2467
Resumo encontrados. Mostrando de 1891 a
1900
PI0411 - Painel Iniciante
Área:
5 - Dentística
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação clínica e radiográfica de restaurações indiretas para reabilitação de dentes posteriores: um estudo clínico piloto
Pulga M, Rodrigues-Junior SA, Kinalski MA
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
As restaurações de dentes extensamente danificados são um desafio na prática clínica. O objetivo desse estudo clínico piloto prospectivo foi analisar clínica e radiograficamente restaurações indiretas confeccionadas em resina composta em dentes posteriores. As restaurações foram confeccionadas por alunos habilitados a partir do terceiro e quarto anos de um curso de Odontologia. A amostra foi de conveniência e os elementos dentários incluídos apresentavam ao menos uma cúspide com necessidade de cobertura. A cavidade dentária foi preparada de maneira conservadora, a fim de reduzir os desgastes dentários. As peças foram condicionadas com o agente de união silano e cimentadas com cimento resinoso SetPP (SDI). As restaurações foram avaliadas seguindo critérios modificados da USPHS. O autorrelato de bruxismo foi reportado. Seis pacientes foram incluídos na amostra, sendo os elementos dentários 66.6% superiores e 33.4% inferiores. Nenhum elemento apresentou mobilidade, sangramento a sondagem e placa vísivel no momento da instalação. Nenhum autorrelato de bruxismo foi reportado. Em sua maioria, as peças apresentavam dentes naturais como antagonistas (66.6%). Após 30 dias, nenhum relato de sensibilidade pós-operatória foi reportado. De acordo com os critérios previamente estabelecidos, apenas um elemento (16%) apresentou inadequada adaptação marginal após a cimentação.
Apesar das limitações, as restaurações indiretas em resina composta apresentam-se como alternativa viável para reabilitação de dentes extensamente destruídos.
PI0412 - Painel Iniciante
Área:
5 - Dentística
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Influência da espessura da camada da resina de esmalte no valor e na cor final de estratificações de resina composta
Forgerini G, Madaloni NR, Cadore A, Mezzomo LAM, Gonçalves TMSV, Araujo-Junior EM, Cruz D, Philippi AG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência da camada do esmalte na cor final das restaurações com resina composta. Para isso, foram fabricados corpos de prova com resina Vittra APS com espessuras de 4mm de dentina e diferentes espessuras de esmalte (0,5mm; 1mm e 1,5mm). Através do protocolo estandardizado eLAB obtemos as coordenadas de cores L*a*b*. Com os dados, realizou-se a análise dos valores de L* e o cálculo de 𝛥𝐸00. Os resultados encontrados mostraram diferenças estatisticamente significantes com o aumento das espessuras de esmalte, o valor de L* diminui e apresentou 𝛥𝐸00 incompatível na maioria dos grupos.
Conclui-se que diferentes espessuras de resina composta de esmalte variam o valor de L* e a cor no final da restauração.
PI0413 - Painel Iniciante
Área:
5 - Materiais Dentários
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação clínica de 36 meses de resinas compostas fluidas com diferentes viscosidades e composições químicas: ensaio clínico randomizado
Freitas AR, Ñaupari-Villasante R, Matos TP, Carpio-Salvatierra B, Nuñez A, Duarte LJF, Barceleiro MO, Loguercio AD
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do estudo foi comparar o desempenho clínico de duas resinas compostas fluidas à base de metacrilato e uma resina à base de Ormocer em lesões cervicais não cariosas (LCNCs) após 36 meses de avaliação. Foram realizadas 183 restaurações em LCNCs, aplicando o adesivo universal (Futurabond U, Voco) na estratégia de condicionamento seletivo do esmalte e usando uma das três resinas fluidas (n = 61): metacrilato de baixa viscosidade (GrandioSO Flow, LV), metacrilato de alta viscosidade (GrandioSO Heavy Flow, HV) e resina à base de Ormocer (Admira Fusion Flow, ORM). Todas as restaurações foram avaliadas pelos critérios da FDI após 36 meses. A análise estatística foi realizada usando o teste Kruskall-Wallis (α = 0,05) e a análise de sobrevivência Kaplan-Meier. Após 36 meses de avaliação clínica, 14 restaurações foram perdidas (HV = 7; ORM = 2; LV = 5) e a taxa de retenção foi de 90% para LV, 86% para HV e 96% para ORM, com diferença estatística observada entre HV e ORM (p < 0,05). Para os desfechos secundários, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos (p > 0,05). Apenas 2 restaurações mostraram adaptação marginal clinicamente insatisfatória (LV = 2). Os outros critérios avaliados foram clinicamente aceitáveis.
O desempenho clínico das resinas fluidas avaliadas foi satisfatório após 36 meses, porém HV apresentou mais falhas quando comparado com ORM. O comportamento clínico de resinas compostas fluidas em LCNCs foi dependente de sua fluidez.
PI0414 - Painel Iniciante
Área:
6 - Oclusão / ATM
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Estudo das cargas oclusais transmitidas às atm provenientes do bruxismo cêntrico e excêntrico pelo método de elementos finitos
Côrte JS, Oliveira BF, Lage BF, Landre Júnior J, Seraidarian PI
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Para entender mais sobre a atividade do bruxismo (cêntrico e excêntrico) e suas consequências nos dentes e nas articulações, foi realizado um estudo pelo Método de Elementos Finitos (MEF). O modelo, contendo maxila, mandíbula (ambas apresentando osso cortical e medular), disco articular, esmalte, dentina, polpa e ligamento periodontal (com suas propriedades elásticas), foi criado a partir de uma tomografia computadorizada. Adicionado também ao modelo, resultantes das forças musculares, para simular as cargas do bruxismo e áreas de contatos interproximais e oclusais. Com esse modelo criado foram simuladas duas situações de teste. A primeira, para simular o bruxismo cêntrico (esse modelo apresentou um padrão de contados equilibrados) e outro para o excêntrico (padrão de desoclusão em guia canina). Os resultados demonstraram diferenças significativas entre os modelos.
Desta forma, foi possível concluir que o bruxismo cêntrico e o excêntrico transmitem diferentes cargas às ATM, possibilitando um melhor entendimento dessas cargas nas estruturas anatômicas.
PI0415 - Painel Iniciante
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Análise da acurácia da fotogrametria para escaneamento tridimensional de modelos odontológicos edêntulos inferiores
Franceschetti KR, Oliveira IC, Cordeiro JVC, Fantinel LA, Silva TSO, Zatt FP, Caldas RA
odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do projeto foi avaliar a precisão da técnica de fotogrametria no escaneamento tridimensional de modelo edêntulo inferior. Utilizou-se um modelo edêntulo de manequim odontológico confeccionado em Gesso Pedra Tipo IV, que foi digitalizado por um scanner de bancada (Medit Identica Hybrid) para obter o modelo de referência. Foram obtidos 6 modelos experimentais a partir de tomadas fotográficas com 60 fotos com aparelho smartphone e reconstruídas tridimensionalmente pelo software Agisoft Metashape Standard (v.1.8.2). A precisão do modelo 3D experimental em comparação ao modelo de referência foi mensurada em 100.000 pontos distintos com auxílio do Software CloudCompare (v.2.13) pela sobreposição das nuvens de pontos. Os modelos experimentais apresentaram homogeneidade diante do modelo de referência, com média das diferenças variando entre 0,017mm e 0,036mm (DP variando de ±0,17mm a ±0,25mm). Na análise qualitativa, as regiões que apresentaram maior divergência ao modelo de referência foram fundo de vestíbulo e assoalho lingual, enquanto a área com maior similaridade foi a crista do rebordo alveolar.
Concluiu-se que a técnica de fotogrametria apresenta precisão adequada para a digitalização de modelos edêntulos, sendo uma opção viável em substituição ao scanner de bancada.
PI0416 - Painel Iniciante
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Efetividade do tratamento com overdenture mandibular retida por quatro mini implantes de titânio-zircônia: impacto na qualidade de vida
Vieira NOS, Curado TFF, Paula MS, Silva JR, Nascimento LN, Leles CR
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Autodeclarado "
Cláudio Rodrigues Leles recebeu um auxílio do International Team for Implantology - ITI (Grant 1447_2019) e materiais do Institut Straumann AG, Suíça."
O objetivo deste estudo prospectivo aninhado a um ensaio clínico randomizado foi avaliar o impacto na qualidade de vida relacionada à saúde bucal após instalação de mini-implantes de titânio-zircônia de peça única (Straumann® Mini Implant System) e conversão da prótese total em overdenture mandibular utilizando retentores à base de PEEK. Foi utilizada a versão brasileira da escala OHIP-Edent, composta por 19 itens divididos em 4 dimensões - desconforto durante a alimentação/mastigação, desconforto psicológico, desconforto no convívio social e dor física. As respostas foram numa escala ordinal de 3 pontos - "nunca=0", "às vezes=1", ou "quase sempre=2", e ao final, um escore foi obtido para a escala total e suas dimensões, sendo que quanto menor o escore, maior o impacto negativo sobre a qualidade de vida. A avaliações ocorreram antes da instalação dos mini-implantes (baseline) e 3, 6 e 12 meses após a captura da overdenture. Os resultados mostraram redução significativa (p<0.001) nos impactos negativos das condições bucais na qualidade de vida no acompanhamento de 3 e 6 meses, que foram mantidos no seguimento de 12 meses. A melhora da qualidade de vida ocorreu em todas as dimensões do OHIP-Edent. Não houve diferenças significativas no desfecho avaliado considerando diferentes protocolos cirúrgicos e de carregamento.
O tratamento com overdenture mandibular retida por mini-implantes apresentou resultados satisfatórios no período avaliado, sendo é uma alternativa de tratamento para pacientes com dificuldade de adaptação à prótese total mandibular convencional.
PI0417 - Painel Iniciante
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Desenho digital de modelos articulados para a substituição de próteses totais: Técnica abreviada em 3 sessões clínicas
Ferreira EDF, Pereira ALC, Ribeiro AKC, Sousa LC, Freitas RFCP, Aquino LMM, Carreiro AFP
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esse relato de caso descreve uma técnica abreviada para a determinação das relações maxilomandibulares e reestabelecimento da estética na reabilitação com próteses totais. Paciente do sexo feminino, 56 anos, usuária de prótese total bimaxilar com pigmentação, desgaste dentário e retenção inadequada, foi submetida a 3 sessões clínicas para substituição das próteses. Na primeira sessão, foi realizado o registro maxilomandibular com restabelecimento da dimensão vertical de oclusão. Imagens digitalizadas do conjunto próteses/registro foram obtidas e utilizadas para o desenho dos modelos articulados (rebordos maxilares) com o auxílio dos programas Meshmixer (Autodesk) e Dental Wings (DWOS). Para isso, considerou-se como referência a face vestibular dos dentes das próteses antigas. Então, bases de prova e planos de cera foram confeccionados viabilizando a montagem dos dentes. Na segunda sessão, foi realizada prova clínica dos dentes, seguida da moldagem funcional e um novo registro maxilomandibular. Após vazamento dos moldes funcionais, o conjunto modelos/bases de prova com os dentes em cera foram montados em articulador convencional, permitindo remontagem dos modelos para ajuste oclusal dos dentes após o processamento convencional da base da prótese. Na terceira sessão, as próteses foram instaladas e instruções de higienização/uso foram fornecidas a paciente.
O método proposto permitiu a simplificação de etapas convencionais e manutenção da referência das próteses antigas, aumentando a possibilidade de adaptação e satisfação estética da paciente.
PI0418 - Painel Iniciante
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Mudança de resposta relacionada à repriorização de benefícios antes e após tratamento com overdenture mandibular: estudo prospectivo
Jaime LM, Curado TFF, Nascimento LN, Silva JR, Mckenna G, Leles CR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Mudança de Resposta (Response Shift) refere-se à ideia de que um indivíduo pode sofrer alterações em sua qualidade de vida (QdV) relacionada à saúde se o padrão interno, os valores (prioridades) ou a reconceitualização da QdV mudarem ao longo do tempo, sendo que estas respostas aos mesmos itens pelos mesmos indivíduos podem não ser comparáveis ao longo do tempo. Assim, o objetivo deste estudo prospectivo foi avaliar a mudança de prioridade em relação ao tratamento com implante de pacientes desdentados antes e após (1 ano) tratamento com overdenture mandibular. Indivíduos edêntulos (n=74) receberam overdenture mandibular retida por 4 mini-implantes (Straumann® Mini Implant System) em oposição a prótese convencional. Foi avaliada a mudança de resposta (repriorização -importância relativa de diferentes domínios da qualidade de vida) após tratamento, considerando cinco aspectos: (1) convívio social - CS, (2) conforto - CF, (3) evitar alimentos - EA, (4) mastigação - MA, e (5) confiança - CO. Os participantes ordenaram a sequência de prioridade as cinco dimensões antes e após o tratamento. De acordo com os escores médios obtidos foram definidas as seguintes prioridades: Inicial - MA>CF>CO>CS>EA; Depois - CF>MA>CO>CS>EA. Na comparação da mudança de resposta (Wilcoxon signed-rank test), houve redução de prioridade para MA (p=0,006) e maior priorização de CO (p=0,050).
Mudança de resposta (repriorização) foi observada após 1 ano pós-tratamento em relação aos benefícios percebidos com a mastigação, sendo este um efeito a ser considerado em estudos longitudinais
PI0419 - Painel Iniciante
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Efeito da imersão em soluções alimentícias nas propriedades físicas de uma Vitrocerâmica e um Compósito para Cad/Cam
Sales ALV, Santos TEO, Rodrigues LM, Menezes JMF, Regis RR, Alencar-E-silva FJ, Lima RA
CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de soluções alimentícias na rugosidade superficial e estabilidade de cor (ΔE) de uma vitrocerâmica reforçada com leucita (IPS Empress®CAD) e um compósito de cadeia cruzada de dimetacrilato com carga inorgânica (Tetric®CAD). As amostras de cerâmica e compósito (40 amostras cada) foram obtidas e distribuídas aleatoriamente em cada grupo, de acordo com as soluções de imersão (n = 8): Água destilada (grupo controle); Café; Vinho tinto; Coca-Cola; Chá preto. Os parâmetros foram avaliados antes (T1) e após (T2) imersão, por um período de 60 dias (37°C). As soluções foram trocadas diariamente. Os dados foram submetidos ao teste de normalidade de Shapiro-Wilk, expressos em média e desvio padrão, e comparados pelo teste T ou Mann-Whitney. Comparando os dois materiais (porcelana versus compósito), observou-se mudança de cor (ΔE) significativamente maior para o grupo compósito após imersão em café (1,79±0,37 versus 4,61±1,60; p=0,0003), chá (2,70 ±1,59 versus 7,37±0,77; p<0,0001), e vinho (3,60±1,78 versus 14,87±3,58; p<0,0001). A análise de rugosidade não demonstrou diferença significativa entre os momentos experimentais (antes e após a imersão), bem como entre os materiais (porcelana versus compósito).
Concluiu-se que o material de base compósito, in vitro, é mais suscetível à alteração de cor quando imerso em substâncias comumente presentes na dieta regular, como café e vinho.
PI0420 - Painel Iniciante
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação da linha de cimentação de próteses confeccionadas pelo fluxo digital
Souza MM, Borges MSN, Freitas BN, Macedo AP, Cardoso L, Tirapelli C
Reabilitação Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desse estudo é avaliar a influência do método de digitalização da superfície na adaptação marginal (linha de cimentação) de coroas fresadas em dissilicato de lítio. Um scanner intraoral (IOS) e um scanner extraoral (EOS) foram usados para o registro da superfície do preparo de uma coroa total em um pré molar (n=10 por grupo). Os arquivos obtidos foram usados para fresar 20 coroas em dissilicato de lítio. Essas coroas foram cimentadas sobre os 20 corpos de prova com cimento autoadesivo dual seguindo as instruções do fabricante e de forma padronizada sob uma força de 2,5 N usando uma máquina de teste universal. Após a cimentação, os corpos de prova foram analisados com um microscópio óptico nas faces vestibular, palatina, mesial e distal sendo mensurados nos seguintes pontos: um na direção do centro da marcação de referência da respectiva face e outras duas na direção tangente à margem direita e esquerda da marcação de referência, ao todos foram obtidas 240 medidas. Os dados foram analisados quanto a normalidade (Shapiro Wilk) e homogeneidade de Variância (Levene) e uma vez que essas condições foram atendidas foi realizado Teste t de Student. Não foi observada diferença significante entre a adaptação marginal de coroas cujos preparo foram digitalizados usando EOS ou IOS (p=0,171).
Assim, pode se concluir que não há diferença quanto a adaptação marginal de coroas obtidas considerando os métodos de digitalização testados.
(Apoio: CNPq - PIBIC N° 143875/2021-3)