Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 1329 Resumo encontrados. Mostrando de 541 a 550


PN0696 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Avaliação da estabilidade do captopril administrado via sonda nasoenteral em pacientes do Mário Palmério Hospital Universitário
Faria JB, Faria HV, Almeida RN, Bortocan R

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O captopril é um potente inibidor da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA) que é indicado no tratamento da hipertensão arterial e insuficiência cardíaca congestiva. A trituração de comprimido de captopril e sua administração via nasoenteral se faz necessário uma vez que não existe no mercado forma farmacêutica em suspensão ou líquida. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a estabilidade do comprimido de captopril 25mg de três marcas de laboratórios, dois genéricos e um similar, após sua pulverização, através do teste de doseamento de teor, seguindo o modelo preconizado de administração de medicamentos via sonda nasoenteral, realizado pelo Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), vinculado à Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, MG. As análises foram feitas através de um espectrofotômetro. Utilizou-se comprimidos de três marcas de captopril 25mg. Foi realizada a pulverização de cada marca em triplicata. Em seguida, fez-se o preparo da suspensão em copos plásticos para cada unidade. Para as análises trabalhou com tempo zero (G1, G2 e S1) e tempo 10' Repouso (G1R, G2R e S1R). Foi observado que tanto no tempo zero quando no tempo 10' Repouso a concentração manteve-se dentro do permitido, entre 90% e 110%. Houve uma concentração maior no resultado do tempo 10' Repouso em relação com o tempo zero, o que se deve a diluição maior de excipientes, consequentemente maior absorção de luz no UV.
Concluiu-se que o captopril se manteve estável, garantindo segurança e eficácia para a administração em leitos hospitalares através de sonda nasoenteral.
PN0697 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Atividade antimicrobiana e antifúngica do Anacardium occidentale Lin.: estudo bibliométrico
Ribeiro AD, Costa BP, Melo WOS, Figueirêdo-Júnior EC, Freire JCP, Gomes DQC, Rodrigues-Júnior JG, Pereira JV
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O crescente uso de plantas medicinais pela população torna necessária a realização de estudos farmacológicos para contribuir com o conhecimento científico e esclarecer os mecanismos desenvolvidos pelos principais compostos presentes nessas plantas. Devido à dificuldade de combater microrganismos resistentes a antimicrobianos convencionais, as plantas tratam-se de uma alternativa eficaz e acessível à população. Anacardium occidentale L., conhecido popularmente como o cajueiro, é uma planta nativa do Brasil, estando também distribuída em diversas outras regiões tropicais ao redor do mundo. Estudos descrevem diversos usos medicinais de Anacardium occidentale L., destacando-se as propriedades anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana. Devido às controvérsias na literatura sobre o uso de compostos de plantas ou o isolamento e purificação das principais substâncias para a prevenção de várias ações terapêuticas, visou-se apresentar um estudo bibliométrico das propriedades antimicrobianas e antifúngicas do caule e da folha do cajueiro. Os seguintes bancos de dados foram analisados: PubMed, Google Acadêmico, SciELO e Science Direct, de onde foram selecionados 24 artigos publicados nos últimos 10 anos. A maioria dos testes envolvendo as espécies microbianas estudadas demonstrou potencial antifúngico positivo e propriedades antimicrobianas.
Os resultados fornecem dados e perspectivas importantes sobre o uso de plantas medicinais que podem contribuir para o tratamento de várias doenças.
(Apoio: UEPB)
PN0698 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Comparação entre terapia convencional e químico-mecânica para remoção seletiva de tecido dentinário cariado: um estudo ex vivo
Lins-Candeiro CL, Santos TML, Bresciani E, Matos FS, Bernardino IM, Turrioni AP, Santos Filho PCF, Paranhos LR
Odontologia Preventiva e Social - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou a eficiência e a eficácia de dois distintos removedores químico-mecânicos comparados à remoção convencional de tecido dentinário cariado. Sessenta dentes humanos cariados recém-extraídos foram distribuídos aleatoriamente em três grupos (n=20): tratamento convencional com broca (TCB), tratamento químico-mecânico com Papacárie Duo® (PPC) e Brix 3000® (BRX). Para a identificação de tecido cariado o operador foi calibrado em dois estudos piloto. A eficiência e a eficácia dos tratamentos foram avaliadas pelo tempo de trabalho para remoção da dentina cariada e pelo teste de microdureza Knoop, respectivamente. O menor tempo de remoção de tecido cariado foi obtido por TCB (54 segundos), seguido por BRX (85 segundos) e PPC (110,5 segundos) (p<0,05). Não foram constatadas diferenças significativas nos valores de microdureza entre os grupos TCB (47,63 ± 22,40 kg/mm²), PPC (48,54 ± 16,31 kg/mm²) e BRX (43,23 ± 13,26 kg/mm²) (p>0,05).
A remoção seletiva químico-mecânica de tecido dentinário cariado apresentou menor eficiência e eficácia semelhante ao tratamento convencional com broca. Brix 3000 foi mais eficiente do que o Papacarie Duo, pois exigiu um menor tempo de procedimento clínico.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 307808/2018- 1  |  CAPES/FAPITEC  N° 1780/2014)
PN0700 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Rugosidade do esmalte dental submetido a escovação com uma pasta contendo caseína fosfato de cálcio amorfo e flúor após desafio erosivo
Sandes-Filho MS
Programa de Pós Graduação - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo da presente pesquisa foi analisar a rugosidade do esmalte dental bovino submetido a escovação com uma pasta contendo caseína fosfato de cálcio amorfo e flúor (CPP-ACP), após desafio erosivo. Foram utilizadas 40 amostras de esmalte dental bovino submetidas a desafio erosivo, com refrigerante à base de cola, por 5 minutos. Os espécimes de esmalte dental foram dividas em 4 grupos (n=10) e submetidos a 7.500 ciclos de escovação com soluções de diluições dos seguintes produtos: MI Paste Plus (CPP ACP+900ppmF), Colgate Total 12®, Tandy® e água destilada (controle negativo). O CPP-ACP+900ppmF proporcionou rugosidade superficial do esmalte semelhante ao grupo controle (ANOVA, p>0,05).
Pode-se concluir que o produto contendo caseína fosfato de cálcio amorfo e flúor não mostrou comportamento abrasivo, representado pela baixa rugosidade da superfície do esmalte dental, após desafio erosivo curto e simulação de escovação de 4 meses, mesmo contendo agente abrasivo na sua composição.
PN0705 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Análise da rugosidade superficial e cinética de formação de biofilme em fios ortodônticos estéticos expostos à fumaça do cigarro
Guimarães MS, Paes-Souza SA, Nojima MCG, Castro ACR, Nojima LI, Sant´Anna EF, Pithon MM, Copello FM
Ortodontia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar efeitos na rugosidade superficial e cinética da formação de biofilme microbiano em fios ortodônticos estéticos expostos à fumaça de cigarro. Segmentos de 5,0 mm de fios das marcas comerciais Aditek (ADT), Rock Mountain (RMO) e TP Orthodontics (TP) foram testados, comparando-se grupos experimentais (GE) e seus respectivos grupos controle (GC). Os GE foram expostos a 21 ciclos de fumaça em câmara específica e hermética, os GC foram armazenados em saliva artificial. A rugosidade da superfície (nGC=5 e nGE=5 para cada marca) foi verificada por rugosímetro óptico Zygo NewView 7100 sob parâmetros de rugosidade média (Ra) e rugosidade de profundidade média (Rz) com área de 0,107 mm² cada. A formação microbiana foi avaliada por três parâmetros do biofilme de Streptococcus mutans colonizados individualmente (nGC=6 e nGE=6 para cada marca): biomassa, matriz extracelular e atividade mitocondrial, com tempo de incubação de 48 horas. Testes ANOVA one way e ANOVA bidirecional foram aplicados para analisar rugosidade da superfície e cinética de formação de biofilme, respectivamente, com nível de significância de 5%. Detectou-se diferença significativa apenas para GE da marca TP no parâmetro de área Rz (p=0,001). Não houve significância estatística (p>0,05) para os parâmetros avaliados de formação do biofilme.
Conclui-se que a fumaça de cigarro pode ser reconhecida como possível razão para degradação da superfície de fios estéticos, porém sem alterar significantemente a cinética de formação do biofilme de Streptococcus mutans.
PN0707 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Tradução e adaptação cultural do "Illness Perception Questionnaire-Revised for Dental" para o português brasileiro
Aguiar MIB, Basso BL, Goettems ML, Azevedo MS, Costa VPP, Rocha RASS, Barbosa TS
Patologia e Pacientes Especiais - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou realizar a tradução e adaptação cultural do instrumento em língua inglesa "Illness Perception Questionnaire-Revised for Dental" (IPQ-RD) para o Português Brasileiro. O IPQ-RD é composto por 34 itens que avaliam a representação/percepção cognitiva e emocional dos pais/responsáveis por crianças acometidas por cárie dentária, com opções de resposta em escala Likert de 5 pontos, variando de "concordo totalmente" (escore 1) até "discordo totalmente" (escore 5). Quanto maior escore, menor a percepção da doença. A tradução foi realizada com base em protocolo que consistiu na tradução para o Português Brasileiro, tradução reversa para o inglês e revisão por Comitê de Especialistas. A versão traduzida foi aplicada em 15 pais/responsáveis para verificar o nível de compreensão do instrumento. Em alguns itens, as versões feitas por ambos os tradutores foram idênticas; em outras, uma ou outra versão foi priorizada; já em outras, optou-se por modificar termos para se ter maior clareza do item. Após a aplicação do pré-teste, verificou-se que três questões foram incompreendidas por mais de 15% da amostra, sendo os itens revisados pelo Comitê de Especialistas. A versão adaptada foi aplicada em um novo pré-teste, com amostra de pais/responsáveis (n=15) diferentes da primeira etapa, obtendo-se nível de compreensão satisfatório para todas as questões do instrumento.
O IPQ-RD foi traduzido para o Português Brasileiro e ajustado ao contexto cultural de pais/responsáveis por crianças com cárie dentária por meio de adaptações semânticas, idiomáticas e culturais.
(Apoio: CAPES)
PN0708 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Fatores associados ao uso de chupeta entre filhos de mães surdas e filhos de mães ouvintes
Silveira KSR, Saddi LCS, Martins-Pfeifer CC, Abreu LG, Nogueira RF, Prado IM, Paiva SM, Serra-Negra JMC
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo transversal comparativo analisou os fatores associados ao uso de chupeta entre filhos de mães surdas e ouvintes. Participaram do estudo 116 mães (29 surdas e 87 ouvintes) de Belo Horizonte, Minas Gerais e seus filhos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética institucional (49803115.4.0000.5149). As mães responderam sobre hábitos de sucção nutritiva e não-nutritiva, fatores sociodemográficos e preencheram a versão brasileira do questionário autoaplicável Inventário Ansiedade de Beck (IAB), que verificou sintomas de ansiedade. Para as mães surdas, utilizou-se a Língua Brasileira de sinais (LIBRAS). Foram utilizados os testes qui-quadrado da razão de verossimilhança e Kruskal-Wallis. A média de idade das mães foi de 32 anos (DP=7,4) e dos filhos 3,15 (DP=1,04). Os filhos de mães surdas que utilizaram chupeta tiveram uma maior prevalência de partos prematuros (p=0,003) e as mães surdas apresentaram um nível maior de ansiedade (p=0,003). O uso de mamadeira foi associado ao uso de chupeta e a maior duração da amamentação natural foi associada ao não uso da chupeta independentemente se a mãe era surda ou ouvinte (p> 0,001).
Concluiu-se que filhos de mães surdas que usaram chupeta tiveram uma maior prevalência de partos prematuros e suas mães um maior nível de ansiedade, quando comparadas às mães ouvintes. Mães que ofereceram mamadeira também ofereceram chupeta a seus filhos e as crianças que não utilizaram chupeta foram aquelas que tiveram aleitamento materno por um período maior. A inclusão deve estar inserida nas políticas públicas de promoção de saúde.
(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  FAPs - Fapemig)
PN0710 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Avaliação do impacto na qualidade de vida de pacientes tratados com aparelhos fixos estéticos e alinhadores tipo invisalign
Borbolla RR, Delgado IF, Narimatsu DMS, Faltin-Junior K, Ortolani CLF
Ortodontia - UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto na qualidade de vida durante o tratamento ortodôntico de pacientes com aparelho fixo estético e alinhadores do tipo Invisalign. Esta pesquisa foi realizada em consultórios particulares da cidade de São Paulo, com 66 pacientes adultos, divididos em dois grupos: grupo I - Alinhadores Invisalign (36 pacientes) e grupo II - Aparelho fixo estético (30 pacientes). O questionário escolhido foi o OHIP-14 (Oral Health Impact Profile). Este questionário contém 14 perguntas, divididas em sete subgrupos. O questionário foi preenchido pelos pacientes em três tempos diferentes: ao iniciar o tratamento ortodôntico (baseline), após 3 meses de tratamento (T1) e após 6 meses de tratamento (T2). Para a comparação entre os grupos dentro de cada tempo, foi aplicado o teste de Mann-Whitney e, para a análise da satisfação ao longo do tempo dentro de cada grupo, foi adotado o teste de Friedman. Adotou-se um α=0,05. No Baseline, os resultados demonstraram que não houve diferença estatística significativa entre os grupos. Já com relação ao grau de satisfação ao longo do tempo, nos pacientes que utilizaram o Invisalign, o grau de satisfação aumentou na comparação dos 6 meses para o baseline, sendo estatisticamente significante (p<0,05).
Pacientes tratados com os alinhadores Invisalign alcançaram uma satisfação na qualidade de vida maior quando comparados aos pacientes tratados com aparelho fixo estético ao longo de 6 meses.
PN0711 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Confiabilidade e validade da avaliação do desgaste dentário utilizando um scanner intraoral
Bastos RTRM, Silva PT, Normando D
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a validade, a confiabilidade e a precisão de três métodos de avaliação do desgaste dentário. Dezoito voluntários adultos de ambos os sexos (18 a 55 anos de idade) foram selecionados e submetidos a exames clínicos, fotografias intraorais e protocolo de escaneamento intraoral utilizando um scanner de luz (TRIOS® Pod, 3Shape, Copenhague, Dinamarca). As imagens obtidas foram reavaliadas após 30 dias. Para análise dos dados coletados durante os exames, foram utilizados os testes de Friedman, correlação intra-classe e Kappa ponderado, com p<0,05. O gráfico de Bland-Altman também foi utilizado. Todos os três métodos mostraram confiabilidade, precisão e replicabilidade na avaliação do desgaste dentário. Em relação à avaliação interexaminadores, não foi detectada diferença significativa entre os métodos (p>0,05). Para ambos os avaliadores, a replicabilidade foi excelente para todos os métodos (0,8631 e 0,9171), com p<0,0001.
O escaneamento intraoral é um método confiável para avaliar o desgaste dentário para fins clínicos e científicos.
(Apoio: CNPq)
PN0712 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Análise bibliométrica e visualizada de publicações científicas sobre a dor dentária em crianças e adolescentes
Pires KM, Moccelini BS, Santos PS, Canto FL, Bolan M, Cardoso M
Centro de Ciências da Saúde - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi identificar as principais tendências em publicações científicas referentes a dor dentária em crianças e adolescentes, através de uma análise bibliométrica em periódicos científicos indexados na Web of Science (WOS) no período de 1945-2019. Utilizou-se os recursos da WOS para identificação das variáveis: número de artigos publicados por ano, países, instituições, periódicos e autores mais produtivos. Os resultados de colaboração entre países e a ocorrência de palavras-chave foram analisados através do VOSviewer. Os 100 artigos mais citados foram verificados na WOS, Scopus e no Google Acadêmico. Dois pesquisadores extraíram os dados. Um total de 410 estudos foram identificados. 2018 foi o mais produtivo sobre o tema. O Brasil é o país com maior número de publicações, sendo a Universidade Federal de Minas Gerais a instituição mais produtiva e PAIVA SM o autor. O periódico com maior número de publicações sobre o assunto é o International Journal of Paediatric Dentistry. Os autores do Brasil, Estados Unidos da América e Inglaterra são os que mais colaboram com autores de outros países. Palavras-chave com maior ocorrência são children, prevalence, oral health, toothache e caries. O artigo identificado no WOS com maior número de citações recebeu um total de 181 citações no WOS, 193 na Scopus e 431 no Google Acadêmico.
A avaliação da dor dentária em crianças e adolescentes através de uma análise bibliométrica permitiu uma melhor compreensão desse campo de pesquisa, mostrando tendências atuais e destacando o Brasil como o país mais produtivo.