RESUMOS APROVADOS

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 2939 Resumo encontrados. Mostrando de 2851 a 2860


PE027 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 7

Perfil de egressos de um Mestrado Profissional em Odontologia
Costa LA, Tunes UR, Reis SRA, Medrado ARAP
ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Atualmente tem havido uma crescente demanda por mestrados profissionais. Contudo, o impacto desta modalidade de Pós-graduação stricto sensu na sociedade ainda é incipiente. O presente estudo objetivou caracterizar o perfil dos egressos de um mestrado profissional em Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior privada, acerca da sua inserção no mercado de trabalho, remuneração e produção técnico-científica. Tratou-se de um estudo retrospectivo, de corte transversal. Foram utilizadas como estratégias de busca dos egressos, redes sociais, número de telefones fixo e móvel, e-mail pessoal e institucional. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semi-estruturado elaborado pelos pesquisadores, nos formatos físico e eletrônico e estes foram tabulados em uma tabela unidimensional de frequência, a partir da qual foram identificados os seus respectivos percentuais. Foi constatado que 71,8% dos egressos respondeu aos questionários enviados. A maioria dos egressos conseguiu se inserir na sociedade de forma destacada, pois, 62,1% ingressou em atividades relacionadas à docência, 86,5% publicaram a sua pesquisa sob a forma de artigo cientifico e, 28,7% e 55,4% tem participado em atividades do setor público e privado, respectivamente. Conclui-se que o mestrado profissional representa uma modalidade de Pós-graduação que propicia ao egresso uma formação tecnicamente qualificada, caracterizando-se como uma prática avançada e transformadora, com vistas à melhoria na sociedade.
Os resultados deste estudo demonstraram que a grande maioria dos egressos conseguiu se inserir na sociedade de forma destacada, com uma série de recursos humanos qualificados para as atividades docentes, de pesquisa e técnicas visando ao atendimento dos setores público e privado. Conclui-se que o mestrado profissional é uma modalidade de Pós-graduação que propicia ao egresso uma formação tecnicamente qualificada, caracterizando-se como uma prática avançada e transformadora, com vistas à melhoria na sociedade.
(Apoio: FUNDAÇÃO BAHIANA PARA DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS - FBDC  N° 02)
PE028 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 7

Análise do desempenho dos estudantes de odontologia em três metodologias de avaliação
Silva PS, Amaral DC, Cruvinel DR, Mundim MBV, de Rezende Barbosa GL, Gomes CC
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANGÉLICA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo dessa pesquisa foi analisar se os resultados obtidos por 179 estudantes em três metodologias de avaliação (teórica, prática clínica e Exame Clínico Objetivo Estruturado - OSCE) empregadas nas disciplinas de clínicas integradas de um Curso de Odontologia apresentam similaridade, bem como analisar a evolução do desempenho de 33 estudantes de uma mesma turma quando cursaram o 5º, 6º, 7º e 8º período. A partir das médias obtidas pelos estudantes em cada metodologia de avaliação, as análises comparativas foram realizadas. Os resultados mostraram que há similaridade entre as avaliações teóricas e OSCE, os quais diferem significativamente dos resultados obtidos na avaliação prática clínica. Ao se comparar o desempenho dos 33 estudantes nos diferentes períodos, os resultados apontaram diferença estatisticamente significante nas avaliações teóricas entre 7º e 8º (p ≤ 0,001), havendo uma evolução positiva dos estudantes entre esses semestres. Entre o 5º e 7º, foi observada uma queda no desempenho dos estudantes na avaliação teórica. Quanto ao desempenho dos estudantes na avaliação prática clínica, as diferenças significantes se mostraram positivas entre 6º e 7º/ 8º. Entre 5º e 6º foi observada uma queda no desempenho dos estudantes na avaliação prática. A mesma análise na avaliação OSCE apresentou-se positiva entre 6º e 7º/ 8º, e com queda no desempenho entre 5º e 6º.
A partir dos resultados apresentados nesse estudo, deve-se considerar algumas alterações no sistema de avaliação, se atentando para o valor educacional do mesmo.
PE029 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 7

Educação interprofissional articulada à formação do cirurgião-dentista no Brasil: compreensão da percepção de estudantes de odontologia
Olsson TO, Toassi RFC
Odontologia Preventiva e Social - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo buscou compreender como a Educação Interprofissional (EIP) se articula à formação do cirurgião-dentista em uma Universidade Pública do Sul do Brasil. Estudo qualitativo fenomenológico. Amostra intencional constituída por estudantes de graduação em Odontologia que concluíram atividade de EIP. Instrumento online com questões abertas e entrevistas semiestruturadas foram utilizados para produção de dados. O material textual transcrito foi interpretado pela análise de conteúdo. Participaram do estudo 41 estudantes. A característica predominantemente uniprofissional do currículo foi evidenciada. Atividade de EIP foi oferecida como disciplina eletiva e destacou-se por acontecer em cenários de prática da Atenção Primária, junto às equipes e usuários. Estudantes perceberam nas práticas da atividade aprendizados sobre trabalho em equipe e conhecimentos sobre a rede de atenção à saúde que se articulavam ao currículo do curso. Consideraram sua importância por possibilitar o reconhecimento/valorização entre diferentes profissões da saúde, integração/ compartilhamento de saberes, relações menos hierarquizadas, empatia com usuários/famílias e reduzir estereótipos. Barreiras relacionadas à característica eletiva da atividade de EIP e dificuldades na comunicação e conexão entre saberes de diferentes núcleos profissionais foram observadas. Para os estudantes, a EIP não deve ser uma experiência voluntária na graduação e nem oferecida no fim do curso.
Atividades interprofissionais são recomendadas na formação do cirurgião-dentista.
(Apoio: Bolsa de Iniciação Cientifica BIC-UFRGS  N° 30517)
PE030 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 7

O estágio nos tempos de Covid-19. uma prática inovadora em estágios em saúde coletiva no modelo presencial e remoto: relato de experiência
Barbosa CPA, Marques TCN, Silva EB, Cral WG, Lisboa CO, Bezerra ACB
Odontologia - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Em março de 2020, começou a se alastrar o vírus SARS-CoV-2 levando a alterações profundas no modo de viver e estudar. Tendo a odontologia um alto risco de contaminação em suas práticas, se fez necessário o desenho de um modelo de estágio que permitisse a atuação de ensino presencial e remoto em segurança. O discente foi livre para escolher a modalidade que lhe aprouve. Ambos os modelos de estágio ocorreram nas mesmas instituições de apoio ao menor em situação de vulnerabilidade social e Unidades Básicas de Saúde no DF. Houve intenso treinamento em biossegurança. As práticas remotas foram programadas para que espelhassem as atividades desenvolvidas no estágio presencial. Elas consistiam em palestras educativas e escovação supervisionada pareadas com atenção remota à grupos comunitários e produção de vídeos educativos e e-books personalizados em relação às dúvidas e necessidades da comunidade. Houve campanhas filantrópicas por todo o ano. A avaliação de saúde bucal foi pareada com realização de questionários de saúde on-line, todos seguindo a metodologia da Organização Mundial de Saúde. Atendimentos preventivos e restauradores baseados na Técnica Restauradora Atraumática (ART) pareados à Resolução de Casos Clínicos e práticas de ART em manequim. As atividades presencias clínicas ocorreram no sistema de rodízio com grupos de 10 alunos. Participaram 573 estagiários e 8 professores.
Conclui-se que o ensino remoto foi um grande aliado na educação possibilitando o treinamento e aprendizagem do estagiário frente às dificuldades inusitadas de um momento pandêmico.
PE031 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 7

Abordagem interdisciplinar em assistência odontológica à pessoa com deficiência no estágio curricular
Silva KLB, Moraes DA, Genari B, Degrazia FW, Prado CC, Marques TCN, Silva EB
Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Componente Estágio Curricular Supervisionado em Pacientes com Necessidades Especiais pertencente à matriz curricular do Curso de Odontologia do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), para acadêmicos do último ano de graduação em Odontologia, promove junto aos acadêmicos de Psicologia a elaboração de uma atenção interdisciplinar destinada à pessoa com deficiência (PCD). O presente trabalho visa apresentar por meio de relato de experiência o modelo de atenção compreendendo a reabilitação da saúde bucal e o bem-estar psicológico do indivíduo interferindo diretamente na sua qualidade de vida. O roteiro para essa construção é iniciado com a apresentação da atividade com duração aproximada de 30 minutos, na sequência é desenvolvida a roda de conversa entre os acadêmicos de psicologia e os pacientes na sala de espera da Clínica Escola de Odontologia, simultaneamente em laboratório é realizado um fórum denominado round de casos onde são discutidos pelos trios de alunos da Odontologia o caso clínico acompanhado durante o semestre, viabilizando o estudo de estratégias para elaboração de planejamentos em saúde. Durante os atendimentos odontológicos os acadêmicos de psicologia realizam a intervenção junto aos pacientes e cuidadores na busca da melhor aceitação do tratamento.
A construção deste referencial interdisciplinar tem refletido positivamente na atuação prática clínica dos acadêmicos junto à PCD, demonstrando um crescimento constante do interesse e do conhecimento pelos processos educativos em saúde bucal e humanização do atendimento.
PE032 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 7

Avaliação do Ensino a Distância nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Odontologia durante a pandemia de Covid-19
Jacomo TS, Macedo DS, Roman-Torres CVG, Pimentel AC, Marão HF
Pós-graduação Em Odontologia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A pandemia COVID-19 fez com que as modalidades de ensino em Odontologia tivessem que se adaptar ao isolamento e distanciamento social. Sendo assim, o ensino a distância (EAD) tornou-se uma ferramenta fundamental para continuidade do ensino em odontologia. O objetivo deste trabalho foi avaliar como o EAD durante a pandemia de COVID-19 influenciou no aprendizado dos alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia. A metodologia para avaliar esses dados foi a aplicação de um formulário via Google Forms©️, distribuído e divulgado via mídias sociais, e-mail e WhatsApp durante dezembro de 2020 e março de 2021. Participaram 236 alunos, a maioria dos participantes foram mulheres (74,2%, n=175), com menos de 25 anos (63,5%, n=150), graduandos (as) (72%, n=170). Dentre os participantes, 76,3% (n=180) concordam que o EAD apresentou influencia negativa para o futuro profissional, alegando que o mesmo não é eficaz (71,6%, n=169). A maioria dos alunos relatou que o rendimento educacional diminuiu com o EAD (84,3%, n=199). Relataram ainda que nem todos os professores apresentam habilidades para conduzir aulas on-line (89,8%, n=211), a maioria dos participantes, se pudessem, não iniciariam o seu atual curso em um momento de pandemia (73,7%, n=174). Após a pandemia, 44,9% (n=106) dos participantes acreditam que o ensino de odontologia permanecerá com aulas parcialmente presenciais e EAD.
Os resultados deste estudo indicam que o EAD é uma alternativa de ensino que precisa ser melhorada e adaptada para os cursos de gradução e pós-graduação em Odontologia.
PE033 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 7

Exame nacional do desempenho dos estudantes de Odontologia (ENADE 2016) - instituições, alunos e a saúde coletiva
Teixeira MCP, Zanin L, Brito-Junior RB, Oliveira A MG, Flório FM
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como intuito avaliar a associação de características das IES, dos alunos e da performance nas questões de Saúde Coletiva com o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudante (ENADE). A pesquisa foi realizada em 2019, com dados referentes a prova realizada pelos graduandos do curso de Odontologia em 2016. Dados de 205 IES públicas e privadas de Odontologia do Brasil foram avaliados e dos relatórios de cursos emitidos pelo INEP foram extraídas variáveis relativas à IES (localização, tipo, conceito ENADE, quantidade de alunos concluintes do curso e de alunos que fizeram a prova); aos estudantes (cor, renda familiar, escolaridade dos pais; tipo de escola cursada no ensino médio, grau de dificuldade da prova na formação geral e específica; relação ao tempo total; clareza dos enunciados; dificuldade ao responder a prova) e ao desempenho dos alunos na prova (resultado geral e especifico da SC), com seleção das questões da área por consenso. Verificou-se que alunos oriundos de escolas particulares, com melhor nível econômico, de famílias com pais com maior escolaridade, matriculados em IES públicas, com menos alunos por sala e mais alunos presentes na prova obtiveram melhor desempenho no ENADE. As questões de Saúde Coletiva foram respondidas corretamente pela maioria dos concluintes, havendo maior acerto entre os alunos de cursos mais bem avaliados.
A busca pelo melhor desempenho dos alunos, envolve o estímulo à salas de aulas menos lotadas e à extensa participação dos alunos na prova, já que são as variáveis passíveis de controle pelas IES.
PE034 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 7

Aplicação de metodologias de ensino a distância na disciplina de metodologia científica da FOUSP: Percepção de alunos e tutores
Lopez-Capp TT, Michel-Crosato E, Biazevic MGH
Odontologia Social - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a percepção de alunos de graduação e seus tutores (alunos da pós-graduação) frente ao uso de metodologia de ensino à distância da disciplina de Metodologia Científica da FOUSP. Os 133 alunos de graduação matriculados na disciplina e 08 tutores responderam a um questionário estruturado via Google Forms contendo três domínios (avaliação da disciplina; avaliação dos tutores (para o caso dos alunos de graduação) e avaliação dos alunos (para o caso dos tutores); autoavaliação). Os principais achados da pesquisa evidenciaram que segundo a percepção dos alunos os objetivos da disciplina foram cumpridos (37.5% responderam que "sim, na maioria das vezes" e 40.62% "sim plenamente"), porém a maioria dos alunos apontaram a importância dos encontros presenciais: "Eu gostei de metodologia a distância, mas seria mais interessante se tivesse encontros presenciais também, pq foi péssimo falar com os tutores só por e-mail, seria bem melhor ter essa troca de aprendizagem presencialmente mas com a disciplina ministrada a distância." Quanto a percepção dos tutores, 62.5% avaliaram como "bom" o processo de orientação e acompanhamento dos alunos, ao longo do curso, porém também ressaltaram algumas dificuldades de interação com os alunos: "A tutoria exclusivamente virtual dificulta receber um feedback imediato dos alunos a respeito das dúvidas, esclarecimentos e instruções dadas."
Conclui-se que a disciplina conseguiu atingir os objetivos propostos para alunos e tutores, porém fica latente a importância interações presenciais no processo ensino-aprendizagem.
PE035 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 7

Estudo do Perfil Empreendedor em Estudantes de Odontologia de uma Universidade Pública
Leite CRO, Fagundes FB, Oliveira VS, Nogueira KO, Freitas AP, Silva MF, Neves FS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetiva analisar o perfil empreendedor dos estudantes de Odontologia da Universidade Federal da Bahia, em diferentes períodos do curso, correlacionando o gênero, cor, renda familiar, fatores ligados a prática empreendedora, além do papel da Universidade no processo de ensino-aprendizagem. Foi aplicado um questionário por meio da plataforma Google Forms, para estudantes matriculados. Após a aplicação, o perfil empreendedor foi classificado como alto, médio ou baixo seguindo os critérios propostos por Santos (2014). Para análise dos dados, foi aplicado o teste chi-quadrado, com nível de significância de 5%. A amostra final foi composta por 352 estudantes com média de idade de 24,6 (± 5,8) anos, sendo a maioria do gênero feminino (71,9%) e com a cor parda (51,7%). A maioria dos estudantes foi classificada com o perfil empreendedor alto (76,7%) e a minoria baixo (1,1%). Não foi observada correlação estatisticamente significativa comparando o perfil empreendedor com gênero (p=0,95), cor (p=0,77), renda (p=0,26) e semestre (p=0,10). A grande maioria dos estudantes vê o empreendedorismo como importante para a formação acadêmica e profissional (p=0,00). Além disso, 50,6% dos estudantes responderam que a Universidade não tem contribuído para o desenvolvimento do seu perfil empreendedor (p=0,01).
Foi observado predominância do alto perfil empreendedor entre os estudantes independentemente da cor, idade, gênero, semestre e renda familiar. É necessário que a Universidade tenha uma maior participação nesse processo de ensino-aprendizagem.
PE036 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 7

A saúde bucal do trabalhador em Tucuruí/PA: proposta de promoção em saúde na Plataforma Whatsapp em tempos de infodemia
Sousa RSS, Rodrigues VS, Oliveira MR, Silva SHS, Duarte JC, Sousa NS, Silva KLL, Marinho AMCL
Odontologia - FACULDADE DE TEOLOGIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS GAMALIEL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetiva-se disponibilizar tecnologia educativa previamente construída destinada à teleorientação do público trabalhador, via WhatApp Business. Estudo preliminar no DATASUS, mostrou que indivíduos de 20 a 54 anos em Tucuruí representam 54% da população não sendo registradas atividades de educação em saúde para os mesmos nos últimos cinco anos. Após busca de literatura e obtido o nível de letramento em saúde do público pela por meio do Breald serão elaborados conteúdos educativos com o auxílio do BR-CDC-CCI os quais serão inseridos na plataforma já licenciada. Anuências serão solicitadas aos responsáveis por duas unidades de saúde pertencentes a bairros sorteados onde trabalhadores cadastrados e acompanhados serão convidados para uso da plataforma em teste. Além da aprovação do COEP o projeto será encaminhado ao setor jurídico no Conselho de Odontologia para emissão de parecer quanto à adequação às normativas em vigor.
O processo de elaboração da tecnologia baseada nos níveis de alfabetismo em saúde dos sujeitos e a adequação às normativas do conselho de classe são aspectos necessários para que este não se torne mais um material ineficaz em um contexto histórico em que o número de informações inadequadas ao público e que ferem a ética profissional multiplica-se assustadoramente.