RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2930 Resumo encontrados. Mostrando de 2701 a 2710


RS123 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 5

Clareamento dentário em fumantes: uma revisão sistemática
Lima RM, Brandão RMR, Farias TMCP, Pellizzer EP, Lemos CAA, Vasconcelos BE, Moraes SLD, Maior JRS
Prótese e Cirurgia Bucofacial - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar a efetividade do clareamento dentário em indivíduos fumantes. A presente revisão é baseada nas diretrizes dos Principais Itens para Realizar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA), e foi registrada no PROSPERO sob o número CDR 95327. Foram realizadas, até novembro de 2019, buscas nas bases de dados Chocrane Library, Scopus e Pubmed/Medline utilizando os termos "whitening OR bleaching AND smoker OR smokers OR nicotine OR cigarette OR tobacco". Foram selecionados estudos clínicos (randomizados e/ou prospectivos) com período de no mínimo 01 ano de acompanhamento, que avaliaram técnicas de clareamento de consultório e caseiro com comparação direta entre pacientes fumantes e não fumantes. Foram excluídos estudos retrospectivos, in-situ, in-vitro, em animais, revisão de literatura, relatos de casos, estudos que avaliaram apenas o clareamento dental em fumantes, sem possuir comparação direta com indivíduos não fumantes e estudos com dentifrícios. Os resultados foram a mudança na cor do dente e a sensibilidade dentária. 12 estudos de 246 fontes de dados atenderam aos critérios de elegibilidade, 9 foram excluídos, restaram 3 estudos para análises quantitativa e qualitativa. Com base em Newcastle-Ottawa, nenhum dos estudos selecionados mostrou um alto risco de viés (abaixo de 6 estrelas).
Os resultados dos estudos incluídos mostraram que não houve diferença na efetividade do clareamento dentário entre indivíduos fumantes e não fumantes.
RS124 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 5

A capacidade adesiva de sistemas adesivos autocondicionantes é maior com a presença de 10-MDP? Uma meta-análise de estudos in vitro
Fehrenbach J, Isolan CP, Münchow EA
Odontologia Conservadora - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo verificou se a presença do monômero ácido 10-MDP em sistemas adesivos autocondicionantes (SAA) resulta em valores de resistência de união (RU) maiores do que SAA contendo outros tipos de monômeros ácidos. A revisão foi reportada conforme o PRISMA e foi registrada no PROSPERO (CRD42020175715). A estratégia de busca considerou as seguintes bases de dados: PubMed, Web of Science, Scopus, SciELO, LILACS, IBECS e BBO. Os critérios de elegibilidade foram estudos in vitro que avaliaram a RU à dentina/esmalte de pelo menos um tipo de SAA contendo 10-MDP e pelo menos um tipo de SAA sem 10-MDP. Os estudos incluídos foram analisados qualitativa e quantitativamente (RevMan 5.3.5) usando-se modelo de efeitos aleatórios (p<0,05). Das 6611 referências identificadas na busca, 697 foram analisadas na íntegra, resultando em 203 estudos incluídos na meta-análise. O teste de microtração foi o mais utilizado (~73%), favorecendo os SAA com 10-MDP e aplicados à dentina (Z≥2,66; p≤0,008; I 2 ≤66%), mas não em esmalte (Z≤1,36; p≥0,17; I 2 ≤78%). Os SAA com 10-MDP apresentaram RU maior do que os materiais contendo PENTA, MAP, 4-MET ou 4-META, e desempenho similar aos SAA contendo MEP, GPDM ou 4-AET. No geral, o desempenho adesivo dos SAA dependeu do tipo de teste mecânico utilizado, do tipo de substrato dentário, monômero ácido e protocolo de aplicação do SAA, isto é, se 2 passos, 1 passo ou universal.
Conclui-se que a presença de 10-MDP é importante para aumentar o potencial adesivo de SAA à dentina, mas não ao esmalte, onde parece que a capacidade adesiva independe da presença de 10-MDP.
RS125 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 5

Reparo de restaurações defeituosas como estado da arte da Odontologia contemporânea: Revisão sistemática e meta-análise
Mendes LT, Pedrotti D, Casagrande L, Lenzi TL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática foi comparar a sobrevida de restaurações defeituosas reparadas ou substituídas em dentes permanentes. Uma ampla busca foi realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Scopus, Lilacs, BBO, Web of Science, SciELO, CENTRAL Cochrane e na literatura cinza a fim de identificar estudos clínicos randomizados e não randomizados relacionados à questão de pesquisa. Dois revisores, de forma independente, selecionaram os estudos, extraíram os dados, avaliaram o risco de viés e a qualidade da evidência. Meta-análise com modelo de efeitos aleatórios comparou o efeito do tratamento (reparo e substituição) no desfecho (falha das restaurações), considerando o material restaurador (resina composta e amálgama) como subgrupos. Dos 1.172 estudos potencialmente elegíveis, 11 foram selecionados para leitura de texto completo e 6 foram incluídos na meta-análise. O período de acompanhamento variou entre 4 e 12 anos, com uma taxa de perda de seguimento entre 3,8% e 29%. Os principais motivos de falha foram adaptação marginal e presença de lesão de cárie para ambos os tratamentos. Não houve diferença no risco de falha das restaurações defeituosas de resina composta (RR: 1,55 95%IC 0,17 - 14,47) e amálgama (RR: 2,30 95%IC 0,44 - 12,10) reparadas e substituídas (resultado global RR: 2,02 95%IC 0,59 - 6,87; I² 44%). O risco de viés foi alto e a qualidade da evidência foi muito baixa.
O reparo pode ser uma alternativa conservadora para o manejo de restaurações defeituosas em dentes permanentes. No entanto, as evidências são limitadas.
RS126 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 5

Há diferença no resultado final ou em longo prazo do clareamento dental em fumantes? Uma revisão sistemática
Takeuchi EV, Souza CMS, Barros TF, Cardoso MEOP, Gil GS, Silva AM, Alencar CM, Silva CM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática teve como objetivo investigar se há diferença no resultado final ou em longo prazo do clareamento dental (CD) em fumantes, além de analisar se a sensibilidade dentária é diferente entre fumantes e não fumantes durante o tratamento clareador. As bases de dados PubMed, Web of Science, Cochrane, Scopus e OpenGrey foram pesquisadas, sem restrições de data e idioma, para ensaios clínicos randomizados e ensaios clínicos não randomizados. Após a seleção e remoção dos artigos duplicados, o risco de viés foi avaliado de acordo com a ferramenta ROBINS-I. A pesquisa resultou em 37 estudos e após a aplicação dos critérios de elegibilidade, 10 artigos foram lidos na íntegra e 5 foram selecionados para a revisão sistemática qualitativa. Apenas 2 estudos incluídos tinham como objetivo principal avaliar o efeito do fumo no CD. Nos outros três estudos incluídos, o efeito do fumo é uma avaliação secundária ao objetivo principal. A ferramenta ROBINS-I classificou três estudos como risco moderado de viés, um estudo como risco sério de viés e um com risco crítico. Devido à heterogeneidade dos dados disponíveis, não foi possível realizar uma meta-análise.
A maioria dos estudos indicou que não há diferença entre fumantes e não fumantes na efetividade e longevidade do tratamento clareador. A sensibilidade dentária durante o CD também parece não ser influenciada pelo hábito de fumar. No entanto, a limitada quantidade de estudos e os vieses nos estudos não permitiram uma conclusão definitiva, sendo assim, novos estudos com melhor desenho metodológico são necessários.
RS127 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 4

Efeito da incorporação de nanofibras nas propriedades mecânicas dos materiais resinosos: uma revisão sistemática in vitro
Albergaria LS, Velo MMAC, Scotti CK, Nascimento TRL, Vega HIA, Faggion-Júnior CM, Bombonatti JFS
Dentística - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática (PROSPERO: número de registro CRD42020190191) avaliou o efeito da incorporação das nanofibras nas propriedades mecânicas de materiais resinosos. Estudos in vitro que avaliaram e compararam as propriedades mecânicas de materiais resinosos a base de nanofibras foram elegíveis. Uma busca de estudos publicados entre 2019 e 2020 foi realizada nas bases de dados MEDLINE-PubMed, Scopus, BVS (LILACS, BBO, IBECS), Scielo, Web of Science, Embase, Cochrane, Livivo e literatura cinza (BDTD). A qualidade metodológica foi avaliada pela padronização da amostra, número de operadores, cálculo amostral, cegamento do operador e especificações dos testes. Um total de 5524 estudos foram identificados, sendo 66 selecionados para análise de texto completo e 29 incluídos de acordo com a microdureza, grau de conversão, profundidade de cura, resistência à compressão, resistência flexural, estresse e contração de polimerização, resistência abrasiva, tenacidade à fratura, módulo de elasticidade e tensão de cisalhamento. Dentre os que mais se destacaram, 25 estudos demonstraram melhor resistência flexural, 4 de 5 estudos maior profundidade de cura e 1 de 4 estudos menor grau de conversão. O cálculo amostral foi uma limitação dos estudos e o cegamento do operador não foi claramente reportado. Devido a heterogeneidade dos estudos, uma meta-análise não foi conduzida.
A incorporação de nanofibras como reforço tende a gerar uma melhora das propriedades mecânicas dos compósitos resinosos, embora maiores evidências de alta qualidade ainda são necessárias.
(Apoio: CAPES  N° 001)
RS128 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 4

Influência do uso de agentes modeladores nas propriedades da resina composta: uma revisão sistemática
Silva ARJ, Muniz RPD, Silva-Júnior EP, Silva RB
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do uso de agentes modeladores (líquido ou sistema adesivo) para resinas compostas na Cor (∆E), Microdureza e Rugosidade superficial deste material. Este trabalho possui registro no PROSPERO (CRD42021238167). Seguindo as diretrizes do PRISMA, as buscas foram feitas por dois avaliadores independentes na PubMed, Scopus e Web of Science através de estratégia de busca baseada na pergunta PICO: "O uso de agentes modeladores de resina composta durante a realização da técnica incremental alteram as propriedades do material?". De 6.266 estudos, seis artigos foram incluídos após aplicação dos critérios de elegibilidade e todos compararam a manipulação da resina usando agente modelador com um grupo controle sem o uso desse agente. A avaliação do risco de viés mostrou alto risco para cinco estudos e apenas um apresentou risco moderado. A análise dos resultados dos seis artigos apontou que as características de cor da resina composta manipulada com agentes de modelagem parecem ser mais preservadas e protegidas de alteração ao longo do tempo em comparação ao grupo controle. Dois estudos avaliaram a microdureza e rugosidade superficial e verificaram que a influência desses agentes depende do tipo de compósito empregado.
O uso de agentes de modelagem em restaurações com resina composta parece auxiliar na escultura do material sem prejudicar suas principais propriedades. O líquido ideal deve ter composição hidrofóbica. Porém, é preciso cautela na avaliação desses dados devido ao alto risco de viés na maioria dos estudos incluídos.
RS129 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 4

Adequação de ensaios clínicos randomizados sobre métodos de prevenção a cárie aos critérios da declaração CONSORT: revisão sistemática
Ribeiro MES, Ortiz MIG, Baia JCP, Lima DANL, Silva CM, Souza-Júnior MHSE, Loretto SC
Dentística Restauradora - ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O principal objetivo foi determinar se os ensaios clínicos randomizados (ECRs) sobre prevenção a cárie dentária estão em conformidade com as diretrizes CONSORT. O objetivo secundário foi avaliar a associação entre a adesão ao CONSORT e o ano e fator de impacto do periódico em que o estudo foi publicado. Uma busca sistemática foi realizada em diferentes bancos de dados usando termos que avaliaram o efeito preventivo de cárie em pelo menos 2 dos seguintes materiais: verniz fluoretado, selantes de fissuras à base de resina e selantes de fissuras à base de ionômero - nas superfícies oclusais de molares permanentes. Os artigos foram avaliados de acordo com sua aderência ao CONSORT, risco de viés pelo Esquema de Colaboração Cochrane (RoB 2.0) e fator de impacto do periódico com base no InCites Journal Citation Reports. De 3.196 referências recuperadas, 30 foram selecionadas e avaliados. Usando o RoB 2.0, 8 foram classificados com alto risco de viés, 6 apresentaram limitações no relato de alguns domínios (risco intermediário de viés), e 6 demonstraram baixo risco de viés. Em relação à adesão ao CONSORT, 77% dos estudos relataram adequadamente o domínio de intervenção, uma vez que a metodologia foi amplamente descrita. As análises de correlação indicaram uma relação positiva entre a adesão ao CONSORT e o ano de publicação, bem como o fator de impacto do periódico.
A maioria dos ECRs examinados seguiu a declaração CONSORT. No entanto, alguns domínios metodológicos permanecem pouco relatados, demonstrando a necessidade de melhorar a conformidade CONSORT nesses ECRs
RS130 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 4

Eficácia de cimentos de ionômero de vidro no tratamento da cárie de radiação - uma revisão sistemática
Dezanetti JMP, Nascimento BL, Rocha JS, Souza EM
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi investigar a eficácia dos cimentos de ionômero de vidro (CIV) no tratamento restaurador de dentes acometidos por cárie de radiação. A revisão foi registrada no PROSPERO (nº CRD42020181261) e as buscas foram realizadas por dois investigadores independentes nas seguintes bases de dados: PubMed, Scopus, Web of Science, Cochrane Library, Lilacs/BBO (BVS) e literatura cinzenta, seguindo os critérios de elegibilidade estabelecidos previamente. Após a extração dos dados foi realizada uma avaliação de qualidade dos estudos incluídos por meio do instrumento Cochrane. Foram identificados 511 artigos, dos quais somente quatro preencheram os critérios de inclusão. O alto risco de viés nos estudos encontrados impossibilitou a realização de metanálise. Foi possível verificar que o maior número de falhas ocorreu nas restaurações com CIV convencional, em comparação com CIV modificado por resina e com resina composta. Porém, o CIV convencional demonstrou menor índice de cárie secundária, seguido pelo CIV modificado.
Devido ao alto risco de viés dos estudos avaliados não foi possível concluir que os CIVs são mais eficazes que outros materiais restauradores para o tratamento de dentes acometidos por cárie de radiação. A falta de evidências científicas e de um protocolo clínico restaurador reforça a importância de mais estudos clínicos controlados randomizados de longo prazo avaliando a efetividade de materiais adesivos que liberam flúor e com resistência mecânica adequada para o tratamento restaurador da cárie de radiação.
RS131 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 4

Manejo da sensibilidade dental advinda do clareamento em consultório e do protocolo de clareamento caseiro
Martini EC, Coppla FFM, Favoreto MW, Loguercio AD, Reis A
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar, através de um ensaio clínico randomizado (ECR), o efeito da aplicação de gel dessensibilizante aplicado antes vs antes e após o clareamento em consultório com peróxido de hidrogênio 35% na SD (sensibilidade dentária) e na efetividade do clareamento. Responder à pergunta PICO através de uma revisão sistemática (RS): "A SD e da eficácia são diferentes entre pacientes submetidos ao clareamento caseiro em moldeiras com e sem reservatórios?" onde apenas ECR foram incluídos e avaliados através da ferramenta Risk of Bias (RoB) da Cochrane Collaboration; e avaliar, através de um ECR (46 pacientes), se o uso ou não de reservatórios em moldeiras de clareamento caseiro com peróxido de carbamida 10% é equivalente na mudança de cor, SD e irritação gengival. Devido a baixa qualidade dos estudos primários e alto risco de viés da RS, não foi possível executar a metanálise. Foi observado após um mês, em ambos os ECR realizados, clareamento significativo e semelhante entre os grupos e em relação a SD não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos.
A aplicação de agente dessensibilizante não influenciou na eficácia do clareamento em consultório, nem eficiente na redução da SD, quando aplicada antes, ou antes e depois deste. Não há evidências para concluir sobre a eficácia da presença de reservatórios nas moldeiras. O protocolo de clareamento caseiro com PC 10% com reservatórios é equivalente em mudança de cor, SD e irritação gengival ao de não-reservatório, como observado através do ECR.
RS132 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 (Sexta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 4

Effectiveness of Violet LED with and without association with bleaching gel in dental photobleaching: a Systematic Review
Rossi B, Morimoto S, Tedesco TK, Horliana ACRT, Ramalho KM
UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Studies have been done to evaluate the effectiveness of tooth bleaching with or without light sources. The use of violet LED (VL) (405-410nm) is a new disposable wavelength to bleach teeth either with peroxides or sole as light source. The objective of this study was to perform a systematic review to determine the effectiveness of VL to promote tooth bleaching when used alone or accelerating the process when associated with peroxides. For this systematic review, a search strategy in PubMed and Scopus databases for clinical and in vitro studies were done based on PICO category: (P)stained teeth; (I)VL; (C)other wavelengths/without light; (O) (ΔSGU/ΔE, VAS). A total of 895 articles were found and after title and abstract evaluation, 18 articles were selected. Finally, 13 articles matched the inclusion criteria (studies related to bleaching, related to violet LED Light and that analyzed efficacy) and 5 matched exclusion criteria (did not present a comparison group, did not evaluate color change through ΔSGU/ΔE or pain through VAS).
The findings of this systematic review showed that VL appears to have potential to bleach teeth without the use of peroxides, with clinically perceptible color change. However, the effect is small compared to bleaching with peroxides. When VL was used concurrently with peroxides, it seemed to enhance the bleaching result. Due to the high heterogeneity between the studies, low number of controlled clinical studies and the high risk of bias of the in vitro studies included, further well-designed studies are necessary to achieve reliable evidence.