Normas de Apresentação


O trabalho submetido para apresentação na 38ª Reunião Anual da SBPqO deverá ser ORIGINAL. Entende-se por original um trabalho de pesquisa que não tenha os resultados publicados (nem mesmo como resumo) ou apresentados em encontro científico nacional ou internacional (excluindo encontros institucionais).

Os trabalhos submetidos em todas as modalidades (com exceção da modalidade Projeto de Pesquisa) devem estar concluídos.

 

IDIOMA DO RESUMO

São aceitos resumos nos idiomas português e inglês.
A submissão do resumo em inglês é obrigatório apenas para a modalidade Unilever Travel Award - Hatton. 

 

AVALIAÇÃO DOS RESUMOS


Os resumos enviados serão avaliados pela Comissão Nacional de Doutores Associados Efetivos da Sociedade. Cada resumo receberá um conceito de 0 a 5 por até seis avaliadores distintos de maneira cegada, gerando média classificatória não passível de recurso. 
Abaixo alguns critérios que serão observados pela Comissão Avaliadora na análise dos trabalhos submetidos:

- Assuntos pobremente organizados.

- Vernáculo inadequado para os resumos.

- Informações ausentes no trabalho: Importância do tema na área, Objetivos ou Proposição, métodos, Resultados e Conclusões.

- Natureza do assunto não explicitada pelo título ou pelo conteúdo do trabalho.

- Tipo e relevância do estudo.

- Assunto bem explicitado, mas de importância duvidosa.

- Contribuição pouco relevante em relação ao estágio atual de conhecimento do assunto.

- Métodos para obter dados não apropriados em relação à proposição.

- Metodologia inapropriada para avaliar efeito do tratamento.

- Delineamento inadequado de pesquisa.

- Critérios não muito bem definidos para a avaliação das variáveis.

- Escolha questionável de controles. Nenhum grupo controle relatado.

- Falta de critérios de definição da amostra.

- Falta de critérios de alocação das unidades experimentais entre os grupos de estudo.

- Conclusões que não correspondem ao método de análise aplicado aos dados.

- Conclusões não suportadas pelos resultados.

- Confusões entre as premissas, conduzindo a falsos raciocínios.

- Falta do registro na Plataforma Brasil dos trabalhos que devem ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa com humanos ou na CEUA (Comissão de Ética em Estudos com Animais).

- Trabalho sem resultados e conclusão – Projeto de Pesquisa

- Trabalho de Revisão de Literatura

- Descrição de Caso Clínico.

- Resumo já apresentado em outros encontros ou já publicado.

- Pesquisas que incentivem o consumo de produtos prejudiciais a saúde individual e coletiva.

A Comissão Científica Nacional (CCN) para avaliação dos resumos, será formada por associados efetivos doutores, com as anuidades em dia no momento das avaliações. Após o término da Reunião, será disponibilizado um certificado na sua área restrita do associado como partícipe da CCN. Para isso, é necessário que as avaliações sejam feitas dentro do prazo estipulado e sejam avaliados 15 trabalhos, no mínimo.


COMITÊ DE ÉTICA


Todo projeto de pesquisa ​que envolva Seres Humanos​, Animais, Organismos Geneticamente Modificados (OGM) ou parte deles, incluindo casos clínicos, questionários​, levantamento de fichas​,​ arquivos​ e protocolos com dados de pacientes, deverá ser avaliado​ e aprovado​ pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)​,​ ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) da Instituição​ onde está ​​vinculada a pesquisa.​​​ Em caso do trabalho compreender o acesso ao patrimônio genético e/ou ao Conhecimento Tradicional Associado (CTA), ter registro no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) (consultar itens 4, 5 e 6 das diretrizes éticas e de integridade em pesquisa científica – SBPqO


No ato de submissão do resumo, os autores deverão preencher o quadro que pergunta sobre a necessidade de aprovação do CEP/CEUA/CIBio ou registro SisGen. Se a resposta for SIM, abrir-se-á uma nova janela, que exigirá o upload do certificado de APROVAÇÃO pelo CEP/CEUA/CIBio ou registro SISGen. Nos trabalhos da modalidade de Relatos de Casos, os autores deverão também fazer upload do certificado de APROVAÇÃO pelo CEP ou, dependedo do caso, do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) assinado. 

Os comprovantes deverão ser carregados obrigatoriamente, ficando disponíveis para a Comissão de Ética e também de Avaliação Local, que os validarão no momento da apresentação na 38ª Reunião Anual da SBPqO. ​

Vale ressaltar que o autor é o responsável por todas as informações e documentações enviadas.

 


CONFLITO DE INTERESSE


É mandatório que todos os autores ajam eticamente, evitando o conflito de interesse no que se refere ao processo de decisão, à publicação dos resultados e à responsabilização após publicação. Uma suposta presença de conflito de interesse, seja por possível ganho financeiro e/ou pessoal, pode ser tão prejudicial quanto a real existência do conflito de interesse em si. Deste modo, os autores deverão manifestar sobre qualquer conflito de interesse em potencial, envolvendo a si mesmos ou a instituição/empresa a qual se encontram vinculados.

Compromisso com a adoção de políticas saudáveis

A SBPqO tem um sério compromisso com a saúde e bem-estar de populações, estimulando a adoção de comportamentos saudáveis. Assim, a SBPqO não apoia estudos que estimulem escolhas prejudiciais a saúde individual e coletiva.

 


PREPARAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO VIRTUAL


Os trabalhos selecionados serão apresentados remotamente, em plataforma específica. Faça sua apresentação  no tamanho  16:9, na posição paisagem, e deverá ser salvo em PDF. O tamanho máximo do arquivo permitido será de 5Mb. A primeira página será de identificação do trabalho (página de capa) contendo a sigla do trabalho, título (em letras maiúsculas) e autores com nome por extenso e afiliações, bem como a declaração de conflito de interesse e agências de fomento (se houver).

 

No período de 30/07 a 06/08/2021, estarão disponíveis na área de associado do autor, os links para upload dos arquivos nas especificações corretas, juntamente com o link para upload de uma foto do autor/apresentador (formato JPEG com tamanho máximo de 5Mb).

 

Limitações de páginas por modalidade:

PAINEL INICIANTE – PRÊMIO MYAKI ISSÁO - Página de capa + 2 (DUAS) páginas.
Tempo de Apresentação: 05 minutos + 03 minutos de arguição. 

PAINEL ASPIRANTE e EFETIVO – Página de capa + 2 (DUAS) páginas.
Tempo de Apresentação: 05 minutos + 03 minutos de arguição.

PAINEL REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE – Página de capa + 2 (DUAS) páginas
Tempo de Apresentação: 05 minutos + 03 minutos de arguição.

PAINEL "PESQUISA DENTRO DA INDÚSTRIA" – Página de capa + 2 (DUAS) páginas.
Tempo de Apresentação: 05 minutos + 03 minutos de arguição.

PAINEL RELATOS DE CASOS E REVISÕES (antigo TCC) - Página de capa + 2 (DUAS) páginas (apenas no caso de trabalhos de relatos de casos é permitido acrescentar + 1 página para constar as referências bibliográficas).
Tempo de Apresentação: 05 minutos + 03 minutos de arguição.

PREMIO HATTON  - Fase I – Página de capa + 2 (DUAS) páginas em inglês e Fase II - Página de capa + 4 (QUATRO) páginas em inglês.
Fase I: Tempo de apresentação: 5 minutos + 10 minutos  de arguição.
Caso seja selecionado para Fase II: Tempo de apresentação 10 min + 15 min de arguição.

FÓRUM CIENTÍFICO – Página de capa + 8 (OITO) páginas.
Tempo de Apresentação: 20 minutos +  10 minutos de arguição.

PRÊMIO COLGATE ODONTOLOGIA PREVENTIVA – Página de capa + 8 (OITO) páginas.
Tempo de Apresentação: 20 minutos + 10 minutos de arguição

POAC (Pesquisa Odontológica de Ação Coletiva) – Página de capa + 2 (DUAS) páginas.
Tempo de Apresentação: 05 minutos + 03 minutos de arguição.

PESQUISA EM ENSINO – Página de capa + 2 (DUAS) páginas.
Tempo de Apresentação: 05 minutos + 03 minutos de arguição

APRESENTAÇÃO ORAL – Página de capa + 4 (QUATRO) páginas.
Tempo de Apresentação: 10 minutos + 05 minutos de arguição.

PRÊMIO LAOHA COLGATE DE VALORIZAÇÃO À INTERNACIONALIZAÇÃO – Página de capa + 2 (DUAS) páginas.
Tempo de Apresentação: 05 minutos + 03 minutos de arguição.

PRÊMIO LAOHA COLGATE DE APOIO À PESQUISA CLÍNICA – Página de capa + 2 (DUAS) páginas.
Tempo de Apresentação: 05 minutos + 03 minutos de arguição.

PRÊMIO DMG ODONTOLOGIA MINIMAMENTE INVASIVA – Página de capa + 8 (OITO) páginas.
Tempo de Apresentação: 20 minutos + 10 minutos de arguição.

PROJETO DE PESQUISA  – Página de capa + 3 (TRÊS) páginas.
Tempo de Discussão: 15 minutos.

IMPORTANTE: O não envio dos arquivos até a data limite (06/08) ou o não cumprimento das especificações corretas do arquivo (formato PDF e número máximo de páginas respectivo a cada modalidade) impedirá a apresentação do trabalho durante o evento.


 

PREPARAÇÃO DO PAINEL DIGITAL


Programa e Dimensões
Arquivo PDF, formato 16:9 paisagem, com tamanho máximo de arquivo 5Mb.

Página de Capa (primeira página)

  • Informar a sigla do seu painel, que estará informada em sua área de associado. 
  • No canto superior direito, a foto do autor apresentador.
  • No canto superior esquerdo, o logo da Instituição (opcional).
  • O título do trabalho deve ser exatamente o mesmo utilizado no resumo e ser apresentado em letras maiúsculas.
  • Autores e afiliações: abaixo do título e com letras menores devem aparecer os nomes dos autores, do departamento, da instituição, da cidade e do estado. O apresentador obrigatoriamente deverá ser o primeiro autor do trabalho e o sobrenome e iniciais deverão ser identificados pelo asterisco.
  • Fonte e tamanho da fonte são livres.

Corpo do Trabalho

Deve ser autoexplicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).  Sugere-se que as conclusões sejam colocadas na forma de itens. Não é obrigatória a inserção de abstract e nem de referências (exceção para os casos clínicos da modalidade TCC).

Clique aqui e veja mais orientações da preparação do arquivo



APRESENTAÇÕES


As apresentações deverão ser nos períodos e horários determinados pela Comissão Organizadora, devendo o autor estar disponível na sala determinada durante todo o período designado. O cronograma de apresentação será disponibilizado na página da SBPqO a partir de 10 de agosto de 2021 e não poderá ser alterado.


NO CASO DO APRESENTADOR DO TRABALHO NÃO PODER COMPARECER NO DIA PROGRAMADO PARA SUA APRESENTAÇÃO, APENAS UM CO-AUTOR DO TRABALHO (QUE CONSTE NO RESUMO ENVIADO) PODERÁ SUBSTITUÍ-LO (com exceção nas modalidades Hatton, Apresentação Oral, Fórum Científico, Prêmio Colgate Odontologia Preventiva, Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva, e  os Prêmios LAOHA-Colgatenestes casos, a apresentação só poderá ser realizada pelo autor principal).  A NÃO PRESENÇA DO AUTOR OU DE UM CO-AUTOR IMPLICARÁ EM DESCLASSIFICAÇÃO DO PAINEL E NÃO SERÁ EMITIDO CERTIFICADO OU DECLARAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO.

ATENÇÃO - Apenas os trabalhos SELECIONADOS e APRESENTADOS na 38ª Reunião Anual terão seus resumos publicados nos ANAIS, no Suplemento Especial da BOR. 


 
 

SESSÃO DE PREMIAÇÃO


Transmissão ao vivo.

Os trabalhos que se destacarem durante a 38ª Reunião Anual da SBPqO, nas diversas modalidades, serão divulgados e premiados a partir das 20h do dia 11 de setembro de 2021, em ambiente de festa e descontração. Sua presença na Sessão de Premiação é imprescindível para o brilhantismo desta atividade que terá transmissão ao vivo.

IMPORTANTE:  NÃO SERÁ OBRIGATÓRIA A PRESENÇA DO CANDIDATO VENCEDOR PARA RECEBER O PRÊMIO. ASSIM, COMO A REALIZAÇÃO DA CERIMÔMIA DE PREMIAÇÃO SERÁ DE FORMA REMOTA, FICA REVOGADA A EXIGÊNCIA DA PRESENÇA VIRTUAL DO CANDIDATO DURANTE A CERIMÔNIA.

OS PAGAMENTOS DOS PRÊMIOS EM DINHEIRO SERÃO REALIZADOS EM ATÉ 60 DIAS APÓS O TÉRMINO DO EVENTO. 

Os prêmios em dinheiro serão depositados na conta do PRIMEIRO autor do trabalho premiado, mesmo que o trabalho ganhador tenha sido apresentado por um dos co-autores. 


 

CERTIFICADOS


Os certificados estarão disponíveis online a partir de 30/09/2021.
Não serão permitidas alterações de nomes e/ou de título do trabalho.
Não serão emitidos certificados com declaração de horas.