RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 1402 Resumo encontrados. Mostrando de 191 a 200


PN0131 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 16

Imunoexpressão do receptor 4 de quimiocina CXC em ceratocistos odontogênicos e cistos dentígeros
Andrade AO, Ferreira CR, Batista ALA, Mesquita RA, Gordón-Núñez MA, Alves PM, Nonaka CFW
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a imunoexpressão do receptor 4 de quimiocina CXC (CXCR4) em 15 casos de ceratocistos odontogênicos (COs) e 15 casos de cistos dentígeros (COs). Foi empregado o método da imunoperoxidase, com anticorpo anti-CXCR4. Sob microscopia de luz (400x), foram estabelecidos os percentuais de células imunopositivas (citoplasma e núcleo) para CXCR4 em 10 campos do revestimento epitelial e da cápsula fibrosa das lesões. Imunoexpressões citoplasmáticas e nucleares de CXCR4 foram observadas em todos os casos de COs e CDs. Comparados aos CDs, os COs apresentaram menores percentuais de positividade citoplasmática para CXCR4, tanto no revestimento epitelial quanto na cápsula fibrosa (p < 0,005). A análise da imunoexpressão nuclear de CXCR4 revelou menores percentuais de positividade na cápsula dos COs quando comparados aos CDs (p = 0,003). No revestimento epitelial dos CDs, constatou-se correlação positiva entre as expressões citoplasmáticas e nucleares de CXCR4 (p = 0,034). Na cápsula fibrosa de COs e CDs, foram observadas correlações positivas entre as expressões citoplasmáticas e nucleares de CXCR4 (p < 0,005).
Os resultados deste estudo sugerem um potencial envolvimento de CXCR4 na patogênese de CDs e COs. Esse receptor de quimiocina pode ser particularmente relevante no desenvolvimento de cistos odontogênicos com comportamento biológico menos agressivo.
(Apoio: CAPES)
PN0133 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 16

Aplicabilidade de índices tomográficos dos seios frontal e maxilar em estimar o sexo: estudo observacional com adultos brasileiros
Mendonça DS, Kurita LM, Tuji FM, Silva PGB, Aguiar ASW, Cid AMPL, Vieira AF, Costa FWG
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A presente investigação objetivou comparar a acurácia de índices do seio frontal (SF) e maxilar (SM), em tomografias computadorizadas multislice (TCM), na estimativa do sexo em adultos brasileiros. Realizou-se um estudo transversal de duas fases com 140 TCMs. Em 100 exames (50 homens e 50 mulheres) obteve-se altura, largura e diâmetro dos SF e SMs, por meio do programa RadiAnt, para se calcular quatro índices (I): ISF-1 e ISM-1 (ambos, largura/diâmetro); ISF-2 e ISM-2 (ambos, altura/diâmetro). Em seguida, realizou-se estudo de validação com os referidos índices em uma amostra aleatória de 40 TCMs de indivíduos numa ampla faixa etária. Foram determinadas áreas sob curvas características de operação do receptor (ACCOR) e obtidos valores de sensibilidade, especificidade, razão de verossimilhança (RV) e acurácia. A maior ACCOR no SF foi obtida com o ISF-1 (0,712±0,052; p<0.001) e no SM foi com o ISM-2 (0,431±0,058; p=0,232). O ISF-1 apresentou maior especificidade (64%) em predizer o sexo feminino e maiores acurácia (64%) e RV (3,16). O ISM-1 obteve o maior valor de sensibilidade (68%) em estimar o sexo masculino e segundo maior valor de RV (2,13). No estudo de validação (40 tomografias; ampla faixa etária), a maior acurácia (70%) foi alcançada com o ISF-1.
Em conclusão o ISF-1, desenvolvido no presente estudo, demonstrou melhores parâmetros de dimorfismo sexual em relação aos demais, o que reforça a importância deste em estudos futuros com outras populações.
PN0135 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 16

Impacto dos métodos de aquisição radiográfica e programas de visualização na detecção de desajustes na interface implante-prótese
Mota VPO, Siqueira AP, de-Azevedo-Vaz SL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo, neste trabalho, foi avaliar o impacto de três métodos de aquisição radiográfica (sensor sólido (CMOS), placas de fósforo e filmes radiográficos) e dois programas de visualização (de acesso restrito e de acesso livre) na acurácia de diagnóstico de desajustes na interface implante-prótese (IPI). Neste estudo experimental in vitro, 32 implantes dentários foram instalados em mandíbulas humanas. Os desajustes foram simulados com a inserção de uma tira de poliéster de 50 μm na IPI; coroas protéticas instaladas diretamente sobre as plataformas dos implantes foram consideradas como situação controle (ausência de desajuste simulado na IPI). Radiografias periapicais foram obtidas utilizando-se um sensor CMOS, uma placa de fósforo e filmes. Cinco cirurgiões-dentistas avaliaram as radiografias quanto à presença ou ausência de desajustes na IPI. As radiografias obtidas com sensor CMOS e placas de fósforo foram avaliadas em programas de acesso restrito e livre; radiografias obtidas com filme foram avaliadas com o uso de negatoscópio, lupa e máscara negra. Os dados foram submetidos a testes de comparação de curvas ROC (valores Az) com um nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que os valores de Az foram maiores para a placa de fósforo do que para o sensor CMOS e para o filme (p<0,05), independentemente do programa de visualização utilizado (p>0,05).
Concluiu-se que a placa de fósforo é o método de aquisição radiográfica que impacta em maior acurácia de diagnóstico de desajustes na IPI, independentemente do programa de visualização utilizado.
(Apoio: CNPq  |  FAPES  |  Neodent)
PN0136 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 16

Avaliação imuno-histoquímica de p53, Ki-67 e CD105 em adenoma pleomórfico e carcinoma ex-adenoma pleomórfico
Lonni N, Rosa G, Reinheimer A, Vieira DSC, Rivero ERC
Ciências da Saúde - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O adenoma pleomórfico (AP) é a neoplasia mais comum das glândulas salivares, caracterizado por grande diversidade morfológica. O histórico de recorrência e sua transformação maligna são as principais preocupações no gerenciamento clínico desses pacientes, no entanto, o processo de progressão neoplásica permanece desconhecido. O objetivo desse estudo observacional retrospectivo foi avaliar, de forma quantitativa, a expressão imuno-histoquímica das proteínas de supressão tumoral, proliferação celular e angiogênese (p53, Ki-67 e CD105 respectivamente) em adenoma pleomórfico (AP), adenoma pleomórfico recidivado (APR) e carcinoma ex-adenoma pleomórfico (CEAP). Como controle de tecido não neoplásico foram incluídas amostras de glândula salivar normal (GN). Os resultados demonstram que a expressão dos marcadores foi maior nos casos de CEAP quando comparado a AP, APR e GN (p<0,05). A diferença na expressão da proteína p53 foi significativamente maior em CEAP, quando comparado ao AP (p=0,04) e GN (p=0,01). A mesma tendência foi encontrada para Ki-67 e CD105 entre esses mesmos grupos (p<0,05).
Conclui-se que não existe um único parâmetro que indique a transformação maligna do AP em CEAP, porém a análise da expressão dos marcadores p53, Ki-67 e CD105 pode ser útil para o entendimento do processo de progressão tumoral, uma vez que estes foram mais expressos no grupo de CEAP, sugerindo sua aplicabilidade como recurso auxiliar no diagnóstico dessas neoplasias.
PN0137 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 16

Análise de mapas de textura na detecção de lesões ósseas simuladas em côndilo mandibular usando imagens de TCFC
Ogawa CM, Ribeiro LF, Fardim KAC, Nussi AD, Ricardo AL, Lopes SLPC, Costa ALF
Pós Graduação - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho das imagens de mapas de textura (MT) geradas por meio da análise de textura (AT) em tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) afim de identificar defeitos ósseos simulados em côndilos comparando a resolução espacial das imagens na detecção dos defeitos.O estudo utilizou 08 mandíbulas humanas maceradas com brocas esféricas (0,9; 1,0 e 1,2 mm) e marcadas com material hiperdenso em 03 semirretas dispostas em duas linhas aleatórias e previamente traçadas. Uma semirreta não recebeu defeito. As imagens dos côndilos foram adquiridas em duas resoluções (0,2 e 0,4 mm); exportadas para o software OnDemand3D onde foram traçadas duas retas, gerando dois cortes para cada côndilo tendo como orientação as marcações hiperdensas. Os cortes foram exportados para o software MaZda 4.60 onde a região de interesse (ROI) foi selecionada. Por meio da AT foram geradas imagens correspondentes a 07 parâmetros de MT. Três avaliadores calibrados classificaram as imagens como: lesão ausente; lesão presente ou inconclusivo. O coeficiente de Kappa e os testes de McNemar e de Fisher foram aplicados. O nível de significância adotado foi de 5%. Os resultados indicaram maior concordância nas imagens MT contraste e menor nas MT entropia. Não houve diferença de acertos na identificação dos defeitos com a variação espacial.
O estudo mostrou que as imagens com o MT contraste favoreceram a concordância entre os examinadores nas análises.
(Apoio: FAPESP  N° 2019/25977-3   |  FAPESP  N° 2019/00495-6  |  CAPES  N° 88887.465098/2019-00)
PN0142 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 17

X-ray dose reduction in the detection of tooth ankylosis: a cone-beam computed tomography study
Martins LAC, Brasil DM, Freitas DQ, Oliveira ML
Diagnóstico Estomatologia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The aim of this study was to evaluate the influence of X-ray dose reduction in cone-beam computed tomography (CBCT) on the diagnosis of tooth ankylosis. Thirty extracted human single-rooted lower canines and premolars had their roots covered with a 0.5-mm-thick layer of wax. Before inserting all roots into a block of stone plaster to simulate a clinical condition, tooth ankylosis was simulated in half of the sample with the removal of a 2 x 2 mm or 4 x 2 mm window of wax in random regions of the root. CBCT scans were obtained of all teeth using the OP300 Maxio device with three dose protocols (6, 6.3, and 8 mA) and three voxel sizes (0.08, 0.125, and 0.2 mm). Four calibrated oral radiologists independently assessed all CBCT volumes for the diagnosis of tooth ankylosis using a five-point scale. Weighted Kappa was used to assess intra- and inter-examiner reliability. Sensitivity, specificity, and Area Under the Curve (AUC) were obtained for the 9 experimental groups (3 doses x 3 voxel sizes) and compared using two-way ANOVA test at a significance level of 5% (α = 0.05). Intra- and inter-examiner agreements ranged from slight to moderate. No statistically significant influence of dose and voxel size was observed on the diagnosis of tooth ankylosis. In general, sensitivity was low, and specificity was reasonably high.
In conclusion, the CBCT-based detection of tooth ankylosis is challenging and not influenced by the exposure dose and voxel size.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0147 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 17

Influência do índice de massa corporal no diagnóstico por termografia em região maxilofacial
Barbosa JS, Farias NC, Ferreira JEV, Suassuna FCM, Freitas APLF, Melo DP, Bento PM, Maia AMA
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo objetivou analisar a influência do índice de massa corpórea-IMC para o diagnóstico maxilofacial em determinadas regiões de interesse por meio da termografia infravermelha. O estudo foi do tipo transversal (CAAE 80848417.7.0000.5187), baseando-se em exames termográficos de 85 pacientes atendidos no laboratório de termografia infravermelha da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em mesmo parâmetro de temperatura ambiente (±23°C) e umidade relativa do ar (<60%). Foram formandos dois grupos: com pacientes com IMC adequado (≥18,5 a <24,9kg/m2), n= 45; e outro com pacientes com sobrepeso (≥25 kg/m2), n= 40. Os dados térmicos das ROIs (regiões de interesse) obtidos de termogramas em norma lateral dos referidos pacientes foram analisados por um avaliador previamente calibrado, utilizando o software FLIR Tools 6.4. Os dados foram tabulados e a análise estatística comparou as médias térmicas das ROIs através do teste t de student. As regiões do músculo temporal anterior, masseter médio e masseter inferior apresentaram menor valor médio de temperatura no grupo de pacientes com sobrepeso, apresentando resultado significativo. Ao analisar a temperatura adimensional entre os grupos, a região do músculo masseter (terço médio e inferior) apresentou resultado significativo e uma ligeira diminuição da temperatura.
Conclui-se que o IMC pode influenciar nas análises térmicas de regiões da face, pois a gordura subcutânea reduz diretamente a temperatura da pele do local, sendo importante considerar tal variável no momento do diagnóstico maxilofacial.
PN0149 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 17

Impactos da pandemia COVID-19 na rotina dos radiologistas odontológicos brasileiros
Sampaio-Oliveira M, Doriguêtto PVT, Americano JP, Devito KL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi analisar os impactos da pandemia COVID-19 na rotina dos radiologistas odontológicos brasileiros através de um questionário virtual disponibilizado na plataforma Formulários Google. Participaram 103 profissionais (71,8% do sexo feminino e 28,2% do masculino), com idade entre 23 e 61 anos, de 16 estados, sendo os mais representados: Minas Gerais (32%), São Paulo (19,4%) e Rio de Janeiro (11,6%). Entre os indivíduos, 48,5% eram proprietários de clínica radiológica. Em 52% dos locais, os atendimentos durante a pandemia estavam ocorrendo por demanda espontânea e agendamento, 34% por agendamento e 8% não estavam atendendo. Quanto à triagem de pacientes, 40,8% aferiam a temperatura, 35% aplicavam questionário de saúde e 24,2% não faziam nenhum tipo de triagem. Acerca do impacto da pandemia na rotina de trabalho, 36,3% avaliaram como intermediário, 23,5% como leve e 18,6% como forte. O impacto no fluxo de pacientes foi intermediário para 28,1%, leve para 23,3% e forte para 20,4%. Quanto aos gastos com equipamentos de proteção individual, 28,1% consideraram o impacto intermediário, 26,9% forte e 19,2% muito forte. Nos rendimentos financeiros, 40,7% tiveram impacto intermediário, 23,3% leve e 18,4% forte.
Pode-se concluir que 78,4% dos radiologistas entrevistados tiveram impactos negativos na sua rotina de trabalho e 67% acreditam que a especialidade será afetada no pós-pandemia. Os resultados desse estudo podem orientar os órgãos da classe odontológica em relação à atual realidade dos profissionais para nortear decisões futuras.
PN0152 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 17

Efeitos do uso de Narguilé na saúde oral: Estudo Transversal Comparativo
Hanna ACE, Lúcio TTF, Costa CA, Silva RNF, Roriz VM, Costa NL
Ciências Estomatológicas - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo objetivou avaliar a saúde oral de usuários de narguilé e a associação do uso com o grau de dependência. Trata-se de um estudo observacional transversal com amostra constituída por usuários crônicos de narguilé (n=40) e não usuários (controle, n=40), pareados por sexo e faixa etária. Os dados clínicos avaliados foram: presença de lesão em mucosa e condição periodontal. O grau de dependência dos usuários foi avaliado através do teste de Fagerstrom adatptado. Foram realizadas análises descritivas e os grupos comparados pelos testes Qui-quadrado de Pearson e Mann-Whitney, com nível de significância de 5%. A média de idade dos participantes foi de 24,9 (±6,3) anos no grupo narguilé e 25 (±6,6) no grupo controle, com predomínio do sexo masculino (80%, n=32). O tempo médio de uso do narguilé foi de 6,8 (±5,9) anos. Houve uma maior ocorrência de periodontite em usuários de narguilé (n=19; 47,5%), comparado ao controle (n=3; 7,5%) (p<0,001). Nos usuários de narguilé foram observadas 17 (42,5%) lesões, sendo 2 leucoplasias e 15 reacionais. Houve uma associação direta do grau de dependência com a perda de inserção periodontal (p=0,002) no grupo narguilé.
Usuários de narguilé são susceptíveis a doença periodontal e manifestações de lesões potencialmente malignas, desta forma, assim como outras formas de uso de tabaco, merecem uma atenção especial na avaliação oral, condutas orientadoras sobre saúde oral e saúde pública.
PN0154 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 17

Efetividade da Atorvastatina 10mg no tratamento e prevenção da Mucosite Oral quimioinduzida em ratos Wistar
Vieira WDA, Vieira BJ, Aarestrup FM, Campos MIC
Clínica Odontológica - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Mucosite Oral (MO) é uma doença caracterizada por lesões ulcerativas que acometem a cavidade bucal de pacientes em tratamento antineoplásico. A Atorvastatina é um medicamento prescrito para tratamento da hipercolesterolemia e diversas outras doenças. Pesquisa prévia realizada por nosso grupo de pesquisa mostrou que a Atorvastatina 10mg preveniu o surgimento das lesões ulcerativas em comparação com animais tratados com Pentoxifilina e Transcariofileno, porém em uma amostra pequena de animais (n=5). O objetivo deste trabalho foi estudar a prevenção e severidade da MO em uma amostra maior de animais tratados apenas com Atorvastatina 10mg. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Uso de Animais sob número 5/2018. Foram utilizados 36 ratos Wistar, divididos em 2 grupos: Grupo Controle - 12 animais e Grupo Tratado - 24 animais, ambos com MO quimioinduzida. O Grupo Controle recebeu solução salina 0,9% e o Grupo Tratado recebeu Atorvastatina 10mg durante 15 dias. Para a indução da MO, os animais receberam aplicação intradérmica de 5-Fluorouracil e as mucosas jugais foram escarificadas sob contenção física, sem necessidade de sedação dos mesmos. Os animais foram eutanasiados com sobredose anestésica para remoção da mucosa jugal e confecção das lâminas histológicas. O Grupo Controle apresentou inúmeras lesões ulcerativas menores, hiperemia, áreas eritematosas e o Grupo Tratado não apresentou lesões ulcerativas.
Pode-se comprovar que a Atorvastatina 10mg é eficaz para a prevenção e tratamento da MO quimioinduzida em ratos Wistar.
(Apoio: Universidade Federal de Juiz de Fora)