterial, além disso, áreas de tecido conjuntivo frouxo e delgado, no entanto, ainda não há fechamento total da região do defeito ósseo. Em 60 dias, houve fechamento mais nítido do defeito por meio da formação de ponte óssea sugerindo aumento da espessura de tecido ósseo neoformado em comparação aos grupos experimentais de 15 dias. Por meio da micro-CT (BS/BV) em 60 dias, B+N e B+N+F mostraram-se melhores em relação a espessura óssea quando comparados ao B 15 dias. No entanto, aos 60 dias C apresentou mais espessura trabecular do que os grupos B, B+N e B+F+N aos 15 dias. Referente ao volume ósseo, número de trabéculas e espaço entre as trabéculas, não houve diferença estatística significativa entre os grupos e períodos.
Dessa forma, é possível afirmar que B+N e B+N+F demonstram resultados mais promissores quando submetidos a períodos mais longos de interação.
(Apoio: FAPs - FAPESP N° 2023/03668-4)
PIf0522 - Painel Iniciante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 07/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
"Scaffolds" de DNA sintético tem potencial de reparação óssea em defeito crítico de calvária de ratos?
Gabriela Morais Julião, Naara Gabriela Monteiro, Tatiany Aparecida de Castro, Nadeen Meshry, Ana Cláudia Ervolino da Silva, Ryan Lee Chan, Karina Midori Mori Carneiro, Roberta Okamoto
Departamento de Ciências Básicas UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo visa avaliar o reparo ósseo de defeito crítico de calvária de ratos preenchidos com hidrogel de DNA, como uma nova proposta de hidrogel que otimize reconstruções ósseas. Sendo assim, 24 ratos Wistar adultos jovens, machos, divididos em 3 grupos: CLOT (cirurgia de defeito crítico e preenchimento com coágulo), AUTO PT (cirurgia de defeito crítico e preenchido com osso autógeno particulado), DNA (cirurgia de defeito crítico e preenchido com scaffolds de DNA). Foi realizado o defeito crítico em calvária, unilateral, com 5 mm de diâmetro. A eutanásia ocorreu em 28 dias após a cirurgia. Em cada grupo experimental as amostras foram designadas para as análises de microtomografia, histológica e imunoistoquímica caracterizando a expressão das proteínas: OCN, COL-1 e TRAP. Todos os dados quantitativos foram submetidos ao teste de homocedasticidade e o nível de significância foi em 0<0,05. A micro-CT aponta que os scaffolds de DNA motivam a neoformação óssea no interior do defeito crítico. A imunoistoquímica mostra através das proteínas, que os scaffolds de DNA proporcionam estímulo para a formação de colágeno e mineralização da matriz extracelular, que em contrapartida, houve expressão de TRAP, proteína envolvida na reabsorção óssea permitindo equilíbrio ao tecido ósseo reparacional.
Contudo, os resultados indicam que os scaffolds de hidrogéis de DNA são biomateriais promissores e podem proporcionar melhorias ao reparo ósseo de defeitos críticos em calvárias de ratos.
(Apoio: CNPq N° 121790/2023-1)
PIf0523 - Painel Iniciante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 07/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Efeito da funcionalização de discos de titânio com colágeno e naringenina sobre a adesão e viabilidade de osteoblastos
Leonardo Victoriano Inácio, Isabela Massaro Ribeiro, Taisa Nogueira Pansani, Laís Medeiros Cardoso, Carlos Alberto de Souza Costa, Fernanda Gonçalves Basso
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou a adesão e viabilidade de osteoblastos cultivados sobre a superfície de discos de titânio (Ti) previamente alcalinizada e então funcionalizada com colágeno tipo I, associado ou não à um bioflavonóide (naringenina). Discos foram obtidos a partir de cilindros de Ti comercialmente puros, seguido de polimento manual com lixas d'água. Esses discos foram alcalinizados por 24h com hidróxido de sódio 5M, à 60oC. Previamente ao cultivo celular, os discos foram funcionalizados com colágeno tipo I (1mg/mL), associado ou não à naringenina (10ug/mL), seguido de incubação a 37oC por 4h. Osteoblastos humanos (SaOs-2) foram cultivados sobre as diferentes superfícies (alcalinizadas, alcalinizadas e funcionalizadas com colágeno ou alcalinizadas e funcionalizadas com colágeno e naringenina). Após 7 dias, a adesão celular foi qualitativamente avaliada por microscopia de fluorescência, sendo os dados de viabilidade celular (ensaio de prestoBlue) analisados por meio dos testes de ANOVA e Tukey (α=0,05). A adesão e o espraiamento dos osteoblastos sobre a superfície de Ti foram mais evidentes para as superfícies funcionalizadas, sendo que a superfície funcionalizada com colágeno e naringenina exibiram os melhores resultados. A viabilidade celular também foi maior para as superfícies funcionalizadas, sendo que os valores mais expressivos foram observados quando do uso de colágeno associado a naringenina.
A funcionalização da superfície de titânio com colágeno associado a bioflavonóides pode ser uma estratégia promissora para acelerar o reparo peri-implantar.
(Apoio: FAPESP N° 2023/05125-8)
PIf0524 - Painel Iniciante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 07/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Otimização de revestimentos dopados com magnésio para aperfeiçoar propriedades biológicas e de superfície de materiais à base de titânio
Júlia Maria Teixeira Teodoro, Caroline Dini, Catharina Marques Sacramento, Raphael Cavalcante Costa, Bruna Egumi Nagay, Maria Helena Rossy Borges, Karina Gonzales Silvério Ruiz, Valentim Adelino Ricardo Barão
Prótese Total FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Modificações físico-químicas de biomateriais têm sido propostas para superar a osseointegração deficiente e infecções bacterianas. A incorporação de íons de magnésio (Mg) tem mostrado resultados positivos no processo de osseointegração, bem como na redução da atividade bacteriana. Neste estudo, utilizamos diferentes fontes de Mg depositadas via plasma eletrolítico de oxidação (PEO) em titânio comercialmente puro (Ticp). Elementos bioativos (cálcio e fósforo) e diferentes fontes de Mg em diferentes concentrações foram utilizados: acetato de magnésio (MgAc 0,04 M e 0,12 M) ou nitrato de magnésio (MgN 0,04 M e 0,12 M). Caracterizações físico-químicas da superfície foram conduzidas. Quanto as análises microbiológicas, a adesão de Streptococcus sanguinis na superfície foi avaliada. Para os ensaios biológicos, a viabilidade de células osteoblásticas MC3T3-E1 e o potencial de mineralização de fosfato de cálcio foram investigados. Em relação as modificações físico-químicas, os grupos experimentais MgN 0,04 e MgN 0,12 apresentaram maior rugosidade superficial e molhabilidade em comparação as outras superfícies (p < 0,05). Independentemente da fonte de Mg, quanto maior a concentração de íons na solução eletrolítica, maior foi a concentração atômica de Mg nas superfícies. Os revestimentos de MgAc 0,04 e 0,12 apresentaram melhor proliferação de células osteoblásticas sem favorecerem à adesão de biofilme (p < 0,05). A mineralização de fosfato de cálcio na superfície dos grupos MgAc também foi consideravelmente maior do que nos demais (p < 0,05).
A seleção da fonte de Mg demonstrou influenciar as propriedades físico-químicas do revestimento. Evidenciou-se que a fonte "acetato de Mg" alcançou melhores desempenhos biológicos.
(Apoio: FAPESP e CNPQ N° 2020/05234-3; 2022)
PIf0525 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM
Apresentação: 07/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação de força de lábio em pacientes com Disfunção Temporomandibular Dolorosa: Um estudo transversal
Milena Sampaio Kuczera, Flávio Magno Gonçalves, Gloria Cortz Ravazzi, Júlia da Silva Germiniani, Aline Xavier Ferraz, Rosane Sampaio Santos, Cristiano Miranda de Araujo, Jose Stechman-Neto
ppgo utp UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O lábio é considerado uma estrutura anatômica fundamental, desempenhando um papel importante não só na estética, mas também na função e expressão facial. No entanto, ainda há uma lacuna significativa no conhecimento científico sobre o impacto das disfunções temporomandibulares (DTM) nessa estrutura. Com isso, o objetivo deste trabalho transversal foi estudar e comparar a força de lábio de indivíduos com diagnóstico de DTM em relação a indivíduos saudáveis. A amostra incluiu 50 indivíduos de ambos dos sexos, com média de idade de 47,7 anos, alocados em dois grupos: com DTM (n=32) e grupo controle (n=18). As medidas de força de lábio foram obtidas através do protocolo Biofeedback Pró-Fono (PLL Pró-Fono). Os dados foram verificados quanto à normalidade usando o teste Shapiro-Wilk e o teste U de Mann-Whitney foi usado para comparar a diferença entre os grupos, adotando um nível de significância de p<0,05. Os indivíduos do grupo controle apresentaram maior força de lábio em relação aos indivíduos com DTM (p=0.042), indicando que indivíduos com Disfunção Temporomandibular apresentaram força de lábio reduzida em relação a indivíduos saudáveis
Indivíduos com Disfunção Temporomandibular apresentaram força de lábio reduzido em relação a indivíduos sem Disfunção Temporomandibular.
(Apoio: CAPES N° 8888784780820230)
PIf0526 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM
Apresentação: 07/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação dos fatores contribuintes para desgastes dentários em praticantes de musculação
Diogo Marques de Oliveira, Lucas Donizete Ribeiro, André Pedro Dos Santos Lopes, Luana Karoliny Sousa Lima , Julia Akemy Koga da Silva, Vinicius Cappo Bianco, Patrícia Rafaela dos Santos
Odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência dos fatores contribuintes para desgastes dentários em praticantes de musculação e o conhecimento sobre o uso de suplementos esportivos. Estudo transversal realizado por meio de questionário eletrônico para as questões sociodemográficas como sexo e idade além das perguntas para avaliação da presença dos fatores contribuintes para desgastes dentários como uso de suplementos esportivos e a forma de ingestão, relato de bruxismo, percepção de desgastes dentários. A amostra final foi composta por 244 indivíduos praticantes de musculação com idade entre 16 e 57 anos de idade. Para a análise estatística deste estudo foram utilizadas análises descritivas de todos os dados realizadas em uma planilha do Excel. A prevalência de percepção de desgastes dentários foi de 18%, esse valor é considerado alto uma vez que foi realizada uma análise percebida pelo próprio indivíduo, além de 33% relatarem apertamento ou ranger dos dentes e 34% apresentarem dor facial ou na ATM, e ainda dentre os principais fatores contribuintes para o desgaste dentário o mais prevalente foi o uso de suplementos esportivos com 72,9%. O nível de consciência sobre os efeitos dos suplementos esportivos foi baixo, apenas 7,3% receberam orientações quanto os cuidados com a saúde bucal frente ao uso de suplementos esportivos.
Conclui-se que o nível de conhecimento sobre os efeitos do uso dos suplementos esportivos na saúde bucal de praticantes de musculação foi baixo, e que a percepção de desgaste dentário foi relatada por 18% dos indivíduos.
(Apoio: PIC - Programa Inciação Científica - FHO N° 006/2023)