CURSOS E SIMPÓSIOS


38ª Reunião Anual da SBPqO Virtual - 08 a 11 de setembro de 2021

Programação sujeita a alterações




08 de Setembro - Quarta-feira


Período: Manhã



08:00 - 08:45

"CURSO - EDUCAÇÃO EM DOR OROFACIAL"


Coordenador: Prof. Leonardo Rigoldi Bonjardim (Secretário SBDOF)


Ministrador: Prof. Dr. Yuri Martins Costa (FOP/UNICAMP)


Educação é algo que essencialmente transforma e afeta o indivíduo. Quando se considera a dor orofacial, existem alguns desafios para que esse processo ocorra de forma efetiva. Na graduação, um dos maiores desafios é falta de confiança dos alunos em diagnosticar os diferentes tipos de dores orofaciais. Normalmente, essa insegurança é causada por um conhecimento insuficiente, que por sua vez é o resultado de uma exposição inadequada e um currículo defasado. Na pós-graduação, a dor orofacial carece de espaços e oportunidades para uma educação mais bem direcionada. Já a docência em dor orofacial é comumente realizada por profissionais não especialistas e que também necessitam de uma educação continuada de qualidade. As soluções para esses desafios não são simples, mas podem ser alcançadas por meio de um diálogo construtivo entre diversos setores da sociedade. Por fim, a educação em dor orofacial também possui uma eficácia terapêutica e é fundamental no tratamento dos pacientes. 

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial – SBDOF



09:00 - 10:00

"CURSO - ESTIMANDO A REPRODUTIBILIDADE DA PESQUISA BIOMÉDICA BRASILEIRA: A INICIATIVA BRASILEIRA DE REPRODUTIBILIDADE"


Ministrador: Prof. Olavo Bohrer Amaral (UFRJ)

 


A palestra fará um breve panorama dos dados disponíveis sobre a reprodutibilidade da pesquisa biomédica e dos fatores sistêmicos que contribuem para a irreprodutibilidade. Após isso, apresentará a Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade, um esforço multicêntrico para estimar a reprodutibilidade de experimentos da pesquisa biomédica brasileira, bem como projetos relacionados para incentivar a reprodutibilidade em pesquisa dentro do cenário nacional.



11:00 - 12:00

"CURSO - EVIDÊNCIAS DO USO DE UM DENTIFRÍCIO CONTENDO FLUORETO ESTANHOSO COMO ADJUVANTE NO TRATAMENTO DE GENGIVITE E HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA"


Coordenadora: Erika Bonito (GSK)


Ministrador: Prof. Eduardo Tinoco (UERJ)


O Fluoreto estanhoso sempre demonstrou boa propriedade antimicrobiana, porém sua instabilidade em formulações aquosas e em dentifrícios limitava seu uso nestes produtos.

O objetivo desta aula é rever os conceitos sobre a etiopatogênese da Hipersensibilidade Dentinária, e abordar as evidências científicas do uso de um dentifrício contendo Fluoreto Estanhoso estabilizado como adjuvante no tratamento de Gengivite e Hipersensibilidade Dentinária.

Patrocínio Sensodyne (GSK)



08 de Setembro - Quarta-feira


Período: Tarde



14:00 - 15:00

"CURSO INTERNACIONAL - CARIES MANAGEMENT USING THE MINIMUM INTERVENTION ORAL HEALTHCARE (MIOC) FRAMEWORK, IN THE POST-PANDEMIC ERA"


Mediadora: Profa. Soraya Coelho Leal  (UnB)


Ministrador: Professor Avijit Banerjee (Kings College London - UK)


OBJETIVO EDUCACIONAL: 
Esta conferência fornecerá uma visão geral das evidências científicas e clínicas para a equipe de saúde bucal implementar os quatro domínios interligados dos cuidados bucais baseados na mínima intervenção (CBMI) usados na prevenção da cárie dentária em pacientes nos diferentes ciclos de vida. Exemplos de casos clínicos ajudarão a demostrar algumas das mais recentes técnicas clínicas baseadas em evidência para a prevenção primária, secundária e terciária de cárie, incluindo o seu manejo minimamente invasivo.

Objetivos: 

  • Definições de prática baseadas nos CBMI e seus quatro domínios interligados e sua implementação nos cuidados primários focando a equipe de trabalho 
  • Prevenção primária da cárie dentária incluindo a mudança de comportamento do paciente 
  • Prevenção secundária da cárie dentária 
  • Prevenção terciária da cárie dentária  – intervenção cirúrgica minimamente invasiva de lesões de cárie profundas com a remoção seletiva de cárie e restauração adesiva 
  • Oportunidades para educação combinada (pós-graduação) -  Mestrado em Odontologia restauradora de mínima intervenção avançada no King's College, Londres

Resultados de aprendizagem: 

Ao final desta palestra os participantes serão capazes de melhorar os cuidados com o paciente otimizando todos os aspectos da prevenção da cárie usando os princípios dos CBMI:

  • Definições das práticas baseadas nos CBMI e seus quatro domínios interligados de identificação, prevenção/controle, intervenção cirúrgica minimamente invasiva e retorno/revisão. 
  • Cuidados preventivos não-invasivos: Higiene bucal, dieta, balanço mineral, influência no comportamento do paciente.
  • Prevenção secundária da cárie dentária: selantes, infiltração
  • Prevenção terciária da cárie dentária:  intervenção cirúrgica minimamente invasiva de lesões profundas, princípios da remoção de cárie 


16:00 - 17:00

"CURSO - CLAREAMENTO DENTAL: SIMPLES OU COMPLEXO?"


Coordenadora: Ana Santarem (DFL)


Ministradora: Profa. Larissa Maria Cavalcante (UFF/RJ)


Simples ou complexo, o clareamento dental merece um capítulo especial quando o tema "Estética Dental" é considerado. Tema de grande quantidade de publicações e de intensos debates, o real significado de muitas "verdades absolutas" encontra vozes oponentes pelo avanço contínuo da ciência e das publicações oriundas de estudos laboratoriais e clínicos. Diante deste cenário e dos desafios impostos pelos dias atuais - como a grande exposição pessoal nas redes sociais - é necessária uma reflexão do real significado do que estamos produzindo e também daqueles que deveriam ser os nossos reais objetivos.

Patrocínio DFL



17:50 - 18:35

"CURSO - RESTAURAÇÕES DIRETAS EM RESINAS COMPOSTAS - QUAL O LIMITE DE SUA INDICAÇÃO?"


Coordenador: Prof. Sérgio Eduardo de Paiva Gonçalves (Presidente GBPD)


Ministrador: Prof. Carlos Soares (UFU)


Nesta atividade serão abordados os seguintes tópicos:
• Como restaurar?  técnica direta ou indireta – Abrangência de indicações e reflexos na longevidade clínica;
• Evolução das resinas compostas - desempenhos laboratoriais X clínicos de resinas compostas em dentes anteriores e posteriores;
• Existe limites para restaurações diretas em resinas compostas anteriores e posteriores?
• Fatores que influenciam longevidade de restaurações diretas em resinas compostas;
• O que esperar do futuro olhando para o passado nas técnicas restauradora com resinas compostas.

Em parceria com o Grupo Brasileiro de Professores de Dentística – GBPD



09 de Setembro - Quinta-feira


Período: Manhã



08:00 - 08:45

"CURSO - MANIFESTAÇÕES BUCAIS DA COVID-19"


Coordenadora: Profa. Manoela Domingues Martins (Presidente SOBEP)


Ministrador: Prof. Dr. Alan Roger Santos Silva (FOP/UNICAMP)


O curso intitulado "Manifestações bucais da COVID-19", realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP), tem o objetivo precípuo de discutir evidências sobre os principais padrões clínicos e a prevalência de sinais e sintomas bucais em pacientes com COVID-19. O conteúdo em questão será contextualizado por meio de uma série de casos clínicos, insights acerca do papel da ACE2 na infecção dos queratinócitos da mucosa bucal e das células epiteliais das glândulas salivares pelo SARS-CoV-2 e, finalmente, por resultados de revisões sistemáticas e meta-análises publicados em periódicos internacionais líderes nos campos da Odontologia, da Estomatologia, da Patologia Oral & Maxilofacial e da Infectologia.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral – SOBEP



09:00 - 10:00

"CURSO - IMPLANTES E BIOMATERIAIS IMPRESSOS POR MANUFATURA ADITIVA: DA PESQUISA PRÉ-CLÍNICA PARA A TRANSLACIONAL"


Ministrador: Professor Jamil Awad Shibli (UnG)


O avanço da medicina regenerativa culminou no desenvolvimento de novos processos produtivos para obtenção de biomateriais ou "smart materials" que interagem de maneira dinâmica e efetiva com o sistema biológico do hospedeiro. Esses biomateriais, produzidos utilizando manufatura aditiva, para metais e cerâmicas, e melting electron spining para polímeros, apresentam propriedades distintas de outros materiais disponívies para aplicação clínica e cirúrgica, uma vez que o processo fabril e a utilização de conceitos de smart thinkning melhoraram sobre maneira as propriedades biológicas. Nessa conferência, serão abordados conceitos e resultados obtidos com a aplicação dos conceitos citados para a obtenção e utilização de novos biomateriais em seres humanos.

Conflito de Interesse: Plenum Bioengenharia



11:00 - 12:00

"SIMPÓSIO - ASPECTOS IMUNOLÓGICOS EM TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS E TECIDOS NA ODONTOLOGIA"


Coordenador: Dr. Fábio Luiz Coracin (Hospital de Amor de Barretos)


Ministradores:

Dr. Paulo Sérgio da Silva Santos (USP)

Dra. Maria Gerbase de Lima (UNIFESP)

Dr. Agnaldo Soares Lima (Coordenador do Transplante de Fígado da Santa Casa de Belo Horizonte)


Abordagem temática:

·         Papel da atuação da Odontologia no transplante de órgãos e tecidos e sua produtividade científica atual;

·         Alterações orais de fundo imune relacionadas ao transplante (GVHD);

·         Polêmica relacionada a sensibilização por HLA em pacientes que receberam tecido ósseo humano fresco congelado e risco de não poderem receber órgãos sólidos futuramente.

Dr. Paulo Sérgio da Silva Santos (USP) - Odontologia em Transplantes - uma trajetória de sucesso

Dra. Maria Gerbase de Lima (UNIFESP) –  Aspectos imunológicos relacionados ao transplante de órgãos e tecidos;

Dr. Agnaldo Soares Lima (Coordenaddor de transplante de Fígado do Hospital Santa Casa de Belo Horizonte) - Pacientes sensibilizados por HLA originários de transplantes de tecido ósseo seriam rejeitados em processos de transplante de órgãos sólidos? 



09 de Setembro - Quinta-feira


Período: Tarde



12:45 - 13:30

"CURSO - GENÉTICA E SUCESSO ENDODÔNTICO: ESTÁGIO ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS EM PESQUISA"


Coordenador: Prof. Luciano Natividade (UMESP)


Ministradores:

Prof. Gustavo Pompermaier Garlet (FOB-USP)

Prof. Leonardo Antunes (UFF)


Dentro do sucesso endodôntico existe uma variabilidade nas taxas de sucesso, que pode estar relacionada com falhas no tratamento ou infecções persistentes, entretanto há situações em que se empregam o mesmo protocolo, mesmas condutas, dentes anatomicamente semelhantes e em um paciente se obtém êxito e em outro o tratamento fracassa, ou seja, não ocorre a reparação. Isso leva a crer e alguns estudos mostram a relação de variabilidades genéticas, entre eles. Diante disso será discutido no simpósio se há relações variabilidades genéticas, o que se conhece a luz de pesquisas já realizadas e que pesquisas futuras devem ser delineadas para se comprovar a relação entre a genética com a maior capacidade de reparação de periodontites apicais.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Endodontia – SBEndo



14:00 - 15:00

"CURSO INTERNACIONAL - ACADEMIC WRITING IN DENTISTRY: IDENTITY, VOICE AND THE DEVELOPMENT OF STRATEGIES FOR EFFECTIVE WRITTEN COMMUNICATION"


Coordenador: Prof. Valentim Barão (FOP/UNICAMP)


Ministradora: Jackie Dannatt  (Writing Centre Leader, University of Bath - UK)


Summary Students in the field of dentistry require proficiency in a number of written genres, including case reports, observations, laboratory reports, abstracts and research proposals. In addition, the clear expression of their research, in the form of conference abstracts and research papers, is essential for the wider dissemination of their work. Often, the time available to achieve the appropriate level of academic literacy and, ultimately, to publish is short, which means that academic writing skills support has to be targeted, efficient and effective (Dannatt, 2011). A key skill for dental students is the ability to reflect on clinical practice. Successful academic writing will make clear the critical thinking underpinning the student’s thoughts, and will reflect the discourse of the academic community, within which the writer aims to be situated (Lave and Wenger, 1991; Dannatt, 2013). In order to achieve this, the student needs an understanding of the rhetorical demands of the discipline (Elton, 2010) and the ability to recognise and analyse the discourse in order to build confidence, identity and voice as a writer in the field (Badenhorst et al, 2014). The development of strong academic writing requires competency in technical description, reflection, analysis and evaluation. Through a genre-based approach (Swales and Feak, 1994), strategies to develop clear, concise and cohesive writing will be discussed. Extracts from dental research papers will be used to raise awareness of the importance of structure, organisation, language and style in achieving effective written communication.



16:00 - 17:00

"CURSO - COMO REALIZAR AVALIAÇÕES ECONÔMICAS EM PESQUISAS CLÍNICAS?"


Ministradora: Profa. Mariana Minatel Braga (FOUSP)


As avaliações econômicas tem sido uma crescente na pesquisa odontológica, realizada em diferentes áreas e linhas de pesquisa. Esse curso visa discutir as indicações, bem como possibilidades de delineamento de avaliações econômicas aninhadas a estudos clínicos. Visa-se, ainda, abordar potenciais e limitações desse tipo de estudo e como utilizá-los para a construção das melhores evidências dentro dessa perspectiva



18:00 - 19:30

"SIMPÓSIO - ESCOVAS ELÉTRICAS: UMA OPORTUNIDADE PARA CONTROLE DE BIOFILME"


Coordenadora: Ana Paula Ramon Giannelli (Colgate)


Ministradores:

Prof. Cassiano Kuchenbecker Rösing (UFRGS)

Profa. Cristina Villar (LAOHA)


Este Simpósio abordará resultados de um painel de especialistas que realizou uma ampla revisão de efeitos de escovas elétricas quando comparadas a escovas manuais em diferentes aspectos da clínica odontológica. Estudos avaliando parametros de placa e gengivite serão abordados, assim como potenciais efeitos adversos. Esses aspectos serão diferenciados para adultos, crianças e jovens, e aqueles em tratamento ortodôntico fixo. Em geral, os estudos comparativos favorecem as escovas elétricas. No simpósio, serão abordados a qualidade e os resultados dos estudos, que levam à sugestão de que as escovas elétricas são uma oportunidade para melhorar os padrões de controle de placa e inflamação gengival a ele associada, fazendo parte do arsenal para uso clínico pela Odontologia.

Patrocínio Colgate



10 de Setembro - Sexta-feira


Período: Manhã



08:00 - 08:45

"CURSO - DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A PESQUISA E PUBLICAÇÕES NAS ÁREAS DE ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA"


Coordenador: Prof. Saul Martins Paiva (Presidente GRUPO)


Ministradores:

Prof. Jonas de Almeida Rodrigues (UFRGS) 

Prof. Leandro Silva Marques (UFVJM)


Desafios da publicação científica na área de Odontopediatria: perspectiva conjunta autor-revisor-editor - Prof. Jonas de Almeida Rodrigues (UFRGS)

Serão abordadas as principais peculiaridades com relação a publicação científica na área de Odontopediatria, nos âmbitos nacional e internacional, apontando obstáculos durante o processo de escrita, submissão e revisão. Além disso, serão abordadas questões relacionadas ao acesso aberto e o real alcance (dentistas e pacientes) dos resultados produzidos, bem como os desfechos desejados.

Boas e más práticas editoriais: pontos fora da curva - Prof. Leandro Silva Marques (UFVJM)

Atualmente, existem publicações cientificas que tem exercido más práticas editoriais.  São conhecidas por divulgar artigos sem submetê-los a uma genuína revisão por pares – basta pagar para ver o artigo publicado. Estas revistas publicam desde artigos com resultados falsos e mal produzidos e até plágios em busca de valor capital, gerando uma série de problemas para a construção do conhecimento científico. Estas informações falsas podem guiar erroneamente cientistas em seus trabalhos e serem usadas para manipular informações. Ter o nome ligado a uma revista que seja reconhecida por exercer a má prática cientifica desqualifica o pesquisador e sua equipe. O objetivo da palestra será identificar e discutir os principais atributos relacionados a revistas que exercem um efeito nocivo na evolução da ciência.

Em parceria com o Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria – GRUPO



09:00 - 10:00

"CURSO - DATA SCIENCE, BANCOS DE DADOS HOSPITALARES E INTEGRIDADE EM PESQUISA"


Ministrador: Dr. Carlos Alberto Ricetto Sacomani - AC Camargo Cancer Center




11:00 - 12:00

"CURSO - INOVAÇÕES EM FOTOATIVAÇÃO - EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS AO ALCANCE DO CLÍNICO"


Ministrador: Prof. Carlos José Soares (UFU)


Patrocínio SDI



10 de Setembro - Sexta-feira


Período: Tarde



12:45 - 13:30

"CURSO - APLICAÇÃO CLÍNICA DE CONCEITOS ADESIVOS"


Coordenador: Prof. Alvaro Della Bona (Presidente GBMD)


Ministrador: Prof. André Figueiredo Reis (University of Florida)


Esta palestra irá abordar e discutir a aplicação clínica de conceitos adesivos. A durabilidade, agilidade de aplicação, sensibilidade pós-operatória, adição e/ou subtração de etapas clínicas e seus efeitos nos resultados clínicos serão discutidos.

Em parceria com o  Grupo Brasileiro de Materiais Dentários - GBMD



14:00 - 15:30

"SIMPÓSIO INTERNACIONAL - COLOR CHANGE EVALUATION IN BLEACHING AND INFILTRATION CLINICAL TRIALS: DATA ACQUISITION AND ANALYSIS"


Coordenadora: Profa. Dra. Angela Mayumi Shimaoka (Manager of Clinical Affairs - DMG)


Ministradores:

Prof. Dr. Carlos Rocha Gomes Torres (ICT-UNESP/SJC)

Dr. Susanne Effenberger (Clinical Research DMG)


Resin infiltration has become part of standard care in modern micro-invasive dentistry. However, how well this concept is proven - and in which cases does it work? What are the benefits for both, patients and dentists? Which clinical conditions will take advantage and how predictable is the clinical result? How predictable is the clinical success and how is it measured?

All of these questions will be addressed in an interactive lecture where we take you on a journey from planning clinical trials, their design and tools to reliably obtain data towards newly established clinical routines.

Patrocínio DMG



17:00 - 18:00

"SIMPÓSIO - CÁRIE DENTAL: CONSENSO LATINO AMERICANO E CARIBENHO, ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS"


Ministradores:

Fábio Correia Sampaio (UFPB)

Carol Cristina Guarnizo Herreno (Universidad Nacional de Colombia)


A cárie dentária afeta uma proporção considerável de crianças, adultos e idosos em toda América Latina e no Caribe. A região se destaca ainda pela elevada produção e consumo de açúcar.

Com o objetivo de refletir sobre o impacto da cárie dentária na América Latina e no Caribe, a LAOHA (Latin America Oral Health Association) estabeleceu e mobilizou uma rede local de especialistas em Cariologia, Saúde Pública, Epidemiologia, Odontopediatria, Odontologia Restauradora e outros campos para discutir quatro aspectos que envolvem a cárie dentária: a) epidemiologia da cárie dentária e seu impacto sobre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal, b) fatores de risco de cárie dentária, c) estratégias de prevenção de cárie dentária, e d) manejo (restaurador) de cárie dentária. Para cada tópico, foi solicitado que um especialista e seus co-autores realizassem uma revisão da literatura levando em consideração a dificuldade em obter informações dos LACC tanto em relação aos dados atuais como em relação a estratégias adotadas pelos países para enfrentar o problema de saúde bucal. Os artigos foram revisados por experts internacionais em duas ocasiões e o documento final apresentou recomendações gerais e específicas que a América Latina e Caribe.

Esse consenso é um ponto de partida para os países da America Latina e Caribe identifiquem as lacunas epidemiológicas sobre cárie dentária e, assim, implementem ações regionais sincronizadas e bem planejadas que farão a diferença e reduzirão o impacto socioeconômico da cárie dentária nesta parte do mundo nos próximos anos.

A apresentação será focalizada nos determinantes sociais para cárie dental e recentes realizações em saúde oral mundial. Uma breve atualização sobre a resolução em saúde oral que foi adotada pela Organização Mundial em 2021 na Assembléia Mundial de Saúde será apresentada, juntamente com alguns tópicos sobre os planos do Lancet Commission em Saúde Oral.  

Em parceria com a Latin American Oral Health AssociationLAOHA



11 de Setembro - Sábado


Período: Manhã



08:00 - 08:45

"CURSO - A ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL NA PANDEMIA: RESPOSTAS DOS ESTADOS NO MUNDO E NO BRASIL"


Coordenador: Prof. Otacilio Batista (Coordenador do GT Saúde Bucal e Coletiva da ABRASCO)


Ministradores:

Profa. Sonia Cristina Lima Chaves (UFBA)

Prof. Paulo Sávio Angeiras de Goes (UFPE)

Prof. Fernando Neves Hugo (UFRGS)

 


Resumo: Os anos de 2020 e 2021 tem sido marcados pela pandemia de Covid-19, uma doença causada pelo novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, detectado pela primeira vez no dia 31 de dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China. Em 30 de janeiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a epidemia como emergência internacional, e no dia 11 de março de 2020 oficializou a situação de pandemia.  Em dois meses após atingir a Europa, o epicentro da pandemia passou para as Américas, com destaque para os Estados Unidos e Brasil, respectivamente em primeiro e segundo lugar, e incluiu outros países como Peru, Chile e México, assim como Índia e África do Sul.  Diversos países decretaram a suspensão de serviços considerados não essenciais, incluindo os atendimentos odontológicos de rotina. A Associação Dentária Americana (ADA) recomendou que os cirurgiões-dentistas dos Estados Unidos, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte adiassem os procedimentos eletivos, pelo alto risco de contágio envolvendo o uso de aerossóis na prática clínica. No Reino Unido, o Chief Dental Officer (CDO) anunciou a interrupção imediata de todos os atendimentos não urgentes inicialmente. Essa Atividade pretende discutir a diferentes respostas sociais dos Estados Nacionais incluindo o Brasil à pandemia da Covid-19 no que se refere às repercussões nos serviços odontológicos públicos e privados, nas atividades de promoção da saúde bucal, bem como nos determinantes sociais da saúde e da saúde bucal neste período.

Em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO



09:00 - 10:00

"SIMPÓSIO - IMPACTO DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO PACIENTE COM HIPOFOSFATASIA: MUDANDO DESFECHOS"


Ministradores:

Dr.  Francisco Nociti  (Instituto e Centro de Pesquisas São Leopoldo Mandic)

Dr. Luiz Cláudio Castro (Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília)


A hipofosfatasia (HPP)  é um transtorno metabólico hereditário raro, com  expressividade clínica variável. É caracterizada por fragilidade óssea e dentária, causada pela deficiência da fosfatase alcalina (FAL).  O diagnóstico precoce é crucial nesta patologia já que existe um tratamento disponível e sua instituição precoce pode impactar no prognóstico do paciente para o resto da vida.

É de suma importância que o cirurgião-dentista saiba diferenciar os sinais clínicos orais, que doenças sistêmicas e genéticas apresentam, como mobilidade dentária avançada e perda precoce de dentes decíduos sem causa específica. Essa percepção clínica coloca o profissional da odontologia na importante função de contribuir para o diagnóstico, manejo e acompanhamento de pacientes com hipofosfatasia, oferecendo aos mesmos um atendimento integral adequado e interdisciplinar. 

Patrocínio  ALEXION – Unidade de Doenças Raras AstraZeneca



11:00 - 12:00

"SIMPÓSIO - O AUXÍLIO DA TECNOLOGIA NAS PESQUISAS DO SÉCULO 21"


Ministradoras:

Profa. Paula Oltramari (UNOPAR-UNIDERP)

Profa. Sandra Kalil (UNINOVE)


Patrocínio Align



11 de Setembro - Sábado


Período: Tarde



12:45 - 13:30

"CURSO - FORMAÇÃO CLÍNICA E COMPETÊNCIAS DO GENERALISTA: MUITO ALÉM DA ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA "


Coordenadora: Profa. Vania Fontanella (Presidente ABENO)


Ministrador: Prof. Dr. Luiz Roberto Augusto Noro (UFRN)


As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia preveem formação generalista na perspectiva de desenvolvimento de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico clínico e assistência odontológica. Diante dessa complexidade é fundamental identificar as competências e habilidades necessárias para essa formação, com destaque para as ações desenvolvidas no âmbito da clínica. Tradicionalmente, as principais atividades pedagógicas realizadas na clínica referem-se à articulação do conhecimento cognitivo com a habilidade motora na realização de diferentes procedimentos odontológicos, fundadas nas especialidades odontológicas. Além dessa limitação, outras atividades meio devem ser incorporadas na formação clínica, como é o caso da biossegurança, comunicação paciente-equipe, humanização, princípios éticos, documentação odontológica, entre outras. Espera-se que o curso estimule os participantes a pensarem em alternativas diferenciadas para a construção de currículos inovadores nos cursos de Odontologia, assim como estimular a discussão sobre o papel do professor como tutor efetivamente responsável pela formação ampla do estudante.

Em parceria com a Associação Brasileira de Ensino Odontológico – ABENO



14:00 - 16:00

"SIMPÓSIO INTERNACIONAL - SALIVA IN THE DIAGNOSIS AND MONITORING OF COVID-19: THE DISCOVERIES AND LESSONS THAT WILL STAY WITH US FOREVER "


Coordenadora: Profa. Debora Heller (UNICSUL/ Hospital Israelita Albert Einstein)


Ministradores:

Prof. Walter Siqueira (University of Saskatchewan/Canada) - COVID-19, saliva and dentistry: A Canadian perspective

Prof.  Blake Warner (National Institute of Dental and Craniofacial Research, National Institutes of Health, USA) - Susceptibility and Transmissibility of SARS-CoV-2 in the Oral Cavity 


Neste último ano, dentistas cientistas foram protagonistas no desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e monitoramento da COVID-19 através da saliva. E, consequentemente, a Odontologia tornou-se uma das disciplinas mais relevantes no enfrentamento desta pandemia. O objetivo deste simpósio é destacar a pesquisa recente sobre o papel da saliva, a transmissibilidade  e o impacto da saúde oral na pandemia de COVID-19.



17:00 - 18:00

"SIMPÓSIO - NOSSA BOCA, NOSSA SAÚDE: COMO A INTER-RELAÇÃO ENTRE A BOCA E O RESTO DO CORPO FARÃO DENTISTAS MÉDICOS E PACIENTES REPENSAR O TERMO "SAÚDE BUCAL""


Coordenadora: Carolina Mortensen (Health Professionals Oral-B)


Ministrador: Vincent Di Cosola (LA R&D Group Head at Procter & Gamble. Product Design & Development)


Os campos da odontologia e da medicina tradicionalmente estão em mundos separados. Mas, à luz das evidências crescentes que apontam para ligações entre a saúde bucal e a saúde de todo o corpo, essa separação de disciplinas está lentamente começando a mudar.

Hoje, a empresa combinada de Crest e Oral-B ultrapassa os mais de 100 anos de inovação,  ciência e pionerismo. Estamos profundamente comprometidos com a evolução do campo da saúde bucal e sua relação com o bem-estar de todo o corpo. Junte-se a nós nessa jornada, enquanto mostramos como nossas tecnologias e pesquisas se esforçam para descobrir as informações mais críticas sobre o importante papel que a boa saúde bucal pode desempenhar para alcançar o bem-estar de todo o corpo.

Patrocínio ORAL-B



19:00 - 20:00

"PALESTRA MAGNA - "EMERGING SCIENCE AND PROMISING TECHNOLOGIES TO TRANSFORM ORAL HEALTH.""


Coordenador: Prof. Paulo Francisco Cesar (Presidente da SBPqO)


Ministradora: Dr. Rena N. D’Souza (Director - National Institute of Dental and Craniofacial Research)