Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0237 a PN0471 ]
 223 Resumo encontrados. Mostrando de 221 a 223


PN0425 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Construção e validação de um instrumento sobre conformidade do processo de trabalho em Odontologia para o enfrentamento da COVID-19
Silva-Junior MF, Palma LZ, Warmling CM, Castro RG, Carcereri DL, Costa TRF, Pecharki GD, Baldani MH
Saúde I UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou validar um instrumento para aferir a conformidade às medidas de boas práticas para o controle da disseminação da COVID-19 nos serviços de saúde bucal segundo as diretrizes publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A primeira etapa constou de validação de face e conteúdo com oito experts e estudo piloto com 35 cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal. A versão resultou em 37 questões com escala do tipo likert de frequência de 5 pontos. A segunda etapa constou de validação das propriedades psicométricas, com amostra de 1824 profissionais de saúde bucal obtida a partir de estudo transversal on-line realizado na região Sul. Dessa amostra, 52 profissionais responderam ao reteste. A concordância foi substancial a quase completa para 34 itens (coeficiente de correlação intraclasse > 0,60). A reprodutibilidade foi adequada (gráfico de Bland Altman, p = 0,45). A análise de confiabilidade indicou a exclusão de seis por correlação item-total < 0,20 e um por apresentar carga fatorial < 0,30. O instrumento com 30 itens apresentou boa consistência interna (Alfa de Cronbach = 0,86). A análise de componentes principais mostrou cinco dimensões que explicam 51,1% da variância (Kaiser-Meyer-Olkin = 0,86 e esfericidade de Bartlett com p < 0,001). A validade de critério convergente teve correlação positiva moderada (p<0,001).

A versão final do instrumento apresentou propriedades psicométricas adequadas para medir a conformidade às medidas de boas práticas para o controle da disseminação da COVID-19 nos serviços de saúde bucal.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0431 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

COVID-19 em cirurgiões-dentistas do Brasil
Apolonio ACM, Souza VGC, Rodrigues LO, Oliveira MS, Laxe LAC
Parasitologia, Microbiologia e Imunologi UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Diante do cenário pandêmico vivido nos últimos tempos, objetivou-se comparar a contaminação dos cirurgiões-dentistas por COVID-19, a professores de vários níveis da educação. O estudo foi transversal quali-quantitativo, com participantes recrutados aleatoriamente pela estratégia de bola de neve. Cirurgiões-dentistas (n=133) foram pareados com professores do ensino fundamental, médio e superior (n=68) de todo Brasil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário autoaplicável (maio a agosto de 2021). O estudo identificou que os profissionais mais afetados pertenciam à região sudeste, eram do sexo feminino e apresentavam sintomas relacionados à doença. Dos cirurgiões-dentistas, 70% atendiam em clínicas e 68% dos professores estavam em atividade remota exclusiva. Comparando-se as profissões, para as variáveis tipo de exame realizado, resultado do teste e dias de afastamento detectou-se associação estatística (p<0,05).

Assim, este estudo evidenciou que os dentistas se contaminam pouco por COVID-19 comparativamente aos professores, mesmo aqueles estando altamente expostos aos meios de transmissão da doença e estes atuando profissionalmente de forma remota. Entretanto, observou-se que a contaminação pelo vírus ocorreu, possivelmente, durante a vida social de ambos, visto que o contato com familiares diagnosticado para o vírus como positivos ocorreu para a maior parte de ambos os profissionais. Este estudo demonstra que o compromisso para o controle de transmissão do SARS-Cov-2 deve ser levado também para o âmbito social, além do profissional.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0448 - Painel Efetivo
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência da técnica de confecção (Tibase vs. cad cam) no comportamento mecânico e biológico de próteses unitárias sobre implantes
Gomes JML, Limírio JPJO, Santos VR, Santiago-Junior JF, Duque C, Moraes SLD, Rosa CDRD, Pellizzer EP
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento mecânico (desadaptação marginal vertical (DMV), horizontal (DMH) e torque) e microbiológico (quantificação de microrganismos (CFU), microscopia confocal e microscopia eletrônica de varredura). Foram confeccionados 50 corpos de prova (n=10 por grupo) sendo: UCOCR (Ucla com cinta de Cr-Co); CADIN abutment customizado (escâner intraoral));CADEX (abutment customizado (escâner extraoral); TIBASEIN (Tibase (intraoral));TIBASEEX (Tibase (extroral)), os quais foram submetidos à ciclagem mecânica em uma angulação de 30°, a 37°C, 5 x 10⁶ ciclos, 150N e 2,0Hz. Antes (Ti) e após a ciclagem (Tf) foi verificado a perda de torque, a DMV e DMH e os corpos de prova foram imersos a um biofilme multi-espécie, incluindo três cepas de bactérias (Fusobacterium nucleatum Streptococcus mutans e Streptococcus oralis) e uma cepa de levedura (Candida albicans). Uma maior DMV no grupo UCoCr na Ti. O grupo UCoCr apresentou menores valores de DMV comparado ao CadEX e CadIN (p<0,05). Quanto à DMH, UCoCr, TibaseIN e TibaseEX apresentaram subcontorno. Houve diferença significativa entre os grupos UCoCr (subcontorno) e CadEX e CadIN (sobrecontorno). Quanto ao CFU foi possível observar maior adesão no grupo UCoCr comparado ao CadIN. (p<0,05). Não houve uma diferença significativa na comparação dos grupos analisados (p>0,05) na Tf. Quanto CFU foi possível observar uma diferença significativa para o grupo UCoCr (p<0,05) com maior adesão.

Os TiBaseIn ou TiBaseEx apresentam o melhor comportamento mecânico e microbiológico.

(Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP  N° 2018/13179-2)