RESUMOS APRESENTADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2704 Resumo encontrados. Mostrando de 2471 a 2480


RCR115 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto do cigarro eletrônico na cavidade oral: uma revisão de literatura
Larissa Azevedo de Souza, Enzo de Carvalho Santinato, Cintia Aparecida Alves Lemos, Michele Baffi Diniz, Renata Oliveira Guaré
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi analisar o impacto do cigarro eletrônico (CE) na cavidade oral através de uma revisão narrativa da literatura. Foi realizado um levantamento de artigos científicos nas bases de dados da PubMed e SciELO. Os estudos mostraram que há maior índice de biofilme e profundidade de sondagem periodontal em indivíduos que fazem uso do CE quando comparados aos não fumantes, com prevalência de periodontite em casos mais severos. O CE tem o potencial de causar alterações na morfologia celular, citotoxicidade e necrose de células da boca, cabeça e pescoço, sendo observada maior prevalência de queilite angular e estomatite nicotínica. Além disso, outros sintomas são relatados nos usuários de CE, como ressecamento, queimação, irritação, mau hálito e dor na cavidade oral. A microbiota do biofilme oral de fumantes de CE apresentou alterações significativas, com favorecimento de sua adesão com o uso de flavorizantes adocicados. Alguns flavorizantes dos CE, por apresentarem baixo pH, podem ocasionar desgaste dentário erosivo (DDE) e lesão de cárie. O hábito do uso de CE também impacta o risco à cárie e doenças periodontais, uma vez que os fumantes são mais propensos a adotar comportamentos de saúde bucal inadequados. A saliva de usuários de CE também apresenta alterações em sua composição físico-química com diferenças na concentração de cálcio e fluxo salivar.

O CE apresenta efeitos adversos na cavidade oral. Assim, o cirurgião-dentista deve informar aos usuários de CE sobre a possibilidade de aparecimento de agravos e alterações bucais.

(Apoio: CAPES  |  CAPES)
RCR116 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avanços e desafios do cuidado em saúde bucal da população ribeirinha no Brasil
Sara Silva de Oliveira, Paulini Malfei de Carvalho, Carolayne Barros Sousa, Rafaela Ribeiro Pereira, Armando Hayassy
Odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Populações ribeirinhas são reconhecidas pela estreita relação com o rio à sua margem, o que pode caracterizar um desafio no acesso aos recursos essenciais para o cuidado em saúde bucal. Esse estudo tem como objetivo identificar avanços e desafios do cuidado em saúde bucal dos povos ribeirinhos no Brasil. Foi realizada uma catalogação em formulário avançado nos bancos de dados: Medline, Lilacs, BBO-Odontologia, CVSP-Brasil; utilizando os descritores: saúde bucal (and) população ribeirinha (or) povos das águas, incluindo os artigos com texto completo disponível, em inglês e português, com o recorte temporal a partir de 2011, ano que data a 2ª edição da Política Nacional de Atenção Básica e marca a criação das Equipes de Saúde da Família Ribeirinha (ESFR) e Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF). A busca bibliográfica resultou na inclusão de 11 artigos e 06 documentos do Ministério da Saúde, todos incluídos na revisão de literatura. O cuidado em saúde bucal da população ribeirinha se estabelece com a criação das Unidades Básicas de Saúde Fluviais; gerando melhora nos indicadores de saúde bucal e viabilizando incentivo financeiro com a Portaria nº 290. A Portaria nº 837 garantiu o aumento de profissionais nas ESFR e a Portaria nº 1229 o aumento no valor mensal investido nas ESFF. No que tange aos desafios, identificamos: elevado custo para execução das políticas, acessibilidade ainda restrita aos serviços de saúde bucal, tempo de espera longo entre as consultas, irregularidades na distribuição de cirurgiões dentistas e precariedade nos registros clínicos.

Apesar dos avanços reconhecidamente alcançados a partir de 2011, observamos uma relevante disparidade entre a oferta de cuidado em saúde bucal e as demandas da população ribeirinha no Brasil.

RCR117 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O cuidado em saúde na perspectiva de diferentes sistemas - um comparativo entre Brasil, União Européia e Estados Unidos da América
Daniela Braz Amaral, Kezia Wayn Barroso, Paulini Malfei de Carvalho, Rayane Viana Shinkawa, Armando Hayassy
Odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do trabalho foi identificar características dos sistemas de saúde no Brasil, União Européia e Estados Unidos, tendo em vista estabelecer parâmetros capazes de evidenciar semelhanças e diferenças entre eles. Foi realizada uma catalogação em formulário avançado nas bases Medline e Lilacs, utilizando os descritores: "sistema de saúde", "Brasil", "União Européia" e "Estados Unidos da América", com recorte temporal a partir de 1988 - por datar a construção do Sistema Único de Saúde (SUS); que resultou na inclusão de 27 artigos e 08 documentos. Como categorias de análise foram estabelecidas: cobertura populacional, catálogo de benefícios, recursos econômicos, recursos humanos, rede de serviços, insumos, tecnologia e organizações. Os resultados revelaram diferenças em todos as categorias analisadas. No Brasil, o SUS consolida o acesso universal e práticas de acolhimento, humanização, integralidade e vínculo. Na União Européia, a cobertura de saúde é parte do sistema de proteção social, a partir de dois princípios básicos: a cidadania social e o desenvolvimento econômico nacional, que tem por fim garantir igualdade de acesso. Nos Estados Unidos, o Medicare, a partir da lógica do co-pagamento, atende um grupo específico da população. O Medicaid, financiado pelos governos federal e estadual, destina-se somente a pessoas com renda baixa e poucos bens, a partir de critérios de elegibilidade.

A compreensão das especificidades de cada sistema é fundamental para que seja possível promover a equidade, proteger a saúde e atender às expectativas da população.

RCR118 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Associação entre Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal e Condição Periodontal em Diabéticos: Uma Revisão de Escopo
Álvaro Cavalheiro Soares, Bianca Mendes Silva, Andréa Videira Assaf, Maria Isabel Bastos Valente
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a associação entre qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) e condição periodontal em diabéticos. Realizou-se uma revisão de escopo cuja pesquisa bibliográfica foi executada por meio de estratégias de busca específicas nas bases de dados BVS, PubMed e SciELO. Foram selecionadas publicações entre 2013-2023, em português ou inglês. A revisão seguiu o protocolo para Scoping Review do JBI e seu reporte adotou as normas da extensão para Scoping Review do PRISMA. As referências foram exportadas para o software Zotero®, onde 2 revisores avaliaram, de maneira independente, a elegibilidade dos estudos através da análise dos títulos, resumos e textos completos. Discordâncias foram resolvidas por um terceiro revisor. Os dados foram extraídos por dois revisores independentes através de um formulário próprio. Foram identificadas 2558 publicações. Após a remoção das duplicatas e leitura dos títulos e resumos, restaram 46 para avaliação na íntegra, dentre as quais 14 foram incluídas na revisão. Entre os estudos analisados, a maioria apresentou delineamento transversal (n=6), utilizou como instrumento de avaliação de QVRSB o OHIP-14 (n=9), como método diagnóstico das doenças periodontais (DP) o exame clínico periodontal (n=11) e como método de diagnóstico do diabetes mellitus (DM) os registros em prontuários (n=4) e o autorelato (n=4). Dos estudos avaliados, 9 identificaram algum impacto do DM ou das DP sobre a QVRSB.

Apesar das evidências apontarem na direção de uma influência negativa do DM ou das DP na QVRSB, não foram identificados estudos que avaliassem de maneira direta o impacto do estado periodontal na QVRSB de indivíduos diabéticos, demonstrando, desta forma, a necessidade de elaboração de pesquisas acerca desta temática.

RCR119 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Ocorrência e fatores associados às alterações e/ou lesões orais em populações indígenas brasileiras: revisão de escopo
Bruna Mayara da Veiga, Kaique Germano Nascimento Bezerra, Felipe Bittarello, Fabio Ornellas Prado, Manoelito Ferreira Silva-Junior
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi descrever a ocorrência e fatores associados às alterações e/ou lesões orais em populações indígenas brasileiras. A presente revisão de escopo extraiu dados em 2023 nas bases de dados Medline/Pubmed e Lilacs/BBO, além de busca manual no Google Scholar sem restrição de idioma, ano e faixa etária. Houve avaliação da qualidade da metodologia segundo os critérios do Joanna Briggs Institute. Dos 2.558 textos identificados, 14 foram lidos na íntegra e quatro incluídos. Todos os quatro estudos incluídos foram de delineamento transversal, publicados no período de 2004 a 2024, com populações indígenas brasileiras de 11 etnias, abrangendo quatro territórios indígenas localizados em cinco estados brasileiros. As alterações orais de normalidade mais identificadas na população indígena foram língua fissurada e anquiloglossia, e as lesões orais mais presentes foram de origem reacional, se destacando as hiperplasias. Houve a identificação de quatro lesões orais potencialmente malignas, tais como: leucoplasia e eritroplasia, com destaque para queilite actínica, diagnosticada em todos os estudos incluídos. Os estudos encontraram associação das alterações da normalidade/lesões orais com idade, sexo e uso de prótese dentária, mas não com renda, escolaridade, tabaco, diabetes e dieta. Dois estudos apresentaram baixa qualidade metodológica e dois qualidade moderada.

Conclui-se que houve alta ocorrência de alterações e/ou lesões orais entre as populações indígenas brasileiras, e foram associados a fatores demográficos e clínicos, mas não aos fatores socioeconômicos e de comportamentos de saúde.

RCR120 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Presença de interação medicamentosa entre penicilina e contraceptivos hormonais em mulheres: uma revisão de escopo
Jennifer Reis de Oliveira, Alex Júnio Silva da Cruz, Nathalia Sernizon Guimarães, Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu
Saúde Coletiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou mapear todas as evidências científicas sobre identificar a relação da possível interação medicamentosa (PDI) entre penicilina e contraceptivos hormonais em mulheres. Foi desenvolvido uma revisão de escopo de acordo com as recomendações do PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) nas bases de dados Embase, Pubmed, Biblioteca Virtual de Saúde e Web of Science. Dois revisores independentes selecionaram e coletaram considerando características dos estudos e da população, além dos principais resultados encontrados. Os critérios de inclusão dos estudos foram: adolescentes, adultas e idosas do sexo feminino; PDI de anticoncepcionais hormonais e penicilinas; estudos observacionais (transversais, de coorte, de relato/série de casos), monografias, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, teses e resumos de congressos. Os sinais e sintomas apresentados pelas mulheres e os autorrelatos sobre gestações foram definidos como interações medicamentosas. Dos 4.023 registros identificados nas bases de dados, 9 artigos foram incluídos após análise dos critérios de elegibilidade. A maioria dos estudos eram do tipo relato/série de casos (n=3) e transversal (n=3), no período entre 1979 e 2021. Houve variabilidade entre os estudos quanto ao tamanho amostral e forma de coleta de dados, idade das participantes, os tipos de medicamentos, a forma de confirmação da gestação e, principalmente, a recomendação do autor sobre a PDI ou não.

Conclui-se que a literatura sugere uma PDI entre os anticoncepcionais (sejam orais ou injetáveis) com penicilinas, apesar da baixa evidência científica. Estudos futuros são necessários para melhor investigar essa possível interação, avaliando aspectos sistêmicos e populacionais.

(Apoio: CNPq  N° 402260/2023-6  |  FAPEMIG  N° APQ-00711-23  |  CNPq/INCT Saúde Oral e Odontologia  N°  406840/2022-9)
RCR121 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A importância da educação em saúde bucal como fator de modificação de comportamento na população escolar
Enzo de Carvalho Santinato, Gerson Lopes, Michele Baffi Diniz, Renata Oliveira Guaré
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A educação em saúde é uma das práticas relacionadas à Promoção de Saúde, que dialoga com inúmeras dimensões, sejam elas políticas, culturais, sociais e filosóficas; revelando outro significado entre saúde e doença. O objetivo foi realizar uma revisão narrativa de literatura sobre as práticas tradicionais e tendências atuais na educação em saúde bucal (ESB) na população escolar. Foi realizada uma busca de artigos científicos nas bases de dados PubMed e SciELO com objetivo de introduzir o conceito de conscientização na ESB, com foco na interdisciplinaridade, construção coletiva e promoção da saúde. Historicamente, as práticas de ESB têm se fundamentado na transmissão de conhecimentos por meio de uma comunicação unidirecional, dogmática e autoritária, com ênfase na abordagem da doença e no tratamento. Essas práticas costumam incluir palestras, teatro de fantoches e escovação supervisionada com modelos em tamanho real, sendo geralmente conduzidas por cirurgiões-dentistas. Porém, para transformar a ESB, é essencial abandonar os métodos tradicionais que se baseiam na simples transmissão de conhecimento unilateral e na centralização no papel do cirurgião-dentista. É necessário adotar abordagens que incentivem a reflexão, o diálogo e a autonomia dos alunos, como rodas de grupo e atividades em que os mesmos sejam protagonistas. Isso requer uma abordagem colaborativa e inovadora, que envolva diversas disciplinas e setores, com o propósito de promover a saúde e assegurar uma abordagem holística aos cuidados através de metodologias ativas.

A ESB emerge como um desafio relevante para discussão, uma vez que, apesar dos avanços tecnológicos, todo o aparato investido pode se mostrar ineficaz sem uma abordagem que promova ativamente a saúde.

(Apoio: CAPES)
RCR122 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Odontogeriatria

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Cuidados odontológicos e os reflexos da condição de saúde bucal na qualidade de vida da pessoa idosa: uma revisão integrativa da literatura
Luana Alves Bassetti, Lucas Freire Pereira, Juliana Feitosa Ferreira, Nuno Filipe D´almeida, Maria Aurea Lira Feitosa, Lígia Antunes Pereira Pinelli
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi abordar a saúde bucal e seus reflexos na saúde geral e na qualidade de vida de idosos por meio de uma revisão integrativa da literatura e discutir a associação entre cuidados odontológicos X saúde geral com foco na promoção de saúde e no bem-estar. Foi realizada a busca de artigos nos bancos de dados MEDLINE e LILACS entre Janeiro e Fevereiro de 2023 com as palavras-chave: "Idoso"; "Assistência Odontológica"; "Assistência Odontológica para Idosos" e "Saúde Bucal". Foram incluídos trabalhos em português, inglês e espanhol de 2017 a 2022, disponibilizados gratuitamente na íntegra. Não foram incluídos os trabalhos publicados de outras bases de dados, sem o texto completo gratuitamente, revisões de literatura ou que não estivessem no traço temporal preconizado para este estudo. Foram encontrados 99 trabalhos; com exclusão de 74 por fuga ao tema e 8 por estarem duplicados. A amostra final foi de 17 artigos organizados de acordo com a afinidade temática, contemplando autoria, ano, tipo de estudo, objetivos, resultados e conclusões de cada trabalho. Nota-se que uma assistência odontológica adequada pode ter um impacto significativo no estado geral de saúde dos idosos. A saúde bucal foi apontada como um indicador importante da saúde geral, ressaltando que problemas como cáries, perda de dentes e gengivite podem levar a complicações sistêmicas com impactos diretos na nutrição, aumento do risco de pneumonia, prejuízos à estética, bem-estar social e à interação social.

Concluiu-se que a atenção à saúde bucal de idosos é fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida, sendo essencial a implementação de políticas públicas e a conscientização sobre a importância da higiene oral e visitas regulares ao dentista.

RCR123 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Implicações biológicas e conceituais de biomateriais no desenvolvimento de novos produtos
Daniela Moreira Cunha, Marta Maria Alves Pereira, Amanda Paino Santana , José Mauro Granjeiro, Jeroen Van Den Beucken, Erica Dorigatti de Avila
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Biomateriais são definidos como materiais projetados para interagir com sistemas biológicos a fim de direcionar o curso de procedimentos terapêuticos ou diagnósticos. Esta interação é crucial, pois o comportamento do sistema imunológico em resposta ao biomaterial implantado determinará o sucesso ou fracasso do dispositivo ou tratamento. A biocompatibilidade, portanto, não garante apenas a ausência de danos, mas exige uma resposta adequada do hospedeiro que suporte a função pretendida do biomaterial. Esta definição ampliada ressalta a importância de considerar as complexas interações entre os biomateriais e o tecido humano. Pesquisas recentes indicam que a biocompatibilidade não é uma característica inerente aos biomateriais, mas sim uma propriedade do sistema biomaterial-hospedeiro. Portanto, é vital que os novos biomateriais sejam projetados e testados considerando as específicas interações biológicas e as respostas imunes esperadas em sua aplicação pretendida. A compreensão dos mecanismos de interação entre biomateriais e tecidos vivos é essencial para avançar na criação de soluções inovadoras e mais compatíveis para a medicina regenerativa e implantes.

Nesta revisão, pretendemos analisar as implicações biológicas dos biomateriais na resposta inflamatória, alinhado ao conceito atual de biocompatibilidade. Pretendemos também avaliar os métodos de validação pré-clínica desses materiais, conforme as normas da International Organization for Standardization (ISO). Este estudo visa assegurar a integridade profissional e científica na pesquisa de biomateriais, facilitando um desenvolvimento seguro e eficaz para futuras aplicações comerciais.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2023/11031-6 e 2018/20719-3 e 2021/09434-0)
RCR124 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 07/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Expansores de tecido poliméricos autoinfláveis: uma revisão de escopo em procedimentos cirúrgicos orais
Natália Link Bahr, Alejandro Elizalde Hernández, Kátia Cristiane Hall, Carlos Enrique Cuevas Suárez, Evandro Piva, Mateus Bertolini Fernandes dos Santos, Carla Lucia David Peña, Rafael Guerra Lund
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Procedimentos cirúrgicos orais, incluindo enxertos ósseos, são complexos e demandam uma abordagem meticulosa devido à natureza delicada e à interdependência dos tecidos moles e duros. A restauração e regeneração de tecidos danificados representam um desafio significativo, especialmente devido à necessidade de controle preciso do tecido mole circundante e à importância da minimização de complicações pós-operatórias. Nesse contexto, os expansores autoinfláveis osmóticos feitos de polímeros surgem como uma solução inovadora. Esta revisão objetiva explorar o uso desses expansores em procedimentos cirúrgicos orais, com foco em enxertos ósseos, bem como formular recomendações para pesquisas futuras. A revisão, realizada conforme as diretrizes PRISMA-ScR, analisou evidências nas bases de dados: PubMed/MEDLINE, Scopus, Web of Science e Embase. Foram identificados 602 artigos, dos quais 19 foram selecionados para análise detalhada. Os expansores de hidrogel, como o Osmed®, oferecem soluções inovadoras na região maxilofacial, mas há uma lacuna na pesquisa intraoral. Em geral, os resultados mostram heterogeneidade nos estudos pré-clínicos, ressaltando a necessidade de mais pesquisas para otimizar a eficácia e segurança dos expansores. Estudos em animais ressaltam a importância da análise abrangente dos efeitos dos expansores nos tecidos moles e vasculares, destacando a necessidade de pesquisa contínua para otimizar seu uso clínico.

Conclui-se que são necessários estudos clínicos de longo prazo para avaliar totalmente seu impacto nos desfechos clínicos. Este estudo destaca a importância da pesquisa contínua para aprimorar a prática da cirurgia oral regenerativa e beneficiar os pacientes.