Fórum de Projetos Pesquisa - I ................................................................ 001 à 016

P001  

Efeitos da clorexidina sobre a condição periodontal de pacientes com aparelhos fixos.

A. PUPPIN FILHO*, M. T. A. GOLDNER.

Departamento de Ortodontia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos de um verniz de clorexidina sobre a condição periodontal de pacientes portadores de aparelhos ortodônticos fixos. O aumento da placa bacteriana é um achado freqüente nos pacientes com aparelhos fixos, o que aumenta a susceptibilidade dos mesmos tanto à cárie como à doença periodontal. Nestes pacientes, bochechos diários de clorexidina tem sido indicados como adjuvante ao controle mecânico da placa; no entanto, seu uso freqüente e por longo prazo, apresenta alguns efeitos colaterais. O verniz de clorexidina por apresentar efeito antimicrobiano prolongado e menos efeitos colaterais poderia ser o veiículo de escolha. Neste trabalho, o verniz de clorexidina seria aplicado de três em três semanas (intervalo médio de ativação dos aparelhos ortodônticos fixos), em sítios específicos dentro da cavidade bucal. A avaliação da condição periodontal nestes sítios far-se-ia nos intervalos de 48 horas, uma semana, duas semanas, três semanas, seis semanas e 12 semanas. Os resultados seriam comparados com um grupo controle. Para a avaliação utilizar-se-ia o Índice de Placa, o Índice Gengival, o Índice de Sangramento, a Profundidade de Sondagem, e o teste BANA. 


  P002

 

Ação dos bifosfonatos sobre a reparação óssea. Estudo comparativo radiográfico e histológico.

M. V. L. FAYAD*, R. F. ROCHA.

Departamento de Biopatologia e Diagnóstico da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP.
Tel.: (0**12) 321-8166.

O objetivo da pesquisa será avaliar a ação de duas formulações de bifosfonatos no processo de reparação óssea em mandíbulas de ratos. Noventa e dois ratos machos adultos serão submetidos à cirurgia para confecção do defeito ósseo na mandíbula. Em seqüência, os animais serão divididos em cinco grupos de acordo com o momento da administração e substância utilizada, sendo eles: I - controle; II - alendronato (dez dias com início no dia da cirurgia); III - clodronato (idem ao grupo II); IV - alendronato (dez dias com início cinco dias antes da cirurgia); V- clodronato (idem ao grupo IV); todos na dose de 1 mg/kg/dia administrados por via oral. Os sacrifícios seguirão os intervalos de 7, 14, 21 e 60 dias, acompanhados de remoção das mandíbulas e encaminhamento das mesmas para exame radiográfico e posterior preparação histológica. Os espécimes serão analisados radiográfica, histológica e morfometricamente e os dados obtidos submetidos à análise estatística. (Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo nº 18/99-PA/CEP. Apoio: FAPESP.)


  P003  

Estudo radiográfico em pacientes menopausadas.

A. F. P. FALCÃO*, E. J. B. SANTANA.

Departamento de Diagnóstico e Terapêutica – Universidade Federal da Bahia.

Pacientes idosos, particularmente menopausadas, carecem de atenção odontológica direcionadas para um período funcional que atravessam, no qual a perda da função ovariana com subseqüente diminuição dos níveis séricos de estradiol, a níveis significantes, conduz a diminuição da massa óssea, com possível comprometimento do periodonto de sustentação e conseqüência perda óssea das cristas alveolares dos ossos maxilar e mandibular, comprometendo o aparelho de sustentação dos dentes, com a perda subseqüente dos mesmos. Serão examinadas e acompanhadas 50 menopausadas, sendo 25 submetidas a terapia de reposição\hormonal e 25 não submetidas, procurando-se correlacionar os níveis de perda óssea obtidos em imagens radiográficas digitalizadas em tomadas radiográficas interproximais com os níveis séricos de estradiol obtidos em quatro períodos observacionais distintos, de seis em seis meses prospectivamente.


  P004  

Efeito do extrato da Myracrodruon urundeuva Fr. All. em úlcera aftosa.

J. M. SILVA NETO*, M. C. C. SAMPAIO.

Departamento de Clínica e Odontologia Social – UFPB.

A úlcera aftosa é considerada uma lesão freqüente na mucosa bucal, sendo objeto de estudo, principalmente, no que concerne à sua etiologia e tratamento. Não há terapêutica eficaz para a cura da doença, no entanto, medicamentos atenuantes do quadro inflamatório e doloroso vem sendo utilizado amplamente pela população para afecções da mucosa bucal e mais recentemente pela medicina tradicional para redução da úlcera gástrica. Propõe-se avaliar o efeito do gel da solução extrativa da Myracrodruon urundeuva, comparativamente com colutório à base de cetil-piridínio (Cepacol). A amostra será composta de 40 pacientes, dividida em quatro grupos: Grupo I, 10 pacientes masculinos, submetidos ao gel; Grupo II, 10 pacientes femininos, submetidos ao gel; Grupo III, 10 pacientes masculinos, submetidos ao colutório e o Grupo IV, 10 pacientes femininos, submetidos ao colutório. Após devida orientação, a medicação será auto-administrada 4 vezes ao dia (após as refeições e pré-sono noturno) posterior à higiene bucal. Os pacientes não farão uso de alimentos ou líquidos por 30 minutos após a administração dos medicamentos. Em duplo-cego, a cada 72 horas será avaliada a evolução do tratamento e anotada em ficha própria. Os dados apurados serão reunidos e submetidos a análise estatística.


  P005  

Estudo quantitativo e qualitativo da presença de fungos na cavidade bucal de portadores da Síndrome de Ardência Bucal.

D. C. Del Tedesco*, F. A. G. B. Donayre, M. R. Santos, E. G. Birman.

Semiologia – FOUSP. E-mail: fátima.andrelo@terra.com.br

A presença de Candida albicans tem sido considerada como um dos fatores predisponentes da Síndrome de Ardência Bucal (SAB). Acreditamos que a identificação, quantificação e análise de fatores de virulência dos fungos do gênero Candida podem auxiliar no esclarecimento do seu papel na etiologia da SAB. Assim sendo, propomo-nos a estudar a prevalência da microbiota fúngica em 20 pacientes com SAB atendidos no Grupo de Estudos em Medicina Bucal da FOUSP, pareando-os quanto à faixa etária, sexo e condição bucal a um grupo controle. As amostras serão colhidas através de bochechos com 10 ml de salina tamponada da qual será colhida uma alíquota de 25 ml após centrifugação. As alíquotas serão semeadas em placas contendo ágar Sabouraud Dextrose + cloranfenicol e serão incubadas a 37ºC por 48 horas. Após a contagem das unidades formadoras de colônias, a amostras serão submetidas à metodologia de identificação do Laboratório de Micologia do ICB-USP, bem como aos testes de produção de proteinase. Através de uma caracterização mais completa da população fúngica dos portadores da SAB, teremos a possibilidade de avaliar a importância destes microrganismos na etiologia desta doença.


  P006  

Influência da sinvastatina, local ou sistemicamente, na reparação óssea murina.

A. L. ANBINDER*, Y. R. CARVALHO.

Departamento de Biopatologia e Diagnóstico da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP.
Tel.: (0**12) 321-8166.

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência na reparação óssea da sinvastatina administrada localmente via subcutânea em defeitos circunscritos em tíbia e sistemicamente via oral em defeitos também circunscritos em mandíbula e tíbia de ratos, correlacionando estes achados com os níveis de colesterol sangüíneo. Serão utilizados 95 ratos, divididos em dois grupos: grupo A, composto por 60 ratos nos quais serão realizados defeitos ósseos apenas na tíbia e grupo B, composto por 35 animais em que serão realizados defeitos na mandíbula e tíbia. Os animais do grupo A receberão 10 mg/kg/dia de sinvastatina via subcutânea, em dose única ou fracionada em três, na área do defeito, ou apenas o veículo de dissolução da droga (controle), durante 5 dias. Estes animais serão sacrificados em períodos de 15, 30 e 60 dias. Os animais do grupo B receberão 20 mg/kg/dia via oral por 15 ou 30 dias ou não receberão tratamento medicamentoso (controle), sendo sacrificados também em períodos de 15, 30 e 60 dias. Os níveis de colesterol sangüíneo serão avaliados em 5 animais de grupo B controle antes da realização da cirurgia, e em todos os animais antes do sacrifício. Todos os espécimes serão submetidos à análise histológica, morfométrica e densitométrica, e os dados destas duas últimas análises, submetidos a teste estatístico de análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey. Até o momento foi realizada a etapa cirúrgica do grupo B.


  P007  

Influência da sinvastatina na reparacão óssea de mandíbulas de ratas ovariectomizadas.

J. C. JUNQUEIRA*, R. F. ROCHA.

Departamento de Biopatologia e Diagnóstico da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP.
Tel.: (0**12) 321-8166. Fax: 321-2036. E-mail: comunicacoes@fosjc.unesp.br

Este trabalho tem por objetivo avaliar os efeitos da sinvastatina na reparação óssea de defeitos circunscritos, revestidos por membrana, em mandíbulas de ratas ovariectomizadas, além de observar os níveis de colesterol nesses animais. Serão utilizadas setenta ratas, das quais trinta e cinco serão castradas com sessenta dias de idade. Aos três meses de vida todos os animais sofrerão cirurgia para confecção de um defeito ósseo por vestibular no ângulo da mandíbula. A lesão será feita com brocas de 2,5 e 3,7 mm de diâmetro, utilizando-se motor de baixa rotação e será recoberta por uma membrana de politetrafluoretileno. Imediatamente após a cirurgia os animais serão divididos em 8 grupos tratados, que receberão 20 mg/kg/dia de sinvastatina via oral durante 15 ou 30 dias e 6 grupos controles. As ratas serão sacrificadas 15, 30 ou 60 dias após a lesão óssea. Para o sacrifício, os animais serão anestesiados, sendo retirado sangue da artéria aorta para dosagem de colesterol, a seguir serão decaptados, suas mandíbulas removidas e encaminhadas para preparação histológica de rotina. Todos os espécimes serão avaliados histológica, morfométrica e densitometricamente, sendo os resultados submetidos a análise estatística de variância (ANOVA). Este trabalho apresenta-se na fase experimental. (Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo nº 003/2000-PA/CEP).


  P008  

Atrofia e regeneração da parótida após ligadura do ducto excretor.

C. E. D. COLOMBO*, Y. R. CARVALHO.

Departamento de Biopatologia e Diagnóstico da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP.
Tel.: (0**12) 321-8166. Fax: 321-2036. E-mail: comunicacoes@fosjc.unesp.br

Um modelo de atrofia e regeneração de glândula salivar é proposto com a finalidade de analisar as alterações morfofuncionais glandulares e determinar o potencial proliferativo das células mioepiteliais, utilizando e comparando as técnicas do AgNOR e PCNA. Primeiramente, utilizaremos 20 ratos, sendo que cada um terá seu ducto excretor da glândula parótida direita ligado com fio de algodão, para se obter atrofia glandular. Os ratos serão sacrificados nos períodos de 1, 5, 7 e 10 dias após a amarria. Posteriormente, serão utilizados 25 ratos, que serão submetidos ao mesmo procedimento cirúrgico anterior, porém, após 7 dias de amarria, o fio de algodão será removido cirurgicamente, buscando assim regeneração glandular. Os animais serão sacrificados nos períodos de 1, 3, 5, 7 e 14 dias após desobstrução do ducto. Cinco ratos serão utilizados para controle e não serão operados. Todas as glândulas parótidas serão removidas para comparação e submetidas a estudo histológico, através das colorações de HE e PAS, histoquímico, através da técnica do AgNOR, e imuno-histoquímico, através dos anticorpos PC10 (anti-PCNA), HHF35 (anti-actina músculo-específica) e AE1/AE3 (anti-citoqueratina). Serão realizadas as seguintes reações de dupla marcação: HHF35 versus PC10, HHF35 versus AgNOR e HHF35 versus AE1/AE3. Considerando as células mioepiteliais, os números de NORs/núcleo e as porcentagens de células PCNA-positivas serão analisados estatisticamente (ANOVA). Os cortes corados por HE e PAS, assim como os duplamente marcados por HHF35 versus AE1/AE3 serão analisados qualitativamente. Parte experimental em andamento. (Comitê de Ética nº 17/99-PA/CEP. Apoio: FAPESP.)


  P009  

Confiabilidade das medidas nas tomografias lineares.

M. I. B. ROCKENBACH*, M. C. C. SAMPAIO.

DCOS – UPPB.

A tomografia linear é um dos recursos radiográficos indicados para a localização correta do conduto mandibular, embora possua um grau de magnificação que pode alterar a precisão das medidas. Propõe-se avaliar a precisão e a confiabilidade do exame tomográfico linear na região posterior da mandíbula, comparando as medidas obtidas nas imagens tomográficas com as realizadas diretamente sobre o osso mandibular, previamente seccionado, na região estabelecida. Serão utilizadas mandíbulas humanas secas, onde a área anatômica de eleição para o estudo será a 2,0 cm do limite distal do forame mental. Cada hemimandíbula será radiografada utilizando o equipamento de raios X Vera View Scope X - 600 (Morita Co.), para atenuar a radiação serão colocadas em frente ao diafragma duas lâminas de chumbo obtidas das embalagens de filme oclusal. Com o auxílio de negatoscópio, papel acetato “ultraphan” e grafite 0,2 mm, serão delineados sobre o corte tomográfico as estruturas anatômicas de interesse no estudo: limites interno e externo das corticais vestibular e lingual, base e rebordo da mandíbula e o conduto mandibular. As medidas serão realizadas com paquímetro eletrônico digital (série 727/Starrett), corrigidas em sua magnificação de acordo com a indicação do fabricante. Também serão realizadas medidas diretamente sobre o osso mandibular e através de um sistema de imagens digital indireto. Os resultados serão submetidos a tratamento estatístico.


  P010  

O uso da Salvia officinalis L. como alternativa terapêutica para a mucosite.

A. A. TAVARES-CARVALHO*, M. C. SAMPAIO.

Departamento de Clínica e Odontologia Social – UFPB.

A Salvia officinalis L., planta da família das Labiadas, tem comprovada ação antiinflamatória e cicatrizante, através do uso de seus óleos essenciais nas diversas estomatites bucais. Os pacientes submetidos à quimioterapia antineoplásica apresentam mucosite, efeito colateral das drogas citotóxicas mais freqüente, sendo muitas vezes um limitador das doses terapêuticas e também a responsável pela alta morbidade entre eles, pois serve de porta de entrada para microorganismos patogênicos à cavidade bucal gerando infecções oportunistas. O objetivo deste trabalho é verificar o efeito de um fitoterápico de uso tópico, a base de Salvia officinalis L. como alternativa terapêutica para mucosite. Será realizado um estudo clínico controlado, duplo-cego, em dois grupos de pacientes submetidos à quimioterapia com Doxorubicin, cada grupo composto de 50 indivíduos, um grupo receberá o fitoterápico e o outro um antiinflamatório halopático, tanto o fitoterápico quanto o halopático terão veículos semelhantes. O tratamento será iniciado quando do surgimento da mucosite, durante o primeiro ciclo de quimioterapia, a mucosa será examinada clinicamente e através de citologia esfoliativa, um esfregaço antes do tratamento e outro durante, para se avaliar a regressão da inflamação. Os resultados posteriormente receberão um tratamento estatístico.


  P011  

Expressão imuno-histoquímica da proteína bcl-2 em ameloblastomas.

M. R. ELY*, M. M. C. SAMPAIO.

DCOS – UFPB.

O ameloblastoma é a neoplasia mais prevalente da cavidade bucal. A etiopatogenia desconhecida, a escassa sintomatologia, aliada a abordagem terapêutica, muitas vezes radical, justificam a grande preocupação com o estudo de sua biologia. O estudo de fatores que possam esclarecer sua origem e comportamento clínico são vitais para o tratamento e sobrevida de pacientes. Recentes pesquisas relacionadas a fatores genéticos das neoplasias malignas apontam a participação de oncogenes como o bcl-2 durante a carcinogênese. Desta forma, este projeto se propõe a avaliar se a presença e o padrão de distribuição da proteína bcl-2 está relacionado a patogênese de neoplasias benignas, ainda que bastante agressivas, como o caso do ameloblastoma, e se existe correlação na expressão da proteína com o tipo histológico desta lesão. O universo do estudo será composto por 25 blocos de parafina provenientes de pacientes submetidos a biópsia com diagnóstico de ameloblastoma, selecionados aleatoriamente do arquivo de um Serviço de Estomatologia. Estes blocos serão seccionados na espessura de 5 mm para técnica de HE e cortes seriados de 3 mm para processamento imuno-histoquímico através do método adivina-biotinaperoxidase, utilizando um anticorpo monoclonal específico para bcl-2. Os cortes corados pela imuno-histoquímica serão examinados por microscopia de luz polarizada, um exame cego por 2 pessoas independentes. A objetiva de 40 X será utilizada para determinar a proporção de células com marcação positiva e a de 100 X para confirmar reação citoplasmática. Os controles negativos serão tratados com solução salina tampão. A expressão do bcl-2 será avaliada em termos topográficos e, após, os dados obtidos serão analisados estatisticamente.


  P012  

Validade e reprodutibilidade in vivo e in vitro da inspeção visual associada à radiografia interproximal.

P. WIENANDTS*, F. B. ARAUJO, M. F. TOVO.

Departamento de Cirurgia e Ortopedia. Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Vários métodos de diagnóstico têm sido estudados in vitro para a detecção de lesões oclusais em molares decíduos. Entretanto, as diferenças presentes em estudos laboratoriais e in vivo justificam prudência na transposição dos dados. Desta forma, pretende-se analisar comparativamente a reprodutibilidade in vivo e in vitro dos exames inspeção visual associado ao RX interproximal convencional, assim como avaliar in vivo e in vitro a efetividade do método de inspeção visual associado à radiografia interproximal convencional, na detecção de lesões de cárie na superfície oclusal de molares decíduos. Para isso um examinador treinado fará o exame in vivo da superfície oclusal de 35 sítios de molares decíduos em fase final de rizólise, e após a extração do dente, o mesmo exame será reproduzido in vitro. Para a padronização dos exames in vivo e in vitro, as radiografias serão obtidas com posicionadores sendo que após a extração, os dentes serão posicionados em modelos de gesso mantendo a relação dente/posicionador. O resultado dos exames in vivo e in vitro serão comparados entre si e posteriormente com um padrão ouro.


  P013  

Identificação do vírus Epstein-Barr em carcinomas de células escamosas.

M. SALIM*, E. P. DIAS, E. C. FONSECA.

Departamento de Patologia, Universidade Federal Fluminense – RJ.

As neoplasias malignas são ainda hoje a segunda maior causa de morte mundial, perdendo apenas para doenças cardio-vasculares. Dentre as neoplasias malignas da região de cabeça e pescoço destacam-se os carcinomas de células escamosas, que representam cerca de 90% a 95% das neoplasias malignas da cavidade oral. A etiologia do carcinoma de células escamosas é multifatorial sendo influenciado por fatores relacionados ao hospedeiro (genética, sexo, idade) assim como fatores ambientais (tabagismo, etilismo, deficiências nutricionais, radiações, vírus oncogênicos, dentre outros). Embora o tabagismo e o etilismo sejam os fatores mais comprovadamente envolvidos na carcinogênese, vírus oncogênicos como o vírus Epstein-Barr (EBV) contribuem para o desenvolvimento de lesões malignas. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo identificar o EBV em carcinomas de células escamosas através de técnicas imuno-histoquímica e moleculares, relacionando-os assim com a etiopatogenia destas lesões. Será realizado um estudo retrospectivo onde serão selecionados 15 casos de carcinoma de células escamosas em língua e 15 casos de carcinoma de células escamosas em laringe, obtidos no Laboratório de Anatomia Patológica do Hospital Universitário Antônio Pedro – UFF. Será realizado também um estudo prospectivo em um grupo de pacientes controle normais, onde serão realizados biópsias de mucosa oral normal. Nestes 3 grupos serão realizados as técnicas de imuno-histoquímica e hibridização in situ para a identificação do EBV. Para a realização deste trabalho já foram selecionados os casos e leitura das lâminas, e atualmente encontra-se no início da fase laboratorial. (Apoio: CAPES/ Curso de Pós-Graduação de Patologia – UFF.)


  P014  

Identificação da leucoplasia pilosa oral em pacientes transplantados. Estudo citopatológico.

F. S. LAKSCHEVITZ*, E. P. DIAS.

Departamento de Patologia – UFF – RJ. Tel.: (0**21) 620-2828, ramal 173.

A leucoplasia pilosa oral (LPO) é uma lesão de origem viral encontrada tipicamente nas bordas laterais de língua de pacientes imunodeprimidos pelo HIV, tendo um valor importante na progressão do status imunológico destes pacientes. Entretanto, tem sido descrito a presença de LPO em pacientes transplantados. Ela é caracterizada clinicamente pelo aparecimento de estrias verticais brancas na superfície lateral da língua. Histologicamente pela presença de acantose, hiperparaceratose, áreas de células claras e inflamação mínima da camada subepitelial. E na citologia iremos observar três tipos característicos da infecção pelo Epstein-Barr vírus (EBV): núcleo em vidro fosco, “cowdry” A e núcleo em colar. Pacientes transplantados renais e hepáticos fazem uso de medicações imunossupressoras, tais como a ciclosporina com o objetivo de evitar a rejeição ao órgão transplantado. Estas drogas, entretanto, afetam o sistema imunológico como um todo. O objetivo deste trabalho é investigar a prevalência da LPO clínica e subclínica em pacientes imunossuprimidos pós-transplante renal e hepático. Para tanto será feito um raspado no bordo lateral de língua de pacientes candidatos à transplante e pacientes já transplantados. As amostras serão avaliadas através da coloração de Papanicolau, procurando alterações citopatológicas características causadas pelo efeito do EBV no tecido lingual.


  P015  

Análise da sensibilidade da citopatologia no diagnóstico da leucoplasia pilosa.

G. CASTANHEIRA*, E. P. DIAS, E. C. FONSECA.

Departamento de Patologia, Universidade Federal Fluminense – RJ

A leucoplasia pilosa (LP), descrita pela primeira vez em 1984, é uma lesão branca, corrugada, localizada preferencialmente em bordas de língua, está associada ao vírus Epstein-Barr (EBV) e pertence ao grupo das manifestações bucais mais freqüentes em pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV+). Apesar de inócua, ela possui importante valor prognóstico na AIDS e em pessoas com sorologia desconhecida é indicativa de investigação. Alguns autores, apenas consideram a caracterização da LP através da identificação do EBV (J. S. GREENSPAN et al., Oral Diseases, 4, 1998), entretanto outros estudos indicam as alterações nucleares (núcleo em colar, em vidro fosco e “cowdry” A) como suficientes para o diagnóstico da lesão (C. A. MIGLIORATI et al., Oral Surg, 76 (6), 1993). O nosso trabalho têm o objetivo de analisar o grau de sensibilidade e especificidade da citopatologia em diagnosticar os efeitos citopáticos da infecção pelo EBV. Para isto, faremos um estudo prospectivo em 90 pacientes HIV+, que serão selecionados previamente por exame citopatológico e divididos em três grupos : 30 pacientes com LP clínica, 30 pacientes com LP subclínica e 30 pacientes sem lesão. Cada paciente será submetido a dois raspados de borda de língua, um para exame citopatológico e outro para a hibridização in situ (padrão ouro). O presente trabalho se encontra na fase de coleta de material, leitura das lâminas e início da fase laboratorial. (Apoio: CAPES /Curso de Pós-Graduação de Patologia – UFF.)


  P016  

Condutas terapêuticas para estomatite protética associada à candidose – estudo comparativo.

L. B. S. LUCENA*, L. J. COSTA, E. O. LIMA.

DCOS – UFPB.

Esta pesquisa terá como objetivo avaliar, comparativamente, a eficácia de três condutas terapêuticas para a estomatite protética associada à candidose bucal em pacientes usuários de prótese muco-suportada. A amostra será composta pelos pacientes da Clínica de Estomatologia do DCOS/CCS/UFPB e Postos de Saúde do Município de João Pessoa/PB, os quais serão submetidos ao exame clínico para verificar presença de estomatite protética, seguindo-se a classificação de Newton (1962). Será realizada coleta de material biológico da mucosa palatina, mais especificamente, na região subjacente à prótese, para isolamento e identificação de leveduras do gênero Candida. Os pacientes selecionados serão distribuídos em três grupos de acordo com a conduta terapêutica a ser instituída: Grupo I - será aplicado técnica de higiene bucal e da prótese, com remoção da mesma à noite, durante um período de 30 dias; Grupo II - será administrado antifúngico tópico Daktarin® gel oral (Miconazol), associado à técnica de higiene bucal e da prótese, com remoção da mesma à noite, durante 15 dias; Grupo III - será administrado antifúngico tópico de Daktarin® gel oral (Miconazol), durante 15 dias. A literatura usualmente relata a administração de antifúngicos tópicos para o tratamento de candidoses e não menciona se apenas a higiene bucal e da prótese, como também a remoção da mesma à noite, são terapias efetivas capazes de eliminar a infecção. Consideramos então importante avaliar a necessidade de diferentes condutas terapêuticas, visando encontrar formas alternativas para eliminar o problema, principalmente, na população com baixo nível de informação e condições socioeconômicas.

 

Fórum de Projetos Pesquisa - II ................................................................ 017 à 030

  P017  

Biodegradação de materiais restauradores compostos frente a situação de alto desafio cariogênico.

M. PARAIZO.

Doutorado em Odontologia da UFRJ. Tel.: (0**21) 562-2008.

Existem três vias principais para a degradação de materiais restauradores compostos na cavidade oral: desgaste mecânico, hidrólise, e degradação química. O objetivo deste estudo é avaliar a degradação sofrida por materiais restauradores que contém monômeros resinosos em sua composição, quando submetidos a uma situação de alto desafio cariogênico. Serão confeccionados 20 corpos-de-prova cilíndricos de 4 mm de diâmetro por 4 mm de altura. Eles serão submetidos a uma ciclagem desmineralização (6 horas) e remineralização (17 horas) durante 14 dias. Os grupos são constituídos dos seguintes materiais: A - ormocer Definite (Degussa); B - resina composta Tetric Ceram (Vivadent); C - cerômero Zeta (Vita); D - ionômero de vidro modificado por resina Vitremer (3M); E - resina composta modificada por poliácidos Dyract (Dentsply); F - compósito Ariston pHc (Vivadent); e G - controle negativo contendo a solução DES-RE. As propriedades dos materiais serão avaliadas antes e após a ciclagem, através dos seguintes métodos: 1 - perda de massa; 2 - microdureza superficial; 3 - tensão superficial; e cromatografia de líquido associado a espectrometria de massa. Os resultados serão tratados estatisticamente por análise de variância.


  P018  

Porosidade em resina acrílica ativada por microondas.

C. E. M. AMARAL*, L. MARCHINI, V. P. P. CUNHA, J. F. F. SANTOS.

Departamento de Odontologia, Universidade de Taubaté – UNITAU.

Considerando o aumento na presença de porosidade com a polimerização de resina acrílica ativada termicamente (RAAT) pela energia de microondas, quando seguida a técnica preconizada pelo fabricante, o presente trabalho tem como objetivo avaliar comparativamente o ciclo sugerido pelo fabricante para polimerização em microondas com um ciclo que utiliza menor potência e maior tempo, visando a diminuição na formação de porosidades. Para tanto, serão utilizados 45 corpos-de-prova em cera na forma de cubos de 2 cm de aresta, que serão divididos em três grupos de 15 para inclusão e polimerização. O grupo 1 (controle) utilizará RAAT convencional a ser polimerizada pelo ciclo longo (imersão da mufla em água a 74ºC por 8 horas), o grupo 2 usará RAAT própria para microondas a ser polimerizada pelo ciclo preconizado pelo fabricante (3 minutos a 40% da potência (em um forno de 800 W), 4 minutos de descanso e 3 minutos a 90% da potência) e o grupo 3, a mesma resina para microondas a ser acrilizada por um ciclo de 20 minutos a 10% da potência. Os resultados poderão ser aferidos por examinadores previamente calibrados, que inspecionarão visualmente os corpos-de-prova, atribuindo-lhes escores. O trabalho encontra-se na fase inicial de experimentação.


  P019  

Alteração oclusal de próteses polimerizadas em mufla comum e sistema de resina injetável.

M. S. CAMPOS*, V. P. P. CUNHA.

Departamento de Odontologia – UNIVAP. Tel.: (0**12) 347-1016. E-mail: mscamp@ig.com.br

Na confecção de próteses totais é crítica a manutenção da estabilidade oclusal, sendo que um dos fatores de relevância é o material empregado: a resina acrílica ativada termicamente (RAAT). Assim, é proposta nesse trabalho, a comparação das técnicas de inclusão e polimerização – convencional e injetável – no que diz respeito às alterações oclusais. Para isso, será confeccionada uma montagem padrão em articulador, que permitirá a reprodução de: plano de Camper (através de arco facial), relação maxilomandibular (aleatória), roletes de cera e montagem de dentes. Todos estes fatores serão transferidos para 10 corpos-de-prova, divididos em dois grupos de 5: Grupo I (controle) - prensados e polimerizados em mufla comum, seguindo técnica convencional com ciclo de polimerização longo; e Grupo II - prensados e polimerizados pelo sistema SR Ivocap, segundo as orientações do fabricante. Antes de cada processo de polimerização, as montagens terão seus registros interoclusais tomados com silicona, e devidamente medidos com espessímetro, valores que serão anotados e comparados àqueles tomados após a polimerização. Os resultados serão submetidos à análise estatística pertinente.


  P020  

Uso do hidróxido de cálcio em canais radiculares preparados para pino.

M. V. BORBA*, E. MEZZOMO.

Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Luterana do Brasil. Tel.: (0**51) 346-1493.
E-mail: borba@cpovo.net

Este estudo tem como objetivo avaliar, in vitro, a infiltração microbiana cérvico-apical em canais radiculares de dentes humanos monorradiculares, preparados para pino intra-radicular, frente ao uso de uma pasta de hidróxido de cálcio. Os dentes serão selecionados através do exame radiográfico e terão seus canais tratados pela técnica escalonada com recuo progressivo e obturados pela técnica da condensação lateral. O espaço para pino intra-radicular será preparado com brocas Largo. O aparato de teste será montado utilizando-se para tal o dente, um tubo de polipropileno do tipo Eppendorf, uma tampa de borracha e um frasco de vidro de 10 ml. Os aparatos de teste serão distribuídos em 4 grupos. Grupo 1 - dentes contaminados com a mistura microbiana por um período de 60 minutos e com medicação intracanal de hidróxido de cálcio por 7 dias. Grupo 2 - dentes contaminados com a mistura microbiana por um período de 60 minutos, sem o uso da medicação intracanal. Grupo 3 - controle positivo: dentes contaminados com a mistura microbiana por um período de 90 dias. Grupo 4 - controle negativo: dentes não contaminados durante todo o experimento. A amostra bacteriana indicadora será de Staphylococcus aureus (ATCC 25923) que será preparada com saliva artificial na proporção de 3:1. Cada dente receberá 1 ml desta mistura. A verificação da passagem de microorganismos através do canal radicular obturado dar-se-á pela observação da turvação do meio de cultura Brain Heart Infusion (BHI). Os aparatos serão mantidos em estufa bacteriológica por um período de 90 dias e as amostras serão observadas diariamente. A pesquisa encontra-se em fase de projeto piloto.


  P021  

Água/pó em alginatos: alteração dimensional, precisão de reprodução e características das superfícies dos modelos obtidos.

M. A. IMAI*, E. T. KIMPARA, R. N. TANGO, C. G. ZANET.

Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP.

Os alginatos têm sido utilizados na prática odontológica por serem materiais, relativamente, de baixo custo e pela facilidade de manipulação, limpeza durante o uso e geleificação rápida. Geralmente os alginatos são empregados para obtenção de modelos de estudo para confecção de moldeiras individuais, para obtenção de armações metálicas de aparelhos parciais removíveis. Por suas características favoráveis, este material, vem sendo utilizado atualmente em ambulatórios de prótese total, uma vez que a utilização da godiva para moldagem tem mostrado riscos com relação à contaminação cruzada quando não há número suficiente de plastificadores. Em algumas situações durante o ato da moldagem ocorrem problemas de sensibilidade dos pacientes, em razão da viscosidade do material e para resolvê-los, uma das possibilidades seria a alteração da proporção água/pó. Trabalho de PICCINO et al., Anais do XXXV GBMD, 1999, mostram que a alteração da proporção água/pó não apresenta diferenças significantes estatisticamente nos resultados de alteração dimensional. Esta pesquisa propõe três grupos de 10 corpos-de-prova, nos quais tem-se: grupo controle com proporção indicada pelo fabricante; grupo com proporção água/pó modificada de 3/2,5; grupo com proporção água/pó modificada de 3/2. Para a obtenção dos moldes se utilizarão modelos metálicos padronizados, os moldes serão preenchidos imediatamente com gesso pedra tipo IV melhorado onde será seguida a relação água/pó e tempo de presa final fornecida pelo fabricante. Tem-se como proposta avaliar a alteração dimensional dos modelos de gesso obtidos utilizando-se um paquímetro, a precisão de reprodução através de escores e a superfície através da utilização de rugosímetro.


  P022  

Avaliação do posicionamento lateral dos dentes em função de dois tipos de muflas.

C. F. DAMIÃO*, L. MARCHINI, V. P. P. CUNHA, M. P. NEISSER.

Departamento de Odontologia, Universidade de Taubaté – UNITAU.

O presente trabalho tem como objetivo verificar as alterações no posicionamento látero-lateral dos dentes artificiais de próteses totais em função do processamento em muflas convencionais e muflas bimaxilares, sendo que nestas últimas as próteses superior e inferior são incluídas juntas e em oclusão. Para tanto, serão confeccionados dez pares de próteses totais, sendo cinco pares acrilizados utilizando muflas convencionais e os demais, muflas bimaxilares. Pontos localizados sobre as cúspides e fossas dos dentes artificiais em lados opostos serão estabelecidos e a distância entre eles medidas antes e após a acrilização. Os resultados serão submetidos à análise estatística de modo a verificar a eventual diferença entre os dois métodos de processamento. O trabalho encontra-se em fase de execução laboratorial.


  P023  

Efeitos de agentes desinfetantes sobre moldes.

C. G. ZANET*, R. N. TANGO, M. A. IMAI, E. T. KIMPARA.

Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP.

Devido a freqüente preocupação com a desinfecção de moldes, a fim de evitar infecções cruzadas, surge a necessidade de avaliar as interferências sobre os modelos obtidos. Assim propõe-se com este estudo a análise dos modelos produzidos após a desinfecção dos moldes, verificando alterações dimensionais e a qualidade de superfície do gesso. Serão usadas como soluções desinfetantes: hipoclorito de sódio a 0,5% e 1,0%, glutaraldeído, formaldeído a 2,0% e gluconato de clorexidina a 0,12%. Para moldar modelos padronizados, utilizar-se-ão 3 marcas de hidrocolóides irreversíveis (Jeltrate, AvaGel e Hidrogum). Serão feitos10 moldes com cada material de moldagem, os quais serão borrifados com as soluções desinfetantes (sob a forma de “spray”), permanecendo em descanso por períodos de 10 e 30 minutos, ou seja, 5 amostras de cada material de moldagem para cada tempo, respectivamente. Após o tempo de espera, os moldes serão lavados em água corrente e vazados com gesso tipo IV, a fim de que seja feita as posteriores análises. Ainda se observa a possibilidade de realizar um tempo intermediário como por exemplo de 15 minutos.


  P024  

Avaliação in vitro da ação do CarisolvTM sobre a camada de “smear” em dentina humana.

F. C. RAUSCHER*, L. A. P. PENNA, H. SIMONATO, S. M. RODE.

FOSJC – UNESP. E-mail: fcrauscher@ig.com.br

A presença da camada de “smear” sob o material restaurador é, comprovadamente, prejudicial aos requisitos biológicos e mecâ­nicos de uma boa restauração, dependendo do sistema adesivo a ser utilizado. Portanto, é nosso objetivo avaliar in vitro, a ação do CarisolvTM sobre a camada de “smear” como indicação de tratamento da superfície dentinária. Para o estudo serão selecionados cinco dentes provenientes do banco de dentes da disciplina de Prótese Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP, mantidos em soro fisiológico 0,9%. As coroas serão seccionadas longitudinalmente, no sentido mesiodistal, e terão suas superfícies de esmalte vestibular e lingual removidas com ICR diamantado. A superfície dentinária exposta será des­gastada em aproximadamente 1 mm com ICR de aço “carbide” em alta rotação sob abundante refrigeração, com a finalidade de se obter a camada de “smear”. Em seguida, oito superfícies serão separadas aleatoriamente em dois grupos (tratados), nas quais será aplicado o gel de forma passiva ou por cinco ou por dez minutos. O grupo controle sofrerá somente a ação do “spray” ar-água (duas superfí­cies). Após a lavagem com água e secagem dos espécimes, estes serão fixados em posicionador metálico de alumínio, meta­lizados em ouro e sofrerão análise morfológica qualitativa e comparativa por meio de microscopia eletrônica de varredura. (FAPESP 00/01298-3.)


  P025  

Sintomas de disfunção craniomandibular em idosos portadores de prótese total.

R. M. MENDROT*, L. MARCHINI, V. P.P. CUNHA, C. F. DAMIÃO, J. F. F. SANTOS.

Departamento de Odontologia, Universidade de Taubaté – UNITAU.

Considerando as alterações estruturais dos elementos constituintes do sistema estomatognático ocasionadas pelo envelhecimento e as possíveis alterações devidas à confecção e/ou uso inadequado das próteses totais, o presente trabalho tem como objetivo verificar a incidência de sintomas de disfunção craniomandibular em 100 (cem) pacientes com mais de 65 anos e portadores de próteses totais superior e inferior. Para tanto, utilizar-se-á o índice anamnético de Helkimo modificado para melhor compreensão dos questionamentos pela população a ser entrevistada. O trabalho encontra-se sob avaliação da Comissão de Ética em Pesquisa, para posterior início dos trabalhos.


  P026  

Curva térmica de resinas acrílicas durante polimerização por energia de microondas.

E. HILGERT*, M. P. NEISSER.

Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese – Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP.

A polimerização de resinas acrílicas para bases de dentaduras através de energia de microondas vem se tornando uma alternativa bastante viável e prática, reduzindo o tempo de processamento de próteses totais. Apesar disto é observada, em muitos casos, presença de porosidade, tornando a busca por um ciclo ideal a meta de várias pesquisas. Neste estudo propomo-nos registrar, com monitoramento constante e ininterrupto, a temperatura interna da massa de resina em função de vários tempos e potências em forno de microondas, com a finalidade de estabelecer um ciclo de polimerização no qual a temperatura interna da massa não atinja a temperatura de ebulição do monômero. Para tal serão confeccionados corpos-de-prova simulando uma condição clínico-laboratorial, sobre modelos-padrão em gesso-pedra tipo IV, que serão incluídos em mufla especial para polimerização com energia de microondas. Na inclusão serão posicionados termopares nas regiões de palato e rebordo alveolar, a fim de monitorar áreas de menor e maior espessuras, respectivamente. Estes termopares estarão permanentemente ligados a um computador capaz de registrar, gráfica e continuamente, as temperaturas da massa de resina acrílica nos tempos e potências determinados. A porosidade será detectada, avaliada e comparada com os tempos, potências e temperaturas dos corpos-de-prova ensaiados. Concomitantemente, será determinada, pelo mesmo procedimento, a temperatura de ebulição do monômero.


  P027  

Efeito da polimerização com lâmpada de arco plasma de xenônio.

A. U. TAVARES*, P. E. C. CARDOSO.

Faculdade de Odontologia USP/SP – Departamento de Materiais Dentários. Tel.: (0**11) 3091-7840.
E-mail: autavares@hotmail.com

Buscando minimizar a contração de polimerização dos materiais restauradores resinosos, algumas alternativas têm sido sugeridas, entre elas diminuir o tempo de exposição da luz do aparelho fotopolimerizador ou mesmo promover o aumento gradual da intensidade luminosa. O objetivo deste estudo será avaliar a resistência adesiva entre dente e restaurações polimerizadas com lâmpada de arco plasma de xenônio e luz halógena, através do teste de microtração, assim como a natureza da fratura ocorrida na interface dente/ restauração. Serão utilizados 30 molares humanos hígidos. A face oclusal será removida com disco diamantado. Será realizado condicionamento ácido total, aplicação do sistema adesivo e confecção de um bloco de resina (5 x 5 x 5 mm) em incrementos horizontais (2 mm). Dez dentes terão as restaurações polimerizadas com luz gerada por lâmpada de arco plasma de xenônio (6 s – 1.930 mW/cm²), 10 dentes serão restaurados sob a mesma luz (6 s – aumento gradual de intensidade) e 10 dentes serão restaurados e fotopolimerizados com luz halógena (650 mW/cm²). Após armazenamento em água destilada (37ºC – 24 h), passarão por ciclagem térmica (700 ciclos – 5/55ºC – 1 min.). Cada dente será seccionado longitudinal e transversalmente, obtendo-se “palitos” de 0,8 mm2, os quais serão submetidos ao teste de microtração. A fratura será analisada em microscópio óptico. Os dados serão analisados estatisticamente.


  P028  

Resina composta classe II: microinfiltração e sua relação com a técnica restauradora e o tipo de matriz interproximal.

N. A. REIS*, R. C. ALBUQUERQUE.

Departamento de Odontologia Restauradora, FO/UFMG.

Este estudo propõe-se de avaliar a influência da técnica restauradora bem como o tipo de matriz interproximal, metálica ou de poliéster, na formação de “gap” marginal nas paredes gengivais de restaurações classe II de resina composta condensável Alert® (Jeneric/Pentron). Estão sendo preparadas quarenta cavidades padronizadas (dez preparos para cada subgrupo) tipo “slot vertical” nas faces mesial e distal de pré-molares humanos hígidos, recém-extraídos por finalidade ortodôntica ou periodontal. Serão utilizados dois grupos experimentais, divididos em dois subgrupos, como a seguir: Grupo I: adaptação de matriz de poliéster e cunha reflectiva, subgrupos I.1- técnica incremental e I.2- técnica em incremento único; Grupo II: adaptação de matriz metálica e cunha de madeira, subgrupos II.1- técnica incremental e II.2- técnica em incremento único. A técnica incremental a ser utilizada será de três incrementos oblíquos vestibular, palatino e oclusal, respectivamente. Todos os dentes, antes do processo restaurador, serão submetidos a polimento coronário, condicionamento com ácido ortofosfórico a 37% por 15 segundos em dentina e 30 segundos em esmalte, lavagem abundante por 30 segundos, remoção do excesso de água com papel absorvente e processo de hibridização com o sistema adesivo Bond One® (Jeneric/Pentron). As restaurações não passarão por processo de polimento e os dentes serão armazenados em estufa a 37ºC por 24 horas até iniciar-se os procedimentos de termociclagem. A seguir as amostras serão seladas 1 mm aquém das margens do preparo cavitário para serem imersas em solução de fucsina básica a 0,5% por 24 horas. Finalizada esta etapa os espécimes serão seccionados em diferentes cortes para posterior avaliação microscópica da infiltração do corante e, finalmente, análise estatística dos resultados. (Apoio financeiro: CAPES.)


  P029  

Desenvolvimento da face humana no período fetal. Estudo radiográfico nos 2º trimestres gestacionais.

M. F. MARQUES, M. U. ALVES, L. ARMADA*, C. A. MANDARIM-DE-LACERDA.

FO/UNESA. E-mail: urania@estacio.br

Os objetivos do presente estudo são: avaliar o crescimento facial de fetos da população brasileira; fazer tomadas radiográficas extra-orais para a análise de estruturas mineralizadas, relacionando-as quantitativamente com as fases da odontogênese. A amostra constará de fetos humanos entre a 12ª e 40ª semanas pós-concepção, (SPC), de gestação única ou gemelar, selecionados os fetos em excelentes condições de conservação, sem patologias externas aparentes. Na metodologia será determinada a idade gestacional, segundo o tamanho o maior pé (STREETER, 1920 e MANDARIM-DE-LACERDA, 1990). Os fetos serão avaliados biometricamente com a determinação do peso (g) e o comprimento vértice-cóccix (mm). O crescimento facial será estudado a partir da localização dos pontos anatômicos nas imagens radiográficas, tomadas sob as mesmas condições. No estudo estatístico serão realizadas análises bivariadas, correlacionando-as estas medidas com o peso fetal e com o comprimento VC, usando-as a equação alométrica (para relacionar as diversas variáveis da amostra), sob a forma Ln y = Ln a + (b) Ln X (HUXLEY, 1932). Está sendo desenvolvido o projeto piloto através de tomadas radiográficas para padronização do tempo de exposição.


  P030  

Desenvolvimento de uma escala de cor de esclera protética.

N. F. D’ALMEIDA*, A. C. C. NEVES, S. M. RODE.

Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese da FOSJC – UNESP. Fax: (0**12) 321-2036.
E-mail: nunofilipe@bol.com.br

Um dos desafios durante a confecção da prótese ocular é sua correta reprodução em forma, tamanho e cor. A estética da prótese envolve caracterização adequada da esclera e da íris com translucidez e cores adequadas. No Brasil existem apenas 3 cores de resina acrílica, comercialmente disponíveis, para a confecção de escleras protéticas. Entretanto, estas não abrangem todas as cores de esclera observadas nos pacientes de diferentes etnias que procuram os serviços de prótese buco-maxilo-facial. Frente a esta problemática, propusemo-nos a desenvolver uma escala de cor de escleras protéticas, objetivando facilitar a determinação da cor da esclera durante a confecção das próteses oculares. A metodologia a ser empregada para o proporcionamento de pigmentos e obtenção dos corpos-de-prova (cp) será uma adaptação daquela descrita por GODOY et al. (J. Prosthet. Dent., v. 68, p. 120-2, 1992), onde, após o proporcionamento dos pigmentos marrom, amarelo, verde, azul e preto, serão acrescentados a uma mistura de polímero incolor com dióxido de titânio obtendo-se 5 cores básicas. De cada cor base obter-se-á uma tonalidade mais escura e uma mais clara através de diluições (10 diluições, sendo 3 cp para cada tonalidade). Os 30 cp em forma de concha e espessura padronizada serão obtidos após a inclusão e polimerização das resinas pigmentadas. Após o acabamento e polimento das peças, serão realizadas comparações com escleras de pacientes do ambulatório de Prótese Buco-Maxilo-Facial do Curso de Pós-Graduação em Odontologia da FOSJC – UNESP. Novas diluições serão efetuadas, se necessário, de acordo com os achados clínicos, buscando aprimorar a escala de cor ­atual.

 

Fórum de Projetos Pesquisa - III ................................................................ 031 à 043

  P031  

Doença periodontal: um fator de risco para a doença cardiovascular.

L. ZANOTTI*, U. MEDEIROS.

Departamento de Odontologia Preventiva – UFRJ.

O objetivo central do projeto de pesquisa é investigar a hipótese de associação entre a doença periodontal e a doença cardiovascular, através da avaliação da presença de microorganismos periodontopatogênicos no sangue intracoronariano e no sangue periférico de indivíduos com doença periodontal e sem doença periodontal (grupo controle). Serão selecionados pacientes indicados para exame de coronariografia, para fins de detecção da aterosclerose coronariana. Durante o exame coronário, serão colhidas amostras de sangue intracoronariano e amostras de sangue periférico. Destas amostras serão realizadas culturas para detectar a presença das seguintes bactérias orais: Streptococcus sanguis, Porphyromonas gingivalis e Actinobacillus actinomycetemcomitans. Este mesmo grupo de pacientes será submetido a exames periodontais, para fins de avaliação de índice gengival, índice de placa e profundidade de bolsa a sondagem. Este projeto de pesquisa está sendo submetido a aprovação da Comissão de Bioética do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes, em Vitoria/ES, local onde será realizado, num prazo de 12 meses a partir da respectiva autorização. Na hipótese de verificação da associação entre a doença periodontal e a doença cardiovascular, os objetivos de um tratamento periodontal poderão ser ampliados, servindo também de instrumento para prevenção e controle de doenças cardiovasculares.


  P032  

Avaliação clínica e microbiológica da terapia periodontal básica associada ao metronidazol e/ou a profilaxia profissional.

L. H. CARVALHO*, G. D’ÁVILA, E. FERES FILHO, A. LEÃO, C. GONÇALVES, M. FERES.

Departamento de Periodontia, UFRJ/AFE.

O objetivo deste estudo é determinar e comparar longitudinalmente a eficácia da terapia periodontal básica associada ou não ao metronidazol de uso sistêmico (400 mg, 3 X/dia por 10 dias) e/ou a profilaxia profissional semanal periódica (PPS). 60 pacientes com evidência de doença periodontal do adulto serão selecionados na Clínica de Periodontia da UFRJ e da UNIGRANRIO. Todos os pacientes deverão ter mais de 30 anos de idade, um mínimo de 20 dentes presentes e, pelo menos 8 sítios apresentando profundidade de bolsa ³ 5 mm. Os indivíduos serão aleatoriamente distribuídos em 4 grupos terapêuticos, 1 controle (C- raspagem e alisamento radicular (RAR) somente) e 3 testes, (T1- RAR e metronidazol sistêmico; T2-RAR e (PPS) durante 90 dias; e T3-RAR, metronidazol sistêmico e PPS). Os indivíduos receberão monitoramento clínico e microbiológico em 4 consultas durante o estudo (consulta inicial, 90, 180 e 360 dias). Após o monitoramento inicial todos os indivíduos receberão RAR (2 a 6 sessões). Ao final das sessões de RAR os grupos testes iniciarão as terapias de metronidazol e/ou PPS que terão a duração de 10 dias e 90 dias respectivamente. Os parâmetros clínicos avaliados serão placa bacteriana, inflamação gengival, supuração, sangramento a sondagem, profundidade de bolsa e nível de inserção, registrados em 6 sítios por dente, em todos os dentes da arcada. Serão colhidas amostras de placa subgengival de 14 sítios aleatoriamente selecionados em cada paciente. A presença e os níveis de 40 espécies de microorganismos subgengivais serão avaliados em cada uma das amostras de placa, utilizando-se a técnica do “Checkerboard DNA-DNA hybridization”. Consultas de manutenção periodontal serão realizadas nos dias 90, 180 e 360.


  P033  

Estudo dos aspectos clínicos e psicológicos da Síndrome de Ardência Bucal.

F. A. G. B. DONAYRE, A. Y. H. FUJIMURA, M. R. SANTOS, E. G. BIRMAN.

Disciplina de Semiologia – FOUSP. E-mail: fátima.andrelo@terra.com.br

A Síndrome de Ardência Bucal (SAB) tem sido associada a vários fatores desencadeantes tais como: uso de medicamentos, principalmente anti-hipertensivos e antidepressivos, deficiências vitamínicas predominantemente do complexo B e presença de C. albicans entre outros, embora sua etiologia ainda permaneça controversa e indefinida. É relatado que aspectos psicológicos desta síndrome interferem no seu processo de cura ou alívio, constituindo um fator de difícil avaliação. Há aproximadamente 10 anos, o Grupo de Estudos em Medicina Bucal da FOUSP vem atendendo portadores da SAB. Neste período, estudos preliminares foram realizados em várias etapas, começando pelo diagnóstico psicológico inicial, avaliação de exames complementares sistêmicos, investigação de aspectos mais específicos da cavidade bucal como a presença de fungos através de exames citológicos e estudo de terapias alternativas, porém não obtivemos resultados conclusivos. Este projeto visa avaliar as condições bucais, psicológicas e a bem como a sintomatologia, através da anamnese, exame clínico, e aplicação de teste psicológico específico. Para tanto, submeteremos a esta avaliação, pacientes com SAB, atendidos em nosso Grupo de Estudo, visando uma possível correlação entre o aspecto psicológico e a Síndrome de Ardência Bucal.


  P034  

Vivências de pacientes com periodontite de adulto.

A. A. R. W. SERPA*, M. COMIOTTO, R. V. OPPERMANN.

P. P. G. Odontologia, ULBRA – Canoas, RS. Tel.: (0**51) 223-8746, fax: 331-5668.

Com o propósito de buscar compreender até que ponto a desestabilização emocional pode interferir diretamente e de forma comprometedora na saúde periodontal dos indivíduos, foi elaborado este projeto de pesquisa qualitativa. Ele se fundamenta em outra vertente paradigmática, baseada em princípios epistemológicos que tem a fenomenologia como suporte. É com esta abrangência, envolvendo a patologia real da periodontite de adulto e os sentimentos dos pacientes, sua auto-estima e o sincretismo holístico que está sendo conduzida a tese de mestrado. Como objetivos desta investigação, pretende-se evidenciar as relações entre a periodontite de adulto e interferências advindas de: conflitos existenciais; relações intra e interpessoais; relações profissionais; vivências odontológicas. Os dados estão sendo coletados através de um questionário/entrevista individual que alinhará as informações a serem analisadas e levará em conta as diferentes vivências dos indivíduos no que concerne as suas experiências com periodontite de adulto. O trabalho envolverá 12 indivíduos na faixa etária entre 40 e 65 anos de idade, de ambos os sexos, com periodontite de adulto não tratada. Não será considerado o nível socioeconômico dos participantes, tendo em vista preocupar-se este trabalho em conhecer e compreender as interferências psicossociais nas manifestações da periodontite de adulto. A metodologia de análise de dados a ser desenvolvida, será baseada na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1979) e Moraes (1994). A análise de conteúdo constitui uma metodologia de pesquisa usada para descrever e interpretar o conteúdo de toda classe de eventos. Essa análise, em sua vertente qualitativa, ajuda a reinterpretar as mensagens e a atingir uma compreensão de seus significados, representando uma abordagem metodológica com características e possibilidades próprias.


  P035  

Avaliação das condições de saúde geral e bucal de idosos.

L. MARCHINI*, V. P. P. CUNHA, J. F. F. SANTOS, J. E. J. ARAÚJO.

Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese – FOSJC/UNESP.

Considerando o envelhecimento populacional no Brasil e no mundo, a importância da saúde bucal para a qualidade de vida do idoso e o papel fundamental do quadro geral de saúde para a realização adequada do tratamento odontológico para o indivíduo de idade avançada, o presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de dados sobre a saúde geral e bucal de 300 indivíduos com mais de 65 anos que procuram tratamento odontológico. Para a realização do trabalho proposto, utilizar-se-ão questionários pertinentes à saúde geral e bucal dos entrevistados. Para complementar os dados obtidos na entrevista serão realizados exames clínicos e laboratoriais como o registro do pulso e pressão arterial, taxa de glicemia, colesterol e triglicérides, bem como exame clínico bucal. As informações registradas serão tabuladas de modo a permitir uma visão abrangente de diversos aspectos pertinentes à saúde bucal do idoso. Os dados obtidos serão também analisados estatisticamente para verificar a ocorrência de possíveis relações entre saú­de geral e saúde bucal. O trabalho encontra-se na fase de desenvolvimento inicial.


  P036  

Análise imunológica da presença de PDGF em sítios de doença periodontal.

M. L. B. PINHEIRO*, E. J. FERES FILHO.

Departamento de Clínica Integrada – Periodontia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tel.: (0**21) 527-9992. E-mail: mleticia@rio.com.br

O fator de crescimento derivado de plaquetas – PDGF é um potente agente mitógeno e quimiotático para células de origem mesenquimal. Seu efeito sobre os tecidos pode ser de caráter anabólico ou inibitório, dependendo de sua concentração e tempo de permanência no local de ação. Há relatos de aumento nos níveis de PDGF em áreas de periimplantite. No entanto, como não há evidências científicas de que o PDGF esteja envolvido no processo de perda óssea periodontal, o objetivo desse estudo é o de aumentar o conhecimento sobre a etiopatogenia da doença periodontal e, para tal, testaremos a hipótese de que o PDGF está presente em concentrações elevadas em sítios de doença periodontal associados a perda óssea alveolar. Foram selecionados 10 pacientes, adultos, de ambos os sexos, com idade variando entre 35 e 60 anos, apresentando doença periodontal avançada localizada. Após a realização dos exames clínico e radiográfico e instruções de higiene oral os pacientes serão submetidos à terapia básica periodontal em sessão única e acesso cirúrgico às áreas palatinas e retromolares com profundidade de sondagem igual ou superior a 6 mm. Os tecidos excisados nos procedimentos terapêuticos serão submetidos a análise imuno-histoquímica e ELISA para, respectivamente, localização e semiquantificação do PDGF presente nas amostras. Aos dados gerados pela aplicação dos graus de intensidade da reação de imunofluorescência será aplicado o teste do sinal de Wilcoxon e para os dados obtidos no teste ELISA será empregada a análise de regressão linear. Os recursos necessários para aquisição dos reagentes utilizados foram empenhados de verba do PROAP/99 ao Curso de Mestrado em Periodontia da Faculdade de Odontologia da UFRJ.


  P037  

Indução óssea pelo prp no seio maxilar elevado de macacos.

N. C. ARAÚJO FILHO*, E. J. FERES FILHO.

Departamento de Clínica Odontológica – UFRJ.

O aumento da altura óssea do rebordo pelo levantamento do assoalho do seio maxilar é sugerido como uma opção terapêutica que possibilita a colocação de implantes em áreas onde este rebordo é limitado. Recentemente, além do uso de materiais com propriedades osteocondutoras tem-se empregado substâncias osteoindutoras como os fatores de crescimento em procedimentos de regeneração óssea. Uma outra alternativa ao emprego de fatores de crescimento oriundos de fontes exógenas seria o emprego de plasma autólogo enriquecido com plaquetas, cuja degranulação levaria a liberação daqueles fatores. O objetivo deste estudo é testar a hipótese de que o plasma enriquecido com plaquetas acelera o processo de neoformação óssea. Quatro macacos Prego (Cebus apella) adultos serão utilizados neste projeto, já aprovado pela Comissão de Avaliação do Uso de Animais em Pesquisa do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Um dos seios maxilares elevados será preenchido com uma combinação de plasma rico em plaquetas e material aloplástico. O seio contralateral servirá de controle recebendo apenas o material aloplástico. O plasma enriquecido com plaquetas será obtido por técnica de centrifugação, e a degranulação das plaquetas será estimulada pela adição de trombina e cloreto de cálcio. Avaliações histológicas e radiográficas serão feitas em intervalos regulares por um período total de 6 meses.


  P038  

Análise morfométrica de ATM em pacientes com artrite reumatóide por meio de tomografia computadorizada com reconstrução tridimensional.

L. E. MORAIS*, M. G. de OLIVEIRA, M. H. W. de OLIVEIRA, J. A. N. CAMINHA.

Departamento de Cirurgia da Faculdade de Odontologia da PUC-RS. Tel./Fax: (0**51) 320-3538.
E-mail: pgodonto@pucrs.br

Este trabalho visa realizar um estudo quantitativo, enfocando as variações morfológicas e morfométricas da articulação temporomandibular em pacientes adultos e na idade geriátrica, com diagnóstico de artrite reumatóide, por meio de tomografia computadorizada com reconstrução tridimensional. Os pacientes selecionados para o estudo (40 indivíduos com idade de 30 anos ou mais) estão em atendimento no Serviço de Reumatologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, do Grupo Hospitalar Conceição, que por meio de seu Comitê de Bioética, aprovou a realização do trabalho. Após o consentimento informado, os pacientes serão submetidos a exames de tomografia computadorizada (TC) com tomógrafo helicoidal, para aquisição de imagens em cortes seqüenciais em norma axial, com espessura de 1mm e incremento de 1mm, em janela para osso e tecidos moles da região da articulação temporomandibular (ATM), para posterior reconstrução tridimensional (R3D) e multiplanar (RMP) para fins de obtenção das dimensões lineares em múltiplos eixos ortogonais da cabeça de mandíbula e alterações estruturais da ATM relacionadas a artrite reumatóide. Os resultados obtidos serão submetidos a análise estatística pelo teste t de Student e ANOVA para estabelecimento de parâmetros ainda inexistentes nesta área, de acordo com a literatura consultada. (Apoio financeiro: CAPES-DS.)


  P039  

Influência da matriz protéica do esmalte associada ao fator de crescimento insulina-símile (IGF) sobre linhagens de fibroblastos do ligamento periodontal humano.

D. B. Palioto*, A. F. M. Lima, E. Graner, R. Colleta.

FOP – UNICAMP.

O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da associação de matriz protéica do esmalte (EMD) ao fator de crescimento insulina-símile (IGF), em linhagem de fibroblastos do ligamento periodontal humano. O reconhecimento de que a regeneração periodontal pode ser alcançada tem feito aumentar os esforços para se entender os mecanismos e fatores necessários para intensificar os resultados obtidos pelas técnicas atuais. Modelos in vitro fornecem informações relevantes para se elucidar bases biológicas que levem a uma técnica regenerativa racional e previsível. Foi demonstrado in vitro que a matriz protéica do esmalte tem potencial para promover aumento na proliferação de células do ligamento periodontal, maior produção de proteína total e colágeno, promover núcleos de mineralização mas não tem efeito significativo na migração celular. Estudos demonstram que a associação de fatores de crescimento podem agir de forma sinérgica aumentando a atuação desses fatores isoladamente. Fibroblastos do ligamento periodontal humano serão cultivados a partir do ligamento de pré-molares extraídos por indicação ortodôntica de pacientes jovens. Esse estudo será baseado na análise de proliferação celular utilizando 3 métodos: contagem em câmara de Neubauer, MTT, e Brd-U; análise da migração utilizando câmara de Boyden e contagem colorimétrica com leitor ELISA; análise da adesão celular por avaliação colorimétrica com leitor ELISA; na expressão de colágeno; e na quantificação de nódulos de mineralização por método Von Kossa. (Suporte financeiro: FAPESP 99/04921-4.)


  P040  

Influência da solubilidade e resistência à tração de cimentos temporários utilizados como agentes de retenção de próteses fixas sobre implantes.

N. DAVID HARARI*, A. MONTEIRO.

UFRJ.

O objetivo deste trabalho é comparar a resistência a tração de cimentos provisórios usados em próteses definitivas sobre implantes, isto é, (Temp Bond e Dycal), com um cimento comercializado especificamente para este fim, a base de poliuretano (Improv). Serão avaliados também a influência da linha de cimento e de parâmetros como solubilidade dos materiais e a sua correlação quanto a resistência a tração. A metodologia divide-se em fases distintas. Dez núcleos protéticos pré-fabricados em liga de titânio serão aparafusados a 10 análogos de implantes feitos em aço inoxidável, que por sua vez, serão incluídos no topo de 10 blocos de resina acrílica. Na base de cada bloco de resina, será incluído o mecanismo ao qual o aparelho de teste de tração será conectado. O enceramento do “coping”, que simulará a coroa protética, será feito sobre o núcleo metálico pré-fabricado. 10 “copings” terão a integridade de suas margens cuidadosamente seladas (G1), enquanto em outros 10 será provocada a presença de linha de cimento através da incorporação de uma camada de material espaçador (G2). Sobre estes serão incorporados anéis de cera para que, após a fundição, possam submeter-se a tração na maquina de testes. Experimento 1: G1 e G2 serão cimentados com um cimento. Após 48 horas os testes de resistência a tração serão feitos. O mesmo teste será realizado com os outros 2 cimentos. Experimento 2: G1 e G2 serão cimentados com um cimento. Os dez blocos de resina, contendo os “copings” cimentados, serão colocados em imersão em água a 37 graus por 30 dias. Após o período de imersão em água, os testes de resistência à tração serão realizados; serão realizados testes idênticos com os outros 2 cimentos.


  P041  

Avaliação da rugosidade após instrumentação da superficie radicular.

R. V. OPPERMANN, F. E. FESTUGATTO*.

PPG Odontologia – CESBEM, ULBRA – Canoas – RS.

O presente estudo tem por objetivo verificar a rugosidade da superfície radicular após o uso de três instrumentos para raspagem e alisamento. Serão selecionados 30 dentes unirradiculares, proveniente de 10 bovinos. Os instrumentos utilizados serão: grupo I: curetas periodontais da série Gracey; grupo II: limas periodontais Dunlop e Hirshfeld; grupo III: instrumento ultra-sônico. Os instrumentos serão alocados seqüencialmente às superfícies dos 30 dentes, de tal forma que todos os grupos serão utilizados em um número igual de superfícies do conjunto de dentes selecionados. Um único instrumentador realizará 12 movimentos com cada um dos instrumentos no terço médio de cada superfície dos dentes selecionados. A análise da rugosidade inicial e final, tanto no sentido longitudinal quanto transversal será medida com um rugosímetro (Mitutoyo) por um examinador cego quanto a distribuição dos grupos experimentais. Serão realizadas três medidas em cada um dos locais predeterminados. Os valores médios de superfície por grupo, em microns, intra e entre grupos, serão comparadas para as faces livres e proximais uma vez que a rugosidade inicial e a área radicular variam nestes dois grupos de faces. Estas medidas serão comparadas por ANOVA e teste de Post-hoc com p < 0,05. Uma análise descritiva por um examinador cego quanto a origem das amostras das superfícies será realizada a partir do exame destas com microscopia eletrônica de varredura em uma amostra aleatoriamente escolhida.


  P042  

Associação entre consistência da dieta e composição inorgânica de saliva.

B. M. FORTALEZA*, A. C. B. BEZERRA.

Odontologia, Universidade de Brasília. Tel.: (0**61) 307-2513.

As glândulas salivares são os órgãos responsáveis pela produção da saliva. A saliva é um líquido constituído de variados componentes orgânicos e inorgânicos. Dependendo do estímulo, a composição se modifica. Estudos que submeteram animais e seres humanos a diferentes protocolos de consistência de dieta têm verificado alterações histológicas nas glândulas salivares e alterações bioquímicas na composição salivar. Este estudo tem por objetivo avaliar a composição mineral da saliva de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos com alimentação predominantemente líquida e sólida. As crianças atendidas na seção de Pediatria do Hospital Universitário de Brasília serão randomizadas para constituir a amostra de estudo. O instrumento de coleta dos dados sobre a consistência de dieta será um questionário alimentar recordatório de 24 horas relatado pelo(s) responsável(is). Este diário informa o número de vezes e a hora aproximada em que a criança se alimentou, os alimentos e a consistência na qual foram ingeridos (líquido, pastoso ou sólido). Amostras de saliva mista não-estimulada (0,5 ml) serão coletadas por intermédio de sucção e a análise mineral realizada pelo método de Espectrometria de Emissão Atômica com Plasma Indutivamente Acoplado – ICP-AES. Foi realizado um estudo-piloto no período de 17 de janeiro e 3 de fevereiro para definir o tamanho de amostra e treinamento dos examinadores. A pesquisa faz parte do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Encontra-se, atualmente, na fase de seleção das crianças e coleta das amostras, não recebendo financiamento.


  P043  

Estudo longitudinal avaliando a relação entre estresse e ansiedade com a periodontite do adulto.

R. S. QUINTANILHA*, A. T. LEÃO, M. V. VETTORE, A. COLOMBO.

Mestrado em Periodontia – FO – UFRJ. Tel.: (0**21) 562-2033.

A relação entre fatores de risco com a progressão da doença periodontal já é conhecida. Fatores psicossociais estão sendo analisados como possíveis fatores de risco. O objetivo do trabalho é fazer um estudo longitudinal de pacientes portadores de periodontite do adulto avaliando a relação do estresse e a ansiedade e a reposta ao tratamento periodontal básico. Inicialmente foi realizado um estudo piloto para calibração intra e inter-examinadores dos dois operadores, com 10 pacientes portadores de periodontite do adulto. Estão sendo selecionados 90 pacientes com mais de 35 anos, divididos em grupo teste e grupo controle. O grupo teste está sendo formado por 60 pacientes, 30 moderados e 30 avançados, e os outros fazem parte do grupo controle. A distribuição dos fumantes é homogênea. Os pacientes não são portadores de doenças sistêmicas. O índice de placa é 2 em pelo menos 80% das faces dentárias de toda a amostra. Os pacientes no início do trabalho, são submetidos a questionários auto-relatório para avaliar o estresse e a ansiedade. Está sendo usado o Inventário de Sintomas do “Stress” (ISS), uma versão modificada da “The Social Readjustment Rating Scale” e o Inventário deAnsiedade Traço-Estado (IDATE). Na mesma sessão é realizado o exame periodontal e coletada a placa bacteriana para exame microbiológico com sonda genômica de DNA. Será utilizada a técnica do Checkerboard DNA-DNA hibridization”, coletando a amostra dos seis sítios mais profundos. Receberão tratamento periodontal básico e serão acompanhados em terapia de manutenção por 3 meses sendo novamente reavaliados clinicamente e microbiologicamente. O estresse e a ansiedade serão analisados através dos mesmos questionários. A raspagem e alisamento radicular está sendo padronizada através da análise de um terceiro operador.

 

Fórum de Projetos Pesquisa - IV ................................................................ 044 à 059

  P044  

Contribuição ao estudo in vitro de materiais usados em retrobturações. Comparações entre cianocrilato, ionômero de vidro e resina composta.

G. QUESADA*, P. SOUZA.

Departamento de Cirurgia – PUCRS.

O problema das apicectomias é não se ter certeza no vedamento do ápice radicular. Levanta-se aqui o seguinte problema: até que ponto materiais como o cianoacrilato, o ionômero de vidro ou a resina composta vedarão o forâmen? Será que através da colocação de uma película de material retrobturador não se conseguirá um vedamento hermético entre o ligamento periodontal e a superfície do ápice que foi recortada? A solução para estas questões justificam a realização desta pesquisa. Se um dos três materiais apresentar um vedamento hermético, haverá a possibilidade de estudos in vivo visando simplificar e facilitar a técnica cirúrgica, diminuindo portanto, o tempo cirúrgico. Com a diminuição do tempo cirúrgico, haverá um melhor pós-operatório, com ganhos para o cirurgião e principalmente para o paciente. O objetivo desta pesquisa in vitro é portanto avaliar o cianoacrilato, o ionômero de vidro e a resina composta no vedamento periapical. As hipóteses que poderão advir com o resultado desta pesquisa serão: cianoacrilato apresentará melhor vedamento periapical em comparação com o ionômero de vidro e a resina composta ionômero de vidro apresentará melhor vedamento periapical em comparação com o cianoacrilato e a resina composta. A resina composta apresentará melhor vedamento periapical em comparação com o ionômero de vidro e o cianoacrilato. Os grupos com preparo do forâmen apresentarão melhor vedamento periapical em comparação com os grupos sem preparo do forâmen. Os grupos sem preparo do forâmen apresentarão melhor vedamento periapical em comparação com os grupos com preparo do forâmen.


  P045  

Avaliação da prevalência de fatores relacionados à não-erupção de caninos permanentes superiores.

A. T. de ABREU*, F. A. M. OLIVEIRA.

Departamento de Cirurgia da Faculdade de Odontologia da PUC/RS. Tel./Fax: (0**51) 320-3538. E-mail: pgodonto@pucrs.br

O objetivo deste trabalho é analisar a prevalência destes fatores relacionado-os a não-erupção de caninos permanentes superiores. Para isso serão examinados trinta e seis pacientes, com idades entre sete e doze anos, provenientes da Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, através de exame clínico e questionário, observando cronologia da erupção de dentes decíduos e permanentes, características clínicas dos caninos decíduos e incisivos permanentes superiores, evidências de erupção dos caninos permanentes, história de traumatismo em região anterior da maxila e história familiar de agenesia e/ou retenção dentária. Serão tomadas impressões dos arcos maxilar e mandibular, feitas com alginato de presa normal, e confeccionados modelos em gesso-pedra tipo IV para estudo do espaço disponível no arco superior para a erupção dos caninos superiores. A direção do trajeto de erupção e a localização dos caninos superiores serão analisadas através de tomografia computadorizada, por aquisição de imagens axiais, com delimitação da área de estudo, em janela para tecido ósseo com espessura de corte de 1 mm e incremento de 1 mm, estando o paciente em “gauntry” 0. Com o programa Dental CT será feita a fixação de cortes oblíquos da área de interesse, com espaço de 1mm/1mm, visualizando o dente em tamanho real. Será escolhido um corte axial para reconstrução multiplanar 2D, com no mínimo dois planos diferentes, visando a localização mais precisa do canino e sua relação com as estruturas anatômicas vizinhas. Com a detecção precoce da possível retenção dentária dos caninos permanentes superiores, visamos o tratamento conservador do problema, evitando a retenção definitiva destes dentes ou sua remoção cirúrgica.


  P046  

Estudo epidemiológico da prevalência e distribuição da cárie dentária em crianças de 0 a 36 meses de idade das zonas urbana e rural do Estado da Paraíba.

A. L. CAVALCANTI*, R. C. DUARTE.

Departamento de Clínica e Odontologia Social – UFPB.

No decorrer dos últimos anos, a Odontologia sofreu inúmeras mudanças, seja no aprimoramento de novos e melhores materiais e técnicas restauradoras seja na criação de uma consciência preventiva por parte da população como um todo. É fato notório que ocorreram ganhos expressivos nos níveis de saúde bucal das populações dos países industrializados e no países em desenvolvimento. O presente estudo tem por finalidade determinar a prevalência e distribuição da cárie dentária em crianças de 0 a 36 meses de idade no Estado da Paraíba. A amostra consistirá de 900 crianças, as quais serão divididas em dois grupos (zonas urbana e rural) de 450 crianças cada. Os critérios para o diagnóstico de cárie estão de acordo com os critérios preconizados pela OMS. A superfície será considerada como portadora de mancha branca quando houver lesão incipiente de cárie, ou seja, área de desmineralização do esmalte com perda de translucidez. Os dados coletados serão submetidos a análise estatística.


  P047  

Avaliação experimental dos efeitos da fixação interna rígida, com microplacas e microparafusos, no crescimento craniano pós-natal de coelhos da raça Oryctolagus cuniculus.

E. S. CARDOSO*, M. G. OLIVEIRA.

Departamento CTBMF – PUCRS.

O trabalho fundamenta-se no paradigma tradicional, quantitativo, sendo um estudo experimental verdadeiro realizado em um modelo animal. Seu delineamento é: R X O1; R X O2 no qual R corresponde aos grupos randômicos, X ao experimento e O à observação. A hipótese de trabalho é: o potencial de crescimento ósseo pós-natal do crânio de coelhos é comprometido pela utilização de microplacas e microparafusos em regiões de rápido crescimento ósseo, sendo a variável dependente: o crescimento ósseo, bem como a variável independente as microplacas e microparafusos. Para tanto, serão utilizados 20 coelhos, machos da raça Oryctolagus cuniculus, selecionados de forma aleatória, nunca de uma mesma matriz, e distribuídos ao acaso em dois grupos: experimental e controle, cada um com 10 animais. Quando atingirem a idade de 6 semanas de vida, os dois grupos serão submetidos a cirurgia. No experimental uma microplaca reta de 4 furos, monocortical, da marca Martin® será posicionada perpendicular à região da sutura craniana coronal direita enquanto no controle, segue-se a mesma seqüência operatória exceto que a mesma microplaca é utilizada apenas como guia para realização de duas perfurações, nas quais serão colocados dois microparafusos. Estas perfurações correspondem aos dois orifícios mais externos da microplaca, o que permite manter uma distância padronizada. Ao atingirem 23 semanas de vida, portanto, 18 semanas de pós-operatório, todos os animais serão sacrificados e peças anatômicas serão preparadas para que mensurações morfométricas diretas possam ser realizadas, com o auxílio de um paquímetro de precisão. As mensurações serão realizadas para aferir as distâncias entre as suturas cranianas: lambdóide-frontal e fronto-nasal. As distâncias serão analisadas do lado em que realizou-se o experimento, na linha média e do lado oposto ao do experimento. Tratamento estatístico será realizado calculando-se média e desvio-padrão de cada distância e a comparação das diferenças entre as medidas das distâncias será realizada utilizando-se o teste t de Student.


  P048  

Controle da largura da base do nariz nas osteotomias maxilares.

H. M. SILVEIRA*, P. J. MEDEIROS.

UNESA/UFRJ/UERJ – Departamento de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. E-mail: hmsilveira@web4u.com.br

O alargamento da base do nariz após osteotomia da maxila é uma situacão clínica bem reconhecida, principalmente nos casos de avanço e/ou impacção da maxila. Este trabalho se propõe a avaliar prospectivamente 20 pacientes, de forma aleatória, que serão submetidos a osteotomia da maxila para reposicionamento anterior e/ou superior. A musculatura da base do nariz será transfixada com fio de aço 2-0 e fixada na espinha nasal anterior com a intenção de prevenir o alargamento da base do nariz. As medidas da largura da base do nariz serão registradas 1 dia antes da cirurgia, ao final da cirurgia e no pós-operatório de 3 e 6 meses. Serão confeccionados modelos de gesso da região nasal de todos os pacientes e comparadas com as medidas obtidas na avaliação clínica.


  P049  

Saúde bucal e diabetes mellitus na população nipo-brasileira: avaliação sócio-odontológica.

N. E. TOMITA, L. E. M. CHINELLATO, R. A. PERNAMBUCO, M. A. TASSO, H. M. ROSA, J. H. CHUN*, T. R. GARCIA,
M. N. JUSTAMENTE, L. J. FRANCO.

FOB-USP, FMRP-USP e HRAC-USP.

Este estudo transversal foi delineado com o objetivo de avaliar as condições de saúde bucal e diabetes mellitus, assim como verificar os níveis de satisfação bucal e os impactos decorrentes das perdas dentárias, na população nipo-brasileira, em Bauru – SP – Brasil. A amostra constitui-se de 1.792 indivíduos, na faixa etária de 30 a 80 anos de idade, ambos os sexos, pertencentes à primeira e segunda geração, que primeiramente foram submetidos a entrevista domiciliar. A entrega da carta de informação ao paciente, termo de consentimento livre e esclarecido e aplicação do questionário OIDP estão sendo realizados no HRAC-USP, bem como os exames médicos, laboratoriais e clínicos, incluindo o exame bucal. O estudo tem como característica ser um estudo “cego”, pelo fato dos examinadores desconhecerem o estado do paciente quanto à saúde sistêmica (particularmente o diabetes mellitus) no momento do exame bucal. O índice CPOD utiliza a metodologia proposta pela OMS (1997). O uso dos indicadores sócio-odontológicos, como o OIDP (“Oral Impacts on Daily Performances”), tem apresentado importância na investigação da satisfação pessoal. Particularmente no presente estudo, objetiva-se a avaliação da satisfação experimentada por adultos e idosos portadores de morbidades sistêmicas como o diabetes mellitus e a influência apresentada por sua associação com as condições bucais e as perdas dentárias.


  P050  

Estudo descritivo das alterações articulares em pacientes geriátricos com artrite reumatóide.

R. B. OLIVEIRA*, M. G. OLIVEIRA, H. W. OLIVEIRA.

Faculdade de Odontologia da PUCRS. Porto Alegre. Doutorado CTBMF – PUCRS.

Este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar alterações na articulação temporomandibular de pacientes geriátricos, portadores de artrite reumatóide, através dos prontuários, entrevista, exame clínico, laboratorial e diagnóstico por imagens (tomografia computadorizada e ressonância magnética). Envelhecimento e alterações inflamatórias degenerativas atingem diretamente a articulação temporomandibular; portanto, um estudo qualitativo de casos, com pacientes acima de 60 anos de idade e portadores de artrite reumatóide visa avaliar, de forma qualitativa, as influências destes fatores sobre a articulação. Uma amostra estipulada previamente de nove pacientes serão selecionados, objetivando-se obter o maior número possível de informações para formulação de um conhecimento dentro das delimitações do estudo. As informações obtidas serão analisadas pela análise de conteúdo de BARDIN e análise modificada por ENGERS. Com as informações analisadas, cada caso, será discutido de forma descritiva, e conclusões serão formuladas para descrever o conhecimento obtido dentro do estudo.


  P051  

Projeto “Aprendendo a Sorrir”. Formação de hábitos para saúde bucal.

M. P. FERNANDES*1,2, L. B. FREITAS-FERNANDES1,3, C. P. FERNANDES1,3.

1BIOTECH Cons. Ltda.; Rio de Janeiro, 2Educação, UFRJ; 3Odontologia, UVA. Tel.: (0**21) 567-6172.
E-mail: monicapinheiro@uol.com.br

Os Parâmetros Curriculares Nacionais definidos a partir da nova Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira, explicita em seus objetivos a necessidade de “conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva”. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, salienta a importância de “interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações relacionadas à saúde e higiene”. O Ministério da Educação, portanto, compreende o cuidado com a saúde um conhecimento científico relevante ao saber da sociedade, e portanto, um assunto escolarizado. O projeto “Aprendendo a Sorrir” em conjunto com as Secretarias Municipal de Saúde e Educação do Rio de Janeiro, objetiva levar um grupo de 1.200 professores de 40 escolas da rede municipal de educação do Rio de Janeiro a participar de um projeto piloto de formação de hábitos positivos para saúde bucal. O projeto consiste de treinamento pedagógico dos professores e da implementação de programa de escovação dentária e controle de dieta cariogênica para 35.000 crianças. O treinamento se dará em duas partes: uma teórica, através de encontros com dentistas, que darão uma visão geral sobre Odontologia Preventiva, e uma parte pedagógica, onde através do Documento de Organização Curricular, o professor será levado a interagir os novos conhecimentos aprendidos com os conteúdos relativos à sua área de atuação. Acreditando na força de mudança intrínseca na ação docente, o projeto “Aprendendo a Sorrir” almeja alcançar uma transformação do ambiente escolar e assim possibilitar a formação de hábitos positivos para a saúde bucal profundamente estabelecidos desde a mais tenra idade.


  P052  

Visão que o aluno de Odontologia tem da multidisciplinaridade no ano 2000.

V. H. T. C. TERRA*, V. B. T. C. DOMINGOS, G. T. C. TERRA.

UNIB – Odontologia.

No decorrer das 2 últimas décadas, muito a Ortodontia e a Fonoaudiologia trabalharam juntas preocupadas com a estabilidade e o equilíbrio nas finalizações dos tratamentos ortodônticos. O atual trabalho tem como objetivo ir muito mais além e demonstrar que a necessidade do tratamento multidisciplinar integrado entre a Fonoaudiologia e a Odontologia vem desde o início da formação do odontológo, uma vez que tanto o cirurgião-dentista como o fonoaudiólogo têm como um dos seus principais objetivos a integridade das funções do sistema estomatognático. Dado o pioneirismo dessa faculdade (Faculdade de Odontologia da Unib) em ter dentro de seu corpo docente um mestre em Fonoaudiologia demonstrando a importância da multidisciplinaridade, propomos pesquisar a visão que o aluno de Odontologia, do novo milênio que estamos entrando, tem relação multidisciplinar dentro do seu curso de graduação. Para tal está sendo aplicado aos alunos dessa faculdade, um questionário contendo 10 questões de múltipla escolha. As questões elaboradas indagam ao aluno o porquê da necessidade de enxergarmos o paciente como um ser complexo e, que “o órgão boca” não apresenta apenas elementos dentários, e sim faz parte de importantes aparelhos neurovitais funcionais como: respiratório, digestivo e fonador.


  P053  

Avaliação do laser diodo infravermelho 830 nm na bioestimulação da cicatrização óssea.

A. N. SILVA JÚNIOR*, R. WEISMANN, A. L. B. PINHEIRO.

Departamento de Cirurgia da Faculdade de Odontologia da PUC-RS. Tel./Fax: (0**51) 320-3538.
E-mail: pgodonto@pucrs.br

Nos últimos anos a utilização de lasers na Odontologia têm se difundido muito rapidamente. Entretanto, estudos com metologia e resultados criteriosos nesta área têm crescido a cada dia. O objetivo deste trabalho in vitro, é avaliar os efeitos do laser diodo infravermelho, com um comprimento de onda estipulado em 830nm, na bioestimulação da cicatrização óssea, utilizando-se uma análise quantitativa. Para isso, serão utilizados 40 ratos da linhagem Wistar, divididos em 4 grupos de 10 ratos(2 controles e 2 experimentais) que serão submetidos a cirurgia onde efetuaremos uma ferida cirúrgica com broca nº 6 no fêmur direito. Após a cirurgia, iniciaremos a terapia com laser diodo 830 nm, com dose de 2,8 Joules de energia, na disposição a seguir: Grupo A (10 ratos): teste – total de 3 aplicações – sacrifício: 7 dias; Grupo B (10 ratos): teste – total de 12 aplicações – sacrifício: 28 dias; Grupo C (10 ratos): controle – total de 3 aplicações – sacrifício: 7 dias; Grupo D (10 ratos): controle – total de 12 aplicações – sacrifício: 28 dias. Após o sacrifício, a amostras obtidas serão fixadas em solução de formalina a 10% e levadas ao laboratório para serem submetidas as técnicas de coloração de rotina (HE e Tricrômicos de Mallory e Masson). As lâminas confeccionadas serão analizadas em um estudo histomorfométrico onde será avaliada a quantidade de tecido ósseo neoformado bem com matriz de tecido conjuntivo adjacente. Os resultados obtidos serão analisados estatísticamente para estabelecimento das conclusões. (Apoio financeiro: CAPES-DS. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FO/PUCRS.)


  P054  

Saúde bucal e diabetes mellitus na população nipo-brasileira: avaliação das condições ósseas.

L. E. M. CHINELLATO, N. E. TOMITA, R. de A. PERNAMBUCO*, L. J. FRANCO.

FOB-USP, FMRP-USP e HRAC-USP. Tel: (**14) 235-8343. Fax: (0**14) 223-4679.

Este estudo multidisciplinar foi delineado para estimar as condições de saúde bucal na população nipo-brasileira, na faixa etária de 30 a 80 anos de idade, ambos os sexos do município de Bauru – SP – Brasil e sua associação com o diabetes mellitus (DM). Na primeira fase, a amostra, estimada em 1.792 indivíduos, recebeu visitas domiciliares para a entrevista quanto às variáveis socioeconômicas. Na segunda fase, a entrega da carta de informação ao paciente, o termo de consentimento livre e esclarecido, assim como os exames médicos, laboratoriais e clínicos, incluindo o exame bucal, estão sendo realizados no HRAC-USP. O estudo tem como característica ser um estudo “cego”, pelo fato dos examinadores desconhecerem o estado do paciente quanto à saúde sistêmica (particularmente o diabetes mellitus) no momento do exame bucal. Os índices IPC e PIP aplicados utilizam a metodologia proposta pela OMS (1997). Uma sub-amostra, constituída pelos indivíduos na faixa etária de 40 a 60 anos, dentada (com pelo menos 24 dentes na boca), ambos os sexos, está sendo selecionada e encaminhada para exame complementar radiográfico (panorâmica e interproximal), onde serão avaliadas as condições ósseas e perda óssea alveolar (mesial e distal). Das imagens radiográficas serão feitas análises pelos métodos convencional e digital, por meio da digitalização indireta, utilizando o programa Digora. Estas informações constituirão um banco de dados a partir do qual objetiva-se avaliar: a) uso do IPC como método de avaliação da condição periodontal e comparação dos indicadores epidemiológicos com os achados radiográficos (pelo método convencional e o digitalizado); b) condição periodontal versus  condição sistêmica (DM); c) condição periodontal versus condição socioeconômica; d) condição periodontal versus questões relacionadas à aculturação.


  P055  

Chupeta – disfunção ou mau hábito?

V. B. T. C. DOMINGOS*, V. H. T. C. TERRA, A. G. KUCHARSKY.

Unib – Odontologia.

O uso da chupeta é um tema bastante polêmico por parte dos profissionais da área da Saúde envolvendo discussões entre fonoaudiólogos, odontólogos, psicólogos, otorrinolaringologistas e pediatras. Sabe-se que a sucção já aparece como reflexa a partir do 4o mês de vida intra-uterina. Após o nascimento é um ato reflexo também chamado de Reflexo de Busca, de Rooting ou Reflexo dos 4 pontos cardeais. A sucção é a primeira forma do bebê se alimentar ajudando a promover o crescimento correto da mandíbula, a modelação do palato, levando ainda ao correto desempenho das funções neuromusculares bucofaciais. Prepara, portanto, o aparelho estomatognático para realizar corretamente as funções de mastigação, deglutição e fala. Segundo Padovan, as causas que levariam ao uso prolongado da sucção de chupeta ou de digital, seriam problemas psico-emocionais, imaturidade neurológica ou hábito apreendido. O objetivo do presente trabalho é pesquisar o que o cirurgião-dentista pensa, na entrada desse novo milênio, à respeito do uso prolongado de chupeta. Após a leitura de um texto elucidativo elaborado pelas próprias autoras (uma fonoaudióloga, uma ortodontista e uma psicóloga), finalizar-se-á a pesquisa com um questionário que terá como tema central a seguinte indagação: chupeta – disfunção ou mau hábito?


  P056  

A Odontologia nos Serviços Especializados (SAE) em AIDS no Rio de Janeiro.

M. A. P. NIELEBOCK.

Departamento de Patologia, Universidade Federal Fluminense – RJ.

O SAE é definido pelo Ministério da Saúde como uma unidade assistencial de caráter ambulatorial, que fixa o paciente portador do HIV/AIDS a uma equipe que o acompanhará ao longo de sua enfermidade. O serviço deverá contar com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, psicólogos e dentistas, conforme previsto nas normas de implantação. Os pacientes infectados pelo HIV necessitam de cuidados odontológicos permanentes. Lesões na mucosa bucal e peribucal são achados comuns nestes pacientes e podem representar os primeiros sinais clínicos da doença, antecedendo até as manifestações sistêmicas. Estima-se que quase metade dos pacientes em questão desenvolverão algum tipo de lesão na região de cabeça e pescoço durante o curso da doença. O objetivo do trabalho é avaliar a inserção da atividade odontológica na equipe multidisciplinar de atendimento ao paciente portador do vírus HIV nos SAEs/RJ. Busca-se aprimorar estes registros através do acompanhamento dos serviços oferecidos pelos SAEs no Estado do Rio de Janeiro. A população estudada será de médicos, dentistas e pacientes destes serviços. O cálculo da amostra está sendo desenvolvido levando em consideração a abrangência do objeto de estudo. O tratamento estatístico será desenvolvido a partir da definição do cálculo amostral. Os métodos de investigação e coleta de dados consistirão em entrevistas com pacientes e questionários acompanhados de álbum seriado aplicados a médicos e dentistas das equipes dos SAEs. (Apoio: CAPES/ Curso de Pós-Graduação de Patologia UFF.)


  P057  

Avaliação funcional da eminectomia no tratamento das luxações da ATM.

G. HAYASHI*, P. J. MEDEIROS.

Faculdade de Odontologia/UFRJ – Departamento de Cirurgia/Doutorado em Odontologia. Tel./Fax: (0**21) 255-2879. E-mail: ghayashi@bridge.com.br

Diversos procedimentos são indicados para o tratamento das luxações crônicas da ATM, dentre eles a técnica cirúrgica da eminectomia. Visamos com este trabalho avaliar a qualidade funcional dos pacientes operados através deste técnica, principalmente a função mastigatória, a regressão do distúrbio e as características particulares da técnica. Estamos selecionando pacientes portadores de luxações crônicas, os quais irão ser submetidos ao tratamento cirúrgico uni ou bilateralmente, de acordo com a sua indicação. Todos os pacientes serão avaliados no pré-operatório, e os seus dados anotados em protocolo de pesquisa próprio, contendo a identificação do paciente e os dados pertinentes a pesquisa. Os dados colhidos durante a pesquisa serão avaliados estatisticamente de acordo com as suas características, ou seja, os dados discretos como: sexo, cor, lado serão avaliados através da distribuição de freqüência simples, dados de variáveis contínuas como: idade, duração e freqüência do distúrbio serão avaliados através das medidas de tendência central e dispersão e as medidas de amplitude de movimento realizadas no pré e pós-operatório serão submetidas ao teste t de Student do tipo pareado. Até o momento realizamos a avaliação e tratamento de dez pacientes, que estão em acompanhamento pós-operatório e aguardando para a obtenção dos dados finais, pretendemos alcançar uma amostra mínima de vinte casos.


  P058  

Educação em Saúde: representações e comportamentos das crianças.

E. C. LEITÃO*, J. WERNER JR., L. C. MAIA.

Pós-Graduação em Odontologia Social – UFF/RJ.

O objetivo do presente estudo é identificar representações, comportamentos e atitudes de um grupo de crianças que podem influenciar o processo de educação em Saúde Bucal, através do trabalho com crenças e conceitos predominantes na sociedade, que geram extrema desvalorização da atuação preventiva. Associam-se, especialmente nas crianças, manifestações de medo, rebeldia, timidez e hiperatividade, dentre outras. Para tanto, serão selecionadas crianças com idade de 5 a 7 anos de turmas da Alfabetização e 1a série da Escola Municipal Heitor Vila Lobos - Niterói. Com as devidas autorizações da escola e dos pais, as crianças serão divididas em dois grupos: (i) com experiência prévia e (ii) sem experiência prévia relacionada ao tratamento odontológico. Elas participarão de atividades educativas individuais e coletivas como higiene oral supervisionada, desenhos, situações dialógicas e confecção de estórias e pranchas, sempre relacionadas à saúde bucal. Esses episódios serão registrados em anotações e filmagens, para que seja feita a Avaliação dos Processos Afetivo-Cognitivos. Nesta avaliação, será utilizado o recurso da Análise Microgenética, ou seja, será observado um processo psíquico a curto prazo, localizando o eixo de avaliação nas relações interpsíquicas (observador/paciente), tendo em vista a identificação, tanto dos modos de operar a realidade, “Tratamento Odontológico”, já formados, como de suas transformações. O observador terá mais do que um papel ativo em examinar e educar, será parte integrante do processo de regulação do comportamento, no processo interativo. Pretende-se, com esse estudo, não apenas coletar e analisar dados, mas fazer dessa avaliação já um exercício da educação em Saúde Bucal e uma fonte de muitas propostas para cada vez mais eficientes formas de atuação.


  P059  

Avaliação do processo educativo sobre maloclusões para gestantes e puérperas.

M. C. B. TEIXEIRA*, E. C. LEITÃO, L. C. MAIA, E. L. SOARES.

Pós-Graduação em Odontologia Social – UFF/RJ. E-mail: rorefa@microlink.com.br

Esta pesquisa tem como objetivo principal a avaliação da presença, do campo de atuação e da efetividade do processo educativo multiprofissional para um grupo de gestantes a respeito da prevenção de maloclusões na primeira infância. Para tanto, será realizado um método de abordagem indutivo, cuja a técnica de coleta de dados utilizada será feita através de observação direta intensiva, tendo como instrumento da coleta de dados um roteiro a ser aplicado sob a forma de entrevista. A análise se desenvolverá entre gestantes e puérperas e profissionais envolvidos no pré-natal. Com relação a gestantes e puérperas, serão analisadas sua percepção e motivação sobre o que vem a ser maloclusão e como elas podem ter uma atuação preventiva no cuidado de seu filho. Através de entrevista com os profissionais da área de Saúde, serão obtidos dados sobre a sua participação como colaboradores da promoção de saúde oral no que diz respeito ao adequado desenvolvimento orofacial da criança. Os sujeitos do estudo serão: cinqüenta gestantes e puérperas, pacientes do pré-natal do Instituto Municipal da Mulher Fernando Magalhães, sem contato com o Serviço de Odontologia; cinqüenta gestantes e puérperas, pacientes do pré-natal do IMMFM, em tratamento no Serviço de Odontologia e quarenta profissionais envolvidos no pré-natal (obstetras, enfermeiras e auxiliares de enfermagem). Duas cirurgiãs-dentistas serão calibradas para fazer entrevistas com as gestantes, puérperas e profissionais, com a menor margem de erro possível. Para as entrevistas, serão utilizados dois roteiros, um para profissionais (quatro questões) e um para pacientes (sete questões), ambos contendo informações pessoais e questões discursivas com respostas prováveis. As informações adquiridas dos dois grupos de gestantes e puérperas e do grupo de profissionais serão relacionadas e comparadas.

 

Fórum de Projetos Pesquisa - V ................................................................ 060 à 077

  P060  

Efeito do tratamento endodôntico nos casos de necrose pulpar sobre o diabetes mellitus.

I. F. BARCELLOS.

Pós-Graduação – Faculdade de Odontologia da UFRJ. Tel.: (0**2l) 562-2008.

O presente estudo avalia as intervenções endodônticas mediatas e imediatas em pacientes portadores de diabetes mellitus tipos 1 e 2, nos casos de necrose pulpar, correlacionando os seguintes aspectos: a) controle metabólico, b) sintomatologia pós-operatório, c) reparo periapical e d) estado vascular prévio. Para tal, foi selecionado um grupo com 60 pacientes diabéticos tipos 1 e 2 os quais pertencem ao ambulatório de nutrologia do HUCFF/UFRJ, controlados, pareados quanto ao sexo e idade entre l5 e 60 anos, apresentando necrose pulpar em dentes unirradicular, que serão subdivididos em dois grupos, os quais receberão o seguinte tratamento: 30 casos com obturações imediatas e 30 casos com obturações mediatas. O estudo será realizado na Faculdade de Odontologia da UFRJ, no Departamento de Clínica Odontológica em três etapas distintas, ou seja, pré-operatória (exames clínico e auxiliares de rotina), operatória (intervenções endodônicas) e pós-operatória (avaliação dos resultados). As intervenções serão avaliadas por critérios clínicos (48 horas após a obturação do canal radicular) e radiológicos (6 e l2 meses). O controle metabólico será registrado pelas glicemias capilares no momento de intervenções e pelos valores de frutosamina mensais. A reparação periapical será diagnosticada radiograficamente O estado vascular será definido pela fundoscopia óptica e pela caplaroscopia. Foram estudados l2 casos de sessão imediatas e l6 de sessão mediatas em análise até a presente data.


  P061  

Análise comparativa da ação de substâncias impermeabilizadoras nas paredes do canal radicular.

A. L. Balaban*, J. L. Lage-Marques.

Endodontia – Universidade Ibirapuera; Endodontia – FOUSP. Tel.: (0**11) 3091-7839. E-mail: jmarques@fo.usp.br

Um dos objetivos primordiais da terapia endodôntica é o aumento da permeabilidade das paredes dos canais radiculares, no intuito de promover a limpeza e desinfecção do sistema endodôntico. Dessa forma a etapa da obturação tem como objetivo, além da preservação do estado obtido no preparo, instituir o selamento e parcial impermeabilização do sistema. Para tanto constitui proposta do presente experimento desenvolver procedimento capaz de atuar na permeabilidade dentinária, analisando o diamino fluoreto de prata, nitrato de prata, ferrocianeto de prata e o tetrafluoreto de titânio, por intermédio de irrigação intracanal. Serão empregados dentes extraídos, sem coroa dental, onde será executado o preparo químico-cirúrgico acorde técnica tradicional (Paiva; Antoniazzi). Os espécimes serão divididos em cinco grupos, sendo um deles o grupo controle. Será realizada a irrigação com 2 ml das substâncias experimentais, que permanecerão por três minutos em contato com a dentina intracanal. Como agente indicador da permeabilidade dentinária seria utilizado o corante Rodamina B 1%, em contato com o endodonto por duas horas. A análise dos resultados dar-se-á por cortes transversais, observados em lupa esterioscópica e microscopia eletrônica de varredura. 


  P062  

Antibacterianos pediátricos: concentração de sacarose e pH.

A. N. SILVA*, V. S. SILVA, L. C. TRUGO, L. C. MAIA.

Pós-Graduação em Odontologia Social – UFF; Departamento de Bioquímica – UFRJ.

Os objetivos deste estudo são: 1) avaliar o conhecimento dos médicos pediatras a respeito da concentração de sacarose (CS) dos antibacterianos (Ab) de uso pediátrico existentes no mercado brasileiro e 2) analisar, laboratorialmente, a CS e o pH dos Ab mais citados. Serão distribuídos questionários para os médicos pediatras da rede pública do município do Rio de Janeiro a fim de obter dados sobre Ab mais prescritos e dos conhecimentos destes profissionais sobre a CS destes medicamentos. Na fase laboratorial, após o estudo piloto (já realizado), serão analisadas três amostras (Am) de cada um dos 20 Ab mais citados no questionário. A análise da CS será feita no Laboratório de Bioquímica Nutricional e de Alimentos da UFRJ através da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, utilizando-se uma bomba HPLC (Isco – USA) com uma válvula de injeção Rheodyne (com alça de 20 ml), um detector de índice de refração (Waters 410 – USA) e uma coluna Lichrospher-5-NH2 (250 x 4 mm i. d. – Merck – Germany), onde a fase móvel será acetonitrila:água (72:28, v/v) a 1,0 ml/min. Dois gramas de cada Am de Ab serão diluídos com água destilada (1:50). Em seguida, a solução será diluída com acetonitrila (1:1). Para cada amostra diluída serão preparados dois eppendorffs. Após centrifugação por 1 minuto, o sobrenadante será analisado no cromatógrafo. A quantificação será obtida através de comparação das alturas de pico com padrões de sacarose, glicose e frutose (Merck). O pH dos Ab será determinado utilizando-se um pHmetro Digimed DM 20 do Laboratório de Odontologia Social da UFF. Os dados serão tabulados e analisados estatisticamente. Espera-se, que ao final deste estudo, os dados obtidos possam contribuir para prescrições mais conscientes com relação aos medicamentos utilizados em crianças.


  P063  

Avaliação do tratamento não-invasivo das lesões de mancha branca.

E. KARL*, L. M. PAULA, A. C. B. BEZERRA.

Departamento de Dentística – Universidade de Brasília.

A cárie é uma doença de etiologia multifatorial cujas lesões são resultantes da interação entre fatores determinantes e confundidores. As lesões iniciais de cárie são representadas clinicamente por manchas brancas que se apresentam opacas e porosas como conseqüência da desmineralização do esmalte. O objetivo deste trabalho é avaliar os processos de remineralização e/ou regressão através do tratamento não-invasivo das lesões iniciais de cárie com a utilização de vernizes de flúor e clorexidina em comparação com o controle de placa profissional. Serão alocados aleatoriamente 30 adultos jovens em 3 grupos (G1, G2, G3). Todos os participantes deverão apresentar pelo menos 1 lesão de mancha branca cervical indicativa de atividade de cárie, que será avaliada de acordo com hábitos de higiene bucal, dieta e índice de placa. G1 receberá verniz de flúor (2%); G2, verniz de clorexidina (1%) e G3, profilaxia profissional. O tratamento não-invasivo consistirá de 4 aplicações de verniz de flúor, clorexidina e profilaxia durante 4 semanas consecutivas. Após evidenciação de placa e profilaxia com pedra-pomes e água, os vernizes serão aplicados em 2 camadas sob isolamento relativo. A cada sessão, as lesões serão fotografadas e avaliadas quanto à regressão, tamanho e brilho superficial. No controle das manchas brancas, que será realizado durante as 4 semanas de tratamento e as 4 semanas subseqüentes, os pacientes que possuírem cavidades receberão tratamento restaurador na Clínica de Dentística do Hospital Universitário de Brasília. Atualmente, o estudo encontra-se em fase de exame e seleção da amostra.


  P064  

Avaliação histopatológica e radiográfica em dentes de cães, submetidos à pulpotomia, utilizando matriz colagênica.

A. S. MEDEIROS*1, L. A. B. SILVA1, M. ROSSI2.

1FORP-USP, 2FMRP-USP. Tel.: (0**16) 602-3995.

O objetivo desta pesquisa é avaliar histopatológica e radiograficamente, o processo de reparo do tecido pulpar e periapical, após realização de pulpotomias em dentes de cães e recobrimento do remanescente pulpar com biomateriais extraídos do pericárdio bovino, desenvolvidos no Instituto de Química de São Carlos - SP. Serão utilizados pré-molares de três cães, num total de sessenta raízes, distribuídos de tal maneira que todas as variáveis fossem estudadas em um mesmo animal. Sob anestesia geral e após o isolamento absoluto e anti-sepsia do campo operatório, será realizada a abertura coronária pela superfície oclusal com pontas diamantadas esféricas. Em seguida a polpa coronária será removida ao nível da entrada do canal radicular, com curetas afiadas. Após a obtenção da hemostasia, obtida por meio de constante irrigação com soro fisiológico, o tecido pulpar remanescente será recoberto com um dos seguintes materiais: Grupo I- matriz de colágeno aniônico liofilizado; Grupo II- matriz de colágeno aniônico liofilizado associada à hidroxiapatita; Grupo III- hidróxido de cálcio (controle positivo), e Grupo IV- óxido de zinco e eugenol (controle negativo). Em seguida, os dentes serão restaurados com amálgama de prata sobre uma base de cimento fosfato de zinco. Após 90 dias, os animais serão sacrificados, as peças desmineralizadas, processadas histologicamente, coradas com hematoxilina e eosina (HE), Tricrômico de Mallory e Brown & Brenn. Histopatologicamente, será avaliado o infiltrado inflamatório, a presença de ponte dentinária ou áreas de reabsorção nos tecidos mineralizados, espessura do ligamento periodontal e presença de bactérias. Radiograficamente, será avaliada a presença de ponte dentinária e integridade da lâmina dura.


  P065  

Estudo sobre Amelogenesis imperfecta em Brasília, DF.

A. C. ACEVEDO, L. M. de PAULA*, H. MESTRINHO, S. A. M. OTERO.

Departamento de Odontologia, FS, UnB, Brasília, DF. E-mail: acevpoppe@uol.com.br

Amelogênese Imperfecta (AI) é um grupo heterogêneo de condições hereditárias que afetam a qualidade e/ou quantidade de esmalte dental. O termo AI limita-se àqueles defeitos que afetam somente esmalte e que não estão associados a alterações morfológicas e/ou metabólicas em outros sistemas do organismo. Diferentes relatos sobre a prevalência de AI indicam valores tais como 0,06:1.000 nos Estados Unidos e 1,4:1.000 na Suécia. Várias classificações tem sido propostas e mais comumente utilizada tem sido a de Witckop,1986, a qual esta baseada nas características clínicas dos defeitos. A limitação desta classificação é a grande variedade de características fenotípicas presentes em uma mesma família, ou em um mesmo indivíduo. Portanto, em 1995, Aldred e Crawford sugeriram uma nova classificação baseada em características genotípicas. Apesar da ocorrência de casos, no Hospital Universitário de Brasília (HUB), com suspeita de AI, não existem relatos de casos nem estudos de prevalência de AI no Distrito Federal. O objetivo do presente projeto é de estabelecer um protocolo diagnóstico que inclua exame clínico dental, histórico familiar, genético e molecular possível de ser aplicado em um estudo de prevalência de AI no DF. Um protocolo de estudo piloto será proposto visando o estabelecimento da metodologia adequada para identificar a ocorrência da AI no HUB que inclui a seguinte seqüência: 1.identificação de possível caso, 2. registro fotográfico, 3. exame radiográfico panorâmico digital, 4. exame genético e molecular, 5. classificação segundo Witckop, 1989, Aldred e Crawford,1995 quando possível. A partir deste estudo piloto poderemos estabelecer um protocolo com as informações essências, viáveis, para execução do levantamento epidemiológico em Brasília.


  P066  

Reparação pulpar e periodontal em dentes autotransplantados.

J. B. G. INTRA*, A. ROLDI, U. V. MEDEIROS .

Doutorado – UFRJ.

Dentre as terapias propostas para solucionar casos de perda traumática acidental de elementos dentários, está o autotransplante, que vem merecendo nas últimas décadas atenção especial dos pesquisadores, tornando-se solução satisfatória para substituição de elementos dentários perdidos. Considerando o reparo pulpar e periodontal como indicativos de sucesso na manutenção fisiológica de  dentes autotransplantados, e baseando-se nas orientações e questionamentos surgidos à partir da revisão de literatura, nos propusemos analisar clínica e radiograficamente 40 dentes autotransplantados nos últimos 5 anos procedentes da clínica de Endodontia da UFES seguindo critérios clínicos e radiográficos. A) Critérios clínicos: respostas sensitivas da polpa dental aos testes de temperatura usando “spray” de difluordiclorometano (–20), e ao teste elétrico com “pulptester” RD101-NTC; alteração de cor da coroa dental; sangramento e morfologia gengival; pesquisa de bolsa periodontal por sondagem e grau de mobilidade dental. B) Critérios radiográficos: pesquisa de calcificações pulpares e aspectos da radiopacidade da luz do canal; presença de reabsorções internas e externas; complementação radicular e as possíveis alterações de forma e tamanho; presença de imagens sugestivas de reabsorções inflamatórias ou anquilose dental; presença de imagens radiolúcidas periapicais sugestivas de necrose pulpar. A análise clínica será realizada em consulta de proservação e tomada radiográfica pela técnica do paralelismo e avaliadas com auxílio de lupa e negatoscópio. Todas as observações pertinentes à alteração de cor, sensibilidade pulpar e complementação radicular serão realizadas comparando com o dente homólogo que permaneceu em sítio de origem.


  P067  

Avaliação de polpas expostas em contato direto com diferentes materiais.

M. A. MASIOLI*, K. R. H. C. DIAS.

Doutorado em Odontologia, UFRJ.

A proposta deste trabalho será avaliar a reação de polpas expostas frente a diferentes materiais. Serão utilizados 30 (trinta) terceiros molares humanos hígidos, com extração indicada, divididos em 5 grupos, utilizando a seguinte metodologia. Radiografia periapical; isolamento absoluto e profilaxia do elemento dental; confecção da cavidade pulpar com aproximadamente 3 mm de diâmetro, utilizando brocas 245 novas e estéreis; exposição com o diâmetro da broca utilizada; lavagem da cavidade com água destilada; secagem com cone de papel absorvente estéril; hemostasia; aplicação dos materiais conforme o grupo pertencente: G I: aplicação do adesivo Prime & Bond 2.1. G II: aplicação do adesivo Syntac. G III: obliteração da exposição pulpar com resina composta de baixa viscosidade Flow-It e aplicação do adesivo Prime & Bond 2.1. G IV: obliteração da exposição pulpar com Mineral Trioxid Aggregate (MTA) e restauração com cimento de ionômero de vidro. G V: (controle 1) aplicação do hidróxido de cálcio P.A, cimento de hidróxido de cálcio e restauração com cimento de ionômero de vidro. G VI: (controle 2): extração de terceiros molares hígidos. Os grupos I, II e III receberão restauração de resina composta Z250. Todos os materiais serão utilizado conforme orientação do fabricante. Os elementos dentais serão extraídos após 120 dias; processará a remoção do terço apical; a fixação pulpar com formol tamponado por 48 horas; descalcificação dental com EDTA; impregnação em parafina; cortes em micrótono; coloração das lâminas com hematoxina e eosina (HE) e Tricrômico de Masson; análise em microscopia ótica.


  P068  

Avaliação em MEV da dentina de molares decíduos submetida a diferentes métodos de remoção de cárie.

M. BREITENBACH*, M. C. FIGUEIREDO, A. S. PINTO, C. M. PITONI.

Odontopediatria da FO-UFRGS. Tel.: (0**51) 316-5027. E-mail: marciacf@mayway.com.br

Apesar da comprovada redução da prevalência da doença cárie em várias regiões do mundo, esta continua sendo uma epidemia, e muitas de suas seqüelas ainda necessitam de intervenções cirúrgicas restauradoras. Estes procedimentos restauradores, valem-se do tradicional uso de instrumentos rotatórios (motores de alta e baixa rotação) que são apontados pelos pacientes, independente de sua idade, como desconfortáveis. Diante deste fato, novas pesquisas têm demonstrado que outros métodos, como o físico através da abrasão ar e o químico-mecânico Carisolv são também eficazes na remoção de tecido cariado, sem no entanto, causar desconforto algum ao paciente, além de preservar muito mais o tecido dentário sadio. O método físico de abrasão ar se utiliza de energia cinética com jato de alta velocidade com partículas abrasivas, para de remoção de tecido cariado. Já o Carisolv utiliza da remoção químico-mecânica da cárie, a partir de dois géis, um de hipoclorito e outro contendo três aminoácidos em associação com o uso de curetas. O objetivo desta pesquisa será de avaliar em microscopia eletrônica de varredura (MEV), a ação destes dois métodos na remoção de tecido cariado da superfície dentinária oclusal de molares decíduos, e, verificar a presença ou ausência de lama dentinária (“smear layer”). Esta pesquisa encontra-se na etapa de finalização do estudo piloto.


  P069  

Detecção de microrganismos superinfectantes em canais radiculares de pacientes submetidos à antibioticoterapia e portadores de infecção endodôntica primária.

P. H. P. FERRARI*1, S. CAI2, A. C. BOMBANA1.

1Departamento de Dentística, Disciplina de Endodontia, FOUSP; 2Departamento de Microbiologia, ICB USP.
Tel.: (0**11) 3091-7839. Fax: (0**11) 4994-9848. E-mail: patferrari@uol.com.br

O presente estudo tem por objetivo detectar a presença de Enterococcus faecalis, Candida albicans e espécies de enterobactérias, em pacientes adultos submetidos à antibioticoterapia e portadores de polpa necrótica com câmaras pulpares fechadas. Para tal serão selecionados, no mínimo, 20 dentes unirradiculares diagnosticados clinicamente como polpa mortificada em fase crônica. Os pacientes serão oriundos de serviços diversos (CAPE - Centro de Atendimento a Pacientes Especiais, Hospital das Clínicas, Hospital Heliópolis) que necessitam fazer uso contínuo de antibióticos. Todos receberão explicações específicas e serão instados a assinarem o termo de concordância consciente para participar, como elemento de pesquisa, acorde normatizações do Comitê de Bioética da Unidade. As amostras serão colhidas do interior dos canais radiculares com cones de papel absorvente esterilizados. A seguir, serão colocados em meio de transporte pré-reduzido (VMGAIII) e enviados ao laboratório para posterior isolamento e identificação dos microrganismos pesquisados. As culturas serão realizadas em meios adequados ao desenvolvimento dos organismos. Sua identificação será baseada no perfil bioquímico apresentado pelas amostras após semeadura em testes específicos. Pretendemos que os resultados nos conduzam a uma avaliação da freqüência dos microrganismos referidos nas infecções de caráter primário nesses pacientes a fim de investigarmos se ocorre ou não seletividade da microbiota endodôntica nestas situações clínicas.


  P070  

Influência do lauril sulfato de sódio sobre o esmalte dentário, associado ou não, ao clareamento.

M. I. GARCIA*, A. A. CASTRO FILHO, M. P. NEISSER.

Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese, Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – UNESP. E-mail: nereg@iconet.com.br

A presença do lauril sulfato de sódio (LSS) – forte detergente aniônico – nos principais dentifrícios, enxaguatórios bucais, xampus e sabonetes, assegura ação bactericida sobre várias espécies bacterianas. Entretanto diversos trabalhos têm demonstrado seus vários efeitos colaterais como dissolução de esmalte dentário, irritação na pele, inflamação e descamação da mucosa bucal, aumento na incidência de estomatite aftosa recidivante, entre outros. A proposta deste trabalho é a avaliação, in vitro, dos efeitos do LSS presente nos dentifrícios, sobre a superfície do esmalte dentário submetida a clareamento dental com peróxido de carbamida a 10%. Considerando-se que a superfície do esmalte pode apresentar desmineralização na presença do agente clareador e do LSS, serão avaliados 60 incisivos bovinos divididos em 3 grupos: dentifrício sem lauril (1); dentifrício B com X% de lauril (2) e dentifrício C com Y% de lauril (3). Cada grupo será subdividido em 4 grupos de 5 dentes sendo: (A) sem clareamento em água destilada, (B) com clareamento em água destilada, (C) sem clareamento em saliva artificial e (D) com clareamento em saliva artificial. Após 7 dias, período recomendado para o tratamento clareador, as superfícies de esmalte serão analisadas sob microscopia eletrônica de varredura (MEV) para avaliação dos efeitos das associações acima citadas.


  P071  

Reparação pulpar e periodontal em dentes autotransplantados.

J. B. G. INTRA*, A. ROLDI, U. V. MEDEIROS.

Doutorado – UFRJ.

Dentre as terapias propostas para solucionar casos de perda traumática acidental de elementos dentários, está o autotransplante, que vem merecendo nas últimas décadas atenção especial dos pesquisadores, tornando-se solução satisfatória para substituição de elementos dentários perdidos. Considerando o reparo pulpar e periodontal como indicativos de sucesso na manutenção fisiológica de dentes autotransplantados, e baseando-se nas orientações e questionamentos surgidos à partir da revisão de literatura, nos propusemos analisar clínica e radiograficamente 40 dentes autotransplantados nos últimos 5 anos procedentes da Clínica de Endodontia da UFES seguindo critérios clínicos e radiográficos. A) Critérios clínicos: respostas sensitivas da polpa dental aos testes de temperatura usando “spray” de difluordiclorometano (-20), e ao teste elétrico com “pulptester” RD101-NTC; alteração de cor da coroa dental; sangramento e morfologia gengival; pesquisa de bolsa periodontal por sondagem e grau de mobilidade dental. B) Critérios radiográficos: pesquisa de calcificações pulpares e aspectos da radiopacidade da luz do canal; presença de reabsorções internas e externas; complementação radicular e as possíveis alterações de forma e tamanho; presença de imagens sugestivas de reabsorções inflamatórias ou anquilose dental; presença de imagens radiolúcidas periapicais sugestivas de necrose pulpar. A análise clínica será realizada em consulta de proservação e tomada radiográfica pela técnica do paralelismo e avaliadas com auxílio de lupa e negatoscópio.Todas as observações pertinentes à alteração de cor, sensibilidade pulpar e complementação radicular serão realizadas comparando com o dente homólogo que permaneceu em sítio de origem.


  P072  

Influência da medicação intracanal com pasta de Hidróxido de Cálcio/PMCC/Glicerina ou com óleo ozonizado no tratamento de dentes despolpados com lesão perirradicular associada. Estudo histológico e histobacteriológico em dentes de cães.

A. M. V. S. PEREIRA.

Departamento de Pós-Graduação – UFRJ.

As lesões periapicais, em determinadas situações, podem tornar-se infectadas por bactérias oriundas de uma infecção endodôntica, mantendo um processo infeccioso e conduzindo muitas vezes ao fracasso da terapia endodôntica convencional. Somente o preparo químico-mecânico do canal não combate as bactérias remanescentes ao sistema de canais radiculares. Para tanto, será realizada uma comparação entre os efeitos da medicação intracanal com pasta H/P/G ou com óleo ozonizado em lesões perirradiculares induzidas em dentes de cães, através de exames radiográficos, histológicos e histobacteriológico. Serão utilizados dentes de 6 cães como modelo experimental. Os dentes serão divididos em dois grupos, onde um grupo os dentes permanecerão expostos à microbiota oral por sete dias para ocorrer sua contaminação, e posteriormente fechados por 90 dias. O outro grupo de dentes terá seus canais inoculados com 0,01 ml de uma cultura de 24 horas de Enterococcus faecalis, contendo aproximadamente 1,5 x 108 unidades formadoras de colônias, e, serão também selados coronariamente por 90 dias. Os dentes então instrumentados pela técnica escalonada e divididos em 3 grupos experimentais: GR.1: obturação em sessão única; GR. II medicação intracanal com pasta H/P/G; GR. III: medicação intracanal com óleo ozonizado. Após 7 dias os canais serão obturados, e decorridos os períodos de 30, 60, 90 e 180 dias de pós-operatório, os dentes serão radiografados, os animais sacrificados e as peças removidas para processamento histológico e histobacteriológico.


  P073  

Análise microscópica da morfologia dentinária após a aplicação do EDTA.

R. A. FARIA*, M. I. S. CÔRTES, J. V. BASTOS.

Departamento de Odontologia Restauradora da FO/UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

O ácido etileno diamino tetracético – EDTA –, associado ao hipoclorito de sódio – NaOCl –, é o agente mais utilizado para remover a “smear layer” endodôntica. Até o momento, a maioria dos estudos apenas qualificam as imagens em presença ou ausência de “smear layer”, método este, questionado devido ao seu aspecto subjetivo. AUN (FO/USP, tese de Doutorado, 1985) salientou que a contagem dos túbulos desobstruídos é um método mais adequado por representar uma análise quantitativa confiável e segura. O objetivo deste trabalho foi definir critérios para a análise da morfologia dentinária após a remoção da “smear layer” endodôntica com EDTA, tais como: túbulos íntegros e desobstruídos e, túbulos danificados após grande desmineralização da dentina peritubular e rompimento da dentina intertubular. Utilizamos 40 fotomicrografias eletrônicas (aumento de 2.000 X) das paredes internas da região apical de pré-molares humanos extraídos. Para conhecimento da morfologia antes da instrumentação e após a formação da “smear layer” utilizamos 5 imagens de cada situação. Após a aplicação do EDTA 17% e NaOCl 2,5%., 30 fotos foram divididas em 12 campos cada, sendo que 10 fotos foram utilizadas para treinamento e calibração do examinador. Das 20 restantes, 8 foram selecionadas aleatoriamente (totalizando 96 campos) para a realização das leituras. Para comparação das leituras utilizou-se o teste t de Student para amostras pareadas e nenhuma diferença foi observada, tanto em relação ao número de túbulos íntegros (p = 0,1811) quanto ao número de túbulos danificados (p = 0,4956). Estes resultados mostraram que o examinador realizou duas leituras semelhantes, sugerindo que o mesmo compreendeu adequadamente a metodologia proposta para a análise da morfologia dentinária após a ação do EDTA. (Apoio: CAPES, PRPq/UFMG.)


  P074  

Análise da instrumentação dos canais radiculares através da Tomografia Computadorizada.

M. A. P. BASTOS*, M. C. G. TANNURE, M. I. S. CÔRTES, J. V. BASTOS.

Departamento de Odontologia Restauradora da FO/UFMG.

Com o advento das ligas de Ni-Ti, uma variedade de técnicas de instrumentação tem sido preconizadas com o intuito de atingir os objetivos ideais de limpeza e formatação do sistema de canais radiculares. Recentemente, a Tomografia Computadorizada foi introduzida como um método eficiente para a avaliação da instrumentação endodôntica com a vantagem de reproduzir uma imagem tridimensional, mantendo a integridade anatômica do canal. O objetivo deste trabalho foi avaliar, através da Tomografia Computadorizada, o desvio do centro do canal após instrumentação com o sistema POW-R, na técnica descrita por Roane em 1998. Além disto foram avaliadas as possíveis falhas durante a instrumentação, tais como bloqueio por acúmulo de raspas de dentina e perda do comprimento de trabalho. Foram selecionados 20 primeiros e segundos molares extraídos, com curvatura das raízes variando entre 25º a 40º. Foram realizadas tomografias antes e após a instrumentação dos canais. As imagens foram obtidas através de cortes seqüenciais no sentido craniocaudal e superpostas para realização das medidas das distâncias mesial e distal, com a finalidade de avaliar o desvio do centro do canal. Não foi possível medir o desvio dos terços apical e médio devido a impossibilidade de visualizar a imagem da luz do canal radicular, pelo método empregado neste estudo; no terço cervical o desvio observado foi significativamente diferente de zero (p < 0,05); não ocorreram fraturas nem deformação plástica; não foram verificadas falhas durante a instrumentação, tais como bloqueio e perda do comprimento de trabalho. (Apoio: Faculdade de Odontologia da UFMG/Clínica de Radiologia Pedro Inácio Dias/BH.)


  P075  

Avaliação das microinfiltrações através das bases seladoras sobre cianoacrilato nos clareamentos.

H. M. R. ASSUMPÇÃO*, R. J. A. CARDOSO.

Departamento de Endodontia da Universidade de Uberaba. Tel.: (0**34) 314-7990. Fax: (0**34) 312-8799.
E-mail: cartafa@zaz.com.br

O clareamento em dentes não-vitais, permite a difusão dos agentes clareadores cáusticos através dos canalículos dentinários, para o periodonto causando inflamação e, conseqüente reabsorção radicular externa. A proposta deste trabalho é avaliar in vitro um novo método de tampão, utilizando o cianoacrilato Super Glue Gel® sob materiais já testados, a fim de impossibilitar ou dificultar a infiltração dessas substâncias. 40 incisivos superiores extraídos, reidratados terão seus canais obturados e uma base seladora será colocada com 2 a 3 mm de espessura, de tal forma que a proteção seja eficaz nas faces M, D e P, protegendo a JAC, deixando a face V livre para receber o clareamento. A substancia eleita é o peróxido de hidrogênio 98% associado ao azul de metileno a 2%, adicionando-se gotas de água destilada, numa consistência pastosa. A infiltração do corante será avaliado, após a clivagem dos dentes, sendo no sentido transversal à altura da JAC e, longitudinal de coroa a ápice. A medição das infiltrações será efetuada com auxílio de um planímetro ou da lupa estereoscópica. Almeja-se com esta pesquisa, um melhor vedamento, possivelmente com menor infiltração das substâncias clareadoras, com uso do cianoacrilato sob os materiais usados como bases seladoras.


  P076  

Avaliação da reabsorção radicular apical em dentes com lesão periapical.

M. I. P. ARANTES*, R. J. A. CARDOSO, H. RODRIGUES (in memorian).

Departamento de Endodontia da Universidade de Uberaba. Tel./Fax: (0**34) 312-7834. E-mail: mia-prata@uol.com.br

Com este trabalho, pretende-se observar radiograficamente e histologicamente a relação existente entre a reabsorção radicular externa e interna na região do forame apical e o limite de trabalho do endodontista. Serão selecionados dentes acometidos por doença periodontal e/ou lesão periapical tendo como indicação clínica a sua avulsão. Após os exames clínicos e radiográficos de rotina e extração do elemento dental, a coleta dos espécimes será feita e estes serão armazenados em formol a 10% tamponado para posterior desmineralização e processamento histológico. A microtomia será feita em cortes seriados de 6 micrômetros, coradas em hematoxilina-eosina. Os cortes histológicos serão avaliados em microscopia ótica comum quanto à presença de reabsorção radicular apical externa pela presença de lacunas de Howship evidentes na superfície radicular apical. A avaliação radiográfica da reabsorção radicular será feita e os resultados serão comparados aos histológicos quanto à presença de reabsorção. Almeja-se, com esta pesquisa, avaliar a relação existente entre a reabsorção externa e interna radicular apical e o canal radicular para determinar o limite apical de trabalho do endodontista nos casos onde se evidencia a reabsorção apical. (Apoio financeiro: Universidade de Uberaba.)


  P077  

Análise morfológica e da infiltração do corante Rodamina B em canais de dentes tratados com TiF4 4%, laser de Nd:YAG e Ca(OH)2.

L. GONÇALVES, A. L. F. NOGUEIRA, J. L. LAGE-MARQUES.

Disciplina de Laser do Curso de Odontologia da Universidade Ibirapuera e Faculdade de Odontologia da USP – SP. E-mail: jmarques@fo.usp.br

O sucesso da terapia endodôntica está ligada, entre outras coisas, à preservação da condição de sanificação alcançada durante o processo de instrumentação do canal radicular. Tal condição deve ser conseguida através da obturação hermética e tridimensional do sistema endodôntico. O tetrafluoreto de titânio e o laser de Nd:YAG alcançam reconhecimento especial em vários segmentos da Odontologia, pela seguintes propriedades: o tetrafluoreto de titânio por agir mais rapidamente que outros fluoretos e proporcionar maior eficiência na captação de flúor pelos tecidos dentais e o laser de Nd:YAG pelo aumento da incorporação de flúor na estrutura após sua irradiação, além da alteração morfológica conseguida pela oclusão da entrada dos túbulos dentinários. Devido a estas propriedades o presente trabalho pretende analisar os efeitos decorrentes da aplicação de ambos na intimidade do canal radicular tendo como base a alteração morfológica e a permeabilidade dentinária. Para tal pretende-se empregar canais de dentes unirradiculares humanos que após o preparo químico-cirúrgico serão divididos em grupos experimentais: Grupo 1 (10) - somente aplicação de laser de Nd:YAG na superfície das paredes do canal; Grupo 2 (10) - somente aplicação de TiF4 4% por irrigação e manutenção por 2 minutos; Grupo 3 (10) - aplicação de TiF4 4% com posterior aplicação de laser de Nd:YAG. Pretende-se também avaliar a interação dos mesmos procedimentos em dentes previamente medicados com hidróxido de cálcio.