RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2940 Resumo encontrados. Mostrando de 1461 a 1470


PN1350 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 27

Influência da atividade de cárie do paciente no incremento de cárie coronária e radicular em adultos e idosos ao longo de 4 anos
Rup AG, Izquierdo CM, Haas AN, Jardim JJ, Alves LS, Maltz M
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo de coorte prospectivo acompanhou 414 indivíduos com idade ≥35 anos por 4 anos a fim de avaliar a influência da classificação da atividade de cárie do paciente no incremento de cárie coronária e radicular em adultos e idosos de Porto Alegre/RS. A coleta de dados incluiu questionário e exame clínico. A análise de dados foi realizada no nível do indivíduo (desfechos: incremento CPOS coronário e COS radicular) e no nível da superfície (desfecho: progressão, definida como a presença de cavidade, restauração ou extração no exame final). Os indivíduos foram classificados em relação à sua atividade de cárie basal (cárie-inativos ou cárie-ativos) e em relação à atividade de cárie nos dois momentos observacionais (sempre inativos ou ativos no baseline e/ou follow-up). No nível do indivíduo, não houve associação entre o perfil do paciente e o incremento de cárie, tanto coronária quanto radicular. No nível da superfície, o risco de progressão de cárie entre pacientes cárie-ativos foi 90% maior em superfícies coronárias restauradas (IRR ajustada = 1,9; IC 95% = 1,0-3,6) e superfícies radiculares não expostas (IRR ajustada = 1,9; IC 95% = 1,4-2,6) do que em pacientes cárie-inativos. Resultados semelhantes foram encontrados quando indivíduos que tiveram atividade de cárie em pelo menos um dos dois exames foram comparados aos sempre inativos.
A classificação da atividade de cárie do paciente teve associação com progressão de cárie coronária e radicular nas superfícies mais propensas ao desenvolvimento da doença, independente da forma de classificação utilizada.
(Apoio: CNPq)
PN1352 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 27

Correlação entre o binômio pais e filhos referente a auto percepção e autocuidado em saúde bucal
Vilarinho APA, Silva MG, Penha KJS, Diniz ACS, Rodrigues VP, Ribeiro CCC, Firoozmand LM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os pais desempenham papel determinante no cuidado e estado geral de saúde dos seus filhos. O objetivo deste estudo foi avaliar a taxa de concordância entre pais e filhos sobre conhecimento/crenças, autopercepção e comportamento em saúde bucal na faixa etária de 8 a 13 anos. A partir de um questionário estruturado 135 alunos de escolas do ensino fundamental, e seus respectivos pais/responsáveis, responderam questões sobre conhecimentos/crenças/ mitos, autopercepção e comportamentos em saúde bucal. Os dados foram analisados por meio dos testes Qui-quadrado e Exato de Fisher (alfa=5%). Um modelo de regressão foi utilizado ajustado para variáveis preditoras demográficas e socioeconômicas. Houve equivalências na maioria das respostas quanto aos conhecimentos e comportamentos relacionados à saúde bucal (p>0.05), com nível de concordância variando entre moderado à elevado nas díade pais-filhos (0,60 a 0,95). Porém, crenças e autopercepção de saúde bucal não expressam concordância nas respostas das díade pais-filhos (p<0,001). No modelo de regressão multivariado a maior idade da criança foi o único preditor para a concordância sobre conhecimento de saúde bucal entre pais e filhos (Beta = 0,659; P= 0.011).
O nível de conhecimento e os comportamentos de saúde oral dos pais/responsáveis parecem influenciar diretamente nos comportamentos de higiene/prevenção dos filhos. Entretanto, as crenças e autopercepção em saúde bucal entre a díade pais-filhos parecem não apresentar uma forte correlação.
PN1353 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 27

Avaliação de ciclofosfato e fluoreto na remineralização da dentina e na inibição de metaloproteinases da matriz
Nunes GP, Danelon M, Pessan JP, Capalbo LC, Matos AA, Nunes-Junior NA, Buzalaf MAR, Delbem ACB
Odontologia Preventiva e Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou a capacidade de soluções contendo fluoreto (F) e / ou trimetafosfato de sódio (TMP) e F / TMP na inibição de MMP-2 e MMP-9 e na remineralização da dentina in vitro. Blocos de dentina radicular bovina (6 × 4 × 2 mm, n = 130) foram preparados e lesões semelhantes a cárie foram induzidas em 2/3 da superfície (cada bloco foi usado como seu próprio controle). Estes foram divididos aleatoriamente em 13 grupos / soluções (n = 10): Placebo; 0,3%, 1% e 3% de TMP hidrolisado em NaOH; 0,3%, 1% e 3% TMP; 250 ppm F; 500 ppm F; 1100 ppm F; 250 ppm F + 0,3% TMP; 500 ppm F + 1% TMP e 1100 ppm F + 3% TMP. 1/3 de cada espécime foi tratado (1 min, 2x/dia) com as respectivas soluções, e submetido a ciclagem de pH por 7 dias. Assim, foram determinadas a porcentagem de recuperação de dureza de superfície (%RDS) e a concentração mineral (gHAp × cm-3 × µm) por micro CT, e os dados submetidos a ANOVA e teste t de Student (p <0,05). Em %RDS, as soluções contendo F + TMP promoveram efeito remineralizador significativamente maior quando comparado aos demais grupos (p <0,001). O ganho mineral (gHAp × cm-3 × µm) na região mais profunda da lesão cariosa apresentou relação dose-resposta para F (p <0,001). A co-administração de F e TMP levou a maior ganho mineral em regiões mais profundas da lesão em comparação com contrapartes sem TMP (p <0,001). 1100 ppm de F + 3% de TMP inibiu completamente a atividade gelatinolítica (MMP-2; MMP-9).
O tratamento com 1100 ppm F + 3% TMP promoveu a maior capacidade de remineralização da dentina, principalmente nas regiões mais profundas da lesão, e de inibir as metaloproteinases da matriz dentinária.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2018/19505-9)
PN1354 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 27

Acidentes com material biológico: Um compromisso com a segurança no ensino da Odontologia
Anjos RVS, Secchi KT, Luhm KR, Teixeira ER, Pecharki GD
Saúde Coletiva - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivos: descrever o perfil dos acidentes com material biológico notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), envolvendo acadêmicos de Odontologia, ocorridos em um município do sul do Brasil, durante os anos de 2012 a 2016 e verificar se há divergências entre os registros da Comissão de Controle de Infecção Odontológica (CCIO) de uma instituição do município e os do Sinan. A pesquisa apresentou um delineamento observacional e descritivo. Para a identificação do curso do estudante, foi necessária busca complementar nas fichas de notificação em papel e localização nominal em sítios eletrônicos. Executou-se o relacionamento probabilístico dos bancos de dados procurando por nomes e datas do acidente iguais, por meio de revisão manual. Houve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, mediante CAAE 69723917.0.0000.0102, 69723917.0.3001.0101 e 14585319.0.0000.0102. Na análise das notificações, observou-se predomínio do sexo feminino (89%) e de exposições durante procedimento odontológico (72,9%); em cerca de 60% dos casos, os óculos e a máscara foram negligenciados; e 85,5% das notificações, que continham informação quanto à evolução, foram caracterizadas como abandono.
A subnotificação e falhas no fluxo pós-exposição ficaram evidentes em cerca de 63% dos acidentes registrados na CCIO da instituição, os quais não constavam no Sinan. Recomenda-se um trabalho transversal e contínuo, entre universidades e serviços de referência, para readequação de condutas e fluxos frente a este agravo.
PN1355 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 27

Ação antimicrobiana do Diamino fluoreto de prata com iodeto de potássio em bactérias cariogênicas isoladas de dentes decíduos
Silva MVS, Piovesan ETA, Carvalho AMS, Andrade MA, Bezerra ACB
Ppgodt Odontologia - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo avaliou a atividade antibacteriana in vitro de produtos fluoretados, em cepas isoladas de amostras de dentina cariada de dentes decíduos. As amostras foram coletadas após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da Universidade de Brasília, nº 2.908.551 e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram coletadas amostras de 20 crianças entre 7 e 10 anos, posteriormente foram semeadas em diferentes meios de cultura (Ágar Chocolate (CHOC); Ágar De Man, Rugosa e Sharpe (MRS); Ágar McConkey (MC) e Ágar Mitis Salivarius bacitracina (MSB). Em seguida os isolados foram avaliados quanto à suscetibilidade ao diamino fluoreto de prata (DFP 30%), clorexidina (CHX) e diamino fluoreto de prata com iodeto de potássio (DFP 38%+KI). Foram avaliadas a Concentração inibitória mínima (CIM) e a Concentração inibitótória de 50% (IC50). A CIM para CHX compreendeu uma faixa de concentração entre 0,0007% a 0,003%. O CIM dos compostos fluoretados analisados, demonstraram uma concentração mínima de 0,011-1,50% para o DFP 30% e 0,009-0,475% para o DFP 38% +KI. O tratamento com DFP 38%+KI apresentou um espectro mais amplo de inibição. A CHX foi eficiente para o grupo CHOC, no entanto o MRS e MSB não apresentaram inibição em nenhuma das concentrações. Nos tratamentos com DFP 30%, os grupos MRS apresentaram isolados resistentes.
Os resultados mostram que a ação antimicrobiana do DFP e DFP+KI é superior à ação da CHX, visto que não houveram amostras resistente à ação dos compostos fluoretados.
PN1356 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 16

Modelo estatístico supervisionado para identificação de metaloproteinases
Oliveira SG, Jardim R, Kotowski-Filho NP, Aguiar FHB
Dentística - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi construir um modelo estatístico supervisionado para facilitar a identificação de metaloproteinases (MMPs) depositadas em bases de dados públicos. Sequências de aminoácidos de mamíferos e de bactérias depositadas como possíveis MMPs foram recuperadas da base de dados pública Reference Sequence Database (RefSeq). O programa Reversed Position Specific Blast (RPS Blast) foi utilizado para identificar os domínios conservados característicos da família das MMPs. Um script foi desenvolvido para filtrar as sequências que apresentassem os domínios característicos. Uma matriz N x M foi construída, onde cada sequência correspondeu a uma linha e a massa molecular de cada aminoácido a uma coluna. A matriz foi dividida nos grupos teste (20 %) e treinamento (80%). O método k-nearest neighbors algorithm (k-NN) foi utilizado para o treinamento do modelo. As sequências que não passaram pelo filtro inicial foram submetidas ao modelo treinado a fim de identificar as verdadeiras sequências de MMPs. Foram recuperadas 1.134 sequências de mamíferos e 4.342 de bactérias e após a aplicação do filtro foram obtidas 910 e 250 sequências, respectivamente. O número de vizinhos que apresentou melhor desempenho foi k=1, com a acurácia de 95,68% para o grupo teste. A precisão e o f1-score foram respectivamente 0,95 e 0,97 para mamíferos e 0,98 e 0,89 para bactérias.
Sequências de MMPs anotadas em base de dados públicos podem conter erro de anotação funcional. O modelo implementado permitiu a separação entre MMPs de bactérias e mamíferos com alto grau de confiança.
PN1357 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 16

Avaliação da resistência de união entre cimentos resinosos e dentina radicular de pinos anatomizados e convencionais
Miguel TMAS, Penido FO, Gomes VM, Seraidarian KKA, Antunes ANG, Seraidarian PI
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi comparar a retenção dos pinos de fibra de vidro reembasados (anatômicos), com pinos do mesmo material sem reembasamento (convencionais), em dois tipos diferentes de cimentos, com distintas profundidades de cimentação. Foram selecionados 48 incisivos bovinos. Suas porções coronárias foram removidas e os respectivos canais tratados endodonticamente. Fez-se o preparo intrarradicular dos espécimes. As raízes foram divididas aleatoriamente em dois grupos: G1 - pinos convencionais (controle) e G2 - pinos anatômicos. Cada grupo foi dividido em dois subgrupos, de acordo com cimento utilizado: A - RelyX U200 e B- RelyX Ultimate. Pinos foram cimentados segundo recomendações dos fabricantes. Após seccionar as raízes, em terços cervical, médio e apical, as amostras foram submetidas ao ensaio de resistência ao cisalhamento por extrusão, em máquina de ensaio universal (velocidade de 0.5 mm/min). Os dados foram submetidos à análise estatística.
Verificou-se que os terços apicais dos grupos controle apresentaram menores valores de resistência de união em relação ao terço cervical. O terço médio do grupo Ultimate controle foi superior ao cervical. Situação foi inversa em relação ao grupo U200 anatômico, que mostrou diferença do terço cervical em relação ao terço médio e apical. Dentro do terço cervical, os dois grupos controles foram superiores aos grupos que usaram o pino anatômico. No terço médio não foi detectado diferença significante. No terço apical, o Ultimate controle foi inferior ao seu correspondente, feito pela técnica de pino anatômico.
PN1358 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 16

Efeito do pré-aquecimento na espessura de película de um compósito experimental contendo monômero uretano elastomérico
Batista JMN, Fraga MAA, Correr AB, Sinhoreti MAC
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo neste estudo foi avaliar efeito da adição de um monômero uretano elastomérico na espessura de película de um compósito resinoso experimental pré-aquecido. Quatro grupos experimentais foram avaliados (n=10): grupo Controle (C); grupo Exothane 24 (E); grupo Controle pré-aquecido (CA) e grupo Exothane 24 pré-aquecido (EA). Os grupos C e CA tiveram matriz orgânica formada pela mistura de 50% em peso de Bis-GMA e 50% de TEGDMA. Nos grupos E e EA, foi adicionado 20% de Exothane 24, reduzindo para 40% de Bis-GMA e 40% de TEGDMA. Em todos os compósitos, foram acrescentados 65% de partículas de carga em peso. O pré-aquecimento foi feito em dispositivo aquecedor de compósitos (Calset, USA) à temperatura de 60 ºC. A espessura de película foi aferida de acordo com a ISO 4049:2009 com temperatura padronizada em 37ºC. Os resultados foram avaliados por meio do teste ANOVA dois fatores com post-hoc de Tukey (α=0,05). A espessura de película foi significativamente menor nos grupos CA e EA (p<0,05). Não houve diferença estatística entre os grupos C e E; assim como entre CA e EA (p>0,05).
O pré-aquecimento produziu menores valores de espessura de película independente do compósito. A adição de Exothane 24 não comprometeu a espessura de película do material.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN1359 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 16

Avaliação dos fatores de insucesso de restaurações em resina composta
Fróes DLC, Lourenço DMP, Silva DCMS, Silva AO, Hoeppner MG, Souza EM, Cardoso SA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo transversal retrospectivo foi avaliar os fatores que causam insucesso das restaurações de resina composta realizadas por alunos de graduação em Odontologia, com base em registros em prontuários e avaliação clínica de pacientes atendidos na Clínica Odontológica Universitária da Universidade Estadual de Londrina (COU/UEL). Quatro avaliadores calibrados analisaram 874 restaurações utilizando os critérios de USPHS modificado. As análises estatísticas bivariadas foram realizadas com o teste Qui-quadrado e as variáveis independentes não-dicotômicas com Teste-T de Student. O nível de significância foi de p<0,05. Foi demonstrado que as restaurações com maiores índices de insucesso foram as de classe II complexas (≥ 3), principalmente nos parâmetros de cárie secundária, contorno anatômico, integridade marginal e textura de superfície. As restaurações Classe V mostraram insucesso nos parâmetros contorno anatômico e fratura, com maior prevalência no sexo masculino, tempo de função de 6 a 9 anos e em pacientes que não usavam fio dental, sendo esse também o maior fator de falha das restaurações Classe III. Nas restaurações Classe IV, a falha predominante foi textura de superfície. As de Classe I não expressaram falha associada a nenhum fator em específico.
O insucesso das restaurações de resina composta apresentou relação com suas condições clínicas, bem como a sua classificação
PN1360 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 11/09 (Sábado) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 16

Adesivos universais são afetados pela umidade dentinária?
Nonato RF, Cavalcanti CRL, Wendlinger M, Soares CJ, Cardenas AFM, Siqueira FSF
Ciência da Saúde - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a resistência de união à microtração (μTBS) e o grau de conversão (DC) de três sistemas adesivos universais na superfície dentinária úmida e super úmida. 60 molares humanos foram divididos em 12 grupos de acordo com as variáveis: 1) Sistemas adesivos universais: (Ambar Universal APS [AMB]; Prime & Bond Active [PBA]; Scotchbond Universal Adhesive [SBU]; 2) Estratégias adesivas: (condicionamento ácido [ER] ou autocondicionante [SE]) e 3) grau de umidade da superfície: (superfície de dentina úmida ou super úmida). Após a restauração, os espécimes foram seccionados em "palitos" de resina-dentina e testados para μTBS e DC. ANOVA 3- fatores e teste de Tukey foram usados para análise estatística (5%). Não foi observada nenhuma diferença significativa na μTBS (p> 0,14) e DC (p> 0,67) entre os adesivos testados, independentemente da estratégia adesiva empregada quando a dentina foi mantida úmida. AMB (ER e SE) resultou em médias mais altas de μTBS quando a dentina foi mantida super úmida (p<0,001). Uma diminuição significativa dos valores de μTBS (p <0,0001) e DC (p <0,001) foram observados para PBA (ER) e SBU (ER e SE) quando a dentina estava super úmida.
Os sistemas adesivos universais apresentaram boa performance quando a dentina foi mantida úmida. No entanto, na dentina super úmida é adesivo dependente.