RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0166 a PN0172 ]
 5 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 5


PN0166 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 18

Análise clínica e de autopercepção sobre saúde bucal de pacientes obesos com indicação à cirurgia bariátrica
Coelho MR, Bennech LO, Oliveira MC, Younan KZ, Krueger GF, Portella FF, Miguens-Jr. SAQ
Estomatologia - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi investigar as condições clínicas e de autopercepção sobre saúde bucal de pacientes obesos candidatos à cirurgia bariátrica. O estudo sob delineamento transversal recrutou pacientes de ambos os sexos, com idade maior que 18 anos, de uma clínica médica especializada no tratamento da obesidade. Os participantes que atenderam aos critérios de elegibilidade responderam, previamente a cirurgia, um questionário autoaplicado para avaliar a autopercepção sobre saúde bucal e, após, foram examinados quanto aos índices periodontais e de CPOD, e exames de lesões de mucosa e de fluxo salivar por sialometria. As variáveis de saúde geral, de autopercepção e de saúde bucal foram analisadas por estatísticas descritivas e pelo teste qui-quadrado que investigou as possíveis associações. A amostra composta por 30 participantes foi predominantemente de mulheres (83,3%), com idade média de 36,2 (7,82) anos e com IMC>40. Entre os resultados, 53,3% consideraram a sua própria saúde bucal entre regular à péssima que mostrou associação (p=0,039) com índice de CPOD mais alto (7.96 ±4.84). O volume médio de fluxo salivar entre os participantes foi de 0,94 (0,28) ml/min classificado como hipossalivação moderada.
A amostra deste estudo mostrou que a maior parte dos candidatos à cirurgia bariátrica são mulheres jovens com obesidade mórbida que consideram sua saúde bucal entre regular à péssima que esta relacionada clinicamente a um maior número de lesões de cárie e diminuição do fluxo salivar.
PN0167 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 18

Existe associação entre o declínio cognitivo e a saúde oral?
Faria KW, Campagnoli EB, Claudino M, Schmidt KA, Cardoso RB, Bortoluzzi MC
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar o declínio cognitivo e sua associação com a condição de saúde bucal por meio do número de dentes remanescentes (NDR) e da manutenção e reabilitação bucal relacionadas (MRO), e trata-se de um observacional, transversal e prospectivo. O exame bucal incluiu o NDR e MRO. O estado de saúde mental foi obtido por meio do Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Outros parâmetros incluíram a classificação da Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA) modificada para Odontologia, um eletrocardiograma de mão (ECG) e exames de sangue. A amostra foi composta por 63 pacientes, e como principais resultados, encontrou-se correlação entre os escores do NDR e do MEEM (p = 0,01). Pacientes saudáveis (ASA I) apresentam mais dentes quando comparados aos não saudáveis (p = 0,004). Quanto melhor o MRO, melhores os escores do MEEM (p <0,001) e melhor o estado de saúde (p = 0,004).
Os achados mostraram várias associações entre condição bucal, saúde sistêmica e declínio cognitivo. NDR diminuída e manutenção e / ou reabilitação oral comprometidas foram mais frequentemente observadas em pacientes classificados como sistemicamente não saudáveis e com escores MEEM reduzidos.
PN0168 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 18

Efeito do uso de oxandrolona nos parâmetros sanguíneos em praticantes de musculação
Tiboni F, Greboggy DL, Brancher JA, Batista TBD, Ignácio SA, PEREIRA AB, Chaves MHM, Johann ACBR
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo investigou parâmetros sanguíneos em praticantes de musculação usuários de oxandrolona. A amostra foi constituída de grupo oxandrolona (n=11) e grupo controle sem uso de anabolizantes (n=11), com coleta em três momentos: antes do uso ou não (grupo controle), na cessação do uso da oxandrolona ou oito semanas após a primeira coleta do grupo controle e três meses após o uso da oxandrolona ou da primeira coleta do grupo controle. Foram analisados: glicose, hormônio folículo-estimulante, hormônio luteinizante, hormônio adrenocorticotrópico, testosterona total, colesterol total, lipoproteína de alta densidade, lipoproteína de baixa densidade, triglicerídeos, estradiol, proteína c-reativa, uréia, amilase, albumina, cálcio, creatinina, fosfatase alcalina, fósforo e aspartato transaminase em analisador químico AU480, dosagem de glicose (Cobas Mira Plus), e hemograma completo (analisador de Hematologia Coulter LH 750). Para a análise de urina utiizou-se UHPLC-MS/MS para triagem toxicológica e critérios de exclusão. Foram realizados os testes de U de Mann-Whitney e Wilcoxon, o nível de significância considerada foi de 95%. O grupo oxandrolona apresentou nível de lipoproteína de alta densidade (24mg/dl) menor que o valor de referência (> 40mg/dl) na cessação do uso, e normal três meses após o uso (49mg/dl), além de um nível mais alto de triglicerídeos (177mg/dl) comparado com a referência (<175mg/dl) três meses após o uso.
A diferença entre grupos e tempos não foi significativa, mas o estudo sugere que a oxandrolona causa alterações no perfil lipídico.
PN0169 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 18

Ensino de anatomia microscópica durante a pandemia de Covid-19: uma prática utilizando microscopia virtual e aulas online
Sá MGRS, Nascimento JPS, Paolinelli LR, Silva VEA, GROSSMANN SMC, Horta MCR, Souto GR
Estomatologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus várias universidades modificaram seu ensino para o ambiente virtual. Neste contexto, o ensino da Patologia Geral e Especial foram reestruturados e optou-se pelo uso de lâminas escaneadas que foram exploradas através de aulas online. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção do uso de microscopia virtual através de aulas online. 42 alunos que aceitaram participar da pesquisa receberam um questionário que avaliou a experiência de aprendizagem após o uso das duas metodologias de ensino: presencial com uso do microscópio óptico de bancada (microscopia convencional) e online com uso da microscopia com lâminas escaneadas (microscopia virtual). A avaliação das percepções dos alunos mostrou resultados melhores para microscopia virtual em itens como melhor aprendizado, aumentou o interesse pela disciplina e os detalhes da lesão foram mais bem observados. A maioria dos alunos avaliou que o método virtual oferece melhor definição histológica, mais fácil de usar e permite estudar as lâminas em menor tempo. Porém, a maioria dos alunos não considerou que o método virtual torna a aula mais atrativa e estimulante que o convencional, além disso, a importância da microscopia convencional para formação acadêmica foi observada.
A microscopia virtual utilizada no ensino da histopatologia representa uma metodologia educacional com relevante adesão e percepção positiva dos alunos de odontologia, entretanto o uso da microscopia convencional ainda é percebido como importante na formação acadêmica de alunos na área da saúde.
PN0172 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 18

Efeito de diferentes doses de radiação ionizante na progressão do reparo ósseo alveolar em mandíbulas de ratos
Borges JS, Reis NTA, Irie MS, Costa VC, Oliveira GJPL, Soares PBF
Faculdade de Odontologia-foufu - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito de diferentes doses de radioterapia na progressão do reparo ósseo alveolar pós extração dentária. Foram utilizados 28 ratos Wistar aleatoriamente divididos em grupos (n = 7): sem radioterapia (NIr; controle) e 3 irradiados com diferentes doses de irradiação: 15Gy (Ir15), 20Gy (Ir20) e 30Gy (Ir30). Foram extraídos os 1os molares inferiores de ambos os lados, e após 7 dias irradiação em dose única na mandíbula. O reparo alveolar foi avaliado 7 dias pós radioterapia por micro-CT. O volume de interesse (80 slices, ROI circular padronizada com  de 1.7 mm e threshold de 71-255) foi estabelecido. A fração de volume ósseo (BV/TV), volume ósseo (BV), espessura trabecular (Tb.Th), separação trabecular (Tb.Sp) e número de trabéculas (Tb.N) foi analisado por ANOVA em fator único, seguido pelo teste Tukey ( = 0,05). BV/TV foi significativamente diferente (P = 0,003) entre os grupos NIr (64,5 ± 9,5) e Ir30 (44,1 ± 8,3), para Ir15 e Ir30 foi significativamente diferente (P = 0,005) com menor neoformação óssea para Ir30. BV foi menor no Ir30 (0.68 ± 0,08) comparado ao controle e Ir15. Tb.Sp houve diferença (P < 0,001) entre os grupos controle (0,15 ± 0,05) e Ir20 (0,28 ± 0,06) e Ir30 (0,33 ± 0,05). Tb.N revelou diferenças significativas (p < 0,001) entre grupos NIr e Irs, com menor valor para Ir30 (3,9 ± 0,5).
O reparo ósseo alveolar foi afetado pela irradiação e seus efeitos são dose dependentes. O processo de reparo não foi afetado com 15Gy, no entanto, doses mais altas causaram significativo atraso no processo de reparo ósseo.
(Apoio: CAPES  N° 001)