RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2940 Resumo encontrados. Mostrando de 971 a 980


PN0779 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 21

Nutrição e a Saúde Bucal da Criança
Ramirez GTV, Saliba TA, Moimaz SAS, Okamoto AC
Odontologia Preventiva e Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo verificar a associação de aspectos microbiológicos, comportamentais e hábitos alimentares que afetam a saúde bucal de pré-escolares. Trata-se de um corte transversal de um estudo longitudinal, com uma amostra de 42 pré-escolares aos 30 meses de idade. Foi realizada visita domiciliar para realização de entrevista sobre aspectos da amamentação, desmame precoce, hábitos de higiene bucal da criança, como frequência e hábitos de escovação, compartilhamento de escovas de dente e utensílios de cozinha e recordatório alimentar 24 horas do pré-escolar. Foi coletado 0,5 ml de saliva do assoalho oral da mãe e do pré-escolar por meio de pipetas descartáveis estéreis para cultura em placa de Petri. Observou-se que houve associação entre desmame precoce (p = 0,046) e uso de mamadeira (p = 0,018) com a presença de cárie; entretanto, não houve associação entre o consumo de alimentos açucarados entre as refeições (p = 0,302). A Unidade Formadora de Colônias (UFC) média / ml de S. mutans encontrada na saliva das mães foi 974421 e em pré-escolares foi 135341,9. O polímero extracelular foi encontrado nas UFC das amostras de 61,90% das mães e 09,52% dos pré-escolares.
Hábitos alimentares como desmame precoce e uso de mamadeira estiveram associados à presença de cárie. Não houve associação entre aspectos microbiológicos e comportamentais que afetam a saúde bucal e o consumo de alimentos açucarados entre as refeições com a presença de cárie em pré-escolares.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0780 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 21

Levantamento e análise de estudos em animais in vivo na pesquisa científica odontológica publicada nos últimos 5 anos
Barbosa ACS, Lopes CS, Fernandes CMS, Serra MC
Odontologia Social - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi levantar e analisar o perfil da pesquisa odontológica experimental em animais, presente em artigos científicos publicados nos últimos 5 anos. Foi realizado o levantamento dos estudos desenvolvidos com o emprego de animais in vivo, publicados nos 10 periódicos odontológicos com os maiores fatores de impacto, no período de 2015 a 2020. Do total de 1652 artigos levantados, 594 foram analisados. A maior porcentagem de publicações ocorreu em 2015 com diminuição em 2020. O rato foi a espécie mais utilizada e com maior média de animais por estudo; o furão, apesar de apresentar a menor porcentagem de publicações, apresentou a segunda maior média de animais por estudo. A periodontia foi a especialidade odontológica com maior número de publicações, enquanto que a Reabilitação Oral apresentou o menor número. Informações sobre aprovação da pesquisa por Comitê de Ética, tamanho amostral, anestesia e analgesia foram fornecidas em 93,10%, 83%, 70,54% e 23,74% dos artigos, respectivamente. Em 53% a eutanásia foi especificada, tendo a sobredose anestésica sido o método mais utilizado.
Concluiu-se que nos últimos 5 anos, houve uma tendência na redução estudos em animais in vivo, o rato foi a espécie mais utilizada e a periodontia foi a especialidade que mais utilizou este modelo experimental. Apesar de a maioria mencionar a aprovação do Comitê de Ética, a citação do tamanho amostral, anestesia e eutanásia foram negligenciadas em algumas publicações. A omissão de informações essenciais pode acender preocupações científicas e éticas.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0781 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 24

Influência da escovação e imersão em solução de sabonete antisséptico nas propriedades superficiais de duas resinas acrílicas
Ribas BR, Tasso CO, Ferrisse TM, Ferro AC, Jorge JH
Materiais Odontológicos e Prótese - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência da escovação combinada com imersão em solução de sabonete antisséptico nas propriedades superficiais de uma resina acrílica termopolimerizável para base de prótese (Vipi Wave) e de um reembasador rígido (Kooliner). Os corpos de prova foram confeccionados a partir de matrizes metálicas e distribuídos em grupos de acordo com a solução de imersão: Hipoclorito de Sódio a 0,5%, Solução de Sabonete Lifebuoy a 7,8% (10 vezes a Concentração Inibitória Mínima) e Tampão Fosfato-Salino (PBS). As amostras foram posicionadas em compartimentos de uma máquina de escovação, os quais foram preenchidos com 150 mL de cada solução, então foram submetidas ao ciclo de escovação e imersão, durante 10 segundos. Antes e após o ciclo, as propriedades de alteração de cor (n=9, para a resina de base), dureza (n=9, para ambas as resinas) e rugosidade (n=9, para ambas as resinas) foram avaliadas. Após verificação da normalidade e da homoscedasticidade, os dados foram submetidos a ANOVA de dois fatores e ao pós teste de Tukey com nível de significância de 5% (α=0.05). O grupo Lifebuoy não apresentou diferença estatística (p>0,05) em relação aos demais grupos para as propriedades avaliadas. Além disso, não houve diferença dos valores das propriedades avaliadas antes e após os ciclos de escovação. Apenas o grupo PBS (p=0,04) apresentou diferença na rugosidade.
Desse modo, concluiu-se que a escovação combinada com imersão utilizando a solução de sabonete Lifebuoy não interferiu nas propriedades superficiais das resinas avaliadas.
(Apoio: CAPES)
PN0783 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 24

Análise da distribuição de tensão em próteses implantossuportadas livres de metal e metalocerâmicas pelo método dos elementos finitos
Gil GS, Ulbrich NL, Pereira HJP, Vaz MAK
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As próteses implantossuportadas metalocerâmicas são versáteis e de fácil confecção, mas podem trazer comprometimento estético. Nesse sentido, surgiram próteses livres de metal com melhores propriedades ópticas, sem que propriedades físicas e mecânicas fossem negligenciadas. O objetivo deste estudo foi avaliar a variação de tensão em próteses implantossuportadas livres de metal - coping de zircônia e aplicação de cerâmica e zircônia total - e próteses metalocerâmicas. Esta análise foi realizada pelo método dos elementos finitos e foi representada em escalas de cor. Foram utilizados implantes cone morse, simulando osseointegração em blocos de osso trabecular coberto por osso cortical, nos quais foram aplicadas forças axiais e oblíquas de 100 N. Os maiores estresses ósseos ocorreram ao redor da cervical dos implantes, independente da direção da força e do tipo de prótese. As forças oblíquas proporcionaram maiores valores de tensão em todas as regiões analisadas, para todos os tipos de prótese, reafirmando a importância do ajuste oclusal. De forma geral, a distribuição de tensão nas próteses metalocerâmicas e livres de metal foi semelhante. Apenas as próteses de zircônia total apresentaram maior concentração de tensão (294 Mpa) na oclusal do munhão, quando comparadas às metalocerâmicas (232 Mpa) e às próteses de zircônia e porcelana (232 Mpa).
Sugere-se que as próteses de zircônia total possam ser protetoras do parafuso de cobertura em casos de implantes hexágono externo e, quando associadas a implantes cone morse, obtenham ainda mais sucesso clínico.
PN0785 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 24

Comparação da simetria de arco após reabilitação oral com diferentes próteses em pacientes com fissura labiopalatina
Cardoso JF, Pucciarelli MGR, Toyoshima GHL, Caballero JT, Neppelenbroek KH, Oliveira TM, Almeida ALPF, Soares S
Prótese e Periodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Comparar a simetria dos arcos dentários de pacientes com e sem fissura labiopalatina (FLP) após tratamento ortodôntico/reabilitador em 55 pacientes divididos em três grupos de acordo com o tratamento, reabilitados com prótese parcial fixa (PPF) ou coroa sobre implante (PSI) e pacientes sem fissura (NF), todos submetidos a tratamento ortodôntico. A análise foi feita utilizando modelos de gesso digitalizados através de um scanner de bancada a laser (R700TM; 3Shape A/S, Holmens Kanal 7, 1060, Copenhagen/Dinamarca) e toda amostra foi avaliada com o software Vectra Analysis Module (VAM) (VECTRA H1; Canfield Scientific, 4 Wood Hollow Road, Parsippany, Nova Jersey 07054/EUA). Foram mensuradas três medidas lineares: incisal-canino (INC); canino-molar (CM); e incisal-molar (INM). ANOVA 3 critérios foi realizada para comparação entre os fatores: grupo (PPF/PSI/NF) e lado (D/E) e teste Tukey para análise da interação entre os mesmos, com significância de p = 0,05. Os resultados mostraram diferença estatística significativa para as medidas lineares maxilares CM e INM entre os grupos, o que não foi observado em INC. Quando analisado o fator lado, não houve diferença estatisticamente significativa para as dimensões em maxila, enquanto na interação entre os fatores houve semelhança apenas na dimensão INC. As dimensões mandibulares não apresentaram diferença estatística significante entre os grupos, lados e na interação entre os fatores.
Independentemente do tratamento reabilitador, é possível estabelecer simetria de arco na dimensão incisal-canino, em região de FLP.
(Apoio: 2016/14942-6  N° FAPESP)
PN0786 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 24

Acurácia de métodos convencionais e digitais para obtenção de moldes dentais e modelos impressos em 3D
Santos FHPC, Resende CCD, Barbosa TAQ, Moura GF, Tavares LN, Rizzante FAP, Mendonça G, Neves FD
Oclusão, Prótese Fixa e Materiais - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O fluxo digital vem revolucionando as técnicas de trabalho com redução de tempo de cadeira e incômodos sofridos durante os tratamentos odontológicos. Entretanto, as ferramentas digitais requerem testes mais a fundo para avaliar sua viabilidade clínica. Este estudo buscou comparar a precisão de moldes digitais entre dois scanners intraorais e moldagens convencionais para a fabricação de modelos de trabalho. Foram obtidos moldes convencionais de um modelo de referência. Dez escaneamentos digitais foram obtidas com dois scanners intraorais: N=5 Cerec Omnicam (CO) e N=5 3Shape Trios (ST). Os modelos digitais foram impressos na impressora Zenith D 3D. O modelo de referência e os impressos foram digitalizados com o scanner de bancada D2000 e salvo em formato STL, sendo analisados com o software Geomatic Control: arco completo (CA), arco parcial (PA) e área de dentes preparados (PT). Análises de variância unilateral e bidirecional foram realizadas para comparar a precisão, seguido de Tukey admitindo α=0,05. Nenhuma diferença entre os grupos em veracidade e precisão foi observada para os dois scanners intraorais. Os modelos impressos em 3D tiveram a menor veracidade quando o arco completo foi analisado e diferiu do molde de gesso. Para precisão de arco total, o gesso apresentou melhores resultados, no entanto, estatisticamente diferente apenas da CO. Os dois sistemas de scanner tiveram acurácias semelhantes. Para precisão CA, o modelo impresso 3D apresentou resultados semelhantes ao modelo de gesso.
As ferramentas digitais são uma ótima opção para o dia-a-dia clínico.
(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  FAPEMIG)
PN0787 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 24

Associação entre bruxismo do sono e síndrome da apneia obstrutiva do sono: estudo transversal
Massahud MLB, Alkmim SMD, Namorato KSC, Costa LR, Barros VM, Antunes ANG, Seraidarian PI
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O bruxismo do sono (BS) é uma condição centralmente mediada, de etiologia multifatorial, que pode ocorrer secundariamente a alterações sistêmicas e ao uso de medicamentos. O objetivo deste estudo foi identificar associações entre o bruxismo do sono e a síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS). Neste estudo transversal, 240 indivíduos foram submetidos à polissonografia de noite inteira. Durante a anamnese, foram coletadas informações acerca das condições de saúde geral. A análise do sono foi realizada por meio da polissonografia, onde foram avaliados os eventos respiratórios e índices de apneia e hipopneia (IAH). A avaliação polissonográfica do bruxismo foi realizada por meio de dados coletados a partir de eletrodos posicionados nos músculos masseteres e queixo. O bruxismo foi definido pela presença de mais de dois eventos de atividade rítmica da musculatura mastigatória (ARMM) por hora de sono. Análises estatísticas foram realizadas para comparar a presença do bruxismo ao índice de apneia e hipopneia e à severidade da SAHOS. Foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre bruxômanos e não-bruxômanos, quando comparados ao IAH (p=0,001) e severidade da SAHOS (p=0,0015).
O BS está associado à SAHOS, como possível fator protetor durante eventos respiratórios, portanto, identificar o BS pode levantar a suspeita da ocorrência de outras alterações sistêmicas.
(Apoio: CAPES)
PN0788 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 24

Associação entre bruxismo do sono e o uso de antidepressivos: estudo transversal
Alkmim SMD, Massahud MLB, Mamede JC, Antunes ANG, Seraidarian PI
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

De acordo com sua etiologia multifatorial, o bruxismo do sono (BS) pode ser classificado como primário, sem causa aparente, ou secundário, quando relacionado a outras co-morbidades. Quanto aos fatores etiológicos secundários, pode-se relacionar o BS a alterações sistêmicas e ao uso de medicamentos, como os psicofármacos. O objetivo deste estudo transversal foi identificar associações entre o BS e o uso de antidepressivos, principalmente inibidores seletivos de recaptação de serotonina e inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina. 240 indivíduos foram submetidos à polissonografia de noite inteira, precedida por uma anamnese, quando foram coletadas informações sobre o uso de antidepressivos e condições gerais de saúde. A avaliação do BS, por meio da polissonografia, foi realizada a partir de dados coletados por eletrodos posicionados nos músculos masséteres e queixo. O BS foi definido pela presença de mais de dois eventos de atividade rítmica da musculatura mastigatória por hora de sono. Análises estatísticas foram realizadas para comparar a presença do BS ao uso de antidepressivos. As análises comparativas não encontraram correlação entre o uso de antidepressivos e o BS (p=0.072), porém, análises de regressão logística sugerem que o uso desses medicamentos pode configurar um aumento das chances para o desenvolvimento do BS (OR=2.387; p=0.005).
A relação entre o uso de antidepressivos e o bruxismo do sono permanece inconclusiva, porém, parece ser um fator de risco para o bruxismo secundário.
PN0789 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Qualidade de vida e expectativa de idosos portadores de overdentures retidas por implante único
Meira IA, Pinheiro MA, Barreno AHC, Moraes M, Rodrigues Garcia RCM
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo clínico pareado comparou a qualidade de vida relacionada à saúde oral (QVRSB) e a satisfação de idosos portadores de próteses totais (PTs) e overdentures mandibulares retidas por implante único (OUIs). A expectativa dos idosos com relação às OUIs também foi avaliada. Foram selecionados 22 idosos, apresentando altura óssea mandibular na região mais reabsorvida entre 11 a 20 mm. Inicialmente, os participantes receberam novas PTs, e após 2 meses de uso, as variáveis foram avaliadas. A QVRSB foi verificada por meio do questionário Dental Impacts on Daily Living. A satisfação dos idosos com as novas PTs e as expectativas relacionadas às OUIs foram examinadas com o instrumento de satisfação da McGill. Em seguida, os voluntários receberam um implante na região anterior da mandíbula, e as PTs mandibulares foram convertidas em OUIs. Após 2 meses de uso das OUIs, as variáveis foram reavaliadas. Por fim, o nível de expectativa dos idosos com relação às OUIs foi subtraído da satisfação após o uso das mesmas para cada aspecto avaliado, resultados ≥ 0 indicaram que as expectativas foram atendidas. Observou-se aumento na QVRSB nos domínios de desempenho geral e de alimentação e mastigação (p<0,05). A satisfação dos idosos quanto à estabilidade, retenção e mastigação (p<0,05) após a instalação das OUIs também aumentou (p<0,05). As expectativas quanto ao uso das OUIs foram altas e atendidas no aspecto geral, na estética e na habilidade de falar e higienizar (p<0,05).
Portanto, a instalação de OUIs melhora QVRSB, a satisfação dos idosos e atende a maioria das suas expectativas.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2018/23013-4)
PN0790 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 24

Does palate coverage influence oral stereognosis? A systematic review
Ferreira GF, Gadonski AP, Marañón-Vásquez G, Maia LC, Rodrigues Garcia RCM
Prótese e Periodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Complete denture wearers present reduced sensory function when compared to dentate patients due to the absense of periodontal receptors. However, the role of the palatal receptors on oral stereognosis ability (OSA) is still unclear. This Systematic Review focused to answer: "Is there a difference in OSA, in dentate or toothless subjects, between those who use and do not use a palate coverage?". This study was prepared according to the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols guidelines and registered in the International Prospective Register of Systematic Reviews (CRD42021225332). 8 main databases and the Open Gray literature were searched through September 2020 to identify clinical trials comparing OSA in dentate and/or edentate patients, using conventional or on implants prostheses, or those using palatal devices. A total of 153 studies were identified, and 99 had their titles and abstract read. 30 articles were read in full, and 12 were included in this review according to the eligibility criteria. The risk of bias was assessed with the Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Tools, and the quality of evidence was tested by using the Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation approach. 4 studies had a low risk of bias, and 8 had a moderate risk of bias. Shortly after the installation of prostheses, OSA is not influenced. However, their long-term use improved the oral sensory function.
OSA is influenced by palatal coverage in long term use of prostheses, with improvement of the oral sensory function.
(Apoio: CAPES  N° 001)