Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2452 Resumo encontrados. Mostrando de 1071 a 1080


PR0198 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Fatores associados ao óbito de crianças e adolescentes com meduloblastoma no Brasil
Moura ABR, Silva VB, Bezerra PMM, Valença AMG, Sousa SA
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se determinar fatores associados ao óbito de crianças e adolescentes com meduloblastoma no Brasil. Trata-se de um estudo com dados secundários por meio de análise dos Registros Hospitalares de Câncer (RHC). Foram incluídos no estudo pacientes de 0 a 19 anos, de ambos os sexos, diagnosticados com meduloblastoma, no período de 2000 a 2019. Foram excluídos os casos que ultrapassaram 365 dias para iniciar o tratamento após a data do diagnóstico, bem como os que apresentavam perda de informações. Empregou-se regressão logística para estimar as associações, calculando-se a razão de chances (OR) com intervalos de confiança de 95%. Dos 944 casos analisados, 28,39% foram a óbito. Pacientes na faixa etária de 5 a 9 anos, 10 a 14 anos e 15 a 19 anos apresentaram menores chances de evoluírem a óbito em 0,84, 0,87 e 0,85 vezes, respectivamente, quando comparados aos de 0 a 4 anos. A presença de mais de um tumor aumentou a chance de óbito em 1,77 vezes. Quanto à região de residência, observou-se que indivíduos com meduloblastoma que residiam no Centro-Oeste (OR=0,88) apresentaram menor chance de evoluírem ao óbito em relação às demais regiões.

A partir dos resultados expostos, sugeriu-se que portadores de meduloblastoma de 5 a 19 anos e que residiam na região Centro-Oeste apresentaram menor perspectiva de evoluir a óbito, enquanto a presença de mais de um tumor constituiu um agravante para esse desfecho.

PR0200 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Degradação da união do reparo de cimento ionômero de vidro modificado por resina
Silva CL, Cavalheiro CP, Lenzi TL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a degradação da união do reparo de um cimento de ionômero de vidro modificado por resina encapsulado (CIVMR) com o mesmo material ou sistema adesivo universal e resina composta. Vinte e quatro blocos (8 x 8 x 4 mm) de CIVMR (Riva Light Cure, SDI) foram envelhecidos por armazenamento em água destilada por 14 dias e submetidos a 5.000 ciclos de termociclagem. Em seguida, os blocos foram abrasionados com lixa de granulação #320 e divididos aleatoriamente de acordo com o protocolo de reparo: CIVMR (Riva Light Cure, SDI), sistema adesivo universal (Single Bond Universal, 3M Oral Care) no modo convencional + resina composta (Filtek Z350 XT, 3M Oral Care) ou sistema adesivo universal (Single Bond Universal, 3M Oral Care) no modo autocondicionante + resina composta (Filtek Z350 XT, 3M Oral Care). Após 24 horas de armazenamento em água destilada, os blocos reparados (8 x 8 x 8 mm) foram seccionados em palitos. Metade dos espécimes foi submetida imediatamente ao teste de microtração e a outra metade após 6 meses de armazenamento em água destilada. Os dados foram submetidos à Análise de Variância de dois fatores e teste de Tukey (α = 0,05). Não houve degradação da união após 6 meses de armazenamento em água. Os maiores valores de resistência de união foram obtidos quando o CIMR foi reparado com o mesmo material (32,3 ± 7,6 MPa). O modo de aplicação do sistema adesivo universal não influenciou na resistência de união do reparo (p < 0,001).

Em conclusão, é preferível reparar uma restauração de cimento de vidro modificado por resina com o mesmo material.

PR0201 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Conhecimento dos pais sobre o bruxismo infantil: uma revisão sistemática e meta-análise
Kominami PAA, Pinto TNN, Leal SC, Takeshita EM, Massignan C
Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática com meta-análise foi determinar a proporção de conhecimento dos pais e responsáveis sobre o bruxismo infantil. A busca foi realizada nas bases de dados Embase, PubMed, LILACS, Scopus e Web of Science e, na literatura cinzenta, Google Scholar, e ProQuest. Para a realização das meta-análises de proporção foi utilizado o Software Jamovi 2.3.21 (Sydney, Australia). A qualidade metodológica foi determinada utilizando o Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist para estudos transversais. Ao total, 332 estudos foram encontrados após a remoção de duplicatas. Dezoito artigos foram selecionados para a leitura completa e quinze estudos foram incluídos, desses, treze foram utilizados na meta-análise sobre conhecimento e seis para a de conceito correto de bruxismo. O desfecho principal foi o conhecimento dos pais acerca do bruxismo infantil. A meta-análise demonstrou que 51% (IC: 0,39 a 0,64; I2=99,18%; p<0,001) dos pais declaram ter conhecimento sobre o bruxismo (população = 5122) e que, acerca do conceito correto de bruxismo, 62% (IC: 0,34 a 0,90; I2= 99,8%; p<0,01) dos pais definiu corretamente (população = 2850). Em geral, os artigos apresentaram boa qualidade metodológica, na qual dois artigos apresentam respostas negativas ou pouco claras, principalmente em relação a fatores de confusão, tipo de questionário e análise estatística utilizados.

Conclui-se que apenas metade dos pais tem o conhecimento sobre o bruxismo infantil e que a maioria soube conceituar corretamente. Registro de protocolo (CRD42023389357).

PR0202 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Impacto do senso de coerência e cárie dentária nas percepções da qualidade de vida em pré-escolares: modelagem de equações estruturais
Araújo ILP, Gomes MNC, Neves ETB, Firmino RT, Paiva SM, Perazzo MF, Granville-Garcia AF
Programa de Pós-graduação em Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo transversal explorou os caminhos pelos quais a cárie dentária e o senso de coerência (SOC) impactam a qualidade de vida relacionada a saúde bucal (QVRSB) de escolares de 5 anos. A amostra foi composta por 729 pares de pais/responsáveis e crianças de escolas públicas e privadas de Campina Grande, Brasil. Os pais/responsáveis responderam ao questionário sociodemográfico e o Sense of Coherence Scale (SOC-13) (alfa = 0,734); além do Scale of Oral Health Outcomes for 5-year-old children (SOHO-5), que apresenta a versão autorrelatada pela criança (alfa = 0,868) e a versão de relato-proxy dos pais/responsáveis (alfa = 0,789). O diagnóstico seguiu o critério do International Caries Detection and Assessment System (ICDAS-II). A modelagem de equações estruturais foi utilizada para determinar as associações diretas e indiretas entre as variáveis incorporadas ao modelo teórico do estudo (95%:IC). As análises estatísticas foram realizadas por meio do software Mplus versão 8.8. O modelo final apresentou um ajuste adequado: RMSA = 0,04 (0,03-0,04), CFI = 0,95, TLI = 0,94 e SRMR = 0,06. O SOC teve um efeito direto maior na QVRSB da criança (coeficiente padronizado [CP]: -0,09; p=0,4) do que na família (CP: -0,27; p=0,04), enquanto a presença de cárie exerceu influência indireta no desfecho.

O senso de coerência foi associado à QVRSB, apresentando maior impacto para o autorrelato da criança sobre QVRSB que quando comparado ao relato-proxy dos pais. Portanto, quanto maior o senso de coerência dos pais, menor o impacto sob a QVRSB de crianças em idade pré-escolar.

(Apoio: CNPq  N° 309021/2019-7)
PR0203 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Efeito da terapia fotodinâmica antimicrobiana em biofilmes duo-espécies de Candida albicans e Streptococcus mutans
Arruda AB, Aguiar-Filho JBS, Sousa MVMS, Soares BLL, Sousa DMS, Silva LCN, Araújo JGL, Costa-Oliveira BE
POS GRADUAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo piloto foi avaliar o efeito da terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) em biofilmes duo-espécies de Candida albicans (Ca) e Streptococcus mutans (Sm). Biofilmes de Ca, Sm e Ca+Sm foram cultivados in vitro sobre discos de titânio (n=4/grupo). O inóculo foi ajustado para cada microrganismo e adicionado ao meio TY (triptone and yeast extract) suplementado com 1% de sacarose (37°C, 5% CO2). O meio de cultura foi trocado diariamente e o pH foi determinado. Após 72 h, parte dos biofilmes foi corada com azul de metileno 0,01% e irradiada com laser de baixa potência (luz vermelha, 660nm) em modo de varredura, com energia total de 9 J e distância média da ponteira variando de 1 a 2 mm. Em seguida, biofilmes expostos e não expostos à aPDT foram coletados por sonicação (7w/30 s) e a contagem de unidades formadoras de colônia (UFC) e a biomassa do biofilme (peso seco do biofilme) foram determinados. Os dados foram analisados a um nível de significância α=5%. A contagem de Ca reduziu significativamente após a aPDT em biofilmes mono e duo-espécies. Entretanto, esta redução não foi observada em biofilmes contendo apenas Sm (p<.05). A maior acidificação do meio ocorreu em biofilmes contendo Sm, os quais apresentaram maior biomassa (p<.05).

Sugere-se que a aPDT pode ser eficaz para a redução da viabilidade de C. albicans em biofilmes orais.

PR0205 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Aprendizagem e incertezas: correlação entre vacina e um modelo híbrido de ensino Pré-Clínico em Ortodontia
Moutinho MV, Berry MCC, Souza MIC, Quintão CCA
Departamento de Ortodontia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Em um mundo Bani, onde a incerteza tornou-se fator central é fundamental entender como essa variável afeta os métodos de ensino e aprendizagem em Odontologia. Com a pandemia da Covid-19 vivenciamos um dos maiores períodos de incerteza de nossa História, trazendo discussões sobre como implementar o que foi aprendido no currículo de Odontologia. Neste sentido, esta pesquisa transversal teve por objetivo identificar possíveis associações no impacto da aprendizagem em um modelo híbrido desenvolvido durante a pandemia do Covid-19 com a variável vacina. Para isso, participaram do estudo estudantes do 6º período matriculados na disciplina de Ortodontia Pré-clínica da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro nos períodos 2020.2 (sem vacina; n= 23), 2021.1 (com vacina; n= 46) e 2021.2 (pós vacina; n=33). O método de ensino foi o mesmo entre os períodos, sendo a única varável o período de vacinação. Os dados sobre a percepção de ansiedade dos alunos foram obtidos a partir de questionário próprio e os resultados de aprendizagem obtidos pelo instrumento RE-AIM e os resultados foram correlacionados entre as turmas. Após descrição dos dados foi feita análise multivariada no SPSS 29, com nível de significância de 5%. Em relação aos dados do RE-Aim em termos de aprendizagem, observou-se que não houve diferenças significativas entre aprendizagem e a vacinação, sendo o modelo de ensino efetivo mesmo em momentos de incertezas.

Os resultados indicaram que tanto as mulheres quanto os homens sentiram 1,04x mais ansiedade no período sem vacinação.

PR0206 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Percepção dos pais sobre o impacto de condições bucais na qualidade de vida de crianças/adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
Procopio SW, Tavares MC, Carrada CF, Scalioni FAR, Ribeiro RA, Paiva SM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a percepção dos pais/cuidadores sobre o impacto das condições bucais na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de crianças/adolescentes com TEA e comparar com a percepção dos pais/cuidadores de crianças/adolescentes sem TEA. Trata-se de um estudo transversal comparativo. Participaram deste estudo 80 crianças/adolescentes com TEA de três a 16 anos, pareados por sexo e idade com 80 crianças/adolescentes sem TEA e seus pais/cuidadores. Realizou-se exame clínico para o diagnóstico da experiência de cárie dentária (CPO-D/ceo-d), das consequências clínicas de cárie dentária não tratada (PUFA/pufa), da presença de placa visível (IPV), do sangramento à sondagem periodontal (ISS), da má oclusão e de traumatismos dentoalveolares (TD). Os pais/cuidadores responderam um questionário sobre condições socioeconômicas e a versão brasileira do Parental-Caregiver Perceptions Questionnaire (P-CPQ), que mensura a QVRSB na perspectiva dos pais/cuidadores. A análise dos dados incluiu o Teste Wilcoxon, o Teste qui-quadrado e regressão de Poisson. A experiência de cárie dentária impactou a QVRSB no grupo com TEA tanto no escore total do P-CPQ (p<0.001) quanto nos domínios "sintomas bucais" (p=0.011) e "bem estar" (p<0.011). Não foram encontradas diferenças entre a percepção de pais/cuidadores de crianças/adolescentes com TEA e a percepção de pais/cuidadores de crianças/adolescentes sem TEA (p=0.721).

A experiência de cárie dentária pode ter impacto negativo na QVRSB de crianças/adolescentes com TEA.

(Apoio: CAPES)
PR0209 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11

Autoestima, tempo de uso de redes sociais e características sociodemográficas de adolescentes
Machado-Silva CBB, Paiva SM, Silva GS, Bendo CB
Saùde Bucal da criança e do adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a associação de variáveis sociodemográficas, tempo de tela em redes sociais, e a autoestima dos adolescentes. Foi realizado um estudo observacional transversal com a amostra de 154 adolescentes de ambos os sexos, com idade de 10 a 19 anos recrutados nas Clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Os adolescentes responderam a versão brasileira validada da Escala de Rosenberg para medir a autoestima e um questionário sobre o tempo de uso de telas em redes sociais. Os pais/responsáveis responderam um questionário sobre dados sociodemográficos dos adolescentes. Os dados foram analisados através do Teste Mann-Whitney e Correlação de Spearman (p<0,05). A análise bivariada demonstrou que meninos relataram maior autoestima (média=30,8 ±4,6) do que meninas (média=28,4 ±5,2; p=0,007). A autoestima era maior entre adolescentes que ficavam menos tempo em frente às telas no uso de redes sociais de segunda a sexta-feira (r= -0,17; p=0,050) e durante os finais de semana (r= -0,26; p=0,002) do que dentre aqueles que ficavam mais tempo exposto à telas nas redes sociais. A cor da pele e a idade dos adolescentes não teve associação com a autoestima (p>0,05).

Conclui-se que meninos e adolescentes que possuem menor tempo de exposição às telas para acesso às redes sociais apresentam maior autoestima.

(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  FAPEMIG)
PR0210 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11

Análise bibliométrica das publicações sobre a erupção de dentes decíduos e permanentes
Fonseca BA, Fernandes TO, Antunes LS, Antunes LAA
PPGO UFF NF FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou realizar uma análise bibliométrica sobre publicações de erupção de dentes decíduos e permanentes para discutir as tendencias e perspectivas globais sobre este tema. A base de dados Scopus foi pesquisada em 14 de janeiro de 2023. A bibliométrica sobre autores, países, fontes e co-ocorrencia de palavras citadas foi feita com o software VOSviewer versão16.18. Após a aplicação dos critérios de exclusão, 492 estudos foram incluídos na análise. Os países mais citados foram os Estados Unidos e Brasil, as fontes Archives of Oral Biology and Journal of Dental Research foram as mais citadas. Kuchler E. C.; Hägg U.; Declerck D; Cavalcanti A. F. C.; Janicha J. foram os autores mais frequentes. Considerando as palavras-chaves, observou-se 3 clusters com 2 clusters bem definidos, foram relacionadas a patologias, desenvolvimento dentário, odontogênese e genética.

O cenário futuro está relacionado com as pesquisas mais recentes desenvolvidas sobre a cronologia e sequência de erupção dos dentes decíduos e permanentes, e os fatores que o alteram, como a genética, e os tratamentos clínicos desenvolvidos sob esta perspectiva estudada.

(Apoio: CNPq  |  Fundação Carlos Chagas Filhos de Amparo a Pesquisa do Estudo do Rio de Janeiro   N° FAPERJ  |  CAPES)
PR0211 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11

Avaliação de 2 métodos de contaminação in vitro no sistema de canais radiculares
Martins HC, Régis JR, Dorigon-Santos J, Mazzon RR, Prado M, Badaró MM, Andrade JSR, Duque TM
ODONTOLOGIA RESTAURADORA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho comparou 2 protocolos de contaminação in vitro estabelecidos na literatura, através da quantificação microbiológica por contagem de UFC de E. faecalis, em lúmen e túbulos dentinários. Foram selecionados 42 pré-molares inferiores humanos, com canal único. Após padronização do tamanho da raiz e diâmetro do canal radicular, os dentes foram divididos em 2 grupos de acordo com o tempo de contaminação: 1 e 21 dias. A coleta microbiológica do lúmen foi realizada com auxílio de cone de papel absorvente. As amostras foram clivadas em 3 terços. Para cada terço, foram utilizadas brocas tronco cônicas diamantadas, em ordem crescente de tamanho e após, os debris eram coletados. Os cones e debris, depositados em microtubos com BHI caldo, foram diluídos e plaqueados em BHI ágar para contagem das UFC's. Os dados foram submetidos à análise estatística. Nas coletas do lúmen e nas 3 profundidades dos 3 terços, a contaminação de 21 dias foi maior e apresentou diferença estatística entre a contaminação de 1 dia. A contagem de UFC do terço apical, foi menor que nos terços cervical e médio, nos 2 grupos, com valores insignificantes para a contaminação de 1 dia. Conclui-se que o biofilme imaturo impediu a penetração bacteriana no interior dos túbulos dentinários.

A formação de biofilme imaturo impediu a penetração bacteriana no interior dos túbulos dentinários.