2469
Resumo encontrados. Mostrando de 671 a
680
PN0608 - Painel Aspirante
Área:
10 - Implantodontia - clínica cirúrgica
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
As modificações macro e microgeométricas dos implantes dentários podem influenciar o reparo ósseo peri-implantar em fumantes? ECR
Chanquini AM, Óbice ALS, Monteiro MF, Cirano FR, Pimentel SP, Corrêa MG, Braz SHG, Casati MZ
odontologia UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar o impacto de diferentes macrogeometrias e modificações nanotopográficas no reparo ósseo peri-implantar em fumantes.Trinta e dois pacientes (≥ 10 cigarros/dia), com necessidade de implante único maxilar ou mandibular bilateralmente, receberam dois implantes distribuídos aleatoriamente em dois grupos: DA - Implantes duplos gravados com ácido (n=32); HCAN - câmaras de cicatrização e nanosuperfície ativada (n=32). O quociente de estabilidade do implante (ISQ) foi avaliado aos 07, 30, 60, 90 e 120 dias após a colocação do implante. DKK1, OPG, OPN, VEGF, EGF, FGF, PlGF, OC, BMP-9, TNF-α e RANKL foram quantificados no fluido peri-implantar 07, 15, 30, 90 e 120 dias após a inserção do implante.ISQ foi maior para implantes HCAN em 60 dias (p <0,05). Os níveis de PLGF foram menores para os implantes HCAN no período de 07 dias (p<0,05). Além disso, os implantes HCAN apresentaram maiores níveis de OPG no período de 30 dias e OPN, BMP-9, FGF-1, PLGF e VEGF no período de 90 dias (p<0,05).Os níveis de EGF foram maiores para os implantes HCAN aos 15, 90 e 120 dias (p<0,05).HCAN apresentou níveis mais baixos de TNF-α aos 07 dias (p<0,05), e níveis mais altos de DKK1 aos 30 dias, enquanto os implantes DA apresentaram maior nível deste marcador aos 90 dias (p<0,05).A macrogeometria e as modificações nanotopográficas tiveram efeito positivo na estabilização do implante em fumantes.
As modificações tiveram efeito positivo na estabilização do implante em fumantes.
PN0609 - Painel Aspirante
Área:
10 - Implantodontia - clínica protética
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Prótese parcial removível inferior auxiliada por implante - modificação de classe I para classe III de Kennedy: Ensaio clínico prospectivo
Moreira RS, Zancopé K, Araujo RZ, Neves FD
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A atrofia óssea posterior mandibular pode levar a uma série de limitações de opções de tratamento sendo, em alguns casos, necessário realizar cirurgias reconstrutivas prévias. Uma excelente alternativa de tratamento para esses casos é o uso de implantes curtos ou transformar um paciente classe I em classe III de Kennedy com o uso de implante dentário posterior. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo prospectivo de pacientes classe I de Kennedy tratados com a colocação de 1 implante posterior bilateral curto e um cicatrizador para suportar a prótese removível, transformando-os em classe III. Para avaliar o benefício desse tratamento os pacientes foram submetidos a testes de performance mastigatória (PM) e força máxima de mordida (FMM). O questionário OHIP-14 também foi aplicado para avaliar a mudança na qualidade de vida frente ao tratamento realizado e todas as análises foram submetidas a testes estatísticos. Para tal, 15 pacientes foram reabilitados, porém apenas 12 foram acompanhados durante o período da pesquisa. Houve melhora estatisticamente significativa na PM e FMM. Além disso, o OHIP-14 melhorou significativamente para os critérios de limitação física, dor e desconforto. A taxa de sobrevivência do implante durante 1,5 anos foi de 93,52%. O dente pilar da prótese apresentou bons resultados clínicos e menor profundidade de sondagem.
Devido às diversas vantagens apresentadas, a possibilidade reabilitadora testada se mostrou uma boa opção para os casos que os pacientes não podem ou não querem passar por reabilitações reconstrutivas complexas.
(Apoio: CAPES | CNPq | )
PN0611 - Painel Aspirante
Área:
1 - Anatomia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação tomográfica da morfologia do sistema de canais radiculares e anatomia de molares inferiores de uma subpopulação brasileira
Bertolini GR, Mantovani VO, Souza-Gabriel AE, Silva RG, Mazzi-Chaves JF, Lopes-Olhê FC, Sousa-Neto MD, Cruz-Filho AM
Departamento Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou o número e a configuração anatômica de canais radiculares de primeiros e segundos molares inferiores de uma subpopulação brasileira, e a influência de gênero e idade nessa configuração. Para tanto, foram analisados 2.400 molares inferiores (sendo 4 molares de 600 pacientes diferentes, n=600) por meio de exames tomográficos padronizados. Cada molar inferior foi categorizado conforme a classificação de Vertucci (I a VIII). Também foi registrada a frequência do número de raízes e canais individuais ou em forma de "C", bem como dados referentes à idade e gênero de cada paciente. Os dados foram analisados estatisticamente pelos testes de Spearman e Wilcoxon (p<0,05). Verificou-se prevalência de duas raízes nos molares inferiores, em homens (34,09 %) e mulheres (58,46 %). A configuração tipo IV foi a mais prevalente na raiz mesial de primeiros (70,15%) e segundos (67,70%) molares inferiores, e a tipo I a mais prevalente na raiz distal de primeiros (83,12%) e segundos (83,15%) molares inferiores. Não houve relação de gênero com o número de raízes (p<0,05), mas houve entre a idade e a configuração do canal (p>0,05). Identificou-se alta frequência de simetria bilateral de primeiros e segundos molares e que molares inferiores com raiz única tendem a apresentar canal em forma de "C", que são principalmente encontrados em mulheres.
O padrão de anatomia identificado nessa subpopulação foi de duas raízes com três canais, configuração tipo IV na raiz mesial e tipo I na raiz distal, com alta frequência de simetria bilateral para primeiros e segundos molares inferiores.
(Apoio: FAPESP N° 2020/10115-3)
PN0612 - Painel Aspirante
Área:
1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Disfunção temporomandibular em pacientes de cirurgia ortognática
Manieri PR, Miotto AV, Silva JSC, Bonotto DMV, Zaroni FM, Costa DJ, Sebastiani AM, Scariot R
Departamento de Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Indivíduos que irão se submeter a tratamento ortodôntico-cirúrgico para correção de deformidades dentofaciais (DDF) possuem uma alta prevalência de desordens temporomandibulares (DTM). A relação entre o diagnóstico de DTM e as DDF ainda é controversa. O objetivo do estudo é avaliar a prevalência de DTM nos pacientes com DDF em preparação ortodôntica para cirurgia ortognática, em comparação aos indivíduos sem deformidade. Foi feito um estudo observacional transversal com grupo de comparação, em que 80 pacientes foram selecionados sendo 40 com DDF e 40 sem DDF. Os diagnósticos de DTM e das variáveis relacionadas aos aspectos psicossociais, comportamentos orais na vigília e bruxismo do sono, foram feitos de acordo com o instrumento Diagnostic Criteria for TMD. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística com IC 95%, utilizando o software IBM SPSS. Os grupos foram similares para comorbidade, hábitos, variáveis psicossociais e a maioria dos diagnósticos de DTM (p>0,05), exceto para artralgia que foi mais prevalente no grupo com DDF(p = 0,01). A artralgia no grupo DDF foi associada positivamente à variável bruxismo do sono (p = 0,046), de modo que os participantes com artralgia tiveram mais relatos de bruxismo do sono no grupo com DDF.
Portanto, a prevalência de artralgia é maior em pacientes com DDF submetidos a tratamento ortodôntico cirúrgico. E, o bruxismo do sono, está associado à ocorrência de DTM articular nesses pacientes.
PN0613 - Painel Aspirante
Área:
1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Papel dos polimorfismos do gene codificador do receptor de melatonina tipo 1 A (MTNR1A) no bruxismo e na qualidade do sono
Gilliet J, Sebastiani AM, Scariot R, Rebellato NLB, Miotto AV, Bonotto DMV, Silva JSC, Costa DJ
Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar o papel dos polimorfismos rs6553010, rs13140012, e rs6847693 do gene MTNR1A no bruxismo do sono e na qualidade do sono. A amostra foi composta por 80 pacientes adultos do setor de estomatologia da Universidade Federal do Paraná. A qualidade do sono foi investigada por meio do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI). O questionário DC/TMD Axis II OBC foi utilizado para diagnosticar bruxismo do sono e bruxismo da vigília, juntamente com o exame físico. A apneia obstrutiva do sono (AOS) foi diagnosticada por meio do índice de dessaturação de oxigênio por polissonografia tipo 4 (Biologix®) para descartar casos de bruxismo secundário a fatores respiratórios. O DNA dos participantes foi coletado de células epiteliais da mucosa bucal para avaliar os polimorfismos rs6553010, rs13140012 e rs6847693 do gene denominado Melatonin Receptor Type 1 (MTNR1A). Todos os dados coletados foram submetidos à análise estatística por meio do software SPSS versão 21.0. O polimorfismo rs6847693 apresentou associação com o bruxismo do sono (p = 0,05) e a latência do sono (p = 0,044) e o rs6553010 foram associados com as variáveis, presença de distúrbios do sono (p = 0,039) e com uso de medicamentos para dormir (p = 0,046). Não houve associação entre o risco de apneia obstrutiva do sono (AOS) e os polimorfismos avaliados (p > 0,05).
Foi encontrada associação significativa entre os polimorfismos do MTNR1A com bruxismo do sono, latência do sono, presença de distúrbios do sono e uso de medicamentos para dormir.
PN0614 - Painel Aspirante
Área:
1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação de terapias locais na prevenção da osteonecrose dos maxilares em ratas senis tratadas com Zoledronato: Resultados preliminares
Rios BR, Silva MC, Ferreira GR, Barbosa S, Simon MES, Ragghianti MHF, Ervolino E, Faverani LP
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos (MRONJ) apresenta patogênese não totalmente esclarecida e não há um protocolo de tratamento consagrado. Nesse sentido, terapias locais adjuvantes podem apresentar o potencial de otimizar o reparo tecidual e assim, sendo promissora na prevenção dessas lesões. O objetivo é avaliar o potencial do óleo de girassol ozoneizado na prevenção de MRONJ em ratas senis tratadas com Zolendronato. Para tanto, 36 ratas Wistar, fêmeas, de 18 meses, onde 15 foram submetidas a caracterização do tecido ósseo e as demais (n=7) se dividem nos grupos: SAL, onde as ratas foram submetidas a aplicações de solução de cloreto de sódio 0,9%; grupo ZOL recebeu aplicação de zoledronato 100μg/kg, ambos a cada 3 dias durante 7 semanas e ZOL+OZN600 também recebeu aplicação de zoledronato e aplicação local de óleo de girassol ozonizado 30ml - 600 mEq/kg em concentração de 0,3 mg/kg, durante 2 minutos nos períodos de 0, 2 e 4 dias pós operatório de exodontia do primeiro molar inferior esquerdo. A eutanásia realiza-se após 28 dias da exodontia. De acordo com os resultados obtidos até o presente, a terapia com OZN600 resultou em maiores regiões de tecido ósseo neoformado em comparação aos grupos ZOL (p<0,05) também com menores regiões de tecido ósseo não vital (p<0,05), qualitativamente, a histologia evidenciou osteócitos na matriz extracelular de tecido ósseo em formação.
Dessa forma, pode-se concluir com os resultados preliminares que a terapia local testada até o presente se mostra capaz de otimizar o reparo prevenindo a MRONJ.
(Apoio: FAPs - Bolsa de iniciação científica N° 2021/05223-4 | CNPq N° 4031 4/2021)
PN0615 - Painel Aspirante
Área:
1 - Anatomia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação do comportamento biomecânico da mandíbula de ratos wistar durante a fase de mordida molar pela análise de elementos finitos
Haddad J
Morfologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O conhecimento da biomecânica do ciclo mastigatório do rato da linhagem Wistar é essencial para entender a remodelação óssea associada a mastigação. Estudos prévios utilizaram dados experimentais para caracterizar o ciclo mastigatório de ratos da linhagem Wistar. Atualmente, análises computacionais têm sido utilizadas como uma alternativa para entender a biomecânica mastigatória. O objetivo deste estudo foi comparar dados experimentais de estudos prévios com dados computacionais relacionados ao comportamento mecânico da mandíbula durante a fase de mordida molar em ratos da linhagem Wistar. Foram construídos modelos de elementos finitos a partir de imagens de micro tomografia computadorizada da mandíbula de um rato wistar macho de 3 meses de idade. A ação muscular mastigatória foi simulada a partir da estimativa virtual da força muscular foi obtida pelo cálculo da área de secção-transversal. A análise de elementos finitos foi realizada em seis fases envolvidas na mordida molar durante o ciclo. Os resultados foram avaliados de acordo com os efeitos das variações das forças musculares em cada fase, para o cálculo da deformação total do ramo da mandíbula. A partir da deformação total foram obtidos os ângulos entre os ramos da mandíbula em cada fase. O ângulo entre os ramos da mandíbula diminuiu a partir primeira fase até a sexta fase.
Conclui-se que os resultados apresentaram padrão biomecânico similar, na fase de mordida molar, de acordo com o descrito experimentalmente em estudos prévios
PN0616 - Painel Aspirante
Área:
1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Terapias preventivas na osteonecrose dos maxilares em ratas ovariectomizadas - resultados preliminares
Oliveira MEFS, Hadad H, de Jesus LK, Pereira-Silva M, Sacilotto GG, Almeida JM, Okamoto R, Souza FA
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar o efeito do óleo ozonizado, beta-tricálcio fosfato (β-TCP), doxiciclina e terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) como prevenção da osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos (OMIM). Para tal, utilizou-se 48 ratas Wistar ovariectomizadas, tratadas com 36 aplicações de 0,066 mg/kg de ácido zoledrônico (ZOL) por via intraperitoneal durante 12 semanas, seguido da exodontia dos molares inferiores direitos e aplicação das terapias locais no alvéolo dentário. Os animais foram divididos em GS (Sham - não foi aplicado ZOL) e não recebeu terapia; GC (Controle - foi aplicado ZOL) e não recebeu terapia; GO (Óleo Ozonizado) aplicação local de óleo ozonizado; GB (β-Tricálcio Fosfato) preenchimento do alvéolo pelo biomaterial em pasta; GP (aPDT) terapia fotodinâmica antimicrobiana; GD (Doxiciclina) preenchimento do alvéolo por gel de doxiciclina a 10%. Após 28 dias realizou-se a eutanásia e posteriormente análise microtomográfica. Os dados foram tabulados e analisados considerando p < 0.05. A análise demonstrou diferença estatística no volume ósseo (BV) em todos grupos quando comparados a GC (p < 0,001). GD apresentou maior média de porcentagem de volume ósseo (BV/TV) (64,73 ± 1,57%) quando comparado a GS (49,97 ± 8,30%, p = 0.022) e aos demais grupos (p > 0.05). Não houve diferenças estatísticas para espessura, separação e número de trabéculas entre os grupos (p > 0.05). Sequestros ósseos foram observados em GC.
As terapias aplicadas como prevenção, com destaque para doxiciclina, foram capazes de diminuir ou eliminar a OMIM no modelo animal utilizado.
(Apoio: FAPs - Fapesp N° 2018/22108-1)
PN0618 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Presença de microrganismos em lesões periapicais associadas a dentes com insucesso no tratamento endodôntico analisadas por Checkerboard
Davidian MES, Bronzato JD, Soares AJ, Marciano MA, Ferraz CCR, Almeida JFA, Gomes BPFA
Odontologia Restauradora FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Microrganismos podem estar presentes em lesões periapicais (LP) de origem endodôntica, as quais na sua grande maioria correspondem a reações inflamatórias. O objetivo deste estudo foi investigar a presença de espécies bacterianas em LP de dentes com insucesso do tratamento endodôntico através do método de hibridização DNA-DNA (Checkerboard). Amostras microbianas foram coletadas durante a microcirurgia endodôntica de 20 LP. As amostras foram preparadas e submetidas ao Checkerboard com sondas para 40 espécies-alvo. Os resultados foram analisados em uma tabela do Excel para testar a frequência e a média de espécies bacterianas. Bactérias foram detectadas em 18 LP. As espécies bacterianas mais frequentes foram Enterococcus faecium (70%), Enterococcus hirae, Prevotella nigrescens, Fusobacterium periodonticum e Leptotrichia buccalis com uma frequência de 60%. O número de espécies nas LP variou entre 1 e 40, com uma média de 12 (±10,7) espécies.
Concluiu-se que diferentes espécies bacterianas, tanto Gram-negativas quanto Gram-positivas, facultativas e anaeróbias estritas estão presentes em LP de dentes com insucesso do tratamento endodôntico
(Apoio: FAPESP N° 2015/23479-5 | CNPq N° 303852/2019-4 | FAPESP N° 2017/25090-3 )
PN0619 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Impacto de diferentes agulhas de irrigação na descontaminação intratubular - Estudo em microscopia confocal
Meneses-Júnior NS, Monteiro SSG, Barros MC, Pedrinha VF, Amorim JVO, Andrade FB
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esse trabalho avaliou a influência de diferentes agulhas de irrigação na descontaminação intratubular sobre biofilme multiespécie. Para tanto, 44 dentes unirradiculares foram contaminados com E. faecalis, C. albicans e S. mutans durante 7 dias a 37°C e então, distribuídos em 4 grupos experimentais de acordo com a agulha de irrigação proposta: G1: extremidade aberta com abertura lateral; G2: extremidade fechada com uma abertura lateral; G3: extremidade aberta; G4: extremidade fechada com duas aberturas laterais. Três coletas microbiológicas foram realizadas: antes e após a biomecânica e outra posteriormente a irrigação final. O material coletado foi diluído a 10-3 e então semeado em placas de Petri armazenadas a 37°C por 48 horas para contagem das unidades formadoras de colônias (UFC/mL). Em seguida, os dentes foram seccionados, corados com Live/Dead e observados em microscópio confocal de varredura a laser, afim de quantificar as bactérias viáveis e não viáveis. A análise estatística foi realizada através dos testes ANOVA seguido de Tukey e por Kruskal-Wallis seguido de Dunn (α=0.05). Houve redução da carga microbiana entre a coletas realizadas, porém sem relação com as cânulas irrigadoras testadas. Quanto a descontaminação intratubular, o pior desempenho foi observado no grupo G2, seguido pelo G1. O G3 apresentou uma performance intermediária e o G4 gerou a melhor resultado, porém sem diferença estatística.
Em conclusão houve redução microbiana da coleta inicial para final e as quatro cânulas geraram desempenho similar na descontaminação intratubular.