Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 1336 Resumo encontrados. Mostrando de 751 a 760


PN1088 - Painel Aspirante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Análise das alterações epiteliais e da lamina própria em mucosa palatina de ratos tratados com zoledronato
Furquim EMA, Rosa V, Saraiva PP, Matsumoto MA, Biguetti CC
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos do ácido zoledrônico (ZL) sobre o epitélio e lamina própria da mucosa de ratos tratados com ZL por via endovenosa. Vinte e quatro ratos machos Wistar foram divididos em dois grupos de acordo com o tratamento: CT- soro fisiológico 0,9% e ZL- tratados com ZL via EV na dose de 35 µg/Kg a cada duas semanas, resultando em quatro subgrupos de acordo com a quantidade de doses: GCT-6 e GZL-6 (seis), GCT-8 e GZL-8 (oito). Após os períodos de administração, foram submetidos à eutanásia e as maxilas preparadas para coloração com HE e imunomarcação para PCNA. Não houve diferenças na espessura das camadas celulares, mas observou-se nos GCT-06 e GZL-06 presença de melanócitos, queratinócitos volumosos e grande formação de grânulos de queratohialina na camada granulosa e interface da camada córnea. No GZL-06 ocorreu hipercromatismo de células basais, presença de células basais cubóides e acantose da camada espinhosa. Já os GCT-08 e GZL-08 mostraram redução do número de camadas celulares e de grânulos de queratohialina, porém, no grupo GZL-08 observou-se formação de cristas epiteliais alongadas. Observou-se intensa da imunomarcação para PCNA no GCT-08 e discreta no GZL-08. As alterações podem estar relacionadas à idade dos animais, protocolo de aplicação, citotoxicidade e atuação do ZL.
Pelas alterações encontradas, conclui-se que o ZL exerce efeito dose-dependente sobre a mucosa bucal.
(Apoio: CAPES  |  CAPES)
PN1090 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Estado nutricional de pacientes submetidos à cirurgia ortognática: estudo observacional prospectivo
Benato LS, Carlos LO, Schieferdecker MEM, Klüppel LE, Costa DJ, Corso PFCL, Scariot R, Rebellato NLB
Estomatologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o estado nutricional antropométrico, percentual de perda de peso (PP) e exames laboratoriais de pacientes submetidos à cirurgia ortognática. Para tanto, foi realizado um estudo observacional longitudinal, no qual os pacientes foram avaliados e separados em grupos de cirurgias mono e bimaxilares. Foi avaliado no pré e pós-operatório de 40 dias, o peso e estatura para cálculo do índice de massa corporal (IMC), PP involuntária, sendo a gravidade classificada como moderada e intensa, e exames de albumina, linfócitos, hematócrito e hemoglobina. Os modelos foram ajustados usando o método da máxima verossimilhança, e os efeitos dos fatores sob estudo foram testados mediante aplicação do teste t. O teste qui-quadrado de associação foi aplicado com o objetivo de investigar possível associação entre o tipo de cirurgia e a PP. As análises foram realizadas utilizando-se o software R. No que se refere ao peso, no 40º dia, observou-se diferença nos pacientes submetidos a cirurgia mono e bimaxilar (p=0,03). Além disso, pode-se observar maior redução de IMC do momento pré para o momento pós nas cirurgias bimaxilares (1,44 ± 0,18) comparadas as cirurgias monomaxilares (0,86 ± 0,16) (p=0,01). Não houve associação entre a PP e os grupos e entre os exames e os grupos (p>0,05).
Sendo assim, a cirurgia ortognática alterou o peso e IMC, até o 40º dia de pós-operatório.
PN1094 - Painel Aspirante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Análise da biocompatibilidade de membranas de celulose com incorporação de metronidazol e celulase
Prisinoto NR, Oliveira AP, Pinotti FE, Marcantonio C, Oliveira GJPL
Radiologia Odontológica - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo avaliou a biocompatibilidade das membranas de biocelulose associadas à celulase e ao metronidazol com potencial uso em técnicas de regeneração óssea guiada. Vinte e quatro ratos foram submetidos a uma cirurgia na região de dorso para a inserção subcutânea de 4 tipos de membranas: C (Colágeno); B (Biocelulose); BC (Biocelulose associada à enzima Celulase); e BM (Biocelulose associada à enzima Celulase e ao Metronidazol). A eutanásia dos animais ocorreu nos períodos de 7, 15 e 30 dias, e posteriormente foi executada análise histológica descritiva que avaliou o processo inflamatório associado à reabsorção da membrana e integração tecidual das membranas. As membranas C apresentaram redução progressiva do infiltrado inflamatório associado a degradação e boa integração tecidual ao tecido conjuntivo. Em relação as membranas testes, aos 7 dias, todas induziram intenso processo inflamatório com grande desorganização do tecido conjuntivo e pobre degradação e integração tecidual. No período de 15 e 30 dias houve uma redução do processo inflamatórios, progressiva degradação e melhora na integração tecidual das membranas BC e BM, perfil esse que foi biologicamente superior aos encontrados durante a degradação das membranas B.
A associação da celulase melhorou a biocompatibilidade e favoreceu a degradação tecidual das membranas de celulose; e a biocompatibilidade e o padrão de degradação das membranas com biocelulose não foram alterados pela adição do metronidazol.
PN1096 - Painel Aspirante
Área: 1 - Anatomia

Análise da pressão dos músculos bucais, do contato oclusal e da força de mordida após tratamento ortodôntico
Regalo IH, Siessere S, Palinkas M, Matsumoto MAN, Gonçalves PN, Furquim LR, Regalo SCH, Gonçalves LMN
Biologia Básica e Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A mordida cruzada posterior é determinada pela relação anormal, de um ou mais dentes dos arcos dentais e na condição de relação cêntrica, quando há a persistência desta, sugere-se a realização de tratamento ortodôntico. O objetivo deste trabalho foi mensurar, com o IOPI, a pressão (kPa) dos músculos da boca; por meio do T-SCAN, a distribuição dos contatos oclusais (%) e com o gnatodinamômetro digital Krattos mensurou-se a força de mordida molar máxima (kgf), de crianças de 6 a 10 anos de idade, com mordida cruzada posterior, antes e após o tratamento ortodôntico. Os dados foram analisados estatisticamente (SPSS - p≤0,05). Na mensuração da pressão, verificou-se: músculos orbiculares (18,00±5,29 e 17,69±5,17), músculos bucinadores (19,23±8,44 e 16,61±4,86), língua (40,31±12,89 e 43,31±16,16) e lábios (22,08±12,47 e 27,15±11,25). Nas forças oclusais: Lado direito 53,68±6,96 e 43,90±16,86 (p=0,08); Lado esquerdo 46,32±6,96 e 56,10±16,86 (p=0,083); Dente 16: 23,73±10,60 e 15,15±14,67 (p=00,9); Dente 26: 19,04±9,43 e 14,75±13,68 (p=0,32); Dente 36: 19,13±11,84 e 18,76±15,95 (p=0,94); Dente 46: 25,28±12,02 e 19,53±188,32 (p=0,25). Na força de mordida molar máxima: Direita: 23,40±8,59 e 22,24±9,00 (p=0,54); Esquerda 22,60±9,58 e 22,69±9,56 (p=0,97).
Concluiu-se que após o tratamento ortodôntico houve um equilíbrio nas pressões dos músculos avaliados, assim como na distribuição das forças de oclusão e força de mordida molar máxima.
(Apoio: CAPES  N° 1731943)
PN1097 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Comparação entre modelos de osso crítico para utilização em pesquisas biomédicas. Estudo in vivo
Delanora LA, Silva WPP, Rios BR, Polo TOB, Lima-Neto TJ, Barbosa S, Fonseca-Santos JM, Faverani LP
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo visou investigar as propriedades do osso crítico em ratas osteoporóticas, induzidas pela senilidade (18 meses SENIL) ou pela ovarectomia (OVX), e seus desdobramentos referentes a fisiologia do osso frente a instalação de implantes osseointegrados. No estudo foram utilizadas 12 ratas Wistar com 6 meses de idade (Grupos OXV e SHAM) e 6 ratas senis (18 meses de idade: Grupo SENIL). Após 90 dias da indução da osteoporose nas ratas correspondentes (OVX) foram instalados 1 implante na região de metáfise tibial esquerda e outro na direita. Foi realizado a mensuração do estrógeno nas ratas para confirmar a eficácia da ovariectomia. Após 42 dias os animais foram eutanasiados e processados para análise Histométrica (ELCOI e AON), Torque reverso, Microscopia confocal e Microtomografia (microCT). Os resultados da microCT foram todos semelhantes entre os grupos. Quanto a torque reverso o grupo OVX apresentou os menores valores, mesmo não apresentando diferença estatística (p>0,05; Teste ANOVA 1 fator). Quanto a histometria, o grupo SENIL obteve diferença estatística com os menores valores (p<0,05; Teste Tukey). Conclui-se que o modelo experimental Senil promova a condição mais crítica do tecido ósseos para os estudos de bioatividade para as pesquisas biomédicas, entretanto, os animais OVX levam a condição de pelo menos osteopenia.
Conclui-se que o modelo experimental Senil promova a condição mais crítica do tecido ósseos para os estudos de bioatividade para as pesquisas biomédicas, entretanto, os animais OVX levam a condição de pelo menos osteopenia.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2016/20297-6)
PN1101 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Influência de 5 tipos de enxertos utilizados em levantamentos de seios maxilares humanos na neoformação óssea
Dallazen E, Bonardi JP, Santos AMS, Statkievicz C, Santos DLP, Okamoto R, Pereira RS, Vieira EH
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo tem por objetivo avaliar se as partículas remanescente de 5 diferentes tipos de enxertos utilizados em levantamentos seio maxilar, influenciam na neoformação óssea após 6 meses de reparo ósseo. Para isto, quarenta pacientes com necessidade de enxertia em seio maxilar foram divididos em quatro grupos: Grupo 1 com 8 seios maxilares enxertados com osso autógeno; Grupo 2 com 8 seios maxilares enxertados com Biogran; Grupo 3 com 8 seios maxilares enxertados com uma mistura 1:1 de Biogran e osso autógeno; Grupo 4 com 8 seios maxilares enxertados com BioOss e Grupo 5 com 8 seios maxilares enxertados com uma mistura 1:1 de BioOss e osso autógeno. No grupo 1, ocorreu uma neoformação óssea de 37,8% na região de leito ósseo; 38,1% na região intermediária e 44,5% na região apical. No grupo 2, ocorreu uma neoformação óssea de 43,6% na região de leito ósseo; 37% na região intermediária e 49,3% na região apical. No grupo 3, 39,0% na região de leito ósseo; 34,8% na região intermediária e 36,8 na região apical. No grupo 4, 33,4% na região de leito ósseo; 32,5% na região intermediária e 34,3% na região apical. No grupo 5, ocorreu 32,8%; 36,1% e 27,8% nas regiões de leito ósseo, intermediária e apical respectivamente.
O estudo conclui que as partículas remanescentes de enxerto não influenciam na neoformação óssea utilizando dois tipos de substituto ósseo. Além disso, adicionar enxerto de osso autógeno aos biomateriais não aumenta a quantidade de formação óssea após 6 meses de reparo.
(Apoio: UNIFESO  N° 1  |  CNPq  N° 2)
PN1103 - Painel Aspirante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Gênero e idade influenciam o processo de reparo ósseo alveolar em camundongos 129Sv/Ev
Bacelar-Marcolino ACZ, Simionato GB, Silva ACR, Duarte MAH, Andreo JC, Matsumoto MA, Biguetti CC
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os hormônios sexuais exercem efeitos importantes sobre mediadores inflamatórios, podendo influenciar nos processos de reparação tecidual ao longo do envelhecimento. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de reparo alveolar de camundongos 129Sv/Ev fêmeas (F) e machos (M), nas idades de 3 a 4 meses (adultos jovens, Jv) e de 17 a 18 meses (idosos, Id). Assim, 15 animais de cada sexo e grupo etário (F-Jv, M-Jv, F-Id, M-Id) foram submetidos à exodontia do incisivo superior direito, e analisados nos períodos de 7, 14 e 21 dias (n:5). Após as eutanásias, as maxilas contendo os alvéolos foram submetidas a análises microtomográficas (microCT) e histopatológicas em H&E. Os dados obtidos pelo microCT foram submetidos a testes estatísticos considerando-se p≤0,05. A proporção de tecido ósseo neoformado (BV/TV, %) foi maior no grupo F-Jv em comparação ao F-Id aos 7 dias. Aos 14 dias, houve aumento dessa variável no grupo M-Id em comparação ao F-Id. Não foram detectadas diferenças estatísticas para as variáveis morfológicas Tb.Th e Tb.Sp. Na análise histopatológica as diferenças qualitativas mais evidentes foram observadas aos 21 dias nos grupos Jv, onde as fêmeas ainda apresentavam atividade osteoblástica, enquanto que os machos exibiam trabéculas maduras. Nos grupos Id, as fêmeas mostraram intensa atividade osteoclástica aos 14 dias e 21 dias. Nos machos, as trabéculas maduras já mostravam-se em remodelação nos mesmos períodos.
No presente modelo animal, o processo de reparo ósseo alveolar é influenciado pelo gênero e idade, de modo mais importante nas fêmeas idosas.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2018/08913-9)
PN1107 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Avaliação mecânica de diferentes tipos de fixação para osteotomia Le Fort I após grande avanço maxilar
Pavelski MD, Lima VN, Hadad H, Magro Filho O
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar a estabilidade mecânica de quatro distintas formas de fixação da maxila após um avanço linear de 11mm. A metodologia utilizada foi a simulação de osteotomias Le Fort I em 20 modelos de modelos do terço médio da face em resinas e divididos em quatro grupos que receberam diferentes tipos de fixação anterior, sendo grupo I: placas Lindorf; grupo II: placas Lindorf modificada; grupo III placas em "T" invertido; grupo IV: placas em "L". Uma máquina universal de testes mecânicos (EMIC - Linha DL) foi usada para o teste. As amostras foram acopladas a um suporte metálico e submetidas a uma carga linear axial na linha média entre os incisivos centrais com velocidade de 1 mm/min, até o deslocamento em 5mm. Os dados obtidos foram computados pelo software Bluehill 2 (2004) interligado à EMIC e submetidos à análise estatística pelo software SPSS/PC 20.0 (Chicago, USA) e foi realizado o teste t para amostra independentes (ANOVA) e o limite de significância estatística foi P<0,05. Os resultados dos grupos I e II apresentaram maior resistência ao deslocamento (P<0,05) quando comparado aos demais grupos. Sendo assim, o sistema de fixação dos grupos I e II promoveu uma melhor estabilidade dos segmentos em comparação com os demais sistemas de fixação no avanço maxilar de 11mm, quando submetido a uma carga axial linear.
Para grandes avanços lineares da maxila o sistema de fixação com maior resistência à deformação é com a utilização de placas do tipo Lindorf híbrida ou Lindorf na região anterior e do tipo "L" na região posterior bilateralmente.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN1108 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Microarquitetura e propriedades mecânicas ósseas em ratos com diabetes tipo 1, submetidos a insulinoterapia e oxigenoterapia hiperbárica
Linhares CRB, Limirio PHJO, Venâncio JF, Soares PBF, Dechichi P
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito da oxigenação hiperbárica (OH) e da insulinoterapia (I) na microarquitetura, composição e propriedades mecânicas em tíbias de ratos com Diabetes Mellitus tipo I (DMTI). Quarenta e oito ratos foram divididos em 6 grupos (n=8): Normoglicêmicos (N); Normoglicêmicos + OH (NH); Diabéticos (D); Diabéticos + OH (DH); Diabéticos + Insulina (DI); Diabéticos + OH + Insulina (DIH). O DMTI foi induzido por injeção intravenosa de estreptozotocina. Os grupos DI e DIH, receberam 4UI de insulina NPH/dia. Trinta dias após a indução, NH, DH e DIH foram submetidos a OH por 7 dias. Quatorze dias após o início da OH, os animais foram eutanasiados, as tíbias removidas e mantidas a -20oC. Posteriormente, as tíbias foram descongeladas e submetidas às análises: macroscópica, microtomografia computadorizada (micro-CT), flexão de 3 pontos e espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). Nos resultados, D mostrou comprimento, espessura cortical, volume ósseo, anisotropia e maturidade do colágeno menor que N e DI; e DIH mostrou valores de comprimento e espessura maiores que DH e DI. A dimensão fractal foi menor em N comparado a D e DI. A maturidade do colágeno foi maior em DIH, DH e NH comparado a DI, D e N. Na razão das matrizes orgânica/mineral, D foi menor que N. Força máxima e rigidez foram maiores em N e NH comparados a D e DH.
Conclui-se que DMTI comprometeu o crescimento, a microarquitetura, a composição da matriz e as propriedades mecânicas ósseas. A insulinoterapia reduziu os efeitos deletérios do DMTI e a OH teve efeito pouco significativo.
(Apoio: CAPES  |    N° FAPEMIG  |    N° REBIR-UFU)
PN1112 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Cirurgia de Feminização facial em pacientes com disforia de gênero: protocolo de scoping review
Barnabe M, Ulloa JTJ, Tacola RMAB, Pecorari VGA, Dib LL
Universidade Paulista - UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Observa se na literatura que existem poucas informações sobre as técnicas utilizadas nas cirurgias de feminização facial, a proposta do presente estudo é realizar um scoping review analisando os artigos buscando falhas metodológicas nesses procedimentos. A pergunta principal do estudo foi: Existe uma metodologia definida para realização das cirurgias de feminização facial? Para isso foram realizadas buscas sistematizadas com os descritores (Cirurgia de Feminização Facial, Cirurgia facial em transgêneros, Disforia de Gênero e Feminização Facial) e utilização do operador booleano (AND).Os artigos selecionados continham os descritores no título e resumo. Foram avaliadas publicações de 1987 a 2020 nos idiomas português, inglês, espanhol e francês. Utilizou se as seguintes bases de dados Cochrane, HubMed, Lilacs, Pub Med, Scielo, Portal Capes, Biblioteca Virtual USP e Biblioteca da Unicamp. Encontrou se 2193 artigos destes se removeram as duplicatas e os que não pertenciam ao objetivo do estudo, remanescendo 81 dos artigos. Na segunda seleção foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão e os remanescentes recuperados para revisão na íntegra por dois revisores e agrupados de acordo com o desenho do estudo. Foram excluídos 46 artigos pois não se encaixavam dentro da propostas da pesquisa (discrepâncias foram resolvidas por consenso) restando 35 estudos para extração de dados e avaliação.
De acordo com os artigos estudados a metodologia cirúrgica ainda não está bem delimitada e existem complicações para serem resolvidas principalmente no terço superior.
(Apoio: CAPES  N° 88882.365457/2019-01)