Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 1337 Resumo encontrados. Mostrando de 1331 a 1337


TCC033 - TCC Caso Clínico
Área: 9 - Odontogeriatria

Tratamentos minimamente invasivos de harmonização orofacial em paciente idosa com baixa autoestima
Almeida AP, Navarro RS, Santos-Neto AV, Nunez SC
UNIVERSIDADE BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Na Odontologia há um crescimento da procura pelos pacientes, na realização de procedimentos de harmonização orofacial (HOF), e por profissionais, na capacitação e treinamento para o adequado exercício. O objetivo desse relato de caso clinico é apresentar diferentes tratamentos minimamente invasivos de HOF em paciente idosa. Em paciente OMA, 72 anos, feminino, caucasiana, com histórico de câncer de mama, problemas respiratórios, cardíacos moderados, glaucoma, queixa de envelhecimento facial e baixa autoestima. Exame clinico facial detectou manchas cutâneas, desidratação excessiva, ptose de bochecha, rugas ao redor dos lábios e olhos, sorriso gengival. Devido ao histórico de saúde frágil e idade optou-se por tratamentos minimamente invasivos de HOF, individualizado com as necessidades da paciente, com diferentes recursos como estímulo de colágeno e elastina, regeneração tecidual, fios de tração de PDO para efeito lifting, fios de PDO monofilamento lisos para reparação tecidual, ácido hialurônico para reposição de volume e remodelação de áreas que perderam suporte, aplicações de toxina botulínica para relaxamento da musculatura facial. Após total de 5 sessões pode-se observar satisfatória resolução estética e harmonização orofacial da paciente, com aumento da sua autoestima, satisfação do resultado final no convívio social.
Pode-se concluir que os tratamentos individualizados e minimamente invasivos de harmonização orofacial com diferentes recursos por profissional capacitado podem ser efetivos em pacientes idosos.
TCC034 - TCC Caso Clínico
Área: 7 - Estomatologia

Avaliação dos efeitos da ozonioterapia no tratamento de necrose cutânea após utilização de ácido hialurônico em harmonização facial
Ficher E, Nunez SC, Saleh MAK, Navarro RS
Bioengenharia - UNIVERSIDADE BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Na Medicina e Odontologia, há um aumento na procura pelos pacientes na realização de procedimentos de harmonização orofacial (HOF), porém como em todas as áreas ocorrem intercorrências, e o profissional deve estar capacitado para resolução ou minimizar o dano. A ozonioterapia é uma terapêutica com crescente aplicação nas áreas da saúde, com ações antimicrobiana, anti-inflamatória e reparação tecidual. O objetivo desse relato de caso clinico é apresentar os efeitos da ozonioterapia para tratamento de necrose cutânea após HOF. Paciente ASS, masculino, 34 anos, sem doenças de base, foi submetido a HOF por dermatologista com aplicação de ácido hialurônico no mento e resultou em necrose, não foi observado efeito da aplicação da hialuronidase em reverter a lesão. O paciente após 2 dias foi encaminhado ao cirurgião dentista apresentando lesão cutânea com necrose e dor. Foram realizadas sessões diárias de ozonioterapia (gás ozônio 20 mcg/ml) (Ozone & Life, Brasil) ao redor da ferida, o paciente utilizou óleo de girassol ozonizado 3 vezes ao dia, 7 dias (1 L óleo, fluxo 2 L/min gás ozônio 30 mg/L, 6 h gerando óleo ozonizado com 87,3 mEq/Kg de peróxido) (Ozone & Life, Brasil). Outra terapêutica proposta é a aplicação da água ozonizada (gás ozônio 60 mcg/ml em água destilada 5 min- 8 mcg/ml ozônio) para lavar a ferida antes da aplicação do gás. Após as sete sessões foi observada cicatrização da ferida e ausência de desconforto.
Pode-se concluir a efetividade da ozonioterapia para tratamento de necrose cutânea após harmonização orofacial com aplicação de ácido hialurônico no mento.
TCC006 - TCC Revisão de Literatura
Área: 2 - Terapia endodôntica

Alterações pulpares causadas pela radiação ionizante: uma revisão de literatura
Czornobay LFM, Dotto MEP, Duque TM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O câncer de cabeça e pescoço é o sexto tipo mais comum no mundo e tem um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes afetados. A radioterapia é um dos possíveis tratamentos de escolha para essa patologia. No entanto, apresenta uma série de efeitos colaterais. A polpa dental é um tecido conjuntivo frouxo altamente especializado, vascularizado e inervado. Também apresenta células tronco totipotentes e frequentemente está dentro do campo de radiação durante o tratamento. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura a respeito das alterações pulpares que podem ocorrer após o contato com a radiação ionizante. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico do período de 2004 a 2019 nas bases de dados Pubmed, MedLine, Lilacs e Science direct, utilizando as palavras-chave "pulp", "root canal", "radiotherapy" e "radiation". Foram encontrados 210 trabalhos e dez artigos foram incluídos na revisão com base nos critérios de elegibilidade. Os critérios de inclusão foram: estudos em animais e seres humanos que foram publicados nos últimos quinze anos. Os critérios de exclusão foram artigos que não estivessem redigidos em inglês ou português e que não estivessem disponíveis para leitura completa.
Apesar da escassez de estudos mais específicos, ficou evidente que as células pulpares são modificadas após radioterapia. Todavia, este parece ser um evento transitório. Assim, sugere-se que a morfologia celular, condutibilidade sanguínea e o potencial de reparo pulpar não é afetada a longo prazo pela radiação devido a presença de células tronco.
TCC007 - TCC Revisão de Literatura
Área: 2 - Terapia endodôntica

Fatores de influência nos desfechos da avulsão dentária - revisão de literatura e relatos de casos clínicos
Costa VC, Mesquita GC, Almeida GA, Soares CJ, Soares PBF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A avulsão dentária é uma lesão grave com prognóstico dependente de fatores do paciente e manejo do dente avulsionado. O objetivo deste estudo foi investigar fatores de influência no desfecho de avulsão e demonstrar protocolos de tratamento por meio de relatos de casos. Foram avaliados artigos entre 2008 e 2018. Quanto mais jovem o paciente, a substituição é mais rápida, com reabsorções inflamatórias progridem devido à rápida taxa de renovação óssea e aos túbulos dentinários amplos. A permanência por 15 min seco é associada a aumento da reabsorção. O leite é descrito como meio de armazenamento mais acessível e eficaz. Lesões no dente avulsionado podem facilitar o fluxo de bactérias contribuído para reabsorção. Antibióticos sistêmicos não podem impedir ou interromper reabsorção inflamatória, mas podem melhorar a condição geral do paciente. O hidróxido de cálcio é indicado para evitar reabsorção de reposição, mas não por mais de 20 dias, caso contrário pode ocorrer reabsorção inflamatória. Contenções semirrígidas são recomendadas por até 14 dias quando não há fratura óssea. Características imunológicas influenciam a ocorrência de reabsorção. Os 3 casos de reabsorção, 1 adulto e 2 crianças, todos dentes mantidos em meios de armazenamento não ideais até 1 hora.
Quanto mais jovem o paciente, a anquilose se torna mais impactante no desenvolvimento maxilar. Reabsorção radicular pode ocorrer em casos de reimplante. Pais e profissionais devem ter expectativas realistas em relação aos casos de reimplante em pacientes mais jovens.
(Apoio: CAPES  N° 001)
TCC011 - TCC Revisão de Literatura
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Transtorno dismórfico corporal: a importância do conhecimento por profissionais na área de harmonização orofacial
Borba CS, Muknickas DP, Rendohl ES
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um transtorno que acomete a percepção que um indivíduo tem com seu próprio corpo. E, a partir de uma percepção errada, o indivíduo passa a ter uma preocupação exorbitante com determinada parte do seu corpo em que ele acredita ter um defeito. Diante disto, esses pacientes buscam tratamentos estéticos, o que reflete na incidência de 6% a 12 % de pacientes portadores de TDC em tratamento estético. Considerando a alta prevalência do TDC, em pacientes dermatológicos e clínicas de cirurgia plástica, e que os tratamentos cosméticos raramente melhoram seus sintomas, a revisão da incidência, prevalência, evolução e tratamento do TDC foi proposto. Desse modo, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos obtidos nas bases de dados Scielo, Bireme, Pubmed (Medline) e Google Acadêmico referentes aos anos de 1990 até 2019 na língua portuguesa e inglesa. Diante dos resultados obtidos fica clara a necessidade de maiores pesquisas em relação ao diagnóstico clínico do TDC.
É de fundamental importância que o profissional da área estética e médica tenham conhecimento e seja treinado para identificar os pacientes que tenham queixas que sinalizem a presença do TDC, pois estão em uma posição estratégica para reconhecer os sintomas dos pacientes e conduzi-los ao tratamento apropriado. O encaminhamento desses pacientes para o psiquiatra é delicado, visto que, pacientes com TDC possuem o senso crítico prejudicado, e não reconhecem que sua visão pode estar distorcida e que as queixas com a aparência podem estar relacionadas com um transtorno psiquiátrico. Os profissionais da área estética e médica devem adquirir a consciência de que os procedimentos estéticos não são capazes de diminuir os sintomas do TDC, bem como diminuição dos níveis de insatisfação desses pacientes, o que faz desses pacientes não elegíveis para o tratamento estético, sendo fundamental o encaminhamento para tratamento psicológico e/ou psiquiátrico e posterior acompanhamento. Diante do exposto, fica clara a necessidade de maiores pesquisas em relação ao diagnóstico clínico do TDC e também ao treinamento dos profissionais que atuam na área de estética e médica para o diagnóstico e encaminhamento desses pacientes.
TCC020 - TCC Revisão de Literatura
Área: 5 - Dentística

Influência do adesivo autocondicionante no desempenho de restaurações em dentes com cárie relacionada à radiação
Wanghon ZML, Pereira RP, Grando LJ, Camargo AR, Lisboa ML, Gondo R
Odt - Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cárie relacionada à radiação apresenta comportamento biológico atípico e agressivo, com danos na microdureza e mineralização dos tecidos dentais duros, sendo considerada um dos efeitos adversos tardios da radioterapia. Falhas adesivas são frequentes em restaurações realizadas após a radioterapia. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre o desempenho de adesivos autocondicionantes em procedimentos restauradores de dentes com cárie relacionada à radiação. A busca de artigos foi realizada no site PubMed, com as palavras-chave: "Radiotherapy"; "Adhesive"; "Composite Resins". Os critérios de inclusão foram artigos publicados no período de 2009-2019, estudos laboratoriais, revisões literárias e sistemática. Foram selecionados 5 artigos. Estudos apontaram que os adesivos autocondicionantes quando aplicados em dentes irradiados apresentam o mesmo desempenho de dentes não irradiados, fato este que pode estar associado à forte ligação entre os monômeros funcionais do material com os íons cálcio da hidroxiapatita dental, o que favorece uma maior coesão da resina infiltrada após a polimerização e melhor resistência durante a hidrólise. Ainda, as resinas compostas permaneceram estáveis por seu alto potencial adesivo, sua capacidade de vedação, suas propriedades ópticas e sua insolubilidade.
Concluiu-se que os adesivos autocondicionantes apresentam um bom desempenho em restaurações de dentes acometidos por cárie relacionada à radiação. Todavia, mais pesquisas são necessárias neste campo.
TCC028 - TCC Revisão de Literatura
Área: 8 - Periodontia

Penetração bacteriana em membranas utilizadas na regeneração tecidual guiada: uma revisão integrativa
Gil ACK, Schuldt Filho G, Schuldt DPV, Coelho BS, Figueiredo DR, Almeida J
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi identificar, por meio de uma revisão integrativa, se as membranas empregadas nos procedimentos de regeneração tecidual guiada (RTG) são permeáveis às bactérias. A busca da literatura foi conduzida usando as seguintes bases de dados: PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (Lilacs). Foram usados os seguintes descritores e suas combinações: [guided tissue regeneration*] OR [guided bone regeneration*] OR [absorbable membrane*] OR [nonabsorbable membrane*] AND [bacteria*] OR [microrganisms*]. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 8 artigos foram analisados de acordo com o objetivo proposto. Diferentes tipos de membranas foram estudados, como e-PTFE, d-PTFE, colágeno, fibra glicólida, ácido poliglicólico e ácido polilático. A penetração de diversas espécies bacterianas, com destaque para P. gingivalis, S. mutans, A. actinomycetemcomitans, F. nucleatum e S. oralis, foi avaliada por meio de microscopia eletrônica de varredura, análise histológica ou contagem de unidades formadoras de colônias, em períodos que variaram entre 2 horas e 4 semanas. Membranas incorporadas com antimicrobianos demonstraram um retardo na penetração bacteriana. No entanto, a maioria das membranas mostrou-se permeável às bactérias.
A presente revisão identificou 8 estudos, nos quais a maioria das membranas reabsorvíveis e não-reabsorvíveis utilizadas em RTG permitiram a penetração bacteriana.