RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2959 Resumo encontrados. Mostrando de 61 a 70


AO0065 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 15

Efeitos da escovação com diferentes dentifrícios e da termociclagem em propriedades ópticas de cerâmicas CAD/CAM maquiadas e glazeadas
Mascaro BA, Demartine MS, Nicola TC, Pinto STP, Reis JMSN
Materiais Odontológicos e Prótese - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o efeito da escovação com dentifrícios convencional e clareador, e da termociclagem, na alteração de cor (ΔEab) e translucidez (Tr) de cerâmicas CAD/CAM à base de dissilicato de lítio (IPS e.max CAD- e.max) e zircônia (Prettau 4 Anterior- Prettau), após maquiagem e glaze. Amostras (N=40; 12x10x1,5 mm) foram obtidas e caracterizadas com aplicação de maquiagem e glaze. Coordenadas CIELab (L*, a* e b*) na condição inicial foram obtidas com espectrofotômetro (VITA Easyshade V) como controle. Após, foram escovadas (50.000 ciclos, 1,0 Hz, 120 movimentos/minuto e carga de 1,96 N) com dentifrício convencional (n=10, Colgate Total 12 Clean Mint, RDA 70) ou clareador (n=10, Colgate Total 12 Professional Whitening, RDA 96) e termocicladas (6.000 ciclos, 5-55ºC, 30 s), totalizando 5 anos de simulação clínica sob envelhecimento termomecânico. Após armazenagem em estufa a 37ºC por 24 h, novas coordenadas (L*, a* e b*) foram obtidas para o cálculo de ΔEab e Tr. Dados foram submetidos aos testes de normalidade e homocedasticidade. 2-way ANOVA (α=.05) revelou efeito significativo (p<.001) em ΔEab para a interação Material vs Dentifrício. Tukey HSD apontou que ΔEab de Prettau após a escovação convencional foi maior que ΔEab de e.max, e superior ao ΔEab de Prettau escovado com dentifrício clareador (p<.05). 3-way ANOVA, seguida por Tukey, apontaram maiores valores de Tr para e.max (p<.05), independente do período (pré/pós envelhecimento) e dentifrício.
O envelhecimento termomecânico promoveu alterações na cor e translucidez das cerâmicas CAD/CAM maquiadas/glazeadas.
(Apoio: FAPESP  N° 2018/24595-7  |  FAPESP  N° 2019/07935-1)
AO0066 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 15

Efeito da férula na resistência à fratura de elementos restaurados com de pinos de fibra de vidro e núcleo metálico fundido
Leitao AWA, Carvalho ACL, Silva PGB, Nogueira RLM, Pontes KMF, Abreu RT
Ciências Odontológicos - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro, a influência da férula na resistência à fratura de dentes tratados com pino de fibra de vidro e com núcleo metálico fundido. Quarenta incisivos bovinos foram descoronados, tratados endodonticamente, alocados aleatoriamente em quatro grupos (n=10) e restaurados da seguinte forma: PFV-AF: Pino de fibra de vidro e ausência de férula; PFV-PF: Pino de fibra de vidro e presença de férula de 2mm; NMF-AF: Núcleo metálico fundido e ausência de férula; NMF-PF: Núcleo metálico fundido e presença de férula de 2mm. A resistência à fratura foi avaliada através de uma máquina de ensaios universal, em um ângulo de 135 graus em relação ao eixo do dente. As cargas de fratura (N) foram analisadas por ANOVA-2-way seguido de pós teste de Bonferroni e teste t de Student (α = 0,05). O grupo PFV-PF (337,97 ± 1,62) apresentou menor resistência quando comparado ao grupo PFV-AF (442,09 ± 29,51) (p=0,028). O grupo NMF-PF (475,30 ± 42,90) apresentou maior resistência a fratura que o grupo NMF-AF (340,84 ± 26,85) (p=0,017). Quando comparado os grupos com a ausência de férula, o grupo NMF-AF apresentaram menor resistência que o grupo PFV-AF (p=0,021), já nos grupos com a presença de férula, NMF-PF apresentou desempenho significantemente superior ao PVF-PF (p=0,020).
A presença de férula tem significativa influência no aumento da resistência à fratura em dentes restaurados com núcleos metálicos e a ausência de férula tem influência significativa na diminuição da resistência a fratura de elementos tratados com pino de fibra de vidro.
AO0067 - Apresentação Oral
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 14

Influência da pandemia de COVID-19 no interesse dos usuários do Google sobre implantes dentários em diferentes países
Teixeira KF, Cavallieri RS, Lotto M, Aguirre PEA, Arraes RAC, Cruvinel T, Damante CA, Zangrando MSR
Prótese e Periodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo objetivou analisar a influência da pandemia de COVID-19 sobre os interesses de busca dos usuários do Google por informações relacionadas a implantes dentários em diferentes países desenvolvidos e em desenvolvimento. Para isso, a plataforma Google Trends foi acessada e os metadados referentes ao período entre janeiro de 2019 a dezembro de 2020 foram obtidos através do tópico "Implante dentário". Os resultados foram demonstrados em um gráfico de análise temporal de tendência de variação do índice Search Volume Index (SVI), com escala de valores entre 0 e 100. Os testes Shapiro-Wilk, t-Student e Mann-Whitney foram utilizados para a análise estatística, considerando valores de p<0,05 para diferenças significantes. Também, os principais assuntos relacionados a temática foram acessados e analisados qualitativamente. Heuristicamente, verificou-se que todos os países estudados apresentaram uma queda no interesse por implante dentário durante a pandemia quando comparados aos valores do período pré-pandêmico. Entretanto, somente a Austrália (0,005), França (0,010) e México (<0,001) apresentaram quedas significativas. Além disso, as principais consultas relacionaram-se a definição do procedimento e ao seu custo financeiro para ambos os períodos de interesse.
Conclui-se que o estopim da pandemia de COVID-19 diminuiu os interesses dos usuários por informações relacionadas ao implante dentário, possivelmente influenciados pelo custo e por se tratar de um tratamento eletivo.
AO0068 - Apresentação Oral
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 14

Perda óssea alveolar e periodontite apical: um estudo transversal
Nolasco WS, Marin JA, Bier CAS, Moreira CHC, Zanatta FB, Casarin M
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Ainda são escassos os estudos que avaliam associação entre perda óssea alveolar e periodontite apical (PA). Diante disso, esse estudo transversal avaliou a associação entre perda óssea alveolar e PA, assim como, a correlação entre tamanho da PA e a perda óssea alveolar, através de radiografias periapicais em uma amostra representativa da área rural. Foram analisados 583 indivíduos ≥18 anos e 10915 dentes de residentes na área rural de Rosário do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Exames radiográficos periapicais de boca toda foram realizados através de um sensor associado a um posicionador e avaliados em um software. Questionários semi-estruturados foram aplicados para coletar informações sociodemograficas, econômicas e comportamentais. Análise de regressão de Poisson foi utilizada para verificar a associação entre as duas condições e possíveis fatores associados. A correlação foi testada por teste de Pearson. Os resultados demonstraram uma prevalência de periodontite apical de 51,80% na amostra. Indivíduos com PA tiveram 3,14 vezes maior prevalência de apresentar perda óssea alveolar >3mm. Foi encontrada diferença estatística entre a área da lesão periapical e a perda óssea alveolar (p<0,001). No entanto, a correlação de Spearman mostrou uma associação fraca (r=0,20).
Conclui-se que PA esta associada a perda óssea alveolar, e teve elevada prevalência em residentes em áreas rurais. Os resultados encontrados nesse estudo podem ser utilizados como base para estratégias preventivas para PA e perda óssea alveolar em populações de áreas rurais.
AO0069 - Apresentação Oral
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 14

Efeito da aplicação tópica de um novo composto chalcônico na redução de reabsorção óssea em modelo de doença periodontal in vivo
Camilli AC, Vieira SM, Godoi MA, Fernandes NAR, Assis LR, Regasini LO, Stabili MRG
Diagnostico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Em função dos seus efeitos farmacológicos, diferentes derivados chalcônicos sintéticos têm sido investigados como agentes terapêuticos. Dados do nosso grupo mostraram que a administração sistêmica da Chalcona T4, um composto chalcônico inédito, reduziu a reabsorção óssea in vivo. No presente estudo, avaliamos o potencial da aplicação tópica deste composto em reduzir a reabsorção óssea em um modelo de doença periodontal experimental. A doença periodontal foi induzida através da instalação de ligaduras ao redor dos primeiros molares inferiores de 25 ratos, divididos em 5 grupos: Controle (sem doença periodontal); Controle negativo (tratados com água destilada); Veículo (tratados com gel de Carbopol 0,5 %); Chalcona I (tratados com gel de Chalcona T4 0.6mg/ml) e Chalcona II (tratados com gel de Chalcona T4 1.8 mg/ml). Os compostos foram aplicados topicamente no sulco gengival dos primeiros molares, diariamente durante 10 dias. Após o período experimental, as mandíbulas foram removidas e fixadas. Para a avaliação de perda óssea foi removido o tecido mole das amostras, e em seguida as mandíbulas foram coradas com azul de metileno para evidenciar a superfície radicular exposta. A quantificação da área exposta, representando a reabsorção óssea radicular, foi realizada através do software ImageJ. Resultados mostraram que os animais tratados com ambas as doses de Chalcona apresentaram menor perda óssea (p<0,05) em relação ao controle negativo.
Conclui-se que a Chalcona T4 aplicada topicamente, pode favorecer a redução da perda óssea causada pela doença periodontal.
(Apoio: CAPES  N° 88887.480776/2020-00  |  FAPESP  N° 2018/17047-3)
AO0070 - Apresentação Oral
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 14

Interesse por informação sobre gengivite durante a pandemia da COVID-19: O que a ferramenta Google Trends pode nos comunicar?
Arraes RAC, Macedo AO, Lotto M, Aguirre PEA, Teixeira KF, Zangrando MSR, Cruvinel T, Damante CA
Periodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho propôs investigar possíveis mudanças na dinâmica de buscas feitas por usuários do Google relacionadas à gengivite durante a pandemia de COVID-19. Para o estudo, foram considerados países com diferentes estruturas socioeconômicas. Para tal, a plataforma Google Trends foi acessada e os metadados referentes ao período entre janeiro de 2019 a dezembro de 2020 foram coletados através do tópico "gengivite-doença". Tais dados são expostos em séries temporais com variações mensais de RSV (Relative Search Volume), que vão de 0 a 100 e representam a razão de volume de busca a um determinado termo sobre o volume total de buscas. Os testes Shapiro-Wilk, t-Student e Mann-Whitney foram utilizados para a análise estatística, considerando valores de p < 0,05. Em uma análise heurística, foi observado que a maioria dos países examinados apresentou um aumento no interesse por informação relacionada à gengivite no curso da pandemia, contudo, este aumento só foi considerado significativo em três países: Brasil (0,015), Argentina (0,048) e México (0,024). As buscas por definição e tratamento constituíram as principais consultas relacionadas ao tópico em ambos os períodos.
Dessa forma, sugere-se que os impactos provocados pela pandemia do COVID-19, como isolamento social e diminuição do uso de serviços médicos e odontológicos, influenciaram na percepção sobre manutenção de saúde e autocuidado. Esses implicaram no aumento do interesse por informação relacionada à gengivite e, particularmente, de forma significativa em países em desenvolvimento.
AO0071 - Apresentação Oral
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 14

Efeitos da periodontite experimental sobre o hipocampo
Rothen SK, Gomes JC, Nassar PO, Nassar CA
Estomatologia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar alterações sobre o hipocampo e comportamentos associados de ratos com periodontite experimental. Foram utilizados 20 ratos Wistar machos com 12 semanas de idade, divididos em dois grupos: Grupo Controle (GC) e Grupo Doença Periodontal (GDP). O GDP recebeu uma ligadura ao redor dos primeiros molares inferiores por 30 dias, ocasionando a periodontite. Ambos os grupos foram submetidos à testes comportamentais (Labirinto em Cruz Elevado e Teste de Reconhecimento de Objetos) para avaliação de atividade exploratória, locomotora e ansiedade e de memória, em dois tempos, sendo estes: antes e no 27, 28 e 29 dias após a indução da periodontite. Após 30 dias, foi realizada a eutanásia e a coleta dos hipocampos (análise histológica) e das hemimandíbulas (análise histológica, histomorfométrica e radiográfica). Os resultados foram analisados pelo programa GraphPad, sendo realizado o teste de Shapiro-Wilk e o teste T de Student (p<0.05). Os testes comportamentais foram analisados pelo teste Two-Way ANOVA. O GDP apresentou maior ansiedade (Teste de Labirinto em Cruz Elevado) e redução do tempo de exploração do objeto novo (Teste de Reconhecimento de Objetos) em relação ao GC. Ainda o GDP apresentou menor número de osteócitos e osteoblastos e maior atividade osteoclástica, bem como, maior perda óssea alveolar em relação ao GC. No hipocampo, notou-se presença de placas senis no GDP.
Pode-se concluir que a doença periodontal desencadeou um processo de neuroinflamação inicial nesses animais.
(Apoio: Fundação Araucária  |  CAPES)
AO0072 - Apresentação Oral
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 14

Comparação clínica entre o uso da fibrina rica em plaquetas e do enxerto de tecido conjuntivo no tratamento de recessões gengivais múltiplas
Soares LFF, Soares MTR, Passos GP, Machado LM, Carrera TMI, Oliveira GJPL, Ribeiro-Júnior NV, Pigossi SC
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi comparar o uso do enxerto de tecido conjuntivo (ETC) e da fibrina fica em plaquetas (PRF) associado à técnica de túnel (TT) no tratamento de recessões gengivais (RG) múltiplas. Quatorze pacientes com RG múltiplas bilaterais (Recessão Tipo 1) em incisivos, caninos e/ou pré-molares na maxila foram incluídos. A TT foi realizada em ambos os lados sendo associada ao ETC de um lado (36 RG) e no outro à PRF (36 RG). Os parâmetros clínicos nível da margem gengival (NMG), profundidade de sondagem, nível de inserção clínica, espessura/altura da gengiva queratinizada (EGQ/AGQ) foram obtidos antes do procedimento e após 1, 3, 6 e 16 meses. Maior redução no NMG (0.81 ± 0.68 mm versus 1.23 ± 0.71 mm) e aumento da AGQ (3.02 ± 1.04mm versus 2.44 ± 0.73mm) foi observado para o ETC em comparação a PRF após 16 meses de acompanhamento (p<0.05). Maior ganho de EGQ foi observado para o ETC em comparação a PRF (1.44 ± 0.50mm versus 1.20 ± 0.39mm), no entanto não foram encontradas diferenças significativas após 16 meses. Maior tempo de cirurgia foi observado para o ETC (3202 ± 693.4) em comparação a PRF (3082 ± 808.3) porém sem diferenças significativas. Os pacientes relataram maior preferência estética [escala visual analógica (VAS)] no lado tratado com ETC [9.80 (8.70-10.00)] em comparação com o lado tratado com a PRF [7.80 (6.05-9.30)] (p<0.05). Não houve diferença para análise de dor (VAS) e no padrão de cicatrização (indíce de Landry) entre os grupos.
Conclui-se que o ETC apresentou resultados clínicos superiores em comparação a PRF no tratamento de RG múltiplas nesse estudo.
(Apoio: CNPq  N° 134955/2019-6)
AO0073 - Apresentação Oral
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 14

Impacto da inalação da fumaça do narguilé na periodontite experimental
Bravo LT, Brustela LN, Miyashita MT, Levi YLAS, Moreira TMJ, Santinoni CS, Straioto FG, Maia LP
Odontologia Preventiva e Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar se a inalação à fumaça do narguilé (IFN) altera a progressão da periodontite experimental (PE), em ratos submetidos à periodontite experimental (PE) comparado à inalação da fumaça do cigarro (IFC). Foram incluídos 60 ratos machos, divididos nos seguintes grupos: controle (C), IFC (10 cigarros, 3 vezes ao dia por 8 min durante 44 dias), IFN (10 g de carvão, 3 vezes ao dia por 8 min durante 44 dias), PE (ligadura nos primeiros molares inferiores, colocada no dia 30 e mantida por 14 dias), PE+IFN e PE+IFC. Os animais foram eutanasiados no dia 44 e as mandíbulas, traquéias e pulmões foram coletadas para análises histomorfométrica, microtomográfica (microCT) e imunohistoquímica. Os dados foram analisados estatisticamente. Foi observado maior perda óssea nos grupos PE, PE+IFC e PE+IFN (p<0,05) e os grupos PE+IFC e PE+IFN apresentaram menor volume ósseo, número e separação trabecular, e maior porosidade (p<0,05), além de maior expressão de RANKL e menor de OPG (p=0,01), em comparação ao grupo PE. Os grupos IFN e PE+IFN apresentaram ainda maior incidência de metaplasia na traquéia (p=0,000) e inflamação no pulmão (p=0,000); enquanto que os grupos IFC, IFN, PE+IFC e PE+IFN apresentaram maior incidência de enfisema pulmonar.
Conclui-se que a inalação da fumaça do narguilé leva a uma maior destruição óssea, de forma similar ao cigarro, além de ocasionar mais efeitos deletérios no trato respiratório.
(Apoio: PIBIC  |  FAPESP  N° 2019/07233-7)
AO0074 - Apresentação Oral
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 14

Influência da obesidade na progressão da doença periodontal experimental induzida em molares de ratos - Estudo clínico e proteômico
Lopes MES, Nogueira AVB, Marcantonio CC, de Molon RS, Salmon CR, Mofatto LS, Nociti-Júnior FH, Cirelli JA
Diagnóstico e Cirurgia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a influência da obesidade (O) na doença periodontal (P) induzida em ratos. 16 animais foram divididos em 2 grupos: P e OP (O seguido de P). O grupo OP recebeu dieta hiperlipídica durante 90 dias. A P foi induzida por ligadura com fio de algodão nos 1os molares superiores por 21 dias. Os animais foram pesados semanalmente. Foram coletados tecidos adiposos, sangue para análise sorológica, hemimaxilas para análise microtomográfica, análise histométrica e microdissecção a laser do ligamento periodontal (LP). As amostras de mistura complexa de peptídeos extraídas do LP foram analisadas por cromatografia líquida e espectrometria de massa de alta resolução (LC-MS/MS). Análise imunohistoquímica (IHC) foi realizada para validação das proteínas identificadas por LC-MS/MS. Houve aumento significativo da massa corporal e do peso dos tecidos adiposos no grupo OP (p<0.05, Teste-t). Não foi observada diferença estatística entre os grupos na perda óssea alveolar nas análises microtomográficas e histométrica. Um total de 819 proteínas foram identificadas, sendo 53 exclusivas de P e 28 exclusivas de OP. Os grupos compartilharam 738 proteínas, 35 destas diferencialmente abundantes (p<0.05, Teste-t), destacando-se por sua relevância clínica e fold-change: Spondin1, Vinculin e TRAP, abundantemente expressas no grupo OP, validadas por IHC (p<0.05, Teste-t).
Embora a obesidade não tenha influenciado a progressão de perda óssea alveolar, foram observadas diferenças moleculares significantes no perfil proteômico do LP entre os grupos.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2018/23599-9)