RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2940 Resumo encontrados. Mostrando de 1031 a 1040


PN0846 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 28

Efeito de diferentes sistemas cerâmicos na estrutura dental após teste de desgaste
Frasnelli GD, Leoni GB, Faria ACL, Ribeiro RF, Gomes EA, Moris ICM
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Materiais cerâmicos são cada vez mais mais utilizados nas reabilitações, porém pouco se conhece sobre os efeitos destes nas estruturas dentais opostas, quando em função. O objetivo do trabalho foi avaliar quantitativamente, bi e tridimensional, o efeito de diferentes materiais cerâmicos no dente antagonista, por meio de microtomografia computadorizada, após teste de desgaste. Foram avaliados 3 grupos (n=10) representados por diferentes sistemas cerâmicos (dissilicato de lítio (DL), silicato de lítio reforçado com zircônia (SLZ) e zircônia monolítica (ZM)). Dez blocos cerâmicos foram obtidos para cada grupo e submetidos ao processo de sinterização/cristalização. Para a realização do teste de desgaste, pré-molares inferiores hígidos, foram utilizados como sendo as amostras e os blocos cerâmicos os antagonistas. Os pré-molares foram submetidos a análise bi e tridimensional por meio de microtomógrafo computadorizado (μTC) antes e após teste de desgaste. A análise bidimensional na qual avaliou a perda da estrutura dentária (mm) notou-se que o grupo DL foi o que apresentou maior desgaste dentário sendo estatisticamente diferente dos demais (p≤0.05). Na análise tridimensional, a qual avaliou a porcentagem da perda de volume da estrutura dental, o grupo DL também apresentou-se estatisticamente diferente dos demais (p≤0.05) com altos valores de perda de estrutura dentária.
Conclui-se que a opção mais segura para reabilitações com sistemas cerâmicos, são aquelas que apresentam zircônia em sua composição, por serem menos agressivos a estrutura dental oposta.
PN0847 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 28

Somatização dos sintomas físicos em pacientes com DTM crônica
Silva AMG, Lopes MN, Arruda MJALLA, Melo DP, Firmino RT, Maia AMA, Bento PM
Programa de Pós Graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi descrever o perfil dos pacientes com disfunção temporo mandibular (DTM) crônica frente aos seus aspectos clínicos e físicos. Foi realizado um estudo transversal, com uma amostra de 100 pacientes atendidos na clínica da dor de uma universidade pública, diagnosticados como portadores de DTM; aos quais foi aplicado o DC/TMD (Diagnostic Criteria for Temporomandibular). Todos os dados foram computados no Excel e as análises foram feitas no software IBM SPSS Statitics. A amostra em questão foi predominantemente feminina, parda, com idade média de 40 anos e 12 anos de estudos completos. A maior parte tem renda familiar mensal correspondente em até 2 salários mínimos e cerca da metade da amostra nunca casou. O diagnóstico RDC tanto articular quanto muscular foi o mais prevalente, todavia os pacientes citaram somente a ATM como o local de dor mais acometido. Os participantes apresentaram uma gravidade média de sintomas físicos e grau II na classificação da dor.
De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que as mulheres adultas possuem mais DTM crônica com grau médio de sintomas.
PN0848 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 28

Efeito do jateamento e camada de cimento na resistência à fratura de zircônias com diferentes microestrururas
Basso DG, Benetti P
Doutorado - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito do jateamento e da camada de cimento na resistência à flexão biaxial (σf) de zircônias monolíticas. Metodologia: Foram obtidos 60 discos (0,7mm de espessura x 12 mm de diâmetro) de zircônia convencional (3Y-TZP) e translúcida (5Y-PSZ). Os discos foram regularizados com lixas d'água #1000. Os corpos de prova (CP) foram divididos em 3 grupos experimentais (n=20): sinterização (3YS e 5YS), sinterização e jateamento (3YJ e 5YJ) e sinterização, jateamento e cimento (3YC e 5YC). Para o jateamento, uma das superfícies dos CPs foi pintada com caneta permanente e jateada perpendicularmente à uma distância de 10 mm com partículas de Al2O3 de 50 µm, até a remoção da tinta. Nos grupos C, a superfície jateada recebeu silano (Monobond), uma camada de cimento (Multilink), sobre o qual uma fita de poliéster, lâmina de vidro e um peso de 750g foram posicionados. O cimento foi fotoativado por 60s. Os CPs foram submetidos ao teste de compressão biaxial, a 0,5 mm/min até a fratura. Os dados de σf foram analisados por ANOVA de dois fatores e Tukey (5%). A 5Y apresentou menor σf do que a 3Y (p<0,001). (p<0,001). Para 5Y, o jateamento reduziu significativamente a σf e o cimento não a influenciou (p<0,001). Para 3Y, a σf foi significativamente aumentada pelo jateamento, o que persistiu com a presença do cimento (p<0,001). O efeito do jateamento na σf dependeu do tipo de zircônia, sendo positivo para 3YTZP e negativo para a 5YPSZ (translúcida). Palavras-chave: Zircônia Monolítica, Jateamento, Teste de Flexão Biaxial
O efeito do jateamento na σf dependeu do tipo de zircônia, sendo positivo para 3YTZP e negativo para a 5YPSZ (translúcida).
(Apoio: CAPES  N° UPF)
PN0849 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 28

Medidas de resultados relatados pelos pacientes edêntulos bimaxilares não usuários de próteses totais mandibulares
Ribeiro AKC, Verissimo AH, Silva DMS, Medeiros AKB, Cardoso RG, Melo LA, Carreiro AFP
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo se propôs a avaliar o impacto do tratamento com novas próteses totais na qualidade de vida e na satisfação de edêntulos não usuários de próteses totais convencionais mandibulares. Foram comparados 2 grupos: usuários (GU, n=17) e não usuários (GN, n=17) de próteses totais mandibulares, antes e após 3 meses de reabilitados com novas próteses totais. Foram considerados adaptados os pacientes que conseguiram falar, mastigar e deglutir confortavelmente com as novas próteses totais. A qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) foi mensurada pelo OHIP-Edent. A satisfação foi avaliada por questionário validado na literatura. Após 3 meses, apenas 23,5% dos pacientes não usuários passaram a usar regularmente as novas próteses totais mandibulares (p=0,002). Pacientes que não faziam uso de próteses mandibulares previamente ao tratamento registraram maior ocorrência de úlceras após 15 dias da reabilitação (p=0,004) e relataram menor satisfação com a mastigação (p=0,004), adaptação (p=0,016) e conforto (p=0,006). O escore total do OHIP (13,35 ± 8,78) revelou que não usuários apresentaram maior impacto negativo na qualidade de vida, sendo a dimensão dor física a mais impactante (p=0,002).
Conclui-se que a ausência de uso regular das próteses totais mandibulares interfere negativamente na adaptação a novas próteses.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0850 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 28

Influência das diferentes tonalidades de cimentos resinosos e dos substratos dentários na cor final dos laminados cerâmicos
Sichi LGB, Nogueira Junior L, Sato TP, Silva JMF, Araújo RM
Materiais Odontológicos e Prótese - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os laminados cerâmicos contam com propriedades físicas clinicamente aceitáveis e propriedades ópticas capazes de mimetizar com a dentição natural, devido a sua translucidez e estabilidade de cor. O que garante não apenas tratamentos estéticos, mas também reabilitações, pois propicia forma e função a dentes comprometidos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do substrato dental, cor e espessura de laminados cerâmicos, mediante as diferentes opções de cores de try-in. Para isso foram utilizadas dez coroas bovinas sem raiz, dividas segundo sua exposição à solução corante, zero dia e 15 dias. e incluídas em resina, com planificação vestibular até exposição do esmalte. Além disso, foram fabricadas seis peças cerâmicas, dividas segundo sua espessura, 0,6mm e 0,1mm; com 3 cores definidas: A2, B2 e C2, segundo a escala vita. E três cores de pastas try-in, light, neutral e warm As aferições de cor seguiram com a sobreposição do laminado cerâmico sobre o substrato dental, formando um conjunto: lâmina/try-in/dente. Os valores de cor L * a * b * foram obtidos através do espectrotofômetro para cálculo do ΔE. Os resultados demonstraram que nenhum grupo cumpriu a exigência de, no Intervalo de confiança da média, chegar ao valor nominal de ΔE das lâminas.
Conclui-se que as cores do substrato, cimento e laminado cerâmico, assim como sua espessura, influenciam na cor das restaurações. Clínicos devem ter consciência de que as interações de cor entre substrato, cimento e laminado influenciam na cor final da restauração.
PN0851 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 28

Análise da configuração protética de mandíbulas reabilitadas com 4 implantes em distintas inclinações em acompanhamento de 12 meses
Kang S, Marcantonio ACM, Sartori EM, Oliveira GJPL, Sartori IAM
INSTITUTO LATINO AMERICANO DE PESQUISA E ENSINO ODONTOLÓGICO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A inclinação dos implantes distais tem sido recomendada como técnica de eleição para reabilitação dos arcos mandibulares edentulos porém faz-se necessário confirmar sua superioridade. Caracterizar as configurações protéticas que se estabelecem em arcos mandibulares reabilitados com diferentes inclinações dos implantes distais e avaliar o comportamento dos parafusos em 12 meses e o índice de satisfação dos pacientes. Forma do arco, área de resistência, distância A/P, tamanho do cantilever oclusal e interno, aperto dos parafusos e satisfação dos pacientes foram coletados em acompanhamentos de 10 dias da instalação da prótese, 4, 6 e 12 meses. Foram submetidos ao testes de Shapiro Wilk, teste T de Student e Teste de Spearman. Vinte e nove participantes (116 implantes) foram incluídos. A forma do arco, a área de resistência gerada e a inclinação dos implantes mostraram-se variáveis independentes. A distância A/P e a inclinação dos implantes mostraram correlação negativa com medida do cantilever oclusal mas não com o cantilever interno. As taxas de sobrevivência foram: 99,1% (implantes), 99.14% (parafusos protéticos) e 99.14% (intermediários). Do total de participantes, 100% estavam totalmente satisfeitos com a reabilitação. A angulação intencional dos implantes distais, as características do arco não mostraram relação com distância A/P e com o tamanho do cantilever (avaliado na parte interna).
Diferentes condições clínicas deveriam levar à indicação de distintas técnicas cirúrgicas para instalar implantes em mandíbulas edentulas.
PN0852 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 28

Efeito do suco gástrico e imersão em café na alteração de cor de cerâmicas para CAD/CAM submetidas a diferentes tratamentos de superfície
Campaner M, Gomes JML, Jorge CF, Brunetto JL, Castanheiro AD, Medeiros RA, Falcón-Antenucci RM, Pesqueira AA
Faculdade Positivo Londrina - UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar alteração de cor (∆E00) das cerâmicas: (DL) cerâmica de dissilicato de lítio (IPS e.max CAD) e (SZ) silicato de lítio reforçado com zircônia (Celtra Duo), após diferentes tratamentos de superfície (CR controle - sem tratamento, G - glaze e polimento (P e PR - repolimento - Kit Ceramisté), imersas em ácido clorídrico (HCl 5%) simulando o suco gástrico por 135 horas seguido pela imersão em soluções (A - água e C - café) por 7 (T1) e 14 dias (T2). Os grupos PR receberam novo polimento a cada 45 horas de imersão em HCL. A alteração de cor foi calculada pela fórmula ΔE00. Foi considerado ΔE00=1,30 como limite de perceptibilidade e ΔE00=2,25, de aceitabilidade clínica. Os dados foram submetidos ao teste ANOVA 2, seguido do Teste Tukey (5%). A cerâmica DL apresentou menores valores de ∆E00, independente do polimento, período e meio de imersão. Sendo que os grupo G imerso em C mostrou menor ΔE00 em T1 (∆E00=0,78) e T2 (∆E00=0,93), valores considerados imperceptíveis ao olho humano (ΔE00 ≤1,30). A cerâmica SZ apresentou em vários grupos valores de alteração de cor superiores aos clinicamente aceitáveis (ΔE00 ≥2,25): CR imerso em C (∆E00= 4,25 (T1) e ∆E00= 5,51 (T2); P imerso em 7 dias em A (∆E00= 2,50) e imerso em C (∆E00= 3,43 (T1) e ∆E00= 4,74 (T2). O repolimento reduziu estatisticamente (p<0,05) ΔE00 da SZ após imersão em A (T1) e C (T1 e T2).
Conclui-se que as cerâmicas glazeadas apresentaram menor na alteração de cor, principalmente após imersão em café. O repolimento reduziu a alteração de cor da cerâmica de silicato de lítio reforçado com zircônia.
(Apoio: Universidad Inca Garcilaso de la Vega - Facultad de Estomatología - Peru)
PN0853 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 28

Avaliação da Adaptação Marginal de próteses provisórias implantadas de 3 elementos produzidas de forma convencional, fresada e impressa 3D
Privado DJT, Rodrigues TCM, Zancopé K, Resende CCD, Mendonça G, Moura GF, Neves FD
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do trabalho foi avaliar e comparar a adaptação marginal de próteses implantadas provisórias de 3 elementos, obtidas a partir de arquivos digitais, processadas em CADCAM e impressas em 3D, para controle foram produzidas próteses em laboratório de maneira convencional. Totalizando 15 amostras divididas em 3 grupos: convencionais em laboratório (GC); impressas em 3D (GI) e e fresadas em CADCAM (GF). A adaptação marginal foi avaliada por meio do microscópio eletrônico de varredura (MEV), mensurando as interfaces nos sentidos vertical e horizontal, resultando em trinta medidas por grupo (n=30). Sendo realizadas em duas situações: somente um parafuso central e com todos os parafusos apertados. A análise estatística foi realizada utilizando o teste Tukey Kramer, com nível de significância de 5%. Na avaliação vertical com 1 e 3 parafusos, as próteses impressas em 3D apresentaram maior desadaptação que as fresadas e as convencionais.(p<0,05). Os valores das desadaptações horizontais foram divididos em: over, iqual e under.Na situação de 1 parafuso, 43,3%, 93,3% e 70,0% das faces das próteses fresadas no sistema CADCAM, produzidas em impressora 3 D e convencional, respectivamente, apresentaram prótese menor (under). Quando avaliadas com três parafusos, essas porcentagens foram de 43,3%, 83,3% e 66,7.
As próteses impressas em 3D apresentaram os resultados mais desfavoráveis que os métodos convencional e fresado tanto na avaliação das desadaptações verticais quanto nas horizontais.
(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  FAPEMIG, NEPRO, CPBIO)
PN0855 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 28

Probabilidade de sobrevida e modo de falha de pinos de fibra de vidro usinados
Gutierres E, Lopes ACO, Bergamo E, Amorim PH, Piza MMT, Bonfante EA
Prótese e Periodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou a probabilidade de sobrevida e modo de falha de pinos intrarradiculares fabricados através da usinagem de um compósito de fibra de vidro CAD/CAM. Após secção coronária na altura da junção cemento-esmalte, incisivos centrais bovinos foram tratados endodonticamente. Os dentes foram distribuídos em três grupos (n=21/grupo): pino metálico (MP) e pino de fibra de vidro pré-fabricado (PF) e usinado em sistema CAD/CAM (CAD/CAM). Após cimentação dos pinos com cimento resinoso autoadesivo, coroas padronizadas de incisivos centrais superiores foram fabricadas em zircônia e cimentadas com cimento resinoso autoadesivo. Os espécimes foram submetidos ao teste de fadiga acelerada progressiva em água. Curvas de probabilidade Weibull, probabilidade de sobrevida, resistência característica e Módulo de Weibull foram calculados e plotados. O modo de falha foi avaliado em estereomicroscópio. Todos os grupos apresentaram alta probabilidade de sobrevida (93-100%) para uma missão de 100.000 ciclos a 50 N, compatível com forças mastigatórias na região anterior. Os pinos metálicos apresentaram maior resistência característica (431 N) comparada a de pinos de fibra de vidro pré-fabricados (200 N) e usinados (202 N). Fraturas do pino constituíram o principal modo de falha para os grupos PF (n=15) e CAD/CAM (n=17) seguidas por fraturas de raiz (PF: n=3; CAD/CAM: n=1), enquanto fraturas de pino (n=9) ou raiz (n=6) foram prevalentes no grupo MP.
Pinos de fibra de vidro usinados são opções viáveis para a reconstrução de dentes anteriores extensamente destruídos.
PN0856 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 28

Fatores Psicossociais para Desordem Temporomandibular em atletas
Cometti GF, Rabelo IJ, Elchin CB, Pinto HG, Berard LT, Gomes B, Dias RB, Coto NP
Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilo - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A saúde mental do atleta é tão importante quanto a saúde física. O estresse emocional tem uma grande influência na função muscular, podendo afetar o desempenho esportivo. O presente estudo correlacionou o tempo de prática esportiva com os fatores psicossociais para Desordem Temporomandibular (DTM) em atletas que praticam esportes coletivos e individuais. Foi utilizado o eixo II do questionário RDC/TMD, onde 131 atletas o responderam de forma online. Esse questionário é capaz de avaliar o grau de dor crônica, o nível de depressão, somatização com dor e sem dor. Como análise estatística foi utilizado o teste de correlaçao de Spearman, o qual foi encontrado uma correlação negativa em esportes individuais e coletivos para as variáveis e houve um resultado significante em somatização com dor em esportes individuais.
Os indivíduos que praticam esportes individuais apresentam maior nível de dor crônica e depressão. O tempo de prática esportiva diminuiu em pacientes com depressão e somatização com dor a medida que a prática aumentou
(Apoio: CAPES  N° 001)