RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2959 Resumo encontrados. Mostrando de 31 a 40


AO0033 - Apresentação Oral
Área: 1 - Anatomia

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 15

Degeneração dos discos intervertebrais: análise eletromiográfica dos músculos masseteres e temporais
Lopes CGG, Cecilio FA, Bettiol NB, Gonçalves LMN, Siessere S, Regalo IH, Regalo SCH, Palinkas M
Biologia Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Coluna vertebral é uma unidade funcional complexa e acometimentos patológicos das estruturas discais ou ósseas podem influenciar a função dos sistemas do organismo humano. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade eletromiográfica dos músculos masseteres e temporais de indivíduos com e sem degeneração dos discos intervertebrais. Doze indivíduos adultos, sem disfunção temporomandibular e oclusão normal foram distribuídos em dois grupos: caso (n=6) e controle (n=6). Estudo foi aprovado pelo comitê de ética (processo 29014620.1.0000.5419). Os sinais eletromiográficos dos músculos mastigatórios durante as tarefas mandibulares de repouso, lateralidade direita e esquerda, protrusão, apertamento dental em contração voluntária máxima e mastigação habitual foram registrados por meio do eletromiógrafo com sensores sem fios. Os dados foram submetidos à análise estatística utilizando o teste t de Student (p ≤ 0,05). Não houve diferença significante entre os grupos para idade (p = 0,95) e IMC (p = 0,67). Houve diferença significante entre os grupos para o músculo masseter direito no repouso (p = 0,05), com menor atividade eletromiográfica para o grupo caso. Não houve diferença significante na mastigação habitual entre os grupos, mas foi observado clinicamente maiores valores eletromiográficos em quase toda musculatura na mastigação habitual.
Indivíduos adultos com doenças degenerativas dos discos intervertebrais apresentam alterações negativas no recrutamento de fibras musculares prejudicando a eficiência do sistema estomatognático.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2012/10228-6)
AO0034 - Apresentação Oral
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 14

Biocompatibilidade e potencial bioativo de material experimental e cimentos à base de silicato de cálcio
Queiroz MB, Inada RNH, Lopes CS, Jampani JLA, Sasso Cerri E, Guerreiro-Tanomaru JM, Tanomaru-Filho M, Cerri PS
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A reação de um material experimental de silicato tricálcico com 30% de tungstato de cálcio (TSC+CaWO4) foi avaliada em comparação aos cimentos reparadores pó-líquido - MTA Repair HP (MTA-HP; Angelus, Brasil) e pronto para uso - Bio-C Repair (Bio-C; Angelus). Tubos de polietileno preenchidos com um dos materiais ou vazios (grupo controle, GC) foram implantados no subcutâneo de ratos por 7, 15, 30 e 60 dias (n=7/grupo por período). Cortes foram corados com HE para obtenção do nº de células inflamatórias (CI) e espessura das cápsulas (EC). O nº de células positivas à interleucina-6 (IL-6) e a quantidade de colágeno (COL) foram analisadas. Cortes foram submetidos ao von Kossa e a imuno-histoquímica para detecção de osteocalcina (OCN). Os dados foram submetidos ao ANOVA two-way seguido pelo teste de Tukey (p<0,05). Em todos os períodos, não houve diferenças significantes no nº de CI, nº de células IL-6+ e no conteúdo de COL entre os materiais biocerâmicos (p>0,05). Aos 60 dias, não foram observadas diferenças significantes no nº de CI e na imunoexpressão de IL-6 entre TSC+CaWO4, MTA-HP, Bio-C e GC (p>0,05). De 7 para 60 dias, uma redução significante no nº de CI, nº de células IL-6+ e na EC foi acompanhada por um aumento significante de COL nas cápsulas de todos os grupos. Estruturas von Kossa-positivas e células OCN+ foram observadas nas cápsulas ao redor de todos os materiais, enquanto que tais estruturas e células OCN+ não foram encontradas no GC.
Conclui-se que TSC+CaWO4, assim como MTA-HP e Bio-C Repair são biocompatíveis e bioativos, sugerindo o uso como material reparador.
(Apoio: CAPES  N° 001)
AO0035 - Apresentação Oral
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 14

Mapeamento de marcadores de formação óssea liberados por cimentos à base de silicato
Oliveira MCG, Queiroz IOA, Mello WG, Machado T, Vasconcelos BC, Oliveira SHP, Duarte MAH
Dentistica, Endodontia e Materiais Dentá - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi mapear/rastrear os marcadores de formação óssea liberados pelos cimentos MTA Fillapex, BioRoot e cimento obturador experimental (CEO). Para isso, tubos de polietileno preenchidos com os cimentos ou vazios foram implantados no tecido subcutâneo de ratos Wistar. Aos 7, 15, 30 e 45 dias após a implantação, os animais foram anestesiados e amostras de sangue foram colhidas para mensuração de Cálcio (Ca2+), Fósforo (F) e Fosfatase Alcalina (FA). Em seguida, o tecido subcutâneo, cérebro, fígado e rins foram removidos e processados para análise de Ca2+ e F em ICP-OES. Kruskal-Wallis seguido pelo teste de Dunn e ANOVA seguido pelo teste de Tukey foram utilizados. Níveis semelhantes de Ca2+ foram observados no tecido subcutâneo em todos os grupos, embora, aos 45 dias, uma redução nos níveis séricos de Ca2+ na presença de CEO em comparação com o BioRoot e MTA Fillapex e um aumento no fígado em comparação com MTA Fillapex foram identificados. Nenhum traço de F foi detectado em qualquer tecido; além disso, os níveis séricos de F e FA do MTA Fillapex foram maiores no dia 30.
Podemos concluir que Ca2+ foi identificado em todos os tecidos na presença de todos os cimentos. A regulação dos níveis de marcadores ósseos promovidos pelos cimentos pode modificar a homeostase corporal e induzir danos teciduais. MTA Fillapex mostrou-se capaz de provocar efeitos sistêmicos, já que apresentou maiores níveis em comparação com os outros cimentos, demostrando que a composição do cimento pode afetar/interferir não só no processo de reparo local, mas também na saúde sistêmica.
(Apoio: CNPq  N° 30358/2016-4)
AO0036 - Apresentação Oral
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 14

Monitoramento microbiológico da reintervenção endodôntica em dentes portadores de periodontite apical crônica e por motivos protéticos
Godoi Jr. EP, Francisco PA, Bícego-Pereira EC, Lima AR, Soares AJ, Ferraz CCR, Marciano MA, Gomes BPFA
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A reintervenção endodôntica (RE) é a primeira opção de tratamento da infecção secundária/persistente, sendo também indicada por motivos protéticos (MP). Os objetivos foram: a) investigar a microbiota dos canais radiculares (CRs) de dentes submetidos a RE pela presença de periodontite apical crônica (PAC) e por MP; b) monitorar a eficácia das etapas da RE através da redução da carga microbiana; c) investigar associações entre bactérias e aspectos clínicos. A amostra consistiu de 15 dentes indicados à RE pela presença de PAC (G1) e 15 por MP (G2). Amostras foram coletadas dos CRs após a abertura coronária, após o preparo químico-mecânico e após 30 dias de uso da medicação intracanal. O conteúdo foi analisado pelo Nested-PCR para detecção de 17 espécies bacterianas. A carga microbiana durante as etapas da RE foi verificada pela contagem de unidades formadoras de colônia (UFC). A análise estatística dos dados foi realizada através dos testes Exato de Fischer, Shapiro-Wilk, Mann-Whitney, Wilcoxon e McNemar. As espécies mais encontradas nas coletas iniciais em ambos os grupos de estudo foram E. faecalis, F. nucleatum e P. gingivalis. RE foi eficaz em reduzir a carga microbiana nos grupos G1 e G2. Associações significantes entre bactérias específicas e sinais e sintomas clínicos foram encontradas.
Concluiu-se que a comunidade presente nos CR de dentes indicados ao RE é mista e heterogênea. A carga microbiana dos CR com PAC é maior do que dos CR sem PAC. O RE é eficiente na redução da carga microbiana dos CR. Existem associações entre bactérias específicas e sinais e sintomas clínicos.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPESP  N° 2015/23479-5  |  CNPq  N° 303852/2019-4)
AO0037 - Apresentação Oral
Área: 2 - Biologia pulpar

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 14

Perfil inflamatório da periodontite apical associada à inalação de fumaça de cigarro em ratos: análise histológica e imunohistoquímica
Vasques AMV, Silva ACR, Cury MTS, Bueno CRE, Ervolino E, Cintra LTA, Dezan-Junior E
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tabagismo é um fator de risco para a saúde oral e sistêmica, agravando o desenvolvimento de doenças periodontais. A periodontite apical é caracterizada por processo inflamatório crônico com destruição dos tecidos periapicais e a literatura sugere seu desenvolvimento alterado pela ação do tabagismo. Para avaliar, foram utilizados 32 ratos machos divididos em 4 grupos (n= 8): Controle (C); Fumantes (S); Periodontite apical (AP); e Fumante com Periodontite Apical (SAP). Os animais dos grupos S e SAP inalaram a fumaça do cigarro por 50 dias, com início no dia -20, onde os animais permaneceram em uma câmara de tabagismo por 8 min 3x/dia. No dia 0 os grupos SAP e AP tiverem as polpas do 1o molar inferior exposta ao meio bucal por 30 dias. Nesses 30 dias subsequentes os animais dos grupos S e SAP continuaram inalando fumaça, totalizando os 50 dias de inalação. Após o período experimental, foram eutanasiados e as mandíbulas processadas para análise inflamatória, imunohistoquímica, e análise laboratorial sanguínea. Dados paramétricos foram analisados por ANOVA e não paramétricos por Mann-Whitney (P<.05). O grupo SAP apresentou intenso infiltrado inflamatório (score 4) em relação ao grupo AP (escore 3) e C e S (escore 1) (P <.05). As interleucinas IL-6, IL-1β e TNF-α se mostraram aumentadas nos grupos AP e SAP (P<.05). As séries vermelhas e brancas também se mostram alteradas no grupo SAP, com maior número de neutrófilos (P<.05).
O impacto negativo do tabagismo sobre os tecidos periapicais promove alterações inflamatórias e imunes agravando o desenvolvimento da periodontite apical.
(Apoio: CAPES  N° 88882.435558/2019-01)
AO0038 - Apresentação Oral
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 14h00 - 15h30 - Sala: 14

Avaliação do preparo biomecânico de canais radiculares amplos com uso de instrumentos rotatórios de NiTi termicamente tratados e taper .01
Camargo RV, Carvalho KKT, Petean IBF, Silva-Sousa AC, Silva-Sousa YTC, Mazzi-Chaves JF, Sousa-Neto MD
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a eficácia do preparo biomecânico de canais radiculares amplos com instrumentos de NiTi termo tratados e conicidade reduzida (./01), por microtomografia computadorizada (micro-CT) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Vinte incisivos centrais superiores com canais circulares e amplos (Ø: 0,50 a 0,70 mm à 1mm do forame apical), foram divididos aleatoriamente em 2 grupos experimentais (n = 10) de acordo com o preparo biomecânico: instrumentação manual (IM) e XP-Endo Shaper (XPS). Os dentes foram escaneados pré e pós-preparo para avaliação de alterações nos parâmetros bidimensionais e tridimensionais. A análise qualitativa em MEV foi realizada para avaliação da formação do batente apical. A análise de variância evidenciou que para área (1,31±0,91), perímetro (0,42±0,28), diâmetros maior (0,38±0,26) e menor (0,50±0,33), volume (6,59±2,07) e área de superfície (14,46±5,73), a IM apresentou as maiores médias de aumento comparado à XPS (p <0,05), sem diferença para o parâmetro de circularidade (p> 0,05), independente do terço radicular avaliado. Já os valores de SMI e porcentagem de paredes tocadas, não revelaram diferença significativa (p> 0,05) entre os grupos. As imagens em micro-CT e MEV evidenciaram que o XPS permitiu o desgaste dentinário seletivo, bem como a formação de batente apical conservador.
O uso de instrumentos rotatórios de NiTi termicamente tratados, com diâmetro e conicidade reduzidos (./01), promoveu desgaste conservador da estrutura dentinária e permitiu a formação do batente apical em canais radiculares amplos.
(Apoio: CAPES  N° 33002029032p4  |  FAPs - FAPESP  N° 2018/14450-1)
AO0040 - Apresentação Oral
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 14

Acuidade de imagens de TCFC na avaliação 3D do preparo biomecânico de canais em "C" comparado a micro e nanotomografia computadorizada
Molina MAV, Candemil A P, Jacobs R, Mazzi-Chaves JF, Sousa-Neto MD
Odontologia Restauradora - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a acuidade de imagens de TCFC, micro (µCT) e nano (nCT) tomografia computadorizada na avaliação 3D do preparo biomecânico de canais em "C" com diferentes protocolos de escaneamento. Imagens de molares inferiores (n=12) com canais em "C" foram adquiridas em µCT, nCT e por 4 aparelhos de TCFC (3D Accuitomo 170 - Acc, NewTom VGi evo - New, ProMax 3D Max - Pro e Pax-i3D - Pax) em alta (HR) e baixa resolução (NR), pré e pós-preparo biomecânico. Após o alinhamento, as imagens pré e pós-preparo foram avaliados os parâmetros de volume, área de superfície, SMI e transporte. Após o teste Kappa intra-examinador (0,78), a ANOVA two-way evidenciou que todos os parâmetros apresentaram diferença estatisticamente significante pré e pós-preparo biomecânico em todos os aparelhos avaliados (TCFC, µCT e nCT), independente da resolução (alta ou baixa) (p<0,0001). Para os aparelhos, os parâmetros avaliados nas imagens de µCT e nCT foram semelhantes entre si (p>0,05), diferindo dos aparelhos de TCFC (p<0,0001). A maior porcentagem em volume foi observada para o NewHR (91,75%) e VatNR (75%), enquanto que para área de superfície o maior aumento foi nas imagens do NewHR (465%) e VatHR (423%) (p<0,0001). Já para o SMI, não houve diferença estatística entre os aparelhos de TCFC avaliados. Os maiores índices de transporte foram observados nos aparelhos AccNR e VatNR.
Conclui-se que o uso da TCFC para avaliação pré e pós-preparo do volume e área de superfície em canais radiculares em C, apresentam valores sub e superestimados a depender da resolução utilizada no protocolo de escaneamento.
(Apoio: CAPES  N° 33002029032p4)
AO0041 - Apresentação Oral
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 14

Apresentação de uma nova proposta de irrigante endodôntico
Tavares SJO, Scelza Neto P, Póvoa HCC, Souza ACN, Batista AC, Alves GG, Iorio NLP, Scelza MFZ
Ppgo - Fouff - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia antibacteriana e a citotocompatibilidade de uma nova solução irrigante produzida a partir do ácido cítrico (AC) 10% combinado com clorexidina (CHX) 1%, denominada de Killer Irrigant. Trinta e cinco dentes humanos de canal único extraídos foram instrumentados com R25, e infectados com Enterococcus faecalis por 4 semanas, seguido de irrigação com as seguintes substâncias: 1% CHX, 10% CA, 2,5% de hipoclorito de sódio (NaOCl), Killer Irrigant e água estéril (controle). Amostras microbiológicas foram coletadas com pontas de papel imediatamente e 18 h após a irrigação. A presença bacteriana foi verificada quantitativamente pela contagem de unidades formadoras de colônias (log10 UFC/mL). A citotoxicidade foi avaliada de acordo com a norma ISO 7405:2008, utilizando osteoblastos humanos (MG-63). Nenhuma diferença significativa na composição bacteriana foi observada entre 1% CHX, 10% CA, Killer Irrigant e 2,5% NaOCl (p>0,05) imediatamente após a irrigação. Após 18 horas, apenas o Killer Irrigant reduziu totalmente a presença de E. faecalis no sistema de canais radiculares. O teste do MTT indicou que a solução Killer Irrigant não apresenta citotoxicidade, com viabilidade equivalente ao grupo controle, não exposto (p>0,05).
Esses resultados sugerem o potencial uso desta nova solução para controle microbiológico durante o tratamento endodôntico.
AO0042 - Apresentação Oral
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 14

Eficácia de instrumentos reciprocantes em retratamentos endodônticos variando o diâmetro cirúrgico e a cinemática
Frasquetti KS, Cassol LG, Silva-Neto UX, Kowalczuck A
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O conceito de instrumento único introduzido com os sistemas reciprocantes simplificou consideravelmente o preparo do canal radicular. No entanto, devido ao número restrito de instrumentos disponíveis, não se sabe se em retratamentos endodônticos, a utilização de um instrumento reciprocante imediatamente maior em diâmetro que o utilizado no preparo do canal radicular é capaz de remover completamente o material obturador da porção apical. Vinte molares superiores tiveram os canais vestibulares preparados com instrumentos WaveOne Gold: Grupos I e II- canais mésio-vestibulares e Grupos III e IV - canais disto-vestibulares. Os canais foram obturados em técnica termoplastificada. As amostras foram escaneadas por meio de tomografia computadorizada cone beam. Os grupos foram retratados com instrumentos WaveOne Gold dos tamanhos e em cinemática descritos a seguir: Grupo I - Primary em cinemática brushing motion. Grupo II - Medium em brushing motion, Grupo III - Primary em pecking motion, e Grupo IV - Medium em pecking motion. As amostras foram novamente tomografadas e as imagens interpretadas considerando a presença ou ausência de material obturador nos três milímetros apicais dos canais.
Em retratamentos, o uso de um instrumento WaveOne Gold de diâmetro imediatamente superior ao selecionado para o preparo de canais vestibulares de molares superiores não foi suficiente para a completa remoção de material obturador do terço apical. A adoção da cinemática brushing motion não promoveu melhora no número de amostras consideradas sem material obturador na porção apical.
AO0043 - Apresentação Oral
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 (Quarta-feira) - Horário: 16h00 - 17h30 - Sala: 14

Descontaminação intratubular e solubilidade de cimentos endodônticos agitados ou não por ultrassom
Cuéllar MRC, Marton LN, Pedrinha VF, Espedilla EGV, Duarte MAH, Andrade FB
Endodontia - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar a solubilidade e capacidade antimicrobiana dos cimentos endodônticos AH Plus e EssenSeal agitados ou não com ultrassom em dentes contaminados com Enterococcus faecalis (ATCC 29212). Sessenta e seis dentes bovinos com a coroa seccionada foram padronizados em 15 mm e instrumentados com uma lima tipo K 120. Os dentes foram contaminados por um protocolo padronizado e então obturados segundo os grupos (n=10): G1- AH Plus; G2- AH Plus+US; G3- EssenSeal; G4- EssenSeal+US; G5- controle positivo (n=6). Após 72 horas os dentes foram seccionados em duas metades, lavados e corados com corante Live & Dead, para visualização em microscópio confocal de varredura a laser. No programa Las X, foi quantificada a porcentagem das bactérias viáveis (verdes) e mortas (vermelhas). A solubilidade foi determinada em 20 canais radiculares de dentes acrílicos (n= 10) que foram preenchidos com os cimentos e imersos em água deionizada. A solubilidade foi avaliada por imagens digitalizadas por tomografia computadorizada antes (inicial) e após 7 e 30 dias de imersão. O biovolume bacteriano nos dentes foi semelhante estatisticamente para todos os grupos (p<0,05) assim como a solubilidade dos cimentos testados. Na viabilidade bacteriana, todos os grupos foram diferentes do controle (p<0,05) e o G4 eliminou mais bactérias do que o G1 (p<0,05).
Concluiu-se que ambos os cimentos demonstraram a mesma solubilidade e a agitação do EssenSeal melhorou sua capacidade de descontaminação.