InfoOdonto - uso de aplicativo para smartphones no aprendizado em Odontologia
Corrêa JD, Silva VF, Oliveira AB, Santório BR, Fernandes MP
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O número de pacientes portadores de doenças sistêmicas que procuram atendimento odontológico tem aumentado de forma considerável e mesmo com todo conteúdo administrado durante a graduação muitos profissionais e estudantes apresentam dificuldades no atendimento desses pacientes. O objetivo do presente estudo foi desenvolver um aplicativo (app) de smartphone contendo informações sobre o atendimento de pacientes com as principais alterações sistêmicas e investigar a eficácia do app para aumentar o conhecimento dos estudantes de odontologia no tema. 50 Estudantes de odontologia responderam um questionário autoaplicável sobre seus conhecimentos frente as mais variadas situações de pacientes com alterações como diabetes e hipertensão. Posteriormente os estudantes receberam o aplicativo e responderam um segundo questionário, com perguntas semelhantes ao primeiro questionário. No quesito diabetes mais de 50% dos alunos não sabiam responder sobre o efeito dos anti-inflamatórios sobre hipoglicemiantes orais. Em relação aos pacientes hipertensos cerca de 60% não sabiam sobre as doses máximas de anestésicos com adrenalina e mais de 60% não sabem o anestésico contraindicado em caso de pacientes grávidas. Após o uso do app o índice de acerto das questões aumentou em todos os itens, como por exemplo no uso de anestésicos para gestantes e para hipertensos que chegou a 90% de acerto. Dadas as limitações do presente estudo, os aplicativos para smartphones podem melhorar o conhecimento, a atitude e a prática dos estudantes e profissionais de odontologia.PE007 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
Transpondo os muros da Universidade: Atuação presencial e virtual da Liga Acadêmica de Odontopediatria da FORP/USP
Ferreira LD, Masson BC, Silva CA, Campos EN, Ferreira LG, Bernal NR, Oliveira AA, Paula-Silva FWG
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Liga Acadêmica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (LAOP - FORP/USP) foi criada em 2018 com a finalidade de disseminar informações que agregam conhecimentos para o interessado na área. Em decorrência da pandemia da COVID-19 e interrupção das atividades presenciais na Universidade, a LAOP passou a atuar por meio de redes sociais. Este trabalho teve como propósito comparar a atuação dessa liga acadêmica no período de 2018 a 2019, quando as atividades eram realizadas presencialmente, com o período de 2020 a 2021, quando as atividades passaram a ser virtuais devido ao isolamento social. As atividades foram realizadas na forma de palestras e simpósios, nos quais foram apresentados tópicos de interesse à Odontopediatria. As atividades presenciais foram realizadas na FORP/USP enquanto as remotas foram nas plataformas Instagram, Google Meet e YouTube. Os dados foram comparados por meio de ANOVA seguido pelo pós-teste de Tukey (alfa= 5%). Anteriormente a pandemia de COVID-19, participavam presencialmente das atividades da LAOP em média 53 pessoas (± 11,4), alunos e docentes da FORP/USP, com maior parte de brasileiros. No período da pandemia, o maior número de participantes foi atingido pela rede social Instagram (519 ± 208,2 pessoas) (p < 0,05) seguido pela plataforma Google Meet (60 ± 22,1 pessoas), em ambas com abrangência internacional. Esse presente trabalho mostra a importância de transmitir conhecimento por diferentes meios, destacando maior alcance quanto as atividades ocorreram no formato virtual, comparado ao presencial. (Apoio: Programa Unificado de Bolsas (PUB-USP))PE008 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
Metodologias ativas aplicadas na endodontia de dentes decíduos: desempenho de estudantes de Odontologia
Silva FG, Coelho-Junior EC, Rangel M, Almeida SB, Diniz MB, Guaré RO
Pós Graduação - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo piloto foi avaliar o uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de competências relacionadas à terapia pulpar em dentes decíduos por estudantes de Odontologia. Participaram 22 alunos matriculados na Disciplina de Odontopediatria da Universidade Cruzeiro do Sul. Inicialmente, empregou-se aula expositiva dialogada, seguido de gameficação com quiz online pela plataforma Kahoot! (8 questões de múltipla escolha), e vídeo de passo-a-passo da técnica endodôntica em dentes decíduos. Em seguida, realizou-se o laboratório de simulação com emprego de dentes decíduos com polpa artificial. Cada aluno realizou a técnica endodôntica em um dente anterior, com aquisição de duas radiografias (inicial e final). Foi utilizado o software Image J® para avaliação da abertura coronária (AC), instrumentação manual (IM) e obturação (O), por um examinador treinado que classificou o desempenho do aluno. Os resultados mostram 53,8% de acertos das questões apresentadas no game Kahoot!, com pior desempenho dos alunos na competência diagnóstico pulpar e melhor desempenho na competência técnica sobre radiografia. Em relação ao laboratório de simulação, o desempenho adequado do aluno foi de 27,3% na AC, 45,4% na IM e 63,6% na O. Pôde-se concluir que as metodologias ativas utilizadas na terapia pulpar de dentes decíduos permitiram a avaliação do desempenho dos discentes através da identificação e registro da competência bem como estímulo aos docentes para aperfeiçoar determinadas dificuldades encontradas no aprendizado proposto. (Apoio: CAPES)PE009 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
Ferramenta audiovisual para auxílio no ensino da anatomia de molares decíduos: relato de experiência de graduandos
Duarte ML, Sancas MC, Macedo RPVS, Neves AA, Primo LG
Odontopediatria e Ortodontia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se desenvolver uma ferramenta de apoio ao ensino da anatomia interna de molares decíduos e avaliar a aceitação de estudantes de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro. O estudo transversal dividiu-se em: criação do vídeo com textos, narração, imagens em 2D e animações em 3D e elaboração de questionário eletrônico contendo perguntas abertas e fechadas para avaliar a aceitação. Ambos foram pré-testados por especialistas em odontopediatria quanto ao conteúdo e compreensão. Foram elegíveis para aplicação da ferramenta e avaliação da aceitação, graduandos de Odontologia cursando ou que tivessem cursado odontopediatria. Um link contendo a ferramenta e o questionário foi enviado aos professores de odontopediatria para a distribuição e houve divulgação por WhatsApp® e Instagram®. Os dados foram tabulados e analisados descritivamente (Excel®). 128 alunos compunham a amostra, majoritariamente do sexo feminino (79,7%), do 7º período (54,7%) de instituições privadas (87,5%), com idade média de 25,1. 77,3% cursava a disciplina de odontopediatria no semestre corrente, com aulas online, de forma síncrona (55,5%). 50,8% julgam ter conhecimento sobre anatomia de dentes decíduos razoável e 64,8% não buscam informações extras sobre o assunto. 111 responderam completamente ao questionário, 99,1% considerou que o vídeo é relevante, 100% que as informações eram claras e que vídeos devem ser utilizados como ferramenta auxiliar de ensino. Conclui-se que vídeos são bem aceitos por estudantes que acreditam na sua relevância para aprimoramento de seu conhecimento. (Apoio: FAPs - FAPERJ N° E-26/200.386/2020 | FAPs - FAPERJ N° E-26/202.612/2019 | FAPs - FAPERJ N° E-26/21.352/2019)PE010 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
Desenvolvimento de material didático e avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre condutas em anafilaxias
Freitas RS, Ramacciato JC, Oliveira LB, Victorelli G, Bergamaschi CC, Motta RHL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os objetivos deste estudo foram: 1) desenvolver um material didático para auxiliar no manejo de quadros de anafilaxia; 2) avaliar a percepção de profissionais sobre o material desenvolvido e 3) avaliar o conhecimento de profissionais sobre o tema. Foram avaliados 120 profissionais que foram divididos em 2 grupos: G1 (n=60): Profissionais da área de Odontopediatria; G2 (n=60): Profissionais da área de Ortodontia. A parte experimental foi realizada em 2 fases. Na primeira fase foi aplicado um questionário contendo questões para avaliar o nível de conhecimento dos voluntários em relação ao manejo de anafilaxia. Na segunda fase foi apresentado e explicado o material didático desenvolvido. Os resultados obtidos foram submetidos a testes estatísticos com nível de significância de 5%. Foi observado que a maioria dos profissionais não tem um conhecimento adequado sobre o tema (p>0,05). Também foi observado que menos de 1% dos profissionais tinha epinefrina no seu kit de emergência. A maioria dos participantes teve uma percepção positiva do material desenvolvido (tanto na percepção como no uso do material como ferramenta de informação continuada), e se sentiu mais motivada a fazer treinamentos e obter um kit de emergência após o seu contato com o material desenvolvido (p>0,05). Os resultados sugerem que o material didático desenvolvido pode ser uma estratégia interessante para o aprimoramento do conhecimento sobre o manejo de anafilaxia em ambiente odontológico. Também foi observado que os profissionais avaliados não tinham um conhecimento adequado sobre o tema.PE011 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
Dramatização (Role Play) como estratégia de ensino: Uma experiência de criação, ludicidade e aprendizado na Unidade Odontológica Infantil
Mendes Ribeiro SM, Miranda DKB, Nogueira JSE
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Na prática docente precisamos incorporar estratégias de ensino que estimulem a participação ativa e o conhecimento dos alunos. Oportunizamos a pesquisa científica de conteúdos pré-definidos para criação de situações fictícias a serem encenadas em sala de aula, estimulando a integração interpessoal e a comunicação lúdica dos temas, empregando a Dramatização/Role Play como estratégia de ensino. Disponibilizamos artigos científicos para a criação dos textos teatrais sobre duas temáticas de Odontopediatria: "Protetores Bucais para Crianças" e "Maus Tratos em Crianças". Os alunos se organizaram em grupos menores para definição e cumprimento de tarefas como: Produção e explanação de apresentação; Definição dos personagens e elenco das peças; Providências dos objetos para caracterização dos personagens e do ambiente. Os alunos foram contemplados na avaliação com 2 pontos, sendo que cada componente distribuiu o 1º ponto entre si e os colegas, de acordo o envolvimento de cada um. No momento presencial as peças são encenadas, cada aluno recebeu o 2º. ponto pela dinâmica lúdica. A Dramatização funcionou positivamente como ferramenta de ensino na disciplina, estimulando o aprendizado. A dinâmica promoveu melhor socialização entre os colegas e revelou habilidades desconhecidas por eles até então, como a capacidade de criação, memorização e incorporação de personagens. A Dramatização pode ser considerada como "start" para despertar nos acadêmicos o interesse pelo conhecimento científico de forma lúdica, possibilitando assim o aprendizado coletivo e efetivo.PE012 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
Uso de uma ferramenta de apoio à decisão clínica no tratamento do trauma dental na dentição permanente
Magno MB, Loureiro JM, Oliveira ARS, Soares TRC, Primo LG, Maia LC
Prótese e Materiais Dentários - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente estudo foi desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão clínica (FADC) no tratamento emergencial dos traumatismos dentários (TDs) na dentição permanente, e avaliar a sua eficácia na transmissão de informação. A FADC-TDs foi criada baseada nas recomendações do guia da Associação Internacional de Traumatismos Dentários. Dentistas e alunos do último ano do curso de graduação em odontologia responderam a um questionário contendo 11 casos clínicos relacionados a diferentes TDs na dentição permanente sem (T1) e com (T2) o auxílio da FADC-TDs. Um modelo de efeitos mistos, ajustado para formação acadêmica e experiencia no atendimento a TDs, foi construído para avaliar a diferença na média de acertos em T1 e T2. Testes estatísticos para amostras dependentes foram aplicados para avaliar diferença das médias ou frequências de acertos nas questões correspondentes aos TDs e no tempo necessário para responder ao questionário. Considerou-se alpha de 5%. Foram incluídos 40 participantes. Com o auxílio da FADC-TDs a média de acertos geral ajustada (ɼ2=0.82 p<0.001) e relacionadas a avulsão (p<0.001) aumentou, bem como a frequência de acertos sobre luxação intrusiva, extrusiva, fratura radicular, de tábua óssea (p<0.001) e em esmalte e dentina complicada (p=0.005). A FADC-TDs não influenciou nos acertos relacionados a subluxação (p=0.84). Os participantes necessitaram de mais tempo em T2 (p<0.001). A FADC-TDs mostrou-se eficaz para profissionais e estudantes de odontologia na decisão do tratamento emergencial de TDs em dentes permanentes. (Apoio: FAPs - FAPERJ N° E-26/202.333/2019 | CAPES N° DS 001)PE013 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Ortodontia
Criação de um modelo de ensino para a Ortodontia de graduação integrando metodologia ativa e tecnologia educacional na pandemia do COVID-19
Mattos MFR, Berry MCC, Quintão CCA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Para atender às recomendações da Organização Mundial de Saúde frente a pandemia do Covid-19, o ensino presencial foi suspenso. Para continuar a formação profissional em Odontologia foi necessária a criação de novos modelos de ensino que utilizassem a tecnologia para mediar o ensino, devendo ser eficaz e motivador. Esse relato de experiência revelou a criação de um modelo de ensino para a Ortodontia de graduação que integrou a metodologia ativa FLIP model com tecnologias educacionais disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem Moodle de uma instituição pública no Rio de Janeiro. O curso composto por 23 alunos foi dividido em quatro módulos semanais sobre conceitos pré-laboratoriais. A cada módulo, de forma assíncrona os alunos tinham acesso a vídeo-aulas, testes e fóruns com avaliações somativas e formativas, intermediadas por encontros síncronos com o professor da disciplina onde eram realizadas discussões, feedbacks e dúvidas, gerando mais interação e socialização ao ensino. Para avaliar a percepção dos alunos frente ao novo modelo de ensino foi aplicado um questionário ao final dos módulos. 95,6% dos alunos relataram que o currículo foi eficaz, auxiliou no processo de aprendizagem e que os mesmos estavam satisfeitos com a qualidade geral do curso. 69,6% responderam que são capazes de aplicar o que aprenderam no futuro. Com base na experiência e percepção dos alunos, o modelo de ensino criado pode ser uma opção como um método de aprendizagem atraente e funcional a ser incluído na educação odontológica. (Apoio: CAPES N° 88887.488130/2020-00)PE014 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Ortodontia
Orientações em odontologia sobre proteção respiratória em tempos de covid-19. Desenvolvimento de material didático
Lago FC, Flório FM, Silva ASF, Segundo ASG, Napimoga MH, Moraes PC, Junqueira JLC, Montalli VAM
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente estudo foi desenvolver um e-book que visa orientar acerca do Equipamento de Proteção Respiratória (EPR) para os profissionais de odontologia, o qual é indicado para o enfrentamento e redução do contágio em tempos de Covid-19. O EPR oferece a proteção e vedamento das vias respiratórias desde que seu uso seja adequado. A elaboração do material foi baseado nas normas nacionais e internacionais e o conteúdo abordado foi: a) esclarecimento de dúvidas sobre qual EPR usar; b) orientar sobre a diferença entre máscaras cirúrgicas e respiradores; c) reconhecer os níveis de proteção entre as máscaras cirúrgicas e respiradores; d) identificar os riscos do aerossol gerado em ambiente odontológico; e) conhecer as diferenças entre tipos de respiradores; f) orientar na escolha do tipo de respirador adequado; g) orientar formas de descarte do EPR; h) esclarecer dúvidas quanto à reutilização dos respiradores tipo PFF-2 / N95 e sobreposição de máscara quando necessário e; i) sequência de paramentação e desparamentação do EPR. A importância deste trabalho do ponto de vista científico e social está no seu potencial de orientar os profissionais de odontologia quanto ao uso adequado dos equipamentos de proteção respiratória (PFF-2/N95), devido à grande quantidade de aerossóis gerados no ambiente odontológico.PE015 - Pesquisa em Ensino
Área:
5 - Dentística
Panorama atual do conhecimento e uso de sistemas adesivos por cirurgiões-dentistas brasileiros
Ribeiro MM, Souza NO, Cunha DA, Silva JC, Corrêa MB, Saboia VPA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos cirurgiões-dentistas brasileiros sobre os sistemas adesivos atuais. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico, sendo considerados: a) perfil sociodemográfico; b) formação em Odontologia; e c) aplicação e escolha dos sistemas adesivos (apresentação comercial de preferência, critérios de aplicação dos sistemas adesivos convencionais e autocondicionantes, decisões e preferências clínicas, fatores que influenciam para a escolha dos sistemas adesivos, confiança em relação a técnica de aplicação e meios de obtenção de evidências científicas). A amostra foi composta por 501 cirurgiões-dentistas e os resultados foram analisados utilizando o programa Sigma Stat 5.0 (p<0,05). Os resultados mostram que existem muitas dúvidas sobre a técnica de aplicação dos sistemas adesivos, uma vez que foi verificada falta de padronização em várias etapas dos procedimentos, além de respostas em desacordo com as evidências científicas atuais. A identificação dos erros e dificuldades possibilita um planejamento estratégico para sanar estas deficiências. Ao final da pesquisa, todos os participantes receberam um feedback com as questões comentadas, com base nas evidências científicas atuais, como forma de despertar o interesse para o domínio desse tema tão importante na odontologia atual.