Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0001 a PN0236 ]
 222 Resumo encontrados. Mostrando de 221 a 222


PN0215 - Painel Efetivo
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação dos ajustes interno e marginal de casquetes de dissilicato em diferentes desenhos protéticos confeccionados em sistema CAD-CAM
Silva LAL, Licurci CAA, Pinto CC, Vieira MAHB, Canabarro A
Programa de Pós- graduação UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A confecção de elementos protéticos com sistemas CAD-CAM já é uma realidade na odontologia. O objetivo desse estudo in vitro foi comparar os ajustes interno e marginal de casquetes unitários de dissilicato de lítio confeccionados sobre diferentes desenhos de munhões em sistema CAD-CAM. Trinta e seis munhões Cone Morse Exact em titânio, munhão anatômico (n=12); munhão anatômico lateral (n=12); munhão universal (n=12) foram utilizados para fabricar 36 casquetes de dissilicato de lítio no sistema Ceramill CAD-CAM em dois laboratórios. Os casquetes foram cimentados e cortados verticalmente. A linha de cimento foi mensurada nas regiões interna e marginal. Os dados foram analisados por Manova. Na avaliação dos ajustes interno e marginal, os valores médios observados para o munhão anatômico, anatômico lateral e universal, respectivamente, foram os seguintes: regiões angulares, 71,1 µm, 81,9 µm e 80,2 µm; regiões lineares, 56,8 µm, 63,1 µm e 63,2 µm; região oclusal, 155,1 µm, 171,1 µm e 141,0 µm; região marginal; discrepância marginal , 63,5 µm, 74,6 µm e 82,5 µm; e marginal absoluta, 90,8 µm, 99,6 µm e 113,8 µm. A hipótese nula de que o sistema CAD-CAM produziria casquetes de dissilicato de lítio com o mesmo padrão em diferentes desenhos foi rejeitada (P<.05).

Dentro das limitações deste estudo in vitro, o sistema CAD-CAM avaliado não conseguiu produzir os casquetes de dissilicato de lítio com o mesmo padrão na avaliação dos ajustes interno e marginal para os diferentes desenhos de munhões. Entretanto, os valores encontrados estão dentro dos aceitáveis clinicamente.

PN0216 - Painel Efetivo
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Biomodificação da superfície de titânio com naringenina: efeito sobre osteoblastos e fibroblastos de gengiva em modelo in vitro
Basso FG, Cardoso LM, Pansani TN, Ribeiro IM, de-Souza-Costa CA
Fisiologia e Patologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O processo de reparo peri-implantar ocorre a partir da hemostasia inicial, seguida pela fase inflamatória, na qual há aumento da concentração local de mediadores inflamatórios, como citocinas, espécies reativas derivadas do oxigênio e metaloproteinases da matriz (MMPs). A manutenção prolongada da fase inflamatória pode resultar em atraso no processo de reparo ósseo e mucoso ao redor dos implantes. Desta forma, o presente estudo avaliou o efeito da biomodificação da superfície de titânio (Ti) com naringenina (NA), um bioflavonóide cítrico, sobre a adesão, viabilidade e síntese de MMPs por osteoblastos (OB) e fibroblastos de gengiva (HGF) cultivados sobre essas superfícies. Para o estudo com OB, os discos de Ti foram alcalinizados e impregnados com NA (10 µg/mL). Para o estudo com HGF, os discos foram impregnados com NA em polietilenogilcol (10 µg/mL). Após colocar individualmente os discos de Ti tratados em placas de 24 compartimentos, procedeu-se o cultivo das células. A adesão e viabilidade celular foram avaliadas após 24 e 48 h, sendo a síntese de MMP-2 e MMP-9 analisada após 3 e 6 h, respectivamente (t-Student; p<0,05). OB e HGF cultivados sobre os discos de Ti biomodificados com NA apresentaram aumento de adesão e viabilidade, bem como tiveram a síntese de MMPs negativamente modulada (p<0,05).

Foi possível concluir que a biomodificação do Ti com NA é uma estratégia capaz de modular células relacionadas ao reparo peri-implantar, o que sugere seu potencial para acelerar o reparo ósseo e mucoso ao redor dos implantes.

(Apoio: CNPq  N° 302108/2019-0  |  FAPs - Auxilio Regular FAPESP  N° 2018/11211-6)