RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2940 Resumo encontrados. Mostrando de 511 a 520


PN0279 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 24

Percepção de pacientes adultos com relação ao procedimento de moldagem quando comparado ao escaneamento intraoral - estudo preliminar
Santos RO, Viana CZT, Casagrande CPM, Almeida RCC, Quintão CCA, Carvalho FAR
Ortodontia - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O avanço tecnológico permitiu o surgimento de modelos digitais como uma alternativa à moldagem com alginato. Como é uma técnica pouco convencional, ainda faltam evidências sobre a percepção do paciente em relação a técnica de escaneamento intraoral e a confecção de modelos digitais. Por isso, avaliou-se a percepção do paciente com relação ao procedimento de escaneamento intraoral quando comparado à moldagem com alginato, determinando qual processo seria mais rápido, confortável e atrativo para o paciente. Foram selecionados 12 pacientes adultos, suas arcadas superior e inferior foram moldadas com alginato e escaneadas com scanner intraoral (iTero Element). Após os procedimentos, o paciente foi orientado a responder os questionários sobre percepção e referência (escala visual analógica), para permitir ao paciente indicar seu nível de concordância livremente. As variáveis com distribuição normal foram comparadas com o teste t pareado e as que não apresentaram distribuição normal foram comparadas com o teste de Wilcoxon, com nível de significância de 5%. Como resultado, o tempo de procedimento para a moldagem com alginato foi menor (p<0,0001). Apesar disso, 83,3% dos pacientes responderam preferir ir a um ortodontista que utilize o escaneamento intraoral (p=0,02) e 91,6% dos pacientes relataram preferir o escaneamento intraoral quando considerado o conforto (p<0,0001)
Os pacientes consideraram o escaneamento intraoral mais atrativo e confortável quando comparado à moldagem com alginato. Apesar disso, a moldagem com alginato é considerada a mais rápida
PN0280 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 25

Avaliação comparativa da resistência de união ao cisalhamento de um silano autocondicionante aplicado ao braquete cerâmico
Gouvêa FD, Antunes ANG, Freitas LRP, Godoi APT, Furletti VF, Vedovello-Filho M
Programa de Pós-graduação Em Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar comparativamente a resistência de união ao cisalhamento (RUC) e o índice de remanescente do adesivo (IRA) de um braquete cerâmico aplicando em sua base um silano autocondicionante, a outros tratamentos. Foram utilizados 50 pré-molares humanos, divididos em cinco grupos (n=10), G1 controle sem tratamento na sua base, G2 ácido fluorídrico 9% (AF 9%), G3 AF 9% e silano convencional, G4 AF 9% e silano autocondicionante e G5 silano autocondicionante. Uma amostra de cada grupo antes da colagem foi analisada por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de raio-x por dispersão em energia (EDS). As demais amostras foram submetidas à RUC na máquina de ensaio universal EMIC®, com velocidade de 0,5 mm/minuto e analisadas quanto ao IRA. Para RUC foi empregado a análise por modelo linear generalizado e o IRA análise de frequência, com significância de 5%. O G5 (30,48 MPa) apresentou RUC significativamente maior que os demais grupos (p<0,05). G1 (20,15 MPa) apresentou RUC maior que G2 (12,88 MPa), G3 (12,82 MPa) e G4 (15,73 MPa), enquanto G4 a RUC foi maior que G2 e G3 (p>0,05). G1, G2, G3 e G4 tiveram IRA igual a 3. Enquanto G5 40% IRA 3, 50% IRA 1 e 10% IRA 0. A MEV e EDS evidenciaram que a base do braquete tem retenção mecânica por partículas irregulares de óxido de alumínio e que a presença de silício favoreceu a formação de rede siloxana no G5.
Conclui-se que o silano autocondicionante promove um aumento da RUC deste tipo de braquete, e pode ser usado em casos que exigem maiores forças de resistência de união.
PN0281 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 25

Conhecimento e preferências de Odontopediatras do Rio de Janeiro quanto ao Tratamento Endodôntico Não Instrumental
Sancas MC, Avelino MG, Pintor AVB, Duarte ML, Neves AA, Primo LG
Odontopediatria e Ortodontia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se investigar se Odontopediatras do Rio de Janeiro (RJ) conhecem o Tratamento Endodôntico Não Instrumental (TENI) e como o realizam. Neste estudo observacional transversal, os dados acerca da formação e atuação dos Odontopediatras do Estado do RJ, do conhecimento sobre TENI e da realização da técnica foram obtidos por questionário online auto aplicado. A amostra estimada a partir do total de odontopediatras inscritos no CRO-RJ (IC 95%; erro amostral 5%), indicou 207 respondentes. Os dados foram analisados de forma descritiva. A amostra final foi de 241 participantes. Observou-se que 93,78% eram do sexo feminino, 58,92% cursaram especialização em instituição pública, 52,7% há mais de 10 anos, 46,06% tinham a especialização como maior titulação, 52,7% trabalham no setor privado, e 67,63% na capital. Dentre os 195 que conhecem o TENI, 46,7% conheceram na especialização e a indicam para dentes decíduos anteriores e posteriores (44,51%) com necrose sem lesão radiograficamente visível (58,24%). Apesar de 82,42% se sentirem aptos, 63,74% realizam. Os 116 que realizam, utilizam frequentemente isolamento relativo (73,87%), soro fisiológico como irrigante (55,86%), removendo a polpa da câmara e entrada dos canais (44,14%) com colher de dentina (95,5%) sem alargamento da entrada dos canais (65,77%), aplicando pasta CTZ (87,39%) e restauração com CIV (87,39%).
A maioria dos Odontopediatras do Rio de Janeiro conhece o tratamento e cerca de metade o realiza com modificações no protocolo.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - FAPERJ  N° E-26/210.352/2019  |  FAPs - FAPERJ  N° E-26/202.612/2019)
PN0283 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 25

Avaliação da mola do propulsor PowerScope durante o tratamento da má oclusão de Classe II
Gomes DC, Stresser KCA, Morais ND, Topolski F, Correr GM, Moro A
Odontologia - UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O controle do nível de forças liberadas pelos aparelhos durante o tratamento ortodôntico é importante para garantir a sua eficiência e minimizar os efeitos indesejados. O objetivo deste trabalho foi avaliar a força da mola do propulsor mandibular PowerScope em três momentos durante a sua utilização clínica: na instalação do aparelho (T0), três meses após a instalação (T1) e após a remoção (T2). A amostra utilizada consistiu de 6 pacientes com má oclusão de Classe II tratados consecutivamente, e que utilizaram os aparelhos nos dois lados da arcada. Doze dispositivos foram submetidos a testes de compressão e descompressão, e tiveram seus valores de força medidos a cada 0,5 mm. Para avaliação dos diferentes momentos e nos diferentes tempos, empregou-se a análise de variância com medidas repetidas. Os resultados mostraram que não há grande alteração na força de compressão (p> 0,05) e que ocorreu significativa perda de força de descompressão (p< 0,001) da mola durante a sua utilização.
Conclui-se que este estudo fornece evidências de que a mola do aparelho PowerScope perde força significativa na descompressão, o que sugere que o aparelho necessita de uma reativação mais frequente.
PN0284 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 25

Associação entre os índices maturação de vértebras cervicais e a formação dentária
Nogueira WA, Valdrighi H, Silva TP, Vedovello-Filho M, Vedovello SAS
Programa de Pós-graduação Em Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Associar os índices de maturação de vértebras cervicais e os estágios de calcificação dentária, observando o dimorfismo sexual. Estudo observacional transversal realizado com telerradiografias laterais e radiografias panorâmicas, em 231 indivíduos na faixa etária de 9 a 16 anos. As vértebras cervicais foram avaliadas pelo método de Hassel e Farman (1995) e os estágios de calcificação dentária pela cronologia de mineralização dos dentes permanentes em brasileiros por Nicodemo (1975). Os dados obtidos foram analisados pelo teste Anova que associou o grau de maturação da vértebra com a calcificação dentária. Com os resultados pode-se observar que, independente do sexo, a maturação das vértebras cervicais ocorreu em um período de tempo associado com o aumento da calcificação dentária (p > 0,05). Entretanto, quando a associação é realizada considerando as mulheres, a maturação da vértebra cervical e calcificação dentária tende a ser mais precoce comparando-se (p > 0,05). Observaram-se ainda correlações positivas na maturação e calcificação nos homens (dentes 1MS, 1MI, ICS, ILS, ICI e ILI) e na maturação da vértebra cervical com a calcificação (dentes 2MS, 3MS, 2MI, 3MI, CS, 2PMS, CI, 1PMI e 2PMI), nas mulheres e homens, indicando que a maturação da vértebra cervical associa-se com o aumento da calcificação dentária (p > 0,05).
Concluiu-se que existe associação entre a maturação das vértebras cervicais e da calcificação dentária, independente do sexo.
PN0285 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 25

Percepção do tratamento ortodôntico durante a pandemia da covid-19: visão pelos pacientes ortodônticos - estudo qualitativo
Cordeiro NEB, Loureiro KFB, Venezian GC, Vedovello SAS, Meneghim MC, Degan VV, Menezes CC
Pós-graduação Em Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi compreender os significados e sentimentos atribuídos pelos pacientes em relação às experiências do tratamento ortodôntico na pandemia da COVID-19. Estudo Clínico-Qualitativo foi realizado por meio de Entrevistas Semidirigidas de Questões Abertas (ESQA) em profundidade, no ambiente virtual através de reuniões vídeo-gravadas, utilizando o critério de saturação da amostra, totalizando em 11 entrevistas com 11 pacientes em tratamento ortodôntico. Os dados obtidos foram tratados por meio da Análise Qualitativa de Conteúdo e deram origem a quatro categorias: [1] Medo de contágio; [2] Vontade de continuar com o tratamento; [3] Conhecimento e consciência em relação aos itens de proteção e ao respeito das normas. Devido à natureza qualitativa deste estudo, nenhum teste estatístico foi realizado.
Observou-se que o medo foi o sentimento mais presente entre os entrevistados, contudo, ele não levou ao abandono do tratamento, pois os pacientes estavam dispostos a dar continuidade ao tratamento durante a pandemia da COVID-19.
PN0286 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 25

Efeitos das cirurgias plásticas primárias no volume palatino em crianças com fissura bilateral nos arcos dentários
Rando GM, Ambrosio ECP, Jorge PK, Carrara CFC, Soares S, Machado MAAM, Oliveira TM
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Cole - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito foi analisar o volume palatino estimado de crianças com fissura bilateral nos arcos dentários antes e após às cirurgias plásticas primárias (queiloplastia e palatoplastia). Cento e trinta e seis modelos dentários digitalizados compuseram os seguintes conjuntos amostrais: Grupo 1 (G1), participantes com fissura completa de lábio e Grupo 2 (G2) participantes com fissura de lábio e palato. Por meio de um software, o volume palatino foi avaliado no Tempo 1 (T1), pré-cirúrgico, Tempo 2 (T2) pós-queiloplastia e Tempo 3 (T3) pós-palatoplastia. Teste T pareado, Análise de Variância seguido do Teste de Tukey, Teste T independente e Teste de Mann-Whitney foram utilizados nas análises dos dados (α=5%). O Grupo 1 apresentou crescimento significativo em T2 (p=0.003). O Grupo 2 também apresentou crescimento significativo em T2, apesar de ter reduzido em T3 (p<0.001). Na comparação entre os grupos, G2 apresentou maior volume palatino estimado em T1 e T2 (p<0.001, em ambos) quando comparado a G1. Na análise do desenvolvimento palatino (T2-T1) não houve diferença estatisticamente significativa intergrupos (p=0.230).
Conclui-se que, a queiloplastia não interferiu no crescimento volumétrico palatino, no entanto após a palatoplastia houve redução do volume estimado nos arcos dentários das crianças com fissura bilateral de lábio e palato.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2017/02706-9 e 2020/07072-0)
PN0287 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 25

Impacto de técnicas restauradoras na qualidade de vida de crianças com lesões de cárie em molares decíduos - Resultados parciais de um ECR
Camargo JN, Silva MS, Tedesco TK, Calvo AFB, Floriano I, Gimenez T, Imparato JCP
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto de duas técnicas restauradoras na qualidade de vida relacionada a saúde oral de crianças com necessidade de tratamento para cavidades atípicas em molares decíduos por meio de um ensaio clínico randomizado multioperadores. Crianças de 4 a 7 anos, com pelo menos uma lesão atípica em molar decíduo, foram selecionadas. Os dentes foram divididos em dois grupos: RCQA (n=20) tratados com resina composta quimicamente ativada Alkasite (Cention N® - Ivoclar Vivadent), e CIVMR (n=21) tratados com cimento de ionômero de vidro modificado por resina (Fuji II LC® - GC). Para avaliar o impacto na qualidade de vida das crianças foi utilizado o questionário B-ECOHIS aplicado aos pais na primeira consulta, e após 180 dias. Ao todo, 41 pacientes (dados parciais de dois operadores) foram considerados neste estudo. Os resultados indicam reduções de 40% nos relatos de dificuldade em comer certos alimentos para o RCQA, e de 23% para o CIVMR. Nos demais domínios, notou-se melhora considerável para ambos os grupos após o selamento das lesões cavitadas.
Pode-se concluir que há uma melhora na qualidade de vida relacionada a saúde oral em crianças em idade escolar independente da técnica restauradora em molares decíduos com lesões atípicas após selamento das cavidades.
PN0288 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 25

Apresentação de um software mobile (APP) para gerenciamento de imagens de pacientes durante o tratamento ortodôntico
Gomes FS, Segundo ASG

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou desenvolver e apresentar um software mobile (APP) para gerenciamento de imagens de pacientes durante o tratamento ortodôntico, com o intuito de facilitar, estimular e padronizar o uso da fotografia no decorrer da terapêutica, assim como resguardar legalmente os profissionais por meio do adequado arquivamento das fotografias ortodônticas. Para cumprir com este objetivo apresentou-se o registro de patente do APP PicDental - Gestão de Imagens Odontológicas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, além de um tutorial no qual são apresentadas as telas e opções disponibilizadas pelo APP para o profissional ortodontista.
De forma geral, o APP é eficaz para a gestão em nuvem das imagens dos pacientes submetidos ao tratamento ortodôntico, auxiliando no preenchimento da lacuna existente no que concerne a um método contemporâneo que resguarde juridicamente os profissionais ortodontistas sob o enfoque do arquivamento simples e seguro das fotografias ortodônticas. Além disso, o APP proporciona a aquisição e a gestão das imagens de forma mais ágil, eficaz e dinâmica, proporcionando maior produtividade e organização aos cirurgiões-dentistas.
PN0289 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 25

Relação dos níveis de biomarcadores do estresse com ansiedade odontológica e comportamento em crianças: Uma Revisão Sistemática
Siqueira LS, Almeida FV, Kramer PF, Goettems ML, Costa VPP
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente trabalho foi revisar sistematicamente a literatura, a fim de verificar a relação entre os níveis de biomarcadores salivares e estresse, ansiedade e comportamento durante a consulta odontológica. A estratégia de busca envolveu crianças entre 0 e 12 anos e foi conduzida por dois pesquisadores independentes, em cinco bases de dados: MEDLINE, BIREME, Web of Science, Scielo e Scopus. O risco de viés foi mensurado através da escala Newcastle-Ottawa. Foram encontrados 667 artigos que, após a remoção de duplicatas e exclusão por títulos e resumos, resultou em 17 estudos para leitura na íntegra. Destes, 12 contemplaram os critérios de inclusão. Dos estudos incluídos, três avaliaram o comportamento, sendo que dois demonstraram relação entre o aumento dos níveis de cortisol e comportamento não colaborador nas consultas, dos 3 que avaliaram ansiedade, um demostrou associação positiva entre os níveis de cortisol e o aumento da ansiedade durante a consulta odontológica e dos 6 que avaliaram estresse, quatro demonstraram elevação dos biomarcadores em procedimentos invasivos. Quanto a qualidade dos estudos, nenhum deles foi classificado como "insatisfatório", porém grande parte apresentou uma metodologia pouco detalhada.
Sendo assim, a maioria dos estudos demonstrou que os procedimentos odontológicos promovem elevação dos biomarcadores e apresentam relação com os desfechos avaliados, especialmente com o estresse, no entanto estudos com alta qualidade metodológica ainda são insuficientes.